Sunteți pe pagina 1din 14

A origem no revelada do cristianismo

Por Ivani de Araujo Medina

At hoje, temos uma lacuna de, pelo menos, um sculo (sculo I) sem evidncia alguma de Jesus de Nazar, seus doze apstolos, Paulo e tudo mais que descrito e aceito como histrico. Como isto s existe no NT seria cientfico tal acatamento pelos nossos renomados historiadores? Como puderam acatar aquilo que a histria no confirma? A mentira uma anomalia para a psique humana, tanto que possibilitou a inveno do polgrafo, o popular detector de mentiras. A luta interior no permite a perfeio no ato de se enganar com totalidade. Todavia, quando imposta da maneira que foi, aliada ao sistema sensvel humano, acaba virando verdade por estar interligada realidade ntima do crente. Os nossos renomados historiadores no tinham a inteno de esconder nada ao favorecerem o cristianismo, mas de confirmar uma verso falsa que para eles no era assim, pois favorecia a crena da qual compartilhavam. Por isso, perfeitamente possvel reconstruir o que esteve oculto por tanto tempo utilizando os mesmos livros. O nico historiador crente que conheo que questionou abertamente a histria do cristianismo foi Edward Gibbon (1737-1794). Criticava Justino, tanto pela inabilidade dele como escritor, e dos apologistas que o sucederam, como lhe atribui o hbito de confundir a realidade com seus desejos e apelar para o recurso da fraude.

Tal exame, todavia, por mais til ou recreativo que seja, depara com duas dificuldades peculiares. Os minguados e suspeitos elementos de informao propiciados pela histria eclesistica raramente nos possibilitam desfazer a nuvem escura que pesa sobre os primrdios da Igreja. A grande lei da imparcialidade nos obriga com frequncia, outrossim, a revelar as imperfeies dos inspidos mestres e crentes do Evangelho; e, para um observador descuidoso, os defeitos deles parecem lanar uma sombra sobre a f que professam. (GIBBON, 2005, p. 235)

O intelectual Maurice Lachatre (1814-1900) se queixava tambm da falta absoluta de historiadores verdicos e da multido de livros em grego e latim como um obstculo ao julgamento pessoal. (LACHATRE, 2004, p. 36)
o vencedor quem conta a histria. Mas tambm ele quem a redige e ensina. Houve um confronto cultural no passado e o vencedor prefere no tocar no assunto. Escolhi para tanto um pensamento de Raymond Aron (1905-1983), reconhecido socilogo francs, colega de Marrou e Sartre na cole Normale Suprieure, em Paris. A verdade histrica a mais ideolgica de todas as verdades cientficas [...] Os termos de subjetivo e de objetivo j no significam nada de preciso desde o triunfo da conscincia aberta [...]. A verdade histrica no uma verdade subjetiva, mas sim uma verdade ideolgica, ligada a um conhecimento partidrio. (ARON cit. por Marrou, s/ data, p. 269).

Como ponto final para uma histria de mentiras, nada mais adequado do que a opinio de um reconhecido especialista.
Numa Grande Mentira h sempre uma certa fora de credibilidade; porque as extensas massas de uma nao so mais facilmente corrompidas [...] e assim na primitiva simplicidade de suas mentes eles mais prontamente caem vtimas de Grandes Mentiras do que de pequenas mentiras [...] Nunca ocorreria s suas cabeas fabricar mentiras to colossais e eles no podem acreditar que outros possam ter a imprudncia de distorcer a verdade to infamemente. Nunca ocorreria s suas cabeas fabricar mentiras to colossais e eles no podem acreditar que outros possam ter a imprudncia de distorcer a verdade to infamemente. Mesmo que os fatos que provem que tal foi o que ocorreu possam ser apresentados claramente s suas mentes, eles, mesmo assim, duvidaro, hesitaro e continuaro pensando que deve haver uma outra explicao. (Adolf Hitler, Mein Kampf, vol I, ch X)

Para mostrar as quantas andavam gregos, judeus e romanos no sculo I, optei por dissecar as informaes de um pargrafo de Will Durant. Essa separao religiosa e racial combinou-se com as rivalidades econmicas e despertou, por volta do fim desse perodo, um movimento anti-semita em Alexandria. Os gregos e os egpcios, afeitos unio da igreja e do estado, no viam com bons olhos a independncia cultural dos judeus; alm do mais, sentiam a concorrncia do artfice ou do negociante judeu e ressentiam-se ante da tenacidade habilidade daquela gente. Quando Roma comeou a importar trigo egpcio, eram mercadores judeus de Alexandria que em seus barcos transportavam o produto. Percebendo os gregos que haviam fracassado na helenizao dos judeus, comearam a temer pelo prprio futuro, num estado em que a maioria continuava persistentemente oriental e se reproduzia com intensidade. Esquecidos da legislao de

Pricles, queixavam-se de que as leis judaicas proibiam o cruzamento racial, e os judeus raramente se casavam fora das famlias judias. A literatura anti-semita cresceu. Maneto, o historiador egpcio, espalhou a histria de que os judeus haviam sido expulsos do Egito, havia muitos sculos, por sofrerem de escrfula ou lepra. O preconceito anti-semita intensifica-se de ambos os lados, e no sculo I da era crist estalou com grande violncia. (DURANT, 1971, p. 468) DURANT, Will. Csar e Cristo. Rio de Janeiro: Record, 1971. Durant foi mais filsofo do que historiador e era um cristo que possua uma viso grande angular. Tambm, este pargrafo que ele escreveu foi o nico que se prestou a demonstrao que pretendo fazer aqui. Assim, o comentarei a cada informao substanciando-as com exemplos tomados de outros historiadores.

