Sunteți pe pagina 1din 54

Jackson Braga

Disponvel para venda em:


Bookess Editora:
http://www.bookess.com/read/17708-emilio-e-os-lumens-o-quinto-poder/

Livraria Cultura:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp? nitem=17956982&sid=87182513915718520675292360

Blog do Livro: http://emilioeoslumens.blogspot.com.br/

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder

JACKSON BRAGA

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder

Jackson Braga

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder

Para Eliane, meu amor eterno. Para Letcia e Catarina, amadas filhas que inspiraram este sonho. Para Miguel Arcanjo, o mais novo tesouro de Deus em minha vida.

Jackson Braga

Agradeo a Marcos Freitas, um mestre das letras, o primeiro com quem compartilhei as ideias da Acrpole e que me deu a honra da reviso deste livro e frutuosas contribuies. A todos os lumens que ainda esto por a a espera de algum que lhes ajude a revelar sua aura de poder, o meu sincero agradecimento. O amor e a sabedoria estejam com vocs!

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder

Sumrio
Prlogo, 09 Captulo 1 O encontro no Liceu, 13 Captulo 2 O Morro dos Mil Becos, 55 Captulo 3 O encontro na gora e as mensagens do Lgos, 66 Captulo 4 Luminous, a Cidade-escola, 92 Captulo 5 As Trs Torres e os primeiros amigos, 115 Captulo 6 A aula inaugural na Casa do Saber, 127 Captulo 7 O atentado na escada das Grgulas, 159 Captulo 8 A rea Subterrnea e a Cmara de Biblion, 168 Captulo 9 O ataque dos drages no Lago de Narciso, 188 Captulo 10 O passeio na floresta e o monge solitrio, 212 Captulo 11 Aulas de portas-passagens e a perseguio pelo mundo, 240 Captulo 12 O relato de habilidades e Rugby na Nova Zelndia, 276 Captulo 13 Morte e fuga no hospital da Cracvia, 313 Captulo 14 O banho nas fontes e a pista da ilha perdida, 337 Captulo 15 As chaves prateadas e os traidores de Luminous, 356 Captulo 16 Retorno rea Subterrnea e a religiosa visitandina, 397 Captulo 17 O encontro na Casa dos Alfaiates e a festa na caverna, 423 Captulo 18 O grupo de estudo e a preparao para o Torneio, 446 Captulo 19 O Torneio de Auraball, 469 Captulo 20 A pista de Ermenonville, 508 Captulo 21 O acampamento na floresta e a arte da guerra, 546 Captulo 22 O jogo da mandala e o drago europeu, 576 Captulo 23 As aulas do Trivium, Quadrivium e o cuidador traidor, 616 Captulo 24 A Torre do Relgio e o Quinto Poder, 633 Captulo 25 O confronto na Torre do Relgio, 653

Jackson Braga

Prlogo
EM 2 DE ABRIL DE 1762, em Paris, um jovem tipgrafo chamado Rey atravessa os portes de ferro de um antigo orfanato e dirige-se apressadamente s portas de entrada. Antes de toc-las, certifica-se em meio escurido se algum o segue. Trmulo, assusta-se quando uma religiosa visitandina o acolhe. No h ningum a. Tenha calma, sr. Rey! Desculpe, irm. Receio que algum tenha me seguido... Voc tem certeza que encontrou o primognito dos irmos? Sim, o sinal indicado pela me corresponde ao que eu encontrei na mo direita da criana. E os quatro irmos? Nada devem saber? No! Esse menino apenas o portador da chave. Temos que assegurar que ele e seus descendentes sejam preparados para proteger a chave at a sua stima gerao, quando, ento, o guardio nascer. Ns enviaremos ajuda para ele e os irmos; porm, esta a ltima vez que a procuro. E os livros?

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder Esto seguros. Nos prximos dias, dois novos livros sero lanados. Com eles, inevitavelmente, a vontade de todos ser movida para o desejo de liberdade e de busca da sabedoria. Finalmente, irm, os sistemas de controle social vigentes entraro em colapso e vir uma nova ordem, um novo tempo, uma sociedade do conhecimento; assim a chamam na Acrpole. E as cidades-escolas? J sabem? Sim. Todas esto em festa... O primeiro livro j me foi confiado. O segundo ser publicado daqui a algumas semanas. Eles nos permitiro propagar novas teorias sobre educao, poltica e filosofia ainda no conhecidas que suscitaro grandes homens e mulheres. Teremos uma mudana que surgir no bojo da revoluo das mquinas criada pelos sophistas que esto na Inglaterra. Pena que o pai das crianas no compreenda o que est acontecendo... Nem mencione isso! Ele incapaz de cri-los e no vir busc-los. No espere! Os cinco irmos sero adotados em breve. J providenciamos. Alm disso, aps a publicao dos dois livros, a vida do pai deles correr muitos riscos. Provavelmente, ele se refugiar em Londres. Por Deus, o que pode justificar o abandono de cinco filhos?

Jackson Braga Talvez o fato de ter perdido a me ao nascer e o exlio do pai da to amada Genebra quando criana o tenham marcado com tanta intensidade que sua alma jamais encontrar repouso neste mundo... o que sei. Mesmo assim, no entendo. A mente humana, irm, cheia de labirintos e ainda no h livros na Acrpole que expliquem seu funcionamento. O fato que no podemos julg-lo... A histria o julgar. Apenas faa o que tem que ser feito, irm. No se preocupe, sr. Rey. Ser feito. No momento certo entregarei a chave criana. Mas como ela saber a localizao do terceiro livro? No saber at a stima gerao. O livro libertar o Quinto Poder. O pai dele acha que o terceiro livro foi queimado. Mas no foi. Eu o entreguei ao filsofo-rei da Acrpole que o escondeu. A tradio oral que acompanhar a chave do livro ser uma profecia, assim como sempre foram as grandes verdades. Quem a conhece? Poucos em nosso mundo. Alguns Mestres das Ordens da Cidade-Escola de Luminous foram escolhidos para propag-la nos anos vindouros. O senhor a leu? Sim. E vontade do filsofo-rei que voc a conhea. O orculo diz: O terceiro livro est no meio do mundo, escondido

10

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder onde o tempo contado, l onde se viu o grande rompimento entre o Homem e a Natureza. Na descendncia do pai dos povos antigos est o nome e a misso dos teus antepassados. Aquele que guarda a chave abrir o livro e o quinto poder ser libertado para unir mais uma vez corpo, alma e esprito a fim de que o mundo seja salvo. Isso est escrito em grego antigo neste pergaminho que lhe confio junto com a chave do terceiro livro. Despediram-se. A visitandina, antes de fechar a porta, lanou o ltimo olhar sobre Rey caminhando em direo ao porto sob a fina camada de nvoa em que desapareceu. Sentiu que o vu do tempo cairia sobre suas vidas silenciando os acontecimentos de ento at o dia em que algum receberia a chave para abrir as pginas de um livro que mudaria os rumos da humanidade.

