Sunteți pe pagina 1din 9

IBP1227_12 PROPAGAO E INFLUNCIA DE BOMBEAMENTO NO TRANSPORTE DE DERIVADOS DE PETRLEO EM UMA REDE DE DUTOS Camila B. de Borba, Lige B.

Klppel, Flvio Neves Jr., Paulo C. Ribas4


Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido em uma rede de dutos que transporta derivados de petrleo. O transporte ocorre em lotes de determinado produto, as chamadas bateladas, que possuem uma rota definida: uma origem de bombeamento, um destino para o seu recebimento e os dutos que deve percorrer. A rede estudada apresenta um total de trinta dutos interligados por quatorze possveis locais de bombeamento e/ou recebimento, o que torna no trivial a obteno da ordem das bateladas nos dutos. A fim de obter a lista ordenada de passagem de bateladas nos dutos da rede em questo, foi desenvolvido um algoritmo capaz de propagar uma lista de bateladas que possuem apenas rota, tempo de incio e tempo de final de bombeamento na origem. Tal algoritmo parte integrante de um projeto maior cujo objetivo a obteno de uma ferramenta de auxlio ao processo de tomada de decises operacionais em uma rede real de dutos (Boschetto et al., 2010a). O mdulo desenvolvido consegue ainda gerar os tempos de entrada e sada de cada batelada para cada duto por onde ela passa, podendo ser feitas anlises ou validaes com essas informaes. Ao final do processamento, o resultado uma lista com todos os bombeamentos de todas as bateladas em todos os dutos por onde ela deveria passar. Com isso, feito um pequeno ps-processamento em que essa lista ordenada, primeiramente por duto e depois por tempo de incio de entrada no duto, o que faz com que naturalmente a lista de passagem das bateladas nos dutos seja obtida. Este trabalho fundamenta-se no desenvolvimento apresentado por Czaikowski et al (2008).

Abstract
This paper presents the work developed on a pipeline network that transports oil derivatives. The transport occurs in batches of a specific product, each one having a defined route: the pumping origin, a destination for its receipt and the pipelines which the product is moved through. The network studied has a total of thirty pipelines connected by fourteen possible areas of pumping and/or receiving, this makes it not trivial to obtain the batches order in the pipeline. In order to obtain the passage of batches ordered list in the pipeline network, was developed an algorithm capable of propagating a batches list that only have route, start time and end time of pumping in the origin. This algorithm is part of a larger project whose goal is to obtain a tool to aid the process of operational decision making in a real pipeline network (Boschetto et al., 2010a). The developed module can also generate the entry and exit times of each batch for each pipe through which it passes. With this information, analysis and/or validations can be made. At the end of the process, the result is a list of all the pumped batches in all pipes where it must go by. Thus, it is made a small pos-processing where the list is sorted, first by pipeline and then by start time of entry into the duct, which naturally causes the passage of the batches list in the ducts to be obtained. This work is based on the development presented by Czaikowski et al (2008).

______________________________ 1 Engenheira de Equipamentos - PETROBRAS 2 Estudante de Engenharia de Computao UTFPR 3 Professor Doutor UTFPR 4 Analista de Pesquisa Operacional CENPES/PETROBRAS