Essa separao religiosa e racial combinou-se com as rivalidades econmicas e despertou, por volta do fim desse perodo, um movimento anti-semita em Alexandria. A questo da rejeio dos judeus (e aos judeus) era antiga e ficou como um espinho encravado no orgulho heleno. Era assim que eles se chamavam. De grego, chamavam-nos os romanos. O ideal universal helenstico de Alexandre Magno pretendia reunir a humanidade num nico povo, com uma nica cultura, um nico deus e um nico governo. Qualquer semelhana com a pretenso crist no mera coincidncia. A isso os judeus disseram no. Queriam continuar com suas crenas e o tradicional modo de vida. Os gregos viam seu oikoumen, isto , o universo civilizado onde suas idias prevaleciam, como uma sociedade multirracial e multinacional, e aqueles que recusavam a aceit-lo eram inimigos do homem. Em sua grande ofensiva contra o judasmo mosaico, Antoco Epfanes jurou abolir as leis judaicas prejudiciais humanidade, e ele sacrificou porcos sobre os livros sagrados judaicos. (JOHNSON, 1989, p. 138)

A concesso do status de religio licita ao judasmo, por Jlio Cesar no sculo anterior ao que ora exploramos, em agradecimento aos favores polticos e militares prestados por Joo Hircano, sumo sacerdote judeu, e por Antpatro, idumeu agregado aos judeus e pai de Herodes, militar que comandava as tropas judias. O status de religio licita tinha o reconhecimento do estado independentemente de quem fosse o governante. Uma concesso que em nada agradara aos gregos e cujo desagrado ficaria mais evidente nos acontecimentos da segunda metade do sculo I.
Enquanto os judeus assim desfrutavam de governo prprio, pareceu a Roma que, lisonjeandoos nessa posio, eles seriam menos cansativos que os gregos e mais aptos a suportar o poder administrativo. Por isso, Augusto, ao mesmo tempo em que refreava os gregos alexandrinos, confirmava os privilgios judaicos. (GRANT, 1977, p. 61). Quando os romanos modificaram as definies de status junto populao de Alexandria, novas categorias foram estabelecidas e repercutiram diretamente na cobrana de impostos dos quais cidados alexandrinos estavam isentos. Para obter a cidadania alexandrina era necessrio provar ascendncia helenizada paterna e materna. A partir da reviso romana, a taxao demarcou ainda mais a diferena entre as comunidades. Os egpcios foram sujeitos s taxaes

mais elevadas porque eram considerados elementos de menor nvel social. Tais inovaes desencadearam um conflito por status, principalmente entre os gregos e judeus, porque estes comearam a conquistar privilgios antes restritos queles. Os judeus reinvindicaram aos romanos a cidadania alexandrina para pagarem o mesmo que os gregos, o que foi considerado por estes um absurdo. Confrontos sangrentos resultaram da, no s em Alexandria, mas em Cirene e Chipre em diversos momentos. Segundo os crticos dos judeus eles estavam querendo sempre mais. (CLMACO, Joana, d/m). Os romanos no se envolviam nas questes entre gregos e judeus quando no perturbavam a ordem pblica. No entanto, os acontecimentos em Alexandria pediram medidas mais enrgicas para que o problema no se disseminasse por todo imprio. Aqui vai a transcrio de um papiro recuperado no Egito com uma severa advertncia de Cludio a gregos e judeus. Quanto vossa rebelio ou quebra de paz, conquanto relutante em examinar as responsabilidades demasiado profundamente, acumulei em mim implacvel clera contra quem quer que provoque nova perturbao. Digo-vos francamente que, se no detiverem essa suicida e fantica disputa com todos os outros, ver-me-ei forado a mostrar o de que um prncipe humano pode ser capaz, quando concentra justa indignao. E no ano de 53 d.C., dois dirigentes antijudeus, cujo caso Cludio acedera em ouvir, foram condenados morte e canonizados como mrtires anti-semticos. (GRANT, 1977, p. 61)

curioso que o estudo cientfico da histria tenha negligenciado aspecto to importante para a elucidao do quadro que envolve os principais povos figurantes no NT. Quando muito poucas e pequenas referencias podem ser encontradas relacionadas insatisfao grega com o domnio romano. Ainda assim, esparsamente e fora de um contexto aprofundado com o estudo das suas causas e efeitos.
Os gregos ou grecizados orientais [anatolianos] achavam-se bastante mais articulados e sentiam o conflito ideolgico com mais intensidade. Mas mesmo entre eles a extenso do sentimento anti-romano no de modo algum fcil de avaliar, uma vez que a grande maioria dos escritores gregos como a maioria dos escritores latinos pertencia s classes cultas, prsperas e leais e, portanto, no refletiam habitualmente (mesmo pelos mtodos indiretos de Dio Crisstomo) tudo o que virulentamente existia de sentimentos anti-romanos. (GRANT, p. 78)

Pior ainda ocorre com informaes relacionadas ao negado confronto cultural daqueles com os judeus. A guerra romano-judaica de 66-70/3 mais parece uma armadilha grega contra o judasmo do que outra coisa. Os judeus no consideravam os galileus como iguais. [...]. Geralmente, porm, Josefo faz distines claras entre os galileus e idumeus e os judeus como ethnoi ou povos distintos. (HORSLEY, 2000, p. 33) Eram os galileus os oprimidos e explorados pelos romanos e pelos judeus (com os impostos do templo). Os zelotes e o messianismo eram galileus e no judeus. Isto , o messianismo judeu no papel (Isaas), mas galileu efetivamente como movimento. At hoje os judeus negam esse messianismo inventado como um movimento deles. No meio judaico galileu sinnimo de bandido.

