Sunteți pe pagina 1din 15

A PELE NEGRA COMO APORTE MNEMNICO DE IDENTIDADES NO SC.

XX: UMA ANLISE DO LUGAR E DOS LUGARES DE NEGRO EM IMAGENS DIDTICAS Tlio Henrique Pereira1 Resumo: A partir de um campo interdisciplinar possibilitado pela memria, em convergncia com a histria das mentalidades e dos postulados da Histria Nova, foi possvel acionar, atravs da observao e anlise de corpus literrio, imagtico e miditico, as prticas e memrias do negro brasileiro no cotidiano dos sculos XIX e parte do XX. A pele e as sensibilidades do negro servem, portanto, como referncias para o estudo de uma sociedade que identificou e determinou papis sociais, primeiro por princpios da religio catlica crist e, posteriormente, pela repersonalizao e epidermizao do sujeito determinado por uma identidade com referncia de sua condio de escravo, e de sua posio de inferioridade ao longo da histria do Imprio at a instaurao da Repblica no Brasil. Palavras-chave: Memria, Histria, Identidade Negra, Literatura, Iconografia.

OS LAOS EM TORNO DAS QUESTES HISTRICAS E TERICOMETODOLGICAS SOBRE NEGROS a partir de um olhar, a priori, antropolgico, que se delineiam os conceitos acerca do negro neste estudo. Estudo que tambm se baseia na teoria da Histria Nova e se pauta na amplitude da anlise histrica e, fundamentalmente, nas questes em torno das memrias. Dentro desta viso, no h a preocupao, embora respeitando questes metodolgicas, em restringir-se a um conceito nico sobre o negro no Brasil, especificamente na Bahia, que se encerre em si, pois se entende a memria como dispositivos e variaes sistemticas manifestadas dialeticamente e, com isso, permitir o dialogismo dos conceitos e sua aplicabilidade de acordo com os perodos retratados e os objetos que so colocados em anlise.
1

Mestrado em Memria: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Fapesb). E-mail: tulioh@pop.com.br.

O negro brasileiro, visto por muitos como uma minoria, no participou ativamente das representaes da historiografia nacional, a no ser como o smbolo do escravo subserviente, de modo que suas referncias simblicas no alcanaram a imagem e um lugar edificante para as geraes pertencentes ao regime independente e republicano no Pas. Esse acontecimento se deve, seno pelo fato de que quase todos os relatos histricos foram feitos por brancos, os quais, muitas vezes, sustentavam as verses que lhe interessavam (ERMAKOFF, 2004, p. 14), ao menos pela incorporao dos sujeitos negros na aceitao de uma identidade corporal e mental, entendida como inferior e, por isso, marginal condio de civilidade, atribuda e determinada pelo gobinismo e darwinismo social surgidos na Europa no sculo XIX 2. Foi, talvez, por essas razes, em consonncia com as anlises da questo racial na esfera macro dos estudos acerca da questo negra que, ao atribuir mais de trs sculos de apagamento e difuso de conceitos identitrios equivocados sobre o sujeito negro, que muitos incorrem no pensamento de Nina Rodrigues (RODRIGUES, 1932/2008)3; ele um mdico legista brasileiro, que embora maranhense trabalhou muito tempo na Bahia. Tambm foi um dos principais antroplogos, estudioso da cultura africana, difusor do darwinismo no Pas, afirmou em relao

raa negra [na Bahia], que fundamentou com seu suor a argamassa de nossa nao e independncia, no apenas predominava em nmeros em relao a brancos e ndios como j preparava, diluda na miscigenao, o predomnio que lhe caberia na direo do futuro povo. Ela possui legitimamente o direito de ser devidamente reconhecida (RODRIGUES, 2008, p. 28).

A partir dos equvocos em que incorreram os livros didticos do sculo XX que traziam a discusso sobre raa e condio humana no sculo XIX, no se pode esquecer que teoricamente, paralelo inexorabilidade educacional, foram vrias as contribuies em prol da visibilidade histrica dos sujeitos negros no Brasil nas cincias humanas e,
2

Conde Joseph Arthur de Gobineau (1816-1882). No sculo XIX, Gobineau publicou sua principal obra Ensaio sobre a desigualdade das raas humanas (1858). Nela ele nos apresentou a tese que legitimaria a superioridade inata das raas brancas e suas variaes sobre todas as outras no-brancas (BUONICORE, 2005). Considera-se tambm que as concepes em torno de uma ideia de inferioridade do negro, assim como o seu carter assassino foram influenciadas principalmente pelas ideias difundidas por Lombroso, que acreditava que, pela anlise de determinadas caractersticas somticas seria possvel antever os sujeitos que se voltariam para o crime. Entretanto para Darwin a expresso concorrncia vital no possua conotao ideolgica, portanto, o melhor e mais apto no significava ser o melhor em si, mas aquele que encontrasse meios favorveis para sua sobrevivncia (JAPIASS; MARCONDES, 1996, p. 62). 3 O livro teve sua primeira editorao pstuma morte do autor em 1932, entretanto foi escrito entre o perodo de 1890 at 1905, aproximadamente.

