Sunteți pe pagina 1din 4

UNIVERSIDADE TIRADENTES CENTRO DE CINCIAS HUMANAS HISTRIA

HISTRIA DO BRASIL IMPERIAL

FICHAMENTO SOBRE A ECONOMIA CAFEEIRA

Aline Mendes de Farias Luciene Santos

Orientador: Professor Renaldo Ribeiro Rocha.

Itabaiana, Abril de 2007.

ALINE MENDES DE FARIAS LUCIENE SANTOS

FICHAMENTO SOBRE A ECONOMIA CAFEEIRA

Trabalho apresentado disciplina Histria do Brasil Imperial como um dos pr-requisitos, ministrada pelo Professor Renaldo Ribeiro Rocha.

Orientador: Prof Renaldo Ribeiro Rocha.

Itabaiana, Abril de 2007.

Na introduo feita por Jos R. do Amaral Lapa sobre a economia cafeeira, o caf apontado como um alimento que no to relevante e seu uso muitas vezes prejudicial. No entanto muito importante economicamente e era muito apreciado no Ocidente. J no Oriente a preferncia pelo ch no deixou o caf ser um campeo mundial. Apresenta tambm as diversas combinaes que pode ser utilizada com o caf, no esquecendo de mostrar o modo que degustado em diversas partes do mundo. Enquanto no Brasil tomado rapidamente na Europa e apreciado lentamente durante as conversas. Segundo o autor o caf chega ao Brasil atravs de algumas sementes e cinco mudas ganhadas pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta da esposa do Governador francs Claude d Orvilliers surgindo assim os primeiros cafezais brasileiros. No inicio o caf brasileiro era destinado ao mercado interno vindo a ocupar lugar de destaque nas exportaes a partir do sculo XIX chegando a ser at a dcada de 70 o maior produtor e exportador do mundo, perdendo esta posio para os produtos industrializados. Sua exportao era feita pelos portos do Rio de Janeiro, Santos e Paranagu devido a sua localizao e intercmbio comercial. O caf era apreciado por diversas classes sociais do mundo desenvolvido, onde as condies naturais dificultavam seu cultivo, alm das dificuldades de mercado, pois era um produto que demorava a dar lucros. Mesmo assim o caf teve uma expanso decisiva. No incio a lavoura cafeeira era complementar a do acar sendo cultivados em locais que eram florestas ou tinham outros produtos cultivados. Tendo como centro cafeicultor o Vale do Paraba, cujo era comercializado e transportado pelas tropas de muares. Nas ltimas dcadas do sculo XIX a produo de caf de So Paulo ultrapassa a de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e Esprito Santo. O caf tambm foi responsvel pelo desenvolvimento urbano, dentre eles a criao de estrada de ferro, que ia incorporando regies essa infra-estrutura cafeeira produziu novos empreendimentos capitalistas como bancos, empresas imobilirias, comrcio e outros. Na segunda metade do sculo XIX surge no Brasil a rivalidade de interesses entre a cafeicultura e a indstria, prevalecendo o setor agrcola que d nfase a produo do caf, este assume, portanto como produto de maior importncia para o nosso desenvolvimento econmico. Durante o ciclo do caf havia uma alta dos preos do produto que pode ter sido provocado pela indisponibilidade no estoque. E com o aumento da produo, eleva-se a oferta que ocasiona a retrao da lavoura e a queda do preo do caf, seguindo paralelamente a cultura de produtos de subsistncia.

Portanto a expanso cafeeira no Brasil pode ser analisada de forma complexa aspectos das conjunturas poltica e econmicas que atuam no pas.

LAPA, Jos Roberto do Amaral. A Economia Cafeeira, 6 ed. So Paulo. Brasiliense, 1998, p. 07 - 55.

S-ar putea să vă placă și