Sunteți pe pagina 1din 16

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Minas Gerais Campus Ouro Branco

Rua: Afonso Sardinha, n 90, bairro Pioneiros Ouro Branco Minas Gerais CEP: 36420-000

PROJETO PESQUISA TRANSPORTE PBLICO

Pesquisa sobre Transporte Pblico


Trabalho solicitado, de forma Interdisciplinar, Pedro Xavier no Curso de da Disciplina Administrao, pelos Professores Marketing e a Professora Ana
Paula Mendes Alves de Carvalho da

Disciplina Metodologia Cientfica.

Equipe: Ariene Costa, Carmelita Rocha, Marlene e Yara Cristina Turma: Administrao 1 2012/2

Introduo

Com o Projeto de Pesquisa, tem-se o objetivo de diagnosticar opinies sobre o transporte pblico na cidade de Conselheiro Lafaiete. Com a coleta de informaes dos usurios poder-se- diagnosticar o nvel de satisfao nos fatores do transporte pblico municipal. O resultado desse diagnstico ser apresentado atravs de grficos e percentuais para o Professor Pedro Xavier, banca examinadora e colegas de Curso no IFMG.

Fundamentao Terica Marketing


De acordo com o Artigo Marketing na rea de Servios, no Blog do Professor Rubem Alves, marketing pode ser definido como: a rea do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes s relaes de troca, orientadas para a satisfao dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcanar determinados objetivos da organizao ou indivduo e considerando sempre o meio ambiente de atuao e o impacto que estas relaes causam no bem-estar da sociedade. http://rubemalves-artigos.blogspot.com.br/2010/05/marketing-na-area-de-servicos.html

Os 4 Ps do Marketing
O Marketing Mix, pode ser definido como a combinao de elementos variveis que compe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou esse termo, pela primeira vez em 1949. Borden (1964) afirma em sua obra que o termo lhe veio cabea ao ler os estudos de outro autor de sua poca (James Culliton), que chamava os executivos de liquidificadores (mixers), j que a sua funo era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de ento, a expresso Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing. Atualmente, o Marketing Mix considerado como base fundamental para o Marketing ttico / operacional.
4

Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os quatro grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em: Product; Price; Promotion e Place. Atualmente, o composto de Marketing conhecido internacionalmente como Os 4 Ps do Marketing. Por esse motivo, diversos pases trataram de traduzir para o seu idioma, os 4 grupos, em palavras que mantivessem a grafia iniciada por P. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preo, Promoo e Praa (ou Ponto-de-Venda). Apesar das inmeras tentativas de se inclurem mais Ps aos quatro originais, como por exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relaes Pblicas), todas elas se mostraram infrutferas, ficando claro que os 4 originais englobariam as demais. Dessa forma Promotion que em portugus pode induzir ao erro de ser entendido como Promoo de vendas, o guarda chuva que engloba Propaganda, Relaes Pblicas, Trade, a prpria Promoo de vendas e todas as demais atividades relacionadas. O Trade Marketing o marketing feito junto aos canais de distribuio com o objetivo de estreitar a parceria e relacionamento junto a estes canais de distribuio. uma das reas do Marketing com foco no desenvolvimento do relacionamento entre indstrias e canais de venda, aps identificao das necessidades entre marcas dos produtos, pontosde-venda e consumidores, analisa os hbitos e preferncias dos consumidores para desta forma orientar quais canais devero ser utilizados, que produtos podero ser desenvolvidos e quais meios de distribuio sero adequados para atender as preferncias do mecadoalvo.

