Sunteți pe pagina 1din 8

Eliane Morelli Abraho Historiadora CLE/Unicamp Doutoranda Histria/ Unicamp Janeiro 2009 Os objetos do cotidiano domstico nos espaos

s destinados sociabilidade *

Neste artigo abordamos as formas de morar das famlias campineiras, na segunda metade do sculo XIX, a partir dos objetos do cotidiano, mobilirio e utenslios domsticos, ligados alimentao. Os estudos de cultura material permitem ao historiador analisar os artefatos como produto e vetor de relaes sociais e segundo o historiador Ulpiano Bezerra de Menezes ... os objetos trazem presentes na sua prpria materialidade traos mais ou menos explcitos que permitem que compreendamos aspectos sociais, culturais e econmicos da sociedade. 1 Estudamos a histria de Campinas por meio da cultura material e a partir das pesquisas nos Inventrios post mortem do Tribunal de Justia de Campinas, sob a guarda dos Arquivos Histricos do Centro de Memria da Unicamp conseguimos delinear as maneiras de morar das famlias campineiras e reconstituir seus lares confirmando nossa hiptese de que Campinas vivenciava um processo de modernizao urbano ao longo de todo o sculo XIX. 2 A partir de 1840, Campinas iniciou seu processo de modernizao urbana e rural graas inicialmente economia aucareira e depois cafeeira. No identificamos uma ruptura brutal entre o perodo colonial e o perodo imperial nas formas de morar, como apontado por Carlos Lemos. 3 Durante alguns anos o acar conviveu com o caf.

Palestra proferida para os alunos participantes do programa Cincia & Arte nas Frias 2009 do Centro de Memria Unicamp. 1 MENEZES, Ulpiano Bezerra de. As dimenses materiais da vida humana. Palestra proferida em So Paulo: Museu da Casa Brasileira, 13 de setembro de 2005. 2 ABRAHO, Eliane Morelli. Morar e viver na cidade. Campinas (1850-1900). Alameda Editorial. (prelo) 3 Para Carlos Lemos somente a partir da cultura do caf viveu-se um divisor de guas na forma de morar. Para ele: Com a plenitude do caf tudo mudou. Foi a poca do ecletismo, que logo substituiu o contido neoclssico, e do surgimento de uma nova arquitetura e de renovados modos de morar(...). LEMOS, Carlos Casa Paulista. Histria das moradias anteriores ao ecletismo trazido pelo caf. So Paulo: EDUSP, 1999. p.135.

A economia cafeeira acelerou o processo de modernizao, mas o acar havia implementado nas Campinas do incio do sculo XIX uma rotina urbana com um comrcio incipiente, casas urbanas e os sobrados dos senhores de engenho, alm dos prdios pblicos da cadeia, frum e pao municipal.

Residncia de Felisberto Pinto Tavares. Muito utilizada para a realizao de festas e casamentos da elite aucareira e cafeeira. Em 1846, acolheu sua Majestade o Imperador D.Pedro II e seus assistentes. (Coleo BMC, MIS-Campinas)

As cidades coloniais, como Campinas e So Paulo, foram cedendo lugar cidade aristocrtica que aspirava a modernidade burguesa. As modernas casas urbanas, assobradadas ou trreas, eram construdas nas principais ruas da cidade. 4 Os fazendeiros dividiam seu tempo entre a casa urbana, investindo em melhorias na cidade, da mesma forma que remodelavam suas residncias rurais, valendo-se das novidades arquitetnicas e decorativas da poca. Na segunda metade do sculo XIX, a cidade passava por um largo processo de modernizao, impulsionada pelo incremento das estradas de ferro e o ciclo do caf. As transformaes fizeram-se visveis no cotidiano da sociedade na medida em que os peridicos locais (dirios e almanaques) comearam a publicar anncios de mobilirio, jias, roupas finas, livros, equipamentos diversos. O aprimoramento na aparncia das residncias e de seus moradores foi possvel porque as casas comerciais de Campinas ofereciam aos seus consumidores uma diversificada quantidade de bens mveis, prataria, porcelanas, cristais, tecidos dentre outros produtos.
4

Sobre a descrio das casas urbanas campineiras ver: MELLO PUPO, Celso Maria de. Campinas, seu bro e juventude. Campinas: Publicaes da Academia Campinense de Letras, 1969. pp.88-9. E sobre a adoo de medidas bsicas de sade pblica e Cdigos de Posturas ver: LAPA, Jos R. do Amaral. A cidade: os cantos e os antros. Campinas 1850 - 1900. So Paulo: EDUSP, 1995. p.196.

Espelho de cristal italiano e os detalhes do papel de parede. Fazenda Engenho, Itapira.