tambm, nos estudos encabeados pela medicina acerca do tema nos sculos supracitados. Contudo, so estudos que se basearam em caractersticas especficas e, muitas vezes, responsveis por unificar a compreenso tnica do que seria ser negro, a partir de determinantes biolgicas, religiosidade, folclore, determinantes culturais do espetculo dos ritos negros e dos estudos de reminiscncias territoriais quilombolas, propondo certos resgates e impondo uma identidade africana, muitas vezes, desconhecida pelo prprio negro brasileiro, que se constituiu, no apenas de uma miscigenao tnica estabelecida, compulsoriamente, com o europeu e o nativo nacional, mas, tambm, pela pluralidade tnica da frica. E por mais que essas abordagens, restritas aos seus simbolismos e ritos, resultem em amplas e ricas fontes de pesquisa, continuam sendo muitos os desafios para esse estudo, sobretudo, a histria recente sobre os negros brasileiros, v-se atrofiada aquilo que Santos (2002) considerou a condio negra como objeto, numa viso distanciada, e o negro como sujeito, numa atitude compromissada. Esses estudos, incluindo o ensaio Casa Grande & Senzala, de Freyre (1933/2004) servem para compreenso de conceitos como hibridismo racial, miscigenao e estruturalismo social e raa4. Porm, em sua maioria, entende-se, neste estudo, que os autores, com exceo de Gilberto Freyre com sua anlise metodolgica na linha da histria cultural, estabeleceram uma ideia de dominao e assujeitamento baseados nas teorias darwinistas reminiscentes de estudos, em torno da antropologia fsica e antropometria, sem a insero das sensibilidades e da memria do negro, tratando-o meramente como um objeto de valor histrico marginalizado, e, porque no, folclrico5. Utiliza-se a obra literria para relatar e analisar as representaes mnemnicas das identidades negras no Pas, por se considerar a literatura nacional um marco
4

A produo de saberes em torno da causa negra esteve muito ligada aos movimentos nacionalistas incorporados a partir da dcada de 1989 no Brasil at a insero de uma nova ordem promulgada no novo sculo. A principal obra de Gilberto Freyre Casa Grande & Senzala, editada pela primeira vez em 1933 parte inerente de uma ideia de socialismo compartilhada por parte da populao brasileira, vida pelo direito comum e ao mesmo tempo poltico de seus sujeitos, assim como pela venda de uma imagem corporificada as questes de igualdade racial e de valorizao dos patrimnios nacionais, como a fauna e a flora para o exterior. 5 Como exemplo desses autores tem-se Freyre (1933/2004) ao mostrar em sua obra que muitos estudos em torno dos negros no Brasil se limitavam as questes acerca da escravido e das relaes patriarcais determinada pelo branco. A exemplo desses estudos tem-se Brookshaw (1983) ao explicar a abolio no Brasil como um fenmeno puramente de interesse capital e exemplificar a relao senhor escravo em torno de consideraes fetichistas; tambm, Nina Rodrigues (2008) ao propor em seus estudos um mtodo no qual se determina a partir da observao e da comparao o comportamento e as habilidades dos africanos no Brasil; assim como Rabassa (1965) ao discorrer em suas pesquisas sobre a mobilidade e a liberdade atribuda aos escravos, bem como de uma convivncia amena na relao senhor escravo ao compar-la com outros pases da Amrica e Europa. E, tambm, Arthur Ramos (1943) por falar sobre padres culturais de dominao, entre outros.