Assim, os grandes nomes do Marketing, incluindo-se nessa relao Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria original e mantm o composto de Marketing com apenas 4 Ps. Ele define o composto de Marketing como o

conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo. Philip Kotler ( 1967, Administrao de Marketing)

Cada varivel engloba uma srie de atividades. As mais comuns em cada um dos quatro Ps so: Varivel Atividades Relacionadas
Diferentes tipos de Design; Caractersticas; Servios; Diferenciais com a concorrncia;

Produto

Marca; Tamanho; Variedade de produtos; Especificaes; Poltica de Garantia; Devolues; Qualidade; Embalagem Financiamentos; Preo; Condies de

Preo

Pagamento; Prazo mdio; Nmero de Prestaes; Concesses; Descontos; Credirio;

Promoo

Propaganda; Publicidade; Relaes Pblicas; Trade Marketing; Promoes 6

Praa (Ponto-deVenda)

Lojas; Canais de distribuio; Logstica; Cobertura; Transporte; Estoque; Locais; Armazenamento; Distribuio

Os 4 As do Marketing

O modelo desenvolvido por Raimar Richers, descreve, alm do composto mercadolgico, a interao da empresa com o meio ambiente e avalia os resultados operacionais da adoo do conceito de marketing em funo dos objetivos da empresa.

1. Anlise: Visa identificar as foras vigentes no mercado e suas interaes com a empresa. Os meios utilizados para tal fim so: a pesquisa de mercado e o sistema de informao marketing. 2. Adaptao: o processo de adequao das linhas de produtos ou servios da empresa ao meio ambiente identificado atravs da anlise. E isso ocorre atravs da apresentao ou configurao bsica do produto : design, embalagem ou marca. E ainda por meio do preo e da assistncia ao cliente. 3. Ativao: Os elementos-chave da ativao so a distribuio (seleo dos canais), a logstica ( a entrega e armazenagem de produtos), a venda de pessoal ( o esforo para efetuar a transferncia de posse do bem ou servio) e o composto de comunicao (publicidade, promoo de vendas, relaes pblicas e merchandising).

4.Avaliao: o controle dos resultados do esforo de marketing, isoladamente e em conjunto . Essa funo tambm chamada auditoria de marketing.
7

O Papel do Marketing na Sociedade Brasileira A adoo do marketing na realidade brasileira ainda vai apenas um pouco alm da prtica do composto promocional. O marketing ainda um fenmeno relativamente recente, pois entendido e praticado como tal no Brasil h menos de trs dcadas. E talvez por isso mesmo ainda seja confundido por muita gente com propaganda ou com venda, exclusivamente.

O crescimento da renda per capita da populao brasileira, ao lado dos estmulos crescentes produo e exportao, tem contribudo, e muito, para a adoo do marketing no Brasil. E essa importncia do marketing, antes privativa da rea de consumo de massa, agora ganha importncia e credibilidade junto aos setores bsicos da atividade industrial, com o marketing industrial; na atividade agrcola e pecuria, com o marketing agrcola; na atividade de servios pblicos e privados e de sade, com o marketing de servios. Principais Objetivos do Marketing Os objetivos do marketing: maximizar o consumo ou maximizar a satisfao do consumidor? O papel social do marketing , sem dvida, satisfazer s necessidades do consumidor. Mas o que se v na realidade brasileira que o marketing muitas vezes acionado na expectativa de criar desejos de consumo de certos produtos ou servios incuos ou que no atendem a nenhuma necessidade.

Entende-se que o marketing no cria hbitos de consumo, mas estimula a compra de produtos ou servios que satisfazem a alguma necessidade latente. uma analogia com a teoria da motivao; as pessoas no so motivadas. A motivao uma direo, uma fora interior que reage positiva ou negativamente a um estmulo externo. Assim, uma campanha publicitria pode estimular o consumidor a comprar algo que ele no ntimo ou no subconsciente j desejava ou estava predisposto a tal? Eis um tema interessante para discusso. Como melhorar a qualidade da escolha? Entre as opes de compra que so dadas ao consumidor, qual a que constitui uma expectativa de melhora efetiva da qualidade de vida? Esse o pressuposto do marketing: estimular o consumo de produtos que efetivamente constituam melhora na qualidade de vida. Assim como o mdico no salva as pessoas, mas tente melhorar a qualidade de vida delas, o marketing age como desencadeador de opes melhores de qualidade de vida. Essa ao deve ser direcionada, para melhorar as condies fsicas e culturais da populao, bem como oferecer produtos e servios de qualidade compatvel com as necessidades e expectativas de preo e de acesso fcil. Atualmente, o marketing aplicvel em quase todas as atividades humanas. Desempenha papel importante na integrao das relaes sociais e nas relaes de trocas lucrativas e no lucrativas. Entre as modalidades mais conhecidas do marketing destacamse:
9

