Sunteți pe pagina 1din 17

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 A ATMOSFERA PODE SER CONSIDERADA UMA FONTE DE MATERIAIS TEIS PARA O SER HUMANO?

Pginas 3-4

1. Temperatura de ebulio aquela em que a substncia ferve ao passar do estado lquido para o gasoso. Observao: Como no foi estudada a presso de vapor, no se espera que os alunos definam temperatura de ebulio como aquela em que a presso parcial da substncia se iguala presso externa. Essa questo busca permitir que os alunos se lembrem das evidncias macroscpicas do processo de ebulio. 2. O valor numrico da TE e da TL de uma dada substncia em determinadas condies de temperatura e de presso o mesmo. Costuma-se usar o termo temperatura de ebulio (TE) quando se est fazendo referncia mudana de estado de uma substncia do lquido para o gasoso. J ao se descrever a mudana de estado do gasoso para o lquido, costuma-se usar o termo temperatura de liquefao (TL). Observao: Esta questo busca mostrar para os alunos que, apesar do valor numrico de TE e TL ser o mesmo para uma mesma substncia nas mesmas condies, ao se usar TE ou TL esto sendo fornecidas mais informaes sobre o processo a que se est fazendo referncia do que somente fornecendo um dado numrico. 3. A 200 oC, o nitrognio encontra-se no estado lquido. 4. A 190 oC, o criptnio, o xennio e o argnio encontram-se no estado slido; o oxignio, no estado lquido; e o nitrognio, o hidrognio, o hlio e o nenio, no estado gasoso. Observao: Muitos alunos tm apresentado dificuldades para entender que, quanto mais negativa for uma temperatura de ebulio de um lquido, maior ser o seu valor numrico e menos calor ser necessrio para que passe do estado lquido para o gasoso. Uma sugesto para facilitar o entendimento dos alunos seria a construo de um diagrama que inter-relacione as temperaturas de ebulio de diferentes
1

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

substncias. O 0 oC deve aparecer. Esta questo busca dar oportunidade aos alunos para que desenvolvam ou exercitem a habilidade de organizar e relacionar dados e informaes apresentados em tabelas e tambm a de organizar conhecimentos a fim de compreender o processo industrial utilizado na separao dos gases presentes no ar atmosfrico, assim como algumas dificuldades envolvidas nesse processo. A construo de uma tabela de converso entre oC e K pode facilitar o entendimento, pois na escala Kelvin as temperaturas so sempre positivas. Por outro lado, o uso dessa escala nem sempre permite aos alunos que compreendam, quase no nvel sensitivo, quo frio 0 K (273 oC). Espera-se tambm que os alunos consigam aplicar os conceitos de temperaturas de fuso e de ebulio (a presses definidas) para predizerem o estado fsico em que uma substncia se encontra.

Pginas 4-6

5. possvel que o gs hlio no seja obtido a partir da destilao fracionada do ar atmosfrico pelo fato do processo no ser economicamente vivel, dada sua baixa concentrao na mistura gasosa e sua baixa temperatura de ebulio (269 oC). Os alunos provavelmente no sabero, mas neste momento pode lhes ser informado que o resfriamento do ar atmosfrico (para que seja liquefeito) ocorre por meio de sua expanso: a mistura de gases inicialmente comprimida e expandida. Ao serem expandidos, os gases liberam calor para o meio, resfriando-se. Esse efeito chamado efeito Joule-Thomson. A dificuldade de separao do hlio por meio da destilao fracionada est no fato de que esse gs, quando comprimido, somente sofre o efeito Joule-Thomson de resfriamento a temperaturas inferiores a 267 oC. O hlio apresenta dois estados lquidos diferentes: o hlio I, que se comporta como um lquido normal, e o hlio II, que se comporta como um superfluido. Para que o hlio se solidifique, no basta baixar a temperatura. necessrio tambm que seja aumentada a presso. Mais informaes podem ser encontradas no livro Qumica inorgnica no to concisa, de J. D. Lee, disponvel na biblioteca do professor.

