Sunteți pe pagina 1din 47

20/03/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS ENGENHARIA CIVIL E DE MINAS

MECNICA DOS FLUIDOS Captulo 02 1 PARTE


Prof. Eliane Aparecida Justino

2 ESTTICA DOS FLUIDOS


Classe dos problemas da Mecnica dos Fluidos onde o fluido est em repouso ou num tipo de movimento que no obriga as partculas de fluidos adjacentes a apresentar movimento relativo.

As tenses de cisalhamento nas superfcies das partculas dos fluidos so nulas;

As nicas foras que atuam nestas superfcies so as provocadas pela presso.

20/03/2011

2.1 PRESSO NUM PONTO


O termo presso indica a fora normal por unidade de rea que atua sobre um ponto do fluido num dado plano. Para entendermos a Esttica dos Fluidos preciso responder a duas questes: QUESTO 01 Como varia a presso num ponto com a direo? Ou seja a presso varia com a orientao do plano que passa pelo ponto? Para entendermos consideremos o diagrama de corpo livre de uma figura construda removendo-se arbitrariamente um pequeno elemento de fluido com forma de uma cunha triangular, de um meio fluido.

2.1 PRESSO NUM PONTO


Fora em um elemento fluido arbitrrio:

20/03/2011

2 PRESSO NUM PONTO


Tenses de Cisalhamento so nulas, pois no h deslocamento entre os fluidos adjacentes; As foras de superfcies que atuam na cunha so devidas as Presses que o fluido adjacentes fazem sobre o ponto considerado; A fora de corpo considerada a fora devido o Peso do ponto considerado. Para simplificao, as foras na direo x no esto mostrada e o eixo z tomado como o eixo vertical, onde o Peso atua no sentido negativo deste eixo. Apesar de estarmos interessados, principalmente, na situao onde o fluido est em repouso, faremos uma Anlise Geral e admitiremos que o elemento de fluido apresenta um Movimento Acelerado.

2.1 PRESSO NUM PONTO


A hiptese de Tenses de Cisalhamento ser nula ser adequada enquanto o movimento do elemento do fluido for igual aquele de um Corpo Rgido, ou seja, os elementos adjacentes no apresentarem Movimento Relativo. Pela Segunda Lei de Newton, as equaes do movimento na direo y e z so:

ay 2 xyz xyz Fz = pzxy psxs cos 2 = 2 az


y

= p yxz psxssen =

xyz

ps; py e px so as presses mdias na superfcies da cunha. o peso especfico do fluido; a massa especfica do fluido; ay e az so as aceleraes nas direes y e z, respectivamente.

20/03/2011

2.1 PRESSO NUM PONTO


Analisando a geometria da Figura.

y = s.cos

z = s . sen

2.1 PRESSO NUM PONTO


As Equaes do movimento podem ser reescrita do seguinte modo:

p y p s = a y

z
2

p z p s = ( a z + )

z
2

Como estamos interessados no que acontece num ponto, interessante analisarmos o caso limite onde x, y e z tendem a zero, mas mantendo o ngulo constante. Assim;

py = ps

pz = ps

20/03/2011

2.1 PRESSO NUM PONTO


Ento px = py = pz, com arbitrrio. CONCLUSO: A presso num ponto de um lquido em repouso ou movimento onde as tenses de cisalhamento nula, independente da direo. Este Resultado importante conhecido como Lei de Pascal (Blaser Pascal, matemtico francs que contribuiu significativamente no campo hidrosttica 1623 1662).

2.2 EQUAO BSICA DO CAMPO DE PRESSO


QUESTO 02 Como varia, ponto a ponto a presso numa certa quantidade de fluido que no apresenta tenses de cisalhamento? Considere um pequeno elemento de fluido:

20/03/2011

2.2 EQUAO BSICA DO CAMPO DE PRESSO


Existe dois tipos de foras que atuam no elemento de fluido: as superficiais, devida a presso e a de campo, neste caso, igual o peso do elemento. A Presso no centro geomtrico do elemento designada por p. As presses mdias na vrias faces do elemento expressa em funo de p e de suas derivadas. Na verdade utilizada uma Expanso em Srie de Taylor, baseada no centro do elemento. As foras superficiais na direo x no so considerada para melhor visualizao da figura.

