Sunteți pe pagina 1din 22

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

LINGUA PORTUGUESA TEXTO A POLCIA E A VIOLNCIA NA ESCOLA


Miriam Abramovay e Paulo Gentili

QUESTO 1 A frase abaixo que apresenta voz verbal diferente das demais : A) Programas de Convivncia Escolar e outras alternativas tm demonstrado um enorme potencial.... B) A presena da polcia no contexto escolar ser marcada por ambiguidades e tenses. C) Instala-se a ideia de que a visibilidade de uma arma ou a presena policial.... D) ...quando as prprias tarefas de segurana dentro das instituies educacionais so transferidas para pessoas exteriores a elas.... E) Todavia, os efeitos positivos desse tipo de iniciativa nunca foram demonstrados. QUESTO 2 O segmento do texto em que a forma verbal sublinhada pode tambm ser empregada, na frase, em nmero diferente (singular ou plural) : A) Muros altos, grades imensas, seguranas armados ou policiais patrulhando o interior das escolas parecem brindar aquilo que desejamos para nossos filhos: segurana e amparo. B) Conforme evidenciam pesquisas e experincias no campo da segurana pblica, o ataque aos efeitos da violncia costuma no diminuir sua existncia. C) Instala-se a ideia de que a visibilidade de uma arma ou a presena policial tem mais potncia que o dilogo ou os mecanismos de interveno que a prpria escola pode definir. D) ...cria-se a percepo de que os adultos que ali trabalham so incapazes ou carecem de poder suficiente para resolver os problemas que emergem. E) Instala-se a ideia de que a visibilidade de uma arma ou a presena policial tem mais tem mais potncia.... QUESTO 3 Marque o item em que as palavras sublinhadas nas duas frases possuam o mesmo valor semntico: A) ...tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violncia... / a visibilidade de uma arma ou a presena policial tem mais potncia que o dilogo...; B) Precisamos compreender as origens e a razo das violncias no interior do espao escolar... / ...para enfrentar a dimenso educacional da violncia social; C) Precisamos compreender a origem e a razo das violncias no interior do espao escolar para pensar solues... / ...quando as prprias tarefas de segurana dentro das instituies de segurana so transferidas para pessoas exteriores a ela...; D) ...num espao que se define por uma especificidade.../Devemos contribuir para que as escolas solucionem seus problemas...; E) ...cria-se a percepo de que os adultos que ali trabalham so incapazes... / Estabelecer os limites da interveno do agente policial sempre complexo num espao que se define por uma especificidade....

Em alguns pases, a presena da polcia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violncia das sociedades contemporneas. A proposta parece ser a maneira mais elementar de oferecer proteo s crianas e aos jovens, as principais vtimas da violncia. Muros altos, grades imensas, seguranas armados ou policiais patrulhando o interior das escolas parecem brindar aquilo que desejamos para nossos filhos: segurana e amparo. Todavia, os efeitos positivos desse tipo de iniciativa nunca foram demonstrados. Conforme evidenciam pesquisas e experincias no campo da segurana pblica, o ataque aos efeitos da violncia costuma no diminuir sua existncia. Precisamos compreender a origem e as razes da violncia no interior do espao escolar para pensar solues que no contribuam para aprofund-las. Nesse sentido, quando as prprias tarefas de segurana dentro das instituies educacionais so transferidas para pessoas exteriores a elas, cria-se a percepo de que os adultos que ali trabalham so incapazes ou carecem de poder suficiente para resolver os problemas que emergem. Instala-se a ideia de que a visibilidade de uma arma ou a presena policial tem mais potncia que o dilogo ou os mecanismos de interveno que a prpria escola pode definir. A medida contribui para aprofundar um vcuo de poder j existente nas relaes educacionais, criando um clima de desconfiana entre os que convivem no ambiente escolar. A presena da polcia no contexto escolar ser marcada por ambiguidades e tenses. Estabelecer os limites da interveno do agente policial sempre complexo num espao que se define por uma especificidade que a polcia desconhece. Nenhuma formao educacional foi oferecida aos policiais que estaro agora dentro das escolas, o que constitui enorme risco. As pesquisas sobre juventude evidenciam um grave problema nas relaes entre a polcia e os jovens, particularmente quando eles so pobres, com uma reao de desconfiana e desrespeito promovendo um conflito latente que costuma explodir em situaes de alta tenso entre os jovens e a polcia. Reproduzir essa lgica no interior da escola no recomendvel. A poltica repressiva no o caminho para tornar as escolas mais seguras. A escola deve ser um local de proteo e protegido, e a presena da polcia pode ser uma fonte de novos problemas. Devemos contribuir para que as escolas solucionem seus problemas cotidianos com a principal riqueza que elas tm: sua comunidade de alunos, docentes, diretivos e funcionrios. Programas de Convivncia Escolar e outras alternativas tm demonstrado um enorme potencial para enfrentar a dimenso educacional da violncia social. O potencial da escola est na ostentao do saber, do conhecimento, do dilogo e da criatividade. No das armas.

2 - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ

GABARITO - B

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 4 Todavia, os efeitos positivos desse tipo de iniciativa nunca foram demonstrados. Conforme evidenciam pesquisas e experincias no campo da segurana pblica, o ataque aos efeitos da violncia costuma no diminuir sua existncia. O segundo perodo desse fragmento do texto, em relao ao perodo anterior, funciona como: A) B) C) D) E) causa; consequncia; explicao; comparao; modo.

QUESTO 7 Em alguns pases, a presena da polcia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violncia das sociedades contemporneas. Nesse primeiro perodo do texto, deslocou-se o termo em alguns pases para outras posies na frase; a nova posio que pode ALTERAR o sentido da frase original : A) A presena da polcia dentro das escolas, em alguns pases, tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violncia das sociedades contemporneas. B) A presena da polcia dentro das escolas tem sido, em alguns pases, uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violncia das sociedades contemporneas. C) A presena da polcia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes, em alguns pases, para enfrentar a violncia das sociedades contemporneas. D) A presena da polcia, em alguns pases, dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violncia das sociedades contemporneas. E) A presena da polcia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violncia das sociedades contemporneas em alguns pases. QUESTO 8 A proposta parece ser a maneira mais elementar de oferecer proteo s crianas e aos jovens. Se substituirmos o termo sublinhado por um pronome pessoal oblquo tono, a forma correta da frase seria: A) A proposta parece ser a maneira mais elementar de oferecer proteo a elas e a eles. B) A proposta parece ser a maneira mais elementar de oferecer-lhes proteo. C) A proposta parece ser a maneira mais elementar de oferecer a eles proteo. D) A proposta parece ser a maneira mais elementar de oferecer proteo a eles, crianas e jovens. E) A proposta parece ser a maneira mais elementar de lhes oferecer proteo s crianas e aos jovens. QUESTO 9 Se o ataque aos efeitos da violncia costuma no diminuir sua existncia, a nica medida realmente positiva entre as que esto abaixo : A) B) C) D) E) programas de convivncia escolar; construo de muros e grades; patrulhamento ostensivo no espao escolar; melhorar a relao entre policiais e jovens; terceirizar as medidas de segurana.

QUESTO 5 Todavia, os efeitos positivos desse tipo de iniciativa nunca foram demonstrados. Conforme evidenciam pesquisas e experincias no campo da segurana pblica, o ataque aos efeitos da violncia costuma no diminuir sua existncia. Precisamos compreender a origem e as razes da violncia no interior do espao escolar para pensar solues que no contribuam para aprofund-las. Sobre a estrutura argumentativa desse pargrafo, pode-se dizer que: A) os argumentos apresentados na defesa da tese se localizam no terreno das opinies pessoais; B) a autoridade dos argumentos apresentados est ligada experincia profissional do autor do texto; C) a presena de certos argumentos mostra a necessidade de combaterem-se as causas e no os efeitos da violncia; D) a opinio do autor que devemos fazer pesquisas e experincias a fim de no haver o aprofundamento da violncia; E) segundo o autor, as solues para os problemas detectados j foram encontradas, mas falta vontade poltica para aplic-las. QUESTO 6 No terceiro pargrafo do texto, h a meno medida de contratarem-se pessoas externas escola para servios de segurana; entre as consequncias dessa medida, segundo o texto, NO se inclui: A) o descrdito na competncia do pessoal escolar; B) o reconhecimento da falta de poder de deciso da prpria escola; C) a crena na exibio ostensiva de armas como medida de proteo; D) a confiana na presena do poder policial; E) a maior confiana no dilogo ou em mecanismos escolares de interveno.

GABARITO - B

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - 3

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 10 Muros altos, grades imensas, seguranas armados ou policiais patrulhando o interior das escolas parecem brindar aquilo que desejamos para nossos filhos: segurana e amparo. As vrgulas empregadas nesse segmento do texto, justificam-se pela mesma razo das que so empregadas em: I. ...com a principal riqueza que elas tm: sua comunidade de alunos, docentes, diretivos e funcionrios. II. As pesquisas sobre juventude evidenciam um grave problema nas relaes entre a polcia e os jovens, particularmente quando eles so pobres, com uma reao de desconfiana.... III. A escola deve ser um local de proteo e protegido, e a presena da polcia pode ser uma fonte de novos problemas. IV. O potencial da escola est na ostentao do saber, do conhecimento, do dilogo e da criatividade. A) I e II; B) II e III; C) III e IV; D) I e IV; E) I, II, III e IV. QUESTO 11 Em todas as alternativas abaixo, foram reescritas frases com a finalidade de eliminar a presena do vocbulo no, mas mantendo-se o sentido original do texto. A alternativa em que a reescritura ALTERA o sentido original : A) ...o ataque aos efeitos da violncia costuma no diminuir sua existncia / o ataque aos efeitos da violncia costuma aumentar sua existncia. B) ...pensar solues que no contribuam para aprofundlas / pensar solues que sejam indiferentes a seu aprofundamento. C) Reproduzir essa lgica no interior da escola no recomendvel / Reproduzir essa lgica no interior da escola desaconselhvel. D) A poltica repressiva no o caminho para tornar as escolas mais seguras / para tornar as escolas mais seguras devemos deixar de lado a poltica repressiva. E) O potencial da escola est na ostentao do saber, do conhecimento, do dilogo e da criatividade. No das armas. / A ostentao das armas o contrrio da escola, onde est a ostentao do saber, do conhecimento, do dilogo e da criatividade. QUESTO 12 Ao dizer que a presena da polcia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violncia das sociedades contemporneas, o autor do texto pretende dizer, com o segmento sublinhado, que essa tem sido uma das formas: A) B) C) D) E) mais atuais. mais avanadas. mais frequentes. mais eficazes. mais ineficientes.