[...]. Consequentemente importante compreender que a revolta judia contra Roma era, no fundo, um conflito entre a cultura judaica e a grega. (JOHNSON, p. 124)

Os gregos e os egpcios, afeitos unio da igreja e do estado, no viam com bons olhos a independncia cultural dos judeus; alm do mais, sentiam a concorrncia do artfice ou do negociante judeu e ressentiam-se ante da tenacidade habilidade daquela gente. Quando Roma comeou a importar trigo egpcio, eram mercadores judeus de Alexandria que em seus barcos transportavam o produto.

Originalmente a tradio helnica no privilegiava a religio no exerccio do governo, como os orientais. No havia uma casta de sacerdotes dirigindo ou influenciando os costumes e as decises dos cidados. No entanto, na chamada fase helenstica, quando elementos da cultura oriental se mostram eficientes como auxiliares da produo de bens e controle social, tudo mudou. Claro que no devemos restringir a isso, mas abemos que bem por a.
Na confrontao da Grcia com o Oriente, provocada pela conquista de Alexandre, difcil medir o que que o Oriente forneceu civilizao helenstica, por assim dizer nada na literatura e na cincia, um pouco mais na arte e na filosofia e quase tudo na religio. (LVQUE, 1967, p.160)

A experincia grega anatoliana na sia Menor confirma isso, quando o ato de privilegiar os cultos indgenas com a construo de templos suntuosos e a participao da sociedade helnica nas procisses desses cultos sincrticos obteve timo resultado. Era o nico momento na vida de um trabalhador humilde que ele compartilhava de um esplendor de beleza e riqueza dos homens por uma graa divina. D para imaginar o impacto psicolgico disso no sentimento dele. O no comparecimento de um cidado, sem uma aceitvel justificativa, era duramente censurado. No pela falta ao suposto deus, mas pela falta ao interesse comum de preservar algo que contemplava a todos. Era um cimento social muito forte e uma boa oportunidade de exibir prestgio. Quando Augusto esteve em visita a sia Menor encontrou
templos que se erguiam em sua homenagem, como se fazia para os reis antigos, em Prgamo e Nicomdia. Havia um culto que estava preste a se espalhar por toda a sia Menor, inicialmente. Augusto havia sido elevado pelos espertos gregos anatolianos condio de um deus, tomando o deus pai todo poderoso, Zeus, como modelo. Havia o cuidado para que a devoo no se traduzisse apenas em algumas cidades, mas em toda a sia grega. Jogos solenes foram organizados em honra de Roma e de Augusto e altares foram devotadamente erguidos. (FERRERO, 1965, p. 136) Ao desembarcar na sia Menor, Augusto entrara em contato com uma das trs maiores regies industriais do mundo antigo, e que eram, precisamente, a sia Menor, a Sria e o Egito. (FERRERO, 1965, P. 138)

Essas trs regies estavam tradicionalmente sob o domnio cultural e econmico grego. Na sia Menor, na Sria e Egito, onde a classe mdia e as instituies cvicas helnicas se haviam enraizado (...). (TOYNBEE, 1983, p. 215).

Esse culto era uma novidade estranha, a adorao de um deus vivo era apenas praticada no Egito, o costume na sia Menor era inclu-los na legio dos deuses somente depois de mortos. Por que esse costume egpcio surgira repentinamente? Por que, enquanto na Itlia se tentava restaurar a repblica, essa planta de solo monrquico enroscava-se como hera no primeiro magistrado da repblica? (FERRERO, 1965, p. 138). [...] a viso egpcia do mundo

procede de uma alta magia de Estado, coerente, raciocinada, admiravelmente perceptvel e serena. (YOYOTTE cit. por JACQ, 2001, p. 19).
O maior centro de magia do Egito era provavelmente a cidade santa de Helipolis, a cidade do Sol ( altura do Cairo), onde se elaborava a mais antiga teologia. [...]. A maior parte dos sbios e dos filsofos gregos dirigiu-se a Helipolis para l receber comunicao de uma parte dessa cincia acumulada durante sculos. Foi ali, nomeadamente, que Plato tomou conhecimento da lenda da Atlntida que fez correr tanta tinta e cujo verdadeiro significado ainda hoje nos desconhecido, e s pode ser deduzido dos textos egpcios. (JACQ, 2001, p. 19 20).

A partir de os romanos iniciarem o avano sobre o mundo grego, no sculo II a.e.c., os judeus da Palestina se veriam em melhor situao do que sob os Selucidas. Os gregos deixariam de serem os senhores do Mediterrneo e os judeus aproveitariam para expandirem seus negcios. O Senado Romano tinha um bom relacionamento com os ashmonenos antes da anexao por Pompeu, em 63. Porm com a continuao do domnio romano, a concesso de Jlio Cesar do status de religio licita ao judasmo, houve uma sensvel melhora em termos de oportunidades individuais. No geral, os judeus viviam bem. Gozavam de direitos que nenhum outro povo dominado desfrutava: iseno do servio militar, iseno de cultuar o imperador como um deus e podiam recolher seus impostos ao templo sem embaraos.

