Sunteți pe pagina 1din 12

Transformadores

Transformando energia em solues

Jaragu do Sul - SC

A WEG uma empresa multinacional genuinamente brasileira, com sede na cidade de Jaragu do Sul - SC e com fbricas em Portugal, Argentina, Mxico e China. Alm disso, conta com 19 filiais em 4 continentes e presena em mais de 100 pases, com mais de 14.000 colaboradores. A WEG a maior fbrica de motores da Amrcia Latina e uma das maiores do mundo. Matriz Tambm oferece solues completas em controle de velocidade, controle e proteo do motor, automao de processos industriais, equipamentos para gerao, transmisso e distribuio de energia, tintas e vernizes industriais.

Fabricas

Escritrios

Distribuidores e/ou Representantes

WEG transformadores - Blumenau - SC

Focada no mercado de gerao, transmisso e distribuio de energia, a WEG Transformadores est sediada na cidade de Blumenau, a 60 km de distncia da sede do grupo. Fundada em 1981, possui atualmente uma rea construda de 27.465m, instalaes modernas, com mquinas e equipamentos de ltima gerao e um corpo tcnico com slida/comprovada experincia e trajetria no mercado. Sua linha de produtos inclui a produo de transformadores de distribuio, meia-fora (leo e seco), fora, autotransformadores e reatores, para vrios tipos de aplicaes, incluindo aplicaes especiais como fornos de induo e a arco e retificadores, com potncias at 300 MVA e tenses at 550 kV. A WEG Transformadores conta atualmente com cerca de 1.000 colaboradores.

Linha de produtos
TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIO
Caractersticas: Potncias: 15 a 500 kVA Classe de tenso: 15 ou 24,2 kV Aplicaces: Para distribuio de energia (concessionrias de energia, cooperativas, instaladoras e empresas em geral).

TRANSFORMADORES AUTOPROTEGIDOS
Caractersticas: Potncias: 45 a 150 kVA Classe de tenso: 15 ou 24,2 kV Aplicaces: O transformador incorpora elementos para proteco do sistema de distribuo contra sobrecargas e curto circuitos na rede secundria e falhas internas no transformador, contendo interiormente fusveis de alta tenso e disjuntor de baixa tenso. Para proteo contra sobretenses, o transformador provido de dispositivos para fixao de pra-raios externos no tanque.

TRANSFORMADORES SUBTERRNEOS E SUBMERSVEIS


Caractersticas: Potencias: 150 a 2.000 kVA Classe de tenso: 15 ou 24,2 kV Aplicaes: Transformador de construo adequada para ser instalado em cmaras, em qualquer nvel, podendo ser prevista sua utilizao onde haja possibilidade de submerso de qualquer natureza.

TRANSFORMADORES TIPO PEDESTAL


Caractersticas Potncias: 75 a 300 kVA Classe de tenso: 15 ou 24,2 kV Aplicaces Alm dos componentes de protees contra sobrecargas, curto circuitos e falhas internas, possuem caractersticas particulares de operao, manuteno e segurana. Este tipo de transformador adequado para instalao em locais onde h circulao permanente de pessoas, tais como, vias pblicas, condomnios e residncias.

TRANSFORMADORES INDUSTRIAIS
Caractersticas: Potncias: 500 a 5.000 kVA Classe de tenso:: 15; 24,2; 36,2 ou 72,5 kV Aplicaes: Pequenas e mdias subestaes industriais; Para elevao da tenso em grupos geradores.

TRANSFORMADORES SECO
Caractersticas Potncias: 300 a 3.000 kVA Classe de tenso: 15; 24,2 ou 36,2 kV Aplicaes Os transformadores seco WEG podem substituir com vantagens os transformadores a leo, principalmente nas aplicaes onde a segurana fator preponderante. Utilizaes tpicas para este tipo de transformador: - Plantas industriais, plantas qumicas e petroqumicas, plataformas off-shore, edifcios comerciais, hospitais, embarcaes martimas, shopping centers, unidades de tratamento de gua, aeroportos, centros de entretenimento, etc.