Marketing social - aquele em que a qualidade das relaes sociais avaliada por indicadores sociais, como o ndice de natalidade e de mortalidade, dados de saneamento bsico e de qualidade de vida em geral etc. Marketing poltico - o poltico num regime democrtico um produto e para conquistar votos utiliza todas as tcnicas de marketing. Marketing agrcola - a venda de produto e servios agropecurios pode ser regida por tcnicas mercadolgicas como, pesquisas, servios ao cliente etc.

Marketing industrial - a especializao do produto, no processo de pr-venda, a instalao do produto ou servio e as garantias de ps-venda fazem parte das tcnicas de marketing que podem ser adotadas para produtos e servios industriais. Marketing de servios de sade - os servios mdicos, odontolgicos e de sade em geral, como hospitais, comeam a compreender que o marketing no administra a demanda de doenas, mas pode orientar a populao sobre o melhor uso de servios preventivos e de sade em particular. Marketing de instituies que no visam lucro - uma empresa que no visa lucro muitas vezes transfere a posse de um produto ou servio como uma posse lucrativa, mas no recebe dinheiro em troca. Os servios pblicos em geral hoje fazem marketing, sobretudo pesquisa da aceitao de seus servios, publicidade do uso e da importncia dos seus servios etc. A comunidade brasileira em geral respira e alimenta-se de marketing,

conscientemente ou no. E, por isso, , necessrio compreender o significado e a

10

importncia do marketing como desencadeador do processo de desenvolvimento econmico e social.

Marketing na rea de Servios

O setor de servios vem se desenvolvendo gradativamente, hoje representando expressiva parcela da economia. Sabe-se que, quanto mais avanada a nao, maior a importncia do setor de servios na economia desse pas. Entre as causas disso, destacase o maior poder aquisitivo da populao, que permite que as tarefas rotineiras mais tediosas sejam transferidas a terceiros, prestadores de servios. Um nmero elevado de profissionais colocado no mercado de trabalho anualmente. As faculdades formam centenas de profissionais a cada ano, o que aumenta a concorrncia. Para sobrevivncia de muitos destes indivduos, a aplicao de tcnicas mercadolgicas em seus negcios necessria. A alternativa de mudar para o interior ou centros menos concorridos est mudando de perfil. Hoje, em algumas pequenas cidades h ofertas abundantes de diversos servios especializados. Percebe-se uma real necessidade de aplicao de marketing na rea de servios, pois o setor tem sofrido importantes transformaes. Isso exige dos empresrios o conhecimento e a sensibilidade para colocar nos mercado o servio adequado, conforme expectativas dos clientes a dada situao mercadolgica. Apesar dessa constatao, muitos interessados no assunto ficam at certo ponto sem saber as exatas e principais diferenas entre o marketing de servios e o de produtos. Para estabelecermos as
11

