Sunteți pe pagina 1din 69

ISOLANTES TRMICOS

1. L de Vidro

A ISAR vem oferecendo ao mercado do setor industrial a sua linha de produtos em l de vidro para isolao terma-acstica, produzidos pela avanada tecnologia do processo Tel, mundialmente utilizada, que garante resistncia mecnica superior, graas ao entrelaamento das fibras, conferindo excepcionais indicies de isolao trmica e absoro sonora, alem de agregar:

Economia de energia; Conforto ambiental; Segurana e Facilidade na aplicao dos produtos.

A diversidade de densidades, espessuras e as variadas formas de apresentao permitem o adequado atendimento s rigorosas normas tcnicas e s especficas necessidades de cada projeto. A grande diversidade de densidade, formas e espessuras oferecidas pela l de vidro, possibilitam o atendimento das mais diferenciadas gamas de necessidades de isolao na rea industrial, combinando com o equilbrio necessrio entre o custo e o beneficio.

Caractersticas comuns a todos os produtos


Suporta temperaturas at 450C (produtos resinados) e 550C (produtos isentos de resinas); Alto poder de isolao trmica; Excelente absoro acstica; No propagam chamas; So imputrescveis; Dimensionalmente estveis mesmo em altas temperaturas; Fceis de recortar e aplicar; No absorvem umidade e no sofrem danos estruturais; So inquebrveis, reduzindo as perdas nas obras; No so atacados por roedores ou insetos; No atacam as superfcies com as quais esto em contato; No depositam quando submetidos a vibraes; Ausncia total de partculas no fibradas.

1.1. Climaver
Descrio
Painel rgido de l de vidro de alta densidade aglomerado por resinas sintticas, revestidas em sua face externa por barreira de vapor FSK (Foril Scrim Kraft), e com duas opes para revestimento interno:

Climaver: revestido por vu de vidro, Climaver Plus: revestido por kraft aluminizado liso.

Aplicao

Utilizado em Sistema de Distribuio de Ar

Mais Informaes
Propriedades Fsicas Densidade Espessura Comprimento x Largura Referncia (kg/m) (mm) (m) Climaver 93 25 2,70 x 1,20 Climaver 93 25 2,70 x 1,20 Plus Performance Trmica Temperatura de Utilizao (C) Referncia Condutividade trmica (k) (W/mC) Resistncia trmica (Rt)(m C/ W) Climaver 0,034 0,735 Climaver Plus 0,036 0,694

Caractersticas Adicionais

Perda de Carga Para calcular a perda de carga do duto Climaver necessrio determinar o dimetro hidrulico equivalente a uma seo dada mediante a frmula especificada: d= 2(axb)/(a+b), sendo a e b os lados da seo. O grfico ao lado ( estabelecido para o ar a 20C e presso atmosfrica de 760mm HG) permite o clculo da perda de carga e do dimetro equivalente. O exemplo marcado para um duto com d=600mm e velocidade de 5m/s. A vazo ser igual a 1,34m3/s e a perda de carga ser de 0,08 mm de C.A. Para o Climaver Plus, a rugosidade absoluta terica (e=0,06) do alumnio ligeiramente inferior da chapa galvanizada. Experincias de laboratrio comprovam que a perda da carga real praticamente igual s tericas determinadas pelo grfico de Perdas de Carga para dutos metlicos da ASHRAE dentro do campo de 0 a 15 m/s. Estanqueidade Em funo de sua estabilidade dimensional, ou seja, no contrai ou dilata sob efeito da temperatura e de sua forma de montagem, totalmente selado por fita adesiva, o Sistema de Distribuio de Ar Climaver possui uma estanqueidade superior aos sistemas convencionais, sendo que o nvel de vazamento inferior a Classe 6 definida pela SMACNA. Qualidade do Ar Interior A qualidade do ar interior conseqncia de diversos fatores que o influenciam desde o projeto, at as instalaes, o funcionamento, a manuteno etc. Especial importncia adquire as taxas de renovao de ar exterior, assim como a eficincia e a correta manuteno do sistema de filtragem. Ensaios realizados no Centro Tcnico das Industrias Espaciais e Trmicas da Frana (CETIAT) demonstram em seu relatrio N 910261/7 de julho de 1991 que comparativamente com as legislaes dos pases mais exigentes, os dutos Climaver no adicionam contaminantes no ar que por eles circulam ou nas zonas por eles condicionadas . A deteco dos problemas que reduzem a qualidade do ar interior requer uma verificao de todos os elementos do sistema. Em casos de eventuais depsitos de sujidade em qualquer rede de dutos necessria a utilizao de um dos mtodos de limpeza existentes (aspirao por contato, ar comprimido associado suco, ar comprimido associados escovao e a suco). Anteriormente era recomendada a realizao de uma inspeo visual seguida de anlises laboratoriais (exames microbiolgicos) que vo determinar ainda a real necessidade desta limpeza. A anlise microbiolgica pode determinar ainda a necessidade de se completar a desinfeco do sistema atravs da nebulizao de agentes microbicidas (fungicidas, bactericidas etc). Caso exista a necessidade de qualquer interveno neste sentido, recomendamos que sejam seguidas as instrues contidas no "manual de recomendaes prticas para limpeza de rede de dutos" CLEANING FIBROUS GLASS INSULANTED AIR DUCT SYSTEMS publicado pela NAIMA, e contratados os servios de uma empresa especializada.

Detalhes de Instalao

A instalao do sistema de distribuio de ar Climaver, pode ser realizada diretamente na obra, com a utilizao de um nmero reduzido de ferramentas especiais, grampeador, estilete, fitas adesivas etc.

A fabricao dos elementos que compem a rede de dutos se inicia com o traado e o corte das peas.

Posteriormente dobram-se e grampeiam-se as abas, para finalmente selar as peas com a fita adesiva, garantindo assim uma perfeita estanqueidade.

Fitas adesivas: As fitas adesivas que a Isover recomenda, tem as seguintes caractersticas:

Fabricada em puro alumnio de 50 micron de espessura, com adesivo base de resina acrlica. Homologada pela norma americana UL 181 A-P ou com garantia similar do fabricante da fita. Largura mnima de 65 mm

Normas: Devem ser montados de acordo com as normas SMACNA, NAIMA ou UNE 100-105-84.

1.2. Cordo
Descrio
Cordes em l de vidro, sem resina aglomerante, para utilizao em tubulaes de pequeno dimetro ou em curvas.

Aplicao
Indicado para isolamento trmico em tubulaes de pequenos dimetros, em locais onde os empregos dos isolantes tradicionais difcil e em curvas, vlvulas, flanges e conexes em geral.

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas: Possuem baixos coeficientes de condutividade, conserva energia e proporciona excelente resultado na relao custo/benefcio. Comportamento ao fogo: Incombustveis, (Certificado n 636.889 - IPT), os cordes industriais resistem a temperaturas de at 550 C, sem modificar sua estrutura fsica.

INRCIA QUMICA No ataca as superfcies com as quais mantm contato seja externa ou o casco do equipamento. SADE A L de Vidro foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. NORMAS ABNT - NBR 11361 Petrobrs - 1618

PROTEO E REVESTIMENTO Em tubulao no exposta s intempries podem ser utilizados inmeros revestimentos, tais como, tecidos, plsticos, cimentos sobre tela galvanizada, etc.

Em tubulaes expostas s intempries, deve-se garantir a estanqueidade do revestimento. Em alguns casos utiliza-se uma pintura asfltica sobre o revestimento, ou ento camadas sucessivas de vu de vidro e emulso asfltica. Os revestimentos metlicos tambm so largamente utilizados.

ESPECIFICAES Dimetro Unidade Embalada 30 mm 100 m 50 mm 50 m CONDUTIVIDADE TRMICA (Kcal/m.h.C) Temperatura de Utilizao (oC) Kcal/m.h.oC 50 0.045 100 0.048 150 0.051 200 0.053 250 0.056 300 0.059 350 0.063 400 0.067 450 0.074

CONSUMO E APLICAO Mede-se o dimetro e o comprimento da tubulao e obtm-se o consumo atravs da tabela seguinte. Consumo (em metros) de cordes por metro linear de tubulao Dimetro do tubo Dimetro dos cordes nominal em polegada Externo em mm 30 mm 50 mm 1/2 21 6,0 4,9 3/4 27 6,9 5,3 1 33 7,6 5,8 1 1/4 42 8,7 6,2 1 1/2 48 9,4 6,4 2 60 10,8 7,2 2 1/2 75 12,8 8,4 3 88 14,2 9,6 3 1/2 101 15,9 10,6 4 113 17,3 11,3 5 139 20,4 13,2 6 164 24,0 14,3

8 10

215 270

30,3 36,5

18,8 22,4

1.3. Isoflex
Descrio
Feltro ou painel constitudo por l de vidro, aglomerada com resina sinttica e revestida em uma das faces com uma folha de alumnio sobre papel kraft. Esse revestimento impermevel e sua caracterstica de barreira de vapor no se altera com o tempo.

Aplicao
Recomendados para altas, mdias e baixas temperaturas, em isolamentos trmicos de dutos de ar condicionado.

Mais Informaes
DIMENSES Referncia rea *(m) Comp. X Larg. (mxm) ISOFLEX RT-1.0 30 25,00 x 1.20 ISOFLEX RT-1.3 15 12,50 x 1.20 ISOFLEX RT Painel 14,4 1,20 x 0,60 *rea por unidade embalada PERFORMANCE TRMICA Graas sua baixa condutividade trmica, Isoflex estabelece uma barreira contra a penetrao de calor, proporcionando a reduo das perdas ao longo do duto e, conseqentemente, uma valiosa economia de energia. Condutibilidade trmica a 24C Referncia Resistncia trmica (Rt) ISOFLEX RT-1.0 1,0 m C/W ISOFLEX RT-1.3 1,3 m C/W Espessura (mm) 38 50 25

ISOFLEX RT Painel 0,8 m C/W Temperatura Limite de utilizao -20 C e +150 C CARACTERSTICAS ADICIONAIS

Barreira de vapor

O revestimento de alumnio sobre papel kraft totalmente impermevel e suas caractersticas de barreira de vapor no se alteram com o tempo, garantindo por longos anos a preservao da fibra de vidro como isolante.

Comportamento ao fogo

Isoflex classificado pelo IPT como material incombustvel (Certificado n 636.889) no favorecendo, portanto, o alastramento das chamas em caso de incndio.

1.4. Isotubos
Descrio
Tubos bipartidos em l de vidro, de grande poder isolante, aglomerados com resinas sintticas, para isolamento trmico em baixas e em altas temperaturas de tubulaes em geral. So incombustveis, no higroscpicos e inequebrveis. Isolante trmico cilndrico, bi-partido de l de vidro, aglomerado com resina sinttica e revestidos com gs industrial.

Aplicao
Recomendados para altas, mdias e baixas temperaturas, em isolamentos trmicos de tubulaes, flanges, vlvulas e conexes, com aplicaes nas reas:

Industrial Construo Civil Naval Usinas termoeltricas Destilarias de lcool Usinas de acar

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas

Em funo dos baixos coeficientes de condutividade trmica, contribuem para reduo dos custos de operao e economia de energia. Suportam temperaturas at 450 C sem deteriorao.

Acsticas

Possuem elevados ndices de absoro acstica. Conjugadas com revestimentos massivos, so freqentemente utilizados para reduzir o nvel de rudo de tubulaes e equipamentos industriais.

Comportamento ao fogo

Alm de serem incombustveis, segundos mtodos da ISO 1182, atuam como verdadeiras barreiras contra o fogo garantindo a segurana do aplicador durante o armazenamento e aplicao, protegendo os equipamentos isolados, em caso de incndios.

Fsicas

1. Resilincia: Recupera a espessura original, aps a retirada da fora que causou a deformao. 2. Resistncia gua: A l de vidro repelente a gua na forma lquida devido aos aditivos adicionados ao produto.

