Sunteți pe pagina 1din 10

IBP1243_12 PROPOSTA DE INCLUSO DA TCNICA INSPEO BASEADA EM RISCO NA NORMA REGULAMENTADORA NR 13 Vincius T. Esteves1, Marco Aurlio O.

Lima2

Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
No Brasil, a Norma Regulamentadora n 13 (NR 13) estabelece requisitos para a inspeo de caldeiras e vasos de presso com o principal objetivo de prevenir acidentes com esses tipos de equipamentos. Adicionalmente, tem-se a tcnica Inspeo Baseada em Risco (RBI) como uma forma eficaz de gerenciar a integridade de diversos tipos de equipamentos mecnicos estticos por meio de um planejamento da inspeo baseado no fator risco. Neste trabalho, est sendo proposta a incluso da tcnica RBI como mtodo alternativo, na NR 13, para o planejamento e definio de prazos para a inspeo de segurana peridica de caldeiras e vasos de presso, visando promover um acrscimo na segurana operacional em indstrias de processos no Brasil. Para tanto, realizada uma anlise crtica da NR 13 e da tcnica RBI, alm de uma pesquisa bibliogrfica de diversos documentos internacionais que relacionam a segurana operacional de equipamentos pressurizados com a atividade de inspeo, e mostram como est a aceitabilidade de RBI por governos, rgos e entidades ao redor do mundo. Considera-se que a incluso e aceitao formal da tcnica RBI na NR 13 deve vir acompanhada de um controle rigoroso para evitar a "banalizao" do uso desta tcnica e garantir a sua aplicao de forma racional, eficiente e confivel. Para isso, foram desenvolvidos e sugeridos elementos bsicos e requisitos mnimos, a serem inseridos na NR 13, para serem atendidos, de forma mandatria, pelas empresas que optarem pela implementao e uso da tcnica RBI como ferramenta para o planejamento da segurana peridica. Conclui-se que a aceitao formal da tcnica RBI na NR 13 poderia agregar muito valor a essa norma, no que diz respeito preveno de acidentes envolvendo caldeiras ou vasos de presso, alm de proporcionar um salto tecnolgico s empresas que fizerem o uso da tcnica RBI no Brasil.

Abstract
In Brazil, the Regulatory Standard n 13 (NR 13) establishes requirements for the inspection of boilers and pressure vessels which has main objective of preventing accidents with these types of equipment. Additionally, it has the RiskBased Inspection (RBI) technique as an effective way to manage the mechanical integrity of various types of static mechanical equipment by through an inspection planning based on the risk factor. In this study, it is being proposed to include the RBI technique, in the NR 13, for the planning and definition of periods for the safety inspection of boilers and pressure vessels in order to promote an increase in the operational safety in process industries in Brazil. In this study it was carried out a critical analysis of NR 13 and RBI, and beyond that a bibliographic research of various international documents that relate the operational safety of pressurized equipment with the inspection activity, and the acceptability of RBI by governments, agencies and organizations around the world. It is considered that the inclusion and formal acceptance of RBI technique in the NR 13 must be accompanied by a rigorous control to avoid the "trivialization" of its use and ensure the implementation rational, efficient and reliable. Finally, it was developed and suggested basic elements and minimum requirements to be inserted in the NR 13, to be attended, in order mandatory, by the companies that choose the implementation and use of the RBI technique as a tool for the planning of safety inspection of boilers and pressure vessels. It is concluded that the formal acceptance of the RBI technique in the NR 13 could aggregate much value to this standard, with regard to the prevention of accidents involving boilers or pressure vessels, and provide a technological jump to the companies that make use of RBI technique in Brazil.

______________________________ 1 Engenheiro Mecnico Det Norske Veritas Ltda. 2 Mestre, Engenheiro Mecnico Det Norske Veritas Ltda.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

1. Introduo
O principal objetivo deste trabalho propor na Norma Regulamentadora para Caldeiras e Vasos de Presso - NR 13 a incluso da tcnica Inspeo Baseada em Risco (Risk-Based Inspection RBI) como mtodo possvel de ser utilizado para a determinao de prazos e tcnicas de inspeo a serem utilizados no planejamento da inspeo de segurana peridica para vasos de presso e caldeiras e demonstrar que esta incluso poderia contribuir, efetivamente, para a manuteno da integridade dos equipamentos estticos, diminuio da probabilidade de falha e riscos dos mesmos e, por consequncia, aumento do nvel de segurana destes. Muito utilizada mundialmente, a tcnica RBI ainda encontra alguns entraves para a sua disseminao no Brasil, tais como a limitao dos prazos para inspeo peridica de equipamentos pressurizados estabelecidos pela NR 13. Diversos pases j consideram a inspeo baseada em risco como uma forma eficaz de determinar o planejamento da inspeo para equipamentos pressurizados. Diversas normas internacionais, inclusive, j aceitam a tcnica RBI como uma maneira eficiente, segura e economicamente vivel no que diz respeito busca pela disponibilidade e segurana dos ativos industriais. Entende-se, portanto, que uma aceitao formal da inspeo baseada em risco na NR 13 possibilitar um ganho na segurana operacional na indstria brasileira, na maior compreenso dos riscos, e contribuir para salvaguardar as pessoas, os ativos e o meio-ambiente. Entretanto, o direito de uso da tcnica RBI para o propsito de planejamento da inspeo dever se dar somente sob condies/critrios tcnicos preestabelecidos e sugeridos neste trabalho. Essas condies/critrios visam evitar a banalizao da aplicao da tcnica RBI e um possvel comprometimento do ganho esperado quanto ao aumento da segurana e disponibilidade das instalaes.

