Sunteți pe pagina 1din 12

UNIV VERSIDADE DE SO P E PAULO

Coorde enadoria de Adm a ministra ao Ger ral


Proce esso seletivo para pree enchimento de vagas de Estagir na Procu d rio uradoria Ge eral

PROVA OBJE AS ETIVA E DISCUR RSIVA 04/03 3/2012 DOMING 8h3 GO 30min s 12h30m s min
A prova Objetiva c a compe-se de 50 que estes objetivas distrib budas em 05 blocos, nas segu uintes reas, conforme segue. e 1 Bloc 10 ques co: stes de Dir reito Constitucional; 2 Bloc 10 ques co: stes de Dir reito Administrativo; 3 Bloc 10 ques co: stes de Dir reito do Tra abalho e Dir reito Proces ssual do Tra abalho; 4 Bloc 10 ques co: stes de Dir reito Proces ssual Civil; 5 Bloc 10 ques co: stes de Dir reito Civil A prova Discursiva compreende uma red a a dao de tema jurdico em at 20 linhas.

Ins strues s
S a abra este ca aderno quando o fiscal autorizar. Em cada teste, h 4 altern nativas, sen correta apenas uma. ndo Pree encha com mpletamente o alvo e olo na folh ptica de respos ha stas, utiliza ando nece essariamen caneta e nte esferogrfic (azul ou preta). Exem ca p mplo: No deixe ques o stes em br ranco na folha ptica de respostas. d Dura ao da pro ova: 4h. O c candidato d deve control o tempo disponvel. lar . O ca andidato po oder retirar r-se da sala aps 30 minutos de prova. a, m No haver te o empo adicio onal para t transcrio de gabarit para a f to folha ptica de a resp postas. No f final da prov poder ser levado somente o gabarito de respostas va, e s. A de evoluo do caderno d questes no final da prova, o o de s, a obrigatria. Obs. O resultado do Proces sso Seletiv poder ser acompa vo s anhado por meio do site www.us sp.br/drh.

ASSINAT TURA DO CA ANDIDATO:

DIREITO CONSTITUCIONAL
Questo 01 A propriedade no pode ser exercida pelo particular de forma a ignorar o interesse pblico, do restante da sociedade. O fato de possuir uma coisa no significa poder us-la de forma ilimitada e sem quaisquer preocupaes com o prximo ou o meio ambiente. A ideia constante do pargrafo anterior representa um princpio constitucional presente no art. 5, inciso XXIII, da Constituio Federal, denominado: a) b) c) d) funo social da propriedade. carter absoluto da propriedade. ampla defesa da propriedade. durao razovel da propriedade. Questo 03 Os pagamentos devidos pelas Fazendas Pblicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais far-se-o a) por meio de precatrio, independentemente da ordem cronolgica de apresentao, a depender do aporte de receita pblica anual. b) em virtude de sentena judiciria, exclusivamente na ordem cronolgica de apresentao dos precatrios. c) por depsito judicial, sendo o credor intimado para levantamento da quantia. d) pelo meio mais adequado salvaguarda do Errio, a critrio do administrador pblico.

Questo 02 A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Sobre o tratamento constitucional da educao, CORRETO afirmar: a) defeso s universidades admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros. b) O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, por meio de prova de conhecimento sobre as disciplinas ministradas no ensino mdio. c) As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. d) O ensino livre iniciativa privada, incondicionalmente.

Questo 04 Do ato administrativo ou deciso judicial que contrariar a smula vinculante aplicvel ou que indevidamente a aplicar, caber: a) reclamao ao Supremo Tribunal Federal. b) reclamao ao Superior Tribunal de Justia. c) ao direta de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal. d) mandado de segurana contra o ato administrativo e agravo de instrumento da deciso.

Questo 05 Nos termos do art. 102, I, a, da CF, compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, a ao direta de inconstitucionalidade de __________ e a ao declaratria de constitucionalidade de __________. Completam CORRETAMENTE os espaos em branco: a) lei ou ato normativo federal; lei ou ato normativo federal. b) lei ou ato normativo federal; lei ou ato normativo federal ou estadual. c) lei ou ato normativo federal ou estadual; lei ou ato normativo federal ou estadual. d) lei ou ato normativo federal ou estadual; lei ou ato normativo federal.