sociocultural no sculo XIX, elevada pela transio do Imprio para a Repblica, pelos movimentos abolicionistas encabeados por escritores, jornalistas, artistas negros e mestios forros, muitos deles desconhecidos pelo grande pblico, e outra boa parte utilizada como mote e inspirao para romances6. Sendo assim, a obra literria tomada como a expresso da individualidade de seus autores, em manifestao social e coletiva de suas ideologias e necessidade de denncia de acontecimentos scio-histricos de uma sociedade que se configurava. Acredita-se nesse estudo que Adolfo Caminha (1895/2001) foi um dos primeiros autores a inserir o negro, em um romance nacional, no centro de sua narrativa, de forma que no se tratava de um mestio, ou de um porta-voz de pele branca e sangue negro, como foi proposto em A Escrava Isaura, de Bernardo Guimares (1875/2005). O cenrio do romance de Caminha (1895/2001), ao contrrio da representao buclica e escravocrata do ambiente rural no Brasil de Guimares (1875/2005), a Marinha Nacional e a cidade do Rio de Janeiro, segundo uma ordem fsica e poltica, representada pelo poder militar, de uma populao que testemunhava a transitoriedade e o estabelecimento de seus novos valores. O Rio de Janeiro, portanto, na amplitude de seu territrio, diferente do territrio baiano, foi descrito pela literatura, iniciada de uma incurso intertextual, na qual a vida e a obra de seu autor se entrecruzavam, promovendo o dilogo entre os fatos e as memrias. A escolha do Rio de Janeiro se deveu, inicialmente, seleo da obra de Caminha (1895/2001) e, em seguida, a de Lima Barreto (BARRETO, 1989/1992), recorrendo ao seu status de capital entre os sculos XVIII e XIX, principalmente, por se tornar a sede do Vice-reino portugus, ou seja, o lugar onde o amlgama colonial determinou o cotidiano e a posio de seus sujeitos, seja pela presena da sede da Corte Portuguesa, a partir de 1808, seja pelo avano das culturas da cana-de-acar, da pecuria ou at mesmo pela sua reputao de segundo maior porto de entrada da mode-obra escrava no territrio imperial. Efetivamente, a relevncia das obras prope, comparativamente, olhares sobre a presena do negro em Salvador e no Rio de Janeiro, e vincula-se ao fato de ser o Rio de Janeiro a capital do Imprio Colonial 7 at 1822 e a sede da decadncia poltica do seu regime, o processo de Independncia e, no decorrer
6

Algumas das personalidades negras a compor o imaginrio da luta tnico-racial no Brasil foram: Machado de Assis (1839-1908), Francisca da Silva de Oliveira ou Chica da Silva (c. 1732-1796), Juliano Moreira (1873-1933), responsvel por discordar de Nina Rodrigues quanto suposta contribuio negativa dos negros na miscigenao brasileira, e o mais antigo e mtico Zumbi dos Palmares (16251695) 7 Antes da Repblica houve o regime Imperial, com Imperador, por pouco tempo portugus e, depois, por Imperador brasileiro.

do sculo XIX, pelo advento da Repblica, justificada pelo fato de terem sido, ambas, capitais, portos e tambm territrios escravagistas. Foi nesse contexto que o personagem Amaro, da obra de Caminha (1895/2001), se tornou homem escravizado devido cor escura de sua pele, condio social e mentalidade e, tambm, por suas afeies, que o levaram a questionar todas as regras e se rebelar contra a ordem hierarquizante que se estabelecia, h muito, sua volta, como o regime escravocrata e os limites oferecidos s populaes negras e mestias. Portanto, o desejo de abordar, principalmente, o campo das sensibilidades e memrias do negro e seus matizes, se deu graas a todas essas percepes do citado romance.

O LUGAR E OS LUGARES DOS NEGROS EM IMAGENS DIDTICAS

No Brasil, o eurocentrismo, com suas origens na Europa a partir do sculo XVIII, tomou propores mais complexas, a fim de definir identidades e demarcar posies sociais, que hierarquizavam de modo sociocultural os sujeitos de acordo com suas origens e etnia. Para Mattoso (1980), o escravismo no Brasil introduziu no negro a dvida sobre sua imortalidade, conforme era proposto o discurso religioso da poca, e anulou o exerccio do negro de ter vontade prpria.

Depois, as duras etapas da reconquista de uma personalidade adaptada, com mais ou menos xito, s limitaes da sociedade de adoo, corpo social de dupla estrutura, no qual coexistem de modo original as comunidades negra e branca. A sociedade brasileira em nada se parece s suas vizinhas, tambm escravistas, das Antilhas e do sul dos Estados Unidos (MATTOSO, 1990, 12).

O exemplo da gravura, a seguir, representa as trs matrizes tnico-raciais (Ilust. 1), que formaram a populao nacional brasileira, classificadas pelos etngrafos do sculo XIX, a exemplo de Rodrigues (1932/2008), pautados nas teorias deterministas e redefinidas pelos estudos de Freyre (2004, p. 80-81): a partir de 1532, a colonizao portuguesa do Brasil [...] caracteriza-se pelo domnio quase exclusivo da famlia rural ou semi-rural [...] constituindo-se na aristocracia colonial mais poderosa da Amrica.