2. Norma Regulamentadora NR 13
As Normas Regulamentadoras (NRs) surgiram da necessidade da reduo da enorme quantidade de acidentes de trabalho que assolava o Brasil na dcada de 70. O Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) regulamentou os artigos contidos na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) por meio da Portaria n 3.214/78, criando vinte e oito Normas Regulamentadoras. Atualmente, o Brasil conta com trinta e cinco NRs que regulamentam e fornecem orientaes sobre procedimentos obrigatrios relacionados Segurana e Medicina do Trabalho no Pas. Objeto deste trabalho, a Norma Regulamentadora n 13 tem como principal objetivo a preveno de acidentes envolvendo caldeiras e vasos de presso e, alm disso, regulamenta as suas instalaes, manutenes e inspees. Entretanto, este trabalho tem a finalidade de debater apenas os itens pertinentes inspeo de segurana peridica de Caldeiras e Vasos de Presso presentes na norma regulamentadora. Para estabelecer prazos para inspeo, a NR 13 classifica as caldeiras em trs categorias considerando a presso de operao e/ou volume interno. Esse conceito, tambm adotado por outras normas internacionais, representa a energia disponvel em uma caldeira. Dessa forma, quanto maior a energia, maiores sero os riscos envolvidos. A norma estabelece que as caldeiras devem ser submetidas a inspees de segurana inicial, peridica e extraordinria. No que se refere inspeo de segurana peridica, constituda por exames interno e externo, os prazos mximos para serem executados variam de 12 meses a 40 meses a depender da categoria da caldeira e da existncia ou no de Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos (SPIE), por exemplo. J na classificao para os vasos de presso, a norma categoriza os equipamentos segundo o tipo de fluido contido e o potencial de risco. Para tanto, considerado a inflamabilidade e toxicidade do fluido, por exemplo, e o produto entre a presso de operao do vaso e o seu volume. De maneira anloga s Caldeiras, a categoria desses tipos de equipamentos ir determinar o prazo mximo para inspeo de segurana peridica. Essa NR no detalha mtodos ou procedimentos de inspeo, muito menos a sua abrangncia e tcnicas a serem utilizadas. Essas atividades so de competncia do Profissional Habilitado (PH), que, normalmente, far estas definies com base em cdigos e normas internacionalmente reconhecidos e/ou da prpria companhia, boas prticas de engenharia e histrico do equipamento.

3. Inspeo Baseada em Risco (RBI)


A tcnica RBI um mtodo para uso do risco como base para priorizar e gerenciar os esforos de um programa de inspeo (RAMESH, 2005). Os resultados da anlise, alm de definirem exatamente o qu, quando e como inspecionar, tambm permitem focar as atividades de inspeo e manuteno, alocando os melhores recursos nos equipamentos de mais alto risco e criticidade (OHLWEILER, 2010). O objetivo da tcnica RBI determinar os efeitos que poderiam ser provocados por um acidente (consequncia) no evento de falha do equipamento, e a frequncia (probabilidade) que esse acidente pode acontecer (API, 2009a). A 2