11

Jackson Braga

Captulo 1
O encontro no Liceu

NUMA TARDE DE INVERNO do ms de maio, no ano de 2012, Brasil, na Cidade Luz, Terra do Sol, um homem vestido francesa com elegante terno bege, um chapu panam, uma maleta de couro ecolgico e um guarda-chuva atravessa a rua em direo ao Liceu, uma velha escola pblica fundada, sob o domnio da coroa portuguesa, em 1844 (a terceira daquele pas). Ao subir as escadarias, parou admirando com um discreto sorriso o lema da escola escrito em latim: LUMEN AD VIAM. Como se fosse esperado por todos, cumprimentou aqueles que encontrou pelo caminho inclinando levemente a cabea e tocando sutilmente o chapu. Sem demora, percorreu o corredor direito e com preciso de tempo, ao toque do incio da aula, adentrou a sala 13 e foi direto mesa do mestre, deitando sobre ela seu guarda-chuva e sua maleta. Os alunos entreolharam-se com risos e cochichos em razo do traje incomum que usava. No se intimidou; no disse uma s

12

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder palavra. Logo tirou o palet, olhou-o distncia do brao, e mergulhando na curiosidade dos estudantes, ensaiou um sorriso, arremessando o casaco ao porta-chapus no canto direito. Ningum se lembrava da existncia daquele objeto antes de t-lo visto entrar. O lanamento certeiro atraiu a ateno de todos. L atrs, houve at quem comentasse: Duvido que ele faa isso de novo!. Como se tivesse ouvido a provocao, tirou o chapu, fez pontaria e lanou-o com perfeio, arrancando aplausos e causando verdadeira euforia. Parecia um bom truque de mgica. De braos abertos, inclinou-se para a turma de adolescentes agora uma plateia sorridente pronunciando em tom mediano: Obrigado! Obrigado! Obrigado!. Em seguida, ele os saudou: Boa tarde, meninos e meninas! O amor e a sabedoria estejam com vocs! Eles acharam aquela saudao esquisita. Ningum a respondeu. Alguns riram baixinho perguntando se no estariam na sala errada ou o que significaria o uso de palavras to inabituais para uma turma de adolescentes. Ele, porm, abriu os braos, olhou para a cala e os sapatos respingados de chuva e continuou: Que bela chuva para recepcionar o novo professor de filosofia, hein?

13

Jackson Braga Antes que pudesse continuar, algum bateu porta. Era o diretor do Liceu, Hugo Casto. Homem bem-humorado, tranquilo, senil, mas robusto, encorpado, vestia-se moda antiga e era sempre cheio de histrias para contar. Entrou com seu sorriso costumeiro saudando os alunos e conferindo as horas num antigo relgio de bolso. Boa tarde, permita-me entrar, professor. O senhor realmente muito pontual. Perdoe-me por no t-lo precedido em sala. A propsito... ressaltou inspecionando o traje do novo professor belo terno! H anos no vejo nenhum professor vir trabalhar de forma to elegante. Ele agradeceu inclinando a cabea. Voltando-se turma, disse o diretor: Ol, meus caros alunos! Quero que conheam o professor Louis Wallace. Ele ir substituir temporariamente nosso convalescente professor Baltasar. Recebi inmeras recomendaes de sua pessoa e de seu trabalho. No sei de onde vieram tantas cartas. At mesmo o Procurador Geral do Estado o recomenda. Alis, alm de professor de filosofia, ele excelente poliglota. Inclusive, sabe grego e latim, e j viajou mais pelo mundo do que vocs todos juntos possam viajar a vida inteira. Fala srio! exclamou um aluno com um ar de deboche. Bem, est no currculo dele! Ah, isso me faz lembrar que meu bisav tambm estudou nesta escola e...

14

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder Senta que l vem histria! gritou um engraadinho no fundo da sala, antes que o diretor terminasse sua fala. Foi professor de latim, uma lngua morta concluiu. Uma lngua viva de onde venho! comentou o novo professor. Srio? admirou-se o diretor, torcendo o pescoo para trs, disfarando sua descrena. Hum... sim. Mas temos traduo simultnea. Facilita a assimilao explicou constrangido passando a mo no cabelo. O diretor no se convenceu. Os alunos tambm no. Ah... saibam, crianas, que essa lngua porta para aprender rapidamente outros idiomas como esses que vocs estudam hoje: portugus, francs, italiano, espanhol... Por isso, aproveitem a estada do nosso professor substituto e o acompanhem na busca pela sabedoria. s isso e... boa aula a todos! Agradeo por vir me receber, senhor diretor. Sei que um homem muito ocupado. uma honra, professor respondeu ele com as mos postas nas abas do velho palet. Antes de se retirar, ele deu um passo para trs, arregalou os olhos e cochichou no ouvido do novo professor: No se impressione com eles. Esta turma ... especial!

15

Jackson Braga Especial? Refere-se aos alunos do programa de intercmbio? estranhou Wallace. No exatamente. Eles so um tanto inquietos, se que me entende... disse levantando as sobrancelhas com um ar descrente e com o ombro encostado em Wallace. Ah, sim! Agora entendi! Agradeo o conselho. O diretor encaminhou-se para a porta. Virou-se uma ltima vez e perguntou: Desde quando aquele porta-chapus est ali? Os alunos abafaram o riso. Aps a sada do diretor, os estudantes comearam a fazer barulho: abriam as mochilas, falavam alto, jogavam papel, mexiam as carteiras e comentavam sobre o novo professor. Irritado com a algazarra, ele franziu a testa e bradou fortemente imobilizando a turma num invlucro de silncio. Ei! Tenham calma! Vocs parecem soldados enfileirados no momento em que o capito autoriza descansar e, quando se retira, tudo vira baguna! desabafou simulando gestos de um soldadinho fazendo continncia. Parem! Agora, olhem comigo para... foi at a janela com o dedo elevado para o cu o Universo! mais um maluco! comentou ao acaso um aluno na primeira fila.

16

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder Sim, olhem para o Universo! repetiu entusiasmado enquanto a turma esticava o pescoo na esperana de se deparar com alguma coisa extraordinria no janelo. Olhem para o nosso sistema solar, para a Lua, para as estaes do ano... Percebam como os antigos gregos, os primeiros filsofos, que h uma ordem no mundo. Sim, eu repito: h uma ordem no mundo! E tudo ao redor de vocs est em movimento e de forma cclica, circular... Entendem? Cclica e circular... O clima ficou esquisito. Ningum se mexia. Ele continuou: Quero que imitem esse movimento do Universo. Mexam as cadeiras! Faam um crculo! Vamos, faam! repetiu com autoridade, erguendo as mos como um maestro diante da orquestra. Rapidamente, como por brincadeira, pareciam quebrar um protocolo indesejado e formaram um crculo. Ento, disse: Vocs no so mais um exrcito sob as ordens de um general. No. Esqueam isso! Agora, vocs esto sentados e organizados numa disposio celestial. Assumiram o mesmo arranjo do Cosmos. Por isso, considerem-se cidados do Universo dotados da capacidade de sentir, de pensar, de agir! Esto em sintonia com tudo e todos. Compreendem isso? Sim! gritaram unnimes. Estavam encantados. Nunca imaginaram que um crculo escolar tivesse tanto significado. Todavia, foi a segurana de suas

17

Jackson Braga palavras e a firmeza de seus gestos que os fizeram permanecer calados. Ele aproveitou a oportunidade e prosseguiu: Em minhas aulas, de hoje em diante, devem ficar organizados assim! Deixem que a mesma fora que perpassa todas as coisas agora perpasse tambm a mente e o corao de vocs. E, por favor, falem um de cada vez! Sintam e s depois falem! Professor, meu nome Lavnia Gomez disse, levantando a mo, uma menina com deficincia visual na primeira fila. Sinto que o senhor muito especial. O senhor vai nos falar de Deus? um prazer conhec-la tambm, senhorita Lavnia (sorriu). Voc identificou a fora que falei h pouco com a ideia ou a pessoa de Deus respondeu o professor com suavidade, elevando o brao e cerrando o punho em direo a todos. Podemos, em minhas aulas, falar no de Deus propriamente, mas da ideia que temos dele. Como assim? Os judeus, os mulumanos, os cristos e alguns filsofos tm muito a nos dizer. Porm, noutro momento. Entendi, professor respondeu Lavnia. Agora, peo a voc e aos demais que sintam a afirmao que vou escrever nessa ferramenta medieval que os professores