Questo 06 De acordo com o contedo explcito do art. 60, 4, da CF, so clusulas ptreas todos os contedos abaixo relacionados, EXCETO a) b) c) d) a forma federativa de Estado. a Repblica presidencialista. o voto direto, secreto, universal e peridico. a separao dos Poderes.

As assertivas I, II, III e IV representam, respectivamente, os seguintes princpios: a) isonomia, legalidade, imutabilidade jurisdio e ampla defesa. b) isonomia, reserva legal, inviolabilidade jurisdio e razoabilidade. c) igualdade, razoabilidade, necessidade jurisdio e contraditrio. d) igualdade, legalidade, inafastabilidade jurisdio e celeridade. da da da da

Questo 07 Questo 09 O ingresso na carreira dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (art. 132 da CF) se d mediante a) designao em comisso do Governador do Estado e do Governador do Distrito Federal, vedado o nepotismo. b) concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases. c) concurso pblico de provas e ttulos, com a participao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, dispensada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil. d) designao em comisso do Governador do Estado e do Governador do Distrito Federal, independentemente de vnculo com a autoridade nomeante, desde que respeitadas as leis oramentrias. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: a) preservar as florestas, a fauna e a flora. b) legislar sobre trnsito e transporte. c) manter o servio postal e o correio areo nacional. d) exercer monoplio estatal sobre a lavra de minrios nucleares.

Questo 10 NO gratuito a) o habeas corpus. b) o registro civil de nascimento, para os reconhecidamente pobres. c) a certido de bito, para os reconhecidamente pobres. d) o mandado de segurana.

Questo 08 Analise as seguintes assertivas, presentes no art. 5 da Constituio Federal: I. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza. II. Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. III. A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. IV. A todos, no mbito judicial e administrativo, assegurada a razovel durao do processo.

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questo 11 A existncia de prerrogativas conferidas Administrao Pblica e seus agentes decorre do princpio da a) b) c) d) isonomia. publicidade. supremacia do interesse pblico. autotutela. Esto INCORRETAS as afirmativas: a) b) c) d) II e III. I e III. II e IV. I e IV.

Questo 15 O Cdigo Tributrio Nacional, em seu artigo 78, traz definio que bastante interessa ao direito administrativo: atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. O poder da Administrao definido nos termos acima o a) b) c) d) disciplinar. normativo. hierrquico. de polcia.

Questo 12 NO est relacionado com o princpio da proporcionalidade: a) equilbrio entre o fim almejado e o meio empregado. b) adequao entre meios e fins. c) presuno de legitimidade dos atos administrativos. d) proibio de exageros.

Questo 13 caracterstica das autarquias: a) serem regidas pelo regime de direito privado. b) serem dotadas de autonomia gerencial, oramentria e patrimonial. c) no se submeterem ao controle do Tribunal de Contas e do Ministrio Pblico. d) estarem dispensadas da realizao de licitao.

Questo 16 O princpio que NO rege a licitao o a) b) c) d) da isonomia. da vinculao ao instrumento convocatrio. da informalidade procedimental. do sigilo das propostas.

Questo 14 Sobre os atos administrativos, avalie as seguintes afirmaes: I. O ato administrativo goza de presuno de legitimidade. II. Ato administrativo o ato praticado pelo Poder Executivo. III. Constatado vcio do ato administrativo, a Administrao tem o dever-poder de revog-lo. lV. Verificando a Administrao que o ato discricionrio se tornou inconveniente e inoportuno, ela pode revog-lo.

Questo 17 O artigo 2, pargrafo nico, da Lei n 9784/99 estatui que nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de I. atuao conforme a lei e o Direito; II. atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f; III. garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio; IV. divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio. Os critrios elencados se relacionam, respectivamente, aos seguintes princpios da administrao pblica: a) razoabilidade, finalidade, formalidade publicidade. b) legalidade, moralidade, ampla defesa publicidade. c) legalidade, moralidade, publicidade oficialidade. d) legalidade, impessoalidade, publicidade formalidade. e e e e

Questo 19 A modalidade de licitao adequada para a contratao de obras e servios de engenharia acima de R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais) : a) b) c) d) tomada de preos. prego. concorrncia. leilo.

Questo 20 NO so agentes pblicos: a) b) c) d) empregados pblicos. servidores pblicos estatutrios. autoridades religiosas. agentes polticos.

Questo 18 NO requisito do ato administrativo, nos termos da doutrina de Hely Lopes Meirelles: a) b) c) d) forma. autoexecutoriedade. competncia ou sujeito. finalidade.

DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO


Questo 21 proibido trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de a) b) c) d) 21 anos. 16 anos. 14 anos. 18 anos. Questo 25 INCORRETO afirmar que se considera noturno o trabalho executado entre as a) 21 horas de um dia e as 4 horas seguinte para o trabalhador rural. b) 20 horas de um dia e as 4 horas seguinte aos pecuaristas. c) 21 horas de um dia e as 5 horas seguinte aos agricultores. d) 22 horas de um dia e as 5 horas seguinte para o trabalhador urbano. Questo 26 princpio do Direito do Trabalho no ordenamento jurdico brasileiro: a) irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas. b) prevalncia da norma favorvel ao empregador. c) anualidade. d) liberdade de organizao sindical, mediante autorizao do Poder Executivo. Questo 27 A Administrao Pblica, direta e indireta, ao adquirir bens ou contratar servios, dever faz-lo por meio do processo licitatrio, cujas normas esto previstas na Lei 8.666/1993. Entretanto, admite-se que o rgo pblico realize a terceirizao de servios. Sobre o tema, analise as seguintes assertivas: I. no admitida a terceirizao em atividadefim; II. admitida a terceirizao em atividade-fim; III. como o art. 37, II, da Constituio Federal, determina a prvia realizao de concurso pblico pela Administrao Pblica para contratao de servidores ou empregados pblicos, no h como reconhecer o vnculo de trabalhadores terceirizados para com o ente pblico. Esto CORRETAS as afirmativas: a) b) c) d) I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. do dia do dia do dia do dia

Questo 22 O repouso semanal remunerado assegurado ao trabalhador, preferencialmente a) em qualquer dia da semana, a critrio do empregador. b) aos sbados. c) em qualquer dia da semana, escolha do empregado. d) aos domingos.

Questo 23 O gozo de frias anuais dever ser remunerada com a) dois teros a mais do que o salrio normal. b) um tero a mais do que o salrio normal. c) pelo menos um tero a mais do que o salrio normal. d) pelo menos dois teros a mais do que o salrio normal.

Questo 24 Conforme a legislao trabalhista, o salrio irredutvel, a) quando autorizado pelo empregado por escrito. b) salvo o disposto em conveno coletiva, apenas. c) salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo. d) diante de crise de ordem financeira.

Questo 28 So isentos do pagamento de custas: I. os beneficirios da Justia Gratuita; II. a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica; III. o Ministrio Pblico do Trabalho. Est CORRETO o que se afirma em a) b) c) d) III, apenas. I, apenas. II, apenas. I, II e III.

Questo 29 Das decises no processo trabalhista, so admissveis os seguintes recursos, EXCETO: a) b) c) d) apelao. agravo de petio. recurso ordinrio. recurso de revista.

Questo 30 Quando a execuo trabalhista de obrigao de pagar quantia certa movida contra a Fazenda Pblica, o ente pblico a) ser citado para pagar ou nomear bens penhora. b) ser intimado para pagamento voluntrio, sob pena de multa. c) ser citado para, querendo, opor embargos execuo. d) oferecer embargos, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do depsito, da juntada da prova de fiana bancria ou da intimao da penhora.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL


Questo 31 A defesa do devedor na fase de cumprimento de sentena feita, de acordo com o art. 475-L do CPC, por meio de a) b) c) d) embargos execuo. impugnao. embargos do devedor. contestao. Questo 34 A pea na qual, durante a fase de conhecimento, compete ao ru alegar toda a matria de defesa, nos termos do art. 300 do CPC, a a) b) c) d) impugnao. reconveno. exceo. contestao.

Questo 32 Conceder-se- __________ para proteger direito lquido e certo, no amparado por ______________________, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa fsica ou jurdica sofrer violao ou houver justo receio de sofr-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche as lacunas: a) habeas corpus; mandado de segurana. b) mandado de segurana; habeas corpus ou habeas data. c) habeas data; mandado de segurana. d) direito de petio; habeas corpus ou habeas data.

Questo 35 Quais so os trs vcios da deciso que permitem o manejo de embargos de declarao, nos termos do art. 535 do CPC? a) obscuridade, contradio deciso anterior e ausncia de reconhecimento da prescrio. b) contrariedade lei federal, nulidade e erro material. c) contrariedade prova dos autos, ausncia de citao e prequestionamento. d) obscuridade, contradio e omisso.

