Sunteți pe pagina 1din 10

IBP1148_12 PREO DE REFERNCIA DO GS NATURAL PRODUZIDO NA BACIA DO SOLIMES Leandro S. Valim1, Letcia P. Ferreira1, Irina S.

Correia1, Luiz Henrique de Oliveira Bispo2, Maria Jos de O. C. Guimares3, Peter R. Seidl4
Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
O petrleo e o gs natural so recursos naturais no renovveis. Assim, a explorao destes energticos hoje pode levar escassez e at mesmo ausncia para as geraes futuras. Neste contexto, os royalties se inserem como uma forma de compensar financeiramente as prximas geraes atravs de um pagamento mensal feito pelo explorador. No Brasil, o controle dos royalties e da sua distribuio encargo da Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP). Sua funo estabelecer os preos de referncia utilizados para o pagamento dos royalties do petrleo e do gs natural. No presente trabalho, trs abordagens foram utilizadas para calcular os royalties, empregando dados do Campo Leste do Urucu, localizado na Bacia de Solimes no Amazonas. A primeira a imposta pela Resoluo ANP n40/2009 que utiliza o clculo do preo de referncia do gs natural produzido no Brasil. A segunda uma metodologia alternativa de clculo de royalties elaborada por Bispo, 2011, considerando as diferentes composies do gs produzido e injetado. E, finalmente, a Resoluo da ANP RD 983/ 2011 que utiliza o clculo do preo do gs injetado, considerando este como o preo do gs processado. Ao realizar o clculo dos royalties utilizando as diferentes metodologias propostas por Bispo, 2011, e pela ANP (Resoluo n 40/2009 e RD n 983/2011), os resultados mostraram-se semelhantes entre si, sendo que a metodologia proposta pela Resoluo n 40/2009 foi a que mais se diferenciou das demais.

Abstract
Oil and natural gas are exhaustible resources. Thus, exploitation of these energy sources can lead to shortages and even the absence for future generations. In this context, royalties are included as a way to financially compensate future generations through a monthly payment made by the explorer. In Brazil, the control of the royalties and their distribution is charge of the National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP). Its function is to establish reference prices used for the payment of royalties on oil and natural gas. In this study, three methods were used to calculate royalties, using data from Leste do Urucu field, located in Solimes Basin. The first one is imposed by Resolution ANP No. 40/2009 that uses the calculation of the reference price of natural gas produced in Brazil. The second one is an alternative method of calculating royalties produced by Bispo, 2011, considering the different compositions of the gas produced and injected. And finally, the Resolution ANP RD No. 983/2011 that uses the calculation of the price of gas injected, considering this as the price of gas processed. When performing the calculation of royalties through the proposed methodologies by Bispo, 2011, and the ANP (Resolution No. 40/2009 and RD 983/2011), the results were similar to each other, and the methodology proposed by Resolution No. 40/2009 was the most different from the others.

______________________________ 1 Alunos de Graduao em Engenharia Qumica Escola de Qumica/UFRJ 2 M.Sc. e Doutorando da Escola de Qumica/UFRJ, Engenheiro Qumico da ANP 3 D.Sc., Professora Escola de Qumica/UFRJ 4 Ph.D, Professor Escola de Qumica/UFRJ

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

1. Introduction
A partir do ano de 1953 foram estabelecidas diversas leis e decretos no decorrer dos anos para regulamentar o pagamento de royalties no setor petrolfero. Finalmente, a Lei n 9.478, de 6 de agosto de 1997, conhecida como Lei do Petrleo, determinou como 10% o valor da alquota bsica dos royalties, podendo contudo ser reduzida pela ANP, at um mnimo de 5%, tendo em conta os riscos geolgicos, as expectativas de produo e outros fatores. Referente ao Gs Natural, a Resoluo ANP n40/2009 estabelece os critrios de fixao do preo de referncia do gs natural (PRGN) produzido a serem adotados para fins de clculo das participaes governamentais. Esse preo de referncia do gs natural (PRGN) deve ser aplicado a cada ms ao gs natural produzido durante o referido ms, em cada campo de uma rea de concesso.