2.2 EQUAO BSICA DO CAMPO DE PRESSO


A Fora Resultante na direo y dada por:

ou

De modo anlogo, as foras resultantes na direo x e z so dadas por:

20/03/2011

2.2 EQUAO BSICA DO CAMPO DE PRESSO


A forma vetorial da fora superficial resultante que atua no elemento ;

Ou

Onde i, j e k so vetores unitrios do sistema de coordenadas. O grupo entre parntese representa a forma vetorial do Gradiente de Presso e pode ser escrito como:

2.2 EQUAO BSICA DO CAMPO DE PRESSO

Onde

Onde o Smbolo representa o operador gradiente. Assim:

20/03/2011

2.2 EQUAO BSICA DO CAMPO DE PRESSO


Como o eixo z vertical, o peso do elemento de fluido dado por:

O sinal negativo indica que a fora devida ao peso aponta para baixo (sentido negativo do eixo z) A Segunda Lei de Newton, aplicada ao elemento de fluido, pode ser escrita da seguinte forma:

F = ma
Onde F representa a fora resultante que atua no elemento; a acelerao do elemento; e ma a massa do elemento fluido, que pode ser escrito como . x . y .z, assim:

2.2 EQUAO BSICA DO CAMPO DE PRESSO

ou

Dividindo por x . y .z, obtm-se Esta a Equao Geral do Movimento vlida para casos onde as Tenses de Cisalhamento no fluido so nulas.

20/03/2011

2.3 VARIAO DE PRESSO NUM FLUIDO EM REPOUSO


Em Fluido em repouso tem-se: Acelerao nula (a = 0); Assim

Os componentes da Equao anterior so;

2.3 VARIAO DE PRESSO NUM FLUIDO EM REPOUSO


SIGNIFICADO: Isto mostra que a presso no funo de x e y, isto , no h variao no valor da presso quando mudamos de um ponto para outro situada no mesmo plano horizontal (qualquer plano paralelo ao plano x-y) Ento p apenas funo de z. Reescrevendo como uma Equao Diferencial ordinria, tem-se:

20/03/2011

2.3 VARIAO DE PRESSO NUM FLUIDO EM REPOUSO


Esta Equao fundamental para o Clculo da distribuio de presso no caso onde o fluido est em repouso. utilizada para determinar como a presso varia com a elevao. Indica o gradiente de presso na direo vertical negativo, ou seja, a presso descrece quando nos movemos para cima num fluido em repouso. Como no h restries em relao ao peso especfico, a equao vlida para os casos onde o fluido apresenta constante (por exemplo os lquidos ) e tambm para os casos onde o peso especfico varia (por exemplo, o ar e outros gases). Portanto, necessrio especificar como o peso especfico varia com z para que seja possvel integrar a Equao Resultante para Fluidos Estticos.

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL


A variao do peso especfico de um fluido provocada pelas variaes de sua massa especfica e da acelerao da gravidade. =.g Como as variaes de g na maioria dos problemas das aplicaes da engenharia so desprezveis, temos somente que analisar as possveis variaes da massa especfica. Nos lquidos as variaes da massa especfica pode ser desprezada, mesmo quando as distncias verticais envolvidas sejam significativas. Sendo o peso especfico constante, pode se integrar diretamente a Equao de variao de presso, isto :

10

20/03/2011

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL

Notao para a variao de presso num fluido em repouso e com superfcie livre

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL

Onde p1 e p2 so presses nos planos com cota z1 e z2, respectivamente

Onde h igual a distncia z2 z1 (profundidade medida a partir do plano que apresenta p2)

11

20/03/2011

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL


A presso num fluido incompressvel em repouso varia linearmente com a profundidade, que denominada PRESSO HIDROSTTICA. A presso precisa aumentar com a profundidade para que exista equilbrio. A diferena entre as presses de dois pontos especificada pela distncia, h, ou seja:

h denominada carga e interpretada como: A altura da coluna de fluido com o peso especfico necessria para provocar uma diferena de presso p1 - p2.

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL


Exemplo: Para provocar a diferena de presso de p = 69 kPa. Para gua - = 9,8 kN/m3 h = 7.09 m de coluna de H2O h = 5,19 mm Hg = 0,519 mHg.

Para mercrio - = 133,41 kN/m3

Sempre existe uma superfcie livre quando se trabalha com lquido, e conveniente utilizar o valor da presso nesta superfcie como referncia. Assim, a presso de referncia, p0, a presso que atua na superfcie livre, normalmente igual a presso atmosfrica.

12

20/03/2011

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL


Se p2 = pO, tem-se que a presso em qualquer profundidade, h, medida a partir da superfcie livre dada por:

p = .h + p0

A distribuio de presso num fluido homogneo incompressvel e em repouso funo apenas da profundidade (em relao a algum plano de referncia) e no influenciada pelo tamanho ou forma do tanque ou recipiente ou tanque que contm o fluido.

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL


Equilbrio de um fluido num recipiente de forma arbitrria.

13

20/03/2011

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL


A presso a mesma em todos os pontos da linha AB, mesmo que , a forma do recipiente seja um tanto irregular. O valor real da presso ao longo de AB depende apenas da profundidade h, da presso na superfcie livre, pO, e do peso especfico do fluido contido no recipeinte.