18

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder adoram disse apontando para o quadro-negro. Sintam esta frase: Conhece-te a ti mesmo!. Os alunos, com exceo de Lavnia que a repetia baixinho, fitaram os olhos no quadro-negro como se olhassem para o espelho do prprio universo interior. No quero que apenas leiam ou raciocinem sobre essa frase de mais de 2.500 anos. Conhece-te a ti mesmo! afirmou com intensidade. Quero que a sintam! Conhece-te a ti mesmo! repetiu, mas desta vez com brandura. Deixem-na pulsar dentro de vocs! Conhece-te a ti mesmo! frisou novamente em tom baixo. Faam exatamente o que fez Scrates, o grande filsofo da Grcia Antiga, ao l-la no portal do Templo de Delfos. Houve um silncio... Saibam, meus queridos iniciantes, que vocs no so alunos escreveu no quadro. Do latim alumnus ou criana de peito, lactente, discpulo. No! Bobagem! riscou o quadro. Como filsofo, afirmo que no os vejo assim to indefesos para serem nutridos intelectualmente por seus professores. um nome inadequado grandeza, ao brilho interior de vocs! verdade, professor! interrompeu Lavnia levantando a mo. A maioria no acredita que tenhamos algo a oferecer, prefere encher nossa cabea com frmulas... Posso assegurar que Scrates nunca usou um machado para abrir a cabea de ningum! Numa situao como essa, ele

19

Jackson Braga diria que o conhecimento j est dentro de vocs. Por isso, comparou a misso do filsofo ou do professor de uma parteira... Como a parteira ajuda a mulher a dar luz uma criana, assim, compete ao professor ajud-los a dar luz o conhecimento, e no enfi-lo goela abaixo! Isso! gritou uma garota prxima porta de entrada. Fica quieta, Bianca! exigiu sua amiga, batendo levemente a mo na cadeira. Gosto de pensar que vocs so... continuou o professor pontinhos de luz no mundo. Tm brilho prprio. Eles sorriram. De onde venho, vocs so chamados de lumens, pois iluminam o mundo. Posso dizer que minha misso aqui no transmitir verdades. Quero apenas que cada um conhea a si prprio, conhea o mundo natural que existe antes de ns, o cultural criado por ns e decida que tipo de sociedade quer construir. Entendem? Eles nem responderam. Dependendo da deciso que tomem... insistiu estaro criando novas foras e mobilizando as que j existem! Elas se uniro a vocs ou os combatero, de forma que no h como ningum ficar indiferente nessa construo monumental que levar toda a nossa vida, toda a nossa histria e envolver tudo e

20

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder todos, desde nossos pensamentos e sentimentos at nossas aes. Mudar o mundo! Ouviram bem? Sim! gritaram alguns admirados. Falando assim, professor, at parece que a filosofia a coisa mais importante da nossa vida interferiu um aluno do fundo da sala. Na verdade, no! Voc, seja l quem for, tem razo. Peo apenas que considerem a filosofia como mais uma escada para lhes ajudar a enxergar melhor e mais longe. Como diria Bernardo, mestre inesquecvel da famosa escola de Chartres da minha amada Frana, no sculo XII: Somos anes que subiram nos ombros de gigantes. Desse modo, vemos mais e mais longe do que eles, no porque a nossa vista seja mais aguada ou a nossa estatura maior, mas porque eles nos erguem no ar e nos elevam com toda a sua altura gigantesca escreveu no quadro to rapidamente que o giz parecia estar se movendo sozinho. As ideias desses gigantes, os filsofos, esto vivas e iluminam nossa viso ainda hoje. Acreditem! A verdade que somos privilegiados, meus caros pensadores do novo milnio. Somos privilegiados! Por fim, saibam que a experincia em busca da sabedoria nos conduzir, em primeiro lugar, a perguntas como: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?. E cada um levar para casa a tarefa de respond-las... encerrou seu discurso elevando os braos

21

Jackson Braga acompanhados admiradores. Nesse momento, muitos abriram a boca num ar de descontentamento, como se aquela tarefa fosse realmente para ser respondida em casa. Ele ento corrigiu: Claro que me refiro tarefa de respond-las durante a vida! E quando encontrarem alguma resposta, no se esqueam de me enviarem. Eu tambm ainda estou procura. Mais uma vez, uma atmosfera de silncio tomou conta da sala. Dentro de cada um deles, no entanto, reinava o caos; um turbilho de ideias, de insegurana, de medo, de sonhos... muitas perguntas fervilhando ininterruptamente, pois nunca suas mentes tinham sido encurraladas no quarto escuro da busca pela sabedoria e do conhecimento de si. Nunca algum tinha mostrado o valor de suas vidas de forma to simples e em poucas palavras. Nunca tinham percebido com tanta clareza que suas escolhas e aes de hoje teriam tanta repercusso no amanh, no somente de suas vidas, mas na de outras pessoas e do prprio mundo que os cercava... Se a maioria, ensimesmada, contemplava no velho quadronegro aquela frase perturbadora, um aluno, atnito, com as mos geladas e com o corao trepidando, tocava repetidas vezes, com a lapiseira, a perna do vizinho... Sinalizava que aquela era justamente a frase que ele lera alguns dias atrs na biblioteca e que pelos olhos arregalados dos seus novos

22

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder no lhe saa da cabea, embora tentasse esquec-la. E o mais incrvel: ele havia acabado de escrev-la aleatoriamente no caderno, antes do professor Louis Wallace mencion-la. Algo estava errado. Mas seu amigo no conseguia compreender as caras e bocas que fazia. Maior foi seu assombro, quando o professor recomendou para casa a leitura do Mito da Caverna, no Livro VII da Repblica, de Plato, ressaltando que talvez fosse uma das mais poderosas metforas imaginadas pela filosofia. Tal livro encontrava-se em suas mos. Tamanho foi o susto que o deixou cair. Trmulo, esforou-se para apanh-lo, derrubando as coisas de sua carteira, distraindo a todos. O professor aproximou-se e perguntou-lhe: Qual o seu nome, rapaz? indagou ao agachar-se para apanhar o livro. Emlio, senhor. Emlio DAra. Vejo que algum aqui est bem adiantado no 8 Nvel, digo, 8 ano sinalizou turma com o livro mo. , meu caro, muitas vezes parece que no escolhemos o livro, o livro que nos escolhe! Porm, o mais importante que saiba que para ser feliz preciso resistir bravamente ao que querem fazer de voc. Porque voc, e somente voc pode empunhar a pena que vai escrever o livro de sua vida, do mesmo modo que Plato escreveu o dele. Compreende isso? Pena, professor? perguntou um aluno confuso.

23

Jackson Braga Pena, caneta... d no mesmo! disse algum. Voltando pergunta: compreendeu o que eu disse, garoto? A-acho que sim, senhor! balbuciou apreensivo. Muito bem, Emlio. E isso vale para vocs tambm! O professor Wallace deu seguimento a sua aula, mas aquela frase marcara profundamente a alma de Emlio, um adolescente que estava despertando para a filosofia. O fato de v-la escrita no quadro no podia ser obra do acaso, pois h uma semana aquela ordem que Scrates tomou para si como misso de vida no lhe saa da cabea; intrigara-o verdadeiramente. E o que pensar do livro de Plato em suas mos? Coincidncia? Algo realmente inusitado estava acontecendo... Ao trmino da aula, antes que Emlio pudesse aproximar-se do intrpido professor, ele lhe escapou sumindo rapidamente entre os alunos. Irado! Esse professor vai fazer histria no Liceu! exclamou William Thompson, amigo inseparvel de Emlio. Voc viu o que ele fez com o chapu? Vi o que ele fez com a minha cabea! murmurou para si mesmo enquanto guardava apressadamente seu material escolar. A gente se fala mais tarde, Will! Preciso esclarecer umas coisas com o sr. Wallace.