1- A Provncia Petrolfera de Urucu


Em 1986, ocorreu a descoberta de leo e gs na provncia do Urucu, no municpio de Coari. Desde 1988 a provncia de Urucu, sofreu um importante impacto da Petrobras na produo de petrleo e gs natural. Desde ento, a estatal desenvolve atividades na explorao dessas duas fontes ricas econmicas no corao do Brasil, na Amaznia. Aps a descoberta dos campos na provncia de Urucu foi implantada uma infra-estrutura completa de explorao dentro da floresta, a Base de Operaes Gelogo Pedro de Moura BOGPM. O Plo Arara (planta industrial da BOGPM) efetua o processamento do petrleo, para coloc-lo dentro das especificaes para os clientes, e do gs natural, para a produo de GLP. O gs natural processado nas Unidades de Processamento de Gs Natural (UPGNs), que produzem gs liquefeito de petrleo (GLP) e lquido de gs natural (LGN ou C5+), conforme mostra a figura 1.

Figura 1: Diagrama esquemtico da produo na Provncia Petrolfera de Urucu (LEYEN, 2008). O petrleo e o GLP processados seguem at o Terminal de Solimes. Nesse terminal, s margens do Rio Solimes, o leo e o GLP so embarcados em navios at a Refinaria Isaac Sabb (REMAN), em Manaus, e para outros pontos das regies Norte e Nordeste do pas. A produo da Provncia Petrolfera de Urucu obtida a partir de poos localizados nos campos de Rio Urucu, Sudoeste de Urucu e Leste de Urucu. O gs produzido na concesso de Leste do Urucu um gs associado ao petrleo e, portanto dissolvido neste. Devido elevada razo gs-leo da produo e frente alta demanda e do petrleo, o volume de gs produzido , consequentemente, grande tambm. 2

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Os campos da provncia de Urucu so capazes de fornecer grandes volumes de gs natural, porm sua demanda na regio pequena, ao contrrio do que ocorre na regio sul-sudeste. Atualmente no existe interligao entre os gasodutos das regies norte e nordeste e nordeste-sudeste, portanto a soluo adotada pela Petrobras, operadora destes campos, foi a de injetar a maior parte do gs natural produzido no prprio reservatrio do campo, colaborando no processo de explorao do petrleo (Bispo, 2011). Pelo fato da concesso de Leste Urucu reinjetar grande parte do gs natural produzido, pela equao de clculo dos royalties utilizada tem-se o desconto volumtrico dos volumes injetados dos volumes produzidos. Esse gs possui a mesma composio em todos os pontos de injeo nos poos da concesso, logo, este caracterizado nas sadas das UPGNs do Plo Arara, onde esto presentes pontos de medio fiscal de gs natural.

2-

Mtodo Vigente para Pagamento dos Royalties

Do volume total produzido de gs natural excludo do pagamento de royalties o volume utilizado para reinjeo, como estabelecido no Decreto n 2.705/1998 (Gomes, 2009). O clculo do volume de gs natural produzido a ser considerado no pagamento de royalties ento dado pela Equao 1. (1) Onde: o volume do gs natural para clculo de royalties; o volume do gs natural produzido no campo de Leste do Urucu; o volume do gs natural injetado no campo de Leste do Urucu; o volume de gs queimado por questes de segurana operacional; e o volume de gs utilizado para elevao artificial dos poos. Os royalties incidem sobre a produo mensal do campo produtor, isto , os royalties correspondem a uma alquota sobre o valor da produo. A alquota para pagamento de royalties definida no contrato de concesso para Leste Urucu igual a 10%. Assim tem-se a Equao 2. (2)

2. Objetivo
Este trabalho teve como objetivo comparar diferentes metodologias de clculo de royalties para a produo de gs natural na concesso de Leste do Urucu, considerando a necessidade de reinjeo de grande volume de gs natural processado nas UPGNs da Provncia Petrolfera de Urucu produzidos, aplicando a Resoluo ANP n 40/2009, a Resoluo de Diretoria ANP n 983/2011 e a metodologia proposta por Bispo, 2011.

3. Metodologia
Um diagrama contendo o mtodo de caracterizao das amostras analisadas est descrito na Figura 2. As anlises foram realizadas no laboratrio da Petrobras, que detm a concesso de explorao e produo de petrleo e gs natural no campo de Leste do Urucu.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 2: Diagrama do mtodo de anlise correspondente s etapas experimentais. Os valores de densidade, frao volumtrica e poder calorfico superior foram obtidos a partir de equaes estabelecidas na Resoluo ANP n 40/2009. O clculo do preo do metro cbico de gs natural tambm foi efetuado de acordo com o que definido nesta Resoluo. As etapas do clculo do preo do gs natural esto apresentadas na Figura 3.