Os artefatos funcionavam como elementos de diferenciao social nas residncias. A seduo pela projeo social possibilitada por ter salas bem decoradas, pelos servios de mesa, caf e ch, deixava para trs uma sobriedade dos costumes e as casas deveriam corresponder riqueza de seus proprietrios. Isso se evidenciou ao identificarmos a moblia presente nas salas de visitas dos sobrados e casas urbanas e das casas grandes das fazendas de Campinas do sculo XIX. Nas casas aristocrticas, a sala de visitas era o espao onde os anfitries recepcionavam seus amigos. Construda na parte frontal da residncia nesse cmodo eram expostos os mveis mais luxuosos e elegantes. A forma de disposio das cadeiras e dos sofs induzia implicitamente a um carter de distino e hierarquia. O arranjo dos mveis formava um U ficando a poltrona de encosto alto e com braos de uso do chefe da casa em uma das extremidades, ladeado por um sof, canap ou cadeiras de palhinha sem braos. A esposa sentava-se direita de seu marido. A moblia era em sua maioria de jacarand, madeira brasileira de cor escura e havia cadeiras para todos os convidados e familiares. O escabelo 5 de sala ou o canap, sof de assento comprido, com costas e braos, tinha presena obrigatria na sala de visitas. Completavam o mobilirio as
Escabelo: banco com encosto, comprido e alto cujo assento servia de tampa a uma caixa. Fichrio BRUNO, Ernani Silva. Equipamentos, usos e costumes da casa brasileira. So Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2001. (V.4: Objetos). p.205.
5

cadeiras de palhinha, mesas de centro com ps torneados, as mesas de canto, o bufete fidalgo e, posicionado logo na entrada da sala o cabide, muitas vezes ornado com espelho, acomodavam os chapus, bengalas e guarda-chuvas. O tic-tac dos relgios de parede, as cortinas de linho davam o toque de requinte destas salas.

Canap de palhinha. Museu Republicano Conveno de Itu.

A igualdade entre os sexos podia ser notada na sala de jantar, tambm denominada de varanda. Este cmodo localizava-se entre as salas frontais e prximas ao hall de ligao com os aposentos de uso exclusivo dos moradores. Nos jantares cerimoniosos os anfitries posicionavam-se nas cabeceiras da mesa em cadeiras de espaldar alto e braos e os convidados acomodavam-se nas laterais, de acordo com o grau de amizade ou afinidades polticas que os convivas mantinham com seus anfitries. Nos jantares em famlia a senhora posicionava-se direita de seu marido. No era somente a posio mesa que confirmava o domnio feminino nesse ambiente da casa. As salas de jantar refletiam a personalidade de sua proprietria. A elegncia na escolha da moblia, dos objetos de decorao, a cor das paredes e cortinas, na arrumao da mesa de jantar e o esmero na escolha do cardpio a ser oferecido aos comensais, evidenciavam o preparo e percepo das senhoras da importncia de receber bem os seus convidados, neste ambiente de exposio social da famlia. 6 mesa onde nada se afigurava suprfluo, tinha tendncia a exagerar para assim obter o reconhecimento dos seus pares.
6

CARVALHO, Vnia Carneiro de. Gnero e artefato: o sistema domstico na perspectiva da cultura material. So Paulo, 1870-1920. Tese. (Doutorado em Histria Social) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2001.

Mesa de jantar elstica. Sculo XIX.

As cristaleiras, aparadores do tipo guarda-loua ou etagre eram mveis obrigatrios nas salas de jantar, alm da mesa elstica com suas respectivas cadeiras. Nos jantares e banquetes esta mesa deveria estar minuciosamente arrumada com os cristais, pratarias e a requintada porcelana inglesa e francesa.

Cristaleira e aparador. Sculo XIX.

Cultivar a sociabilidade era um captulo que fazia parte do conjunto de saberes a serem transmitidos das mes s filhas, principalmente: receber visitas era um investimento que ao mesmo tempo em que reforava antigos laos sociais serviriam para conquistar novos parceiros comerciais, fazer novas alianas polticoeconmicas. E eram as esposas eram as responsveis pela escolha do menu para os jantares e banquetes a serem oferecidos aos pares. A preparao cuidadosa dos cardpios pelas senhoras deveria considerar o tipo de reunio e quais seriam os convidados. Isso porque elas poderiam prever as escolhas alimentares, as combinaes dos pratos com o intuito de agradar ao maior nmero de convivas.
5

Esses cardpios discriminavam tudo o que seria servido em sua respectiva ordem, da entrada sobremesa, as bebidas e em alguns casos constavam os cigarros e charutos. Os pratos de formatos diversos, travessas, sopeiras, molheiras, cremeiras e os servios de ch e caf recebiam monogramas 7 do proprietrio ou brases quando se tratava dos senhores nobilitados pelo Imperador. A decorao inclua ainda quadros, pinturas, vasos e castiais. Mangas de vidro ou cristal cercavam e protegiam as chamas das velas suportadas por castiais de prata.