Mecnicas

Oferecem boa resistncia ao manuseio, aplicao e estocagem, podendo ser utilizados em tubulaes com freqentes vibraes. INRCIA QUMICA No atacam as superfcies com as quais mantm contato, quer seja externa ou o casco do equipamento. SADE A L de Vidro classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. NORMAS ABNT - EB - 329 Petrobrs - 1618 MONTAGEM

As calhas so amarradas na tubulao com arame (BWG 16 ou 18). A junta longitudinal deve ficar localizada na parte inferior da tubulao sendo que as pontas de arame devem ser enterradas no isolante a fim de que no venham a ferir a eventual barreira de vapor ou o revestimento. Podem ser cortados em gomos, angulados ou no, para aplicaes em curvas, flanges, vlvulas, redues, etc. Especificaes Densidade Espessura Nominal Comprimento Produto Embalagem (Kg/m3) ( mm ) (pol ) ( mm) TUBOS BI25,40,50, Saco plstico de 60 De a 14 1000 PARTIDOS 63,75,100 polietileno TABELA DE ESPESSURAS Temperatura de Operao (C) Dimetro 50C 100C 150C 200C 250C 300C 350C 400C 450C Nominal 1/2" 25 25 40 40 50 50 63 63 75 3/4" 25 25 40 40 50 50 63 63 75 1" 25 25 40 40 50 50 63 63 75 1 1/4" 25 25 40 50 50 63 63 75 100 1 1/2" 25 25 40 50 50 63 63 75 100 2" 25 40 40 50 63 63 75 75 100 2 1/2" 40 40 50 50 63 63 75 100 125 3" 40 40 50 63 63 75 75 100 125 4" 40 40 50 63 63 75 75 100 125 5" 40 40 50 63 75 75 75 100 125 6" 40 50 63 63 75 75 100 125 150 8" 40 50 63 75 75 75 100 125 150 10" 50 50 63 75 75 100 125 125 150 12" 50 50 63 75 75 100 125 150 175 14" 50 50 63 75 100 125 150 150 175 16" 50 50 63 75 100 125 150 150 175 Superficies 50 75 75 100 100 125 150 150 175 Planas

Caractersticas adicionais

Absoro do vapor dgua: 1% (Mx.) Alcalinidade: 0,6% (mx.) de Na2O. Calor especfico: 0,2 kcal/kg C No sofre com as tenses de dilatao e contrao com as variaes de temperatura. Inatacvel por agentes qumicos (com exceo do cido fluordrico). Ausncia de material no fibrado (prolas ou agulhas) Pode ser fornecido com revestimento para barreira de vapor, tipo FSK (folha alumnio + papel kraft + tecido de reforo). Atende as normas: ABNT - NBR - 11357; Petrobrs - 1618

Tubulao para fluidos frios

Em se tratando de tubulaes frias, deve-se tomar algumas precaues: Proteo anticorroso As tubulaes devem ser protegidas contra a corroso com a aplicao de uma camada de primer asftico. Esta operao deve ser precedida de uma limpeza com escova metlica ou jato de areia, a fim de eliminar qualquer trao de oxidao. Barreira de Vapor Deve-se impedir a penetrao de vapor dgua do ar atmosfrico no interior do isolante, colocando-se uma barreira de vapor eficiente e durvel. 1- At 0C Dois demos de frio asfalto com interposio de uma camada de vu de vidro. 2-Abaixo de 0C

Polietileno com 120 microns colado com asfalto 084 Folha de alumnio de 50 microns colado com asfalto 084 Frio-asfalto em 2 camadas intercaladas com vu de vidro Feltro l de vidro tipo FSB-35-13 mm

Revestimento As calhas devem ser protegidas contra choques mecnicos e agentes externos. A escolha do revestimento adequado depende, portanto, das caractersticas do local onde se encontra a tubulao. Os revestimentos mais utilizados so:

alumnio corrugado; chapa de alumnio liso; chapa de ao galvanizado ou galvanizado pr-pintado.

1.5. L Branca
Descrio
Mantas flexveis em l de vidro, sem resina aglomerante. Apresentam resistncia a altas temperaturas e grau de conformao elevado, o que facilita sua aplicao em locais de difcil acesso, enchimento de estufas e fornos, equipamentos industriais, etc.

Aplicao

Indicadas para isolamento trmico e acstico de superfcies cilndricas, planas ou irregulares, caixas removveis de flanges, vlvulas e outros " fittings". A maleabilidade, flexibilidade e conformabilidade das mantas , permitem a sua utilizao em equipamentos e tubulaes de formas e dimetros variados.

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas

Possuem baixos coeficientes de condutividade, conservam a energia e proporciona excelente resultado na relao custo/beneficio.

Acstica

Possuem elevados ndices de absoro acstica. Conjugadas com revestimentos massivos, so freqentemente utilizados para reduzir o nvel de rudo de tubulaes e equipamentos industriais.

Comportamento ao fogo

Incombustveis, (Certificado n 636.889 - IPT), as mantas MI-CT resistem a temperaturas at 550C, sem modificar sua estrutura. INRCIA QUMICA No atacam as superfcies com as quais mantm contato, quer seja externa ou o casco do equipamento. SADE A L de Vidro foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. NORMAS ABNT - NBR 11361 Petrobrs - 1618 ESPECIFICAES

Produto Densidade Temperatura

L Branca 60 Kg/m3 550C

1.6. Lamelas
Descrio
Segmentos rgidos em l de vidro, suportados por um laminado constitudo de folha de alumnio e papel Kraft, entremeado por uma trama de fios de vidro ou polister, que conferem a essa laminada grande resistncia ao manuseio. Os segmentos so dispostos sobre o laminado com as fibras orientadas no sentido vertical, resultando um produto malevel e de grande resistncia a compresso.

Aplicao
Principalmente utilizado no isolamento trmico e acstico de superfcies cilndricas com dimetros acima de 4 polegadas. Adapta-se tambm ao isolamento de flanges, vlvulas, grupos de tubulaes e tanques de armazenamento e processo. facilmente cortado, dispensando mo de obra especializada, eliminando perdas de materiais na obra.

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas

Possui baixo coeficiente de condutividade trmica, proporcionando economia de energia com baixos investimentos.

Acstica

Sua alta densidade e elevados ndices de absoro acstica proporcionam sensvel reduo na transmisso do som.

Comportamento ao fogo

A l de vidro incombustvel, resistindo a temperaturas de at 350 C sem modificaes em sua estrutura fsica.

Fsicas

Resilincia: Recupera a espessura original, aps a retirada da fora que causou a deformao. Resistncia gua: A l de vidro repelente a gua na forma lquida devido aos ativos adicionados ao produto. O laminado aluminizado protege ainda mais o produto, mesmo antes de receber o capeamento definitivo. INRCIA QUMICA LAMELNAP no ataca as superfcies com as quais mantm contato, quer seja externa ou o casco do equipamento. SADE A L de Vidro foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. NORMAS ABNT - NBR 10412 / Petrobrs 1618 MONTAGEM Deve ser fixado com duas cintas de alumnio de 1/2" de largura, a cada 500 mm. Em ambientes protegidos das intempries, no h necessidade de proteo adicional. Recomenda-se, vedar as juntas com fita de alumnio auto-adesivo.Em tubulaes e equipamentos externos, deve ser protegido com chapas metlicas lisas (espessura mnima = 0,5 mm) ou alumnio corrugado (espessura 0,40 mm). ESPECIFICAES Densidade Espessura Comprimento Produto ( Kg/m3) ( mm ) ( mm ) 40 6000 50 5000 60 4000 LAMELNAP 60 60 70 3000 80 3000 90 3000 100 3000 LAMELNAP 100 100 40 6000 50 5000 60 4000 70 3000

Largura ( mm ) 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200

80 3000 90 3000 100 3000 CONDUTIVIDADE TRMICA (Kcal/m.h.C) Temperatura de operao (C) 0 50 100 150 Kcal/m.h.C 0,032 0,038 0,044 0,052

1200 1200 1200 200 0,061 250 0,071

1.7. Mantas MI-CT


Descrio
Mantas flexveis em l de vidro, sem resina aglomerante, revestidas em uma das faces com tela de arame galvanizado. Apresentam resistncia a altas temperaturas e grau de conformao elevado, o que facilita sua aplicao em caldeiras, fornos, turbinas, vlvulas, flanges, tubulaes de grande dimetro, equipamentos de geometria irregular etc. Apresentam resistncia a altas temperaturas e grau de conformao elevado, o que facilita sua aplicao em locais de difcil acesso, enchimento de estufas e fornos, equipamentos industriais, etc.

ESPECIFICAES Tipo Rendimento timo Espessuras MI 46 CT at 350 C 50-75 e 100 mm MI-46 CT at 350 C 50-75 e 100 mm MI 39 CT at 350 C 50-75 e 100 mm Normas: ABNT - NBR -11361; Petrobrs - 1618 Cor: Branco Temperatura de utilizao: -200 C a 550 C Comportamento ao fogo: Incombustvel (Certificado n. 636.889 - IPT)

Aplicao

Isolao trmica de equipamentos: caldeiras, turbinas, filtros eletrostticos, fornos, tanques, trocadores de calor etc.

Tubulaes de grande dimetro, dutos de gases etc. Isolao trmica de conexes: vlvulas, flanges etc. Isolao termo-acstica de equipamentos em geral. Coeficiente de condutividade trmica (Kcal/m.h.oC) CONDUTIVIDADE TRMICA (Kcal/m.h.C) Temperatura de operao (C) Produto 0 50 100 150 200 250 MI 540 0,028 0,030 0,033 0,037 0,041 0,047 MI 560 0,027 0,029 0,032 0,036 0,039 0,043 Temperatura de operao (C) 300 350 400 450 500 0,053 0,060 0,047 0,051 0,056 0,061 0,067

Produto MI 540 MI 560

550 0,075

Medidas efetuadas no laboratrio da Isover-Saint Gobain (Frana)

Fixao
a. Pequenos dimetros L= comprimento da manta = pi(d + 2e) d= dimetro da tubulao e= espessura do isolante Envolva o MI na tubulao

Costure as juntas e bordas com arame Se necessrio, amarre em alguns pontos o MI com arame

b. Grandes dimetros (maiores de 1 m) e superfcies planas

Soldam-se os pinos de arame 14 ou 16 na superfcie a ser isolada (10 pinos por m2)

c. Outras aplicaes: vlvulas, flanges, conexes etc.

Revestimentos
Para os ambientes ao ar livre recomenda-se chapa de alumnio liso ou chapa galvanizada. Para a fixao do revestimento necessrio fazer um suporte onde este possa se apoiar. Uma das maneiras de faz-lo a seguinte:

1.8. Paineis PSI


Descrio
So painis leves, rgidos e/ou semi-rgidos, incombustveis, constitudos de l de vidro aglomerados com resinas sintticas especiais. Podem tambm ser fornecido com vu de vidro ou laminado FSK Ideais para isolamento trmico em altas e baixas temperaturas de equipamentos em geral. Com altos ndices de absoro de rudos, recomendada sua utilizao para tratamento acstico em instalaes industriais e civis. Apresentam resistncia a altas temperaturas e grau de conformao elevado, o que facilita sua aplicao em locais de difcil acesso, enchimento de estufas e fornos, equipamentos industriais, etc.

Aplicao

Isolao trmica de equipamentos: caldeiras, fornos, estufas, tanques de armazenagem, trocadores de calor, cmaras frigorficas etc. Isolao trmica de equipamentos baixa temperatura Isolao trmica de tubulaes de grande dimetro Isolao de aparelhos trmicos: foges, geladeiras etc. Isolao termo-acstica de caminhes, vages, navios etc.

Mais Informaes
CARACTERSTICAS ADICIONAIS

Calor especfico: 0,2 kcal/kgC Alcalinidade: 0,6% (mx.) de Na2O Absoro de vapor d'gua: 1% (mx.) Ausncia de material no fibrado. No ocorre deposio de material em caso de trepidaes. No sofrem com as tenses de dilataes e contraes. No corrosivo. No ataca o ao inox. Inatacveis por agentes qumicos (com exceo do cido fluordrico). Revestimento: Podem ser fornecidos em laminado liso com kraft, laminado tipo FSK (folha de alumnio + kraft + tecido de reforo), elastmeros nas opes: incolor, preto, amarelo, podendo ser acompanhado de vu de vidro, outros sob consulta. Atendem a norma: NBR 11358 / Petrobrs - 1618

Propriedades

Trmicas Apresenta baixa condutividade trmica, conserva energia e garante conforto trmico com baixos investimentos. Acsticas Os painis demonstram sua versatilidade ao atuarem como auxiliares na reduo de transmisso de som e como absorvedores acsticos. Comportamento ao fogo Os painis em l de vidro so classificados segundo o mtodo de ensaio utilizado: - ISO 1182 Incombustvel; ASTM E 84 - Flame = zero; Smoke = zero Fsicas Resilincia: Recupera a espessura original, aps a retirada da fora que causou a deformao. Resistncia gua: A l de vidro repelente a gua na forma lquida devido aos aditivos adicionados ao produto. Inrcia Qumica No atacam as superfcies com as quais mantm contato, quer seja a superfcie externa ou o casco do equipamento. Sade A L de Vidro foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. Normas ABNT - EB - 329 Petrobrs - 1618 ESPECIFICAO Cor: Amarelo Temperatura de utilizao: -200C a +450C Comportamento ao fogo: incombustvel (Certificado n 8.557 - IPT) Referncia PSI-20 PSI-30 PSI-40 Espessura mm 25, 50, 75, 100 25, 50, 75, 100 25, 50, 75 Comp x Larg mxm Utilizao 1,20x0,60 -200 at 150C -200 at 250C -200 at 350C