Figura 3: Diagrama das etapas para clculo de preo. Onde: GLP referente frao volumtrica do gs natural que, aps o seu processamento, pode ser obtida como gs liquefeito de petrleo (GLP); CGN referente frao volumtrica do gs natural que, aps o seu processamento, pode ser obtida como condensado de gs natural (CGN); GP referente frao volumtrica do gs natural que, aps o seu processamento, pode ser obtida como gs processado (GP); PLATTS Provedor global de informaes sobre energia, uma das principais fontes de avaliaes de preos de referncia nos mercados de energia fsica. Apresenta informaes e insights que influenciam na tomada de deciso de diversas empresas. Este trabalho compara diferentes metodologias de clculo de royalties para a produo de gs natural na concesso de Leste do Urucu, aplicando a Resoluo ANP n 40/2009, usando diferentes interpretaes para a Resoluo de Diretoria ANP n 983/2011 e a metodologia proposta por Bispo, 2011. 4.1- Resoluo ANP n 40/2009 associada RD 983/2011 A Diretoria Colegiada da ANP promoveu uma modificao no clculo de royalties do gs natural atravs da Resoluo de Diretoria ANP n 983/2011. Esse novo mtodo prope ainda, utilizando a Resoluo n 40/2009 para clculo dos preos das diversas fraes (PGP, PGLP e PCGN), que se considere como o preo do gs injetado somente o PGP, referente ao gs processado e constitudo pelas fraes VC1 e VC2. Usa-se para tal os valores de frao volumtrica (VC1 e VC2) relativos ao gs natural produzido. Decidiu-se tambm calcular, para fins de comparao, o valor de PGP a partir das fraes volumtricas VC1 e VC2 obtidos a partir do gs natural injetado. 4.2- Metodologia Aplicada por Bispo, 2011 4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

A partir dos preos do gs natural produzido e injetado e dos volumes de cada um so calculados os royalties, como mostra a Equao 3.

(3) o preo do gs natural produzido, calculado a partir da Resoluo ANP n 40/2009; o preo do gs natural injetado, calculado a partir da Resoluo ANP n 40/2009;

4. Resultados e Discusso
5.1- Gs Natural Produzido As anlises cromatogrficas do gs natural produzido entre os perodos de janeiro a setembro de 2011 se encontram na Tabela 1. Tabela 1 Composio cromatogrfica do gs natural produzido no ano de 2011.

Frao componente do gs natural Ms C1 C2 C3 C4 C 5+ 0,656 0,113 0,044 0,015 0,012 Janeiro 4 7 9 7 0 0,656 0,113 0,044 0,015 0,012 Fevereiro 4 7 9 7 0 0,656 0,113 0,044 0,015 0,012 Maro 4 7 9 7 0 0,656 0,113 0,044 0,015 0,012 Abril 4 7 9 7 0 0,656 0,113 0,044 0,015 0,012 Maio 4 7 9 7 0 0,656 0,113 0,044 0,015 0,012 Junho 4 7 9 7 0 0,656 0,113 0,044 0,015 0,012 Julho 4 7 9 7 0 0,656 0,113 0,044 0,015 0,012 Agosto 4 7 9 7 0 0,656 0,113 0,044 0,015 0,012 Setembro 4 7 9 7 0 Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da ANP, 2011 5.2- Gs Natural Injetado At o presente momento em que se concluiu este trabalho, a ANP no havia disponibilizado a composio do gs injetado no perodo analisado. Todavia, ao analisar os dados utilizados por Bispo, 2011, referentes ao perodo entre maro a outubro de 2010, percebe-se que as composies praticamente no se alteraram. O autor constatou que a variao do percentual do 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 metano foi inferior a 2% e que a variao da frao C3+ ficou abaixo de 1% caso seja descartado o ms de setembro ms anmalo no qual houve algum tipo de problema operacional em uma das UPGNs. Portanto, os valores de composio do gs natural injetado para o perodo entre janeiro a setembro de 2011 podem ser inferidos atravs das composies presentes em Bispo, 2011 atravs de uma mdia aritmtica, conforme expressa a Tabela 2.

Tabela 2 Composio mdia do gs natural injetado no ano de 2010. Frao componente do gs natural C1 C2 C3 C4 C 5+ 0,742 0,117 0,003 0,000 0,000 Mdia 9 0 1 7 4 Fonte: Adaptado de Bispo, 2011

5.3- Preo do Gs Natural Produzido e Injetado Com base na metodologia da Resoluo ANP n 40/2009, pode-se calcular o preo do gs natural produzido e injetado. Os resultados se encontram na Tabela 3.