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

6. O nitrognio lquido deve ser obtido na regio superior da coluna de destilao porque sua temperatura de ebulio mais baixa do que a temperatura de ebulio do oxignio. Os alunos devero relacionar temperaturas de ebulio fornecidas em tabelas com as diferentes temperaturas em uma torre de destilao fracionada para compreenderem o processo de obteno de gases industriais. O professor poder retomar a importncia da destilao fracionada como processo de separao ao estudar a separao das fraes do petrleo, no volume 3.

Pgina 6

A discusso e a construo de uma sntese utilizando ou no a tabela como forma de apresentao devem ser realizadas usando-se as informaes trazidas pelos alunos para a sala de aula. interessante que todas as informaes colhidas pelos alunos sejam discutidas e que eles anotem em seus cadernos detalhes que acharem interessantes. Esta atividade tem por objetivo permitir a eles que aprendam a buscar informaes e a reconhecer a importncia da atmosfera como fonte de materiais teis aos seres humanos. Algumas informaes que podem ser trazidas para a sala de aula sobre a obteno e os usos de alguns gases obtidos a partir do ar atmosfrico: Os gases oxignio, nitrognio, argnio, nenio, criptnio e xennio so obtidos principalmente pela destilao fracionada do ar. Alguns usos do gs oxignio: na siderurgia, em soldas e cortes metlicos; como comburente para foguetes; para respirao (misturado com gs hlio) em mergulhos ou trabalhos em minas profundas; usos mdicos (para auxiliar a respirao, em aparelhos de respirao artificial, em terapias hiperbricas); no tratamento de efluentes (esgotos), entre outros. Alguns usos do gs nitrognio: como matria-prima para a sntese da amnia e do cido ntrico; para a manuteno de atmosferas inertes (empacotamento de medicamentos, comercializao de flores, conservao de alimentos, indstria do ao);
3

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

como agente criognico (congelamento de carnes, manuteno de materiais biolgicos como smen e sangue). Alguns usos do gs argnio: na produo de metais como zircnio e titnio; soldagem de metais; em iluminao. Os gases nenio, criptnio e xennio so bastante usados em iluminao. Tambm podem ser pesquisadas e discutidas as utilizaes do gs hlio. , contudo, interessante que seja frisado que o gs hlio comercializado no extrado do ar atmosfrico, e sim de jazidas de gases naturais, dado que esses gases chegam a apresentar at 7% de hlio. Alguns usos do gs hlio: permitir a ascenso de bales e dirigveis; como constituinte de atmosferas sintticas, misturado com oxignio e nitrognio (trimix), usadas em mergulhos profundos e em trabalhos em minas profundas; vantajoso o uso do hlio por ser menos solvel no sangue do que o nitrognio, o que diminui o tempo necessrio para a descompresso; na pressurizao de tanques de naves espaciais; como atmosfera protetora na fabricao de titnio e zircnio; em pesquisas sobre a supercondutividade; como gs transportador inerte em cromatografia gasosa.

Mais informaes sobre aplicaes de gases podem ser encontradas em Qumica inorgnica no to concisa, de J. D. Lee, disponvel na biblioteca do professor.

Pgina 7

1. As molculas de nitrognio, oxignio e de hidrognio so apolares porque so formadas por dois tomos que apresentam a mesma eletronegatividade; os ncleos de ambos atraem os eltrons dos tomos vizinhos com a mesma fora eltrica. Dessa maneira, as nuvens eletrnicas esto igualmente distribudas ao redor dos dois
4

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

ncleos e, consequentemente, as molculas no apresentam momentos de dipolo permanente. 2. As molculas do gs oxignio apresentam uma nuvem eletrnica maior do que a das molculas do gs hidrognio, sendo, portanto, mais deformveis. Quanto mais deformvel for a nuvem eletrnica, maior ser sua polarizabilidade. Por isso, os momentos de dipolo induzido que nelas aparecem so mais intensos e as atraes intermoleculares so maiores, sendo, portanto, necessria maior energia para separar essas molculas umas das outras. Por esses motivos, a temperatura de ebulio do oxignio maior do que a temperatura de ebulio do hidrognio. Espera-se que, nesta pesquisa, os alunos apliquem conhecimentos estudados na 2a srie sobre interaes interpartculas para entenderem as diferentes temperaturas de ebulio de diferentes substncias. Com isso, espera-se que valorizem a importncia de saber explicar as diferentes propriedades no nvel microscpico para que se possa entender processos de obteno de materiais e, at mesmo, eventualmente, para sugerir outros processos.