QUESTO 13 Nesse sentido, quando as prprias tarefas de segurana dentro das instituies educacionais so transferidas para pessoas exteriores a elas, cria-se a percepo de que os adultos que ali trabalham so incapazes ou carecem de poder suficiente para resolver os problemas que emergem. Sobre os componentes sublinhados desse fragmento do texto, a nica afirmativa EQUIVOCADA : A) o pronome pessoal elas se refere s pessoas anteriormente citadas; B) a primeira ocorrncia da preposio de devida presena anterior do termo percepo; C) a primeira ocorrncia do pronome relativo que tem por antecedente adultos; D) a segunda ocorrncia do pronome relativo que tem por antecedente problemas; E) a segunda ocorrncia da preposio de devida presena anterior do verbo carecer. QUESTO 14 A alternativa cuja indicao grfica est corretamente expressa : A) RIQUEZA o sufixo -EZA forma substantivos abstratos a partir de adjetivos; B) CONHECIMENTO o sufixo -MENTO forma substantivos a partir de adjetivos; C) POLICIAL o sufixo AL forma adjetivos a partir de verbos; D) PROTEO o sufixo O forma adjetivos a partir de verbos; E) DESCONFIANA o sufixo ANA forma substantivos a partir de adjetivos. QUESTO 15 O ttulo dado ao texto a polcia e a violncia na escola conduz a uma discusso cuja soluo a seguinte: A) A poltica repressiva no o caminho para tornar as escolas mais seguras. B) Devemos contribuir para que as escolas solucionem seus problemas cotidianos com a principal riqueza que elas tm: sua comunidade de alunos, docentes, diretivos e funcionrios. C) O potencial da escola est na ostentao do saber, do conhecimento, do dilogo e da criatividade. D) A presena da polcia no contexto escolar ser marcada por ambiguidades e tenses. E) Estabelecer os limites da interveno do agente policial sempre complexo num espao que se define por uma especificidade que a polcia desconhece.

4 - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ

GABARITO - B

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 16 Num comentrio sobre o texto lido nesta prova, um leitor do jornal onde a polcia e a violncia na escola foi publicado escreveu: Apoio a medida de levar policiais escola, pois assim os marginais no tero coragem de invadi-la. Tal comentrio: A) apoia a opinio do autor do texto diante do problema discutido; B) sugere uma nova medida para solucionar o problema da violncia na escola; C) contraria a opinio das autoridades policiais; D) ope-se frontalmente opinio dos autores do texto; E) critica as medidas at agora tomadas para combater a violncia nas escolas. QUESTO 17 Em muitas passagens do texto, o autor constri frases com o auxlio de formas verbais no infinitivo. Se substituirmos essas formas pelo substantivo cognato correspondente, a nica forma INADEQUADA da nova frase : A) ...para enfrentar a violncia das sociedades contemporneas / para o enfrentamento da violncia das sociedades contemporneas. B) ...parece ser a maneira mais elementar de oferecer proteo s crianas e aos jovens / parece ser a maneira mais elementar de oferta de proteo s crianas e aos jovens. C) ...parecem brindar aquilo que desejamos para nossos filhos / parecem um brinde quilo que desejamos para nossos filhos. D) Precisamos compreender a origem e as razes das violncias / Precisamos da compreenso da origem e das razes das violncias. E) ...para pensar solues que no contribuam para aprofund-las / para pensar solues que no contribuam para o seu aprofundamento. QUESTO 18 ...a presena da polcia pode ser uma fonte de novos problemas. O fragmento do texto que NO serve de apoio para essa ideia : A) ...quando as prprias tarefas de segurana dentro das instituies educacionais so transferidas para pessoas exteriores a elas, cria-se a percepo de que os adultos que ali trabalham so incapazes.... B) Instala-se a ideia de que a visibilidade de uma arma ou a presena policial tem mais potncia que o dilogo.... C) A presena da polcia no contexto escolar ser marcada por ambiguidades e tenses. D) Nenhuma formao educacional foi oferecida aos policiais que estaro agora dentro das escolas,.... E) Muros altos, grades imensas, seguranas armados ou policiais patrulhando o interior das escolas parecem brindar aquilo que desejamos para nossos filhos.

QUESTO 19 Assinale a alternativa em que o valor do tempo verbal sublinhado foi corretamente indicado. A) Em alguns pases, a presena da polcia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes... / ao encerrada em tempo recente. B) ...parecem brindar aquilo que desejamos para nossos filhos / ao habitual no passado. C) Conforme evidenciam pesquisas e experincias no campo da segurana pblica... / ao que se iniciou no passado e continua no presente. D) A presena da polcia no contexto escolar ser marcada por ambiguidades e tenses / ao futura que se realizar na dependncia de outra ao futura. E) Nenhuma formao educacional foi oferecida aos policiais... / ao completamente realizada no passado. QUESTO 20 O segundo pargrafo do texto comea com o conectivo todavia, que mostra a oposio entre dois elementos do texto. A frase construda abaixo que mostra adequadamente a oposio presente no texto : A) Apesar de a presena da polcia nas escolas ser essa uma medida muito recorrente, os efeitos da medida nunca foram demonstrados. B) Embora a presena da polcia no interior das escolas diminua a violncia nesse espao, muros altos e grades imensas podem colaborar na mesma tarefa. C) Ainda que os efeitos positivos nunca tenham sido demonstrados, a construo de muros altos e de grades imensas nem sempre traz segurana e amparo. D) Policiais no espao escolar d segurana, mas essa medida no costuma ser empregada isoladamente. E) Mesmo que a segurana nas escolas tenha aumentado, isso no ocorre em funo de medidas adotadas at agora.

GABARITO - B

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - 5

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

NOES DE DIREITO QUESTO 21 A natureza da norma constitucional do artigo 5, inciso XIII, da CRFB ( livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer), de eficcia: A) B) C) D) E) plena e aplicabilidade imediata; plena e aplicabilidade mediata; contida e aplicabilidade imediata; limitada ou reduzida, definidora de princpio institutivo; limitada ou reduzida, definidora de princpio programtico.

QUESTO 24 Determinada servidora anteriormente lotada na Secretaria de Obras e Servios consegue, no curso de processo administrativo disciplinar (PAD), sua remoo para a Secretaria de Sade. Em relao competncia disciplinar, correto afirmar que: A) sua redistribuio no desloca a competncia, a qual se estabelece com base no critrio temporal, independentemente de eventuais modificaes de lotao dentro da estrutura da Administrao Pblica; B) sua redistribuio desloca a competncia, a qual se estabelece com base no critrio funcional, devendo observar eventuais modificaes de lotao dentro da estrutura da Administrao Pblica; C) sua redistribuio desloca a competncia, a qual se estabelece com base no critrio hierrquico, devendo observar eventuais modificaes de lotao dentro da estrutura da Administrao Pblica; D) sua redistribuio no desloca a competncia, a qual se estabelece com base no critrio hierrquico, independentemente de eventuais modificaes de lotao dentro da estrutura da Administrao Pblica; E) a promoo da sindicncia e do processo administrativo disciplinar cabe ao rgo ou entidade pblica ao qual o servidor encontra-se vinculado no momento do julgamento, em razo do princpio da atualidade da funo. QUESTO 25 Prefeito Municipal de determinada localidade celebra contrato com sociedade empresria, sem prvia licitao, para prestao de servios de consultoria financeira e oramentria, com fundamento no art. 25, II, c/c art. 13, III, ambos da Lei n 8.666/93, alegando inquestionvel vantagem para o Municpio, diante do preo promocional, muito inferior ao de mercado, e a larga e reconhecida experincia do contratado. Sob o ngulo da responsabilidade do gestor pblico, correto afirmar que: A) a no realizao de licitao importa, necessriamente, em configurao de improbidade administrativa, sem prejuzo de outras sanes; B) para a configurao da improbidade administrativa, basta a verificao do elemento subjetivo que informa a conduta do agente; C) o ato de improbidade no exige, para sua configurao, o efetivo prejuzo ao errio; D) ausente dano ao errio e o elemento subjetivo na conduta do agente, no possvel a configurao de improbidade administrativa; E) a possibilidade de dano hipottico ou presumido suficiente para a configurao de ato de improbidade administrativa.

QUESTO 22 Sobre o exerccio e a fruio do cargo pblico, correto afirmar que: A) a autoridade julgadora do inqurito administrativo no pode alterar a penalidade imposta ao servidor pela comisso processante; B) a portaria meio juridicamente prprio para promover a alterao de atribuies de cargo pblico; C) os institutos da estabilidade e do estgio probatrio so desvinculados, no sendo vivel a aplicao do prazo comum de trs anos; D) no existe direito subjetivo a exercer funo no local de domiclio da famlia, quando prevista, no regulamento do concurso pblico, a possibilidade de lotao inicial em regio diversa; E) as vantagens pessoais recebidas antes da entrada em vigor da EC 41/03 se computam para fins de clculo do teto constitucional. QUESTO 23 Em 2011, o francs Jean-Luc Picard, aps o regular ingresso no pas e competente processo de naturalizao, adquiriu a nacionalidade brasileira. Ocorre que, uma semana aps sua naturalizao, autoridades estrangeiras noticiaram seu envolvimento com diversos e graves crimes contra a Administrao Pblica no seu pas de origem, que tambm so recriminados no Brasil. Para que ele possa ser processado e julgado na Frana, o processo/procedimento a ser adotado contra Jean-Luc Picard ser: A) B) C) D) E) expulso; deportao; banimento; extradio; nenhum, pois a pessoa naturalizada no pode ser entregue a outro Estado.