Percebendo os gregos que haviam fracassado na helenizao dos judeus, comearam a temer pelo prprio futuro, num estado em que a maioria continuava persistentemente oriental e se reproduzia com intensidade. Esquecidos da legislao de Pricles, queixavam-se de que as leis judaicas proibiam o cruzamento racial, e os judeus raramente se casavam fora das famlias judias. Segundo o professor Uriah Zevi Engelman os judeus constituam, no mundo clssico, de oito a dez por cento da populao. Se a mesma proporo fosse mantida atualmente em relao populao total, haveria mais de dez vezes mais judeus nas terras que foram outrora parte do Imprio Romano. (RATTNER, 1972, p. 23) O povo judeu era o nico povo que, como o grego, se encontrava numerosamente espalhado pelo mundo inteiro.

A rea da disperso considervel! Foi possvel avaliar em 8 milhes a populao judaica mundial na poca helenstica. Ela est principalmente agrupada em 4 zonas: Babilnia, Sria, Anatlia, Egito, possuindo cada uma delas mais de 1 milho de judeus. Mas encontram-se igualmente em grande nmero na Cirenaica, nas ilhas do Egeu, na Grcia e at na frica, na Itlia, na Hispnia. Registram-se converses por toda parte - sobretudo das mulheres, porque muitos homens consideravam a circunciso repugnante e forma-se uma categoria de meioconvertidos, os sebmenoi (os que temem a Deus). (LVEQU, 1967, p. 50) Os sebmenoi, tambm denominados metuentes ou proslitos da porta, pois assistiam aos servios religiosos no fundo da sinagoaga, muitas vezes, convertiam seus filhos ao judasmo, circuncidando-os e integrando-os de forma plena. (FELDMAN, p. 4) A concesso romana ao judasmo do status de religio licita, o progresso econmico-financeiro das famlias judias estimulou ainda mais o crescei e frutificai. A despeito da influencia grega o persistente judasmo prosseguiu influenciando locais e gregos menos favorecidos com seu proselitismo. fcil imaginar, pois em todo mundo antigo quase todos falavam grego ou o koin. A pregao nas sinagogas era nessa lngua e os deuses gregos prometiam nada, enquanto o deus de Israel prometia tudo a quem cumprisse as suas leis. [...] Podemos assim descobrir, sobretudo nos escritos mais recentes do Antigo Testamento, certo encontro e certa superposio de estratos culturais hebraicos e gregos. No obstante, importa afirmar que a cultura hebraica conservou sua vitalidade prpria e consistente. Finalmente, desenvolveu-se uma certa forma de cultura mista que no nem hebraica nem grega, mas, sim, helenstica (Thorleif Boman cit. Por LPPLE, 1973, p. 74). Muitos gregos e grecizados j estavam acostumados com muitas das concepes judaicas. O avano do proselitismo e as converses nos faz crer que o temor grego de que o mundo se judaizasse era real. Alguma providencia devia ser tomada para conter essa escalada que inicialmente contava com a proteo romana. Se os helenos no mexessem os pauzinhos por trs das cortinas estriam perdidos. Parece que a nica sada seria usar a fora do adversrio contra ele mesmo. Tradicionalmente na cultura helnica, religio era coisa de mulher e escravo. No repertrio grego no havia nada voltado para as massas, principalmente to poderoso quanto o AT, que pudesse oferecer resistncia.

A literatura anti-semita cresceu. Maneto, o historiador egpcio, espalhou a histria de que os judeus haviam sido expulsos do Egito, havia muitos sculos, por sofrerem de escrfula ou lepra. O preconceito anti-semita intensifica-se de ambos os lados, e no sculo I da era crist estalou com grande violncia. (DURANT, 1971, p. 468) DURANT, Will. Csar e Cristo. Rio de Janeiro: Record, 1971. Conta-se que Maneton era um historiador e sacerdote egpcio do sculo III a.e.c., possivelmente greco-egpcio, que por encomenda de Ptolomeu I Soter (salvador) teria ajudado a conceber um novo deus Serpis - para unir gregos e egpcios. Serpis integra as divindades egpcias

Osris e pis, cujo culto associava atributos de Zeus, Helio, Dionsio, Hades e Asclepio.
O smbolo desse deus era a cruz e seus devotos eram chamados de cristos. Maneton escreveu a histria do Egito (Aegyptiaca) na qual se refere pejorativamente aos judeus.

Trecho da carta do imperador Adriano a seu cunhado o cnsul Serviano. Queridssimo Serviano, o Egito que tanto elogiavas parece-me ser leviano, vacilante e borboleteador entre os rumores de cada momento. Os que adoram a Serpis so cristos. E os que do o ttulo de bispos de Cristo so devotos de Serpis. No h chefe da sinagoga dos judeus, nem samaritano, nem presbtero cristo, que no seja tambm numerlogo, adivinho e saltimbanco. So gente altamente sediciosa, v e injuriosa, e sua cidade rica, opulenta, fecunda. Nela ningum est ocioso. Uns sopram vidro, e outro fabricam papel, e todos parecem ser tecedores de linho ou tm algum ofcio. Tm trabalho os reumticos, os mutilados, os cegos e at os invlidos. O nico deus de todos eles o dinheiro, a quem adoram os cristos, os judeus e toda classe de pessoas (GONZALEZ, 2003, p.117).