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 combinao da probabilidade de um ou mais eventos com a consequncia ir determinar o risco de segurana de processo oferecido pelo componente analisado. Ento, se a combinao da probabilidade e consequncia alta o suficiente para o risco ser considerado como inaceitvel, uma ao para reduzir ou eliminar a probabilidade e/ou a consequncia do evento se faz necessria. A probabilidade de falha (varivel no tempo) determinada pela combinao de trs fatores principais de influncia: frequncia de falha genrica, o fator dano e o fator do sistema de gesto de segurana da empresa. A frequncia de falha genrica representa a frequncia de falha antes de qualquer dano especfico ocorrido a partir da exposio ao ambiente de processo, com distino, por exemplo, pelo tipo de equipamentos (vasos de processo, sistemas de tubulao, torres, entre outros). O fator do sistema de gesto contabiliza a efetividade do Sistema de Gesto de Segurana de Processo da empresa que pode refletir, diretamente ou indiretamente, na integridade mecnica dos componentes analisados pela tcnica RBI. O fator dano determinado de acordo com os mecanismos de danos aplicveis aos materiais de construo, condies de processo de cada equipamento, condies fsicas (resistncia aos mecanismos de danos) do componente e as tcnicas de inspeo usadas para detectar e quantificar o dano. Alm disso, o fator dano tambm determinado como uma funo da efetividade de inspeo (caracterizao da capacidade do mtodo ou tcnica de inspeo em determinar e quantificar corretamente as taxas dos danos). A anlise de consequncia na tcnica RBI realizada de maneira a fornecer a discriminao entre os itens dos equipamentos com base na significncia de uma falha potencial. Para obter o valor desse item no estudo RBI, utilizam-se tcnicas de anlise de consequncia bem estabelecidas, e os resultados podem ser expressos em termo financeiro e/ ou rea impactada. Mtodos mais ou menos detalhados, com diferentes nveis de complexidade, podem ser usados, dependendo da aplicao desejvel para a estimativa, e os resultados podem estabelecer, adicionalmente, um ranking relativo dos riscos dos itens de cada equipamento. Aps o estudo individual da probabilidade de falha e da sua consequncia, combinam-se os resultados para obter o risco individual de cada componente do equipamento, sistema ou unidade. Na tcnica RBI, o estudo do risco serve de parmetro para avaliar os critrios de aceitabilidade e priorizar a implementao do plano de gerenciamento de riscos e do plano de inspeo dos equipamentos. Uma observao importante que na tcnica RBI o gerenciamento do risco, normalmente, feito gerenciando-se a probabilidade de falha por meio de planos de inspeo (MARANGONE, 2005). Toda vez que uma inspeo feita, dirigida a um determinado mecanismo de dano de possvel presena no equipamento, a probabilidade de falha por este mecanismo de dano ocorrer diminui. dessa forma que o risco reduzido para parmetros aceitveis nos equipamentos estticos por meio da RBI (OHLWEILER, 2010). Fundamentando-se na reduo da probabilidade, realizado o plano de inspeo usando RBI com base no fato de que em algum momento do tempo o risco mensurado ir alcanar o risco alvo (nvel de aceitabilidade do risco para propsito de planejamento de inspeo). Nesse instante, ou anterior, recomendado que a inspeo de equipamento seja realizada com embasamento no ranking dos mecanismos de danos para os componentes analisados que possuem maiores fatores de dano calculados. A realizao da inspeo no necessariamente garante a reduo do risco inerente associado com o componente do equipamento analisado, mas ir prover o conhecimento do verdadeiro estado de dano do mesmo e reduzir as incertezas (ESTEVES, 2011). 3.1. RBI em Legislaes Internacionais Voltadas para a Segurana de Vasos de Presso e Caldeiras Como principal referncia para uso da Inspeo Baseada em Risco, a prtica recomendada API RP 581 fornece procedimentos quantitativos para estabelecer um programa de inspeo utilizando a tcnica RBI para equipamentos pressurizados estticos, incluindo vasos de presso, tubulaes, tanques e dispositivos de alvio de presso. Ela deve ser utilizada em conjunto com a prtica recomendada API RP 580 que prov um guia para desenvolver um programa de Inspeo Baseada em Risco para indstrias petroqumicas, de refino e plantas de processos qumicos (API, 2008). A diferena entre essas duas prticas recomendadas do Americam Petroleum Institute (API) que a API RP 580 visa introduzir os princpios bsicos e apresentar as diretrizes gerais sobre a tcnica RBI, enquanto que a API RP 581 apresenta mtodos de clculos quantitativos para determinar um plano de inspeo usando a tcnica Inspeo Baseada em Risco do API (API, 2008). Do mesmo rgo, o cdigo API 510, que trata sobre a inspeo de vasos de presso, admite o uso da tcnica RBI para a definio do plano de inspeo desses equipamentos. RBI pode ser utilizada para determinar a periodicidade e o tipo e extenso das futuras inspees/exames. Quando um usurio/proprietrio optar por realizar uma avaliao RBI, esse deve incluir uma avaliao sistemtica tanto para a probabilidade de falha quando para a consequncia de falha, em conformidade com a API RP 580 e a