Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS DA SADE ESTGIO SUPERVISIONADO EM SADE PBLICA

LUANNA NAYARA SANTOS DE ANDRADE

RELATRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTGIO SUPERVISIONADO EM SADE PBLICA

JOO PESSOA 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS DA SADE ESTGIO SUPERVISIONADO EM SADE PBLICA

LUANNA NAYARA SANTOS DE ANDRADE

RELATRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTGIO SUPERVISIONADO EM SADE PBLICA

Relatrio das atividades desenvolvidas no Estgio Supervisionado em Sade Pblica da Universidade Federal da Paraba, no perodo de 05/12/11 a 30/12/11, apresentado Coordenao Geral do Estgio como um dos requisitos de avaliao.

JOO PESSOA 2011

SUMRIO 1 INTRODUO ........................................................................................................................4 2 OBJETIVOS.............................................................................................................................5 2.1 OBJETIVO GERAL...............................................................................................................5 2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS................................................................................................5 3 CARACTERIZAO DO LOCAL DE ESTGIO.....................................................................6 4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS............................................................................................7 Acompanhamento do Pr-natal.................................................................................................7 Puericultura................................................................................................................................7 Acompanhamento dos pacientes cadastrados no HiperDia.....................................................7 Atividades Educativas................................................................................................................7 Atendimento nutricional individualizado....................................................................................7 Visitas Domiciliares....................................................................................................................7 Atividade Sala de Espera .........................................................................................................7 Participao na rotina do servio..............................................................................................7 5 CONSIDERAES FINAIS.....................................................................................................8 REFERNCIAS ..........................................................................................................................9

1 INTRODUO O Sistema nico de Sade (SUS) foi criada em 1988 pela Constituio Federal e regulamentado a partir da Lei Orgnica n 8.080/90 e lei n 8142/90, com o objetivo principal de acabar com a desigualdade na assistncia a sade da populao em geral e fazendo com que os servios de sade se tornassem obrigatrios, grtis e acessveis a todos. Em 1994 houve a implementao da proposta de ateno bsica que vinha direcionando a reorganizao da lgica assistencial do SUS: O Programa de Sade da Famlia (PSF). Desde de 1996, esse programa passou a ser visto como uma estratgia de mudana do modelo assistencial a partir da ateno bsica e posteriormente se consolidou a denominao Estratgia Sade da Famlia. (ESF) (FALLEIROS, 2010) Visando garantir a qualificao e integralidade da ateno a sade brasileira, faz-se necessria a incorporao de aes de alimentao e nutrio no mbito da ESF:
Considerando o papel da alimentao como fator de proteo - ou de risco para ocorrncia de grande parte das doenas e das causas de morte atuais, considera-se que a insero universal, sistemtica e qualificada de aes de alimentao e nutrio na ateno primria sade, integrada s demais aes j garantidas pelo SUS, poder ter um importante impacto na sade de pessoas, famlias e comunidades. (CFN, 2008)

Entre as funes que o nutricionista, inserido na Ateno Bsica, tem a desempenhar, pode-se citar: a atuao diretamente com indivduos, famlias e comunidade; participao de atividades educativas dos profissionais de sade e articular estratgias de ao com equipamentos sociais presentes na comunidade em benefcio da promoo da alimentao saudvel e da segurana alimentar e nutricional. Algumas aes relacionadas alimentao e nutrio j fazem parte do contedo programtico da ateno bsica, dentre estas, esto inseridas o incentivo ao aleitamento materno; a vigilncia alimentar e nutricional (SISVAN); programas de suplementao medicamentosa de micronutrientes.

Como etapa final dos processos de formao dos estudantes de sade, os estgios curriculares profissionalizantes determinam o perfil do futuro profissional. O Estgio Supervisionado em Sade Pblica visa apoiar iniciativas para a experincia prtica do trabalho em sade no curso de nutrio, permitindo a insero dos estudantes no Programa Sade da Famlia, a partir de uma realidade diferenciada da encontrada por estes nos demais estgios curriculares.