EXEMPLO 2.1 pg. 30 A Figura abaixo mostra o efeito da infiltrao de gua num tanque subterrneo de gasolina. Se a densidade da gasolina 0,68, determine a presso na interface gasolina-gua e no fundo do tanque.

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL

SOLUO: A distncia de presso ser hidrosttica porque os dois fluidos esto em repouso. Assim, a variao de presso pode ser calculada com a Equao.

14

20/03/2011

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL


p = p0 + .h Se p0 corresponde a presso na superfcie livre da gasolina, a presso na interface :

Se estivermos interessados na presso relativa temos que p0 = 0 :

Aplicando a mesma relao para determinar a presso no fundo do tanque temse:

2.3.1 FLUIDO INCOMPRESSVEL

Para transformar os resultados obtidos em presses absolutas basta adicionar o valor da presso atmosfrica local aos resultados.

15

20/03/2011

2.3.2 FLUIDO COMPRESSVEL


Fluidos Compressvel so aqueles em que as massas especficas variam de modo significativo com as alteraes de presso e temperatura. Deve-se considerar a possibilidade da variao do peso especfico do fluido antes de integrar a presso em relao ao eixo vertical.

O peso especfico dos gases comuns so pequenos em relao aos lquidos. Para 15 C ao nvel do mar. ar= 1,2 x 101 N/m3. gua= 9,8 x 103 N/m3.

2.3.2 FLUIDO COMPRESSVEL


O gradiente de presso na direo vertical pequeno porque o peso especfico dos gases normalmente baixo. Em tanques e tubulaes que apresentam dimenses moderadas, pode-se desprezar o efeito de variao de elevao sobre a presso do gs. Para os caso onde a variao de altura grande, da ordem de milhares de metros, deve-se considerar a variao do peso especfico do fluido nos clculos das variaes de presso. Considerando um gs perfeito. p=.R.T (1)

16

20/03/2011

2.3.2 FLUIDO COMPRESSVEL


= p RT (2)

dp = (3) dz
dp = .g (4) dz
Substituindo (2) em (4), tem-se:

dp p.g = dz RT
Separando as vaiveis:

2.3.2 FLUIDO COMPRESSVEL

Onde g e R foram mantidos constante no intervalo de integrao. Com isto necessrio especificar como a temperatura varia com a a elevao. Admitindo que a temperatura constante e igual a T0 no intervalo de integrao (de z1 a z2), tem-se:

Esta equao fornece a relao entre a presso e a altura numa camada isotrmica de um gs perfeito.

17

20/03/2011

2.3.2 FLUIDO COMPRESSVEL


EXEMPLO 4.2 pag. 41 O Empire State Building de Nova York, uma das construes mais altas do mundo, apresenta altura aproximadamente de 381 m. Estime a relao entre as presses no topo e na base do edifcio. Admita que a Temperatura uniforme e igual a 15 C. Compare este resultado com aquele que obtido modelando o ar como incompressvel e com peso especfico igual a 12,01 N/m3 (valor padro amecano de 1 atm). SOLUO Modelando o ar como um fluido compressvel:

2.3.2 FLUIDO COMPRESSVEL


Modelando o ar como incompressvel:

A anlise utilizando tanto o modelo de fluido compressvel como de fluido incompressvel fornecem resultados praticamente igual porque a diferena de presso entre o topo e a base do edifcio pequeno, isto , a variao da massa especfica do fluido tambm pequena.

18

20/03/2011

2.4 ATMOSFERA PADRO


Foi desenvolvida para ser utilizada no projeto de avies e espaonaves e tambm para comparar o comportamento destes equipamento numa condio padro. uma representao ideal da atmosfera terrestre e foi avaliada numa latitude mdia e numa condio ambiental mdia anual da atmosfera terrestre. So apresentadas em Tabela as propriedades importantes da atmosfera padro relativas ao nvel do mar. Tambm ilustrado em Grfico o perfil de temperatura adotado na atmosfera padro.

2.4 ATMOSFERA PADRO

19

20/03/2011

2.4 ATMOSFERA PADRO


Variao da Temperatura com a altitude na atmosfera Padro Americana

Nota-se que a temperatura decresce com a altitude na regio prxima da Terra, Troposfera, fica aproximadamente constante na Estratosfera e aumenta na prxima camada.

2.4 ATMOSFERA PADRO


EXEMPLO: Na troposfera (a regio que se estende at a altura aproximadamente igual a 11 km), a distribuio de Temperatura dado por: T = Ta - z (1)

Onde Ta temperatura ao nvel do mar (z = 0) - a taxa de decaimento da temperatura. Nesta regio, igual a 0,00650 K/m. Aplicando (1) em:

20

20/03/2011

2.4 ATMOSFERA PADRO


Obtm-se:

Onde pa presso absoluta em z = 0. Com pa, Ta e g so obtidos da Tabela de Propriedades da Atmosfera Padro Americano no Nvel do Mar e Com R = 286,9 J/kg .K, a variao de presso na Troposfera pode ser determinada com a Equao anterior. O clculo mostra que a temperatura e a presso na interface Troposfera-Estratosfera so iguais a -55,6 C e 23 kPa. importante ressaltar que os jatos comerciais modernos voam nesta regio.