Porcelana inglesa. Sculo XIX.

Nos chs, saraus e jantares oferecidos pelas famlias da aristocracia cafeeira eram utilizados o que havia de melhor em termos de decorao, objetos e utenslios para receber seus convidados e servir suas iguarias com requinte, impressionando-os de tal forma que depois eles retribuam com novas festas.

No s bares e fazendeiros habitavam a cidade. Casas intermedirias e simples completavam, com os suntuosos sobrados, o cenrio urbano das Campinas do sculo XIX. Observar os espaos de representao social das casas dos comerciantes, mdicos, advogados, farmacuticos, possibilitou que comparssemos o modo de habitar do estrato intermedirio da populao campineira. Nas residncias dessa camada populacional a quantidade de cmodos era em menor nmero, mas a preocupao em copiar o luxo e a decorao das casas da aristocracia revelou-se apenas nos casos em que esses personagens constituram famlias. Os dados fornecidos pelos inventrios revelaram-nos que as
7

Esses monogramas, apesar de sua tradio aristocrtica, eram de uso livre e verstil, tendo sido apropriado pelas famlias abastadas do oitocentos, como uma marca de propriedade.

mulheres estavam diretamente ligadas constituio desse universo de provas materiais do comportamento pessoal e familiar e com os valores burgueses no espao domstico, que se tornava a vitrine, no apenas dela, mas de toda a famlia. 8

A cozinha era o nico ambiente da casa com utenslios semelhantes tanto para os ricos quanto para os pobres, nesse perodo. Diferenciava-se apenas no tamanho, obviamente proporcional ao tamanho da casa.

Mesa com cavalete muito comum nas cozinhas das residncias no sculo XIX.

As cozinhas das famlias abastadas, ampla e espaosa, circulavam apenas os membros da famlia e os serviais. Tachos de cobre, pilo de mo, gamelas, raladores, peneiras, colheres de pau, alguidares, pratos e talheres de uso dirio eram utenslios indispensveis nas cozinhas campineiras. Alm claro, do fogo a lenha e, em algumas residncias tambm era utilizado o forno de barro para torrar gros, como o milho e o caf, para os assados, pes e biscoitos.

No final do sculo XIX para o incio do XX, as cozinhas deixariam de ser mal cheirosas e feias para se tornarem limpas, claras e belas. Ocorreram modificaes nos utenslios, o espao de uso exclusivo das louas de cermica, dos alguidares, das gamelas e das panelas de ferro passou a receber louas vidradas, faianas portuguesas e faianas finas inglesas, alm dos utenslios como as

CARVALHO, op.cit., 2001. p.72.

batedeiras de ovos e de manteiga manuais e o moinho de caf em substituio ao pilo. A casa campineira foi se transformando conforme a cidade foi vivenciando seu crescimento econmico. A sociabilidade e as prticas cotidianas demonstravam que os ncleos familiares se refinavam e usavam destes elementos para se distinguirem perante seus pares. A mudana, no entanto no se restringia s elites e nem atingiam todos os segmentos da sociedade. Pessoas de condio econmica intermediria ou inferior partilhavam dessas mudanas nas formas de morar, como a separao de gneros e a diviso dos papis sociais. Independentemente a que posio social pertenciam, o papel patriarcal, por exemplo, preservado em alguns cmodos da casa.

Palavras-chave:
Cultura material; Usos e costumes Campinas (SP); Campinas (SP) Histria 1850-1900

Bibliografia ABRAHO, Eliane Morelli. Morar e viver na cidade. Campinas (1850-1900). Alameda Editorial. No prelo. BRUNO, Ernani Silva. Equipamentos, usos e costumes da casa brasileira. So Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2001. (V.4: Objetos). CARVALHO, Vnia Carneiro de. Gnero e artefato: o sistema domstico na perspectiva da cultura material. So Paulo, 1870-1920. Tese. (Doutorado em Histria Social) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2001. LEMOS, Carlos Casa Paulista. Histria das moradias anteriores ao ecletismo trazido pelo caf. So Paulo: EDUSP, 1999. MELLO PUPO, Celso Maria de. Campinas, seu bro e juventude. Campinas: Publicaes da Academia Campinense de Letras, 1969. pp.88-9. E sobre a adoo de medidas bsicas de sade pblica e Cdigos de Posturas ver: LAPA, Jos R. do Amaral. A cidade: os cantos e os antros. Campinas 1850 - 1900. So Paulo: EDUSP, 1995. MENEZES, Ulpiano Bezerra de. As dimenses materiais da vida humana. Palestra proferida em So Paulo: Museu da Casa Brasileira, 13 de setembro de 2005.
8

S-ar putea să vă placă și