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

1. Introduo
O transporte de derivados de petrleo desde sua origem at o ponto final de consumo feito atravs de diversas formas, porm, a mais comum atualmente no territrio brasileiro por meio da utilizao de dutos. Dado que este tipo de transporte provou ser confivel e econmico (Boschetto et al., 2010a). As operaes de transporte em uma cadeia produtiva devem ser executadas de maneira a no comprometer as outras operaes, j que o excesso ou falta de suprimentos, matria prima ou produtos estocados prejudicam a eficincia de qualquer corporao (Czaikowski et al., 2008). Enquanto atrasos implicam escassez de recursos ou perda de tempo, entregas adiantadas comprometem a alocao dos mesmos, podendo gerar excesso de estoques, o que significa capital imobilizado e, consequentemente, perda de outras oportunidades geradoras de capital. Cresce assim o interesse pelas atividades de planejamento e agendamento de produo pela indstria petrolfera, o que motiva o desenvolvimento de ferramentas capazes de auxiliar no processo de tomada de deciso, em especial as que fazem uso de tcnicas de otimizao. Embora tenha em vista a utilizao de recursos de uma maneira mais eficiente, lucrativa e confivel, normalmente estes problemas oferecem grandes desafios devido a sua dimenso e complexidade. O agendamento da distribuio de produtos usando dutos, embora seja uma atividade fundamental, ainda no possui uma abordagem de soluo consolidada. Rejowski e Pinto (2008) mencionam que o problema possui elevado grau de complexidade e que em muitos casos possui um nmero pequeno de solues viveis. Sendo assim, para obter solues viveis de alta qualidade, o uso de ferramentas de otimizao crucial. Mesmo para especialistas experientes, a obteno de uma soluo vivel no trivial, pois necessria a anlise de um grande nmero de variveis para se obter o agendamento das atividades em uma rede de dutos. Normalmente, o agendamento feito por esses especialistas com base em suas experincias e uso de clculos manuais. Sendo assim, existe uma motivao ao desenvolvimento de um modelo que auxilie nas decises das atividades de agendamento de curto prazo. Moro (2000) cita que o objetivo da otimizao de operaes de transferncia e estocagem de petrleo ou derivados alcanar melhores condies de operao, segundo determinados critrios, sem alterar a malha de vlvulas, bombas e dutos, usando um melhor caminho para a transferncia de produtos. Como parte integrante de um projeto maior que visa obteno de uma ferramenta que auxilie no processo de tomada de decises operacionais em uma rede real de dutos, este artigo est organizado como segue. A Seo 2 apresenta o problema de transferncia de derivados de petrleo, destacando principais caractersticas e restries que devem ser consideradas na otimizao do processo. Em seguida, a seo 3 contextualiza o mdulo de Propagao. Na Seo 4, so apresentados os principais resultados obtidos. Por fim, feita a concluso do presente trabalho.

2. Descrio do Problema
Nesta seo so abordadas as caractersticas especficas da rede analisada, tambm apresentado com detalhes em Felizari et al. (2007) e Neves-Jr et al. (2007). Esta rede composta por diferentes reas operacionais como refinarias, terminais de distribuio, terminais porturios e clientes finais interligadas por trechos de dutos, os quais operam o transporte de produtos (derivados do petrleo e produtos orgnicos). A Figura 1 apresenta um grafo direcionado que representa uma simplificao da rede, onde os ns representam as reas e os arcos representam os trechos de dutos.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 1. Grafo simplificado da rede analisada A rede apresentada na Figura 1 consiste em 14 reas (ns): consiste em 2 clientes finais (N2 e N14), 4 refinarias (ns N3, N4, N5 e N6), 2 terminais porturios (N7 e N10) e 6 terminais de distribuio (N1, N8, N9, N11, N12 e N13) que recebem ou enviam produtos. Sendo que o n N1, em particular, representa uma rea contendo apenas um conjunto de bombas e vlvulas, no possuindo tanques para armazenamento de produtos. As reas so conectadas por 29 dutos unidirecionais e bidirecionais (em casos de reverso de fluxo), cada duto possuindo um volume particular. Mais de 14 tipos de derivados de petrleo podem ser transportados nesta rede, sendo que um produto pode levar vrias horas at atingir seu destino final pelo fato de que cada batelada pode permanecer em um duto at outra empurr-la. Uma operao tpica pode envolver o bombeamento de uma batelada atravs de vrias reas. Por exemplo, no bombeio de uma batelada do n N6 ao n N14, que passa pelos ns N8, N11 e N12 a batelada percorre os dutos 25, 2, 5 e 18, respectivamente. As operaes de transferncia devem ocorrer dentro de um horizonte de 30 dias, prezando o atendimento de requisitos de entrega, mantendo os estoques de refinarias e terminais dentro de limites prticos, e ao mesmo tempo gerenciar a utilizao/ocupao dos dutos do sistema. Dentro desse horizonte, as bateladas, cujos volumes devem ser compatveis com restries de armazenamento e fatores econmicos, devem ser enviadas atravs de rotas de fluxo preferenciais para cada produto. Cada rota de fluxo definida por uma sequncia de reas e dutos intercalados, construindo o caminho de movimentao das bateladas desde a origem at o destino. Nesse sentido, uma mesma rota pode ser usada por bateladas com produtos e vazes diferentes. Com base no exemplo anterior, a rota que a batelada percorreria a partir da rea N6, com destino em N14 contm os seguintes elementos: {N6, 25, N8, 2, N11, 5, N12, 18, N14}. Alm disso, bateladas podem ser bombeadas por diferentes fontes, por exemplo, os ns N4 e N6. Sendo assim, a rota da rea de origem at a rea de destino pode ser longa. Uma vez que os dutos so recursos compartilhados, o bombeamento de uma batelada especfica em cada duto deve respeitar uma srie de operaes de bombeamento que esto em curso. Com tais definies conclui-se que, embora seja conhecida a ordem com que as bateladas passam em dutos onde h bombeamento, em dutos onde no h bombeamento, a obteno desta lista ordenada no algo trivial. Deve ser observado que uma batelada bombeada em sua origem afetar todas as bateladas existentes naquele duto e em todos os dutos seguintes por onde as bateladas que j estavam no duto devem passar. Sendo assim, quando uma batelada passa de um duto a outro, no necessariamente existe uma bomba nesse segundo duto por onde essa batelada se movimenta, ou seja, ela empurrada por outras bateladas at que alcance seu destino. O conjunto que contm todas as bateladas afetadas por um bombeamento na origem chamado de chaveamento. Ao analisar todos os chaveamentos que acontecem na rede, pode-se notar que a ordem das bateladas nos dutos intermedirios depende de bombeamentos que no aconteceram nele, ou seja, toda a rede deve ser analisada em conjunto para que a ordem obtida seja a correta.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