2.5 MEDIO DE PRESSO


Vrios dispositivos e tcnicas foram desenvolvidos e so utilizados para medio da presso. A presso num ponto do Sistema Fluido pode ser designada em termo Absoluto e Relativos. Presses Absolutas So medidas em relao ao vcuo perfeito (presso absoluta nula). Presso Relativa medida em relao a presso atmosfrica local. Presso Relativa Nula Corresponde a uma presso igual a presso atmosfrica local.

21

20/03/2011

2.5 MEDIO DE PRESSO


Presses Relativas Negativas Conhecida como Vcuo, so as Presses menores do que a presso atmosfrica local. Presses Absolutas so sempre positivas, mas as presses relativas podem ser tanto positivas (presso maior do que a atmosfrica local), quanto negativa(presses menores do que a presso atmosfrica local). EXEMPLO A presso de 70 kPa (abs) pode ser expressa como -31,33 kPa (relativa) se a presso atmosfrica local de 101,33 kPa. Pabs = Prelativa + P atm Prelativa = Pabs Patm P relativa = 70 101,33 P relativa = -31,33 kPa Vcuo de 31,33 kPa

2.5 MEDIO DE PRESSO


Representao grfica das Presses Relativa e Absolutas.

22

20/03/2011

2.5 MEDIO DE PRESSO


Unidade e Referncia utilizados na Medio de Presso. P = F/A = Fora/rea Unidades Usuais para Presso. No SI N/m2 = Pa Pela altura de uma coluna de lquido (em metros, milmetros, etc) e pela especificao do lquido da coluna (gua, mercrio, etc) EXEMPLO: A presso atmosfrica padro pode ser expressa com 760 mmHg (abs).

2.5 MEDIO DE PRESSO


A medio da presso atmosfrica normalmente realizada com o barmetro de Mercrio.

Barmetro de Mercrio Simples

23

20/03/2011

2.5 MEDIO DE PRESSO


Constitudo por: Um tubo de vidro com uma extremidade fechada e outra aberta imersa em um recipiente que contm mercrio. Inicialmente, o tubo estava repleto com mercrio e ento foi virado de ponta a cabea (com a extremidade aberta lacrada) e inserido no recipiente de Mercrio. O equilbrio da coluna de mercrio ocorre quando o peso da coluna mais a fora provocada pela presso de vapor (que se desenvolve no espao acima da coluna) igual a fora devida a presso atmosfrica. Assim: patm = .h + pvapor

2.5 MEDIO DE PRESSO


A contribuio da presso de vapor, na maioria dos casos, pode ser desprezada porque muito pequena, a presso de vapor do mercrio a 20 C igual a 0,16 Pa (abs) Portanto: patm = .h comum expressar patm em funo da altura de uma coluna de mercrio. patm padro = 101,33 kPa = 0,76 mHg = 10,36 mH2O. Barmetro foi atribudo a Evangelista Torricelli.

24

20/03/2011

2.5 MEDIO DE PRESSO


EXEMPLO 2.3 pg. 44. A gua de um lago localizado numa regio montanhosa apresenta temperatura mdia iguala 10 C e a profundidade mxima do lago 40 m. Se a presso baromtrica local igual a 598 mmHg determine a presso absoluta na regio mais profunda do lago. SOLUO: A presso na gua, em qualquer profundidade h, dada pela equao: p = p0 + h Onde p0 a presso na superfcie do lago.

2.5 MEDIO DE PRESSO


Como estamos interessados na presso absoluta, p0 ser a presso baromtrica local. Portanto: p0= Hg .h = (133 kN/m3) (0,598 m) = 79,5 kN/m2. O peso especfico da gua a 10 C pode ser obtida em Tabela de Propriedades do Fluido (Hg =9,804 kN/m3). Assim: P = 79,5 + (9,804 kN/m3) x 40 = 472 kPa (abs)

25

20/03/2011

2.6 MANOMETRIA
Tcnicas utilizadas na medio de presso que envolve o uso de colunas de lquidos verticais ou inclinados. Os dispositivos para a medida de presso baseados nestas tcnicas so denominados MANMETROS. Exemplo: Barmetro de Mercrio. Tipos Usuais de Manmetros: Tubo Piezomtrico; Manmetro em U; Tubo Inclinado.