6 - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ

GABARITO - B

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 26 No que concerne ao tema concurso pblico, sob o ngulo do Direito Administrativo, assinale a alternativa correta: A) cargos nos quais exista relao de confiana entre nomeante e nomeado devem ser preenchidos regularmente pela via de concurso pblico; B ) as Autarquias, por no figurarem na estrutura da Administrao Pblica direta, esto dispensadas da regra da obrigatoriedade do concurso pblico para provimento de vagas de servidores; C) a contratao para o exerccio de servios tpicos de carreira e de cargos permanentes no Estado deve ser por concurso pblico, excepcionados os casos de contingncia ftica emergencial; D) ante a supremacia do interesse pblico, so justificveis a criao e o provimento de cargos pblicos com o objetivo de atender demandas sazonais de pesquisa; E) a arregimentao de estagirios alternativa menos onerosa para se cumprir eventual carncia de mo de obra no quadro funcional da Administrao Pblica. QUESTO 27 Quanto exonerao de servidores pblicos concursados e nomeados para cargo efetivo, ainda em estgio probatrio, correto afirmar que: A) no necessita do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditrio, no sendo necessria a instaurao de processo administrativo disciplinar (PAD); B) necessita do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditrio, sendo necessria a instaurao de processo administrativo disciplinar (PAD); C) no necessita do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditrio, contudo se faz necessria a abertura de sindicncia, pois a exonerao no tem carter punitivo; D) necessita do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditrio, contudo no se faz necessria a instaurao de processo administrativo disciplinar (PAD), admitindo ser suficiente a abertura de sindicncia que assegure os princpios referidos; E) a ausncia de estabilidade, prpria da fase de estgio probatrio, dispensa a abertura de qualquer procedimento que observe o devido processo legal, da ampla defesa e do contraditrio. QUESTO 28 Em 23 de outubro de 2005, o eleitorado brasileiro foi convocado a se manifestar sobre a manuteno ou rejeio da proibio da comercializao de armas de fogo e munio em todo o territrio nacional. A resposta da soberania popular feita por meio de: A) B) C) D) E) referendo; plebiscito; recall; veto popular; revocao popular.

QUESTO 29 No que toca ao tema aplicao da responsabilidade civil do Estado no ordenamento brasileiro, correto afirmar que: A) o lesado pela conduta estatal deve provar a existncia da culpa do agente ou do servio para obter sua reparao; B) h possibilidade de verificao de responsabilidade civil do Estado sem a ocorrncia de dano; C) o lesado pela conduta estatal deve provar a existncia de nexo causal entre o fato administrativo e o dano; D) h possibilidade de verificao de responsabilidade civil do Estado sem a ocorrncia de conduta por qualquer das partes; E) o lesado pela conduta estatal deve provar a existncia de dano hipottico para obter sua reparao. QUESTO 30 O ordenamento jurdico brasileiro assegura a incidncia de diversos princpios quando do manejo do ato administrativo. No que toca aplicao do contraditrio e da ampla defesa, correto afirmar que: A) a partir da Constituio Federal de 1988, foi erigido condio de garantia constitucional do cidado que se encontre na posio de litigante em processo judicial, excluda a posio de mero interessado, o direito ao contraditrio e ampla defesa; B) qualquer ato da Administrao Pblica capaz de repercutir sobre a esfera de interesses do cidado deve ser precedido de procedimento em que se assegure ao interessado o efetivo exerccio do contraditrio e da ampla defesa; C) luz do poder de autotutela da Administrao Pblica, a anulao de ato administrativo cuja formalizao tenha repercutido no campo de interesses individuais demanda instaurao de procedimento administrativo formal, com obedincia aos princpios do contraditrio e da ampla defesa; D) nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio, asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da apreciao de legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso; E) viola o princpio da separao dos poderes o controle pelo Poder Judicirio da observncia do contraditrio e da ampla defesa nos atos administrativos, sem a prvia realizao da autotutela pela Administrao Pblica.

GABARITO - B

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - 7

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

LEGISLAO BSICA (aplicvel ao TCE RJ) QUESTO 31 O responsvel por bens em almoxarifado na Secretaria Estadual de Sade remeteu ao Tribunal de Contas, tempestivamente, prestao de contas por trmino do exerccio financeiro. O exame final da prestao de contas pelo TCE-RJ revelou falta de natureza formal e que no conduz produo de dano ao errio, no sendo caso de reincidncia por parte do responsvel. Nesse caso, as contas sero julgadas: A) regulares, e o Tribunal de Contas dar quitao plena ao responsvel; B) irregulares, e o Tribunal de Contas, no entanto, no impor multa ao responsvel; C) irregulares, e o Tribunal de Contas determinar ao responsvel, ou a quem lhe haja sucedido, a adoo de medidas necessrias correo das impropriedades ou faltas identificadas; D) regulares com ressalva, e o Tribunal de Contas dar quitao plena ao responsvel e determinar ao responsvel, ou a quem lhe haja sucedido, a adoo de medidas necessrias correo das impropriedades ou faltas identificadas; E) regulares com ressalva, e o Tribunal de Contas dar quitao ao responsvel e lhe determinar, ou a quem lhe haja sucedido, a adoo de medidas necessrias correo das impropriedades ou faltas identificadas, de modo a prevenir a ocorrncia de outras semelhantes. QUESTO 32 Nos termos da Lei Estadual n 4.787/2006 (e suas alteraes), que dispe sobre o Quadro de Pessoal e o Plano de Carreiras do TCE-RJ, a passagem do servidor para o ndice de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma categoria, automaticamente, a cada 3 (trs) anos de efetivo exerccio no Tribunal de Contas do Estado, observadas as hipteses de interrupo e de impedimento definidos em regulamento, denomina-se: A) B) C) D) E) ascenso funcional; aproveitamento funcional; enquadramento funcional; progresso funcional; promoo funcional.

QUESTO 33 Sobre a Lei Estadual n 4.787/2006 (e suas alteraes), que dispe sobre o Quadro de Pessoal e o Plano de Carreiras do TCE-RJ, correto afirmar que: A) compete ao Analista rea Organizacional executar inspees e auditorias a cargo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; B) compete ao Analista - rea de Controle Externo substituir os Conselheiros em suas faltas e impedimentos, bem como nos casos de vaga, nas hipteses e na forma prevista no Regimento Interno do Tribunal de Contas; C) compete ao Analista rea Organizacional emitir parecer das contas, atos e demais procedimentos sujeitos apreciao, registro ou julgamento pelo Tribunal de Contas; D) compete ao Analista rea de Controle externo julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos, proferindo deciso provisria que poder ser objeto de recurso endereado ao Plenrio do Tribunal de Contas; E) vedado aos ocupantes dos cargos de Analista rea de Controle Externo exercer atividade poltico-partidria, ressalvada a filiao e o direito de afastar-se para exercer cargo eletivo ou a ele concorrer. QUESTO 34 Nos termos da Constituio do Estado do Rio de Janeiro, a consultoria jurdica, a superviso dos servios jurdicos e a representao judicial do Tribunal de Contas do Estado sero exercidas pelos: A) Procuradores da Procuradoria-Geral do Tribunal de Contas; B) Procuradores do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas; C) Procuradores da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa; D) Procuradores de Justia do Ministrio Pblico do Estado do Rio de Janeiro; E) Procuradores da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro. QUESTO 35 Sobre os recursos e a competncia recursal no mbito do Tribunal de Contas do Estado, nos termos da Lei Complementar Estadual n. 63/90 (e suas alteraes), correto afirmar: A) caber agravo das decises interlocutrias proferidas pelo Conselheiro-Relator em processos de prestao ou tomada de contas, sem efeito suspensivo e no prazo de 5 (cinco) dias; B) o Tribunal de Contas da Unio competente para julgar recurso de reviso da deciso do Tribunal de Contas do Estado que contrariar ou negar vigncia a lei federal; C) o efeito suspensivo, em razo de recurso de deciso do Tribunal, que concluir pela nulidade de edital de licitao, possibilitar o prosseguimento do processo licitatrio; D) os embargos de declarao, opostos, por escrito, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, suspendem os prazos para cumprimento da deciso embargada e para interposio do pedido de reconsiderao; E) o recurso de reconsiderao ter efeito suspensivo e poder ser formulado, uma s vez, por escrito, dentro do prazo de 15 (quinze) dias.

8 - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ

GABARITO - B

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 36 Nos termos da Lei Complementar Estadual n. 63/90, assinale a alternativa que evidencia sanes aplicveis pelo Tribunal de Contas do Estado aos administradores ou responsveis: A) advertncia e suspenso dos direitos polticos de 3 (trs) a 5 (cinco) anos; B) perda dos direitos polticos, multa de at dez vezes o maior piso salarial estadual e por deciso da maioria simples dos seus membros a pena de inabilitao para o exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana na administrao estadual, por prazo no superior a 3 (trs) anos; C) dever de reparar o dano causado e inelegibilidade para as eleies que se realizarem nos 3 (trs) anos seguintes, contados a partir da data da deciso que rejeitar as contas por irregularidade insanvel; D) multa de at trs vezes o valor do dano causado ao errio, quando o responsvel for julgado em dbito, e suspenso dos direitos polticos de 5 (cinco) a 8 (oito) anos; E) multa de at cem vezes o maior piso salarial estadual e, por deciso da maioria absoluta dos seus membros, cumulativamente ou no com a sano de multa, a pena de inabilitao para o exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana na administrao estadual, por prazo no superior a 5 (cinco) anos. QUESTO 37 Nos termos da Constituio do Estado do Rio de Janeiro, compete ao Tribunal de Contas do Estado: A) apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em noventa dias a contar de seu recebimento; B) julgar as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado e proceder tomada de contas, quando no apresentadas dentro de sessenta dias, aps a abertura da Sesso Legislativa; C) fixar para cada exerccio a remunerao do Governador, do Vice-Governador e dos Secretrios de Estado; D) julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos dos trs poderes, da administrao direta e indireta, includas as empresas pblicas, autarquias, sociedades de economia mista e as fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico Estadual; E) autorizar previamente alienao, a ttulo oneroso, de bens do Estado. QUESTO 38 Nos termos da Lei Complementar Estadual n. 63/90 (e suas alteraes), a ao determinada pelo Tribunal ou autoridade competente ao rgo central do controle interno ou equivalente para adotar providncias, em carter de urgncia, nos casos previstos na legislao em vigor, para apurao dos fatos, identificao dos responsveis e quantificao pecuniria do dano, denomina-se: A) B) C) D) E) liquidao ex-officio; prestao de contas por dano ao errio; tomada de contas; tomada de contas administrativa; tomada de contas especial.