3. Algoritmo de Propagao
O algoritmo desenvolvido a fim de gerar as listas de bateladas ordenadas tem como entrada duas listas: BatED e BatBomb . A primeira contm todas as bateladas que esto estocadas no duto no incio do cenrio. Chamadas de bateladas de estoque duto. A segunda lista formada por todas as bateladas bombeadas na origem, sendo esta a lista principal para o funcionamento do algoritmo. A Tabela 1 apresenta os dados referentes lista de bateladas de estoque duto com os principais parmetros e dados retirados de um cenrio de teste. Tabela 1. Lista de Bateladas de Estoque Duto Duto ED 01 01 01 02 02 02 Posio ED 1 2 3 1 2 3 Batelada 221 520 046 808 808 808 Volume [m] 3300 4300 15700 4418 1276 8106 rgo Final N8 N8 N8 N14 N12 N11 Volume Duto [m] 23300 23300 23300 13800 13800 13800 Sentido R R R N N N

A primeira linha desta tabela pode ser compreendida da seguinte forma: a batelada de cdigo 221 e volume de 3.300m uma batelada de estoque duto que no incio do cenrio encontra-se parada no duto 01, cujo volume de 23.300m. O rgo final do recebimento, ou seja, o rgo onde a batelada ser entregue o rgo N8. Ela est localizada na primeira posio do estoque duto e seu sentido reverso, ou seja, percorre no duto o caminho do rgo de destino ao rgo de origem. Foi criada uma conveno para estabelecer a posio das bateladas de estoque duto. A batelada que se encontra mais prxima do rgo de destino do duto considerada a batelada da primeira posio. J a batelada que se encontra mais prxima da origem do duto tem a posio de maior nmero. Alm dos dados apresentados na Tabela 1, a lista ainda possui outros parmetros: cdigo do produto que est em estoque no duto, cdigo da rota que a batelada percorre, todos os dutos por onde a batelada ainda deve passar (incluindo o duto onde ela encontra-se estocada), a posio destes dutos na rota e rgos de origem e destino do duto. Na Tabela 2 esto os dados da lista de bateladas bombeadas na origem com os principais parmetros e dados retirados do mesmo cenrio de teste. Tabela 2. Lista de Bateladas Bombeadas na Origem Batelada Tempo Inicial [h] 0 0 0 0,20472 3,13333 13,67528 21,05194 22 Tempo Final [h] 0,20472 0,36361 22 13,30611 3,51333 20,14028 40,13528 46 Volume Bombeado [m] 174 309 11000 9826 114 2586 11450 12000 Vazo de Bombeamento [m/h] 850 850 500 750 300 400 600 500 rgo de Bombeamento N3 N3 N4 N3 N3 N3 N6 N4 Duto Volume [m] 10000 6000 11000 10000 2700 2700 15000 12000