PSI-60 PSI-RT

25, 50 50, 75

-200 at 450C -200 at 250C

ISOLAO TRMICA Coeficientes de condutividade trmica em Kcal/h.m.C Temperatura de operao em C 0 50 100 150 200 PSI-20 0,031 0,033 0,037 0,043 PSI-30 0,028 0,031 0,034 0,040 0,046 PSI-40 0,028 0,030 0,033 0,037 0,041 PSI-60 0,027 0,029 0,032 0,036 0,039 Temperatura de operao em C Produto 250 300 350 400 450 PSI-20 PSI-30 0,053 PSI-40 0,047 0,053 0,060 PSI-60 0,043 0,047 0,051 0,056 0,061 Produto Medidas efetuadas pelo laboratrio da Isover-Saint Gobain (Frana) PERFORMANCE ACSTICA Freqncia PSI 60x25 PSI 60x50 PSI 40x25 PSI 40x50 PSI 30x50 100 0,03 0,12 0,04 0,11 0,12 125 0,05 0,13 0,05 0,12 0,17 160 0,12 0,30 0,13 0,32 0,32 200 0,15 0,48 0,15 0,45 0,39 250 0,27 0,75 0,24 0,69 0,62 315 0,38 0,86 0,30 0,82 0,72 400 0,53 0,98 0,43 0,94 0,89 500 0,68 0,96 0,58 0,98 0,90 630 0,83 1,03 0,64 1,07 0,98 800 0,87 1,07 0,77 1,05 1,09 1000 0,94 1,03 0,78 1,02 1,08 1250 0,95 0,97 0,82 1,03 1,02 1600 0,99 0,93 0,85 1,04 1,08 2000 1,03 0,88 0,87 1,05 1,07 2500 1,07 0,89 0,89 1,06 1,04 3150 1,01 0,91 0,87 1,09 1,06 4000 1,05 0,96 0,87 1,06 0,97 5000 1,04 0,90 0,82 1,04 0,92 Produtos Especiais

PSI 30x25 0,06 0,08 0,15 0,17 0,27 0,34 0,46 0,50 0,65 0,77 0,87 0,93 0,95 0,98 0,95 1,05 1,04 0,95

PSI 30x100 0,42 0,68 0,83 0,74 1,17 1,02 1,03 1,10 1,05 1,01 0,98 0,97 1,00 0,99 0,96 0,94 0,91 1,00

Os painis podem ser fornecidos com acabamentos superficiais diversos, para finalidades especficas. Os acabamentos disponveis so : PVC , alumnio reforado , vu de vidro , vu de polister , tecido de vidro , etc...

2. Silicato de clcio
O silicato de clcio obtido atravs da slica diatomcea, oxido de clcio e fibras. o material ideal para aplicaes em tubulaes e equipamentos, em altas temperaturas, por sua leveza, resistncia mecnica, mnima perda de calor, insolubilidade e alta resistncia estrutural, tendo como principais caractersticas e vantagens:

Altas propriedades mecnicas


Devido sua rigidez, o silicato de clcio utilizado em tubulaes e equipamentos que sofrem trfego superficial de operadores e outros tipos de esforos mecnicos tais como: escadas encostadas sobre os mesmos, impactos de veculos leves etc. Apresenta grande resistncia ao transporte, manuseio e instalao.

Excelente desempenho trmico


O baixo fator k do silicato de clcio reduz os custos de operao devido substancial economia de energia, alm de proporcionar melhor controle das temperaturas de processo.

Totalmente isento de amianto


O silicato de clcio est em conformidade com as exigncias de segurana internacionais.

Inrcia Qumica
O silicato de clcio no ataca o ao inoxidvel nem acelera sua corroso.

Resistncia ao fogo
O silicato de clcio incombustvel, provendo elevada segurana ao aplicador e a indstria.

Instalao Simples
O silicato de clcio fornecido em uma grande variedade de formas e dimenses, podendo ser cortado facilmente, aumentando sua velocidade de instalao. Condutividade Trmica Temperatura de Operao (C) Condutividade Trmica (kcal/m.h.C) 50 0,048 100 0,051

Condutividade Trmica Temperatura de Operao (C) Condutividade Trmica (kcal/m.h.C) 150 0,054 200 0,057 300 0,062 400 0,068 500 0,073 600 0,078 650 0,800

2.1. Tubos
Descrio
Isolantes trmico rgidos fabricados em Silicato de Clcio isento de Amianto, moldados em duas seces, com alta resistncia compresso e flexo.

Aplicao
Isolamento trmico de tubulaes aquecidas, at 650C e tubulaes sujeitas a esforos mecnicos externos. Amplamente material utilizado em empresas de refinarias de petrleo, petroqumicas, usinas termoeltrica, destilarias de lcool e outras indstrias.

Mais Informaes
ESPECIFICAES Dimetro Espessuras Largura Comprimento Produtos Nominal (pol) (pol) (pol) (pol) Placas 1,1,2,2 e 3 6 e 12 18 e 36 TEMPERATURA DE OPERAO (C) Tabela de aplicao de isolantes trmicos para tubulaes e equipamentos indicando as espessuras recomendadas para cada tipo de aplicao em relao a temperatura de operao.

Temperatura de Operao (C) Dimetro Nominal 1/2" 3/4" 1" 1 1/4" 1 1/2" 2" 2 1/2" 3" 4" 5" 6" 8" 10" 12" 14" 16" Superfcies Planas 100 150 200 250 300 400 500 600 650 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 40 40 40 40 50 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 50 50 50 50 63 50 50 50 50 50 50 50 50 50 63 63 63 63 63 63 63 75 50 50 50 63 63 63 63 63 63 63 63 63 63 75 75 75 63 63 63 63 63 63 75 75 75 75 75 75 75 75 89 89 63 63 63 63 63 63 63 63 75 75 75 89 89 100 100 100 63 63 63 63 63 63 75 75 75 89 89 89 100 100 113 113 63 63 63 75 75 75 89 89 89 100 100 113 113 125 125 125 63 75 75 75 89 89 89 100 100 100 113 113 125 125 125 125

100 113 125 138 163 200

2.2. Placas
Descrio
Placas planas e rgidas de Silicato de Clcio isento de amianto, eficientes e altamente resistentes a abraso e umidade.

Aplicao
Utilizadas principalmente para superfcies planas e equipamentos cilndricos de grandes dimetros: caldeiras, tanques, trocadores de calor, etc.

Mais Informaes

ESPECIFICAES Dimetro Espessuras Largura Comprimento Produtos Nominal (pol) (pol) (pol) (pol) Placas 1,1,2,2 e 3 6 e 12 18 e 36 TEMPERATURA DE OPERAO (C) Tabela de aplicao de isolantes trmicos para tubulaes e equipamentos indicando as espessuras recomendadas para cada tipo de aplicao em relao a temperatura de operao. Temperatura de Operao (C) Dimetro Nominal 1/2" 3/4" 1" 1 1/4" 1 1/2" 2" 2 1/2" 3" 4" 5" 6" 8" 10" 12" 14" 16" Superfcies Planas 100 150 200 250 300 400 500 600 650 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 40 40 40 40 50 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 50 50 50 50 63 50 50 50 50 50 50 50 50 50 63 63 63 63 63 63 63 75 50 50 50 63 63 63 63 63 63 63 63 63 63 75 75 75 63 63 63 63 63 63 75 75 75 75 75 75 75 75 89 89 63 63 63 63 63 63 63 63 75 75 75 89 89 100 100 100 63 63 63 63 63 63 75 75 75 89 89 89 100 100 113 113 63 63 63 75 75 75 89 89 89 100 100 113 113 125 125 125 63 75 75 75 89 89 89 100 100 100 113 113 125 125 125 125

100 113 125 138 163 200

2.3. Segmentos
Descrio
Segmento rgido moldado em Silicato de Clcio isenta de amianto, de alta resistncia mecnica.

Aplicao

Isolamento trmico de tubulaes de grande dimetro, tanques e equipamentos cilndricos onde as temperaturas no excedam 650C. Oferecem grande durabilidade e podem ser utilizados tanto em ambientes internos quanto externos.

Mais Informaes
ESPECIFICAES Dimetro Espessuras Largura Comprimento Nominal (pol) (pol) (pol) (pol) 36

Produtos

Tubos 1,1,2,2 e 3 7 a 36 Segmentados TEMPERATURA DE OPERAO (C)

Tabela de aplicao de isolantes trmicos para tubulaes e equipamentos indicando as espessuras recomendadas para cada tipo de aplicao em relao a temperatura de operao. Temperatura de Operao (C) Dimetro Nominal 1/2" 3/4" 1" 1 1/4" 1 1/2" 2" 2 1/2" 3" 4" 5" 6" 8" 10" 12" 14" 16" Superfcies Planas 100 150 200 250 300 400 500 600 650 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 40 40 40 40 50 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 50 50 50 50 63 50 50 50 50 50 50 50 50 50 63 63 63 63 63 63 63 75 50 50 50 63 63 63 63 63 63 63 63 63 63 75 75 75 63 63 63 63 63 63 75 75 75 75 75 75 75 75 89 89 63 63 63 63 63 63 63 63 75 75 75 89 89 100 100 100 63 63 63 63 63 63 75 75 75 89 89 89 100 100 113 113 63 63 63 75 75 75 89 89 89 100 100 113 113 125 125 125 63 75 75 75 89 89 89 100 100 100 113 113 125 125 125 125

100 113 125 138 163 200

3. Fibra Cermica
As fibras cermicas, distribudas pela ISAR, so mundialmente conhecidas pela sua versatilidade, resistncia, alta capacidade de isolantes e durabilidade. Estas fibras podem ser entrelaadas em mantas, multi-agulhadas em blocos monolticos, moldadas a vcuo em placas, estampadas em gaxeta, etc... Inicialmente as fibras cermicas foram indicadas para a soluo de isolamento trmico de fornos como, por exemplo, Fornos de Processo Petroqumico, Fornos Tneis para queima de cermicas, Caldeiras, etc. Recentemente, face as suas propriedades, as fibras cermicas tm sido empregadas, com sucesso, em proteo passiva contra incndio de plataformas, navios e edifcios, cabos eltricos, etc. Neste tipo de aplicao, a eficincia trmica das mantas as torna imbatvel como material de revestimento contra incndio. Atualmente outro campo de aplicao, onde as fibras cermicas esto sendo empregadas com sucesso, so no revestimento de dutos e equipamentos em contato com metais fundidos. As peas formadas a vcuo so hoje empregadas com sucesso na industria de metais ferrosos e no ferrosos. As propriedades de isolamento acsticas das fibras cermicas tm tambm contribudo para seu uso em aplicaes de isolamento termo-acstico na industria naval e off-shore. Para obter detalhes sobre cada tipo de produtos em que as fibras cermicas podem ser convertidas, e suas aplicaes; consulte nosso departamento tcnico.

Principais Caractersticas

Alta Refratariedade (suportam temperaturas de 1400C); Alto poder de isolao trmica; Boa absoro sonora; Resistncia a choque trmico; No propagam chamas; So imputrescveis; Flexveis; No depositam quando submetidos a vibraes.

3.1. Granel
A fibra cermica Granel produzida pela fuso de slica e alumina de alta pureza em um moderno forno a arco eltrico. As fibras produzidas so excepcionalmente limpas e consistentes em qualidade e textura.

As fibras brutas so soltas, longas e flexveis, com propriedades altamente refratrias e so produzidas pelo processo de sopragem. Elas so usadas como base para a produo de mantas, moldveis e placas conformadas a vcuo.

Caractersticas e Vantagens

Baixa condutibilidade trmica Armazenamento de calor Excelente resistncia ao choque trmico Pode ser usada at 1482 C (2700 F) Baixa transmisso do som No contm amianto

Aplicaes

Juntas de expanso em fornalhas de alta temperatura Carros para fornos de baixa massa Produtos moldveis e formados a vcuo

Linha de Produtos Temperatura Limite de Uso 24 Hrs @ 1100 C 24 Hrs @ 1300 C Dimetro da Fibra Comprimento da Fibra Al2O3 SiO2 ZrO2 Fe2O3 TiO2 C F

Especificaes Tcnicas RT HP Propriedades Fsicas Tpicas 1260 1315 2300 2400 Contrao Trmica 2.0 1.8

HTZ 1425 2600 2.0 3 152 (6) 33-37 47-51 13-19 0,1-0,2 0,1-0,2 2.0 2 152 (6) 1482 2700

HT

mcrons 2 3 mm 152 152 (polegada) (6) (6) Anlise Qumica 46-48 44-50 49-55 50-56 0,8-1,2 1,5-1,9 0,1-0,2 0,1-0,2

52-54 42-46 0,1-0,2 0,1-0,2

3.2. Placas e Moldados


Placas: a placa de fibra de cermica da um material refratrio processado de baixo peso com fibras de slica e alumina para aplicaes em temperaturas de at 1650 C (3000 F). A placa um produto formado a vcuo que resiste melhor a gases em alta velocidade em relao s mantas de fibra cermica. Esse material ideal para o revestimento de chamin, dutos de fornalhas e caldeiras devida baixa condutibilidade trmica e baixa reteno de calor, menores tempos de ciclo e acesso mais rpido para manuteno. Pr-formados: so peas especiais fabricadas conforme especificaes e desenhos solicitados por nossos clientes podendo conter uma variedade de formatos.