QUESTO 39 Nos termos da Lei Complementar Estadual n. 63/90 (e suas alteraes), correto afirmar sobre o julgamento das contas pelo TCE-RJ: A) aps o trancamento das contas consideradas iliquidveis e arquivado o processo correspondente, o Tribunal poder, a qualquer tempo, vista de novos elementos que considere suficientes, autorizar o desarquivamento do processo e determinar que se ultime a respectiva prestao ou tomada de contas; B) diz-se provisria a deciso pela qual o Tribunal, antes de pronunciar-se quanto ao mrito das contas, resolve sobrestar o julgamento e determinar diligncias necessrias ao saneamento do processo; C) o Tribunal poder julgar irregulares as contas no caso de reincidncia do descumprimento de determinao de que o responsvel tenha tido cincia, feita em processo de prestao ou tomada de contas anterior; D) no havendo dbito, mas comprovada a ocorrncia de grave infrao a norma legal ou regulamentar de natureza financeira, o Tribunal julgar as contas irregulares, vedada a imposio de multa ao responsvel; E) o julgamento de irregularidade das contas depender da efetiva comprovao de injustificado dano ao errio. QUESTO 40 Sobre o regime jurdico dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, disciplinado na Constituio Estadual e na Lei Complementar Estadual n. 63/90 (e suas alteraes), correto afirmar: A) o Tribunal de Contas do Estado ser composto por sete Conselheiros que sero escolhidos quatro pelo Governador do Estado e trs pela Assembleia Legislativa do Estado, sendo um dentre auditores e outro dentre membros do Ministrio Pblico, e um terceiro sua livre escolha; B) os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado sero nomeados dentre brasileiros natos com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos de idade, de idoneidade moral, reputao ilibada, formao superior e notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica, com mais de cinco anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exijam tais conhecimentos; C) ao Conselheiro em disponibilidade ser permitido dedicarse a atividade poltico-partidria; D) os Conselheiros, nos casos de crimes de responsabilidade e infraes administrativas, sero julgados pela Assembleia Legislativa do Estado; E) os Conselheiros, nos casos de crimes comuns e nos de responsabilidade, sero processados e julgados, originariamente, pelo Superior Tribunal de Justia.

GABARITO - B

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - 9

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

CONHECIMENTOS ESPECFICOS QUESTO 41 As aes de educao corporativa so atividades complexas que exigem um cuidadoso processo de planejamento instrucional. Obedecer correta sequncia dessas etapas no planejamento dos eventos de treinamento e desenvolvimento de fundamental importncia, uma vez que cada uma delas serve de insumo para a prxima. A seguir foram listadas, em ordem aleatria, as seis etapas de um processo de planejamento instrucional. A - criao/escolha dos procedimentos B - estabelecimento da sequncia dos objetivos C - redao dos objetivos D - escolha das modalidades E - definio dos critrios de avaliao F - testagem do desenho A sequncia correta dessas etapas : A) B) C) D) E) C, D, B, A, E, F; C, E, D, A, B, F; E, C, D, B, F, A; D, B, A, C, F, E; B, C, D, A, F, E.

QUESTO 44 Para compreender a natureza dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), necessrio situ-los em relao a quatro nveis de concretizao curricular, considerando a estrutura do sistema educacional brasileiro. (MEC/SEF, 2007). Assim, sobre esses quatro nveis, pode-se dizer que: A) as propostas curriculares de cada escola representam o terceiro nvel de concretizao curricular, que, segundo a legislao, devem ser elaboradas pelo gestor escolar, em consonncia com o disposto pelos PCN; B) o momento de realizao da programao das atividades de ensino e aprendizagem nas salas de aula corresponde ao quarto nvel de concretizao curricular, quando o coordenador pedaggico ajusta os contedos previamente delimitados a um grupo especfico de alunos; C) eles no representam etapas sequenciais, mas sim amplitudes distintas da elaborao de propostas curriculares, com responsabilidades diferentes, que devem buscar uma integrao; D) os PCN esto no primeiro nvel de concretizao curricular, sendo este o responsvel por delimitar o rol de contedos que devem estar presentes, em todo o territrio nacional, em qualquer proposta curricular existente; E) as propostas curriculares dos Estados e Municpios correspondem ao segundo nvel de concretizao curricular, possuindo uma relao orgnica com o primeiro nvel e no devendo apresentar contedos alm dos propostos pelos PCN. QUESTO 45 Em geral assumimos que as pessoas sabem fazer determinada coisa quando elas dominam essa ao de forma individual, sem a ajuda de terceiros. Por exemplo, quando uma criana amarra os prprios sapatos, sem a ajuda de um adulto, ela nos passa a ideia de j saber realizar essa tarefa. Segundo a perspectiva sociointeracionista de Lev Seminovitch Vygotski, interpretar o exemplo acima implicaria dizer, em relao a essa criana, que: A) amarrar os sapatos pode ser compreendido como seu nvel de desenvolvimento potencial, pois foi uma potencialidade dela que se desenvolveu; B) executar tarefas mais complexas a partir de amarrar os sapatos caracteriza o seu nvel de desenvolvimento real, pois ela rene todas as condies de desenvolv-las; C) amarrar os sapatos uma tarefa naturalmente inerente ontognese do homem; D) seu nvel de desenvolvimento proximal, neste momento, saber amarrar os prprios sapatos; E) sua capacidade de amarrar os sapatos de forma independente identificada como nvel de desenvolvimento real.

QUESTO 42 O planejamento educacional, alm de propiciar a organizao das aes, pode se constituir em uma estratgia formativa para os docentes da instituio escolar na medida em que favorea a: A) B) C) D) E) tomada de decises eficazes para a gesto escolar; articulao entre teoria e prtica, o pensar e o fazer; avaliao das metas da escola pela Secretaria de Educao; definio de objetivos instrucionais por tcnicos externos; adoo de programas suplementares previstos pela LDB.

QUESTO 43 O fato de falarmos uma mesma lngua, fazermos parte de uma mesma cultura e compartilharmos uma imensa gama de hbitos e costumes nos leva a destacar a grande importncia que exerce o meio em que vivemos sobre nosso modo de agir e pensar. Tal importncia realada pela concepo interacionista da aprendizagem, pois: A) h aspectos inerentes a cada um de ns que independem da interao que se estabelece entre o indivduo e o meio; B) as pulses inconscientes contribuem para uma estruturao psquica que poder tornar o indivduo insensvel em relao s estimulaes ambientais; C) as experincias anteriores servem de base para novas construes que dependem, todavia, tambm da relao que o indivduo estabelece com o ambiente; D) a preponderncia do meio sobre o organismo determinante para a massificao de uma cultura hegemnica; E) a aquisio do conhecimento vista como um processo que ocorre ao longo de toda a vida do indivduo, cabendo ao superego um papel determinante no desenvolvimento de suas potencialidades.

10 - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ

GABARITO - B

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 46 Material impresso, televiso educativa, programas em vdeo, teleconferncia, treinamentos baseados em computadores e treinamentos baseados na Web so exemplos de mdias usadas em educao a distncia. Tais mdias podem ser escolhidas em funo de suas caractersticas, dos objetivos da capacitao, do contexto na qual elas se inserem e do perfil dos participantes. Representam caractersticas que poderiam indicar o uso de material impresso: A) interao com o objeto de estudo e interao com outros participantes; B) alcance simultneo de todo o pblico-alvo e dispensa do uso de equipamento especfico; C) controle pelo participante e possibilidade de manter o contedo atualizado; D) uso integrado de mdias e colaborao entre participantes com base de conhecimentos ampliada; E) personalizao contnua do material e alcance a pblico numeroso e disperso geograficamente. QUESTO 47 O prefeito do municpio X est sendo acusado pelo sindicato de professores de no cumprir o que est prescrito pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. A partir de uma leitura atenta da Carta Magna, o sindicato acusa o prefeito de: A) no oferecer educao obrigatria e gratuita para a populao municipal a partir de zero ano de idade; B) no garantir o ingresso de professores na rede municipal de educao exclusivamente por concurso pblico; C) no realizar eleies para diretores de escola, de acordo com o princpio constitucional de gesto democrtica do ensino pblico; D) no tratar toda a educao infantil como direito pblico subjetivo e dar a essa etapa da educao as garantias da decorrentes; E) no colocar o ensino religioso, com matrcula facultativa, em todas as pr-escolas municipais. QUESTO 48 A passagem da criana de um estado de heteronomia moral para um estado de autonomia moral, segundo a tendncia da escola democrtica, influenciada, dentre outros fatores, por experincias que ela tem ao longo de sua passagem pela escola, na medida em que essa instituio pode lhe proporcionar: A) socializao, que permite o desenvolvimento de sua afetividade, respeito prprio e racionalidade; B) contato com discursos modernizadores, modelos edificantes a serem copiados, coero e interdio; C) professores, vistos como possuidores de grande autoridade, que apresentam, em suas aulas, elementos da moral; D) socializao de regras, inculcadas nas novas geraes a partir das aulas que tratam de temas relacionados tica, em algumas disciplinas; E) conhecimento acerca de diferentes discursos sobre a moral, conhecimento este que lhe permite fazer escolhas.

QUESTO 49 Em 1963, Paulo Freire desenvolveu, em uma cidade do nordeste brasileiro, uma campanha de alfabetizao de adultos. Ele conseguiu, em pouco tempo, alfabetizar um grupo de trabalhadores por meio de um mtodo que dispensava o uso da cartilha e partia de palavras coletadas entre os alunos: as palavras geradoras. Esse mtodo foi considerado inovador, pois, alm de obter sucesso, incentivava a reflexo poltica sobre as condies de vida daquele povo. Pode-se afirmar que orientavam sua prtica pedaggica e conduziam as reflexes desse educador os seguintes conceitos: A) B) C) D) E) assimilao e dialogicidade; acomodao e mobilidade econmica; inovao e convivncia entre as classes; ajustamento e insero poltica; cultura e participao social.

QUESTO 50 Nas ltimas dcadas, foram produzidas crticas vigorosas concepo tradicional do currculo escolar. O currculo foi desmistificado, sendo colocado em uma moldura mais ampla, tendo em vista seus fundamentos sociais, histricos e suas implicaes na construo das identidades sociais. Segundo as denominadas teorias crticas, o currculo est relacionado s relaes de poder e reproduo das desigualdades na sociedade capitalista. Nessa perspectiva, pode-se compreender o currculo como conhecimento: A) B) C) D) E) universal, que deve ser ensinado; neutro, que contribui para a cultura dos povos; seletivo, que transmite vises de mundo; tcnico, que rene contedos e mtodos; profissional, transmitido pela escola.