2.6.1 TUBO PIEZOMTRICO


o mais simples manmetro que existe, consiste em um tubo vertical aberto no topo, e conectado ao recipiente no qual desejamos conhecer a presso.

Tubo Piezomtrico

26

20/03/2011

2.6.1 TUBO PIEZOMTRICO


Como a coluna lquida est em equilbrio a presso pode ser expressa por: p = p0 + h Esta equao fornece o valor da presso gerada por qualquer coluna de fluido homogneo em funo da presso de referncia, p0, e da distncia vertical entre os planos que apresentam p e p0. Lembre-se que: Presso Presso Coluna de Fluido Coluna de Fluido

2.6.1 TUBO PIEZOMTRICO


No tubo piezomtrico esquematizado, tem-se: p A = 1 h 1 p0 foi igualada a zero (o tubo aberto no topo) e isto implica que estamos lidando com a presses relativas. pA = p1 - apresentam a mesma elevao. RESTRIES PIEZMETRO
1)

DE

UTILIZAO

DO

S adequado nos casos onde a presso no recipiente maior do que a presso atmosfrica, visto que, se no ocorreria suco de ar para o interior do recipiente.

27

20/03/2011

2.6.1 MANMETRO COM TUBO EM U


2)

A presso no reservatrio no pode ser muito grande (para que a altura da coluna seja razovel). S possvel utilizar este dispositivo se o fluido do recipiente for um lquido.

3)

Manmetro com Tubo em U Simples

2.6.2 MANMETRO COM TUBO EM U


Para determinar a presso pA em funo das alturas das vrias colunas, aplicase: pA = p0 +.h Nos vrios trechos preenchidos com o mesmo fluido. A presso no ponto A e no ponto (1) so iguais. pA = p1 A presso no ponto (2) igual a: p2 = p1 + 1.h1

28

20/03/2011

2.6.2 MANMETRO COM TUBO EM U


A presso no ponto (2) igual a presso no ponto (3), porque as elevaes so iguais. p2 = p3 Note que no se pode saltar diretamente do ponto (1) para o ponto de mesma elevao no outro tubo porque existem dois fluidos diferentes na regio limitada pelos planos horizontais que passam por estes pontos. Como conhecemos a presso no ponto (3), vamos nos mover para a superfcie livre da coluna onde a presso relativa nula. Quando nos movemos verticalmente para cima a presso decresce de um valor 2.h2.

2.6.2 MANMETRO COM TUBO EM U


Estes vrios passos podem ser resumidos por: pA + 1.h1 - 2.h2 = 0 ou seja: pA = 2.h2 - 1.h1 VANTAGENS DO MANMETRO COM O TUBO EM U: que o fluido manomtrico pode ser diferente do fluido contido no recipiente onde a presso deve ser determinada. EXEMPLO: O fluido do recipiente do manmetro em tubo em U simples pode ser tanto um gs como um lquido.

29

20/03/2011

2.6.2 MANMETRO COM TUBO EM U


Se o recipiente contm um gs , a contribuio da coluna de gs, normalmente desprezada de modo que: pA p2 pA = 2.h2 A altura da coluna (carga), h2, determinada unicamente pelo peso especfico do fluido manomtrico (2) para uma dada presso. Isto permite utilizar um fluido manomtrico pesado, tal como o mercrio, para obter uma coluna com altura razovel quando a presso pA alta. Por outro lado, pode-se utilizar um fluido mais leve, tal com a gua, para obter uma coluna de lquido com uma altura adequada se a presso pA baixa. 1.h1,

2.6.2 MANMETRO COM TUBO EM U


EXEMPLO 2.4 pag. 46 Um tanque fechado esboado na Figura abaixo, contm ar comprimido e um leo que apresenta densidade 0,9. O fluido manomtrico utilizado no manmetro em U conectado ao tanque mercrio (densidade igual a 13,6). Se h1 = 914 mm, h2 = 152 mm e h3 = 229 mm, determine a leitura no manmetro localizado no topo do tanque.

30

20/03/2011

2.6.2 MANMETRO COM TUBO EM U


SOLUO: Seguindo o procedimento geral utilizado nesta seo, ns iniciaremos a anlise na interface ar-leo localizada no tanque e prosseguiremos at a interface fluido manomtrico-ar atmosfrico onde a presso relativa nula. A presso no ponto (1) :

Esta presso igual a presso no ponto (2) porque os dois pontos apresentam a mesma elevao e esto localizados num trecho de tubo ocupada pelo mesmo fluido homogneo e que esta em equilbrio. A presso no ponto (2) igual a presso na interface fluido manomtrico-ar atmosfrico somada quela provocada pela coluna com altura h3.

2.6.2 MANMETRO COM TUBO EM U


Se ns admitirmos que a presso relativa nula nesta interface (note que estamos trabalhando com presses relativas). ou

Aplicando os valores fornecidos no enunciado do exemplo.

