Sunteți pe pagina 1din 4

Configurao entrada/sada dos instrumentos de medida

3.1. - CALIBRAO ESTTICA


Todas as caractersticas estticas que podem ser obtidas dos instrumentos de medida so chamadas de calibrao esttica. Geralmente, a calibrao esttica se refere a situao em que todas as entradas (desejadas, interferentes e modificadoras), exceto uma, so consideradas como constantes. A entrada estudada ento variada em valores conhecidos (constantes), causando sadas (constantes) que podem ser medidas. A relao entrada/sada uma maneira de compreender a calibrao esttica vlida apenas para as condies estabelecidas para todas as entradas. O procedimento pode ser repetido, variando cada entrada considerada de interesse e desenvolvendo uma famlia de relaes estticas entrada/sada. Interferentes

Desejada

Instrumento de Medida

Sada

Modificadoras Figura 3.1. - Configurao das entradas e sadas de um instrumento de medida Entrada desejada representa a quantidade que o instrumento se destina a medir. Entrada interferente representa a quantidade captada pelo instrumento de maneira no intencional. Entrada modificadora a quantidade que causa uma mudana na relao entrada sada.

Instrumentao e Controle

10

Como exemplo, vamos analisar o sistema medidor de nvel de combustvel em um automvel. R N v + V c

Entrada: Nvel de Combustvel

Medidor de Nvel

Sada: ngulo do Ponteiro

Figura 3.2. a : Situao esttica

+ -

ACELERAO

Figura 3.2. b : Situao do automvel com acelerao

v + -

Figura 3.2. c : Situao esttica com diminuio da tenso da bateria

Instrumentao e Controle

11

Na situao "a" temos a situao normal. O nvel "N" registrado pela bia e transformado em um valor de resistncia eltrica inversamente proporcional ao nvel, ou seja, quando o tanque est cheio a resistncia zero e, quando vazio a resistncia mxima. Fazendo-se a ligao dessa resistncia bateria do automvel e a um voltmetro, aplicamos ao voltmetro uma tenso "V" inversamente proporcional resistncia (ou diretamente proporcional ao nvel). Assim, quando o nvel do tanque for zero, a resistncia ser mxima e a tenso ser mnima, fazendo o ponteiro marcar "vazio". Quando o tanque estiver cheio, a resistncia ser zero, a tenso ser mxima e o voltmetro marcar "cheio". Temos portanto, um sistema com a entrada sendo o nvel e a sada sendo o ngulo de deflexo do ponteiro do marcador. bastante simples a calibrao esttica desse sistema : com o tanque vazio (ou com a resistncia no valor mximo), marcamos na escala do mostrador o valor "vazio". Repetimos o procedimento para o tanque cheio. Fazemos o mesmo para 1/4, 1/2 e 3/4 do volume do tanque. Para completarmos a calibrao esttica do sistema temos que avaliar as possveis entradas interferentes e modificadoras. Caso o automvel acelere, ocorrer um acmulo do combustvel na parte posterior do tanque (figura 3.2.b), fazendo com que a bia acuse um valor menor que o real. Este um tpico erro causado por uma entrada interferente, pois, o sistema de medida continua funcionando normalmente, e o erro ocorre na captao da varivel. A Figura 3.2.c mostra o sistema medindo o nvel do tanque com uma diminuio na tenso da bateria do automvel. Trata-se de uma caracterstica entrada modificadora, pois a relao entrada/sada foi alterada. Na calibrao de um sistema de medida, so necessrios os seguintes passos: Examinar a construo do instrumento, identificar e listar todas as possveis entradas. Decidir, entre as entradas, quais as mais significantes para a calibrao do instrumento. Procurar variar todas as entradas significantes acima das faixas consideradas necessrias. Fixar algumas entradas, variando outras, e registrando a(s) sada(s), e desenvolvendo a relao entrada/sada (esttica) para a entrada desejada.

3.2. - MTODOS DE CORREO DAS ENTRADAS INTERFERENTES E MODIFICADORAS


1. - Mtodo natural de insensibilidade Trata-se de prover o sistema de medida de um elemento sensitivo primrio que seja sensvel apenas entrada desejada. 2. - Mtodo da Realimentao da entrada Trata-se de prover o sistema de medida de um equipamento de realimentao de informao (feedback) que consiga anular a entrada indesejada. 3. - Mtodo da Correo da Sada Deve-se estimar a magnitude da interferncia da entrada indesejvel na sada, e calcular correes, adicionando ou subtraindo os valores estimados.

Instrumentao e Controle

12

4. - Mtodo de filtragem dos sinais Trata-se da adio de elementos (filtros, normalmente eletrnicos) que permitem a passagem apenas dos sinais desejados. 5. - Mtodo da entrada em oposio Consiste em, intencionalmente, introduzir no sistema, entrada(s) que tendem a cancelar os efeitos das entradas indesejveis.

Exerccio n 1:
Classifique as seguintes entradas para o exemplo do medidor de nvel de combustvel do automvel: erros causados quando o automvel est numa descida ou subida; erro causado pela temperatura (variao do volume do combustvel) erro causado pela temperatura (variao do comprimento da vareta da bia) erro causado pela temperatura (variao da resistncia eltrica) erros causados quando o automvel faz uma curva.

Exerccio n 2 :
Formule uma soluo para cada erro do exerccio n 1.

Exerccio n 3 :
Analise o medidor de presso da Figura 2.2. e formule os 4 passos necessrios para a sua calibrao.

Exerccio n4 :
Para o termmetro de presso da Figura 2.3. : Qual a entrada desejada e a sada ? Quais so as entradas interferentes e modificadoras ? Exponha como voc procederia para fazer a calibrao esttica. A temperatura do ar prximo ao tubo capilar uma entrada interferente ? O aumento da diferena de temperatura entre o tubo de Bourbon e o bulbo ocasiona um erro na medida. Que tipo de entrada causou esse erro ? Discuta formas de eliminlo.

Exerccio n 5 :
Discuta um mtodo de calibrao para o contador digital da Figura 2.4. Avalie as entradas e as sadas. Encontre as possveis entradas interferentes e modificadoras.

Exerccio n 6 :
Usando como referncia a Figura 2.2, proponha um outro mecanismo para indicar o valor da presso do fluido. Faa um esquema abaixo, indicando os elementos funcionais do instrumento.

S-ar putea să vă placă și