QUESTO 51 A Lei no. 9394/96 (Ttulo IV) definiu as competncias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, estabelecendo que os entes federados devam organizar, em regime de colaborao, os seus respectivos sistemas de ensino. Como uma das tarefas centrais, est o dever de garantir o ensino fundamental gratuito e obrigatrio, tarefa esta que deve ser assegurada: A) B) C) D) E) pela Unio em parceria com os estados; pelos estados, de forma prioritria; pelos municpios, de forma prioritria; pelos estados em colaborao com os municpios; pela Unio, de forma prioritria.

GABARITO - B

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - 11

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 52 Fernando um funcionrio que mantm seu ambiente de trabalho extremamente organizado, sendo muito zeloso com os pertences necessrios sua atuao profissional. Com frequncia, ele merecedor de comentrios por parte de sua chefia imediata, destacando tal esmero em suas atividades, e posto como modelo a ser seguido pelos demais funcionrios. Ano a ano, Fernando mostra-se cada vez mais comprometido com suas tarefas, consolidando a sua imagem de funcionriopadro. Tendo como base a teoria da aprendizagem do comportamentalismo, a situao apresentada acima retrata que: A) o comportamento aqum do esperado por parte dos demais funcionrios acaba funcionando como estmulo para que Fernando mantenha sua habitual eficincia no trabalho; B) o recorrente comportamento responsvel de Fernando revela-se como reflexo incondicionado, na medida em que esse comportamento inerente sua estrutura psquica; C) a postura elogiosa da chefia imediata em relao a Fernando se mostra como um reflexo condicionado determinado pela ineficincia explcita dos demais funcionrios; D) o destaque profissional exclusivo de Fernando caracterizase como uma punio sua chefia imediata por no investir nos demais funcionrios; E) os elogios a Fernando por parte de sua chefia podem ser vistos como reforamento positivo e contribuem para aumentar a probabilidade de ocorrncia do admirado comportamento de Fernando. QUESTO 53 Os jesutas chegaram colnia brasileira em 1549 e implantaram os primeiros colgios com apoio e incentivo da coroa portuguesa. At 1759, quando os padres da Companhia de Jesus foram expulsos do pas pelo Marqus de Pombal, podemos afirmar que a pedagogia crist desfrutou de hegemonia, imprimindo suas marcas no desenvolvimento do ensino brasileiro. Essa pedagogia de orientao catlica, consubstanciada no documento Ratio Studiorum, que organizou as atividades nos colgios jesuticos, tinha como iderio subjacente a concepo do: A) mtodo ativo, que, segundo Nbrega, era fundamental para a formao do aluno; B) ensino como estratgia para o desenvolvimento colonial, segundo Anchieta; C) professor como facilitador do processo de ensino e aprendizagem; D) homem como dotado de uma essncia universal e imutvel; E) aluno como centro do processo educativo.

QUESTO 54 Uma organizao pblica celebrou contrato com uma empresa que atua na rea de treinamento para a prestao de servios de cursos de informtica. A contratao foi precedida de licitao e o termo de referncia detalhou as caractersticas da clientela que participaria dos cursos, os antecedentes que levaram definio daquela demanda e os resultados esperados com a capacitao. A licitao continha, entre os itens para a qualificao tcnica, a comprovao de realizao de cursos semelhantes, por meio de atestados de pelo menos duas organizaes pblicas ou privadas de grande porte. Uma renomada empresa de recursos humanos venceu a licitao e foi dado incio aos trabalhos. O primeiro produto a ser entregue era o planejamento da capacitao. A empresa contratada apresentou um planejamento detalhado, com a ementa, o contedo programtico, as estratgias metodolgicas que seriam utilizadas ao longo da capacitao e o currculo dos instrutores responsveis pelo treinamento. O chefe da rea de gesto de pessoas da organizao contratante percebeu que o produto entregue no continha a descrio dos objetivos instrucionais, mas decidiu aprovar o produto, considerando a adequao do que foi planejado e a reconhecida expertise da empresa contratada. A deciso do chefe da rea de gesto de pessoas afigura-se: A) correta, porque o termo de referncia j continha a descrio do pblico-alvo, dos antecedentes da demanda e a descrio dos resultados esperados com a capacitao, sendo possvel deduzir desse material os objetivos instrucionais; B) correta, desde que a empresa contratada fosse alertada de que ela deveria discutir os objetivos instrucionais com os instrutores responsveis antes do incio dos cursos e estabelecer a monitorao do alcance de tais objetivos; C) correta, porque a exigncia dos objetivos instrucionais seria meramente burocrtica, j que a empresa vencedora tinha expertise na rea, apresentou atestados comprovando sua qualificao tcnica e detalhou o planejamento dos cursos; D) incorreta, porque os objetivos instrucionais antecedem a elaborao das estratgias pedaggicas e sua descrio poderia resultar em alteraes no planejamento que havia sido apresentado pela contratada; E) incorreta, porque a Lei de Licitaes no permite que os produtos entregues por empresas prestadoras de servios sejam analisados exclusivamente pela rea tcnica, devendo a deciso ser compartilhada tambm com o setor de compras. QUESTO 55 Um professor, em uma palestra sobre a educao escolar, destacou seu papel fundamental para a socializao de conhecimentos, habilidades, e comportamentos das novas geraes, contribuindo para sua convivncia harmnica em sociedade e ao mesmo tempo preparando-as para ocupar determinadas funes na diviso social do trabalho. O pensamento expresso por esse professor baseado: A) B) C) D) E) nas ideias de Makarenko; nas reflexes de Freinet; na perspectiva neoliberal; na teoria de Durkheim; nos escritos de Althusser.

12 - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ

GABARITO - B

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 56 Diversos autores e mesmo a legislao educacional ressaltam a importncia da educao para cidadania, compreendida como a possibilidade de o indivduo usufruir de direitos e participar de forma ativa da vida poltica. Esse objetivo coloca desafios para o currculo escolar, que deve privilegiar o desenvolvimento de: A) atividades que ofeream reforo para os alunos com dificuldades de aprendizagem; B) metodologias que favoream a cooperao e o posicionamento reflexivo dos discentes; C) aprendizagens de normas de comportamento e a prtica de boas aes pelos alunos; D) contedos que focalizem a vida poltica e doutrinem os discentes para a participao social; E) disciplinas e projetos que ensinem ao aluno como proceder corretamente no mercado do trabalho. QUESTO 57 Uma criana de 2 anos de idade, passeando com seu pai, observa um cachorro passar rua. Simultaneamente, seu pai tambm v o animal. Ambos so capazes at, se for o caso, de responderem ao mesmo tempo pergunta: - o que vocs esto vendo? - um cachorro. De acordo com a Teoria das Inteligncias Mltiplas, a unanimidade das respostas: A) implica que o processo mental que permite sua ocorrncia o mesmo para ambos; B) no permite nenhuma concluso sobre os processos mentais dessas duas pessoas; C) no altera o fato de que a atividade mental do pai mais complexa, em virtude de maior quantidade de conhecimentos acumulados; D) implica que a densidade da construo da ideia de cachorro igual em ambos, pois ela se mede pelo conceito atingido, como ocorreu nesse caso; E) significa que a relao entre as atividades mentais de pai e filho maior devido ao fato de serem parentes consanguneos. QUESTO 58 A Lei 9394/96 estabeleceu em seu art.70 que so consideradas como de manuteno e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas consecuo dos objetivos bsicos das instituies educacionais de todos os nveis, entre elas as que se destinam: A) subveno a instituies pblicas ou privadas de carter assistencial, desportivo ou cultural; B) formao de quadros especiais para a administrao pblica, sejam militares ou civis; C) a programas suplementares de alimentao e de assistncia mdico-odontolgica; D) a obras de infraestrutura, realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar; E) concesso de bolsas de estudo a alunos de escolas pblicas e privadas.

QUESTO 59 A Escola Nova abriu os caminhos para o ensino por projetos. Autores como Freinet e Kilpatrick problematizaram a educao tradicional. A especificidade do mtodo de projetos consiste na formulao de problemas ou temas que, abordados de forma integrada, desafiam o educando. O mtodo de projetos propicia a construo de: A) B) C) D) E) saberes empricos; aprendizagens tericas; competncias descontextualizadas; aprendizagens significativas; posicionamentos indisciplinados.

QUESTO 60 Na primeira metade do sculo atual, as esperanas depositadas na reforma da escola resultaram frustradas. Nesse contexto, disseminaram-se ideias pedaggicas que preconizavam a racionalizao do processo de ensino e a necessidade de afastar as interferncias subjetivas que poderiam comprometer a sua eficincia. A proliferao de propostas pedaggicas tais como o enfoque sistmico, o microensino, o tele-ensino, a instruo programada, so caractersticas da tendncia denominada: A) B) C) D) E) escolanovista; reprodutivista; tradicional; tecnicista; dualista.

QUESTO 61 O Ministrio da Educao publicou em 1997 os Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental. Ao lado das reas ministradas no primeiro segmento, o MEC afirma nesse documento a importncia de a escola abordar questes sociais relevantes, tais como tica, sade, meio ambiente, orientao sexual e pluralidade cultural, incorporando-as ao currculo como temas transversais. Para desenvolver os temas transversais, as escolas devem: A) criar novas disciplinas que abordem os temas propostos; B) reformular mtodos avaliativos, estimulando a competitividade; C) realizar projetos em momentos especficos do calendrio; D) orientar os professores para que abordem os temas em suas provas; E) incorporar a discusso aos diferentes componentes curriculares.

GABARITO - B

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - 13

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 62 Os professores da escola Y estavam bastante descontentes com o trabalho do pedagogo que nela ocupava o cargo de Supervisor. Para esses professores, sua ao supervisora era pautada por uma perspectiva tradicional. Eles queriam que esse trabalho fosse orientado por uma perspectiva de superviso renovada, que: A) B) C) D) E) se constitusse como facilitadora; tivesse como objetivo a harmonia do grupo; produzisse modelos de conhecimento; trabalhasse com as diferenas existentes; tivesse um comportamento de neutralidade.