31

20/03/2011

2.6.2 MANMETRO COM TUBO EM U


Como o peso especfico do ar muito menor que o peso especfico do leo, a presso medida no manmetro localizado no topo do tanque muito prxima da presso na interface ar comprimido-leo. Deste modo:

2.6.2.1 MANMETRO COM TUBO EM U PARA MEDIR DIFERENA DE PRESSO


Muito utilizado para medir diferena de presso em sistema de fluidos. Considere o manmetro conectado entre os recipientes A e B.

Manmetro diferencial em U

32

20/03/2011

2.6.2.1 MANMETRO COM TUBO EM U PARA MEDIR DIFERENA DE PRESSO


A diferena de presso entre A e B, utilizando o procedimento de Manmetro com Tubo em U: pA = p1 p2 = pA + 1.h1 = p3 p4 = p3 - 2.h2 p5 = p4 - 3.h3 = pB Resumindo: pA + 1.h1 - 2.h2 - 3.h3 = pB E a diferena de presso dada por: pA pB = 2.h2 + 3.h3 - 1.h1

2.6.2.1 MANMETRO COM TUBO EM U PARA MEDIR DIFERENA DE PRESSO


Geralmente os efeitos da Tenso Superficial nas vrias interfaces do fluido manomtrico no so considerados. Os efeitos de capilaridade se cancelam, pois se admite que as tenses superficiais e os dimetros dos tubos de cada menisco so iguais. No manmetro em Tubo U Simples que possui dimetro grande (em torno de 12 mm, ou maiores), o efeito do bombeamento capilar pode ser considerado desprezvel.

33

20/03/2011

2.6.2.1 MANMETRO COM TUBO EM U PARA MEDIR DIFERENA DE PRESSO


EXEMPLO 2.5 pg. 48 A Figura abaixo mostra o esboo de um dispositivo utilizado para medir a vazo em volume em tubos, Q, o bocal convergente cria uma queda de presso pA pB no escoamento que est relacionada com a vazo em volume atravs da equao Q = K(pA pB) (onde K uma constante que funo das dimenses do bocal e do tubo). A queda de presso normalmente medida com um manmetro diferencial em U do tipo ilustrado na Figura. (a) Determine uma equao para pA pB em funo do peso especfico do fluido que escoa, 1, do peso especfico do fluido manomtrico, 2, e das vrias alturas indicadas na figura. (b) Determine a queda de presso se 1 = 9,80 kN/m3, 2 = 15,6 kN/m3, h1 = 1,0 m e h2 = 0,5m.

2.6.2.1 MANMETRO COM TUBO EM U PARA MEDIR DIFERENA DE PRESSO

34

20/03/2011

2.6.2.1 MANMETRO COM TUBO EM U PARA MEDIR DIFERENA DE PRESSO


SOLUO: (a) apesar do fluido no tubo esta escoando, o que est contido no manmetro est em repouso e, assim as variaes de presso nos tubos do manmetro so hisdrostticas. Deste modo, a presso no ponto (1) igual a presso no ponto A menos a presso correspondente a coluna de fluido com altura h1 (1 .h1). A presso no ponto (2) igual aquela no ponto (1) e tambm igual aquela no ponto (3). J a presso no ponto (4) igual no ponto (3) menos a presso correspondente a coluna de fluido manomtrico com a altura h2 (2 .h2).

2.6.2.1 MANMETRO COM TUBO EM U PARA MEDIR DIFERENA DE PRESSO


A presso no ponto (5) igual a presso no ponto (4). E a presso no ponto B igual a presso no ponto (4) mais a presso correspondente a coluna de fluido com altura (h1 + h2).

Note que apenas uma altura de coluna de fluido manomtrico (h2) importante neste manmetro, ou seja, este dispositivo pode ser instalado com h1 igual a 0,5 ou 5,0 m acima do tubo e a leitura do manmetro (o valor h2) continuaria a mesma. Observe tambm que possvel obter valores relativamente grandes de leitura diferencial, h2, mesmo quando a diferena de presses baixa pois basta utilizar fluidos que apresentem pesos especficos prximos.

35

20/03/2011

2.6.2.1 MANMETRO COM TUBO EM U PARA MEDIR DIFERENA DE PRESSO


(b) O valor da queda de presso para os valores fornecidos :

2.6.3 MANMETRO COM TUBO INCLINADO


Freqentemente utilizado para medir pequenas variaes de presso.