Questo 36 So aes expressamente previstas no art. 5 da Constituio Federal, tambm denominadas de remdios constitucionais: a) habeas corpus, habeas data, mandado de segurana e mandado de injuno. b) habeas corpus, habeas data, mandado de segurana e rescisria. c) ao declaratria de constitucionalidade, ao direta de inconstitucionalidade e arguio de descumprimento de preceito fundamental. d) habeas corpus, mandado de segurana, rescisria e reclamao constitucional.

Questo 33 So exemplos de duas condies da ao e dois pressupostos processuais, respectivamente: a) possibilidade jurdica, legitimidade das partes, coisa julgada e litispendncia. b) possibilidade jurdica da causa de pedir e do pedido, legitimidade recursal, coisa julgada e conveno de arbitragem. c) possibilidade jurdica, legitimidade das partes, interesse processual e coisa julgada. d) legitimidade das partes, interesse processual, perempo e possibilidade jurdica.

Questo 37 Dentre as inmeras novidades advindas pela entrada em vigncia da Lei 11.232/2005, que operou ampla reforma no regramento relativo execuo de ttulo judicial (hoje, fase de cumprimento de sentena), ganhou destaque a multa prevista no art. 475-J, devida quando o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao, no o efetua no prazo de 15 (quinze) dias. Em relao ao montante da condenao, o valor dessa famigerada multa de a) b) c) d) 100%. 1%. 10%. 50%.

Questo 40 O art. 273 do CPC traz expressamente as hipteses de concesso de tutela antecipada, dentre as quais NO se inclui: a) um ou mais dos pedidos cumulados, ou parcela deles, mostrar-se incontroverso. b) existncia de fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao. c) pedido de acordo com tese j pacificada por meio de smula vinculante do STF. d) caracterizao do manifesto propsito protelatrio do ru.

Questo 38 Nos termos do art. 920 do CPC, a propositura de uma ao possessria em vez de outra no obstar a que o juiz conhea do pedido e outorgue a proteo legal correspondente quela, cujos requisitos estejam provados. Tal disposio concretiza, precipuamente, o chamado princpio a) b) c) d) da dialeticidade. da fungibilidade. do contraditrio. da ampla defesa.

Questo 39 Nos termos do art. 188 do CPC, computar-se- __________ o prazo para contestar e __________ para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica. Completam CORRETAMENTE os espaos em branco: a) b) c) d) em dobro; em qudruplo. em qudruplo; em dobro. normalmente; em dobro. em qudruplo; no triplo.

DIREITO CIVIL
Questo 41 De acordo com o art. 1 da Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro (antiga Lei de Introduo ao Cdigo Civil), analise as seguintes assertivas: I. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. II. Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia trs meses depois de oficialmente publicada. III. Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo deste artigo e dos pargrafos anteriores comear a correr da nova publicao. IV. As correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova. Est correto o que se afirma em a) b) c) d) I, apenas. I, II, III e IV. II e III, apenas. IV, apenas. Questo 43 De acordo com a doutrina, quais so os trs elementos fundamentais da responsabilidade civil? a) desrespeito lei, desrespeito moralidade e desrespeito aos bons costumes. b) dolo, culpa e ato ilcito. c) prejuzo para a vtima, ausncia de consentimento da vtima e inteno de desrespeitar a lei. d) conduta, nexo de causalidade e dano.

Questo 44 Com relao a institutos presentes na Parte Geral do Cdigo Civil de 2002 (arts. 189 a 211), assinale a alternativa que CORRETAMENTE completa as lacunas da seguinte afirmao: De acordo com a atual doutrina, a ____________ refere-se extino da pretenso e a ____________ extino de direito potestativo. a) b) c) d) prescrio; decadncia. decadncia; perempo. perempo; prescrio. conexo; morte.

Questo 42 De acordo com o art. 6 da Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro (antiga Lei de Introduo ao Cdigo Civil), analise as seguintes assertivas: I. Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. II. Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio pr-estabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. III. Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso. Esto CORRETAS as afirmativas: a) b) c) d) I, II e III. II e III, apenas. III, apenas. I e II, apenas.

Questo 45 Acerca da responsabilidade civil, INCORRETO afirmar: a) A responsabilidade civil independente da criminal, no se podendo questionar mais sobre a existncia do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questes se acharem decididas no juzo criminal. b) Aquele que, por ato ilcito, causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. c) O incapaz sempre responde pelos prejuzos que causar. d) O direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana.