24

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder Somente no corredor conseguiu alcanar o professor que caminhava a passos largos. Professor! Professor! gritou entre a multido de alunos. Preciso lhe fazer umas perguntas! Oh, muito bem, meu caro! O verdadeiro filsofo sempre traz consigo boas perguntas e muitos porqus. Creio que sua capacidade de espantar-se com o mundo no esteja adormecida como a da maioria. Mas o que deseja? Enquanto falava, o senhor disse exatamente uma frase que eu estava pensando, ou melhor, que eu havia acabado de escrever. Refere-se quela frase escrita l na entrada da biblioteca, o lema socrtico? Sim, senhor! S coincidncia, no? Mas e o livro do tal Mito da Caverna? Eu estava com ele debaixo do caderno. Como o senhor sabia? Foi direto minha carteira. Talvez apenas tenha sido guiado pelo Bem, Emlio. Por um Bem Maior que talvez desconhea. Como assim, o Bem? Existe um Bem Maior? Trata-se da fora de que lhe falei em sala disse colocando a mo no ombro de Emlio. Ela est presente em todas as coisas. Pessoalmente, eu a chamo de Lgos. E garanto que ela orientar voc. para isso que estou aqui.

25

Jackson Braga Mas como o Bem ou essa fora, Lgos, pode orientar uma pessoa, professor? Ns seremos interrompidos agora, Emlio. necessrio. Mas no se preocupe. Voltaremos a conversar no momento oportuno. Mal fechara a boca, o diretor apareceu de sbito e tocou as costas de Wallace. Emlio ficou espantado, deu um passo para trs sem saber o que pensar. Novamente, fora surpreendido por algo aparentemente sem explicao. O professor de filosofia sabia exatamente o que iria acontecer. Prof. Louis Wallace! Queria mesmo falar com o senhor! Diretor Hugo Casto! exclamou virando-se calmamente, alargando seu sorriso acolhedor. Oh, vejo que conheceu Emlio! um aluno brilhante. Ele gosta muito de filosofia, esportes, adora livros, sonha em conhecer o mundo e aprender outros idiomas. Na verdade... igualzinho ao que est escrito em seu currculo, professor! E vive reivindicando novos livros para a biblioteca, o que j estamos providenciando comentou o diretor olhando para Emlio. Mas est no intervalo. Permita que o professor descanse um pouco, Emlio. Vamos minha sala, professor. Temos que acertar os detalhes de sua permanncia aqui. Permanncia? indagou.

26

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder Quero t-lo aqui por muito tempo... Que o professor Baltasar no me escute! Wallace sinalizou com as sobrancelhas, fazendo uma expresso de quem obrigado a retirar-se, e seguiu o comando da mo do diretor que estava em seu ombro. Teve apenas tempo de virar-se mais adiante e gritar: V biblioteca ao final da aula! L voc encontrar respostas! Emlio ficou inerte e engasgado com tanta coisa que tinha para perguntar, contemplando passivamente sua nica fonte de esclarecimento desaparecer no meio do alunato. Ficou intrigado mais ainda com as palavras do diretor ao perceber sua semelhana com o professor: gostar de filosofia, amar os livros, falar outros idiomas, conhecer o mundo... A observao do diretor s aumentou sua confuso. Enquanto pensava, Will lhe tocou as costas, assustando-o. E a? Conseguiu falar com o professor Wallace? Consegui, sim. Mas no adiantou de nada. Por qu? O senhor Hugo apareceu e no tivemos tempo para conversar. Que pena...

27

Jackson Braga Will, j teve a sensao de que o seu mundo no apenas o que voc v? Que h algo mais e que os limites podem ser quebrados? Nossa! Que definio estranha! Uma aula de filosofia e voc j surtou! Mas a resposta sincera sim. Algumas vezes. Por acaso, isso vem acompanhado de uma sensao de que seu mundo est para mudar radicalmente? interpelou Will. exatamente isso! Ento... espere, cara! Deixe que as coisas aconteam. Sabe, assim, naturalmente. Naturalmente? . Eu ainda estou aprendendo a dar conselhos como a minha me. Ela foi uma boa guia de alunos... Algo que no sei ainda. Mas acho que s ter pacincia. Esperar! Will, voc fala como se j tivesse passado por essa situao! Digamos... talvez. Mas no com a mesma intensidade. Tudo o que achava estranho aprendi com meus pais. Eles sim, so estranhos! No pelo fato do meu pai ser africano, ou da minha me ser neozelandesa, ou porque eu nasci no Brasil. Se voc pudesse entender... Estranhos? Como assim? Entender o qu?

28

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder Antes que Will pudesse contar, soou a sirene. Ambos seguiram sem dizer nada pelo longo corredor que dava acesso s salas de aula. Emlio gostava de se definir como um adolescente comum. Mas no era. Tinha 13 anos, acabara de largar a infncia sofrida, marcada pela pobreza e por trabalhos que s vezes ocupavam o tempo da escola e do lazer e, mais ainda, pela ausncia de uma famlia. Diferente de todo garoto, esperava um dia apaixonar-se e queria mudar o mundo. Dizia que a biblioteca era sua segunda casa e a escola, a alegria de sua vida. Amava-a no pela tortura diria do amontoado de contedos transmitidos nas aulas que era obrigado a assistir sentado, inerte e passivamente. Mas sim pelas amizades construdas nos curtos intervalos de cada dia, fosse durante os desafios de atividades escolares realizadas em grupo ou nos encontros na casa dos amigos. Amava-a, tambm, pela histria de vida e exemplo de alguns mestres que tanto admirava. Viver e aprender com os outros eram os verbos mais conjugados por Emlio. Morou em diversos lugares. Dizia-se cidado do mundo desde os 10 anos de idade, quando aprendeu o significado da palavra cosmopolita numa aula de geografia. Quanto sua fisionomia, brincavam seus amigos: Voc filho do Velho Mundo ou do Novo Mundo?. Ou ento: Tenho certeza que seu pai ou sua me vieram de fora e voc foi

29

Jackson Braga despejado aqui para morar com os ndios. Isso porque a me adotiva de Emlio era uma ndia de idade avanada e ele tinha pele branca, cabelos negros e lisos, nariz fino... Incomum nas cidades quentes da regio onde morava. Will costumava dizer: Pelo menos, amigo, seus olhos e seus cabelos combinam com a nossa pele pintada pelo Sol. Os olhos negros de Emlio eram espelhos que irradiavam alegria e sinceridade, expresso viva da sua busca pela verdade. Os amigos costumavam comentar que ele sabia quando as pessoas estavam mentindo; logo fechava seu sorriso. O segredo de sua estatura e corpo bem definidos devia-se aos primeiros anos de vida nas florestas longe das cidades, alimentao indgena e, lamentavelmente, aos trabalhos duros que se submetia s escondidas de sua me adotiva para ganhar algum dinheiro, como o de entregador de jornais. Entretanto, o que gostava mesmo era de testar sua fora e suas habilidades praticando todo tipo de esporte que tinha na escola. No sabia explicar, mas se sobressaia em todos eles; contudo, foi o futebol da rua, a pelada, que o tornou gil e conhecido pela destreza de seus dribles e saltos. Adorava usar roupas que no o colocassem em evidncia, sobretudo jeans preto. Sempre andava com uma mochila. Costumava dizer que nela continha tudo o que precisava para dar a volta ao mundo. Nunca lhe faltavam livros; defendia-se do mundo cercando-se deles. Acreditava que, ao recorrer aos livros, poderia