049 047 052 049 053 053 073 094

12 11 01 12 10 10 24 01

A tabela pode ser entendida da seguinte forma: por exemplo, na primeira linha, a batelada de cdigo 049 e volume de 10000m tem 174m do seu volume bombeado pelo rgo N3 a uma vazo de 850m/h do tempo 0 h ao tempo 0,20472 h. Alm dos dados presentes na Tabela 1, esta lista ainda possui outros parmetros: cdigo do produto que est sendo bombeado, cdigo da rota que a batelada percorre, todos os dutos por onde a batelada passa e a posio destes dutos na rota, bem como todos os rgos de passagem, ou seja, rgos por onde a batelada entra nos dutos. Com base nos tempos de bombeamento da lista BatBomb o algoritmo gera uma lista com intervalos de tempos, chamados de eventos, cuja durao deve ser suficiente para que um chaveamento no interfira no outro. Para isso, primeiramente, uma lista gerada com os tempos de incio e final de bombeamento ordenados crescentemente. Os eventos criados simplesmente possuem a durao de dois intervalos de tempo adjacentes. Como exemplo, considerando a tabela anterior, os eventos criados seriam como mostra o Quadro 1.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Quadro 1. Eventos Tempo Inicial 0 0,20472 0,36361 3,13333 3,51333 13,30611 13,67528 20,14028 21,05194 22 40,13528 Tempo Final 0,20472 0,36361 3,13333 3,51333 13,30611 13,67528 20,14028 21,05194 22 40,13528 46

Criada a lista de eventos, a prxima etapa consiste em verificar quais bateladas entraram na rede para cada evento. interessante notar que cada evento pode ter mais de uma batelada movimentada e que esses bombeamentos no interferem entre si, ou seja, so independentes, conforme exemplificado na Figura 2. Neste caso possvel verificar que o bombeamento da batelada 133 do duto D25 afeta tambm o duto D2, uma vez que a batelada 122 est sendo movimentada em ambos os dutos. Simultaneamente est acontecendo o bombeamento da batelada 135 no duto D3 e da 199 no duto D1, que no afetam mais nenhum outro duto. Isso implica que um evento nunca poder ter o mesmo duto sendo afetado por dois bombeamentos.

Figura 2. Bateladas bombeadas durante um evento Alm disso, definida tambm qual a quantidade total de produto que dever ser propagado nesse evento, referenciado aqui como Volume Total de Propagao do Evento. Para isso, define-se o intervalo de tempo, dentro do evento, durante o qual a batelada foi bombeada. O volume total de produto propagado calculado de acordo com a Equao 1, onde v a vazo de bombeamento da batelada, e tf e ti so os tempos de final e incio de bombeamento durante os quais a batelada bombeada, respectivamente.

vol v * (tf ti )

(1)

Como exemplo, podemos citar o bombeio da batelada 047, presente na segunda linha da Tabela 2. No primeiro evento (primeira linha do Quadro 1), o volume propagado da batelada definido como 174,012m. No segundo evento, o volume propagado desta batelada de 135,0565m. Cria-se ento uma lista com todas as bateladas bombeadas para cada evento, ordenada de acordo com os tempos dos eventos, em ordem crescente. Para dar continuidade ao algoritmo, precisa-se achar, para cada batelada selecionada, o chaveamento dela na rede naquele evento. O chaveamento calculado verificando-se todas as bateladas do duto em questo at que a ltima batelada desse duto seja alcanada. Ento, feita a verificao do prximo duto por onde essa 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 ltima batelada dever passar e assim o processo continua at que uma das bateladas encontradas esteja para ser entregue ao seu destino. Um exemplo disso pode ser verificado na Figura 3. Neste exemplo, a batelada 227 est no duto D3 e o prximo duto por onde passar o duto D2, mesmo duto onde se encontram as bateladas 222 e 216. Sendo assim, o chaveamento neste caso consiste nessas trs bateladas em seus respectivos dutos.

Figura 3. Exemplo de chaveamento Da verificao do chaveamento, possvel observar qual dever ser o Mnimo Volume A Ser Propagado para que esse chaveamento no se altere. Esse mnimo volume no necessariamente ser igual ao Volume Total de Propagao do Evento. Com o Mnimo Volume A Ser Propagado calculado, as bateladas so propagadas na rede, isto , acontece a movimentao destas bateladas nos dutos. O chaveamento da rede deve ento ser recalculado e um novo Mnimo Volume A Ser Propagado deve ser encontrado. Esse processo deve ser repetido at que o Volume Total de Propagao do Evento seja alcanado. A Figura 4 exemplifica o clculo do Mnimo Volume A Ser Propagado. Este exemplo ilustra o bombeamento da Batelada de Bombeio 128 a partir do rgo de Bombeio N3, considerando que 3.569m dessa batelada j foram bombeados para dentro do duto D32. Observa-se, tambm, que a batelada 130 a Batelada de Recebimento e est sendo recebida no rgo de Recebimento N4. O chaveamento desta rede consiste das bateladas 128 e 222 no duto D32, das 130 e 222 no duto D25 e da batelada 130 no duto D54. Este chaveamento ir sofrer alterao quando a cabea de uma das bateladas afetadas atingir um rgo presente em sua rota ou at que a batelada de bombeio seja bombeada completamente. Para o caso da Figura 4, sendo que a batelada 128 possui volume total de 12.000m, o Mnimo Volume A Ser Propagado ter o valor de 4.731m. Valor referente ao volume faltante para a cabea da batelada 128 atingir o rgo N2.