QUESTO 65 Situaes concretas do nosso cotidiano recorrentemente nos sinalizam que uma mesma estimulao, qualquer que seja ela, gera uma gama de diferentes formas de interpretao e respostas das mais diversas. Tal fato, quando utilizado para pensar a relao entre educao e sociedade, nos sugere que: A) a formao da conscincia do indivduo inata, no exigindo aes internas neste sentido; B) a tomada de conscincia espontnea, no carecendo de processos de organizao e sistematizao da educao; C) a formao da conscincia do indivduo exige esforo e atuao de elementos externos e internos ao indivduo; D) a educao um processo espontneo, natural e no cultural, imune, portanto, s influncias socioculturais; E) a educao um processo que pode ser conduzido com alto grau de previsibilidade, independentemente do meio em que ela se d. QUESTO 66 A educao nas democracias, a educao intencional e organizada, no apenas uma das necessidades desse tipo de vida social, mas a condio mesma de sua realizao. Ou a educao se faz o processo das modificaes necessrias na formao do homem para que se opere a democracia, ou o modo democrtico de viver no se poder efetivar. Da ser a educao um dos fundamentos da crena democrtica e, ao mesmo tempo, uma das razes de se descrer da democracia, por isto mesmo que no vem a escola sendo o desejado instrumento de sua realizao, mas, tantas vezes, um outro meio de se confirmarem e se preservarem as desigualdades sociais. que no qualquer educao que produz democracia, mas, somente, insisto, aquela que for intencionalmente e lucidamente planejada para produzir esse regime poltico e social. (Ansio Teixeira. Democracia e educao. XII Conferncia Nacional de Educao. Rio de Janeiro, 1956). Considerando o trecho acima, para desenvolver ideais democrticos a escola deve priorizar a formao de: A) B) C) D) E) valores, cooperao e esprito de equipe; qualidades requeridas pelo mercado de trabalho; saberes humanistas, eruditos e enciclopdicos; aptides demandadas pela sociedade atual; conhecimentos intelectuais para a competio.

QUESTO 63 As competncias podem ser classificadas de acordo com os objetivos educacionais. A seguir so apresentadas trs taxonomias, denominadas A, B e C. Taxonomia A - percepo, posicionamento, execuo acompanhada, mecanizao e completo domnio de movimentos. Taxonomia B - conhecimento, compreenso, aplicao, anlise, sntese e avaliao. Taxonomia C aquiescncia/receptividade, valorizao, organizao e caracterizao. resposta,

As taxonomias A, B e C correspondem, respectivamente, aos objetivos educacionais dos seguintes domnios: A) B) C) D) E) cognitivo, afetivo e psicomotor; psicomotor, cognitivo e afetivo; afetivo, cognitivo e psicomotor; cognitivo, psicomotor e afetivo; psicomotor, afetivo e cognitivo.

QUESTO 64 Olhando-se para uma mesa, pode-se notar que ela resume em si anos de trabalho e tecnologia: preciso maquinrio apropriado para constru-la, instrumentos apropriados para montla e refin-la. Entend-la implica conhecer suas principais caractersticas e finalidades, compreendendo o quanto de esforo foi necessrio para conceb-la e realiz-la. Para se apropriar de objetos e conceitos que existem, inicialmente, sob a forma de eventos externos aos indivduos, a psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo: A) pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade so apropriados pela criana; B) pelo qual pensamentos e conhecimentos se sedimentam historicamente num contexto social; C) pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos se propagam de gerao a gerao; D) de constituio das formas de pensar e dos conhecimentos ao longo da histria da humanidade; E) de renovao das formas de pensar e agir dos diferentes grupos sociais ao longo da histria humana.

QUESTO 67 No que concerne ao desenvolvimento da aprendizagem num meio cultural, as aprendizagens pelas quais passamos podem ser compreendidas como manifestao de um: A) id cultural representado pelo conhecimento constitudo pela humanidade; B) superego cultural que desenvolve uma srie de exigncias, entre elas as que tratam das relaes entre os humanos; C) ego cultural que se materializa no exerccio da coero social com suas regras e costumes; D) inconsciente cultural que se apresenta como ditames preestabelecidos; E) consciente cultural que se expressa sob a forma de pulses irrefletidas.

14 - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ

GABARITO - B

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 68 A relao do professor com o aluno fundamental para o desenvolvimento do processo escolar. As interaes na sala de aula, inclusive as afetivas, podem favorecer a construo das aprendizagens e o enfrentamento de problemas como a indisciplina e a falta de interesse por parte dos alunos. Para tanto, o professor deve: A) favorecer a adoo de medidas disciplinares que evitem desperdcio de tempo; B) incorporar a participao dos alunos dentro dos limites por ele definidos; C) possibilitar a construo de um clima dialgico, da afetividade e do respeito; D) exercer sua autonomia para selecionar contedos e a metodologia de ensino; E) controlar o tempo e estabelecer aquilo que correto e da maneira que ele quer. QUESTO 69 Jean Piaget desenvolveu diversos estudos que buscaram explicar o processo de aquisio do conhecimento pelo indivduo. Sua teoria, denominada epistemologia gentica, enfatizou a importncia da interao da criana com o meio. A obra de Piaget no campo educacional possibilitou compreender que: A) o pensamento infantil passa por trs estgios desde o nascimento da criana at o incio da adolescncia, so eles: estgio sensrio-motor, pr-operacional e das operaes formais; B) o estgio das operaes formais, que se estende dos 2 aos 4 anos de idade, caracterizado pela reversibilidade das aes; C) o egocentrismo explica o carter mgico e pr-lgico do raciocnio infantil e o desenvolvimento da lgica consiste num abandono gradual do egocentrismo; D) o papel do professor deve ser minimizado, tendo em vista a centralidade do aluno no processo educacional; E) os mtodos ativos que favoream a pesquisa e as experincias contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem. QUESTO 70 Depois de ouvirem uma palestra de Danilo Gandin, os professores de uma escola pblica resolveram fazer um planejamento participativo de suas atividades educacionais. Para tal, realizaram uma srie de reunies, que derivou um plano de trabalho para o ano letivo. Todo esse processo teve como caracterstica fundamental a: A) constituio prvia, pelos dirigentes escolares, de um rol de questes que norteasse as discusses coletivas, realizadas com a participao de todos da escola; B) centralizao constante das discusses no ncleo gestor da escola, sem a qual elas seriam fragmentadas, desorganizadas e incuas; C) votao, por parte dos diferentes segmentos, de representantes que levariam a cabo as discusses coletivas, no deixando a anarquia prevalecer; D) identificao dos sujeitos mais capazes de cada um dos segmentos, que pelo seu conhecimento, seriam os responsveis pela discusso coletiva; E) discusso no s do como fazer, mas tambm do porque realizar as atividades, e dos objetivos mais gerais que elas se propem a alcanar.
GABARITO - B

QUESTO 71 Henry Wallon elaborou uma teoria sobre o desenvolvimento humano que destaca a importncia da integrao do indivduo ao meio cultural e social em que vive. Segundo esse autor, o ser humano tanto biolgico como social; e na sua constituio essas duas dimenses se interrelacionam. Considerando as ideias de Wallon, no processo educacional, o professor deve: A) desempenhar o papel de mediador, cultivando as aptides dos alunos; B) transmitir seus contedos, considerando o limite do potencial do aluno; C) priorizar o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos; D) pautar sua prtica pela manuteno da disciplina em sala de aula; E) valorizar o cumprimento rgido do programa escolar. QUESTO 72 Considere as seguintes informaes sobre a atuao de dois supervisores escolares: X concebe sua funo como especializada e se preocupa em inspecionar o trabalho dos professores, garantindo sua eficcia e eficincia. Cuida para que as diretrizes centrais sejam cumpridas por todos na unidade escolar. Em seu cotidiano, ele exerce a liderana, controlando e cobrando a execuo das tarefas que estabelece para o corpo docente. Y enfatiza a atuao colaborativa, coordenando aes pedaggicas no mbito do currculo e tambm para o crescimento profissional dos professores. O seu compromisso alavancar a melhoria da qualidade do ensino. Para tanto, busca promover um ambiente dialgico na escola, incorporando as deliberaes dos professores. Analisando-se as prticas realizadas pelos dois supervisores, conclui-se que: A) B) C) D) E) X preocupa-se com o controle da ao docente; Y e X estabelecem relaes de parceria com os docentes; Y pauta sua atuao por modelos hierrquicos de ao; Y orienta suas aes pelas diretrizes centrais; X e Y orientam sua ao para um projeto coletivo.

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - 15

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 73 Um determinado gestor pblico nomeou um funcionrio para ocupar um cargo de liderana no setor em que este trabalhava h anos. Observou, entretanto, que as relaes interpessoais desse funcionrio com os demais integrantes do setor ficaram comprometidas desde ento. Resolveu voltar atrs e nomear outro funcionrio, externo ao setor, para ocupar tal cargo, o que realmente amenizou as tenses anteriormente originadas. Quanto atitude desse gestor em reconsiderar sua deciso, pode-se concluir que: A) foi correta, porque relaes interpessoais pretritas so determinantes para comprometer a relao entre um lder e seus subordinados; B) foi incorreta, porque ele no permitiu que o grupo acomodasse suas tenses, que naturalmente ocorrem no incio de uma relao de subordinao; C) foi correta, porque o comprometimento das relaes j anunciava a inabilidade daquele funcionrio para ocupar esse cargo de liderana; D) nada possvel afirmar, porque muitas variveis, no somente individuais como tambm ambientais, devem ser avaliadas para que se possa compreender o fenmeno liderana; E) nada possvel afirmar, porque no se esperou o tempo necessrio para a acomodao das tenses e a estabilizao das relaes interpessoais. QUESTO 74 A preocupao com o planejamento est relacionada influncia de teorias oriundas do campo da produo econmica e da administrao. Essas teorias, fundamentadas em princpios tayloristas, acreditavam que planejamento, no campo educacional, consistia em um instrumento de: A) natureza dinmica, relacionado a exigncias superiores; B) mobilizao e articulao dos diferentes agentes educacionais; C) transformao da realidade educacional excludente e injusta; D) leitura de mundo crtica, que revela o carter injusto de nossa realidade; E) racionalizao e busca de eficincia na gesto da escola. QUESTO 75 A escola Z quer reformular os processos de avaliao de aprendizagem e de progresso que tem realizado, finalmente adaptando suas normas ao que proposto pela Lei 9394/96. Para isso, uma de suas aes deve ser a de: A) negar a classificao em outras sries que no a primeira a qualquer aluno novo que no possua escolarizao anterior; B) admitir formas de progresso parcial para os diferentes ciclos, desde que preservada a sequncia do currculo; C) instituir a obrigatoriedade de estudos de recuperao ao final do perodo letivo, para os casos de baixo rendimento escolar; D) permitir a acelerao de estudos para todos os alunos que assim o quiserem, com a efetivao de turmas especiais; E) realizar avaliao contnua do desempenho do aluno, com prevalncia dos resultados ao longo do perodo sobre o das provas finais.