Tabela 3 Preo do gs natural produzido e injetado no ano de 2011 (valores em R$/m3).

Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro

Gs Produzido Gs Injetado Diferena entre preos 0,4342 0,2654 0,1688 0,4208 0,2439 0,1769 0,4157 0,2336 0,1821 0,4205 0,2385 0,182 0,4335 0,2470 0,1865 0,4324 0,2559 0,1765 0,4244 0,2456 0,1788 0,4121 0,2314 0,1807 0,4520 0,2314 0,2206 Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da ANP, 2011

Esta tabela mostra que, sob linhas gerais, o gs processado possui maior valor do que o gs injetado devido ao fato de que o primeiro est mais rico na frao C3+, frao que possui maior valor agregado. 5.4- Volumes de Gs Natural A Tabela 4 mostra os volumes de gs natural produzido e injetado alm dos volumes de queima de segurana e de elevao artificial utilizados para clculo de royalties no campo de Leste do Urucu.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Tabela 4 Volumes empregados no clculo de royalties (valores em Mm3/dia). Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Volume Produzido Volume Injetado Volume de Queima Volume de gs de elevao artificial 5083,0244 3543,9999 1,5 0 5260,9265 3639,8884 1,5 0 5166,5009 3522,0484 1,5 0 5278,9648 3791,5262 1,5 0 5226,3172 3602,8164 1,5 0 5348,9395 3356,1618 1,5 0 5433,0397 3374,7896 1,5 0 5308,2386 2567,2105 1,5 0 Fonte: Elaborao prpria a partir de dados da ANP, 2011

5.5- Clculo de Royalties 5.5.1Pela Resoluo n 40/2009

O Decreto n 2.705/1998 estabelece que o volume de gs natural utilizado para o clculo de royalties o volume do gs natural produzido menos o somatrio dos volumes do gs natural injetado, queimado por razes de segurana e utilizado para a elevao artificial dos poos. Assim, calcula-se o valor de royalties referentes ao gs natural multiplicando este volume pelo preo do gs natural produzido e pela alquota para o pagamento definida em contrato. Os resultados se encontram na Tabela 5. Tabela 5 Valores de royalties de gs natural gerados pela Resoluo n 40/2009 (valores em R$) Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Royalties 2.069.538,73 1.908.204,57 2.117.223,60 1.874.511,54 2.179.725,78 2.583.085,43 2.705.942,70 3.499.774,54

5.5.2-

Pela Metodologia Proposta por Bispo, 2011

O diferencial da abordagem elaborada por Bispo, 2011 que esta considera as distintas composies do gs natural produzido e injetado no clculo do pagamento de royalties. Os resultados se encontram na Tabela 6. Tabela 6 Valores de royalties de gs natural gerados pela metodologia de Bispo, 2011 (valores em R$) Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Royalties 3.924.827,92 3.711.857,07 4.106.301,91 3.945.503,85 4.263.561,30 7

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Junho Julho Agosto 4.360.967,36 4.577.352,50 4.938.689,10

5.5.3-

Pela RD n 983/2011

A fim de valorar o gs processado reinjetado no estado do Amazonas, a ANP, atravs da RD n 983/2011, aprovou nova metodologia de clculo do preo de referncia para o gs natural no Amazonas. Entretanto, o texto desta RD no deixa claro como deve ser calculado o preo do gs injetado, podendo, assim, haver duas interpretaes distintas: na primeira, o preo do gs injetado somente o preo referente ao PGP do gs injetado; na segunda, o preo do gs injetado somente o preo referente ao PGP do gs produzido. Assim, decidiu-se abordar as duas interpretaes possveis e os valores de royalties so apresentados nas Tabelas 7 e 8.