Caractersticas e Vantagens

Baixa condutibilidade trmica, economiza combustvel Baixo armazenamento de calor, aquecimento e resfriamento mais rpidos, reduzindo a durao dos ciclos Excelente resistncia eroso por gases quentes Resistente maioria dos ataques qumicos Fcil de cortar, manusear e instalar Baixa transmisso de sons Resistente penetrao de alumnio fundido e outros metais no ferrosos No contm amianto

Aplicaes

Revestimento refratrio de paredes, tetos portas, chamins, etc. de fornalhas industriais Revestimento de cmaras de combusto de caldeiras e aquecedores Isolamento trmico externo para tijolos e refratrios monolticos Transferncia de alumnio fundido e de outros metais no ferrosos Placas de junta de expanso Barreira contra chamas ou calor Camada de faces quentes em fornalhas sujeitas abraso e a gases em alta velocidade Especificaes Tcnicas LD MD HD Linha de Produtos 2300 2300 2300 Propriedades Fsicas Tpicas

LD 2600

LD 2800

Linha de Produtos C F C Uso Contnuo F C Temperatura de Fuso F Densidade Kg/ m3 (lbs./ ft3) Temperatura Limite de Uso 24 horas @ 2200 F Al2O3 SiO2 Outros

Especificaes Tcnicas LD MD HD 2300 2300 2300 1260 1260 1260 2300 2300 2300 1149 1149 1149 2100 2100 2100 1732 1732 1732 3150 3150 3150 288 368 448 18 23 28 Contrao Trmica (%) 3-2 1-2 1-2 Anlise Qumica (%)

LD 2600 1426 2600 1316 2400 1780 3236 288 18 1-2

LD 2800 1538 2800 1426 2600 1850 3362 288 18 1-2

52 - 54 44 - 46 47 - 49 45 - 47 2-3 2-3 2-3 1-2 Condutibilidade Trmica, W/ mK (Btu- in/ hr- ft2- F) (600 0.07 0.08 0.13 0.07 316 C F) (0.5) (0.6) (0.9) (0.5) (1000 0.08 0.10 0.14 0.08 538 C F) (0.6) (0.7) (1.0) (0.6) (1400 0.12 0.13 0.17 0.12 760 C F) (0.8) (0.9) (1.2) (0.8) (2000 0.17 0.17 0.20 0.17 1094 C F) (1.2) (1.2) (1.4) (1.2)

32 - 34 1-2 0.07 (0.5) 0.08 (0.6) 0.12 (0.8) 0.17 (1.2)

Placas de Altas Temperaturas


LD 3000 Propriedades Fsicas Tpicas C 1650 Temperatura Limite de Uso F 3000 C 1540 Uso Contnuo F 2800 C 1815 Temperatura de Fuso F 3300 Densidade Kg/ m3 224 - 288 (lbs./ ft3) 14 - 18 Contrao Trmica (%) 24 horas @ 1540 C (2800 F) 4 Linha de Produtos MD 3000 1650 3000 1540 2800 1815 3300 320 - 384 20 - 24 4

Dimenses da Placa Padro


1/2" x 24" x 36" 1" x 24" x 36" 1- 1/2" x 24" x 36" 2" x 24"x 36"

3.3. Mdulo
Os mdulos tm o coeficiente de isolamento trmico mais alto possvel com uso de fibras cermicas. Cada mdulo feito de uma manta contnua dobrada em U, formando um empilhamento de alinhamento vertical e sob presso. Os mdulos de revestimento evitam as perdas de calor, aumentando a produtividade do forno e diminuindo os custos de manuteno.

Caractersticas e Vantagens

Instalao fcil e rpida Custos mais baixos em combustveis e reteno de calor Esta inovao cria um revestimento muito leve exigindo, portanto, menos ao estrutural Esto disponveis diversos sistemas de ancoragem

Aplicaes
Indstria Cermica

Carros leves de fornos tneis Fornos contnuos e por batelada Revestimento de portas Revestimento de fornos para vitrificao de porcelanas

Gerao de energia

Revestimento de dutos Sistemas de vapor com recuperao de calor Isolamento trmico de caldeiras Revestimento de chamins

Refinarias de petrleo e petroqumicas


Paredes e teto de fornalhas de etileno Revestimento de forno reator de pirlise Paredes e teto de fornalhas de reatores de reforma Revestimento de geradores de vapor

Indstria siderrgica

Preaquecedores e tampas de panelas de fundio Fornalhas para tratamentos trmicos Vedaes e tampas de forno- poo Revestimento de fornos e reformadores

Outros

Isolamento trmico de secadores e fornos comerciais Aplicao sobre refratrio j existente Isolamento trmico em operaes em alvio de tenses

3.4. Manta
A manta de fibra cermica composta de fibras flexveis entrelaadas. So fabricadas por um processo que proporciona uma manta forte, leve e durvel para aplicaes na faixa de temperatura de 538 C (1000F) a 1482C (2700F). A manta possui a resistncia trmica de um refratrio slido com um valor de isolamento muito melhor e as seguintes caractersticas:

Caractersticas e Vantagens

Baixa condutibilidade trmica; Baixo armazenamento de calor; Resistncia trao muita alta; Resistncia ao choque trmico; Absoro de rudo; Permite reparos rpidos. Se ocorrer danos ao revestimento, o forno pode ser resfriado rapidamente; No contm aglomerantes, nem provoca fumaa e contaminao da atmosfera do forno; No contm amianto; No exige tempo para cura e secagem; o revestimento pode ser levado temperatura normal de operao imediatamente.

Aplicaes
Em refinarias e petroqumicas

Revestimento de reatores de reforma e perlise Vedadores de tubos e juntas de expanso Revestimento de aquecedores para leo cru

Na siderurgia

Fornos para tratamento trmico e recozimento Revestimento e vedao de portas de fornalhas Vedaes e tampas de forno- poo Reparos de superfcies quentes de fornalhas Tampas de fornalhas de reaquecimento e panelas de fundio

Na indstria cermica

Vedaes e isolamento de carros de estufas e fornos de calcinao Fornos de calcinao de processo contnuo e por bateladas

Na gerao de energia eltrica


Isolamento trmico de caldeiras Portas e portals de caldeiras Carenagens reutilizveis de turbinas Cobertura de vedaes de juntas de expanso de tubos Isolamento trmico de tubulaes e dutos em alta temperatura e turbinas

Outros

Isolamento trmico de secadores e fornos comerciais Cobertura de refratrios existentes Isolamento em tratamentos trmicos de alvio de tenses Isolamento de cpula de fornalhas de vidro Proteo contra incndio Especificaes Tcnicas Linha de Produtos LT RT Propriedades Fsicas Tpicas Temperatura Limite de Uso C 1000 1260

HP 1315

HT 1482

Especificaes Tcnicas Linha de Produtos LT RT ( F) (1833) (2300) C 900 1160 Temperatura de Fuso ( F) (1652) (2120) Dimetro da Fibra Mcron 2.5 2.5 Mm 178 178 Comprimento da Fibra (in) (7) (7) Contrao Linear (%) 24 Hr @ 1000 C (1832 F) 2.0 24 Hr @ 1100 C (2012 F) 2.0 24 Hr @ 1300 C (2372 F) Anlise Qumica (%) Al2O3 42 - 46 46 - 48 SiO2 50 - 60 49 - 55 Fe2O3 0.7 - 1.5 0.8 - 1.2 TiO2 1.5 - 1.9 1.5 - 1.9 Densidade Kg/ m3 64 96 lbs/ ft3 4 6

HP (2400) 1200 (2192) 2.5 178 (7) 1.8 44 - 50 50 - 56 0.1 - 0.2 0.1 - 0.2 128 8

HT (2700) 1380 (2516) 2.5 178 (7) 2.0 52 - 54 42 - 46 0.1 - 0.2 0.1 - 0.2 160 10

Dimenses da Manta
Padro 1/4" x 24" x 600" 1/2" x 24" x 600" 1" x 24 x 300" 1-1/2" x 24" x 150" 2" x 24" x 150"

Grfico da Condutividade Trmica

3.5. Papel
O papel de fibra de cermica da um material refratrio de baixo peso processado a partir de uma mistura de fibras de slica e alumina de alta pureza em uma folha uniforme, altamente flexvel. recomendvel para uso contnuo sob temperatura at 1650 C (3000 F). O papel de fibra cermica apresenta baixa retrao, boa resistncia ao manuseio e baixa condutibilidade trmica. Ele contm um pequeno teor de aglutinante orgnico para o processamento, o que o torna flexvel e ainda reduz a liberao de gases e de odores durante o uso. Nosso produto apresenta uma estrutura altamente uniforme devido ao controle de seu peso bsico e da espessura, assegurando condutibilidade trmica homognea e uma superfcie lisa ideal para manufatura de juntas e para vedaes. O papelo de fibra cermica completamente isento de amianto e projetado para ser um substituto econmico do papelo de amianto na maioria das aplicaes. O papelo fcil de manusear e pode ser cortado rapidamente por uma faca, tesouro ou matrizes de corte de ao comum. Sua flexibilidade permite que seja dobrado e enrolado para adaptar- se s configuraes mais complexas.

Caractersticas e Vantagens

Fcil de cortar, enrolar e conformar Estabilidade trmica Baixa condutibilidade trmica Baixo armazenamento de calor Resilincia Baixo peso Resistente a choques trmicos Boa resistncia dieltrica Alta resistncia trao sob fogo Boa resistncia a chamas

Aplicaes

Substituio de papelo de amianto Envoltrio isolante para moldes no processo de "cera perdida" Aplicaes com uso de isolamento descartvel Revestimento exterior de canaletas metlicas Revestimento de massalotes (em lingoteiras)

Aplicaes onde exigido baixo teor de aglomerante Isolamento trmico e eltrico Melhoria de produtos de papelo e manta de fibra de vidro Tipo Temperatura C Densidade Kg/m Ficha Tcnica Type Temperature (F) Density (lbs/ft) Data Sheet Nibe 1260 paper 1260 (2300) 200 (13) 6701 Veja abaixo a Tabela Padro de Dimenses Largura mm (Pol) Espessura mm (Pol) Width mm (Inch) Thickness mm (Inch) 610 (24) 25,4 (1) 610 (24) 40,6 (1,6) 610 (24) 81,2 (3,2) 610 (24) 127 (5) 610 (24) 162,5 (6,4)

4. Poliestireno
Isolamento trmico para indstria e construo civil
Isopor um polmero de Estireno minsculo resultante de prolas, que submetidas expanso de vapor d' gua aumentam em at 50 vezes seu tamanho original, fundindo-se e moldando-se em um material de excelente poder de isolamento, tanto de calor como principalmente de frio, devido grande quantidade de clulas fechadas e cheia de ar em seu interior.

Aplicaes
O Isopor recomendado para as seguintes aplicaes:

Isolamento trmico de coberturas. Caixo perdido em lajes de grandes espessuras para alvio de carga. Juntas de dilatao e concreto leve. Isolamentos trmicos de cmaras frias, dutos de ar condicionado ou tubulaes e equipamentos operando a baixas temperaturas.

Caractersticas e Vantagens

Baixo peso volumtrico devido grande quantidade de ar existente em 1 m3 de material (aproximadamente 98%); Excelentes desempenhos trmicos, proporcionados pelo seu baixo fator K, reduzindo os custos de energia, alm de proporcionar melhor controle de temperatura do processo; Resistncia ao fogo: O Isopor pode ser fornecido com retardante chama, provendo segurana ao aplicador e empresa; Instalao simples: Isopor pode ser cortado facilmente, aumentando sua velocidade de instalao;

Propriedades mecnicas: Baixa absoro de umidade, resistncia mecnica a esforo de curta e mdia durao fazem do Isopor um material de tima qualidade para todo o tipo de isolamento trmico e Possui o mais baixo custo beneficio entre os materiais de isolamento. O Isopor no mofa, no contm CFC, sendo deteriorado rapidamente pela ao fotoqumica gerada pelos raios solares.