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 ESTUDO DA SNTESE E DA PRODUO INDUSTRIAL DA AMNIA A PARTIR DOS GASES NITROGNIO E HIDROGNIO

Pginas 9-10

1. 200,00 mol 2. No. Formou-se uma quantidade menor do que a estequiometricamente prevista. 3. Esto presentes os gases hidrognio, nitrognio e amnia. Neste primeiro momento, os alunos devero ser capazes de analisar dados apresentados em tabela referentes sntese da amnia e, ao compararem o rendimento obtido com o previsto pela estequiometria da transformao, devero concluir que a reao de sntese da amnia aparentemente no se completa, entrando em um estado de equilbrio qumico, em que produtos e reagentes coexistem indefinidamente no meio reacional.

Pgina 11

1. No, pois para que uma transformao qumica seja considerada de equilbrio qumico, no h a formao da quantidade de produtos prevista pela estequiometria. Aps certo tempo, a transformao parece parar de ocorrer. Nesse momento, reagentes se transformam em produtos e produtos se transformam em reagentes com a mesma rapidez. No caso da combusto do lcool etlico, conforme descrito no enunciado, a previso terica da quantidade de produtos formada se confirma na prtica. 2. A reao de formao do tetrxido de dinitrognio (N2O4) entra em equilbrio qumico, pois o rendimento obtido menor do que o esperado pela previso terica. No sistema coexistem os gases dixido de nitrognio NO2(g) e tetrxido de dinitrognio (N2O4), que se interconvertem com a mesma rapidez.
6

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

Nesta tarefa, espera-se que os alunos estendam o entendimento do estado de equilbrio qumico a outros sistemas alm do da sntese da amnia.

Pginas 12-14

1. De acordo com a tabela, a 400 oC e 500 atm, obtm-se a maior quantidade possvel de amnia. 2. Aumentaria a presso. 3. Ao se aumentar a presso, aumenta-se o rendimento da reao de sntese da amnia. 4. A 500 atm e 400 oC, o rendimento da sntese da amnia de 60,6%. mesma presso e a 600 oC, o rendimento de 20,8%. 5. Ao se aumentar a temperatura, diminui-se o rendimento da reao de sntese da amnia. 6. Como a amnia sintetizada a altas temperaturas e presses, os custos operacionais so muito altos, pois h grande gasto de energia. Quanto maior for o tempo despendido na produo, maiores sero os gastos. O aumento da temperatura diminui o tempo para que a reao de sntese da amnia entre em equilbrio, porm a extenso alcanada diminui. O aumento da presso aumenta o rendimento, porm os custos operacionais para que ocorra a compresso dos gases so altos. importante que se saiba escolher e controlar as condies de presso e de temperatura na produo da amnia para que os gastos de sua produo sejam os menores possveis, levando-se em conta as condies tecnolgicas disponveis.

Pginas 14-15

1. No frasco deve haver os gases nitrognio, hidrognio e amnia, pois, como a sntese da amnia uma transformao que atinge um estado de equilbrio qumico, ela se processa at certa extenso; portanto, ainda restam reagentes, ou seja, coexistem reagentes e produtos.
7

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

2. No frasco continuam presentes os gases nitrognio, hidrognio e amnia, pois se trata de uma transformao que alcana um estado de equilbrio qumico. Mudando-se as condies de temperatura e de presso, a extenso muda e as propores entre as quantidades dos gases se modificam, porm os trs gases continuam a coexistir. 3. Como a temperatura foi aumentada e a presso foi mantida constante, a quantidade de amnia no equilbrio deve ter diminudo. 4. A quantidade de gs amnia deve ter aumentado, pois a temperatura diminuiu. A quantidade de gs amnia deve ser igual quantidade obtida inicialmente pelo qumico (antes de ter aumentado a temperatura para 450 oC). Observao: As questes de 1 a 6 para anlise do texto, assim como a Lio de casa, solicitam aos alunos que observem, analisem e relacionem dados experimentais apresentados em tabelas com o intuito de ampliar a ideia que j possuem sobre o estado de equilbrio qumico e de compreender que mudanas nas condies de presso e de temperatura de um sistema gasoso em equilbrio qumico afetam as quantidades de espcies nele presentes. A questo 6, especificamente, permite que os alunos percebam a importncia de se conhecer os fatores que podem influenciar na velocidade e na extenso com que uma transformao qumica acontece, principalmente em se tratando de processos industriais. No Caderno do Professor voc encontra apoio para realizao das atividades das pginas 16, 17, 18 e 19.

