Sunteți pe pagina 1din 2

O Levante Popular da Juventude um movimento social de jovens, surgido em 2006, no Rio Grande do Sul, com a finalidade de organizar a juventude

e para construo de transformaes estruturais na sociedade Brasileira. Nossa organizao parte da leitura de que necessrio organizar os jovens, principalmente os provenientes dos grandes centros urbanos, os quais demandam outras perspectivas de organizaes sociais que entendam a juventude na sua complexidade, trabalhando com a alegria, a cultura, e os sonhos que envolvem as expectativas de futuro dos jovens. Nos propusemos, no Rio Grande do Sul, ao desafio de articular trs sujeitos aparentemente muito distintos, mas que, em essncia, sofrem as mesmas crueldades desse sistema capitalista global, sendo impedidos de sonhar com uma sociedade baseada na solidariedade, na diversidade, no respeito e na justia! Esses trs sujeitos so os componentes das nossas frentes de trabalho, as saber: O Movimento Estudantil, O Movimento Campons e o Movimento Popular Urbano. Dessa rica experincia de articular a juventude em torno dessa diversidade social, surgiu a necessidade de nacionalizar esse mtodo de trabalho popular com jovens. Em 2012 realizamos nosso I Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude, em Santa Cruz do Sul, RS. Em um fevereiro tipicamente quente gacho, aquecemos nossos coraes, que pulsaram juntos e fortes frente a perspectiva de construo de um Projeto Popular para o Brasil, no qual nos comprometemos, com 1.200 jovens de 17 estados brasileiros, a levar adiante o compromisso com a democracia popular, com a soberania popular, com a educao e com a possibilidade de vivermos em igualdade, independentemente da raa, do gnero ou da opo sexual. Voltando do acampamento nacional trouxemos nas nossas mochilas mais do que as roupas e os pertences pessoais, trouxemos a esperana de que juntos e organizados podemos transformar esse mundo e que, para isso, precisamos fortalecer o Levante Popular da Juventude nos nossos estados. Dentre todas as nossas bandeiras de luta o compromisso que sistematiza todas ela a luta em defesa do povo brasileiro e a construo de um Projeto Popular para o Brasil. Frente a isso, entendemos que papel fundamental dentro dessa luta, a reivindicao da memria do povo brasileiro A partir disso avaliamos que era papel da juventude reivindicar a memria a verdade e a justia no que se refere ao perodo da Ditadura Militar brasileira e as seus resqucios na atualidade. Embora no tenhamos sido ns os diretamente afetados pelos anos de chumbo, compreendemos que essa uma luta de toda a sociedade! Por isso nos lanamos no desafio de influenciar a correlao de foras no cenrio poltico atual, no qual estava em voga a nomeao da Comisso Nacional da Verdade. Entendemos que se a justia social no feita nos espaos legitimamente construdos no mbito do estado, papel da juventude construi-la nas ruas! Com as armas que so prprias dos jovens: as msicas, os poemas, os gritos de ordens e as denncias pblicas!

Por isso somos uma juventude que ousou romper o silncio, romper a passividade. Uma juventude que ousou reconstruir a histria dos seus antepassados, para que crimes como os cometidos contra aqueles que sonhavam com um mundo mais justo, no seja repetidos com os que no temem levantar a voz e os punhos!

S-ar putea să vă placă și