4.1. Isotubos e Placas


Descrio
A propriedade fsica mais importante das placas e calhas de Isopor seu excelente poder isolante tanto a frio como a calor. Graas a sua tima resistncia, seu alto poder de isolamento, leveza e durabilidade o isopor perfeito no isolamento trmico.

Aplicao
Isolamento trmico de:

Cmaras frigorficas; Dutos de ar condicionado; Equipamentos e tubulaes operando a baixas temperaturas; Lajes para conforto tcnico e proteo.

Mais Informaes
TABELA DE ESPESSURAS Temperatura de Operao (C) Dimetro Nominal 1/2" 3/4" 1" 1 1/4" 1 1/2" 2" 2 1/2" 3" +5 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 50 50 50 0 50 50 50 50 63 63 63 63 -5 -10 50 63 63 63 63 63 63 75 -15 63 63 63 63 75 75 75 75 -20 63 63 63 75 75 75 75 75 -25 75 75 75 75 75 100 100 100 -30 75 75 75 100 100 100 100 100 -40 100 100 100 100 100 125 125 125

4" 5" 6" 8" 10" 12" 14" 16" Superfcies Planas

40 40 40 50 50 50 50 50 100

50 65 63 63 63 63 63 63 100

63 63 63 75 75 75 75 75 100

75 75 75 75 100 100 100 100 150

75 75 100 100 100 100 100 100 150

100 100 100 100 125 125 125 125 200

100 100 100 125 125 125 125 125 200

100 125 125 125 125 125 150 150 250

125 125 125 125 150 150 150 150 250

OBS: As espessuras foram calculadas considerando-se a temperatura ambiente em +25C, e a umidade relativa do ar em 85%. Para condies excepcionais, consultar nosso departamento tcnico. ESPECIFICAES Dimenses (mm) Espessuras 1000 x 500 1000 x 1000 A partir de 10 mm. 2000 x 1000 **Obs.: Outras medidas sob consulta Bloco P-1 P-2 F-1 (auto extinguvel) Caixo Perdido Densidade (kg/m3) 13 a 16 16 a 20 13 a 16 -

4.2. Caixo Perdido


Descrio
O Caixo Perdido em Isopor por ser um material leve, e prtico o produto ideal para a preparao das formas para lajes nervuradas, grelhadas ou duplas. No exigindo tcnica a cuidados especiais, proporcionam grande economia de mo-de-obra e de materiais, alm da rapidez na montagem. Principais Caractersticas

Excelente isolamento trmico em comparao a outros sistemas; Diminuio no peso da estrutura, devido ao seu baixo peso volumtrico; Aumento de produtividade por reduzir o tempo de construo; Facilidade no transporte e manuseio; Resistncia s alteraes climticas; Desenho potencial ilimitado.

Aplicao

Preparao de Formas para lajes nervuradas, grelhadas ou duplas.

4.3. Isarfoam
Descrio
ISAFOAM um produto para isolao trmica especialmente desenvolvida para aplicao na construo civil, confeccionados em poliestireno expandido e moldado em placas rgidas, cujas caractersticas tcnicas superam as exigncias normativas para sua categoria. Principais Caractersticas:

Excelente eficincia na isolao trmica para altas e baixas temperaturas; Proporciona timo conforto trmico nas edificaes; Eleva resistncia mecnica; Baixa absoro e permeabilidade ao vapor; Facilidade na utilizao, manuseio, transporte e estocagem; Promove considervel aumento da vida til da impermeabilizao.

Aplicao
O ISAFOAM utilizado na construo civil como isolao trmica em:

Lajes de cobertura sobre a impermeabilizao; Sob telhados (telhas metlicas, fibra cimento, etc.); Cmaras frigorficas, tanques de gua gelada, paredes, ncleo de painis isolantes e divisrias.

ISAFOAM tambm pode ser usado como camada amortecedora sobre o piso, principalmente nas reas onde recebero cargas concentradas, pisos de rolamento e locais sujeitos ao transito de veculos, pois possui tima resistncia a compresso.

Mais Informaes
Caractersticas Tcnicas do Produto Caractersticas Mtodo de Ensaio Valores Dimenses 1.250 x 625 x 25 mm Densidade aparente NBR 11949 32 kg/m3

Resistncia a compresso com 10% de deformao Resistncia a flexo Absoro dgua por submerso Permeabilidade a vapor dgua Flamabilidade - classe F

NBR 8082 ASTM C-203 NBR 7973 NBR 12094 NBR 11948

230 k Pa > 300 k Pa < 0,04 g/m2 x 100 2,5 ng/Pa.s.m. Retardante a chama

5. Poliuretano
Poliuretano uma espuma rgida predominantemente utilizado na tcnica da isolao trmica, resultado da reao qumica de um poli-isocianato que juntamente com o gs expansor so responsveis pelo alto fator de isolamento trmico principalmente para superfcies operando a baixas temperaturas, conseqncia de sua baixa massa especifica aparente (densidade) e baixo coeficiente de condutibilidade trmica.

Tipos de Fornecimento

Placas e Calhas Processo de Injeo Processo de Pulverizao

Caractersticas e Vantagens

Baixo fator de condutividades trmicas (k= 0,016 kcal/m.h.C), permitindo conseguir o dobro de eficincia trmica que se obteria com qualquer outro material isolante, implicando numa reduo de cerca de 50% da espessura a utilizar em relao aos outros materiais. Atende s normas da ASTM-C-591, ABNT-EB-629 e Petrobrs N-1618, apresentando boa resistncia qumica maioria dos solventes e reagentes, no apodrece, no mofa e no atacado por insetos e roedores. Pode ser fornecido com retardante chama, provendo segurana ao aplicador e empresa.

5.1. Isotubos e Placas


Descrio
Placas e calhas com diversas espessuras, dimenses e densidades . Vantagem

Pode ser aplicado sem a necessidade de mquinas e pessoal especializado.

Aplicao

Indstria : Isolamento trmico de tubulaes, dutos, tanques de estocagem, cmaras frigorficas, etc.; Construo Civil : Isolamento trmico de telhados e coberturas; Transporte : Isolamento trmico de carrocerias, vages ferrovirios, navios de carga, containeres, construo de pequenas embarcaes martimas, etc.; Painis Especiais : Confeco de painis frigorficos e telhas trmicas (sanduche).

Mais Informaes
Tabela de Espessuras Tabela de aplicao de isolantes trmicos para tubulaes e equipamentos indicando as espessuras recomendadas para cada tipo de aplicao em relao a temperatura de operao. Espessuras Recomendadas Temperatura de Operao (C) Dimetro Nominal 1/2" 3/4" 1" 1 1/4" 1 1/2" 2" 2 1/2" 3" 4" 5" 6" 8" 10" 12" 14" 16" Superfcies Planas 0 -5 -10 -15 -20 -25 -30 -40 -50 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 40 40 40 40 40 40 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 40 40 40 40 40 40 25 25 25 25 40 40 40 40 40 50 50 50 50 50 50 50 40 40 40 50 50 50 50 50 50 50 65 65 65 65 65 65 40 40 50 50 50 50 65 65 65 65 65 65 75 75 75 75 50 50 50 65 65 65 65 65 65 75 75 75 75 75 90 90 50 50 65 65 65 65 65 65 75 75 75 75 90 90 90 90 65 65 65 75 75 75 75 75 75 90 90 90 90 115 115 115 65 65 65 75 75 90 90 90 90 90 90 115 115 115 115 125

65 75 90

100 115 125 140 165 190

OBS: As espessuras foram calculadas considerando-se a temperatura ambiente em +25C, e a umidade relativa do ar em 85%. Para condies excepcionais, consultar nosso departamento tcnico. Dados Tcnicos Dimenso 32/36 Kg/m 36/40 kg/m

Propriedades

Cheiro Cor Resistncia compresso com 10% de recalque. Temperatura mnima que suporta Temperatura mxima que suporta Absoro de gua aps 24h submersa Asceno Capilar Coef. condut. trmica Temperatura 10C Clulas fechadas Resist. aos Solventes

kg/cm 0C 0C Vol% Kcal m hC -

Nenhum Amarela 1,5 -200 100 1 Nenhuma 0,016

Nenhum Amarela 1,7 -200 100 1 Nenhuma 0,016

Mnimo 90% Mnimo 85% Excelente Excelente

OBS: Pode tambm ser fabricado em Poliuretano auto-extinguvel.

5.2. Spray e Injeo


Pulverizao (Spray) de Poliuretano
Neste processo a mistura pulverizada diretamente no local, por maquinrio apropriado, sobre superfcie previa e devidamente tratada, proporcionando uma superfcie firme e rugosa, que poder posteriormente receber acabamento a base pintura em epoxi ou tinta poliuretnica. Seu uso mais freqente para isolao trmica de grandes reas de telhados, colunas, vasos, esferas, etc.

Injeo de Poliuretano
Por este sistema a mistura dos componentes que compem o poliuretano diretamente injetada por maquinrio apropriado em cavidades previamente preparadas. Ao reagirem os componentes o material expande enchendo totalmente a cavidade e aderindo firmemente as paredes da mesma. Usase uma camisa de chapa metlica (alumnio, ao inox, ao galvanizado) para formar a face externa da cavidade onde o material injetado.

6. Espuma Elastomrica
Fornecidos em mantas, tubos e fitas auto-adesivas, um isolante trmico produzido a partir de borracha sinttica de alta densidade (60 +/- 6 kg/m) com excelente coeficiente de condutividade trmica (0,025 kcal/m.h C);

Caractersticas e Vantagens

Baixssima condutividade trmica que proporciona excelente isolamento (menor perda trmica maior rendimento de seu equipamento). Baixssima permeabilidade ao vapor d gua, um reforo extra vida til do produto. Elevada resistncia difuso do vapor d gua garantindo longa vida til. Espessura crescente medida que aumentam os dimetros dos tubos, garantindo o correto dimensionamento do isolamento. Material altamente flexvel e de fcil aplicao, podendo ser facilmente cortado segundo as necessidades de aplicao. Qualidade homologada e certificada pelos mais reconhecidos organismos internacionais.

Aplicao
Para temperaturas de operao entre -60C a +105C, tendo como outras grandes caractersticas a resistncia ao fogo, baixa absoro de gua e a possibilidade de ser aplicado mesmo com o equipamento/tubulao em operao.

6.1. Tubos

Descrio
Os tubos de espuma elastomrica um isolante trmico produzido a partir de borracha sinttica de alta densidade (60 +/- 6 kg/m) com excelente coeficiente de condutividade trmica (0,025 kcal/m.h C).

Caractersticas e Vantagens

Baixssima condutividade trmica que proporciona excelente isolamento (menor perda trmica maior rendimento de seu equipamento). Baixssima permeabilidade ao vapor d gua, um reforo extra vida til do produto. Elevada resistncia difuso do vapor d gua garantindo longa vida til. Espessura crescente medida que aumentam os dimetros dos tubos, garantindo o correto dimensionamento do isolamento. Material altamente flexvel e de fcil aplicao, podendo ser facilmente cortado segundo as necessidades de aplicao. Qualidade homologada e certificada pelos mais reconhecidos organismos internacionais.

Caractersticas Adicionais
Dimenses dos tubos Dimetro Aplicao Espessuras do isolante (mm) nominal (mm) tubo cobre tubo ferro 6 9 13 19 25 6 1/4" 6x6 9x6 10 3/8" 1/8" 6 x 10 9 x 10 13 x 10 19 x 10 12 1/2" 6 x 12 9 x 12 13 x 12 19 x 12 15 5/8" 1/4" 6 x 15 9 x 15 13 x 15 19 x 15 18 3/4" 3/8" 6 x 18 9 x 18 13 x 18 19 x 18 25 x 18 22 7/8" 1/2" 6 x 22 9 x 22 13 x 22 19 x 22 25 x 22 25 1" 6 x 25 9 x 25 13 x 25 19 x 25 28 1 1/8" 3/4" 6 x 28 9 x 28 13 x 28 19 x 28 25 x 28 35 1 3/8" 1" 6 x 35 9 x 35 13 x 35 19 x 35 25 x 35 42 1 5/8" 1 1/4" 9 x 42 13 x 42 19 x 42 25 x 42 48 1 7/8" 1 1/2" 9 x 48 13 x 48 19 x 48 25 x 48 54 2 1/8" 1 3/4" 9 x 54 13 x 54 19 x 54 25 x 54 60 2 3/8" 2" 9 x 60 13 x 60 19 x 60 25 x 60 64 2 5/8" 9 x 64 13 x 64 19 x 64 25 x 64 76 3" 2 1/2" 9 x 76 13 x 76 19 x 76 25 x 76

32

32 x 18 32 x 22 32 x 28 32 x 35 32 x 42 32 x 48 32 x 54 32 x 60 32 x 64 32 x 76

Dimetro 89 102 114 140 160 168

Dimenses dos tubos Aplicao Espessuras do isolante (mm) 3 1/2" 3" 9 x 89 13 x 89 19 x 89 25 x 89 4" 3 1/2" 13 x 102 19 x 102 4 1/2" 4" 9 x 114 13 x 114 19 x 114 25 x 114 5" 9 x 140 13 x 140 19 x 140 25 x 140 13 x 160 19 x 160 6" 25 x 168

32 x 89 32 x 102 32 x 114 32 x 140 32 x 160 32 x 168

Caractersticas Tcnicas
Caractersticas Tcnicas ? + 10 C = 0,036 W/(mK) ? 0 C = 0,035 W/(mK) Condutividade trmica ? - 10 C = 0,034 W/(mK) ? - 20 C = 0,033 W/(mK) Tubos: -45 a + 105 C Temperatura de emprego Mantas: -45 a + 85 C Permeabilidade ao vapor d'gua ? ? 7000 Absoro de gua em volume depois de 28 dias < 1.1% Flexibilidade Excelente Resistncia ao oznio Boa Odor Neutro Resistncia a leo e gua Boa Resistncia a intempries Boa* Cor Preta Anti-chama AFNOR M1 Reduo de rudo At 35 db (A) Composio Borracha elastomrica sem CFC % de clulas fechadas > 90

6.2. Mantas Isolantes


Descrio
A manta de espuma elastomrica um isolante trmico produzido a partir de borracha sinttica de alta densidade (60 +/- 6 kg/m) com excelente coeficiente de condutividade trmica (0,025 kcal/m.h C).