O ttulo Cristo era a forma grega para apalavra egpcia karast que significa ungir o defunto com leo perfumado, em preparao para o funeral. Essa uno era utilizada no culto de Osris, que visava manter o corpo conservado para a outra vida. Os gregos incorporaram essa prtica ao culto sincrtico de Serpis. Aps sua morte, Serpis tornou-se o ungido ou Karast, deus dos mortos e do submundo. Por isso os adoradores de desse deus eram chamados de cristos. O cristianismo do NT seria a forma derradeira desse cristianismo mais antigo de origem pag.
Outro autor se refere a essa dificuldade entre gregos e judeus que justificaria a referncia pejorativa de Maneton, no sculo III a.e.c., foi GRANT. A hostilidade entre gregos e judeus no Egito foi intensa de longe a mais sria tenso interracial do Imprio. Surgido pelo menos nos primeiros anos do sculo terceiro a. C., o antisemitismo pago brotou do exclusivismo judaico e do consequente ressentimento das cidades gregas contra um povo que recusava tomar parte nos seus interesses sociais e divertimentos. (GRANT, 1977, p. 61) inegvel que a campanha difamatria contra os judeus no sculo I apresenta claras caractersticas de uma reao cultural helnica que no pode ser minimizada como se fosse fruto de incidentes isolados, como querem alguns. Reao que no ficou limitada aos boatos perversos que visavam incitar o dio popular. Eles (os judeus) raptavam um grego, engordavam-no durante um ano e ento o conduziam para uma floresta, onde eles o matavam, sacrificavam seu corpo de acordo com seus rituais costumeiros, partilhavam sua carne e, enquanto imolavam o grego, faziam um juramento de hostilidade contra todos os gregos. Os restos de sua vtima eram lanados num buraco. (Josefo, Contra Apionem)

Outro aspecto importantssimo no estudo dessa campanha difamatria se prende tambm s formas de expresso religiosa. O deus de Israel foi execrado como um maligno que trouxe almas ao mundo desditoso da matria. Devia ser repudiado como o povo que o seguia. [...] Muitas seitas pags desse perodo eram, tambm, violentamente antijudaicas, e as de tendncias dualistas identificaram o execrvel deus dos judeus com o poder maligno de Saturno e com o Diabo. (GRANT, 1977, p. 63).

Foi desse ambiente conturbado que mais tarde, no sculo II, surgiria o cristianismo do meio dessas seitas desorganizadas, com a perspiccia de homens como Irineu, que percebeu a impossibilidade de combater o judasmo sem o deus de Israel. Sem aquele deus, sem o AT. Derrota na certa. A unidade e a existncia do cristianismo dependiam do Antigo

Testamento que preparava a humanidade para o dom do Esprito. (IRINEU cit. por DANILOU, 1966, p. 129).

O sentimento antijudaico jamais se apartar da religio crist. A sua origem grega no revelada retm esse segredo de um dio milenar que no se explica somente nos evangelhos. As palavras mais autnticas do Senhor dos Evangelhos no so as palavras
judaicas, mas sim as no-judaicas e as anti-judaicas (STAUFFER cit. por LPPLE, 1973, p. 84)

Alm disso, como nos tempos atuais, o anti-semitismo era estabelecido no s pelo boato vulgar mas tambm pela propaganda deliberada de intelectuais. Por certo, no primeiro sculo d.C. o sentimento antijudaico, que crescia constantemente, era, em grande escala, a obra dos escritores, sendo a maioria deles os gregos . (JOHNSON,
1989, p. 138) A maioria desses intelectuais procedia de cidades gregas da sia Menor, da Sria e do Egito gregos: Clearco de Soli (filsofo da escola de Aristteles), Diodoro Sculo (historiador), Queremon (historiador), Lismaco, Apolnio Mlon (retor), Apion (professor de literatura e escritor) entre outros tantos (MESSADI, 2003, p. 42, 446, 47, 50). Finalizando, como eu havia comentado anteriormente que a guerra romano-judaica de 66-70/3 mais parecia uma armadilha grega contra o judasmo, na qual JOHNSON reconhece o conflito entre as duas culturas, uma vez que tal situao se arrastava desde o sculo III a.e.c. e s vai virar notcia no sculo I da e.c., em Alexandria, creio no ter deixado dvidas quanto a esse conflito cultural que a maioria de vocs nunca ouviu falar. Nada est explcito no que se refere a esses acontecimentos. Estudar histria trabalhoso mesmo. Talvez no devamos ter como exemplos historiadores no especfico estudo, mas policiais da polcia cientfica. [...] A extrema hostilidade entre estes judeus e os gregos egpcios (assim como os naturais do Egito) acabou por arrastar os judeus, tambm, para greves conflitos raciais com os romanos. [...] (GRANT, 1977, p. 60). At hoje prevalece no entendimento vulgar a certeza de que os judeus eram insurgentes contumazes no Imprio Romano, quando na realidade eram os mais beneficiados por ele. O cristianismo do NT s pode contar com referncias no crists a partir do sculo II. Mesmo assim as crticas dos seus adversrios no judeus, como Celso, Luciano de Samsata e Porfiro, so tardias, nenhum deles pertenceu ao sculo I. Tais crticas s aparecem a partir do final da segunda metade do sculo II. Justino, que escreve no sculo II, acusa os judeus de maldizerem os cristos em suas sinagogas. A pretenso histrica ao sculo I sempre ofereceu dificuldades quanto confiabilidade das dataes dos documentos cristos. A comunicao da Igreja a respeito do desenvolvimento vertiginoso do cristianismo nos pases orientais do Mediterrneo em meados do sculo I no confirmada por qualquer documento digno de f. (LENTSMAN, p. 40).