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 POSSVEL ALTERAR A RAPIDEZ COM QUE UMA TRANSFORMAO QUMICA OCORRE?

Experimento 1 Estudando a rapidez da transformao qumica envolvendo comprimido efervescente anticido e gua
Pginas 20-23 Parte I Como a temperatura pode afetar a rapidez de uma transformao qumica?

Espera-se que, nesta resposta, o aluno explicite o efeito que ele acredita que a temperatura exera sobre a rapidez das reaes. Ele poder responder que o aumento da temperatura aumenta a rapidez, diminui a rapidez ou at mesmo que no tem efeito algum. O importante que ele registre suas ideias iniciais para, ao final do experimento, poder discuti-las com seus colegas, compar-las e verificar se so coerentes com os resultados experimentais obtidos. A discusso de todas as respostas iniciais, corretas ou no, permite aos alunos confrontar suas ideias, tirar dvidas, reconstruir conceitos e aplic-los situao-problema. 1. Com gua quente, as bolhas aparecem em menos tempo e a transformao termina mais rapidamente. 2. Quanto menor o tempo da transformao, maior a sua rapidez. 3. Sim. A transformao feita a uma temperatura maior foi mais rpida; portanto, a temperatura influencia na rapidez da transformao estudada. 4. O aluno dever comparar os resultados do experimento com suas previses, verificando se esto coerentes ou no. Caso no estejam, deve-se discutir as discrepncias.
Parte II Como a superfcie de contato pode afetar a rapidez de uma transformao qumica?

Espera-se que, nesta resposta, o aluno explicite o efeito que ele acredita que a superfcie de contato exera sobre a rapidez das reaes. Ele poder responder que o aumento da superfcie de contato aumenta a rapidez, diminui a rapidez ou at mesmo
9

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

que no tem efeito algum. O importante que ele registre suas ideias iniciais para, ao final do experimento, poder discuti-las com seus colegas, compar-las e verificar se so coerentes com os resultados experimentais obtidos. A discusso de todas as respostas iniciais, corretas ou no, permite aos alunos confrontar suas ideias, tirar dvidas, reconstruir conceitos e aplic-los situao-problema. 1. Houve maior superfcie de contato na situao em que o comprimido estava triturado. Pelo fato de estar triturado, partes que se encontravam em seu interior antes de ser triturado entram em contato com a gua assim que so adicionadas a ela. Por esse motivo, diz-se que a superfcie de contato entre a gua e o comprimido triturado maior do que a superfcie de contato entre a gua e o comprimido inteiro. 2. Quando o comprimido est triturado, as bolhas aparecem em menos tempo e a transformao termina mais rapidamente. 3. Sim. Observa-se que, quanto maior a superfcie de contato, maior ser a rapidez da transformao. 4. O aluno dever comparar os resultados do experimento com suas previses, verificando se esto coerentes ou no. Caso no estejam, deve-se discutir as discrepncias.