30

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder compensar, pela leitura, a experincia que no tinha. E, se algo o inquietava, mesmo que no os procurasse, de alguma forma, os livros vinham a ele. Emlio achava-se muito independente, porque Ara, sua me adotiva, preparara-o desde cedo para cuidar de si mesmo caso ela lhe viesse a faltar. Ela o criou, parte da infncia, como um menino da natureza e lhe ensinou os segredos das guas, das plantas, dos animais e de sua rica culinria milenar. Na cidade, morava num casebre de alguns metros quadrados e aprendeu a valorizar o pouco que tinha: a escola, algumas roupas, brinquedos de madeira e cip feitos por Ara, alm de pouca comida e muitos livros. Muitos livros velhos que eram doados aos alunos de escolas pblicas durante as feiras de literatura e cincias. Sua dor maior, porm, era a famlia que no conheceu... Will, o irmo torto de Emlio, dizia que ele era um adolescente no to estudioso quanto curioso e entusiasmado no que se propunha a fazer. Tinha uma facilidade incrvel de relacionar-se com as pessoas e com os livros. Mas nem por isso se mostrava falante ou sabicho. No era daqueles que procuravam estar em evidncia, mas quando insistiam que respondesse algo, arrastava olhares mesmo dos mais incrdulos. Contudo, sua humildade impedia-o de envaidecer-se. Na escola, alunos de grupos rivais caoavam dele afirmando que no foram poucas as vezes que o viram beijar livros ou

31

Jackson Braga choramingar pelos cantos. At armaram algumas ciladas na sada da escola. Os mais prximos diziam que seus olhos negros comunicavam sinceridade e otimismo; bastava abraar uma causa. s vezes, no entanto, era comum encontr-los perdidos no horizonte dos desejos, ou por sua capacidade de espantar-se com as coisas mais simples, como afirmara Louis Wallace, ou porque mergulhava sem medo em seus sonhos mais profundos: mudar o mundo, alterar o curso da histria, quebrar barreiras, lutar pela justia, promover o bem comum, encontrar um amor eterno... Essas prolas da alma eram verdadeiros tesouros herdados de admirveis mestres de sua escola, dos muitos livros de aventura que leu e dos mitos e lendas indgenas que sua me adotiva contava sobre os valentes guerreiros de sua tribo. No toa que muitos colegas da turma o apelidaram de Dom Quixote. Emlio fazia pouco caso. No fundo, tinha certeza que eram mesmo esses sonhos do incio da adolescncia a fonte de inspirao e superao que lhe servia de energia, corria fluentemente em suas veias, desintoxicando-o da rotina. No silncio, a natureza, a sabedoria de sua me adotiva, os livros e os professores forjavam na alma do menino um homem de valores, como se, por providncia, uma fora estranha o guiasse. E apenas os mais prximos como William Thompson e sua me Ara sabiam que esses sonhos vinham principalmente dos livros,

32

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder porque eles sempre o cercavam. S as lembranas do passado causavam-lhe palidez no olhar e o mergulhavam na escurido... Quando entrou em sala, Emlio sentou-se desligado das coisas ao redor e no conseguiu acalmar a mente, s pensava em ir biblioteca, em acelerar o tempo. O que o aguardaria? Porventura, o Prof. Wallace estaria l? Finalmente, poderia esclarecer as peripcias em que sua alma estava imersa? Enquanto seus pensamentos vagavam impulsionados por sua ansiedade procura de respostas, assustou-se com o forte barulho da mo do professor de fsica no bir da sala de aula exigindo ateno. A batida ensurdecedora estilhaou sua cortina de isolamento e o arrastou para a dura realidade da sala de aula. Ao observar as conversas paralelas, deu-se conta de que a turma estava muito insatisfeita. Havia certa animosidade que impedia a esmagadora rotina copia-escuta-escreve-aprende de continuar. Surpreendentemente, todos os alunos queixavam-se do formato mecnico das aulas. Daqueles do programa de intercmbio, duas garotas sua frente, a italiana de belos cabelos pretos, Bianca Bravo conhecida por ser impulsiva e arrogante e sua melhor amiga, a britnica de cabelos e olhos castanhos claros, Margareth Green delicada e inteligente , perguntavamse por que deveriam ficar sempre em filas, pois mal podiam ver os

33

Jackson Braga prprios ps. sua direita, trs garotos, o portugus Pedro Coimbra, o espanhol Juan Gonzlez e o norte-americano Martin Mills, amigos da equipe de futebol da escola, reclamavam do excesso de contedos e de sua falta de utilidade no cotidiano. Outros, ainda, questionavam a passividade de alunos e pais, e sua ausncia nos momentos de planejar e decidir os rumos da escola. Falavam com liberdade e conscincia como se fosse hbito tratar desses assuntos no velho Liceu; como se tivessem maturidade; como se liberdade de expresso e dilogo fossem sementes cultivadas naquele manicmio escolar. At no fundo da sala, mesmo os alunos conhecidos como baderneiros, discutiam o modo como os professores ensinavam e propunham mudanas. O professor de cincias no sabia explicar como se desencadearam aquelas discusses. Sentado, de pernas cruzadas e com a mo no queixo, questionava-se que verbo sara de sua boca, qual palavra escrevera no quadro-negro ou que ato de loucura praticara em sala que se tornara o estopim daquele devaneio juvenil. Estava assustado com o poder das ideias que compartilhavam e, principalmente, com a harmonia com que conduziam suas reivindicaes. Percebendo que perdera o controle e as queixas se multiplicavam para outras disciplinas, ele se levantou, ergueu a mo e evocou sua autoridade magisterial ao pronunciar, em latim, a clebre frase dos antigos manuais do Liceu, conhecida por todos os alunos: Ego maxima auctoritate in

34

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder cathedra. De acordo com a tradio, depois de invocada, nenhum aluno poderia falar sem permisso do professor, sob a pena de ser excludo de sala. Fez-se silncio. Ele se sentou lentamente com os olhos fixos na turma, assombrado pelas exigncias que faziam, como se a turma de especiais no fosse capaz. Nunca os vira assim. Emlio no achou exagero relacionar aquela manifestao de descontentamento com a chegada do Prof. Louis Wallace. O que mais o impressionou, contudo, fora o elevado grau de conscincia crtica que derrubou a muralha do mundinho individualista da turma, integrando-a num sonho latente e inslito: mudar a rotina da escola. Havia nos colegas de classe uma vontade comum guiada pelo sincero desejo de praticar o bem. Nem por um instante considerou aquilo natural. Recordou que o Prof. Wallace dissera que estava ali guiado pelo bem e que a mesma fora que o trouxera escola tambm o guiaria. Imaginou que essa fora desconhecida fosse a razo do estranho comportamento. Mesmo assim, no estava satisfeito. Tantos questionamentos... Eles nunca agiram assim, pensou. Mas como relacionar este novo fato ao professor de filosofia? Como explicar que eles, os mais indisciplinados da escola, mostravam-se to unidos e conscientes? Emlio comeou a acreditar que no podia ser obra do acaso e,