O sincretismo com as religies de mistrio e as demais ir favorecer o rpido progresso do cristianismo nas cidades mediterrneas a partir do incio do sculo III. A alegao que se faz em contrrio ao evidente sincretismo, que o cristianismo seria mais antigo na regio da Judia, desde o sculo I, na qual as religies de mistrio s chegariam ao sculo II. Alega-se no vazio.

Durante a primeira metade do sculo II, verifica-se uma excessiva pobreza de fontes e um silncio quase total dos ecritores greco-romanos sobre a nova religio, porm esta situao se modifica nos comeos da segunda metade desse sculo. (LENTSMAN, 1963, p. 168). Resta, no referente ao sculo IV, a admirvel florao, funo dos Padres da Igreja, tanto gregos como latinos. No haver inconvenientes em encar-los agora, e sob o ngulo da literatura. Sem dvida, eles escrevem, alguns com grande abundncia, e ouvintes atentos estenografam frequentemente suas prprias palavras a fim de assegurarem a publicao. [...]. No h vida sem luta: nos sculos II e III os primeiros escritores cristos tiveram de polemizar contra os inimigos exteriores: aps o triunfo, coube-lhes defender a f contra a heresia e, ao mesmo tempo, instruir seus fies e gui-los numa vida terrena semeada de emboscadas. O dogma, o ensino, a moral, eis os objetos de seus tratados doutrinais, de seus sermes e suas cartas. (AYMARD; AUBOYER, 1974, p. 62) A mesma informao por fontes diferentes algo significativo. A inexististncia de escritores cristos no sculo I soma-se a outras informaes que contradizem o que ensinado. A nica referncia a um Evangelho cristo antes do ano 150 a de Ppias, que l por 135 fala em um desconhecido Joo, o Velho, a dizer que Marcos havia composto seu Evangelho com base no que Pedro contara. E Ppias acrescenta: Mateus transcreveu em hebraico a Logia (DURANT, 1971, p. 435).
Os evangelhos cannicos so mencionados pela primeira vez nos escritos de Ppias, apologista cristo da primeira metade do sculo II. Eusbio assinala na obra citada (III, 39) que Ppias criticava os escritos de Marcos e, em parte, os de Mateus. (LENTSMAN, 1963, p. 179, 180)).

[...] o Novo Testamento um processo que ocorreu ao longo de 200 anos (de cerca de 160 a 360) [...] (PAGELS, 2004. p. 46). Pelo que foi exposto at o momento, entre os povos antigos que tinham motivos e condio para criar uma nova religio universal, como resposta ao sculo I, era o grego. Culturalmente o mundo ainda pertencia a ele. Parecia que tudo o que era grego era bom. O imprio deles, atravs do progresso das colnias e da conquista, se difundira desde o Adritico at o Eufrates e o Nilo. A sia estava coberta de cidades gregas, e o longo reinado dos soberanos macednios causara uma revoluo silenciosa na Sria e no Egito. Em suas cortes pomposas, esses prncipes uniam a elegncia de Atenas ao luxo do Oriente, e o exemplo da corte era imitado, a humilde distncia, pelas camadas mais altas de seus sditos. (GIBBON, 2005, p. 63)

No haveria dificuldades maiores para que qualquer sincretismo patrocinado por ele obtivesse sucesso, seno o profundo corte na prpria carne se quisesse mudar para permanecer no comando e no topo do mundo, como h muito estava. Os antigos costumes helenos teriam que dar lugar severidade judaica. Isso sim, no deve ter sido fcil. O imperador cristo Teodsio I

enfrentou e debelou uma revolta armada de gregos inconformados e permitiu o exlio voluntrio de alguns filsofos, na Prsia. Um sculo depois da morte de Alexandre (323) os hbitos e costumes de todo o Oriente estavam impregnados de helenismo. As escolas gregas, os teatros gregos, os banhos gregos, as instituies gregas de todo tipo, podiam ser encontrados em todas as cidades do Oriente. (MONROE, 1978, p.7172)