Fig. 1 As trs raas. Fonte: (HERMIDA, 1958, p. 2)

Este acontecimento histrico apenas reiterou o arcabouo fenomenolgico que passou a definir a identidade hierrquica no Brasil, desde os primrdios do sculo XVI, no qual se teve, sob influncia portuguesa, a utilizao de africanos para o trabalho no eito e o abandono ou extermnio dos amerndios, por serem considerados preguiosos e inconstantes8. Segundo Depestre (1980, p. 3), h, em torno dessa memria fatual, a base eurocntrica a postular como direito divino a identidade do conceito tipicamente colonial de branco e o de ser humano universal, todavia considera-se, em carter de correo ao conceito do direito divino, que este era tomado exclusivamente pelos reis da Idade Antiga e Mdia. Portanto, neste estudo, compreende-se esse direito como uma reivindicao hierrquica da estrutura social, colocado no centro da gravura, em que se encontra o personagem caracterizado como o portugus, ladeado pela representao do negro sua direita e do amerndio sua esquerda, ambos em segundo plano. A gravura, retirada de um livro didtico de histria, do j referido autor Hermida (1958), direcionado a crianas do ento ensino primrio, reforava o imaginrio coletivo, que se baseou na imagem do negro e do amerndio, enquanto representaes de exotismo, selvageria com fentipos grotescos, estigmas servis e at animalescos,
8

Em Debret (1968, p. 58-59) essa inconstncia do ndio brasileiro se dava por uma questo de necessidade, quando alguns grupos, especialmente os domadores de cavalos eram obrigados a variar de pastagens quando estas se mostravam incapazes de sustent-los.

endossando a ideia de centralidade aos descendentes do hemisfrio Norte e marginalidade aos componentes dos grupos no-brancos. Essa observao mais latente quando, a partir de uma anlise iconolgica, observa-se a justaposio das mos do portugus, dadas aos dois, para que eles as tomassem em sinal de benevolncia recproca e, nas palavras do prprio Freyre (1933/2004), num smbolo de harmonia entre as raas. No mais, embora a tentativa possa ter sido a simulao de uma ciranda de roda, a disposio em que esto figurados o negro, o branco e o amerndio leva possibilidade de que ambos estivessem sobre um pdio olmpico, atestando suas conquistas. A protuberncia excessiva do nariz e dos lbios, a extenso das orelhas, os ps descalos, as leves sombras, contornando os braos e as bochechas, a exemplo de sujeira, as roupas com remendos, o colete de pano remendado igual s calas, assim como as correntes a formar o libambo9, sobreposto ao corpo do negro so, em seu conjunto, a personificao unificada de um esteretipo utilizado pelo mundo branco e por suas populaes hbridas e emergentes na histria do Brasil. Esse esteretipo foi retomado insistentemente, ao longo do tempo pela historiografia das Amricas, para mitificar mnemonicamente os descendentes de africanos, com suas variaes tnicas, de forma pejorativa e exterior a compreenso de civilidade concebida pelas leis e tica brancas. Esta conscincia racial, imposta pelos brancos, partindo da hierarquizao social exclusivamente promovida pela colonizao, permite endossar o pensamento de Depestre (1980, p. 12) ao dizer:

A colonizao roubou assim, aos africanos deportados para a Amrica, seu passado, sua histria, sua confiana elementar neles mesmos, suas lendas, seu sistema familiar, suas crenas, sua arte. Mesmo a beleza de sua pele foi transformada em fonte permanente de frustrao, em obstculo intransponvel entre a situao genrica que lhes foi fabricada com todas as peas e sua realizao na histria e na sociedade. A reificao e a alienao transbordavam da trama econmica e social do trabalho servil para penetrar pelos poros do negro at s estruturas viscerais de sua personalidade feita em pedaos. Esta apavorante
9

Libambo s. m. Bras. tem origem no quimbundo lubambo, ou seja, corrente. Segundo as descries destes objetos realizadas por (BILIER, 1997), trata-se de toda espcie de corrente que prendia o escravo. No Brasil, esse instrumento serviu para prender o pescoo do escravo numa argola de ferro, da qual saa uma haste longa, tambm de ferro, colocada para cima, ultrapassando o nvel da cabea do mesmo. A haste mantinha um chocalho, que alertava se o escravo tentasse fugir. Outra forma de libambo, com pontas retorcidas, se prendia em galhos de rvores do mato, dificultando a fuga do escravo (MATTOSO, 1990).

presso desculturalizante responsvel pela medocre opinio que os homens e as mulheres das fricas e das Amricas de cor, durante muito tempo, tiveram de seus corpos, de seus sentimentos e de sua identidade, na histria das civilizaes (DEPESTRE, 1980, p. 12 grifos do autor).