comparaes, devemos relembrar de que, em um enfoque geral, Marketing pode ser definido como a rea do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes as relaes de troca, orientadas para a satisfao dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcanar determinados objetivos da organizao ou indivduo e considerando sempre o meio ambiente de atuao e o impacto que estas relaes causam no bem-estar da sociedade. A ligao da organizao com seu mercado feita atravs das atividades de comercializao representadas por produto, preo, distribuio e promoo. Esses itens so chamados de composto de marketing (marketing mix), que representam as principais etapas em todos os tipos de comercializao possveis, seja o objeto um bem, uma ideia, um servio etc. Todos os elementos do composto de marketing so dirigidos satisfao dos desejos e necessidades dos consumidores. Servios constituem uma transao realizada por uma empresa ou por um indivduo, cujo objetivo no est associado transferncia de um bem. A Associao Americana de Marketing define servios como aquelas atividades, vantagens ou mesmo satisfaes que so oferecidas a venda ou que so proporcionadas em conexo com a venda de mercadorias. Todas as classificaes apresentadas so esforos para agrupar servios de forma a encontrar um aspecto comum entre os vrios grupos existentes, facilitando o processo de anlise das implicaes mercadolgicas. O autor acredita que a mais adequada para o presente trabalho aquela com base na tangibilidade, pois as diferenas para a aplicao de marketing so mais representativas. Os servios altamente intangveis devem ser
12

tratados de forma diferenciada daqueles que adicionam valor a tangveis ou mesmo daqueles que tornam tangveis disponveis. Conforme Wilson(1972), quanto mais intangveis o servio, mas ele se afasta do marketing convencional. Wilson quer dizer com isto que os servios profissionais prestados por mdicos, dentistas, advogados, consultores, entre outros, devem ser abordados de forma diferenciada daqueles prestados por funcionrios de lanchonetes, hotis ou restaurantes. Neste ltimo caso, a massificao ocorre com plena utilizao das ferramentas mercadolgicas, como propaganda, promoo de vendas, distribuio etc., enquanto os servios profissionais utilizam recursos mercadolgicos mais limitados.

Transporte Pblico

A Constituio Federal, art. 30, inciso V, estabelece que a competncia executiva do Transporte Pblico do municpio, a do Transporte Intermunicipal, devido a competncia residual, vide o artigo 25 da Carta Magna, do Estado. Unio, resta regulamentar os transportes interestaduais e internacional de passageiros. O Transporte Coletivo Urbano tem como definio operacional abrange o transporte pblico no individual, realizado em reas urbanas, com caractersticas de deslocamento dirio dos cidados. Algumas caractersticas so especficas do transporte coletivo urbano: a admisso do transporte de passageiros em p; no emisso de bilhete de passagem individual, que
13

o documento que comprova o contrato de transporte com o usurio. Normalmente, o controle de passageiro, realizado por roleta ou catraca, sendo que o pagamento realizado em dinheiro ou por meio de vale-transporte. H, tambm, alguns benefcios legais vigentes, j consagrados em legislao
*1

federal, como a gratuidade para usurios idosos e portadores de deficincia.

*1. Ao completar 65 anos, idade em que a gratuidade obrigatria, conforme a Lei 10.741 Estatuto do Idoso e a Lei Federal 7853, de 24 de outubro de 1989, estabelece os direitos bsicos das pessoas portadoras de deficincia.

14

Ultimamente, a mdia, televisiva e impressa, tem focado greves de motoristas de empresas de transporte coletivo, criando caos em metrpoles, quando os usurios se vem sem opo de transporte para irem ao trabalho ou se locomoverem para suas casas. Essa insatisfao dos usurios, as crticas e sugestes de especialistas no assunto, levou a equipe de alunas a curiosidade, a dvida e o desejo de avaliar, cientificamente, uma pesquisa de opinio pblica. Iniciou-se a montagem de um questionrio onde se pesquisar o perfil do usurio de transporte coletivo buscando sua mdia de idade, nvel de escolaridade, mdia salarial, tambm a avaliao sobre as tarifas cobradas, o conforto e a manuteno da frota de nibus, o itinerrio, entre outros. Tambm os usurios podero dar sugestes de melhoria do servio prestado. Com esses dados em mos, a equipe montar grficos com os resultados de forma percentual para apresentao dos mesmos. Assim, obter uma viso mais ampla do assunto, de questionamentos e de respostas conforme o perfil do usurio.

Bibliografia

WILSON, Aubrey (1972), The Marketing of Proessional Services

15

16

S-ar putea să vă placă și