Figura 4. Exemplo de Bombeamento interessante notar que alteraes no chaveamento tambm ocorrem quando duas bateladas no mesmo duto possuem destinos diferentes, ou quando uma batelada, que se encontra no meio do chaveamento, alcana seu destino antes da ltima batelada ser completamente entregue. Toda a alterao que o bombeamento de uma batelada gerou nos dutos influenciados, ou o estado da rede no final daquele evento, armazenada para que no prximo evento a rede esteja 6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 organizada e pronta para os novos clculos, conforme Figura 5. Assim, este clculo realizado para todos os eventos existentes. Na Figura 5, seguindo o exemplo da Figura 3, acontece o bombeamento de uma parte da batelada 284, que influencia e move todas as bateladas daquele chaveamento.

Figura 5. Exemplo de Alterao no Chaveamento Deve-se observar que cada batelada que entra na rede faz com que vrias outras bateladas sejam movimentadas, ou seja, cada vez que uma batelada entra em um duto, a batelada que se encontra no lado oposto sai deste mesmo duto, e assim, a parte que saiu deve ser includa no prximo duto de sua rota, at que alcance seu destino. Com isso possvel obter as entradas e sadas de cada batelada por cada duto e o momento em que isto aconteceu. A obteno da ordem de passagem das bateladas pelos dutos acaba sendo obtida como conseqncia, pois ela o reflexo de tudo o que j foi calculado e passou pelo duto. Ao final de todo o processamento, o resultado uma lista com todos os bombeamentos de todas as bateladas em todos os dutos por onde ela deveria passar. Com isso feito um ps-processamento em que essa lista ordenada, primeiramente por duto e depois por tempo de incio de entrada no duto, o que faz com que naturalmente a lista de passagem das bateladas nos dutos seja obtida.

4. Resultados
Como resultado, cinco listas so criadas: ord_bat, list_bomb, list_rec, list_bomb_agrp e list_rec_agrp. A primeira lista contm a ordem com que as bateladas passam por cada duto. A segunda e a terceira consistem nos dados temporais de bombeio e de recebimento das bateladas, respectivamente. J a quarta lista possui os mesmos dados que a segunda com a diferena que as partes das bateladas que possuem bombeamento contnuo e mesma vazo so agrupadas. Analogamente, a ltima lista obtida similarmente a quarta, porm, com os dados de list_rec. As Tabelas 3 e 4 apresentam os valores calculados para a batelada 049 da Tabela 2, referentes s listas list_bomb e list_rec, respectivamente. Tabela 3. List_bomb Batelada 049 049 049 Duto 12 12 15 Tempo Inicial [h] 0 0,20472 0,20472 Tempo Final [h] 0,20472 13,30611 13,53811 Tabela 4. List_rec Batelada 049 049 Duto 12 15 Tempo Inicial [h] 0,20472 1,64206 Tempo Final [h] 13,53811 14,97544 Volume [m] 10000 10000 Vazo [m/h] 750 750 Parte 1 2 7 Volume [m] 174 9826 10000 Vazo [m/h] 850 750 750 Parte 1 2 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 A Tabela 3 pode ser entendida da seguinte forma: a batelada 049 primeiramente teve 174m do seu volume bombeado entre os instantes de 0 h a 0,20472 h a uma vazo de 850m/h no duto 098. No mesmo duto, uma segunda parte da batelada bombeada a uma vazo de 750m/h, entre os instantes de 0,20472 h a 13,30611 h, totalizando um volume de 9.826m bombeados. A terceira e ltima parte da batelada bombeada passa pelo duto 104 a uma vazo de 750m/h, terminando seu bombeio no instante 13,53811 h, resultando no bombeio do volume total da batelada, 10.000m. J a Tabela 4 representa os instantes de recebimento das bateladas. Sua primeira parte recebida a uma vazo de 750m/h no duto 098 nos instantes de 0,20472 h a 13,53811 h. J sua segunda parte recebida no duto 104, com mesma vazo, nos instantes de 1,64206 h a 14,97544 h. interessante notar que, embora a batelada tenha sido bombeada em 3 partes, ela recebida em apenas 2. Isto confirma a premissa anterior de que uma batelada influenciada no s pelo seu prprio bombeamento, como tambm pelo bombeamento de vrias outras bateladas. A lista ord_bat est representada no Quadro 2, com as cinco primeiras bateladas que passam pelo duto 01. Quadro 2. Ord_bat Duto 01 01 01 01 01 Batelada 221 50 046 052 094 Ordem 1 2 3 4 5