Pautados por uma memria que se calcificou e prendeu o sujeito a uma estrutura social que o identificou enquanto sujeito, levou o outro a conceber a ideia de centro essencial do eu em sua totalidade de conscincia, ao e razo, conforme propuseram as bases conceituais do Iluminismo. Esse sujeito, ainda que aparentemente imvel, foi marcado por suas prticas e pelo dilogo contnuo com os mundos culturais que o exteriorizou e o conectou, enquanto agente de seu prprio carter, estabelecendo sua poltica, a pluralizao ou unificao identitria. O negro, entretanto, significado pelo mundo de concepo branca, encontrava-se dogmatizado em seu prprio juzo, sujeitado externamente por um fenmeno que, mais adiante, foi destacado como introjeo. No Brasil, o efeito da estrutura social, erguida pela colonizao, herdou um sentimento de genuinidade tnicorracial sociedade baiana do sculo XIX, resistindo principalmente na memria dos sujeitos que se classificam como brancos. Evidenciando uma poltica hierarquizante mais slida, e excludente que a ocorrida durante o perodo portugus na Bahia. A pequena elite social branca, em busca do seu status de dominao tentou estabelecer a sua diferenciao em relao ao mestio, amerndio e negro, buscando insistentemente razes do hemisfrio Norte ou descendncias europeias para valorizao sangunea e distino social das miscibilidades instauradas. Segundo Freyre (1933/2004, p. 70), os resultados mais diversos da miscigenao portuguesa criaram figuras com ar escandinavo e negride, fazendo com que a formao da sociedade brasileira sofresse, no apenas de uma mistura historicamente formada pela colonizao, mas tambm, de antagonismos que a transcenderam, colocando em controvrsia o desejo de iseno hbrida, seja do lado africano ou aparentemente branco. certo que atravs de muito maior miscibilidade que os outros europeus: as sociedades coloniais de formao portuguesa tm sido todas hbridas, umas mais, outras menos (FREYRE, 2004, p. 73). O exemplo abaixo retirado da tela do pintor italiano Andrea Mantegna (14311506) representa a deusa da mitologia Minerva expulsando os Vcios do Jardim da Virtude (1502).

Fig. 2 Andrea Mantegna (1431-1506). Minerve chassant les Vices de Jardin de la Vertu (1502). Fotografia nossa. Museu do Louvre, Paris, Frana. 2011

O exposto permite o acesso a uma memria que reitera a ideia de bestialidade atribuda ao negro neste contexto europeu, cristo e mitolgico. V-se no recorte a representao de um personagem de pele escura e corpo formado por uma cabea de smio e partes inferiores com membros humanos. Na parte esquerda de fcil percepo a presena de um seio e a ausncia deste na parte direita do busto. O ventre detalhadamente masculinizado e a ausncia de um dos seios leva a pensar que se trate de um hermafrodita. Na composio geral da tela anexa, tm-se inmeros elementos sendo expulsos do paraso por Minerva com a ajuda de anjos alados e outras figuras mitolgicas, assim como de inmeros vcios representados por uma diversidade de personagens. Mas, o percurso desta pequena anlise se concentra, portanto, no nico elemento simiesco que, segundo Salmazo (1996/2004) se trata do dio imortal representado na figura do personagem simiesco, localizado na parte inferior do centro da tela dentro do lago, carregando sobre os ombros, as sementes do mal e do mal extremo. A religio crist catlica, praticada por muitos descendentes do hemisfrio Norte, serviu para nivelar o grau de desenvolvimento e/ou capacidade de assimilao dos povos. Para os europeus, a possibilidade de apreenso da ideologia monotesta do catolicismo atestava ao homem o controle que este exercia sobre sua sensualidade, ou seja, seus impulsos. Os africanos, em sua maioria, contemplavam religies animistas,

embora na viso de Rodrigues (1932/2008) fossem animistas, ou preferiam ritos naturais que lhes apresentavam crentes de suas sensualidades e gozos, muitas vezes voltados natureza de seus corpos e prpria fauna e flora terrestres. Querino (1938, p. 60) ao considerar que o africano esprita de natureza e, como tal, provoca invocaes, generalizou os africanos a partir uma nica prtica religiosa, entretanto, Arthur Ramos, em nota na mesma edio, ponderou a afirmao do autor e acrescentou que a prtica do espiritismo entre parte do povo negro-brasileiro, foi resultado de um sincretismo secundrio no Brasil. Segundo Querino (1938, p. 47), no Brasil, a resistncia da converso era caracterstica mais presente nos negros transplantados da frica que nos ndios, pois considerou:

O africano j trazia a seita religiosa de sua terra; aqui era obrigado, por lei, a adoptar a religio catholica. Habituado naquella e obrigado por esta, ficou com duas crenas. Encontrou no Brasil a superstio, consequencia fatal aos povos em sua infancia. Facil lhe foi acceitar para cada molstia ou acto da vida um santo protector [...] Destarte no teve o africano difficuldade em encontrar uma como semelhana entre as divindades do culto catholico e os idolos do seu feiticismo, conforme o poder milagroso de cada um (sic)

Para Vernant (1986, p. 55), a igreja utilizou da imagem de seus ritos para tomar como pago qualquer deus que se aproximasse do homem comum, e que no tinha a divindade determinada pelos seus prprios padres de acordo com sua prpria natureza construda, assim a Igreja chama esses deuses de falsos deuses, em exaltao aos seus prprios deuses. O personagem simiesco representado por Mantegna (1431-1506) remete memria que exemplifica essa ideia mtica do homem selvagem de religio pag, seno simplesmente selvagem.

A PELE NEGRA COMO APORTE MNEMNICO DE IDENTIDADES NO SC. XX

Em todo o processo histrico brasileiro, implantou-se um amlgama social da opacidade, responsvel pela unificao de identidades negras, muito diferentes de suas ascendncias e que, assim, se tornaram desconhecidas pela maioria de seus descendentes biolgicos. A forma com que os herdeiros negros so vistos no mundo brasileiro, a partir do sculo XX, se distancia largamente das inmeras possibilidades tnico-identitrias

apresentadas por Nina Rodrigues (RODRIGUES, 1932/2008). Segundo o etngrafo, o quadro de raas africanas, transplantadas para o Brasil, excede aos relatos documentais dos quais poucos pesquisadores mantm sob sua guarda, bem como as dedues sobre suas etnias e registros perdidos sem que fossem estudados ou reconhecidos. A populao negra, antes da declarao oficial da abolio escravista de maio de 1888, no era considerada como componente da sociedade brasileira, mas, sim, como coisa, propriedade do senhor, e, por isso, relacionada entre os bens, embora contasse como mo-de-obra forada e, portanto, como componente da populao, visto que no havia trabalhadores suficientes para os trabalhos da poca (FLEXOR, 2006). O status de membro da sociedade era exclusivo dos portugueses ou estrangeiros europeus. E mesmo depois da abolio, a populao negra e mestia, fruto da miscibilidade portuguesa com as etnias africanas e amerndias, continuaram sendo tratadas como coisa. A nacionalidade oficial foi estendida a todos os nascidos no Brasil e aos que, por muitos anos, decidiram se manter nas terras conquistadas. O negro brasileiro, responsvel durante sculos pelo eito nas lavouras de canade-acar, cacau, caf, pela lida com o gado, transportes, e at mesmo pelas responsabilidades domsticas na casa dos senhores de engenho e de suas sinhs, foi tomado como um sujeito moroso pela literatura a partir da etnografia do sculo XIX at a primeira metade do XX10. Sua possvel incapacidade de evoluir, ou assimilar o modelo branco de civilizao, foi constantemente colocada em pauta nos livros de estudo, iconografias, literatura e nas anotaes dos viajantes como o etngrafo Pierre Verger (1902-1996), o fotgrafo Augusto Stahl (1828-1877), o fotgrafo teutobrasileiro Alberto Henschel (1827-1882), e o pintor francs J. B. Debret (1768-1848). As experincias construdas ao longo dos sculos XIX e XX por esses personagens-autores remontam s memrias dos corpos dos deuses inferindo nos homens atravs da religio Crist, o carter do Sagrado, identificado entre e nos sujeitos comuns, num sentido hegeliano, o polimorfismo do corpo de Cristo significativo de um tipo de existncia na qual coexista o ser-em-si-e-por-si que se identifica com a existncia-por-e-no-outro (MOINGT, 1986).

10

Veja o exemplo estereotipado das personagens Saci, Tia Anastcia e Tio Barnab do livro Viagem ao cu e Saci (1956), do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948); o ex-escravo Raimundo de Iai Garcia (1878) de Machado de Assis (1839-1908), que aps a liberdade preferiu continuar prestando os mesmos servios ao seu senhor, assim como o personagem Anastcio, ex-escravo que continuou ajudando o patro sem grande considerao, de O triste fim de Policarpo Quaresma (1915), de Lima Barreto (1881-1922), e o personagem mestio, acusado de ser mentiroso e mole, em razo do sangue africano, Man Candieiro, do mesmo livro.