Uma perna do manmetro inclinada, formando um ngulo com o plano horizontal e a leitura diferencial l2 medida ao longo do tubo inclinado, nesta condio a diferena de presso pA pB dado por:

36

20/03/2011

2.6.3 MANMETRO COM TUBO INCLINADO


pA + 1.h1 - 2 .l2.sen - 3.h3 = pB pA pB = 2 .l2.sen + 3.h3 - 1.h1 Note que a distncia vertical entre os pontos (1) e (2) l2sen. Assim, para o ngulo relativamente pequeno, a leitura diferencial ao longo do tubo inclinado pode ser feita mesmo que a diferena de presso seja pequena. O manmetro de tubo inclinado sempre utilizado para medir pequenas diferenas de presso em um sistema que contm gs. Neste caso; pA pB = 2 .l2.sen ou

2.6.3 MANMETRO COM TUBO INCLINADO

Porque as contribuies das colunas de gases podem ser desprezadas. A Equao acima mostra que para uma dada diferena de presso, a leitura diferencial l2 do manmetro de tubo inclinado l/sem vezes maior que quela do manmetro com tubo em U. EXERCCIO 2.32 76 O Manmetro inclinado da Figura abaixo indica que a presso no ponto A de 0,6 psi. O fluido que escoa nos tubos A e B igual e o fluido manomtrico apresenta densidade 2,6. Qual a presso no tubo B que corresponde a condio mostrada na Figura. Sendo 1 psi = 7x103 Pa e H20 = 9980 N/m3.

37

20/03/2011

2.6.3 MANMETRO COM TUBO INCLINADO

SOLUO: pA = 0,6 psi = 0,6 x 7x 103 = Pa = 4200 Pa pA + 0,076 x H2O 0,203 x sen 30 x SG x H2O - 0,076 x H2O = pB pB = 4200 + 0,O76 x 9980 0,203 x sem 30 x 2,6 x 9980 0,076 x 9980 = pB = 1 566,28 Pa

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


DESVANTAGENS DA UTILIZAO DE MANMETROS COM COLUNA DE LQUIDO Inadequado para medir presses muito altas ou que variam rapidamente com o tempo; Envolve a medio do comprimento de uma ou mais colunas de lquidos; Consome um tempo significativo;

Os dispositivos mecnicos e eltricos de medio da presso baseado no princpio de que todas as estruturas elsticas deformam quando submetidas a uma presso diferencial e que esta deformao pode ser relacionada com o valor da presso imposta no elemento.

38

20/03/2011

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


O dispositivo mais comum deste tipo o MANMETRO DE BOURDON.

(a) Manmetro de Bourdon para vrias faixas de presso. (b) Correspondentes do manmetro de Bourdon Esquerda: Tubo de Bourdon com formato C Direita: Tubo de Bourdon mola de toro utilizado para medir presses altas.

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


MANMETRO DE BOURDON.

39

20/03/2011

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


Constitudo por: Elemento essencial o tubo elstico curvado, conhecido por tubo de Bourdon que est conectado fonte de presso. Mecanismo de Funcionamento: O tubo curvado tende a ficar reto quando a presso no tubo (interna) aumenta, a deformao apesar de pequena, pode ser transformada num movimente de um ponteiro localizado num mostrador. A presso indicada no manmetro de Bourdon relativa, pois o movimento do ponteiro est relacionada com a diferena entre presso interna do tubo e a do meio externo (presso atmosfrica).

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


Deve ser calibrado em psi ou em Pascal. A leitura nula indica que a presso medida igual a presso atmosfrica. Mede presses negativas (vcuo) e positiva. BARMETRO ANAERIDE Utilizado para medir presses atmosfrica. Como a presso atmosfrica especificada como uma presso absoluta, o medidor de Bourdon no . indicado para este tipo de medio

40

20/03/2011

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


Constituio e Funcionamento Um elemento elstico localizado num recipiente evacuado de modo que a presso interna no elemento praticamente nula. Quando a presso atmosfrica muda, o elemento deflete e altera a posio de elemento indicador (por exemplo, um ponteiro). O indicador pode ser calibrado para fornecer a presso atmosfrica diretamente em milmetros de mercrio.

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


DISPOSITIVOS QUE CONVERTE O SINAL DE PRESSO NUMA SADA ELTRICA Monitoramento Contnuo da Presso num Processo Qumico Indicado para medir a presso com um dispositivo que converta o sinal de presso numa sada eltrica. Este tipo de dispositivo denominado TRANSDUTOR DE PRESSO. Um tipo destes dispositivos o Tubo de Bourdon conectado a um transformador linear diferencial varivel. O ncleo do transformador conectado a extremidade livre do tubo de Bourdon. Assim a deformao neste tubo, provocada pela presso move a bobina e ento obtm-se uma tenso entre os terminais de sada do transformador.