35

Jackson Braga num instante, repassou em sua mente as palavras e as aes de Wallace. Talvez tivesse deixado escapar um importante detalhe ou esquecido algo que arrancaria o vu do mistrio que o cercava. De repente, deu-se conta de que o porta-chapus no estava mais no canto direito. Soltou um leve sorriso. O professor, atento, percebeu o sorriso de Emlio; tomou o gesto como uma afronta pessoal e logo estourou: Emlio, por que ri? Por acaso, est me desafiando? Saiba que no toa que meu nome Walter. Sou eu quem est no comando! No, senhor! Como ousa dizer que no sou eu quem est no comando? Quero dizer que acredito que o senhor esteja interpretando mal justificou. Acha que estou maluco? Eu avisei, rapazinho! Vamos! Levante-se! Excludere! Expulsione! sentenciou em latim a sada de Emlio. Mas professor... retrucou boquiaberto. Nem mais uma palavra, seu fedelho! Ordenei a sua excluso desta classe! Fora da minha sala! Agora! Transtornado, Emlio pegou sua mochila e saiu sob os olhares de protesto da turma que no acreditava no que estava acontecendo. Ele sentiu o medo da autoridade do Prof. Walter espalhar-se como uma onda invisvel e se apoderar da vontade

36

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder comum que pulsava no corao dos seus amigos, reduzindo-os ao silncio e apagando a chama do sincero desejo de mudana das velhas coisas que eram inculcados de fazer. No percurso do longo corredor, refletia como o mundo desabara em sua cabea numa nica tarde. Queria de qualquer forma compreender a reviravolta que se insurgia em sua vida. S tinha uma certeza: os inexplicveis acontecimentos que testemunhara estavam impreterivelmente relacionados chegada do novo professor. No havia outra explicao. Entretanto, perguntava-se por que o mundo conspirava contra ele. E sempre que procurava respostas era interrompido ou desviado de seu propsito. Na sala da direo, foram longas horas de espera, explicaes, broncas e comunicados de advertncia para casa. O prprio diretor precisou ir at a sala para acalmar a turma. Finalmente, ao toque da sirene, recebeu permisso para sair. J era quase noite. Lembrou-se da recomendao de Wallace, correu no contrafluxo dos alunos, entrou no pavilho de acesso ao subsolo e desceu as escadarias at chegar biblioteca, quase sem flego. Por sorte, ainda encontrou Dora, uma bibliotecria que o conhecia muito bem e sabia de sua paixo pelos livros. Ela o iniciara na arte de encontrar bons deles pelos sebos da cidade. Nem pense em pegar livros numa hora dessas, Emlio. Voc o rato de biblioteca mais conhecido desta escola. J

37

Jackson Braga encerramos. Agora, s amanh! explicou Dora fechando seu livro de anotaes e abrindo a portinhola do velho balco. Pelo amor de Deus, Dora! S preciso ver uma coisa! Serei breve! Eu prometo! exclamou ofegante. Dora pensou, moveu a mo ao queixo e fechou um olho, num gesto de brincadeira, como se no fosse ceder insistncia de Emlio. Tem sorte, rapazinho, que eu esteja de bom humor hoje. Vou diretoria e volto logo. Voc tem alguns minutos. O sensor de segurana est ligado. No passe com livros, no saia sem mim e no deixe ningum entrar. Ouviu bem? Ouo e obedeo! respondeu encenando uma postura de soldadinho sob o indicador de Dora em seu nariz. Enquanto esperava, colocou-se diante da grande comenda prateada na ala esquerda prxima ao balco. Fitou seu olhar no famoso lema socrtico que o atormentara ao longo da semana mencionada por seu professor de filosofia: Conhece-te a ti mesmo. Sua imagem refletia na comenda. Sentia seu corao pulsar apreensivo procura de respostas. Virou-se e contemplou os livros enfileirados em enormes estantes de esto as respostas?, perguntou a si mesmo. Deu alguns passos e aproximou-se das prateleiras e mesas de leitura. Sem que pudesse esperar, sentiu chegar uma ventania madeira envelhecida. O que fazer? Aguardar? O que devo procurar? Onde

38

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder que envergou as dobradias das portas de entrada da biblioteca abrindo e fechando-as. Emlio, assustado, contemplou aquela fora revestida de vento percorrer os corredores e tomar conta do local. Por onde passava alguns papis caam; estantes inteiras se mexiam; dezenas de livros se repaginavam sequenciais e repetidas vezes. Somente Emlio, imvel, ora abria a boca e arregalava os olhos admirando aquele espetculo, ora engolia em seco o prprio medo extasiado, sem acreditar no que estava acontecendo. A voz trancafiada na garganta nem ousava emitir som. No conseguia pensar em nada de concreto, apenas acompanhava, estupefato, aquela fora fantasmagrica presente na ventania; embora, inutilmente, sua lgica tentasse acalm-lo repetindo seguidas vezes: uma alucinao, seu tolo!. Com muito esforo, conseguiu dar alguns tmidos passos. Imediatamente, a fora misteriosa o cercou com diversos livros deslocados das estantes, dos balces e de algumas mesas. Percebeu que todos eram livros de antigos filsofos. Eles revezavam-se altura de seus olhos, de alto a baixo, trocando de lugar e revirando as pginas numa harmonia impressionante, at que um deles destacou-se e caiu a seus ps. Emlio olhou-o com irresistvel desejo de apanh-lo. A vontade no era sua. Parecia que algo orientava sua vontade e sua mente para aquela ao. Lembrou-se das palavras do professor: Muitas vezes parece que no escolhemos o livro; o livro que

39

Jackson Braga nos escolhe!. Era como se o prprio livro o convidasse a toc-lo. Intitulava-se Metafsica, de Aristteles. Agachou-se e estendeu o brao. Um friozinho na barriga impelia-o a desistir; reteve a mo. No entanto, a curiosidade e seu deslumbramento diante do mistrio transformaram-se em coragem e, por impulso, agarrou-o. Ao tocar levemente na capa, todos os outros livros que o circundavam imediatamente caram no cho, a fora cessou e o silncio tomou conta do lugar. Enquanto tentava acalmar-se no meio da baguna e encontrar explicaes para o ocorrido, seus pensamentos misturavam-se alegria do extraordinrio e ao sentimento de que o Prof. Wallace sabia que a fora que tanto comentou em sala: Movia o Universo; ordenava todas as coisas; manifestava-se de forma cclica... estava ali. Ameaou sorrir, porm a mais impertinente das perguntas comeou-lhe a martelar o juzo: Por que eu?. Um sentimento de no merecimento invadiu-lhe a alma. Somente o abandonou quando evocou para si os conselhos do Prof. Wallace afirmando que ele era, assim como Plato, o nico que tinha nas mos a pena que escrevia a sua prpria histria. Talvez a resposta esteja neste livro!, disse em voz alta. Nem tinha ideia, contudo, do que se tratava. O ttulo j o intrigara: METAFSICA. Deve ser algo de outro mundo, coisa de religio ou de fsica quntica..., pensou. O desejo de abri-lo era contido somente pelo receio de que algo fugisse novamente ao controle.