Caractersticas e Vantagens

Baixssima condutividade trmica que proporciona excelente isolamento (menor perda trmica maior rendimento de seu equipamento). Baixssima permeabilidade ao vapor d gua, um reforo extra vida til do produto.

Elevada resistncia difuso do vapor d gua garantindo longa vida til. Espessura crescente medida que aumentam os dimetros dos tubos, garantindo o correto dimensionamento do isolamento. Material altamente flexvel e de fcil aplicao, podendo ser facilmente cortado segundo as necessidades de aplicao. Qualidade homologada e certificada pelos mais reconhecidos organismos internacionais.

Caractersticas Adicionais
Dimenses das mantas MANTAS EM ROLOS Largura 1 m e 1,5 m 6 mm 10 mm 13 mm Espessuras 19 mm 25 mm 32 mm Mantas adesivas e/ou com alumnio, sob consulta.

Caractersticas Tcnicas
Caractersticas Tcnicas + 10 C = 0,036 W/(mK) 0 C = 0,035 W/(mK) Condutividade trmica - 10 C = 0,034 W/(mK) - 20 C = 0,033 W/(mK) Tubos: -45 a + 105 C Temperatura de emprego Mantas: -45 a + 85 C Permeabilidade ao vapor d'gua 7000 Absoro de gua em volume depois de 28 dias < 1.1% Flexibilidade Excelente Resistncia ao oznio Boa Odor Neutro Resistncia a leo e gua Boa Resistncia a intempries Boa* Cor Preta Anti-chama AFNOR M1 Reduo de rudo At 35 db (A) Composio Borracha elastomrica sem CFC % de clulas fechadas > 90

6.3. Acessrios

Descrio
Materiais auxiliares na aplicao de mantas e tubos de espuma elastomrica.

Tipos e Caractersticas
Cola

Medidas padro da linha de fabricao Contedo da embalagem Embalagens por caixa 0,8 litro 20 2,5 litros 06 Fita Adesiva

Medidas padro da linha de fabricao Comprimento Largura Espessura 15 m 50 mm 3 mm

7. Vermiculita
A Vermiculita um mineral formado pela superposio de finssimas lamnulas, que submetida a altas temperaturas (cerca de 1000 C), sofre uma grande expanso de at quinze vezes do seu volume original, constituindo-se no produto industrializado, denominado Vermiculita Expandida, que possui mltiplas e interessantes utilizaes em vrios setores da atividade humana. Os espaos vazios

originados desta expanso volumtrica so preenchidos por ar, que conferem a Vermiculita Expandida certas caracterstica como grande leveza, isolao trmica e absoro acstica.

Caractersticas e Vantagens

Baixa Densidade - varia no intervalo de 80 at 120 Kg/m3. Baixa Condutividade Acstica - at 62 % de reduo de rudos. Baixa Condutividade Trmica - a sua condutividade trmica aproximadamente 0,048 Kcal/m2/h/C (cerca de 30 40 % menor que o bloco de concreto celular) o que permite sua utilizao para a produo de refratrios em isolamentos trmicos. Praticamente Incombustvel - funde a 1.315 C. No Txico - silicato mineral infrtil. No Abrasiva - na escala de Mohs (1 a 10) a vermiculita apresente dureza de 1,5. Reteno de gua - tem o poder de reter grande quantidade de gua.

Aplicao
Construo civil

Enchimento de pisos Proteo nos revestimentos de estruturas metlicas, paredes ou forros Isolao termo-acstica em divisrias ou forros Isolao termo-acstica para lajes e paredes Proteo do impermeabilizante em lajes de cobertura Miolos de divisrias e portas "corta-fogo" Cmaras a prova de som Cmaras a prova de fogo Rebocos isolantes

Indstria

Tijolos, placas e argamassas isolantes e refratrias Isolante trmico e anticorrosivo Isolante termo-acstico para construo naval Isolante de cmaras frias Isolao trmica de fornos, chamins e dutos

Outros

Isolao trmica de vages e caminhes frigorficos

Concreto Leve de Vermiculita Expandida

O concreto leve de Vermiculita Expandida um concreto convencional onde o principal agregado a Vermiculita Expandida. Utilizando em reas que no haja exigncia de grandes esforos, o concreto de Vermiculita Expandida consegue compatibilizar baixssimo peso com boa resistncia mecnica, o que outros agregados no conseguem. Recomendamos o uso do concreto leve de Vermiculita Expandida em caixo perdido, rebaixos, contra pisos, regularizao e rebocos acsticos. Comporta-se como enchimento de excelente qualidade. Placas e Blocos de Vermiculita Placas e blocos isolantes extremamente leves, prensadas, quimicamente ligadas, base de vermiculita expandida e ligantes inorgnicos, apresentando boa resistncia mecnica. So recomendadas para uso em temperaturas de servio contnuo de at 1000C. No contm amianto e nenhum componente txico prejudicial sade. Produto inodoro, imputrescvel, no deteriorvel e incombustvel.

Classificao da Vermiculita

Padro Internacional Large Medium Fine Superfine Mcron Validade

Tamanho em mm -8.0 a +2.8 -4.0 a +1.4 -2.0 a +0.71 -1.0 a +0.355 -0.71 a+0.25

Padro Americano 1 2 3 4 5

Tamanho em mm -7.0 a +3.327 -3.5 a +1.75 -2.0 a +0.6 -0.85 a +0.212 -0.3

Padro Brasileiro Mdio Fino Superfino Mcron

Tamanho em mm 55-95% > 2.4 65-95% > 1.2 70-95% >0.6 80-100% > 0.3

Prazo de validade indefinido desde que o produto seja estocado e manuseado adequadamente. Produto no perecvel. Manuseio Evitar pancadas fortes que podem provocar gerao de p dentro da embalagem. Material poder emitir poeira se manuseado de modo inadequado. O ambiente deve ser ventilado. A trepidao gerada durante o transporte e o manuseio provoca um adensamento normal do material. Estocagem

Armazenar o produto sobre paletes de madeira, em local seco e aberto protegido de intempries. Empilhamento mximo recomendado de 10 sacos. Como preparar a Mistura Cimento X Vermiculita Expandida Mistura Manual Misture bem o cimento e a vermiculita. Adicione gua lentamente at formar uma pasta com consistncia adequada para ser aplicada. Mistura em betoneira Coloque a gua e depois o cimento, at ficar bem homogneo. Junte a vermiculita at completar a mistura. O tempo de permanncia na betoneira ser o suficiente para a massa atingir a "pega" para ser lanada. Sugestes de Trao (cimento : vermiculita) Lajes sem trnsito: 1:7 ou 1:8; Lajes com trnsito leve de pessoas: 1:6 (com proteo mecnica); Lajes com trnsito pesado de pessoas: 1:4 (com proteo mecnica); Lajes com trnsito veculos: 1:4 (com proteo mecnica de 5 cm armada com tela e piso final); Contra-piso: 1:4; Revestimento: 1:5; Enchimento: 1:10.

Aplicao
Paredes As paredes devem receber antes um chapisco de areia e cimento bem fino (ou picotar, caso haja reboco). Com as paredes bem secas, aplique uma camada de at 3 cm. Usar a proporo de 5:1 (Vermiculita: Cimento) com 25% de gua sobre o volume da Vermiculita. Espere secar bem (aproximadamente 72 h), e s ento aplique nova camada, repetindo o processo at a espessura desejada. Espessura mnima recomendada: 3,0 cm. Depois de seco, fazer uma camada (aproximadamente 1 cm) de argamassa (areia e cimento). Lajes descobertas Regularize a superfcie da laje, deixando caimento mnimo de 1%. Faa a impermeabilizao de sua preferncia. Aplique argamassa de vermiculita na espessura de 3,0 a 5,0 cm. Depois de bem seco fazer a proteo com argamassa de areia e cimento (trao 4:1). Contra-pisos Regularize a superfcie da laje, deixando caimento mnimo de 1%. Faa a impermeabilizao de sua preferncia. Aplique argamassa de vermiculita na espessura de 2,0 a 3,0 cm. Depois de bem seco fazer a proteo com argamassa de areia e cimento (trao 4:1). Caso haja trnsito de qualquer espcie, recomendamos sempre uma proteo mecnica da camada de isolante com uma argamassa de cimento x areia trao 1: 3 com no mnimo 2 cm de espessura.

Consumo de Vermiculita por m De rea (em qualquer trao)


ESPESSURA CM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 VOLUME REAL m 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 0,06 0,07 0,08 0,09 0,10 VERMICULITA m 0,013 0,026 0,039 0,052 0,065 0,078 0,091 0,104 0,117 0,130

Obs.: O coeficiente de compressibilidade adotado foi de 1,3.

Caractersticas da mistura Cimento X Vermiculita Expandida


Para preencher 1 m com concreto leve de Vermiculita Expandida: Densidade do concreto leve (Kg/m) 380 450 680 770 950 Resistncia Umidade Trao Vermiculita Cimento gua residual CP 32 x Expandida CP-32 compresso (litros) aps 28 Vermiculita (litros) (Kg) aps 28 dias dias (%) expandida (Kgf/cm) 1.280 177 652 4 2,4 1:10 1.320 228 660 4 3,5 1:8 1.400 323 560 6 13 1:6 1.480 511 488 7 20 1:4 1.540 1.062 488 9 42 1:2

8. L de Rocha
A l de rocha fabricada a partir de rochas baslticas especiais e outros minerais que aquecidos cerca de 1500C so transformados em filamentos que, aglomerados com solues de resina orgnicas, permitem a fabricao de produtos leves e flexveis at muito rgidos, dependendo do grau de compactao. Devido a suas caractersticas termo-acsticas atende os mercados da construo civil, industrial, automotivos e eletrodomsticos entre outros. Garantindo conforto ambiental, segurana e aumento no rendimento de equipamentos industriais, gerando economia de energia com aumento de produtividade com a mais favorvel relao custo/beneficio.

Principais caractersticas

Incombustibilidade; Resistncia ao Fogo; Segurana; Proteo pessoal; Favorvel custo/benefcios e Absoro acstica.

Propriedades

Facilidade de manuseio; Boa resilincia; Resistentes a vibraes; No higroscpicos e Imputrescveis e quimicamente neutro

8.1. Feltros
Descrio
Feltros leves e flexveis em l de rocha basltica THERMAX, aglomerados com resinas especiais. Fornecidos em rolos, na densidade de 32 Kg/m, proporcionam facilidade no manuseio, minimizando as perdas durante a aplicao em superfcies irregulares, planas ou cilndricas. Devido aos baixos coeficientes de condutividade trmica e elevados ndices de absoro acstica, so empregados para tratamentos termo-acsticos na construo civil e indstria.

Aplicao

Sob coberturas Sobre forros vazados Sobre forros falsos Entre telhas metlicas Entre alvenarias Entre divisrias Em equipamentos trmicos Em caixas acsticas

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas

Reduzem o fluxo (ou troca) de calor entre a superfcie interna e externa isolada, devido sua baixa condutividade Recomendados para temperaturas at 400C (FSR - 32)

Acsticas

Graas sua estrutura fibrosa, possui elevados ndices de absoro acstica ornando possvel a sua utilizao na reduo do rudo na fonte, atravs de tratamento acstico do ambiente, ou como auxiliar na reduo na transmisso de som entre ambientes.