Pode-se observar que as trs primeiras bateladas so as mesmas presentes na lista de bateladas de estoque duto da Tabela 1. J as duas ltimas encontram-se na lista de bateladas bombeadas da Tabela 2. Podemos concluir que a ordem destas bateladas no duto 01 est coerente, pois as bateladas bombeadas sempre passaro pelo duto aps as que estavam previamente estocadas no mesmo.

5. Concluses
O presente artigo props uma abordagem computacional para determinar a ordem com que bateladas passam pelos dutos baseado apenas nos tempos de incio e final de bombeamento das mesmas pelos seus rgos de origem. O algoritmo identifica quais bateladas influenciam o deslocamento dos volumes de outras bateladas ao longo da rede em estudo. O algoritmo, implementado em linguagem de programao C#, identifica quais bateladas influenciam o deslocamento dos volumes de outras bateladas ao longo da rede em estudo. Alm disso, os problemas de teste utilizados na validao do sistema representam cenrios reais de uma malha dutoviria, onde a dificuldade de programao das atividades um problema enfrentado pelos especialistas da rea. Conclui-se que os resultados foram condizentes com o esperado (Tabelas 3 e 4 e Quadro 2), mostrando que a abordagem proposta eficiente, alm de fornecer dados com os quais podem ser feitas anlises e validaes (list_bomb e list_rec).

6. Agradecimentos
Este trabalho recebeu o apoio financeiro da ANP/FINEP (PRH-ANP/FINEP, PRH10/UTFPR), PFRHPETROBRAS (Convnio 6000.0067933.11.4), CENPES-PETROBRAS (TC 0050.0066666.11.9) e CNPq (grants 304037/2010-9 e 311877/2009-5).

7. Referncias
BOSCHETTO, S. N., MAGATAO, L., BRONDANI, W. M., NEVES-JR, F., ARRUDA, L. V. R., BARBOSA-PVOA, A. P. F. D., RELVAS, S. An Operational Scheduling Model to Product Distribution through a Pipeline Network, In: Industrial & Engineering Chemistry Research. DOI: 10.1021/ie900685v, 2010a. BOSCHETTO, S. N., POLLI, H. L., MAGATAO, L., NEVES-JR, F., RIBAS, P. C. Modelo de planejamento para uma rede de dutos real utilizando programao linear inteira mista. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2010b, Rio de Janeiro.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 CZAIKOWSKI, D. I., BRONDANI, W. M., ARANTES, L. G., BOSCHETTO, S. N., LUDERS, R., MAGATAO, L., STEBEL, S. L., RIBAS, P. C. Uma pr-anlise do problema de otimizao da programao das operaes de uma malha dutoviria. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference, 14., 2008, Rio de Janeiro. FELIZARI, L. C., ARRUDA, L. V. R., LDERS, R., NEVES-JR, F. Programao das atividades de transporte de derivados de petrleo em complexos dutovirios, In: 4 Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo e Gs, Campinas, 2007. MORO, L. F. L. Tcnicas de otimizao mista inteira para o planejamento e programao de produo em refinarias de petrleo. Tese (Doutorado em Engenharia Qumica), Escola Politcnica de So Paulo, 2000. NEVES JR, F., ARRUDA, L. V. R., MAGATO, L., STEBEL, S. L., BOSCHETTO, S. N., FELIZARI, L. C., CZAIKOWSKI, D. I., AIRES, M. C., RIBAS, P. C., BERNARDO, L. F. J. Programao das operaes de transporte de derivados de petrleo em redes de dutos. In: Rio Pipeline Conference & Exposition, 2007. REJOWSKI, R., PINTO, J. M. A novel continuous time representation for the scheduling of pipeline systems with pumping yield rate constraints. Computers and Chemical Engineering. v. 32, p. 1042-1066., 2008.

S-ar putea să vă placă și