TRANSFORMADORES E REATORES DE FORA


Caractersticas: Classe de tenso: at 550 kV Aplicaes: Transformadores e reatores para gerao, transmisso e distribuio de energia em concessionrias e subestaes de grandes indstrias, incluindo aplicaes especiais como fornos de induo e a arco e retificadores.

SUBESTAES
Subestaes em regime turn-key at 300MVA - Classe 550kV. A WEG oferece aos seus clientes subestaes em alta tenso, em regime de empreitada global (turn-key). Esto contemplados no escopo de fornecimento no s os tradicionais equipamentos WEG (transformadores, cubculos, painis MT/AT, componentes eltricos e eletrnicos, etc.), como tambm a integrao com outros equipamentos de parceiros e todos os servios (desde o projeto at o start-up) necessrios para entregar aos clientes as subestaes prontas para serem energizadas.

SERVIOS DE REFORMA E/OU REPOTENCIAO


A WEG possui uma equipe capacitada para realizao de servios, podendo ser executados na fbrica ou no campo: Execuo na Fbrica: Conserto, reforma e repotenciao em transformadores de fora at 550 kV, inclusive de outras marcas. Execuo no Campo: Caso a caso, avaliando a capacidade fabril e as condies do local.

Para realizao dos ensaios no campo, a WEG dispe de uma unidade mvel, com capacidade at 300 MVA, tenses at 550 kV.

Engenharia

A WEG aplica tecnologia prpria, totalmente desenvolvida por seu corpo tcnico. So mais de 60 engenheiros e tcnicos permanentemente envolvidos em pesquisa, desenvolvimento e concepo de novos produtos, buscando oferecer a nossos clientes produtos com alto grau de confiabilidade, eficincia e durabilidade. Nessa estrutura particular, esto disponveis os mais modernos conceitos tcnicos e ferramentas computacionais do mercado, juntamente com a capacidade e experincia de nossa equipe tcnica.

Recursos fabris Trefilao

A fbrica est equipada com maquinrio moderno, para uma produo eficiente e rpida. A WEG uma das poucas fbricas de transformadores no mundo que mantm estrutura verticalizada, possuindo uma fbrica de fios de cobre (trefilao), uma linha de corte de chapas de ao-silcio e a fabricao de tanques e componentes estruturais, que proporcionam uma maior agilidade no processo produtivo.

O grupo WEG possui uma fbrica prpria de fios de cobre, capaz de produzir mais de 1.200t/ms. Para os transformadores, aplicamos principalmente fio de cobre isolado com material termoestabilizado (classe E - 120oC).

Bobinagem
Bobinagem com temperatura controlada e livre de partculas suspensas

A rea de bobinagem segue os mais rgidos padres de qualidade, aliando limpeza, materiais de ltima gerao e controle elevados, o que proporciona preciso entre projeto e execuo.

A WEG fabrica seus transformadores seguindo o conceito core type, montados com chapa de ao silcio de gro orientado. O sistema de fixao do ncleo foi desenvolvido para garantir que as chapas de ao permaneam juntas e, ao mesmo tempo, dem suporte aos enrolamentos. Esse projeto robusto garante uma excelente resistncia a esforos de curto-circuito e segurana no processo de transporte dos transformadores.

Corte e fixao do ncleo

Mquina de bobinar vertical

Mquinas para corte e estampagem de chapas

Linha de montagem

A montagem da parte ativa realizada em ambiente de atmosfera, presso e temperatura controladas.

Vapour phase

Montagem da parte ativa

Para a secagem e tratamento da parte ativa, utilizamos um equipamento chamado Vapour Phase, fabricado pela empresa Micafil, da Sua. O mtodo de secagem um dos mais eficientes para transformadores, devido ao alto grau de qualidade do processo, com um ciclo reduzido. Esse processo garante no somente um melhor prazo de entrega para os transformadores, como uma maior vida til.