2 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL

Realizar atividades especficas e interdisciplinares de acordo com a formao profissional adquirida durante a graduao de nutrio e atuar de maneira multiprofissional, na Unidade de Sade da Famlia (USF) Groto III, do municpio de Joo Pessoa PB.

2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS Exercer atividades especficas da rea de nutrio, como avaliao e orientao nutricional; Realizar atividades coletivas, permitindo a troca de experincias e conhecimentos com outros estagirios de nutrio; Fortalecer o processo de integrao ensinoservio adquirindo experincia no campo prtico; Observar o funcionamento e processo de trabalho desenvolvido na USF; Realizar visitas domiciliares.

3 CARACTERIZAO DO LOCAL DE ESTGIO

O estgio foi realizado no perodo de 05 a 30 de dezembro de 2011 na Unidade de Sade da Famlia Groto III, localizada no bairro Groto no municpio de Joo Pessoa PB, das segundas-feiras s sextas-feiras, das 07:30 s 11:30 horas e das 13:00 s 17:00 horas, sob a superviso da enfermeira Raelma Krcia , tendo como orientadora a Professora Maria Beatriz Pragana Dantas. As instalaes da unidade ficam situadas em uma casa adaptada, contando com recepo, farmcia, sala de curativo, sala de imunizao, consultrio de enfermagem, consultrio mdico, consultrio odontolgico, copa e banheiro. O PSF conta com uma equipe multiprofissional composta por um mdico, uma enfermeira, uma odontloga, uma auxiliar de consultrio dentrio, quatro agentes comunitrios de sade, uma tcnica de enfermagem e a equipe de apoio formada por uma auxiliar de servios gerais, uma recepcionista e uma marcadora de exames. Os atendimentos ocorrem a partir do processo de acolhimento, em que ocorre uma triagem dos usurios e o atendimento de acordo com o grau de necessidade. Cada agente de sade cobre uma rea de aproximadamente 200 famlias, sendo algumas das microreas de alto risco. Atualmente existe uma das micro-reas descoberta, pois esto aguardando a substituio de uma das ACS que saiu da unidade.

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Acompanhamento do Pr-natal Puericultura Acompanhamento dos pacientes cadastrados no HiperDia Atividades Educativas Atendimento nutricional individualizado Visitas Domiciliares Atividade Sala de Espera Participao na rotina do servio

5 CONSIDERAES FINAIS O estgio proporcionou uma vivncia da sade coletiva, complementando a formao profissional, principalmente na aquisio de experincia na presentes na ateno primria. O estgio proporciona a criao de vnculos com a comunidade local, mostrando a importncia da humanizao da sade e da multiprofissionalidade para ajudar na preveno e tratamento de doenas. Dessa forma, auxilia na formao dos futuros profissionais de nutrio, contribuindo para uma melhor atuao em Sade Pblica, permitindo exercer atividades coletivas e especficas na rea da sade rea de atuao especfica da nutrio assim como de conhecimentos de outras reas da sade tambm

REFERNCIAS

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade. Departamento de Gesto da Educao na Sade. Vivncias e Estgios na Realidade do Sistema nico de Sade: Componente Extenso Universitria no SUS. Braslia: Ministrio da Sade, 2005.

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade. Glossrio Temtico: Gesto do Trabalho e da Educao na Sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2009.

BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Programa Bolsa Famlia. Disponvel em: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia. Acessado em 1 de Novembro de 2011.

BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Programa Mais Educao. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=86&id=12372&option=com_content&view=article. Acessado em 1 de Novembro de 2011. Conselho Federal dos Nutricionistas. O papel do nutricionista na ateno primria sade. outubro de 2011. Braslia, 2008. Disponvel em: http://www.cfn.org.br/eficiente/repositorio/Cartilhas/61.pdf. Acessado em 12 de

FALLEIROS, Ial. FIDLIS, Carlos. Na corda bamba de sombrinha: a sade no fio da histria. Rio de Janeiro: Fio Cruz/COC, 2010. OLIVEIRA, Jos Oswaldo de. Cuidando do cuidador. Prtica Hospitalar Ano IX n 65. So Paulo: 2009.

S-ar putea să vă placă și