Sunteți pe pagina 1din 2

Baseado no guia de boas prticas, o framework apresentado em quatro domnios que contam com 34 processos.

. A estrutura do Cobit composta por esse universo. Vamos abordar o primeiro domnio, Planejar e Organizar, que conta com 10 processos. Definir o plano estratgico de TI Definir a arquitetura de informao Determinar a direo tecnolgica Definir os processos, organizao e relacionamentos de TI Gerenciar os investimento de TI Comunicar os objetivos e direo da gesto Gerenciar os recursos humanos de TI Gerenciar a qualidade Avaliar e gerenciar os riscos de TI Gerenciar projetos Sendo o domnio de mais alto nvel diretamente relacionado ao planejamento e a estratgia da instituio. Esse domnio orienta o rumo da organizao, provendo os vetores para a entrega de solues e servios. No existe atuao direta, apenas o planejamento do rumo a ser seguido pela organizao. O segundo domnio abordado Adquirir e Implementar, que conta com 7 processos. Identificar solues automatizadas Adquirir e manter software aplicativos Adquirir e manter a infraestrutura tecnolgica Disponibilizar a operao e uso Obter os recursos de ti Gerenciar as mudanas Instalar e validar solues e mudanas Esse domnio caracterizado pela ao. As solues so implementadas e ficam prontas para entrar em produo. Nessa fase ocorre o fornecimento de solues e a transferncia para a aplicao nos servios. Comparando com outro modelo, a gerncia de mudanas da estrutura. O terceiro domnio abordado Entregar e Suportar, que conta com 13 processos. Definir e gerenciar os nveis de servio Gerenciar os servios de terceiros

Gerenciar a performance e capacidade Garantir o servio contnuo Garantir a segurana dos sistemas Identificar e alocar custos Educar e treinar os usurios Gerenciar a central de atendimento e os incidentes Gerenciar a configurao Gerenciar os problemas Gerenciar os dados Gerenciar o ambiente fsico Gerenciar as operaes Nesse domnio ocorre o gerenciamento de configurao, todas as solues recebidas so adaptadas, parametrizadas para o uso final dos usurios. Ele garante a operao de todo o ambiente e requisitos necessrios para a disponibilidade dos sistemas.

O quarto e ltimo domnio abordado Monitorar e Avaliar, que conta com 4 processos. Monitorar e avaliar a performance de TI Monitorar e avaliar os controles internos Garantir a conformidade regulamentar Fornecer governana de ti Esse domnio monitora e avalia os processos, visando garantir que o planejamento inicial do primeiro domnio no esteja sofrendo alteraes, e caso existam desvios, tambm atua na correo dos mesmos. Os processos de melhoria contnua tambm esto incluidos no escopo. O domnio tambm responsvel em exercer a governana de TI.

S-ar putea să vă placă și