Experimento 2 Estudando a rapidez da transformao qumica envolvendo hidrogenocarbonato de sdio e vinagre


Pginas 23-25

Espera-se que, novamente, o aluno reflita sobre o efeito que ele acredita que a concentrao de um dos reagentes tem sobre a rapidez das reaes. Ele poder responder que o aumento da concentrao aumenta a rapidez, diminui a rapidez ou at mesmo que no tem efeito algum. O importante que ele registre suas ideias iniciais para poder discuti-las com seus colegas, compar-las e verificar se so consistentes com os resultados experimentais obtidos. A discusso de todas as respostas iniciais, corretas ou no, permite aos alunos confrontar suas ideias, tirar dvidas, reconstruir conceitos e aplic-los situao-problema. 1. Diferentes. Como o volume de gua era o mesmo nos dois copos, naquele em que foram colocadas quatro colheres de vinagre a concentrao maior.
10

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

2. Quando a concentrao de cido maior, a transformao mais rpida. 3. O aluno dever comparar os resultados do experimento com suas previses, verificando se esto coerentes ou no. Caso no estejam, deve-se discutir as discrepncias. 4. Adicionando gua soluo, a concentrao iria diminuir; por esse motivo, a rapidez da transformao deve diminuir. Se a quantidade de gua adicionada for suficiente para dobrar o volume, a concentrao cair pela metade e ficar igual do copo 1. 5. No, pois estaramos modificando duas variveis ao mesmo tempo e no daria para saber se as mudanas observadas seriam decorrentes da variao da temperatura ou da variao da superfcie de contato. 6. No, pois novamente estaramos alterando duas variveis ao mesmo tempo e no daria para saber se as mudanas observadas seriam decorrentes da variao da concentrao ou da temperatura.

Desafio!
Pgina 26

Para analisar a influncia da concentrao de cada reagente, necessrio observar na tabela que a concentrao de um dos reagentes analisados muda e a do outro mantida constante. Sendo assim, temos: Nos experimentos 1, 2 e 3, a concentrao do tiossulfato muda (cai pela metade) e a concentrao do cido permanece a mesma. Quando a concentrao do tiossulfato reduzida pela metade, o tempo de transformao aumenta. Pode-se, ento, concluir que um aumento na concentrao do tiossulfato acarreta aumento na rapidez da transformao. Nos experimentos 4 e 5, a concentrao de cido muda (diminui trs vezes) e a concentrao do tiossulfato permanece a mesma. Quando a concentrao do cido reduzida, o tempo de transformao permanece praticamente inalterado. Pode-se, ento, concluir que a variao na concentrao do cido no afeta a rapidez da transformao. No experimento com o vinagre, verifica-se que o aumento da concentrao de vinagre aumenta a rapidez da transformao. No entanto, isso no uma regra que vale sempre. Existem transformaes em que a variao da concentrao de um ou
11

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

mais reagentes no causa mudana na rapidez. Por isso, importante discutir este exerccio com os alunos.

Pginas 27-29

1. Catalisador uma substncia que aumenta a rapidez de uma transformao qumica e regenerada no final da transformao. Aqui importante no exigir que o aluno defina catalisador exatamente desse modo, mas que ele explique com suas palavras o que catalisador. 2. O uso de catalisadores importante nos processos industriais, como na sntese da amnia e na hidrogenao de leos; na transformao do CO(g) em CO2(g) em escapamentos de automveis; na etapa da coagulao do leite durante a fabricao de queijos etc. Nesta resposta podero aparecer outras aplicaes de catalisadores. importante verificar se elas so condizentes com o seu significado. Inmeros processos industriais utilizam catalisadores. 3. Foram mantidos constantes a massa dos metais, o volume da soluo de cido clordrico e a concentrao de cido clordrico. O que variou foi o metal usado: em um experimento usou-se zinco e em outro, cobre. 4. Sim. Percebe-se a ocorrncia de uma transformao qumica quando h interao do zinco com a soluo de cido clordrico, mas no se percebe a ocorrncia de transformao qumica quando h interao do cobre com a soluo de cido clordrico. 5. Foram mantidos constantes a massa de zinco, o volume e a concentrao da soluo de cido clordrico. O que variou foi a presena de cobre: no primeiro experimento no havia cobre e, no segundo, esse metal estava presente. 6. Sim. No primeiro experimento o tempo gasto para a formao de 30 cm3 de gs hidrognio foi bem maior do que no segundo experimento, em que o cobre estava presente. 7. Para mostrar que o metal zinco reage com a soluo de cido clordrico em um tempo mensurvel e que o metal cobre, nesse tempo, no reage. Se o cobre reagisse, no poderia ser usado como catalisador.
12

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

8. O cobre agiu como catalisador. Pode-se chegar a essa concluso observando-se que o tempo gasto para a obteno de um mesmo volume de H2(g) foi menor no experimento que continha cobre.