Do lado judeu, no se tem notcia da pretenso de uma reforma religiosa. Nenhuma seita judia propunha uma nova religio ou coisa parecida. O que certamente havia, era da parte dos gregos o anseio de que essa religio parecesse judia. Oriunda de uma das suas seitas em confronto com o templo seria a verso perfeita, justificada pelas formas marginais do judasmo entre os descendentes dos povos convertidos. Destacam-se galileus e samaritanos, povos que odiavam os judeus. dio igualmente oportuno. [...] Parece que a Galilia, a Samaria e a Transjordnia se transformaram em centros de grupos dissidentes, simonianos, zelotes ou ebionitas, todos eles reflexos de formas marginais do judasmo. (DANILOU; MARROU, 1966, p. 45) Como o judasmo se beneficiava do status de religio licita, nada mais natural que seus adversrios gregos desejassem uma equiparao para ultrapassarem o judasmo em igual condio. Convencer a todos de tal origem era fundamental e no deve ter sido difcil, seno aos prprios judeus mais informados. As informaes a esse respeito que poderiam constar na literatura judaica, possivelmente foram suprimidas para no chamar ateno. O texto do Talmude era visto com suspeita pelos cristos medievais, que repetidas vezes o censuraram e proibiram. [...] (Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicaes Ltda. verso eletrnica). Um antdoto era a nica salvao para os gregos que no tiveram dificuldade em sintetiz-lo. Os gregos jamais permitiriam que uma nova religio de origem genuinamente judaica se espalhasse pelo mundo antigo. O cuidado dos cristos, que mesmo odiando afirmavam a linhagem judaica, facilmente percebido no desenrolar desses fatos, quando identificada a origem histrica do desapreo aos judeus. O grego era poeta e artista, apto para imaginar fbulas e formas cheias de encanto, de graa e vida. Era sbio e filsofo, inclinado a levar at extrema audcia a reflexo sobre o universo, sobre a natureza e sobre si mesmo. Repartiam-se entre uma tendncia racionalista, que o conduzia s mais ousadas negaes, e uma tendncia mstica, que seu antigo e ininterrupto contato com o Oriente sempre alimentara, mas qual a simbiose criada pela conquista de Alexandre atribua vigor especial. (AYMARD; AUBOYER, 1974, p. 200).

Desconheo imitao que no se parea com o original. O engodo da comparao do pensamento grego como o judaico pura retrica. No caso, em nada se presta ao conhecimento histrico. A ideia complicar mesmo, dificultar para que o estudante no chegue a uma concluso indesejvel. No menos insincera a afirmao de que os evangelhos foram escritos originalmente em aramaico. Esta afirmao j foi desmentida por diversos estudiosos.

Do verdadeiro texto das sentenas de um Jesus histrico, nada temos. Ele supostamente falou a seus seguidores e outros caminhantes em aramaico, e exceto quanto a umas poucas frases espalhadas pelos evangelhos. Nenhuma dessas sentenas aramaicas sobreviveu. Durante algum tempo fiquei a me indagar como isto podia ser assim, e me indaguei ainda mais na medida em que os estudos cristos nunca participaram da minha indagao. Se voc acreditasse na divindade de Jesus, no desejaria ter preservado as verdadeiras sentenas aramaicas que ele pronunciou, j que elas eram para voc as palavras de Deus? Mas o que foi preservado foram tradues gregas dessas sentenas, e no as prprias sentenas aramaicas. Ser que se perderam, para serem encontradas em uma gruta em alguma parte de Israel? Nunca foram escritas, de modo que os textos gregos foram baseados apenas na memria? J faz alguns anos que fao essas perguntas sempre que encontro um estudioso do Novo Testamento, e at agora s encontrei vazio. No entanto, este quebra-cabeas com certeza tem importncia. Aramaico e grego so lnguas muito diferentes, e as nuances de espiritualidade e de sabedoria no se traduzem prontamente de uma para outra. [...](BLOOM cit. por MAYER, 1993, p. 126). Mack (Burton) com justeza enfatiza que todo texto que temos de Jesus atrasado; eu diria um pouco alm e os consideraria angustiantemente tardios. De fato, retorno minha questo inicial sobre nossa falta de texto aramaico do que Jesus disse: no um extraordinrio escndalo que todos os textos decisivos do cristianismo sejam to surpreendentemente tardios? (BLOOM cit. por MAYER, 1993, p. 127).

Desconhecesse-se um nico nome de judeu no alegado processo de transio do cristianismo do judasmo para o mundo grego. Para o judasmo o cristianismo uma religio pag, portanto no surgiu de suas fileiras. No judeu. A igreja primitiva era basicamente grega. As principais lideranas crists eram de origem grega. Repudiavam os judeus, mas no abriam mo dos livros sagrados deles, quando o que dos adversrios se desdenha. Fizeram de tudo para tomarem o AT deles e desconverter os que haviam bandeado para o judasmo e ministrar ao mundo o novo remdio. A atitude de Justino em relao ao judasmo dplice. De um lado, reconhece sem reservas o Velho Testamento, considera Jeov como Deus-Pai, e acentua que os profetas hebreus eram imcomparvelmente superiores aos a qualquer dos filsofos gregos. De outro lado, este apologista no oculta sua hostilidade contra os judeus enquanto nao acusa-os de difundir calnias absurdas contra os cristos, de maldizer estes ltimos em suas sinagogas etc. Segundo Justino, a lei judaica perdeu sua autoridade depois do advento de Jesus, ideia essa que coincide inteiramente com o esprito das primeiras epstolas paulinas. [...] (LENTSMAN, 1963, p. 157) [...] Irineu se volta para a questo prtica de quem cultua a Deus corretamente e quem no cultua. Primeiro, diz ele, os judeus no cultuam, pois se recusaram a ver que o verbo do Senhor que falou a Abrao e a Moiss foi nada mais, nada menos, do que Jesus Cristo. [...] Visto que no reconhecem Jesus como o Deus que falou em forma humana a seus ancestrais, os judeus, diz Irineu, foram deserdados por Deus, que os privou do direto de serem sacerdotes. Embora continuem a vener-lo, Deus rejeita suas oferendas, assim como rejeitou as de Caim, pois exatamente como Caim matou Abel, os judeus mataram o Justo Jesus -, portanto, tm as mos cheias de sangue.