Comportamento ao fogo

A l de rocha basltica THERMAX, independente da densidade, incombustvel, o que assegura total tranqilidade durante a montagem e aps sua aplicao, e principalmente em seu armazenamento. Os feltros FSR em l de rocha basltica THERMAX so classificados segundo o mtodo de ensaio utilizado: - ISO 1182 - Incombustvel - ASTM E 84 - Flame = zero; Smoke = zero

Fsicas

Resilincia: Recupera a espessura original, aps a retirada da fora que causou a deformao. Resistncia gua: A l de rocha basltica THERMAX repelente gua na forma lquida devido aos aditivos adicionados ao produto. INRCIA QUMICA No atacam as superfcies com as quais mantm contato, quer seja a superfcie externa ou o casco do equipamento. SADE A L de Rocha foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. NORMA ABNT - NBR 11722 PRODUTOS ESPECIAIS (SOB CONSULTA)

Os feltros podem ser fornecidos com acabamentos superficiais diversos, para finalidades especficas. Os acabamentos disponveis so : PVC , alumnio reforado, vu de vidro, vu de poliester, tecido de vidro, etc... ESPECIFICAES Densidade Espessura Comprimento Largura Produto Embalagem ( Kg/m3) ( mm ) ( mm ) ( mm ) 12.000 1.200 FSR - 32 32 25 10.000 600 Saco plstico de 8.000 polietileno 12.000 1.200 FSR - 32 32 50 8.000 600 CONDUTIVIDADE TRMICA (Kcal/m.h.C) Temperatura de Operao ( C ) Produto 25 50 100 150 200 250 300 350 400 FSR - 32 0,032 0,034 0,039 0,044 0,050 0,057 0,062 0,075 0,081 COEFICIENTES DE ABSORO ACSTICA Freqncia ( Hz ) Espessura Produto ( mm ) 125 250 500 1000 2000 4000 NCR 50 0,16 0,52 0,82 0,92 0,94 0,96 0,80 FSR - 32 100 0,84 0,98 1,10 1,11 1,09 1,17 1,07

8.2. Isotubos
Descrio
Tubos em l de rocha basltica THERMAX, de alta densidade, aglomeradas com resinas especiais. One-Piece-Pipe: tubos em uma pea nica com corte longitudinal e um semi corte interno do lado oposto. Indicados para tubulaes com dimetros nominais at 4" em diversas espessuras. Bipartidos: tubos em duas metades iguais e separadas. Indicados para tubulaes com dimetros nominais de 4"a 16", em diversas espessuras.

Aplicao
Recomendados para altas, mdias e baixas temperaturas, em isolamentos trmicos de tubulaes, flanges, vlvulas e conexes, com aplicaes nas reas:

Industrial Construo civil Naval Usinas termoeltricas Destilarias de lcool Usinas de acar

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas

Em funo dos baixos coeficientes de condutividade trmica, contribuem para reduo dos custos de operao e economia de energia. Suportam temperaturas at 750C sem deteriorao. Suportam picos de temperaturas superiores a 1.000C, com pouca ou quase nenhuma modificao em sua estrutura fsica.

Acsticas

Possuem elevados ndices de absoro acstica. Conjugadas com revestimentos massivos, so freqentemente utilizados para reduzir o nvel de rudo de tubulaes e equipamentos industriais

Comportamento ao fogo

Alm de ser incombustvel, segundo mtodo da ISO 1182, atuam como verdadeiras barreiras contra o fogo garantindo a segurana do aplicador durante o armazenamento e aplicao, protegendo os equipamentos isolados, em caso de incndios.

Fsicas

Resilincia: Recupera a espessura original, aps a retirada da fora que causou a Deformao. Resistncia gua: A l de rocha basltica THERMAX repelente a gua na forma lquida devido aos aditivos adicionados ao produto.

Mecnicas

Oferecem boa resistncia ao manuseio, aplicao e estocagem, podendo ser utilizados em tubulaes com freqentes vibraes. INRCIA QUMICA No atacam as superfcies com as quais mantm contato, quer seja externa ou o casco do equipamento. SADE A L de Rocha foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU.

NORMAS ABNT - NBR 11363 N - 1618 - Reviso C PRODUTOS ESPECIAIS Os ISOTUBOS podem ser fornecidos com acabamentos superficiais diversos, para finalidades especficas. Os acabamentos disponveis so : PVC , alumnio reforado , vu de vidro , vu de poliester , tecido de vidro , etc... MONTAGEM Principalmente os "One-Piece-Pipe", que fornecidos em pea nica, reduzem a mo de obra, com perfeito fechamento das juntas no sentido longitudinal. Podem ser cortados em gomos, angulados ou no, para aplicaes em curvas, flanges, vlvulas, redues , etc. ESPECIFICAES Dimetro Espessura Comprimento Nominal ( pol ( mm ) ( mm) ) 25,40,50,63,75 25,40,50,63,75 100 De a 4 De 4 a 16 De a 16 1000 1000 1000

Produto

Densidade (Kg/m3)

Embalagem Saco plstico de polietileno Caixa de papelo Caixa de papelo

ISOTUBO "One Piece At 165 Pipe" ISOTUBO At 130 Bipartidos" ISOTUBO At 130 "Bipartidos"

TABELA DE ESPESSURAS Temperatura de Operao (C) Dimetro Nominal 1/2" 3/4" 1" 1 1/4" 1 1/2" 2" 2 1/2" 3" 4" 5" 6" 8" 10" 12" 50C 100C 150C 200C 250C 300C 350C 400C 450C 25 25 25 25 25 25 40 40 40 40 40 40 50 50 25 25 25 25 25 40 40 40 40 40 50 50 50 50 40 40 40 40 40 40 50 50 50 50 63 63 63 63 40 40 40 50 50 50 50 63 63 63 63 75 75 75 50 50 50 50 50 63 63 63 63 75 75 75 75 75 50 50 50 63 63 63 63 75 75 75 75 75 100 100 63 63 63 63 63 75 75 75 75 75 100 100 125 125 63 63 63 75 75 75 100 100 100 100 125 125 125 150 75 75 75 100 100 100 125 125 125 125 150 150 150 175

14" 50 16" 50 Superfcies 50 Planas

50 50 50

63 63 63

75 75 75

100 100 100

125 125 125

150 150 150

150 150 150

175 175 175

8.3. Lamelas
Descrio
Segmentos rgidos em l de vidro, suportados por um laminado constitudo de folha de alumnio e papel Kraft, entremeado por uma trama de fios de vidro ou polister, que conferem essa laminada grande resistncia ao manuseio. Os segmentos so dispostos sobre o laminado com as fibras orientadas no sentido vertical, resultando um produto malevel e de grande resistncia compresso.

Aplicao
Principalmente utilizado no isolamento trmico e acstico de superfcies cilndricas com dimetros acima de 4 polegadas. Adapta-se tambm ao isolamento de flanges, vlvulas, grupos de tubulaes e tanques de armazenamento e processo. facilmente cortado, dispensando mo de obra especializada, eliminando perdas de materiais na obra.

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas

Possui baixo coeficiente de condutividade trmica, proporcionando economia de energia com baixos investimentos.

Acstica

Sua alta densidade e elevados ndices de absoro acstica proporcionam sensvel reduo na transmisso do som.

Comportamento ao fogo

A l de vidro incombustvel, resistindo a temperaturas de at 350 C sem modificaes em sua estrutura fsica.

Fsicas

Resilincia: Recupera a espessura original, aps a retirada da fora que causou a deformao. Resistncia gua: A l de vidro repelente a gua na forma lquida devido aos ativos adicionados ao produto. O laminado aluminizado protege ainda mais o produto, mesmo antes de receber o capeamento definitivo. INRCIA QUMICA LAMELNAP no ataca as superfcies com as quais mantm contato, quer seja externa ou o casco do equipamento. SADE A L de Vidro foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. NORMAS ABNT - NBR 10412 / Petrobrs 1618 MONTAGEM Deve ser fixado com duas cintas de alumnio de 1/2" de largura, a cada 500 mm. Em ambientes protegidos das intempries, no h necessidade de proteo adicional. Recomenda-se, vedar as juntas com fita de alumnio auto-adesivo.Em tubulaes e equipamentos externos, deve ser protegido com chapas metlicas lisas (espessura mnima = 0,5 mm) ou alumnio corrugado (espessura 0,40 mm). ESPECIFICAES Densidade Espessura Comprimento Produto ( Kg/m3) ( mm ) ( mm ) 40 6000 50 5000 60 4000 LAMELNAP 60 60 70 3000 80 3000 90 3000 100 3000 LAMELNAP 100 100 40 6000 50 5000 60 4000 70 3000

Largura ( mm ) 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200

80 3000 90 3000 100 3000 CONDUTIVIDADE TRMICA (Kcal/m.h.C) Temperatura de operao (C) 0 50 100 150 Kcal/m.h.C 0,032 0,038 0,044 0,052

1200 1200 1200 200 0,061 250 0,071

8.4. Mantas MIT


Descrio
Mantas flexveis em l de rocha basltica THERMAX, revestidas em uma das faces com tela de arame galvanizado. Apresenta resistncia a altas temperaturas e grau de conformao elevado, o que facilita sua aplicao em tubulaes e equipamentos de geometria irregular.

Aplicao
Indicadas para isolamento trmico e acstico de superfcies cilndricas, planas ou irregulares, caixas removveis de flanges, vlvulas e outros fittings. A maleabilidade, flexibilidade e conformabilidade das mantas , permitem a sua utilizao em equipamentos e tubulaes de formas e dimetros variados. Alm disso, a tela metlica de suporte serve como elemento de fixao.

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas

Possuem baixos coeficientes de condutividade, conservam a energia e proporcionam excelente resultado na relao custo/benefcio.

Acsticas

Possuem elevados ndices de absoro acstica. Conjugadas com revestimentos massivos, so freqentemente utilizados para reduzir o nvel de rudo de tubulaes e equipamentos industriais.

Comportamento ao fogo

Incombustveis, segundo mtodo da ISO 1182, as mantas MIT resistem a temperaturas at 750C, sem modificar sua estrutura fsica. Alm disso, suportam picos de temperatura superiores a 1000C, com poucas alteraes dimensionais e fsicas, proporcionando segurana nos equipamentos sujeitos a sbitos descontroles de temperatura. INRCIA QUMICA No atacam as superfcies com as quais mantm contato, quer seja externa ou o casco do equipamento. SADE A L de Rocha foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. NORMAS ABNT - NBR 13047 N - 1618 - Reviso C PRODUTOS ESPECIAIS As mantas MIT podem ser fornecidas com revestimento aluminizado em uma das faces. Alm disso, a tela pode ser de inox. ESPECIFICAES Produto Densidade Espessura Embalagem MIT 48 48 50 , 63 , 75 , 100 MIT 64 64 40 , 50 , 63 , 75 , 100 Saco plstico de polietileno MIT 80 80 40 , 50 , 63 , 75 , 100 MIT 96 96 40 , 50 , 63 , 75 , 100 Espessura (mm) Dimenses (mm) m / emb 40 4000 x 1000 x 40 4,0 50 4000 x 1000 x 50 4,0 63 4000 x 1000 x 63 4,0 75 3000 x 1000 x 75 3,0 100 2500 x 1000 x 100 2,5s CONDUTIVIDADE TRMICA (Kcal/m.h.C) Temperatura de Operao ( C ) Produto 0 100 200 300 400 500 600 700 MIT - 48 0,028 0,038 0,050 0,062 0,080 MIT - 64 0,027 0,037 0,049 0,061 0,079 0,100 MIT - 80 0,029 0,037 0,046 0,057 0,071 0,087 0,107 MIT - 96 0,028 0,034 0,042 0,051 0,062 0,074 0,089 0,105

8.5. Paineis PS
Descrio
Painis em l de rocha basltica THERMAX , aglomerados com resinas especiais. Flexveis, rgidos ou semi-rgidos, so indicados para tratamentos termo-acsticos para a construo civil e indstria. Fornecidos em vrias densidades e espessuras, podendo ser utilizados em baixas, mdias e altas temperaturas.

Aplicao
Dispensam rejuntamento, so fceis de serem cortados (com uma lmina afiada) e instalados. Indicados para uso em superfcies irregulares, planas ou cilndricas tais como: Na construo civil:

Caixas acsticas Como miolo para divisrias e alvenarias Sobre forros Em coberturas

Na indstria:

Equipamentos industriais Tanques Tubulaes Foges Estufas Aquecedores

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas

Apresenta baixa condutividade trmica, conserva energia e garante conforto trmico com baixos investimentos. PSL - Recomendados para temperaturas at 250 C PSE - Recomendados para temperaturas at 500 C

PSR - Recomendados para temperaturas at 750 C

Acsticas

Os painis demonstram sua versatilidade ao atuarem como auxiliares na reduo de transmisso de som e como absorvedores acsticos.