Tabela 7 Valores de royalties de gs natural considerando PGP do gs produzido (valores em R$). Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Royalties 4.115.093,59 3.886.382,63 4.291.796,09 4.140.251,28 4.460.710,84 4.536.455,33 4.757.506,72 5.074.147,55

Tabela 8 Valores de royalties de gs natural considerando PGP do gs injetado (valores em R$). Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Royalties 4.032.848,78 3.816.640,23 4.220.428,95 4.064.268,00 4.383.415,12 4.464.000,23 4.685.406,67 5.022.655,38

4.1- Comparao entre as Abordagens A comparao dos valores de royalties calculados por diferentes metodologias mostrada na Figura 4.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 4: Comparao de Valores de Royalties Utilizando Diferentes Metodologias. Analisando-se a Figura 4, observou-se que a RD n 983/2011 forneceu os maiores valores de royalties em todo perodo analisado. Alm disso, no caso no qual se utilizou o preo do gs injetado como sendo o PGP do gs produzido, foram obtidos valores ligeiramente maiores ao caso no qual se utilizou o preo do gs injetado como sendo o PGP do gs injetado. Esta diferena flutuou entre os patamares de 1,02 % (ms de Agosto) e 2,04 % (ms de Janeiro). No tocante metodologia proposta por Bispo, 2011, observou-se que esta metodologia forneceu valores ligeiramente menores do que a RD n 983/2011. Entretanto, o mais notrio foi discrepncia entre os valores gerados pela Resoluo n 40/2009 e os dados pelas demais metodologias. Comparando os valores dados pela RD n 983/2011, utilizando-se PGP do gs produzido com os dados por esta Resoluo, observou-se discordncia que variou entre 44,98 e 120,87 %. No caso de se considerar PGP do gs injetado, esta diferena variou entre 43,51 e 116,82%. E, finalmente, ao se comparar com Bispo, 2011, esta diferena situou-se entre os limites de 41,11 e 110,48%.

5. Concluso
Ao realizar o clculo dos royalties atravs das metodologias propostas por Bispo, 2011, e pela ANP (Resoluo n 40/2009 associada com a RD n 983/2011), os resultados mostraram-se semelhantes entre si, com exceo da metodologia proposta pela utilizao somente da Resoluo n 40/2009, a qual diferiu de modo significativo das demais. A metodologia proposta por Bispo, 2011 gerou valores de royalties maiores do que os obtidos pela Resoluo n 40/2009. Entretanto, as duas interpretaes da RD n 983/2011 resultaram nos valores mais elevados. Trantando-se os royalties de uma compensao para a sociedade e geraes futuras sobre um recurso natural no renovvel, as metodologias propostas por Bispo, 2011, e pela ANP (Resoluo n 40/2009 associada com a RD n 983/2011) so as que melhor asseguram o cumprimento dos objetivos desta Participao Governamental.

5. Agradecimentos
A AGNCIA NACIONAL DE PETRLEO, GS E BIOCOMBUSTVEIS (ANP)

6. Referncias
AGNCIA NACIONAL DE PETRLEO, GS E BIOCOMBUSTVEIS. Anurio Estatstico Brasileiro do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis 2011. Disponvel em: <http://www.anp.gov.br/?pg=56346>. Acesso em: 31 de Agosto de 2011. 9

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 BISPO, L. H. O. Anlise Composicional, Poder Calorfico e Metodologia de Clculo de Royalties do Gs Natural Produzido no Campo de Rio Urucu no Amazonas. 2011. 154 f. Tese (Mestrado em Tecnologia de Processos Qumicos e Bioqumicos) Escola de Qumica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. GOMES, C. J. V. O Marco Regulatrio da Prospeco de Petrleo no Brasil: O Regime de Concesso e o Contrato de Partilha de Produo. 2009. 67 f. Centro de Estudos da Consultoria do Senado Federal. Braslia, 2009. Textos para discusso disponvel em: <http://www.senado.gov.br/conleg/textos_discussao.htm> Acesso: 15 de setembro de 2011. LEYEN, B. C. Eco-Eficincia na Explorao e Produo de Petrleo e Gs em Regies de Florestas Tropicais midas: O Caso da Petrobras na Amaznia. 2008. 219 f. Dissertao (Mestrado) - Curso de Planejamento Energtico, Coppe/UFRJ, Rio de Janeiro, 2008. SILVA, P. A. S.. Programa de Automao Inteligente Aplicado ao Gerenciamento e Fiscalizao da Produo de Poos de Petrleo e Gs Natural (Parte da Tese). 2005. 186 f. Tese (Doutorado - Defesa Fechada) - Universidade Federal do Par, Belm, 2005. VAZ, C. E. M..; MAIA, J. L. M.; SANTOS, W. G.. Tecnologia da Indstria do Gs Natural. 1 edio So Paulo: Blucher, 2008. 416 p.

10

S-ar putea să vă placă și