, portanto, desta significao do Sagrado ao meditar sobre a encarnao que Hegel far da conjuno do amor e da morte o princpio constitutivo da pessoa como transposta de si em direo ao outro e do retorno a si por identificao no outro (MOINGT, 1986, p. 80, traduo nossa),11 que se estabelece o elo entre o passado e o presente, bem como da concepo de civilidade europeia onde, a partir das concepes de Shoupenhauer (2005), foi possvel pensar o sujeito que se reconhece enquanto sujeito no mundo que ele representa para si. E da mesma forma que se percebe a ordem e a dissociao de uma cultura como a europeia, de outra, como a africana. Deste modo, possvel refletir acerca da supervalorizao dada ao homem europeu e sua cultura no Brasil dos sculos XIX e XX, em detrimento da opacidade da cultura africana, cujos representantes transplantados para o territrio do Brasil foram significativos em nmero, mas que, no entanto, no significavam a dignidade do corpo oficial cristo.12 Tem-se, a partir de ento, o reconhecimento do europeu para consigo e a dissociao deste para com qualquer outro povo que no faa parte do seu corpo. E este corpo, conforme Moingt (1986), visto como uma noo possvel de ser interpretada como categoria histrica dentro do imaginrio que trata de decifrar no interior de uma cultura particular definindo as funes que ela assume e as formas que ela reveste; neste estudo, se consistem na pele seus matizes e suas sensibilidades. So as representaes, tomadas no sculo XX como coletivas, que chamam ateno para o modo com o qual foi construdo o corpo negro partindo da sua epidermizao e, sua identidade, unificada e inerente a seus atributos fsicos, sua condio escrava e de subservincia. Fazendo-se necessrio, ao menos, uma breve observao iconogrfica de alguns modelos de negro inscritos no cenrio brasileiro da Bahia do sculo XX, aps a instaurao da Repblica.

11

No texto original de Moingt (1989, p. 80) l-se : ...Et cest em mditant lincarnation que Hegel fera de la conjonction de lamour et de la mort le principe constitutif de la personne comme sortie de soi vers lautre et retour en soi par lidentification lautre. 12 O discurso religioso acerca do corpo divino contribuiu para que se fizesse a relao do elemento humano que se reconhece em si atravs do outro, ou se distancia de si a partir da dissociao que feita do outro. Ao utilizar o exemplo do sagrado tem-se de um lado a divinizao do Deus Cristo e o paganismo, atribudo pela civilizao crist, aos deuses africanos. Conforme Moingt (1989) a Igreja utiliza da imagem de seus ritos para tomar como pago qualquer Deus que se aproxime do homem comum, e que no tenha a divindade determinada pelos seus prprios padres de acordo com sua prpria natureza. Assim a Igreja chama esses deuses de falsos deuses em exaltao aos seus prprios deuses.

Fig. 3: Tudo selado. Coisa, (A) 12 out. 1900, p. 1

Fig. 4: Apresentaes. Coisa, (A) 22 jul. 1900, p. 1

Fig. 5: Tia Tat. Coisa, (A) 8 abr. 1900, p. 1

V-se esquerda da iconografia Tudo sellado, retirada da capa do jornal A coisa de 1900, a imagem de uma negra adulta comerciante com em companhia de jovem negro. O jornal, cujo objetivo tratar assuntos srios do cotidiano baiano, com pitadas de humor, parece pretender a representao crtica do lugar do negro e do nordestino, figura central da imagem, perante a poltica instaurada no Pas. possvel analisar de maneira bastante genrica, que o poltico representado por uma fotografia e, estaria distante da realidade destes brasileiros, que mesmo diante dos novos ares da Repblica do Brasil se veem basicamente nos mesmos lugares de antes. A figura de nmero quatro Apresentaes refora o lugar do negro no Brasil republicano, identificado ao fundo pela imagem de um senhor negro descalo, denominado como Z povo segurando ao alto com os braos hasteados o que seria a cabea de um poltico. Na mesma imagem encontra-se a representao em destaque dos federalistas e esquerda do que se tratava da concentrao, ou seja, a imagem de jovens homens brancos. A Tia tat representada na ltima imagem e, tambm, tem o esteretipo da personagem Anastcia do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), uma senhora negra descala sentada na calada com um tabuleiro, possivelmente uma comerciante. Esta uma das poucas evidncias em que o negro representado sozinho na capa deste veculo, suas representaes so sempre em planos inferiores dando a ideia de marginalidade, seno, a representao negativa de uma memria de escravido e de morte, conforme os dois prximos exemplos abaixo.