API RP 581. Quanto periodicidade de inspeo, a avaliao RBI permite exceder os limites de intervalos estabelecidos neste cdigo para as inspees internas, externas e em operao. No entanto, quando esses prazos sugeridos para as inspees internas e em operao excedem o limite de 10 anos, a avaliao RBI deve ser revisada e aprovada por um engenheiro (API, 2006). No Canad existem normas e cdigos aplicveis a corporaes ligadas ao setor pblico federal e, alm disso, cada Provncia responsvel pela elaborao e aplicao de normas referentes segurana e sade ocupacional no seu 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 territrio. Uma destas Provncias que possui legislao prpria sobre esse tema Alberta. A autoridade de segurana para equipamentos pressurizados nessa provncia o rgo denominado Alberta Boilers Safety Association (ABSA) que administra a segurana por meio de leis e cdigos sobre o assunto. Uma das principais leis sobre o tema a AB-506: Inspection & Servicing Requirements for In-Service Pressure Equipment que se destina a prover uma abordagem consistente para o estabelecimento de segurana por meio de inspeo e que so aplicveis para todos os setores. Este documento define os requisitos a serem seguidos para a inspeo de equipamentos pressurizados e, como complemento, aceita a introduo de um Programa de Inspeo Baseada em Risco (RBIP Risk-Based Inspection Program) para aquelas empresas que assim desejarem. O RBIP pode ser usado para determinar a extenso e a frequncia das inspees, sendo que, a ABSA possui uma norma especfica para definir o RBIP, a AB-505: Risk-Based Inspection Requirements for Pressure Equipment (ABSA, 2009). A AB-505 oficializa a aceitabilidade da aplicao de RBI em Alberta, que embora no seja obrigatria, a companhia que escolher aplicar a tcnica pela ABSA para os seus equipamentos deve seguir os requisitos especificados na Inspection and Servicing Requirements Documents (ISRD) do prprio rgo. O propsito desse documento a promoo e manuteno da segurana para equipamentos pressurizados em Alberta por meio da definio dos elementos essenciais a serem endereados num programa RBI (ABSA, 2005). J a norma The Pressure Systems Safety Regulations 2000 (PSSR), mandatria no Reino Unido, tem como o seu objetivo principal a preveno de leses graves decorrentes do perigo da energia armazenada resultante da falha de um sistema de presso ou um de seus componentes (UNITED KINGDOM, 2000). Em relao inspeo, a responsabilidade de especificar a natureza, extenso e periodicidade so atribuies de uma Pessoa Competente, que deve realizar efetivamente uma avaliao de risco antes de fazer as recomendaes (PEREIRA, 2002). Na PSSR, ao decidir sobre a periocidade entre os exames, o objetivo deve ser assegurar que os exames so realizados com a frequncia realista para identificar, numa fase inicial, qualquer deteriorao que susceptvel em afetar a operao segura do sistema. Em outras palavras, a frequncia de inspeo dever ser consistente com o risco de falha do sistema associado a um determinado item (TWI AND ROYAL & SUN ALLIANCE ENGINEERING, 2001). Os equipamentos pressurizados instalados no territrio da Austrlia esto sujeitos inspeo peridica estabelecida pela norma AS/NZS 3788: Pressure Equipment In-Service Inspection, sendo o proprietrio o responsvel por garantir que as mesmas esto sendo executadas. Alm disso, os intervalos de inspeo nominal so dependentes do fluido de processo e da relao Presso-Volume. Essa norma especifica os requisitos mnimos para a inspeo, reparo e alterao de caldeiras, vasos de presso, tubulaes, equipamentos de segurana e controles de segurana associados, e ainda d orientao na execuo de tais atividades. Ela fornece informaes para facilitar o entendimento entre as partes interessadas e estabelece os requisitos mnimos para servios de inspeo, incluindo os seus intervalos e procedimentos, para garantir uma operao segura e econmica (SAI GLOBAL, 2009). Como forma de auxiliar na elaborao do plano de inspeo, a AS/NZS 3788 aceita que esses planos possam ser feitos por meio de estudos de RBI e possibilita o aumento dos perodos de inspeo desde que possa ser justificado e aprovado pelos rgos de inspeo. Para a validao do emprego dessa tcnica, a mesma deve ser acordada previamente entre o proprietrio/usurio dos equipamentos e o rgo de inspeo competente e justificar qualquer variao das prticas de inspeo adotadas por essa norma (OLAER FAWCETT CHRISTIE, 2006). Mundialmente, no existe um padro nico a ser usado para definir os planos de inspeo para equipamentos mecnicos estticos, mas h certo consenso e tendncia entre as leis/normas de que a melhor forma para fazer isto passa por uma anlise minuciosa de cada equipamento quanto aos fatores que possam levar falha de integridade mecnica e aos efeitos dessa falha. Entretanto, percebe-se uma forte tendncia, principalmente entre os pases mais industrializados e desenvolvidos, pela aceitao da tcnica RBI para a determinao do planejamento da inspeo para equipamentos mecnicos estticos. Sendo assim, seria bastante desejvel que a legislao brasileira pertinente, a NR 13, pudesse seguir esses exemplos internacionais, o que representaria um grande avano tecnolgico na rea de inspeo de equipamentos.