Pginas 29-30

Nesta pesquisa, espera-se que os alunos busquem informaes para ampliar seus conhecimentos sobre catalisadores automotivos. No texto estudado em sala de aula j existem algumas informaes sobre esses catalisadores, mas, com a pesquisa, eles vo poder encontrar vrias outras, como, por exemplo: Alm da platina e do paldio, possvel usar outros metais, como rdio e molibdnio. O conversor cataltico dos automveis, em geral, tem estrutura em forma de colmeia para aumentar a superfcie de contato entre os gases e o catalisador. O conversor cataltico dos automveis chamado de trs vias, pois transforma monxido de carbono, hidrocarbonetos volteis e xidos de nitrognio em substncias como gs nitrognio e gs carbnico. Aqui, interessante discutir que, apesar do gs carbnico ser menos nocivo do que o monxido de carbono, ele considerado poluente por ser um dos gases responsveis pelo efeito estufa. O catalisador no elimina totalmente os gases poluentes emitidos pelos automveis porque parte dos gases txicos no convertida e tambm porque o automvel continua emitindo gs carbnico, que causa o efeito estufa. Recentemente, alguns cientistas publicaram que provavelmente o mecanismo de atuao dos catalisadores de automveis diferente do que se imaginava e que eles so mais eficientes do que se pensava.

13

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

Pgina 31

1. a) Porque na geladeira a temperatura menor; portanto, as transformaes qumicas que levam deteriorao dos alimentos ocorrem de maneira mais lenta. b) 500 g de carne moda vo estragar mais rapidamente, pois, nesse caso, existe uma superfcie de contato maior entre a carne e as substncias ou os microrganismos presentes no ambiente, o que aumenta a rapidez com que as transformaes qumicas que levam deteriorao se processam. 2. Pode-se colocar mais vinagre no prato sem mudar o volume de gua. Dessa maneira, haver aumento da concentrao do vinagre, o que pode levar a um aumento na rapidez de transformao. Pode-se tambm usar gua quente, pois o aumento da temperatura aumenta a velocidade das reaes.

Pginas 32-33

As respostas obtidas nas entrevistas podem ser organizadas de forma a mostrar quais as porcentagens das pessoas entrevistadas que consideram ou no importante observar os prazos de validade e as condies de armazenamento de alimentos. Podem tambm ser destacadas as respostas que contenham conhecimentos sobre os fatores que afetam a velocidade de degradao dos alimentos, tais como temperatura ou superfcie de contato com o ar. Na resposta da questo proposta ao final da pesquisa, pretende-se que o aluno discuta que importante verificar os prazos de validade dos alimentos, mas que esses prazos s valem se forem seguidas as recomendaes de armazenamento. Por exemplo, quando um produto com prazo de validade de seis meses se conservado em congelador (T 18 oC) for armazenado em geladeira (T = 4 oC), seu prazo de validade diminui, pois, como foi discutido anteriormente, o aumento da temperatura acelera a rapidez das transformaes qumicas.
14

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 COMO UTILIZAR MODELOS MICROSCPICOS PARA EXPLICAR AS DIFERENAS NA RAPIDEZ DAS TRANSFORMAES QUMICAS?

Atividade 1 Exerccios em sala de aula


Pginas 34-35

1. Para que ocorra a quebra de ligaes nos reagentes e a formao de novas ligaes para dar origem ao produto, necessrio que a coliso ocorra com uma energia suficiente para quebrar ligaes nos reagentes e tambm com uma orientao adequada. 2. Quando a temperatura aumentada, a rapidez com que as partculas se movimentam e suas energias vibracionais tambm aumentam, o que ocasiona um acrscimo na probabilidade de ocorrncia de colises interpartculas com energia suficiente e orientao adequada para que ocorra a transformao qumica. 3. Quando aumenta a concentrao do reagente, aumenta a probabilidade das partculas se chocarem. Se ocorrer mais choques, a rapidez da transformao pode aumentar, porque h mais chances de ocorrerem colises efetivas. 4. Quando aumenta a superfcie de contato, mais molculas ficam expostas, aumentando a probabilidade da ocorrncia de colises. Quanto maior o nmero de colises, maior a probabilidade de colises efetivas, o que aumenta a rapidez da transformao qumica.