41

20/03/2011

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO

Transdutor de presso que combina um transformador linear diferencial varivel com um tubo de Bourdon

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


A relao entre a tenso de sada e a presso linear e os valores da tenso podem ser armazenados num oscilgrafo ou digitalizado para armazenamento e processamento em um computador. DESVANTAGENS: Desvantagem do transdutor de presso que utiliza o tubo de Bourdon como sensor elstico que a sua utilizao est limitada as aplicaes onde a presso estvel ou que no apresente variaes bruscas ao longo do tempo, devido ao fato de que a inrcia relativamente grande no tubo de Bourdon.

42

20/03/2011

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


TRANSDUTOR DE PRESSO QUE UTILIZA UM DIAFRAGMA FINO E ELSTICO COMO ELEMENTO SENSOR Funcionamento: Quando a presso varia, o diafragma deflete e esta deflexo convertida num sinal eltrico. Um modo de realizar esta converso instalar um extensmetro na superfcie do diafragma que no est em contato com o fluido ou elemento solidrio ao diafragma. Os tradutores muito sensveis so utilizados para medir com boa preciso, presses pequenas ou grandes , e tanto presses estticas quanto variveis.

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO

(a) Dois tipos de transdutores de presso com extensmetro (Spectramed P10EZ E P23XL) utilizado para medir presses fisiolgicas. Os domos de plstico so preenchidos com um fluido conectados a o vasos sanguneos atravs de uma agulha ou catter.

43

20/03/2011

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO

(b) Diafragma do transdutor P23XL com domo removido. A deflexo do diafragma, provocada pelo diferencial de presso, medida com um extensmetro conectado ao eixo de silcio.

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


EXEMPLO: utilizado para medir presses sanguneas arteriais, que so pequenas e variam periodicamente com uma freqncia prxima a 1 HZ), o transdutor normalmente conectado a artria por meio de um tubo de dimetro pequeno (cateter) e que est preenchido com um lquido fisiolgico.

Os transdutores com extensmetros podem ser projetados para apresentarem boa resposta em freqncia de at 10 kHZ, mas o seu comportamento deteriora nas freqncias mais altas porque o diafragma precisa ser mais rgidos para alcanar uma resposta em freqncia mais alta.

Uma alternativa para medir presso em freqncias mais altas utilizar um cristal piezomtrico como elemento elstico , porque quando aplicamos uma presso num cristal piezomtrico, este deforma-se e como resultado, uma tenso eltrica, diretamente relacionada com a presso aplicada desenvolvida.

44

20/03/2011

2.7 DISPOSITIVOS MECNICOS E ELTRICOS PARA A MEDIO DA PRESSO


Pode ser utilizado para medir tanto presses muito altas (at 6900 bar) quanto baixa e tambm nos casos onde as taxas de variao da presso alta. 1 bar = 105 Pa

EXERCCIOS DO CAPITULO 02 1 PARTE


EXERCCIO 2.29 pag. 76 - O pisto mostrado na Figura abaixo apresenta peso desprezvel e rea de seo transversal igual a 0,28 m2. O pisto est em contato com leo (SG=0,90) e o cilindro esta conectado a um tanque pressurizado, que armazena ar, leo e gua. Observe que a Fora P atua sobre o pisto para que haja equilbrio. (a) Calcule o valor de P. (b) determine a presso no fundo do tanque em metro de coluna dgua. Sendo H2O = 1000 kg/m3 e H2O = 9810 N/m3.

45

20/03/2011

EXERCCIOS DO CAPITULO 02 1 PARTE


EXERCCIO 2.5 pag. 73 Os manmetro do tipo Bourdon so muito utilizados nas medies de presso. O manmetro conectado ao tanque mostrado na Figura abaixo indica que a presso igual a 34,5 kPa. Determine a presso absoluta no ar contido no tanque sabendo que a presso atmosfrica local igual a 101,3 kPa. Sendo H2O = 9980 N/m3.

EXERCCIOS DO CAPITULO 02 1 PARTE


EXERCCIO 2.26 pg. 75 Considerando o arranjo mostrado na Figura abaixo. Sabendo que a diferena entre as presses em B e A igual a 20 kPa, determine o peso especfico do fluido manomtrico. Sendo H2O = 9980 N/m3 , H2O = 998 N/m3 e g = 10 m/s2.

46

20/03/2011

EXERCCIOS DO CAPITULO 02 1 PARTE


EXERCCIO 2.45 pag. 79 Determine a nova leitura diferencial no manmetro de mercrio mostrado na figura abaixo se a presso no tubo A for diminuda de 10 kPa e a presso no tubo B permanecer constante. O fluido contido no tubo A apresenta densidade igual a 0,9 e o contido no tubo B gua. Sendo H2O = 9980 N/m3 .

EXERCCIOS DO CAPITULO 02 1 PARTE


Quando pA diminui a coluna da esquerda move uma distncia, a, para cima, e a coluna da direita move a mesma distncia, a, para baixo, como mostra a figura abaiixo.

47

S-ar putea să vă placă și