QUESTO 76 A educao escolar exerce um papel importante na manuteno da estrutura de classes, pois est impregnada da ideologia dos grupos dominantes. Para efetivar prticas que colaborem com a transformao social, um processo escolar emancipatrio deve buscar: A) reproduzir os conhecimentos necessrios diviso social do trabalho; B) garantir aos grupos excludos a aquisio de conhecimentos tcnicos; C) transmitir conhecimentos teis que formem para o mercado de trabalho; D) fomentar prticas que colaborem com a reflexo e a crtica; E) realizar atividades colaborativas que ensinem o civismo. QUESTO 77 Diferentes teorias buscaram explicar como o ser humano aprende, entre elas, o inatismo. Essa concepo tem como pressuposto a ideia de que capacidade de conhecer uma caracterstica inata do indivduo, isto , j est inscrita nele desde o momento do nascimento. Com base nessa teoria, no processo de aprendizagem, o professor deve: A) adotar a avaliao diagnstica como estratgia para conhecer a etapa de desenvolvimento do aluno; B) implementar experincias que possibilitem ao aluno interagir com o mundo fsico e social; C) planejar atividades ldicas e prazerosas para facilitar a construo das aprendizagens dos discentes; D) desenvolver tarefas que valorizem a reflexo, o posicionamento dos alunos e a superao de suas dificuldades; E) compreender que a aprendizagem independe da experincia e de sua cultura e que a atuao docente limitada. QUESTO 78 Ao ler a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, Joo descobriu que a escola em que era gestor, apesar de ser privada, poderia receber dinheiro pblico, pois: A) embora cobrasse mensalidades elevadas, tinha finalidade no lucrativa; B) embora tivesse um dono, vinha aplicando todo seu lucro em educao; C) estava localizada em uma comunidade muito pobre, sendo, portanto, comunitria; D) todos que a frequentavam eram religiosos, sendo, portanto, confessional; E) no possua excedentes financeiros, sendo, portanto, filantrpica.

16 - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ

GABARITO - B

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 79 Um aluno do ensino mdio teve acesso, na biblioteca de sua escola, ao livro A Reproduo, de Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron. Depois de ler o livro, ele comeou a dizer a todos que tinha sofrido violncia simblica em seu processo de escolarizao, pois a escola lhe: A) imps um determinado arbitrrio cultural como o nico legtimo, deslegitimando outros e dissimulando as relaes de fora existentes nesse processo; B) permitiu passar por situaes de constrangimento nas aes pedaggicas nela realizadas, ao expor publicamente seu fracasso em diversas disciplinas; C) permitiu vivenciar um processo de socializao marcado pelo bullying, quando foi violentamente humilhado pelos colegas em funo de suas convices; D) inculcou determinados elementos simblicos que iam de encontro quilo visto como socialmente relevante e pertinente para sua insero social; E) negou, na prtica, o acesso a elementos simblicos fundamentais para sua insero social e para a reproduo do processo de cidadania. QUESTO 80 A educao escolar, como toda prtica social, constitui-se meio a uma disputa que contrape diferentes interesses e concepes de mundo. Hegemonicamente, entretanto, a escola acaba disseminando ideologias que legitimam os interesses e as concepes de mundo dos grupos dominantes como universais. Essa perspectiva leva ao questionamento da educao praticada nas escolas, pois os educadores: A) precisam problematizar os materiais didticos e as concepes que transmitem; B) constituem meros agentes da ordem burguesa e orientam ideologicamente a educao; C) no podem fugir lgica da sociedade capitalista e de suas classes dominantes; D) desempenham necessariamente um papel ideolgico reprodutor da ordem; E) desenvolvem prticas pedaggicas irrelevantes para a transformao social. QUESTO 81 Os anos 1990 foram caracterizados pelo surgimento e fortalecimento de sistemas nacionais e regionais de avaliao de desempenho educacional. No geral, a criao desses sistemas foi marcada pela ideia de accountability (prestao de contas e responsabilizao). O Sindicato de Professores do Estado K, inspirado pelas ideias de autores como Luiz Carlos de Freitas e Almerindo Janela Afonso, tem realizado campanhas contra esses sistemas, na medida em que acreditam que eles: A) responsabilizam os governos democrticos pelo fracasso escolar; B) diminuem a autonomia docente; C) enfraquecem o movimento estudantil; D) responsabilizam os pais pelo fracasso escolar; E) aumentam o poder centralizado dos diretores de escolas.

QUESTO 82 A temtica da diversidade cultural abordada em diversas propostas curriculares, inclusive, nos Parmetros Curriculares Nacionais. Entretanto, muitas so as concepes de multiculturalismo que informam os currculos e materiais didticos. Na perspectiva de uma pedagogia crtica, comprometida com a transformao social, preciso que os materiais didticos: A) B) C) D) E) fomentem a convivncia pacfica entre as culturas; incentivem relaes de respeito com os mais humildes; estimulem o respeito para com as culturas mais primitivas; incentivem a tolerncia e o amor entre os grupos; problematizem as diferenas, politizando-as.

QUESTO 83 Competncias profissionais representam combinaes sinrgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), evidenciadas pelo desempenho profissional, no mbito de determinado contexto ou estratgia organizacional. Cada uma das dimenses do CHA diz respeito a um tipo de aprendizagem e pode utilizar diferentes estratgias de desenvolvimento, como as descritas no quadro a seguir.

Tipos de aprendizagem A - Saber B - Ser

Estratgias de desenvolvimento X - Experincia/Treinamento Y - Pesquisa/Estudos/ Treinamento

C - Saber fazer Z - Desenvolvimento pessoal


Considerando essas informaes, a alternativa que contm a correta associao das dimenses do CHA com o tipo de aprendizagem e o tipo de estratgia de desenvolvimento : A) B) C) D) E) Conhecimento - AY; Habilidade - CX; Atitudes - BZ; Conhecimento - CY; Habilidade - AX; Atitudes - BZ; Conhecimento - AY; Habilidade - BX; Atitudes - CZ; Conhecimento - CX; Habilidade - BZ; Atitudes - AY; Conhecimento - BY; Habilidade - AZ; Atitudes - CX.

QUESTO 84 Atualmente, muito se tem valorizado e enaltecido a articulao entre as disciplinas, com a manuteno de seus diferentes objetos e competncias, em detrimento da perspectiva disciplinar que as mantem apartadas entre si. Esse fenmeno retrata um esforo de: A) B) C) D) E) pragmaticidade; multidisciplinaridade; interdisciplinaridade; sistematicidade; infradisciplinaridade.

GABARITO - B

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - 17

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 90 Joo Marcos pedagogo e atua na rea de educao corporativa de uma organizao que est preocupada com a melhoria contnua e com a qualidade de seus processos. O responsvel pelo departamento de gesto de pessoas pediu a ele para preparar um treinamento para trinta funcionrios que seriam contratados no ms seguinte. Para atender norma ABNT NBR ISO 10015:2001 Gesto da Qualidade - Diretrizes para treinamento, Joo Marcos deve contemplar em seu trabalho o monitoramento das seguintes etapas: A) definio das necessidades de treinamento, objetivos instrucionais, estratgias metodolgicas e planejamento da avaliao; B) diagnstico inicial de competncias do pblico-alvo, objetivos instrucionais, carga horria programada e execuo do treinamento; C) estratgias metodolgicas, carga horria programada, frequncia e tamanho da turma, competncias alcanadas; D) planejamento do treinamento, frequncia e tamanho da turma, adequao dos recursos didticos e competncias alcanadas; E) definio das necessidades de treinamento, planejamento do treinamento, execuo do treinamento e avaliao dos resultados. QUESTO 91 Todo incio de ano, a direo de determinada escola pblica elabora o novo planejamento da unidade. Entretanto, os problemas se agravaram na escola e a direo foi alvo de crticas por adotar mtodos centralizados de trabalho. Os professores sugeriram a elaborao de um planejamento participativo. Para viabiliz-lo, o diretor precisa: A) organizar um grupo de trabalho com os docentes mais qualificados; B) contratar consultores especializados que proponham solues para a escola; C) adotar procedimentos que possibilitem controle eficaz das aes; D) convocar os funcionrios para que tragam sua contribuio nas reunies; E) envolver toda a comunidade na tomada de decises e na construo das propostas. QUESTO 92 Em relao s teorias da aprendizagem, pode-se dizer que o comportamentalismo: A) nasce se contrapondo a uma tendncia de cientifizao da psicologia; B) surge num contexto de forte oposio tendncia subjetivista da psicanlise; C) critica a supervalorizao dos comportamentos observveis do humano; D) no estabelece uma relao intrnseca entre estmulo e resposta; E) utiliza o mecanismo da punio como mantenedor de um comportamento desejado.