4. Gesto da Integridade Mecnica de Equipamentos Estticos por meio da NR 13 e da Tcnica RBI


4.1. Relao da NR 13 e da Tcnica RBI com o Fator Risco O risco uma propriedade intrnseca dos sistemas fsicos e representa a combinao da probabilidade de ocorrer uma falha nesses sistemas e a consequncia dessa falha (SUTTON, 1997). Logo, em uma anlise de risco mais completa, esse estudo deve envolver a combinao da frequncia de falha e de sua severidade, de modo que no contemplar na avaliao um desses dois fatores pode levar a resultados incoerentes ao esperado. Dessa forma, observa-se que uma das lacunas existentes na NR 13 no considerar esses dois fatores (consequncia e probabilidade) numa avaliao quantitativa para garantir a segurana operacional de vasos de presso e caldeiras. Apesar de a norma considerar o potencial da falha ao categorizar qualitativamente os vasos de presso, essa classificao feita apenas com base nas caractersticas do fluido (criticidade) e da energia acumulada (produto Presso x 4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Volume) somente no equipamento (desconsiderado o fluido contido no grupo de inventrio que este pertence, por exemplo), simplificando essa avaliao. Em relao probabilidade de falha, no h uma relao clara na sua estimativa para a determinao dos prazos de inspeo, haja vista que esses prazos independem do estgio e evoluo do dano no equipamento, pois os prazos mximos de inspeo permanecem inalterados com o tempo. J a tcnica RBI foca no clculo do risco por meio da possibilidade de uma avaliao quantitativa da probabilidade de falha e da sua consequncia de maneira sistemtica e aprofundada, podendo levantar os reais perigos de falha de integridade dos equipamentos de processo. A probabilidade de falha calculada na tcnica RBI considera trs fatores principais de influncia, abrangendo caractersticas intrnsecas do tipo de equipamento, da Gesto de Segurana de Processo da empresa e das condies de operao de cada componente do sistema. J na consequncia, interessante analisar, individualmente, cada equipamento, mas ao mesmo tempo considerar todo o grupo de inventrio que o mesmo est incluso, como j ocorre na tcnica RBI. Entende-se que o potencial de causar efeitos nocivos a pessoas, ambiente e ativos por parte de cada equipamento no depende, somente, das caractersticas do fluido contido no mesmo e das condies de presso e temperatura de armazenagem. Caractersticas como condies atmosfricas, tipo de vazamento e localizao do equipamento devem ser tambm levadas em considerao na determinao da consequncia de falha. Alm disso, considerar apenas o potencial do fluido contido somente no equipamento acaba por, na maioria das vezes, apresentar resultados inferiores aos reais esperados. Portanto, nessa etapa deve ser considerado o potencial de todo o volume disponvel para liberao (avaliar fatores como inventrio disponvel, tempo de deteco de vazamentos, tempo de isolamento do grupo de inventrio, vazo etc.). Sempre que possvel, o risco deve ser quantificado. Somente quando isso feito que se pode avaliar racionalmente as decises acerca da segurana e definir as prioridades de mitigao/reduo do risco (SUTTON, 1997). Ressalta-se que a norma NR 13 no tem como objetivo principal a avaliao do risco de operao dos vasos de presso e caldeiras, porm quando o documento se prope a garantir a preveno de acidentes envolvendo esses equipamentos, esperasse que se leve em considerao o fator Risco, inclusive no planejamento da inspeo importante elemento de gesto de segurana para a preveno de acidentes de processo. 4.2. Programa de Inspeo de Equipamentos A atividade de inspeo tem como objetivo principal assegurar a integridade dos equipamentos e, consequentemente, a sua continuidade operacional de forma segura, por meio da reduo da probabilidade de falhas inesperadas. esperado que essa ao seja rotineira e sistemtica para ser capaz de acompanhar a evoluo dos mecanismos de danos (corroso, fadiga e eroso, por exemplo) atuantes nos equipamentos, bem como as mudanas que podem ocorrer nas variveis operacionais a que esto sujeitos. Sendo assim, devido tamanha importncia para a gesto de segurana de processo de uma indstria, a inspeo deve ser corretamente planejada, desde a definio das tcnicas que sero empregadas, a abrangncia e localidade at a sua periodicidade. A inspeo peridica est ligada diretamente reduo da probabilidade de falha, e, ento, recomendvel considerar esse fator na determinao de qualquer plano de inspeo relacionado segurana dos equipamentos, pessoas e meio ambiente. Alm disso, avaliar o potencial do efeito de falha de integridade levar em considerao a criticidade que o fluido contido e o sistema representam para a segurana, fator que tambm muito importante para a priorizao das atividades de inspeo. Dessa forma, a combinao da probabilidade de falha e da consequncia de falha acaba por determinar o Risco de falha do equipamento. Na prtica, observa-se que a concentrao do risco alto est presente apenas numa pequena frao dos equipamentos de uma planta industrial. Com base nessa premissa, para se reduzir o risco global, necessrio criar programas de inspeo diferenciados para cada equipamento, verificando tambm que a efetividade desses programas pode aumentar com um levantamento mais preciso das caractersticas relacionadas integridade (suscetibilidade e resistncia aos diversos mecanismos de danos) e operacionais dos equipamentos (MOTA, 2003). Portanto, alguns dos elementos essenciais para a implantao de um programa de inspeo so: clculo da probabilidade de falha, clculo da consequncia de falha, avaliao do risco e tipo do plano de inspeo. Um dos resultados desse planejamento a determinao da periodicidade da inspeo dos equipamentos. A tcnica RBI e a norma NR 13 possuem similaridades e diferenas quanto considerao de cada um desses elementos, como pode ser visto na Tabela 1 que fornece uma breve descrio do tratamento desses elementos conforme esses dois itens. Entende-se que seria um grande avano tecnolgico e um aumento da segurana de processo nas instalaes industriais no Brasil se o planejamento da inspeo pudesse ser feito com base no fator risco, usando, por exemplo, a tcnica inspeo baseada em risco (RBI). Para tanto, entende-se que seria bastante desejvel que existisse essa possibilidade (abertura) na Norma Regulamentadora n 13. A sugesto seria que o uso da tcnica RBI na NR-13 no fosse de carter obrigatrio, mas sim opcional, cabendo a cada empresa decidir pelo seu uso ou no. Para as empresas que decidissem realizar o estudo de RBI para os seus equipamentos, as mesmas estariam isentas de seguir os prazos prescritivos mximos preestabelecidos na NR 13. 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Adicionalmente, seria imprescindvel que requisitos mnimos que pudessem assegurar a aplicao racional e segura da tcnica RBI fossem estabelecidos na NR 13, de forma a evitar o uso indevido da mesma. Tabela 1. Comparao de elementos importantes para o planejamento da inspeo de equipamentos mecnicos estticos conforme a Tcnica RBI e a Norma NR 13.
RBI Anlise quantitativa da probabilidade de falha. Para esta determinao, so considerados os mecanismos de danos em que o equipamento pode estar sujeito, a frequncia de falha genrica (por tipo de equipamento) e a gesto de segurana de processo praticada na unidade industrial analisada. Anlise quantitativa considerando parmetros de processos, operacionais e modos de falha. Avalia por meio da combinao da probabilidade de falha e da consequncia de falha. Os riscos de falha so levados em considerao na determinao dos planos de inspeo. Dinmica. No existem prazos fixos para a inspeo. A data para a prxima inspeo determinada em funo do risco de falha que o equipamento representa para a unidade industrial. Plano especfico por equipamento ou por componente (parte individual do equipamento). NR 13 No avalia e nem leva em considerao a probabilidade de falha na determinao dos planos de inspeo. Anlise qualitativa considerando volume e presso do equipamento e criticidade do fluido armazenado. No leva em considerao os riscos de falha na determinao dos planos de inspeo. Pr-fixada (prazos fixos para a inspeo). Prazos menores para os equipamentos que representam maiores severidades para a planta. Programa generalizado de acordo com as categorias de equipamentos.

