Sunteți pe pagina 1din 3

INTRODUO PROGRAMAO de COMPUTADORES

para

CURSOS de ENGENHARIA e de AUTOMAO

Luiz Carlos Zancanella, D.Sc.


Professor INE-UFSC

Introduo
Este trabalho introduz o aluno programao de computadores, permitindo que desenvolvedores iniciantes que no estejam familiarizados com a programao de computadores, nem aos ambientes de desenvolvimento possam desenvolver e implementar programas. Os alunos aprendero tambm as habilidades bsicas para a utilizao do Microsoft Visual C# como linguagem de programao.

Pblico-alvo
O pblico-alvo deste trabalho inclui auto-didatas e alunos de disciplinas introdutrias a programao de computadores, em especial alunos de cursos de Engenharia e de Automao. Nenhuma experincia anterior em programao exigida, todavia mesmo desenvolvedores j iniciados ou que deseja se familiarizar rapidamente como o ambiente Microsoft Visual C# poder ter esse trabalho como base.

Na concluso do estudo
Depois de conclurem este estudo, os alunos sero capazes de: Entender e explicar os fundamentos da programao. Analisar, entender e propor algoritmos para soluo problemas. Entender, criar e utilizar tipos de dados e variveis. Entender as estruturas de controle para implementao de algoritmos Controlar a execuo de programas usando instrues de controle. Entender e utilizar tipos estruturados, tais como matrizes. Implementar funes e entender sua utilizao. Entender os fundamentos da programao orientada a objeto. Criar aplicativos orientados a objeto simples Desenvolver interfaces com o usurio em aplicativos Microsof Visual C#. Implementar manipulao de exceo em um aplicativo Visual C#. Entender o conceito de persistncia de objetos. Testar e implantar aplicativos Microsoft .NET Framework.

INTRODUO a PROGRAMAO de COMPUTADORES


para CURSOS de ENGENHARIA e de AUTOMAO

Pgina 2

Pr-requisitos
Para melhor aproveitamento deste trabalho, o leitor deve: Estar familiarizado com o ambiente Microsoft Windows, dominar especialmente os conceitos de organizao de arquivos em pastas. Dedicao e capacidade de compreender princpios bsicos de lgica que sero utilizados na elaborao de algoritmos. Tempo para estudo e atividades prticas.

Descrio do Trabalho

Mdulo 1: Contextualizao Este mdulo contextualiza a programao de computadores e o ciclo de vida de desenvolvimento de uma soluo com o uso do computador. Lies 1. Universos de um problema. 2. Expresso e soluo do problema no universo REAL. 3. Expresso e soluo do problema no universo COMPUTACIONAL.

Depois de conclurem este mdulo, os alunos sero capazes de: Contextualizar a programao de computadores. Descrever o ciclo de vida de desenvolvimento do software. Identificar e definir as etapas da soluo de problemas.

INTRODUO a PROGRAMAO de COMPUTADORES


para CURSOS de ENGENHARIA e de AUTOMAO

Pgina 3

S-ar putea să vă placă și