QUESTO 93 Maria estava abrindo uma escola privada de educao bsica no municpio Q. No processo de construo do currculo escolar, ela descobriu, ao estudar a LDB, que o currculo deveria desenvolver: A) a lngua inglesa como componente obrigatrio a partir da 5 srie; B) o ensino da arte como componente optativo no ensino mdio; C) a educao fsica como componente obrigatrio, menos para o ensino noturno; D) a educao ambiental oferecida de forma integrada aos contedos obrigatrios; E) o estudo da cultura afro-brasileira para o ensino mdio e da cultura indgena para o ensino fundamental. QUESTO 94 Considere as seguintes informaes sobre dois eventos de educao corporativa A e B: A: ao de capacitao, promovida pela empresa, voltada para a aquisio de conhecimentos, com vistas melhoria de desempenho no trabalho atual dos empregados; B: aprendizagem voltada para o crescimento individual, sem relao com um trabalho especfico, com vistas a promover aprendizagem nos empregados para o alcance de objetivos organizacionais. Analisando-se a descrio de cada um desses eventos, concluise que: A) B) C) D) B um evento de treinamento; B um evento de treinamento em servio; A um evento de desenvolvimento; A um evento de treinamento e B um evento de desenvolvimento; E) A e B so eventos de instruo em servio. QUESTO 95 A educao a distncia uma modalidade de ensino/ aprendizagem que rompe as barreiras do tempo e do espao, promovendo diferentes formas de interao entre alunos e professores. Ana Silva, pedagoga de uma organizao de pequeno porte, localizada na cidade de Petrpolis, apresentou um projeto de educao continuada para a sua empresa, em que definia a realizao de um conjunto de capacitaes na modalidade a distncia, com cursos mediados pelo computador. Para fundamentar seu projeto, levando em conta o contexto no qual estava inserida, Ana Silva elencou vantagens caractersticas dessa modalidade. As vantagens que poderiam adequadamente ser apontadas por ela so: A) o uso de mtodos especficos de comunicao e a reduo dos custos; B) a facilidade de repetio dos cursos e a possibilidade de realizao em vrios horrios; C) o maior nmero de alunos num mesmo evento e o uso extensivo de tecnologia; D) a possibilidade de turmas em vrias cidades e a possibilidade de autoaprendizagem; E) a realizao do curso em larga escala e o controle da realizao dos exerccios.

GABARITO - B

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - 19

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

QUESTO 96 A educao a distncia tem apresentado vertiginoso crescimento na sociedade atual, incluindo a rea de educao corporativa. A seguir so apresentadas duas afirmativas (A e B), ambas relacionadas educao a distncia. AFIRMATIVA A - Com ou sem o uso das tecnologias, necessitamos de metodologias que compreendam o desenvolvimento e a aprendizagem como processos integrados que abrangem vrias dimenses humanas. AFIRMATIVA B - Programas de treinamento, desenvolvimento e educao, com foco na educao a distncia, contribuem para a formao e a qualificao profissional em larga escala, impulsionando o desenvolvimento das organizaes de trabalho e do pas. Com base na anlise das duas afirmativas, pode-se afirmar que: A) B) C) D) a afirmativa A verdadeira e a B falsa; a afirmativa A falsa e a B verdadeira; ambas as afirmativas so falsas; ambas as afirmativas so verdadeiras e a afirmativa A justifica a B; E) ambas as afirmativas so verdadeiras, mas a afirmativa A no justifica a B. QUESTO 97 Nos anos de 1950 e de 1960, disseminou-se no Brasil uma concepo de educao fundamentada na teoria do capital humano. Nessa perspectiva, a educao passou a ser compreendida como: A) B) C) D) E) importante para o crescimento intelectual dos jovens; fundamental para a consolidao moral das novas geraes; decisiva para o desenvolvimento econmico do pas; estratgia para formao religiosa do educando; subordinada aos interesses das classes populares.

QUESTO 99 A palavra treinamento vem de treina (do francs antigo trane, atualmente trane), que era o animal usado para treinar os falces para a caa. Assim, a palavra treinamento surge associada ao conceito de destreza, adestramento, preparo para determinada tarefa a partir de exerccio regular e condicionamento. Clara Magalhes, pedagoga de uma importante organizao, empregou o termo treinamento em um projeto de educao corporativa desenvolvido em conjunto com a Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA). Levando em conta a etimologia da palavra, a deciso de Clara Magalhes de usar essa nomenclatura pode ser considerada: A) adequada, porque h casos em que a aprendizagem requer processos de condicionamento, como os eventos destinados a preparar as pessoas para lidarem com situaes de risco; B) adequada, uma vez que as aes de educao corporativa podem tambm ser chamadas de treinamento e que o uso do termo no tem diferena em termos tcnicos; C) inadequada, porque o termo treinamento est ligado a destreza/adestramento, no devendo ser empregado para aes com pessoas e sim para o treinamento de animais; D) inadequada, porque atualmente as fronteiras entre treinamento e desenvolvimento esto mais tnues e j no faz mais sentido falar de capacitaes que sejam classificadas como treinamentos; E) inadequada, porque treinamento diz respeito aprendizagem induzida, que visa preparar o indivduo para um trabalho diferente do atual, porm identificado, num futuro prximo. QUESTO 100 Cludio Soares trabalha na rea de gesto de pessoas de uma organizao de mdio porte e recebeu a incumbncia de elaborar um projeto de educao corporativa para a sua organizao. Ele se preocupou em contemplar em seu projeto os sete princpios de sucesso para a implantao bem-sucedida de sistemas de educao corporativa, definidos por Marisa boli, a saber: Competitividade, Perpetuidade, Conectividade, Disponibilidade, Cidadania, Parceria e Sustentabilidade. Sabendo que elencar os princpios apenas no era suficiente, Cludio Soares elaborou uma lista de prticas para cada um deles. Se Cludio tiver feito a associao correta, ele ter associado ao princpio da Conectividade as seguintes prticas: A) obter o comprometimento e envolvimento da alta cpula com o sistema de educao/alinhar as estratgias, diretrizes e prticas de gesto de pessoas s estratgias do negcio; B) implantar um modelo de gesto de pessoas por competncias/conceber aes e programas educacionais alinhados s estratgias de negcio; C) ser veculo de disseminao da cultura empresarial/ responsabilizar lderes e gestores pelo processo de aprendizagem; D) ampliar a rede de relacionamentos com o pblico interno e externo/integrar Sistema de Educao com o Modelo de Gesto do Conhecimento; E) criar mecanismos de gesto que favoream a construo social do conhecimento/utilizar, de forma intensiva, tecnologia aplicada educao.

QUESTO 98 As anlises de necessidades de capacitao so um conjunto de atividades de coleta, avaliao e anlise de dados que objetiva identificar as demandas de educao corporativa em organizaes. Apesar de importantes, essas tm sido realizadas de modo pouco sistemtico em ambientes organizacionais. Um pedagogo interessado em realizar uma anlise sistemtica das necessidades de capacitao deveria focalizar os seguintes nveis de anlise: A) B) C) D) E) estratgico, ttico e humano; organizao, motivaes e indivduos; organizao, tarefas e pessoas; conhecimentos, competncias e lacunas; conhecimentos, habilidades e atitudes.

20 - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ

GABARITO - B

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

ESPAO PARA MARCAO DAS SUAS RESPOSTAS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 GABARITO - B

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70

71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

81 82 83 84 85 86 87 88 89 90

91 92 93 94 95 96 97 98 99 100

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - 21

Analista de Controle Externo rea Organizacional - Pedagogia

Tribunal De Contas do Estado do Rio de Janeiro


ATENO - Transcreva a frase a seguir para a rea definida na ssua Folha de Respostas:

O registro dos atos de aposentadoria e penso ato exclusivo do TCE.

ORIENTAES AO CANDIDATO
VERIFICAES: 1. 2. 3. Verifique se voc recebeu o Caderno de Questes e a Folha de Respostas. Verifique ainda se o gabarito do Caderno de Questes corresponde ao da Folha de Respostas. Confira seus dados pessoais, em especial o seu nome, o nmero de inscrio e o nmero de seu documento de identidade. Verifique ainda se no seu Caderno de Questes esto impressas as 100 questes de mltipla escolha, cada uma com 5 (cinco) opes (A,B,C,D,E), e se a numerao est distribuda de acordo com o Edital: 01 a 20 - Lngua Portuguesa; de 21 a 30 - Noes de Direito; de 31 a 40 - Legislao Bsica; 41 a 100 Conhecimentos Especficos. 4. Qualquer divergncia ou dvida do candidato dever ser encaminhada ao Fiscal de Sala, imediatamente. No sero aceitas reclamaes posteriores.

PREENCHIMENTO DA FOLHA DE RESPOSTAS 1. O candidato dever transcrever as respostas das questes das provas objetivas para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento ser de inteira responsabilidade do candidato, que, para obter pontuao em cada questo, dever marcar uma, e somente uma, das alternativas de resposta correspondente a cada questo. A marcao da Folha de Respostas dever ser feita cobrindo fortemente, com caneta esferogrfica indelvel, de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. No ser permitido o uso de corretor ou caneta fluorescente. Ser atribuda nota zero s questes assinaladas com falta de nitidez, com mais de uma alternativa, com rasura, emenda, preenchimento parcial do campo de respostas, no assinaladas e demais casos previstos no Edital do concurso. Sero de inteira responsabilidade do candidato os prejuzos advindos do preenchimento indevido da Folha de Respostas. A Folha de Respostas no ser substituda em hiptese alguma por erro do candidato. A Folha de Respostas no dever ser amassada, dobrada, rasgada, manchada ou sofrer qualquer tipo de dano que prejudique a correo da mesma. O candidato responsvel pela assinatura e preenchimento do campo destinado ao Exame Grafotcnico na Folha de Respostas.

2. 3. 4. 5. 6.

DURAO DA PROVA 1. A prova ter durao de 5 (cinco) horas improrrogveis, incluindo o tempo de marcao para preenchimento da Folha de Respostas e a transcrio da redao para o verso da Folha de Respostas. Ser eliminado o candidato que no devolver o Caderno de Questes e a Folha de Respostas, dentro desse prazo. A sada de candidatos do local de prova s ser permitida aps 60 minutos do seu incio efetivo.

2.

DURANTE A PROVA 1. 2. Aps identificado e instalado na sala, o candidato no poder comunicar-se com outros candidatos ou com qualquer pessoa estranha ao concurso. No ser permitido nenhum tipo de consulta a qualquer material, bem como o uso de quaisquer equipamentos eletrnicos, especialmente os de recepo e/ou transmisso de voz ou de dados, os quais devero ser entregues equipe de fiscalizao, para serem devolvidos ao trmino da prova. Por motivo de segurana, durante a prova s ser permitido fazer anotaes no Caderno de Questes, bem como copiar os seus assinalamentos, na rea reservada para este fim, no prprio Caderno de Questes. Somente esta parte poder ser destacada e levada pelo candidato.

3.

AO TRMINO DA PROVA 1. 2. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato termine a prova. Entregue ao Fiscal de sala o seu Caderno de Questes e a Folha de Respostas, no sendo permitido em hiptese alguma levar o Caderno de Questes.

SER ELIMINADO DO CONCURSO O CANDIDATO QUE DESRESPEITAR A EQUIPE DE FISCALIZAO OU QUALQUER DAS NORMAS ESTABELECIDAS.

22 - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ

GABARITO - B

S-ar putea să vă placă și