40

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder Por um momento, achou que Dora, a bibliotecria, ou mesmo professores, quem sabe at o diretor Hugo fossem as pessoas mais indicadas para abri-lo e transmitir-lhe o significado das palavras, pois era s um adolescente inculto... Um garoto no lugar e na hora errada testemunhando o extraordinrio que jamais poderia ser compreendido por outra pessoa, por mais que explicasse a experincia ali manifesta. Num segundo, descartou prontamente a ideia. Certamente, iria parar em um hospcio. S a hiptese de o terem por louco o fizera desistir. Quando achava que as coisas tinham acabado, foi surpreendido pelo pressentimento de que algum estava vindo... Levantou-se, olhou as alas e o corredor de entrada, mas no viu ningum. Na parte superior da centenria biblioteca, ao lado da escadaria serpentiforme, havia um cmodo onde eram colocados os livros antigos para restaurao. Sobre as guarnies da velha porta de altura desmedida e de cor escura formou-se, aos poucos, um feixe de luz. A porta simplesmente se abriu e um personagem bizarro saiu. Emlio ficou espantado. Era um homem de aspecto robusto, omoplatas dilatadas, alto, olhos azuis e com uma cabeleira loira at os ombros. Trajava uma indumentria preta esquisita: botas de couro, ltego, cano longo e bico fino; suas calas de veludo eram coladas ao corpo; sua camisa de mangas

41

Jackson Braga longas mais parecia uma armadura de couro e confundia-se com a capa que descia at os ps. Estava de luvas e trazia nas mos um cajado de luxo. Na ponta, uma cabea de lobo com uma pedra de cristal entre os dentes. O inesperado visitante olhou com desprezo para Emlio. A soberba em seus olhos e a imponncia dos seus movimentos revelava que sabia exatamente o que fazia ali. Ora, ora, ora. Voc deve ser... Emlio. Finalmente, eu o encontrei! Pensei que fosse mais forte e mais velho e que algo o diferenciaria dos outros membros de sua famlia. Mas s um garoto de jeans com um livro idiota nas mos. Sabia que ns o procuramos h 250 anos? Qu?! espantou-se Emlio. Vejo que voc no sabe de nada ainda. Isso desleal. Que prazer pode existir em derrotar um pirralho que nem sabe por que vai morrer? No podia ser mais cmico! No entanto, devo admitir, eles o esconderam muito bem! No costumo subestimar meus inimigos. Afinal, nos fracos e ignorantes que se esconde a verdadeira sabedoria!. No assim que est escrito no livro que deu origem aos demais? No sei do que est falando, senhor... respondeu hesitante.

42

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder um perfeito idiota! Comovente! aplaudiu

ironicamente com o cajado debaixo do brao. Emlio ficou espantado quando o cajado diminuiu de tamanho. Mas quem... quem o senhor? Co-como chegou aqui? E sabe meu nome? Como eu disse, voc desconhece as razes por que ter de me enfrentar. No agora. O fato de estarmos aqui tambm foi intencional, no foi? indagou olhando para Emlio e para os livros Porque se bem me lembro das velhas regras da Acrpole, aqui voc est protegido. No posso atac-lo, os livros no deixariam... Emlio respirou fundo. Sou da famlia dos Wandharens. Meu nome Wolfgang Septimus. Guarde este nome, rapaz. Ele o atormentar nas noites sombrias como um lobo uivando na madrugada. Emlio olhou para o livro de Aristteles em sua mo, apertou-o junto cintura. Observou tudo ao seu redor e, com medo, traou uma rota de fuga... Nunca sua agilidade seria to til como naquele momento. No se preocupe. Este no ser seu ltimo dia. Ainda ver o Sol acropoliano. No precisa fugir como seus antepassados. S vim confirmar uma coisa. Para tanto, permita-me descer... disse caminhando lentamente para a escadaria. Nossa estirpe no precisa das escadas construdas pelos filhos das naes. Ns

43

Jackson Braga sempre fizemos nosso prprio caminho! Ou voc nunca ouviu a mxima: Saber poder? O desconhecido apontou seu cajado para uma estante e a pedra de cristal se transformou numa esfera negra movendo uma pilha de livros pesados que comearam a levitar, deslocando-se para a escadaria. Formaram, ento, degraus sobrepondo-se aos velhos batentes de madeira. O estranho visitante colocou seu cajado debaixo do brao e ps-se a descer uma escada de livros que levitavam. Se as coisas pareciam iluso, agora beiravam o absurdo. Emlio sentiu sua vida ameaada e sob o controle de um desconhecido. Perguntava-se como poderiam procur-lo h 250 anos se era apenas um adolescente de 13. Se sabiam seu nome e conheciam sua escola, deviam tambm conhecer onde morava, sua rotina e as pessoas que amava. Podiam machucar Ara, Will ou Dora. Mil coisas se passaram em sua cabea: de onde vinha o poder que testemunhava? Qual a sua origem? E o livro em suas mos? Sabedoria? Magia? O poder que se manifestou sob a fora do vento seria o mesmo que fez os livros servirem de escada para aquele desconhecido descer e atorment-lo? O bem e o mal teriam a mesma fora? No pode ser a mesma fora que h pouco moveu os livros! Eu no sinto isso!, concluiu. Uma angstia o afligia impedindo-o de acreditar na igualdade de poder entre o bem e o

44

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder mal. Apesar do medo, nunca experimentara com tanta clareza a distino da fora que promove o bem daquela que pratica o mal. No sabia, no entanto, explicar a origem da clareza de sua conscincia. Sentia, apenas, de alguma forma, que estava cercado pela fora do bem, rodeado pelos livros. A certeza provinha de sua alta sensibilidade em sentir o ambiente; uma habilidade preciosa que sua me ensinara na infncia, quando ainda vivia nas florestas. Subitamente, o medo que lhe invadia a alma convertia-se em coragem, em vontade de reagir, mas no sabia como. Apenas gritava dentro de si por socorro e rezava para que Dora chegasse ali e o salvasse. Vejamos se realmente poderoso como diziam na cidadeescola. Ouvi tanto falar de sua famlia e de voc que sinto nojo do seu nome! exclamou o estranho aproximando-se de Emlio. Qual a sua aura de poder, garoto? Vamos! Revele-a! Aura? O senhor deve estar enganado, eu nunca comprei nada isso. Inocente pattico! replicou apontando seu cajado para uma pilha de livros que se lanaram sobre Emlio. Ele abaixou-se, protegendo a cabea, agarrado ao livro de metafsica. Os outros livros pararam no exato momento de atingilo.

45

Jackson Braga No mesmo instante, resplandeceu sobre seu corpo uma finssima camada de luz dourada. Os livros, mais uma vez, caram no cho. Ainda agachado, Emlio ps-se a olhar suas mos, sua roupa, seus ps encobertos por aquela luz... Uma alegria jorrava de seu corao: No fui atingido! Mas como? Incrvel!, comemorou Wolfgang. Garoto... voc devia me agradecer! Eu lhe ajudei a descobrir sua aura. Ela dourada. Rarssima. A ltima dessas que se teve notcia foi na Idade Mdia. Um tal de Pedro Abelardo, professor de Lgica. Um religioso tolo e romntico. . E ele foi... Foi castrado! H? assustou-se Emlio com a boca escancarada perdendo, aos poucos, o brilho dourado de sua aura. O olhar fulminante de Wolf o consumia e o medo o aterrorizava. Preocupe-se, rapaz! Eu vou fazer pior afirmou, rangendo os dentes. Quando se preparava para levantar seu cajado, a pedra de cristal enegreceu novamente, mas antes que usasse seu poder, uma voz forte veio do fundo do corredor e o impediu: Ameaando um adolescente em rea proibida? Esqueceu as regras, Wolf? Voc no bem-vindo a este templo! baixinho. Levantou-se enfurecido e encarou