Comportamento ao fogo

Os painis em l de rocha basltica THERMAX so classificados segundo o mtodo de ensaio utilizado: - ISO 1182 - Incombustvel - ASTM E 84 - Flame = zero; Smoke = zero

Fsicas

Resilincia: Recupera a espessura original, aps a retirada da fora que causou a deformao. Resistncia gua: A l de rocha basltica THERMAX repelente a gua na forma lquida devido aos aditivos adicionados ao produto. INRCIA QUMICA No atacam as superfcies com as quais mantm contato, quer seja a superfcie externa ou o casco do equipamento. SADE A L de Rocha foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. NORMAS ABNT NBR - 11364 N - 1618 - Reviso C PRODUTOS ESPECIAIS Os painis podem ser fornecidos com acabamentos superficiais diversos, para finalidades especficas. Os acabamentos disponveis so : PVC , alumnio reforado , vu de vidro , vu de polister , tecido de vidro , etc... ESPECIFICAES Espessura Comprimento Largura ( mm ) ( mm ) ( mm ) 25, 40, 50, 75, 1200 600 100 25, 40, 50, 75, 1200 600 100

Produto PSL - 32 PSE - 48

Densidade ( kg/m3 ) 32 48

Embalagem Saco plstico de polietileno

PSE - 64 PSE - 80 PSR - 96 PSR - 112 PSR - 128 PSR - 144 PSR - 160 Produto PSL - 32 PSE - 48 PSE - 64 PSE- 80 PSR - 96 PSR - 112 PSR - 128 PSR - 144 PSR - 160

25, 40, 50, 75, 1200 600 100 25, 40, 50, 75, 80 1200 600 100 25, 40, 50, 75, 96 1200 600 100 25, 40, 50, 75, 112 1200 600 100 25, 40, 50, 75, 128 1200 600 100 144 25, 40, 50 1200 600 160 25, 40, 50 1200 600 CONDUTIVIDADE TRMICA (Kcal/m.h.C) Temperatura de Operao (C) - de 350 a 600C 0 100 200 300 400 500 600 700 0,028 0,039 0,050 0,062 0,081 0,028 0,038 0,050 0,062 0,080 0,027 0,037 0,049 0,061 0,079 0,100 0,029 0,037 0,046 0,057 0,071 0,087 0,107 0,028 0,034 0,042 0,051 0,062 0,074 0,089 0,028 0,034 0,042 0,051 0,062 0,073 0,088 0,105 0,029 0,035 0,042 0,051 0,062 0,073 0,087 0,103 0,035 0,042 0,051 0,058 0,071 0,083 0,098 0,035 0,042 0,050 0,057 0,070 0,082 0,097 64

Obs. Testes efetuados segundo o mtodo ASTM C - 177 COEFICIENTES DE ABSORO ACSTICA Freqncia (Hz) Espessura (mm) 125 250 500 1000 2000 50 0,16 0,52 0,82 0,92 0,94 100 0,85 0,98 1,01 1,11 1,09 50 0,16 0,66 1,00 1,05 1,02 100 0,87 1,23 1,19 1,15 1,12 50 0,14 0,68 1,00 1,04 0,96 100 0,88 1,23 1,19 1,16 1,12

Produto PSL - 32 PSL - 32 PSE - 64 PSE - 64 PSE - 80 PSE - 80

4000 0,96 1,18 1,04 1,09 1,00 1,09

NCR 0,80 1,05 0,93 1,17 0,92 1,18

Obs. Os valores superiores a 1 so previstos em norma. Para efeito de projeto, utilizar igual a 1. Testes efetuados de acordo com as Normas ISO/R-354 e ASTM C - 423 - 81

8.6. Super Flocos

Descrio
Flocos amorfos constitudos por fibras em l de rocha THERMAX , isentos de resinas e materiais orgnicos, possuem dimetro mdio entre 6 e 7 microns.

Aplicao
Satisfazem as exigncias dos mais complexos sistemas de isolamentos trmicos e acsticos. Os Super-Flocos so recomendados para preencher quaisquer sistemas e equipamentos de difcil acesso, tais como:

Fornos e estufas Torres de oxignio Paredes duplas de equipamentos Criogenia

Obs. : Os Super-Flocos podem ser fornecidos no formato de mantas, o que pode facilitar a aplicao em situaes especficas.

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas

Suportam picos de temperatura superiores a 1000 C. Sua baixa condutividade trmica resulta em excelente eficincia, provendo economia de energia. Trabalham dentro de uma larga faixa de temperatura de -200 C a +750 C.

Acsticas

Possuem elevados ndices de absoro acstica. Conjugadas com revestimentos massivos, so freqentemente utilizados para reduzir o nvel de rudo de tubulaes e equipamentos industriais.

Comportamento ao fogo

Por serem incombustveis, oferecem grande segurana em sua aplicao, transporte e armazenamento. INRCIA QUMICA No atacam as superfcies com as quais mantm contato, quer seja externa ou o casco do equipamento.

SADE A L de Rocha foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. NORMA EB - 590 MONTAGEM Por serem amorfos, os Super-Flocos podem ser aplicados em cavidades, com maior ou menor graus de compactao. A densidade final poder ser obtida atravs de um clculo do volume a ser preenchido e da quantidade do produto utilizada. O resultado trmico ser anlogo ao de painis com iguais densidades . importante que se mantenha um controle sobre as quantidades do Super-Flocos utilizadas, pois a excessiva compactao resultar em consumos maiores que o permitido. ESPECIFICAES Fornecimento em sacos plsticos de polietileno com 15 Kg. Densidade aproximada de 60 Kg/m3

8.7. Thermax-flex
Descrio
Feltros leves e flexveis em l de rocha basltica THERMAX , com caractersticas trmicas, revestidos em uma das faces com uma folha de alumnio impermevel, proporcionando uma barreira contra a condensao superficial e a penetrao de umidade no interior do isolante.

Aplicao
Para isolamento termo-acstico de:

Dutos de ar condicionado Tubulaes Equipamentos Coberturas Sobre forros Dutos de exausto para cozinhas industriais e restaurantes

Mais Informaes
PROPRIEDADES

Trmicas

A eficiente proteo oferecida pela barreira anticondensao, constituda pela folha de alumnio, faz do produto um excelente envolvente para os equipamentos de condicionamento de ar e conseqente economia de energia.

Comportamento ao fogo

Conforme critrios estabelecidos na IT 10/01, do Corpo de Bombeiros, THERMAX-FLEX qualificado como CLASSE II A A utilizao de THERMAX-FLEX para o isolamento trmico dos dutos de ar condicionado constitui uma garantia adicional de segurana.

Fsicas

Resilincia: Recupera a espessura original, aps a retirada da fora que causou a deformao. Resistncia gua: A l de rocha basltica THERMAX repelente a gua na forma lquida devido aos aditivos adicionados ao produto. INRCIA QUMICA No atacam as superfcies com as quais mantm contato, quer seja externa ou o casco do equipamento. SADE A L de Rocha foi classificada no Grupo 3 (Material no cancergeno), segundo relatrio da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (Frana), um rgo pertencente Organizao Mundial da Sade da ONU. NORMA ABNT - NBR 11722 PRODUTOS ESPECIAIS THERMAX-FLEX pode ser fornecido, opcionalmente, com laminado de alumnio reforado com trama de fios de vidro ou poliester, fcil de cortar, flexvel e muito resistente a rasgamentos.

ESPECIFICAES Densidade Espessura Comprimento Largura Produto Embalagem ( Kg/m ) ( mm ) ( mm ) ( mm ) TF - 32 32 25, 40 , 50 3600 600 saco plstico de polietileno TF - 32 32 25, 40 , 50 10.000 / 8.000 1.200 CONDUTIVIDADE TRMICA Condutividade ( Kcal/h.C ) Produto Temperatura Mdia de 25 C TF - 32 0,032 COEFICIENTES DE ABSORO ACSTICA Freqncia ( Hz ) Espessura Produto ( mm ) 125 250 500 1000 2000 4000 NCR TF - 32 50 0,16 0,52 0,82 0,92 0,94 0,96 0,80 Obs.: Valores superiores a 1 so previstos em norma. Para efeito de projeto, utilizar valor igual a 1 . Testes efetuados de acordo com as Normas ISO/R-354 e ASTM - C - 423 - 81 Referncia: - http://www.isar.com.br/

Telhas Termo-acsticas
Descrio
As Telhas Termoacsticas so produtos indicados para o isolamento de cobertura e fechamento de ambientes com rudo externo e amplamente utilizado para conservao de energia em edificaes (refrigerao ou aquecimento). O produto tem como caracterstica primordial a utilizao de matrias-primas como poliuretano, poliestireno e l de fibra mineral. So quatro modelos com isolante, cujas propriedades garantem um excelente desempenho no isolamento trmico e /ou acstico do lugar.

Tipos e Caractersticas
Trmica com Poliestireno - uma telha trapezoidal 25 ou 40 com poliestireno expandido colado.

Termoacstica com Poliestireno - duas telhas trapezoidais L25 ou L40 com ncleo de poliestireno expandido colado. Excelente desempenho termoacstica com menor custo.

Termoacstica com L Mineral - duas telhas onduladas ou trapezoidais com ncleo de l de vidro ou l de rocha. Montagem feita no local.

Termoacstica com Poliuretano - duas telhas trapezoidais 25 ou 40 com ncleo de poliuretano expandido. Conjunto leve, pr-fabricado e excelente desempenho termoacstica.

Caractersticas dos Revestimentos


O poliuretano possui um baixo coeficiente de condutividade trmica (k), oferecendo uma resistncia nas trocas constantes de calo externo e interno nas edificaes, possibilitando uma reduo na utilizao de equipamentos para refrigerao, reduo em problemas de acidentes por fadiga e

melhoria do ambiente de trabalho. A utilizao do Poliuretano ou Poliestireno pode ser composto com as seguintes colocaes: - O Poliestireno vai proporcionar uma sensvel reduo dos rudos externos com bom isolamento trmico em coberturas e fechamentos. Suas placas possuem densidade de 13kg/m3 com coeficiente de condutividade trmica k= 0.029 kcal/mhC ou com densidade de 20kg/m3 e coeficiente de condutividade trmica k= 0.026 kcal/mhC. Caracteriza-se por ser um produto que tem em sua composio retardante a ao de chamas e no absorve gua. - O Poliuretano possui excelente desempenho Termo acstico e injetado com densidade de35 a 39 kg/m3. Possui um coeficiente decondutividade trmica de k= 0.016 kcal/mhC. Tem como caracterstica ser retardante na ao de chamas e no absorve gua. Quando o assunto som, a primeira analise a ser feita refere-se massa de cada produto e, comparando-se a densidade observar que o poliuretano muito superior. Para avaliao trmica relacionados abaixo um comparativo de Condutividade Trmica, que possibilita a demonstrao de quais produtos oferecem melhor absoro Trmica: Material Poliuretano Poliuretano Poliestireno F3 Poliestireno F3 Poliestireno F3 Poliestireno F1 Poliestireno F1 Poliestireno F1 L de Rocha L de Rocha K (Kcal/m.h.C) 0.016 0.016 0.026 0.026 0.026 0.029 0.029 0.029 0.032 0.032 Densidade Kg/m3 35/45 35/45 20/25 20/25 20/25 13/16 13/16 13/16 48 48 espessura mm 50 30 48 35 14 50 40 20 75 50

Aplicao
O Poliuretano, quando utilizado no preenchimento de duas telhas metlicas, com seu alto poder de aderncia na cura, oferece uma ligao estrutural entre as duas telhas metlicas criando um elemento estrutural muito resistente com baixo peso. O Poliestireno, por ser colado oferece a mesma ligao, oferecendo a mesma analise para resistncia mecnica. Utilizando-se o Poliuretano aparente, aplicado apenas a telha superior, consegue-se manter sua caracterstica de isolante trmico porem, no possui resistncia mecnica suficiente para suportar a incidncia de peso sobre sua massa contra viga, tornando este tipo de cobertura mais frgil no sentindo de possibilidades de vazamentos, a espuma tem tendncia de diminuir sua espessura representando um risco a estanquedade de parafusos e nos remontes da instalao. Salientamos que este tipo de utilizao poliuretano representa um visual esttico muito ruim, pode ser bem utilizado quando complementando a um forro. O Poliestireno tambm pode ser usado sem telha inferior, produzido em placas de 1 metro e os remontes tambm se tornam aparentes, deve ser complementados a um forro.

S-ar putea să vă placă și