Probabilidade de Falha

Consequncia de Falha

Risco de Falha

Periodicidade de Inspeo Tipo de Plano de Inspeo

5. Proposta de Incluso da Tcnica RBI na Norma Regulamentadora NR 13


Este item tem o objetivo de propor de que forma a tcnica Inspeo Baseada em Risco (RBI) poderia ser includa oficialmente na Norma Regulamentadora n 13 (NR 13) como uma ferramenta possvel de ser utilizada para o planejamento da inspeo de equipamentos mecnicos estticos pressurizados. A sugesto seria que, com a incluso da tcnica RBI na NR 13, as empresas que optassem por utilizar a tcnica como ferramenta para o planejamento da inspeo dos equipamentos mecnicos estticos pressurizados teriam a abertura para definir os seus prprios prazos, tcnicas e abrangncias das inspees de segurana peridicas a serem realizadas, com base no fator risco (produto da probabilidade e consequncia de uma falha). Porm, de forma a fazer com que o uso da tcnica RBI seja feita de forma racional, segura, rastrevel e de acordo com critrios pr-estabelecidos, crucial que sejam definidos na NR 13 requisitos mnimos mandatrios a serem atendidos pelas empresas que tiverem o interesse de adotar a tcnica RBI para definir os prazos, tcnicas e abrangncias das inspees peridicas a serem realizadas. Os requisitos mnimos mandatrios, aqui sugeridos, a serem atendidos pelas empresas que tiverem o interesse de adotar a tcnica RBI para o planejamento da inspeo de equipamentos estticos pressurizados, so oriundos da compilao de informaes tcnicas presentes em diversos documentos (normas, leis, prticas recomendadas, relatrios, dentre outros) e da anlise crtica dos autores. Os principais documentos utilizados como referncia para este propsito foram: a) API RP 580: Risk-Based Inspection b) API RP 581: Risk-Based Inspection Technology c) CRR 363/2001: Best Practice for Risk-Based Inspection as a Part of Plant Integrity Management d) AB 505: Risk-Based Inspection Requirements for Pressure Equipment e) NBIC: National Board Inspection Code f) NR 13: Caldeiras e Vasos de Presso Os requisitos mnimos mandatrios para garantir uma implantao eficaz, rastrevel e confivel de um programa de RBI podem ser agrupados em oito elementos fundamentais como sugerido na Figura 1. Esses elementos abordam desde a etapa inicial da instalao de um programa de inspeo com a definio da equipe, at os processos finais com a retroalimentao das informaes advindas das inspees realizadas. O no atendimento a qualquer um destes elementos poder comprometer a qualidade, confiabilidade e segurana do programa RBI implantado. 6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 1. Elementos bsicos para a implantao do programa de RBI. Isto posto, a empresa que desejar implantar o Programa de Inspeo Baseada em Risco dever atender a todos os oito elementos apresentados na Figura 1, e detalhados nos itens a seguir. 5.1. Equipe Para a instalao de um programa de RBI, a empresa deve prever uma equipe multidisciplinar tecnicamente capaz de realizar, com sucesso, a anlise de risco e o planejamento da inspeo para os equipamentos mecnicos estticos pressurizados utilizando essa ferramenta. A empresa deve definir as competncias, treinamentos, qualificaes e certificaes que os membros da equipe multidisciplinar devero possuir, bem como definir a composio mnima das equipes especficas para as diversas etapas do programa de RBI. Recomenda-se, entretanto, que a equipe multidisciplinar da empresa, referente ao programa de RBI, seja formada, no mnimo, pelos seguintes componentes: a) Lder da equipe (especialista na tcnica RBI); b) Engenheiro especialista em inspeo de equipamentos (mecanismos de danos, avaliao de integridade, ensaios no destrutivos etc.); c) Tcnico de inspeo de equipamentos; d) Especialista em corroso; e) Especialista de processo; f) Especialista de operao; g) Especialista de manuteno (caldeiraria, complementar e instrumentao, principalmente). O papel de cada integrante da equipe multidisciplinar definida acima deve ser claramente definido dentro do programa de RBI, e todos devem ser treinados nessa tcnica de forma a entender claramente os seus envolvimentos e as implicaes de suas decises. 5.2. Informaes da Planta Para assegurar a qualidade e confiabilidade necessria para um programa de inspeo baseada em risco importante que todas as informaes relativas planta industrial a serem analisadas estejam disponveis. A inexistncia e/ou inconsistncia de informaes necessrias anlise RBI poder incorrer no uso de conservadorismo desnecessrio e/ou na considerao de dados que podem levar a resultados incoerentes. Os dados essenciais a uma anlise RBI variam de acordo com a especificidade da planta e dos itens a serem analisados, cabendo equipe de RBI efetuar a avaliao dos fatores relevantes, determinar e validar as informaes mnimas necessrias para a realizao desta anlise. Entretanto, independente das caractersticas da planta e dos itens a serem analisados, entende-se, como mnimo necessrio, que sejam disponibilizados para a anlise RBI as seguintes informaes / documentos atualizados, rastreveis, legveis e confiveis (que retratem, de forma o mais fidedigna possvel, as reais condies da planta e dos equipamentos): a) Dados de projeto e construo; b) Dados operacionais e de processo; c) Registros de inspeo; d) Registros de reparos e alteraes; 7

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 e) Registros de manutenes realizadas (pintura, isolamento etc.); f) Critrios de tolerabilidade de riscos. A exatido dos dados apresentados deve ser consistente com o nvel de detalhamento a ser utilizado na tcnica RBI (se qualitativa ou quantitativa), e a equipe envolvida nesta anlise deve entender e definir as implicaes nos resultados por falta e/ou inconsistncia das informaes necessrias. 5.3. Procedimento de Anlise de Risco A Inspeo Baseada em Risco (RBI) requer uma anlise sistemtica e coordenada, como aplicvel a qualquer tcnica de anlise de risco. A forma dessa anlise pode variar, consideravelmente, dependendo das circunstncias, podendo se estender desde abordagens qualitativas at anlises numricas quantitativas. Entretanto, em todas as abordagens de anlise de risco devem ser avaliados, e devidamente documentados, os seguintes estgios: a) Identificao dos cenrios referentes s falhas dos equipamentos analisados; b) Identificao dos mecanismos de danos potenciais e respectivos modos de falha; c) Avaliao da probabilidade de falha atrelada a cada mecanismo de dano/modo de falha; d) Avaliao das consequncias resultantes de falha de equipamentos (perda de conteno); e) Determinao dos riscos de falha de equipamentos; f) Classificao do risco. A tcnica RBI requer uma forma particular de anlise de risco. Essa deve focar os perigos de falha de equipamentos, resultantes de deterioraes, que podem ser detectados por exames peridicos (TWI AND ROYAL & SUN ALLIANCE ENGINEERING, 2001). Dessa forma, a avaliao deve compreender, por exemplo, a identificao dos equipamentos e seus mecanismos de danos e taxas de deteriorao esperados. 5.4. Desenvolvimento do Plano de Inspeo Aps a realizao da anlise de risco, e com base nos seus resultados, sero ento definidos os planos de inspeo dos equipamentos. Nessa etapa de fundamental importncia correlacionar os resultados obtidos na anlise de risco com o objetivo da inspeo de equipamentos, que o de reduzir as incertezas que levam falha de integridade mecnica. Assim, para reduzir a probabilidade de falha, devem ser planejadas as tcnicas, periodicidades, abrangncias e locais a serem inspecionados. Logo, nesta fase fundamental: a) Priorizao de equipamentos para inspeo com base no critrio de tolerabilidade de riscos; b) Definio do tipo de inspeo (intrusiva ou no intrusiva); c) Definio dos mtodos de inspeo (ensaios no destrutivos); d) Definio da cobertura da inspeo; e) Avaliao da efetividade de inspeo; f) Definio da data para realizao da inspeo. Vale ressaltar que a atividade de inspeo influencia diretamente no valor do risco por meio da reduo da probabilidade de falha. Para a reduo da consequncia de falha necessria a adoo de medidas mitigadoras, tais como mudanas das condies operacionais, redues de inventrios e/ou modificaes dos sistemas de deteco e isolamento (bloqueio) para grupos de inventrios. Essas medidas podem ser tomadas em qualquer etapa da vida til das instalaes. 5.5. Execuo do Plano de Inspeo Esta fase tem por objetivo colocar em prtica as atividades planejadas na etapa anterior. As aplicaes, capacidades e limitaes das tcnicas de inspeo so revisadas e adequadas para atender s necessidades do plano de inspeo. Nesta etapa prev-se: a) Adequao das tcnicas de inspeo disponveis s requeridas no plano de inspeo (equivalncia de efetividade); b) Garantia da capacidade tcnica dos executores dos ensaios compatveis com a atividade proposta; c) Execuo dos ensaios no destrutivos previstos; d) Avaliao do estado de conservao e da vida residual dos equipamentos; e) Emisso de relatrio de inspeo e laudo referente integridade mecnica e continuidade operacional do equipamento de forma segura. 5.6. Retroalimentao da Anlise de Risco RBI uma ferramenta dinmica que pode fornecer uma avaliao do risco atual e projeo do risco futuro. No entanto, essas avaliaes so baseadas em dados e informaes no momento da avaliao. No decorrer do tempo, as mudanas so, normalmente, inevitveis e os resultados da avaliao RBI devem ser atualizados (API, 2008). Percebe-se ento, a importncia da manuteno e atualizao das informaes mais recentes no programa RBI. Os resultados das inspees, mudanas das condies operacionais e implementao de prticas de manuteno podem ter 8