Fig. 6: Peste negra. Coisa, (A) 10 jun. 1900, p. 1

Fig. 7: 13 de maio. Coisa, (A) 13 mai. 1900, p. 1

A peste negra possvel notar a pigmentao escura do crnio em representao a peste bubnica. Na parte superior da imagem a pergunta ento, posso entrar?, remetendo novamente ao lema editorial da publicao, impossvel no unir os elementos da cor negra da caveira ao torpor social da dcada de 1900, em que negros disputavam lugares na sociedade baiana, considerando que estavam livres e dependiam de novos modos de sobrevivncia e sociabilidades. E, em 13 de maio, a segunda e ltima evidncia de um cone negro na capa do jornal, tem-se a remissiva de sua condio escrava, embora com as algemas rompidas para lembrar o dia em que houve oficialmente a abolio da escravido no Brasil. Os glifos inseridos na imagem, a dizer o ponto de interrogao em substituio da cabea do personagem, traz a tona a dvida sobre os caminhos dos negros e, mais uma vez, descalo exemplo de todos os outros negros representados pelo A Coisa, este caminha sem direo. Conclui-se, porm que, embora miticamente, a estrutura social moderna da Primeira Repblica no Brasil possa no ter assumido o negro em sua concepo humana, sendo ele, em constantes oportunidades, representado ou assimilado morte, a subservincia, a sujeira, pobreza e descaso conforme as iconografias apresentadas. Esta estrutura o integrou em carter externo, ou seja, a partir do outro, responsvel por lhe oferecer um lugar naquela sociedade que comeava a seguir um ideal de modernizao. O outro, o mesmo responsvel pela escravizao do negro, tambm se responsabilizou por sua liberdade e, seguidamente, foi o responsvel pelo seu descaso social e pela manuteno de uma identidade equivocada seu respeito (FREYRE, 2003).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BASTIDE, Roger. Estudos afro-brasileiros. So Paulo: Perspectiva, 1983. BUONICORE, Augusto C. Racismo e colonialismo modernos. Sociedad La Insgnia, Dirio Vermelho, Brasil, abr. 2005. Disponvel em: <http://www.lainsignia.org/2005/abril/soc_019.htm. Acesso em: 22 maio, 2010. BROOKSHAW, David. Raa & cor na literatura brasileira. Traduo de Marta Kirst. Porto Alegre: Mercado aberto, 1983. CAMINHA, Adolfo. Bom-Crioulo. So Paulo: tica, 2001. DEBRET, J. B. A viagem pitoresca e histrica ao Brasil. Traduo de Herculano Gomes Mathias. Rio de Janeiro:, Tecnoprint, 1968. (Coleo Brasileira de Ouro.) DEPESTRE, Ren. Bom dia e adeus negritude. Traduo de Maria Nazareth Fonseca e Ivan Cupertino. Paris: Robert Laffort, 1980. p. 85-160. Disponvel em http://www.ufrgs.br/cdrom/depestre/depestre.pdf, Acesso em 22 abr. 2010. ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do sculo XIX. Rio de Janeiro: G. Eemakoff, 2004. FLEXOR, Maria Helena Ochi. Os ofcios mecnicos e o negro no espao urbano de Salvador. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO BARROCO IBERO-AMERICANO, 3., 2006, Ouro Preto. Anais...Ouro Preto: (CD ROM) 2006. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal. 49ed. rev. So Paulo: Global, 2004. GUIMARES, Bernardo. A escrava Isaura. So Paulo: Martim Claret, 2005. MATTOSO, Ktia de Queirs (1982). Ser escravo no Brasil. 3ed, So Paulo: Brasiliense, 1990. MOINGT, Joseph. Polymorphisme du corps du Christ. In: MALAMOUD, Charles; VERNANT, Jean-Pierre (org.) Cops des dieux. Paris: Gallimard, 1986. QUERINO, Manuel. Costumes africanos no Brasil. Prefcio e notas de Artur Ramos. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1938. RABASSA, Gregory. O negro na fico brasileira. Traduo de Ana Maria Martins. Rio de Janeiro: Edies Tempo Brasileiro, 1965. RODRIGUES, Nina Raimundo. Os africanos no Brasil. So Paulo: Madras, 2008. SALMAZO, Alberta de Niclo. Le combat des Vices et des Vertus. In: Mantegna. (1996). Trad. de litalien par Odile Mngaux et Franois Mathilde Lantieri.Paris : Citadelles & Mazenod, 2004. VEJA. O anarquismo construtivo. So Paulo [s.d.] (Edio de aniversrio: trs dcadas e meia de histria do Brasil e do mundo contada a Veja por quem faz), set. 2003. Disponvel em: http://veja.abril.com.br/especiais/35_anos/ent_freyre.html. Acesso em 1 jan. 2011. VERNANT, Jean-Pierre. Corps obscur, corps clant. In: MALAMOUD, Charles; VERNANT, Jean-Pierre (org.) Cops des dieux. Paris: Gallimard, 1986.

S-ar putea să vă placă și