Questo 46 So pessoas jurdicas de direito pblico interno: a) apenas a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. b) a Unio; os Estados, o Distrito Federal e os Territrios; os Municpios; as autarquias, inclusive as associaes pblicas; e as demais entidades de carter pblico criadas por lei. c) to somente a Unio, os Estados e os Municpios. d) os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico.

Questo 48 Sobre o contrato de mandato, CORRETO afirmar: a) O maior de dezesseis e menor de dezoito anos no emancipado pode ser mandatrio, mas o mandante no tem ao contra ele seno de conformidade com as regras gerais, aplicveis s obrigaes contradas por menores. b) O aviso prvio o instrumento do mandato. c) O mandato somente pode ser expresso, e necessariamente escrito. d) Opera-se o mandato quando algum recebe de outrem poderes para, em nome alheio, praticar atos ou administrar interesses.

Questo 47 Acerca das obrigaes solidrias, analise as seguintes assertivas: I. H solidariedade, quando na mesma obrigao concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, dvida toda. II. A solidariedade no se presume; resulta da lei ou da vontade das partes. III. A obrigao solidria pode ser pura e simples para um dos cocredores ou codevedores, e condicional, ou a prazo, ou pagvel em lugar diferente, para o outro. Esto corretas as afirmativas: a) b) c) d) I e II, apenas. II, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

Questo 49 De acordo com o art. 45 do Cdigo Civil, a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado se inicia com a) a assinatura do ato constitutivo pelos scios indicados, bem como por advogado regularmente constitudo. b) a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo. c) a autorizao da Junta Comercial. d) o incio das atividades indicadas no ato constitutivo como objeto social.

Questo 50 Embora haja posicionamento doutrinrio em sentido diverso, o Cdigo Civil traz expressa conceituao acerca dos bens pblicos, em seu art. 98, que os define como sendo os bens de domnio nacional a) pertencentes s pessoas jurdicas integrantes da Administrao Indireta. b) pertencentes Unio, Estados e Municpios, somente. c) pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno, sendo todos os outros particulares. d) de uso comum do povo.

TEMA DE REDAO

Conforme ampla divulgao na mdia, em 26 de outubro de 2011, o Supremo Tribunal Federal apreciou Recurso Extraordinrio (RE 603583) que questionava a constitucionalidade do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil como requisito para o exerccio da advocacia. Leia atentamente os excertos abaixo.

Excerto da petio inicial no caso concreto O Autor esfora-se durante um mnimo de cinco anos, sofre em ter que cumprir com todos os requisitos exigidos para poder concluir o curso, alm de ser submetido a uma srie de avaliaes (...). Fica evidente que todo Bacharel em Direito ao receber seu diploma da sua Instituio de Ensino Superior, cujo curso de Direito j tenha sido reconhecido pelo Ministrio da Educao, tem o direito de exigir a sua Carteira Profissional da sua Entidade de Classe Profissional, independentemente de prvia aprovao ao Exame de Ordem, posto que tal exigncia flagrantemente e absolutamente inconstitucional.

Voto do Ministro Luiz Fux No pode haver dvida de que a advocacia atividade profissional que demanda formao tcnica especfica. Tambm indiscutvel a sua relevncia constitucional (...). Destarte, o desempenho da advocacia por indivduo de formao tcnica deficiente poder causar prejuzo irreparvel ou, quando menos, de difcil reparao ao seu constituinte. A representao judicial despreparada pode custar a um indivduo a sua liberdade, o imvel em que reside, a guarda de seus filhos; a consultoria jurdica prestada por profissional desprovido da necessria habilitao tcnica pode submeter o seu cliente a sanes gravosas, ocasionando prejuzos capazes de fechar empresas. Por essas razes, existe justificativa plausvel para a prvia verificao da qualificao profissional do bacharel em Direito para que possa exercer a advocacia.

Com base nas ideias e sugestes expostas nos textos, redija uma dissertao argumentativa de no mximo20(vinte)linhassobreotemadaconstitucionalidadedoExamedaOAB. Conformeexpressoemedital,acorreovisaravaliaracapacidadedeordenarlogicamenteideiasede mobilizarconhecimentoslingusticos,independentementedaposioadotadasobreotema.

S-ar putea să vă placă și