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 efeitos significativos sobre os riscos e, portanto, sempre que houver mudanas em parmetros da anlise de risco necessria uma reavaliao e atualizao do plano de inspeo. Para atender aos objetivos do programa de RBI, deve ser feita uma reavaliao do risco sempre que as seguintes informaes forem inseridas, mas no se limitando a: a) Histrico de inspeo; b) Mudanas de condies operacionais; c) Mudanas nas premissas da anlise de risco; d) Implementao de estratgias de mitigao do risco; e) Mudanas nas prticas industriais e de gesto da planta; f) Mudana no nvel de treinamento e conhecimento da equipe de RBI. 5.7. Gesto do Programa Como em todas as atividades relacionadas segurana de processo, a Inspeo Baseada em Risco requer uma gesto efetiva para ser executada com sucesso. A responsabilidade de gesto do programa de RBI do corpo gerencial da empresa que deve fornecer recursos suficientes para a plena execuo do mesmo, acompanhar o andamento de todas as etapas, exigir o cumprimento dos elementos bsicos e assegurar a qualidade do programa. O acompanhamento pelo corpo gerencial deve ser ininterrupto e sistemtico, alm de sempre buscar a melhoria contnua do programa. A gesto do Programa de Inspeo Baseada em Risco deve assegurar: a) Alocao de responsabilidades e recursos; b) Cooperao entre as diferentes reas da companhia; c) Acompanhamento da anlise de risco e planejamento de inspeo; d) Implantao do programa RBI; e) Avaliao do desempenho do programa; f) Reviso do desempenho de todo o processo e promoo da melhoria contnua; g) Auditoria interna e externa do processo. O acompanhamento dessas etapas visa assegurar que todo o processo de implantao e operao do programa de RBI executado com qualidade e confiabilidade, e garantir que haja uma melhoria na segurana de processo da planta por meio de um correto planejamento da inspeo peridica de segurana de equipamentos mecnicos estticos pressurizados. 5.8. Documentao Avaliar o desempenho das organizaes por meio de auditorias internas e externas requer a disponibilidade de provas documentais. Para o programa de RBI deve acontecer da mesma maneira, sendo necessrias provas para cobrir todas as fases do processo. Devido grande extenso do escopo de RBI, a quantidade de provas documentais deve ser proporcional. Todas as etapas do processo de execuo do programa de RBI devem ser evidenciadas por meio de documentos disponibilizados em acervo atualizado e rastreado. As evidncias so necessrias para certificar que cada estgio foi completado satisfatoriamente e a qualidade dessas informaes deve ser confivel.

6. Concluses
Atualmente, percebe-se uma crescente incluso dos aspectos relacionados segurana de processo em leis, normas e organismos internacionais ao redor do mundo, o que inclui a possibilidade do uso da tcnica RBI como ferramenta para determinar os planos de inspeo de equipamentos. Essa disposio objetiva a melhoria no entendimento dos riscos associados operao de equipamentos, dos elementos que levam a falha de integridade e das consequncias dessas falhas e, por decorrncia, aumentar a segurana operacional em indstrias de processo. A tcnica RBI uma forma eficaz de gerenciar a integridade mecnica de diversos tipos de equipamentos por meio de um adequado e sistematizado planejamento de inspeo e permite que os recursos e esforos da empresa sejam corretamente direcionados para os equipamentos que oferecem maiores riscos segurana de pessoas, meio ambiente e instalaes. No Brasil, a Norma Regulamentadora n 13 visa garantir a segurana na operao de vasos de presso e caldeiras, que determina os prazos prescritivos mximos para realizao das inspees de segurana peridicas conforme a categorizao dos equipamentos (caldeiras e vasos de presso). Porm, observa-se na NR 13 que na definio da criticidade (categorias) e nos respectivos prazos para realizao das inspees peridicas considerado apenas o aspecto referente consequncia de falha, e mesmo assim, de forma qualitativa e superficial. Como a periodicidade para a inspeo de segurana pr-fixada pela norma constante durante o tempo, a mesma no leva em considerao a evoluo dos mecanismos de danos ao longo da vida operacional dos equipamentos e consequente probabilidade de falha. Por outro lado, entende-se ser bem mais razovel que ambos os fatores, consequncia de falha e probabilidade de falha, sejam levados em considerao na definio do plano de inspeo para cada equipamento individualmente. Primeiro, porque necessrio priorizar os equipamentos a serem examinados a partir da criticidade que cada um 9