Caldeiraria

rea especfica de 5.000m, para fabricao de tanques, radiadores e componentes estruturais, submetidos a processos de pintura com tintas WEG.

Laboratrio de ensaios
Projetado de acordo com os mais modernos conceitos disponveis em tecnologia de alta tenso, nossos laboratrios so utilizados para ensaiar todos os equipamentos, seguindo padres e critrios das normas internacionais. So realizados, alm dos ensaios de rotina, ensaios de tipo e especiais.

Sistema de qualidade

A WEG Transformadores est certificada na norma ISO 9001/2000. O Departamento de Engenharia da Qualidade coordena a realizao de auditorias internas e externas alm do Programa WEG de Qualidade e Produtividade - PQWP, com objetivo de identificar as oportunidades de melhorias para os processos e produtos de forma a garantir a melhoria contnua da qualidade dos produtos / servios oferecidos.

A WEG oferece menor prazo de entrega devido a sua estrutura verticalizada e um departamento especfico de logstica para fretes terrestres, areos e martmos.

Prazo de entrega e logstica

Garantia e Assistncia Tcnica


A WEG oferece garantia contra defeitos de fabricao e/ou materiais para seus transformadores, quando operados sob condies normais de funcionamento: Produtos Seriados: 18 (dezoito) meses, a partir da emisso da nota fiscal ou 24 (vinte e quatro) meses da data de fabricao; Produtos Engenheirados: 12 (doze) meses, a partir da emisso da nota fiscal ou 18 (dezoito) meses da data de fabricao; A WEG oferece a seus clientes completos servios de ps-venda, incluindo superviso de montagem, comissionamento e star-up. No Brasil, so mais de 40 (quarenta) assistentes tcnicos credenciados, formando a maior rede de assistncia tcnica em transformadores no pas.

Fornecimentos

CVRD - Cia Vale do Rio Doce Transformador 60 MVA - 245 kV (03 peas)

Alusa S.A (CTEEP) - SE Baixada Santista Transformador 133,3 MVA - 362 kV - Monofsico (04 peas)

Solar Turbines - EUA Transformador 75 MVA - 169 kV

GE Hydro - Usina Campos Novos Transformador 311 MVA - 242 kV (4 peas)

Duke Energy - Usina Hidreltrica Capivara Transformador 200 MVA 500 kV

Tractebel Energia S.A - Usina Salto Osrio Transformador 210 MVA - 242 kV - Reforma (3 peas)

CHESF - Cia. Hidro Eltrica do So Francisco Transformador 185 MVA - 550 kV - Monofsico - Reforma

Furnas Centrais Eltricas 1 plano: Reator monofsico 20MVAr 345kV Subestao Braslia Sul 2 plano: Transformador monofsico 53,3MVA Usina Hidreltrica de Furnas Transformador elevador 13,8kV para 345kV. Mineira Michilla - Chile Transformador Retificador 20 kA - 6 pulsos com bobina interfase

Ao Villares S.A. Transformador para forno 90 MVA - 24,2 kV

Cia Mineira de Metais Transformador retificador 115kA - 12 pulsos

Fornecimentos de subestaes
CVRD - So Luiz - MA Subestao 242 kV, 180 MVA Cimpor Cajati SP Subestao 138kV, 33 MVA e Linha de Transmisso

Nestl S.A. - Araras - SP Subestao 138kV, 20MVA e Linha de Transmisso

Equipav - Promisso - SP Subestao 138kV, 66 MVA Linha de Transmisso e Bay de Linha na SE CPFL

WEG Equipamentos Eltricos S.A. - Transformadores Rua Dr. Pedro Zimmermann, 6751 - Blumenau - SC Fone (47) 3337-1000 / Fax (47) 3337-1090 www.weg.net

710.12/032006

S-ar putea să vă placă și