46

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder Emlio reconheceu a voz e, com um sorriso, virou-se rapidamente, sem conseguir pronunciar uma palavra. Louis Wallace! O guerreiro glorioso da Acrpole... disse batendo palmas ironicamente. No poderiam ter enviado melhor guardio. Como vo suas aulas de filosofia? Empolgantes? perguntou Wolfgang com um ar debochado. Melhor a cada dia! Quer saber por que, Wolf? Porque os professores das Cinco Ordens tm coragem de preparar pessoas livres, pessoas que pensam, pessoas que amam. E elas no temem voc! Esto prontas para derrotar seus seguidores! respondeu aproximando-se de Emlio. Essa uma questo antiga, acropoliano. No esquea que somos em maior nmero, estamos em toda parte, temos mais escolas, manipulamos os Trs Poderes. Dominamos o Quarto Poder e controlamos a vontade comum dos filhos das naes. E quem controla a vontade deles... controla o mundo! E no haver um Quinto Poder! Por que veio, ento, Wolf? No s um adolescente? Por acaso, sente-se ameaado? inquiriu Wallace com uma expresso tambm irnica. Prof. Wallace... O sorriso sarcstico quase fez Emlio vomitar. Meus olhos esto dentro da Acrpole. Ando nos corredores da cidade-escola noite e dia. Contudo, surpreende-me o fato de voc acreditar que esse menino pode mudar os sistemas de

47

Jackson Braga controle e os poderes estabelecidos ao longo de quase trs sculos! O sistema de Tkhne j colonizou o mundo das naes. Tkhne a Fora! Tkhne a Razo, o Instrumento que controla este mundo e em breve controlar o seu! No, se depender de mim. No se iluda, Wallace. A fora do bem no uma Razo Universal. No h Verdade Absoluta debaixo dos cus! Provamos que o Lgos apenas uma fora dispersa no Universo! No provou nada, Wolf! Sinto dio, mas tambm medo correndo em suas veias, porque voc sabe que a mudana comea aqui! Ela est bem diante de seus olhos! disse colocando as mos sobre os ombros de Emlio, que levantou a vista temeroso. Wolf olhou furioso para Emlio. Tem sorte de estarmos neste lugar, guardio! Muita sorte mesmo! Do contrrio, eu apagaria sua luz e a desse pirralho! Mas oportunidade no me faltar. A propsito, d minhas recomendaes ao diretor Abner Stanislaw. Diga-lhe que acho pretenso demais a construo de escolas acropolianas aqui. No ser necessrio porque, em breve, estaremos colonizando tambm sua cidade-escola afirmou Wolfgang apontando sua pedra negra para Emlio. Wolfgang colocou seu cajado debaixo do brao. Simultaneamente, os livros se organizaram para lhe servir de escada at a porta do andar superior que se iluminou e abriu

48

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder novamente. Antes de entrar, porm, fixou seu olhar em Emlio e disse: S por curiosidade, Emlio. Nunca sentiu a escurido consumir todo o seu passado? No lhe faltam lembranas? Aps sua entrada, a porta fechou-se sozinha fazendo grande barulho; os livros, ao mesmo tempo, despencaram no cho. Emlio mergulhou no silncio, fitando seus olhos negros em seu passado obscuro... A mo amiga do professor forasteiro tocou-lhe o ombro trazendo-o de volta da escurido interior. O que est acontecendo, sr. Wallace? Coisas estranhas ocorreram na minha sala de aula hoje. Vi livros voarem. Meu corpo irradiou uma luz dourada e eu senti como se os livros quisessem falar comigo. Eu sei, Emlio. E no de hoje que os livros tentam falar com voc. uma longa histria e ser uma longa jornada... H muito que aprender em pouco tempo! Por que s agora? Por que o senhor no me procurou antes, professor? Infelizmente, no foi possvel vir ao seu encontro quando ainda era uma criancinha. Nessa fase, temos mais sucesso na preparao dos guardies da Acrpole. Mas quero que saiba que sua me lhe ajudou a desenvolver bem suas duas asas. Elas esto prontas.

49

Jackson Braga Minhas asas? Prontas? Como assim? A primeira asa de uma criana a vida na natureza e a segunda a sua imaginao. Soube que, graas sua me adotiva, Ara, seus primeiros anos foram de plena harmonia com a natureza. Quanto sua imaginao... Bom, os livros cuidaram de voc. Por isso, se saiu to bem hoje. Prometo que amanh vamos conversar sobre sua preparao... Por que no agora? A srta. Dora j est a caminho. Ela uma ddiva, um presente em sua vida. Um presente? No se lembra? Foi ela quem o fez se apaixonar pela leitura logo que chegou ao Liceu. Ah, verdade! Pensando assim, ela mesmo um presente! Os livros a protegem tambm. Agora, convm arrumar tudo antes que ela chegue. Se no vai ter muito que explicar. Nem me fale! Amanh, algumas coisas sero esclarecidas. Hoje, mais nada vai lhe acontecer. Fique tranquilo e v para casa. No sei se vou conseguir dormir... disse ao acaso, dando um suspiro de desabafo. Por impulso, Emlio ps-se a juntar os livros do cho com muita pressa. Wallace interrompeu:

50

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder No, Emlio! No necessrio. Voc agora um dos nossos. J deve saber que os livros so nossos melhores amigos. O professor de filosofia deu alguns passos para trs ensaiando um sorriso, abriu os braos suavemente, como se fosse um maestro pronto para iniciar a sinfonia e, para deslumbre de Emlio, uma aura prateada irradiou de seu corpo. Apontou para os livros como se pedisse para que retornassem a seus lugares. E foi o que aconteceu. Exceto com o livro de Metafsica, que continuou no cho, desde o momento em que Emlio tentou proteger-se. Como fez isso? magia? Magia? No, meu caro aprendiz. Apenas somos um! Ns e os livros, professor? Ns, os livros e o Universo! Ah, entendo! exclamou Emlio descrente. Sei que no entendeu nada. Acho que minha prxima aula ser sobre o holands Baruch de Spinoza e voc compreender como fiz isso. Baruch de qu? franziu a testa. Outro filsofo, imagino. E um dos bons! Alis, ele ganhava a vida polindo lentes para lunetas. um pouco do nosso trabalho. Queremos que as pessoas enxerguem melhor o mundo sua volta. Tenha certeza de que amanh voc enxergar diferente o mundo! disse o professor

51

Jackson Braga de filosofia com seu sorriso costumeiro, enquanto subia as escadarias. Na entrada da biblioteca, Dora, chateada, empurrou as portas, gritando aos quatro cantos do mundo: Que diretor ignorante! Quem ele pensa que ? Quanto mais eu fujo de trabalho, mais trabalho eu levo para casa! Ele est pensando o qu? Que eu sou professora? Deus me livre de um karma como esse! Eu no levo trabalho para casa!. Emlio ficou apreensivo, pois temia que Dora visse a sada de Wallace. No entanto, quando olhou para trs, viu apenas a porta da sala do andar superior encostar e apagarem-se os raios de luz que a circundavam. Oh, esqueci! Perdoe-me. Voc ainda est aqui desculpou-se Dora admirando-se da organizao do lugar. Tem algum a com voc? No. S os livros. respondeu apanhando o livro de Aristteles. Posso lev-lo? Ela sorriu sem graa. Voc j levou um de Plato. No venha com desculpas, engraadinho. Conhece as regras. No pode acumular livros! Sabe o que , Dora? Uma coisa liga outra... e Aristteles foi alguma coisa de Plato e... disse balanando os indicadores e olhando de um lado para o outro.

52

Emlio e os Lumens: o Quinto Poder Sei! Sei! Tudo bem, sr. Emlio. Tudo bem. Mas s desta vez! Voc j tem mais livros do que pode ler! Valeu, Dora! exclamou Ah, mais uma coisa. Por acaso, voc tem fcil aqui um tal... Baruch de Espinhosa? Emlio! BOA NOITE! despediu-se Dora acenando com um sorriso jocoso para obrigar a sada do rapaz mais assduo da biblioteca. Emlio sorriu, apanhou sua mochila e saiu correndo para buscar sua bicicleta.

53

Jackson Braga

54

S-ar putea să vă placă și