Os judeus, portanto, cultuam Deus em vo, pois ele transferiu o sacerdcio deles para quem reconheceu o seu verbo ou seja, os apstolos, a quem Jesus ensinou a fazer o sacrifcio do novo pacto quando lhes disse que oferecessem o po a que chamou de seu corpo e o vinho a que chamou de seu sangue. Desde que Jesus morreu na cruz, a eucaristia que reencena o seu sacrifcio o para-raios que atrai o poder de Deus para a Terra. [...]. (PAGELS, 2004, p. 160) Essa evidncia de uma conspirao teve o respaldo do destino, com a importao de grande nmero dos talentosos e cultos escravos anatolianos que projetaram e construram a nova Roma do imprio. Essa importao foi o Cavalo de Tria que o destino deixou aos romanos. J no final do sculo I os habitantes daquela cidade em nada se assemelhavam aos de outrora. No abriram mo do orgulho da prpria origem e continuaram falando grego, como seus ascendentes. Motivo da Roma bilngue da qual ouvimos falar na escola. Possivelmente embora no passe de uma suposio noventa por cento da populao de Roma, no ano 100, era formada de no italianos de origem escrava. Os romanos do principado constituam uma raa nova e cosmopolita, diferente na composio tnica dos italianos que havia no passado [...]. (GRANT, 1977, p. 123). Foi, justamente, na segunda metade do segundo sculo, sob o reinado de Antnio Pio (138-161), soberano muito tolerante com os cultos estrangeiros, que os propagandistas cristos comeam a chegar capital do Imprio, vindos em sua maioria da sia Menor, para prepararem queles que, alm de formarem a continuidade dos seus descendentes, se tornariam os futuros homens da igreja. Marcio (Ponto) chega em 140, Justino (Samaria) em 150, Policarpo (Anatlia) em 155 e Hegesipo (Anatlia) em 160. Praxas (Cartago), Epgono (Anatlia), Tedoto (Anatlia) para l se dirigem. No final do sculo II so muitas as escolas crists de Roma. No fim do segundo sculo, temos em Roma uma pululncia de escolas. (DANILOU; MARROU, p. 125). [...] Mas a Hlade conquistadora no conseguiu cativar a Jerusalm cativa, e sua tentativa de introduzir a civilizao, tal como a entendia, na Judia rstica, foi rejeitada com indignao. Por fim, a Hlade frustrada chegou a termos com a Judia indomvel, adotando uma verso helenizada da sua religio fantica. Esse tempestuoso encontro e a final unio do helenismo com o judasmo deram origem ao cristianismo o ao islamismo, duas religies heleno-judaicas que so hoje professadas pela metade da raa humana. (TOYNBEE, 1983, p. 173) O documento principal de que dispomos para conhecer as primeiras dcadas da Igreja constitudo pelos Atos dos Apstolos [...]. Quem escreve grego e escreveu para gregos [...]. (DANILOU; MARROU, 1966, p. 27)

Nunca ser proibido acreditar na verso da origem do cristianismo do NT, como um dia o contrrio j foi. Aqui ofereo uma opo a este estudo, sobre o qual me debrucei por um longo tempo. O fiz porque no vejo evento de maior importncia na histria ocidental, seno o advento do cristianismo. Espero que esse trabalho que ora ofereo graciosamente aos colegas, lhes tenha alguma serventia. Referncias AYMARD, Andr; AUBOYER, Jeannine. Histria geral das civilizaes. So Paulo: Difuso Europia do Livro. 1974.

DANILOU, Jean; MARROU, Henri. Nova histria da Igreja: dos primrdios a So Gregrio Magno. Petrpolis: Vozes, 1966. DURANT, Will. Csar e Cristo. Rio de Janeiro: Record, 1971. FERRERO, Guglielmo. Grandeza e decadncia de Roma. vol. I, Porto Alegre: Globo, 1965. GIBBON, Edward. Declnio e queda do Imprio Romano. Ed. abreviada. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. GONZALEZ, Justo L. A Era dos Mrtires. So Paulo: Vida Nova, 2003 GRANT, Michael. Histria das civilizaes: o mundo de Roma. Lisboa: Arcdia, 1977. HORSLEY, Richard A. Arqueologia, histria e sociedade na Galilia. So Paulo: Paulus, 2000. JACQ, Christian. O mundo mgico do antigo Egito. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2001. JOHNSON, Paul. Histria dos judeus. Rio de Janeiro: Imago, 1989. LACHATRE, Maurice. Os crimes dos papas. So Paulo: Madras, 2004. LPPLE, Alfred. As origens da Bblia. Petrpolis: Vozes, 1973. LENTSMAN, J. A origem do cristianismo. So Paulo: Fulgor, 1963. LVQUE, Pierre. O mundo helenstico. Lisboa: Edies 70, 1967. MARROU, Henri Irne. Do conhecimento histrico. 2 ed.Lisboa: ster, s./ data. MESSADI, Gerald. Histria geral do anti-semitismo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. MEYER, Marvin. O Evangelho de Tom: as sentenas de Jesus. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1993. MONROE, Paul. Histria da educao. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. NUNES, Ruy Afonso da Costa. Histria da educao na Antigidade crist. So Paulo: PAGELS, Elaine. Alm de toda crena : o Evangelho desconhecido de Tom. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. RATTNER, Henrique. Nos caminhos da dispora. organizao: Prof. Henrique Rattner. So Paulo: Centro Brasileiro de Estudos Judaicos da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo, 1972. REIS, Jos Carlos. Histria & Teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: FGV, 2003. TOYNBEE, Arnold J. Helenismo Histria de uma civilizao. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

S-ar putea să vă placă și