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 representa para a segurana operacional da planta. E segundo, importante considerar tambm a probabilidade de falha, que normalmente crescente ao longo do tempo, e vai ento implicar que a frequncia entre inspees seja varivel e no fixa. Sendo assim, seria salutar que houvesse algum tipo de abertura na NR 13 para o uso da tcnica RBI como ferramenta para determinar os planos de inspeo de segurana peridica para vasos de presso e caldeiras, que seriam baseados, consequentemente, no fator risco. Ressalta-se que a realizao da anlise RBI para definio de prazos para inspeo no impedida pela NR 13, porm, tero que ser sempre respeitados os prazos limites para inspees de segurana peridicas definidas nesta Norma, independente de, pelo critrio de tolerabilidade de risco, o equipamento analisado poder ser inspecionado em um prazo mais dilatado. Tal condio gera, ento, certo entrave quando disseminao da tcnica RBI no Brasil. Porm, em virtude de que a NR 13 uma legislao de uso nacional imprescindvel que o uso da tcnica RBI para determinar os planos de inspeo para esses tipos de equipamentos seja permitido apenas mediante o atendimento a requisitos mandatrios (como sugeridos no Item 5) a serem definidos nessa norma, de forma a garantir que a implantao e manuteno do programa RBI seja feita de forma sistematizada, eficaz e segura. Como o atendimento a estes requisitos requer uma grande estruturao e capacitao do setor de inspeo de equipamentos, estima-se que esta abertura para uso da tcnica RBI seria utilizada apenas pelas grandes indstrias e companhias que possuem recursos e capacidade para essa implantao. Para as demais empresas, os critrios para determinao dos prazos mximos para inspees de segurana peridicas poderiam ento continuar como correntemente definidos na NR 13. Sendo assim, o uso da tcnica RBI como ferramenta para o planejamento da inspeo no seria de carter mandatrio, mas sim uma alternativa para as empresas que tiverem este interesse, em contraposio ao cumprimento obrigatrio dos planos de inspeo de segurana externo e interno estipulados atualmente pela NR 13. Por fim, vale aqui ressaltar a importncia da Norma Regulamentadora n 13 para a segurana operacional das empresas no Brasil, e a sua essencialidade para manter o controle sobre os acidentes de processos que possam levar a fatalidades e perdas financeiras e ambientais. Alinhado com este propsito, entende-se que uma aceitao formal da tcnica RBI para o planejamento da inspeo de segurana peridica para vasos de presso e caldeiras muito acrescentaria positivamente para reforar, ainda mais, o objetivo maior dessa norma: a preveno de acidentes envolvendo caldeiras ou vasos de presso.

7. Referncias
ABSA, 2005. AB-505: Risk-Based Inspection Requirements for Pressure Equipment. Rev. 1. Alberta. ABSA, 2009. AB-506: Inspection & Servicing Requirements for In-Service Pressure Equipment. Rev. 6. Alberta. API, 2006. API RP 510: Pressure Vessel Inspection Code: In-Service Inspection, Rating, Repair, and Alteration. 9th edition. API, 2009b. API RP 570: Piping Inspection Code: In-service Inspection, Rating, Repair, and Alteration of Piping Systems. 3rd edition. API, 2009a. API RP 580: Risk-Based Inspection. 2nd edition. Washington. API, 2008. API RP 581: Risk-based inspection technology. 2nd edition. ESTEVES, V. T., 2011. Proposta de Incluso da Tcnica Inspeo Baseada em Risco na Norma Regulamentadora NR 13. Salvador: UFBA, Departamento de Engenharia Mecnica. MARANGONE, F. C., 2005. Gerenciamento da integridade de equipamentos utilizando a inspeo baseada em risco. Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Engenharia Mecnica. MOTA, J. G. D., 2003. Inspeo baseada em risco aplicada ao planejamento de paradas de manuteno. In: III PanAmerican Conference for Nondestructive Testing. Anais... Rio de Janeiro: PANNDT. OHLWEILER, D. R., 2010. A inspeo baseada em risco como uma ferramenta no gerenciamento dos riscos de processo. In: 2 Conferncia Latino-Americana de Segurana de Processos. Anais... So Paulo. PEREIRA, M. et al., 2002. Managing the risk: overview and practical application of twis risk-based integrity management. In: 6 COTEQ - Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos. Anais... Salvador: ABENDI. RAMESH, J. P., 2005. Risk based inspection. In: 3rd MENDT Middle East Nondestructive Testing Conference & Exhibition, 2005, Bahrain. Manama. SAI GLOBAL, 2009. AS/NZS 3788-2006: Pressure equipment - In-service inspection. Disponvel em: < http://infostore.saiglobal.com/store2/Details.aspx?ProductID=374650>. Acesso em: 23 out. 2011. SUTTON, I. S., 1997. Process Safety Management. 2nd edition. Houston: Southwestern Books. TWI AND ROYAL & SUN ALLIANCE ENGINEERING, 2001. CRR 363/2001: Best practice for risk based inspection as a part of plant integrity management. HSE Books. Norwich. UNITED KINGDOM, 2000. The Pressure Systems Safety Regulations 2000 (SI 2000 No. 128). Approved Code of Practice L122. UK. v. 14, n. 2, p. 137-158, 1996. 10

S-ar putea să vă placă și