Atividade 2

Pginas 35-40

1. Deve ter energia suficiente e orientao adequada. 2. a energia mnima necessria para que a transformao ocorra. 3. A transformao que tem a menor energia de ativao (Ea2) ser mais rpida, pois, como a energia mnima necessria para que a reao ocorra menor, mais choques efetivos podem ocorrer justamente por haver esse tanto de energia mnima.
15

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

4. O catalisador funciona mudando o caminho percorrido pela reao. Nesse novo caminho, so necessrias energias de ativao mais baixas do que a energia de ativao da etapa lenta da reao sem a adio do catalisador. Dessa forma, a transformao mais rpida. Uma ideia indesejvel que pode ser associada expresso caminho percorrido pela reao a de que as substncias, ao reagirem, vo se deslocando em certa direo. Alguns alunos chegam a acreditar que as substncias se deslocam da esquerda para a direita, talvez influenciados pela maneira como as equaes qumicas so escritas: reagentes produtos. recomendvel tomar cuidado para que essa ideia no seja formada.

Pginas 40-41

1. Alternativa e. 2. Alternativa d. 3. Observa-se na tabela que as quantidades de cido, tiossulfato e gua foram colocadas totalizando um volume de 10 mL. Desse modo, pode-se perceber que a concentrao de cido se mantm constante, enquanto a concentrao de tiossulfato varia. Observa-se que, quando a concentrao de tiossulfato aumenta, ocorre uma diminuio no tempo de transformao, o que nos leva a concluir que, quanto maior a concentrao desse reagente, maior a rapidez da reao. Uma reao mais rpida significa que o produto (enxofre, no caso) leva menos tempo para aparecer. Na segunda tabela, todas as concentraes foram mantidas constantes e variou-se a temperatura. Percebe-se que as concentraes so iguais s do ltimo experimento da primeira tabela. Na segunda tabela, o tempo que mais se aproxima do obtido para essas concentraes o que corresponde ao experimento feito temperatura de 30 C.

16

Gabarito Caderno do Aluno

Qumica

3 srie Volume 1

Pginas 42-45

1. Nitrognio: preservao de alimentos, medicamentos, smen e sangue; matria-prima na produo da amnia e do cido ntrico; manuteno de atmosferas inertes. Oxignio: soldas e cortes metlicos; obteno do gs hidrognio do metano por reforma cataltica; produo do acetileno; tratamento de esgoto; terapias hiperbricas. Hlio: bales e dirigveis; mistura com oxignio para uso em mergulhos e trabalhos em minas profundas; pesquisas sobre supercondutividade. 2. a) esperado um rendimento em torno de 35,9% de amnia. b) Para que o rendimento fosse o maior possvel, faria a sntese em temperaturas prximas a 400 oC. c) Podem ser encontrados os gases nitrognio, hidrognio e amnia, pois, como o sistema est em equilbrio qumico, h coexistncia entre reagentes e produtos. Como a porcentagem de amnia formada de 8,8, esta se encontrar em menor proporo em relao aos gases nitrognio e hidrognio. 3. Porque a mastigao diminui o estado de agregao dos alimentos, aumentando a superfcie de contato entre eles e as substncias qumicas que faro parte do processo de digesto. 4. Na experincia III, pois utiliza a maior temperatura, possui maior superfcie de contato entre o magnsio e o cido clordrico e maior concentrao da soluo de cido clordrico. 5. Alternativa a. Pois, observando as etapas da transformao, percebe-se que o iodeto (I-) atua como catalisador, j que ele participa da reao, mas regenerado ao final do processo. 6. Alternativa a. Nas solues aquosas a possibilidade de colises muito maior. importante lembrar que no estado slido a mobilidade das partculas praticamente nula e, se os dois reagentes estiverem slidos, a probabilidade de ocorrerem colises efetivas muito baixa.

17

S-ar putea să vă placă și