Sunteți pe pagina 1din 14

Educar, um ato de amor O amor de educar O amor e o dever Se me perguntarem por que fao tudo o que fao, por

que trabalho como uma louca, direi sem pestanejar que por amor. Trabalho por amor. Educao amor. Toda a minha vida, privada ou pblica, familiar ou profissional, s vale proporcionalmente ao amor que nela coloquei ou encontrei. Educar pra mim no se restringe a um dever. Educo por amor. Ao amor no damos ordens, no podemos comand-lo. Quanto mais colocamos amor no ato de educar menos ele se torna uma obrigao. Como poderia escolher entre os meus vrios amores, ainda que entre vrios desejos diferentes, minhas netas, meu filho, meu marido, minha equipe de trabalho, as crianas e os jovens em funo deles? Enquanto o dever de ensinar pra mim uma obrigao, o amor de ensinar a plena liberdade. claro que dever e amor se complementam. Ambos so necessrios. O amor o prprio bem, j o dever uma imposio da nossa conscincia. O ato do amor de educar dar-se a si mesma. Qual me alimenta o filho por dever? O ato generoso de escutar uma criana, de sentir seus medos e sonhos, faz do educador um privilegiado. Parar a aula, parar o pensamento para dar ateno a um pequenininho essencial como escutar o barulho de uma folha caindo. O educador que conquista o silncio amoroso com seus alunos atinge o amor quieto, no precisar mais gritar. A seduo, o encanto, o despertar da natureza de cada aluno o ato de amizade que a educao oferece. Amar uma criana praticar de bom grado todos os meus deveres de educadora para com ela. Voc no pode dizer que devemos fazer alguma coisa pelas crianas pobres, por que o mandamento de que devemos em si contraditrio, o amor no um mandamento, um ideal que nos guia e nos ilumina.

CARTA DA TIA DAG

Livro Pedagogia do Cuidado Um Modelo de Educao Social

Celso Antunes e Dagmar Garroux


Editora Vozes

Tia Dag (Dagmar Garroux, Presidente da Casa do Zezinho)

A realidade...

So Paulo (zona Sul) Parque Santo Antnio Capo Redondo Jardim So Luiz

A ponte...

sozinho! Aqui a g nte nunca t e

Transformando a vida de milhares de crianas e jovens de baixa renda


A Associao Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, ou, simplesmente CASA DO ZEZINHO, uma organizao social sem fins lucrativos, localizada prxima ao Parque Santo Antonio, zona Sul da cidade de So Paulo, na Subprefeitura do Campo Limpo, uma regio com aproximadamente 1 milho de habitantes. Fundada em 06 de maro de 1994 para ser um espao de atuao para crianas e jovens pertencentes a famlias de baixa renda moradoras de bairros prximos, comeou com 7 crianas e hoje atende, anualmente, mais de 1.500 Zezinhos, crianas e jovens de ambos os sexos, com idade entre 6 e 32 anos. Estes Zezinhos, que frequentam mais de 60 escolas pblicas da regio, so envolvidos em atividades de educao, arte, cultura e formao geral e em oficinas de capacitao profissional. A Casa do Zezinho, desde sua fundao, tem sido um espao de oportunidades de desenvolvimento para crianas e jovens em situao vulnervel. Cria condies para a formao do pensamento crtico e o desenvolvimento de potencialidades e da autoconfiana dos Zezinhos, bem como da capacidade de tomar decises maduras sobre sua prpria vida. A Casa do Zezinho lugar de reconhecimento, respeito, incluso e amigos. Lugar de esperana para o futuro tocado pela graa da convivncia, do afeto e, sobretudo, da liberdade. Aqui os sonhos se tornam realidade.

Misso
Criar condies, por meio da educao, da arte e da cultura, para que crianas e jovens, em situao de vulnerabilidade social e baixa renda, superem as limitaes impostas pelo meio em que vivem e conquistem autonomia de pensamento e de ao para escolher e trilhar seus prprios caminhos de vida.

1.500 Crianas, jovens e adultos


Manh, tarde e noite
Pedagogia do Arco ris
Ao entrar na Casa do Zezinho a criana convidada a percorrer um caminho atravs das 7 cores do Arco Iris. Desde a Sala Violetas, que recebe os Zezinhos de 6 anos, at a Sala Corao, quando eles completam os 21 anos.
Sala Violetas 06 a 08 anos Sala Jeans 08 a 09 anos Sala Mares e Rios 09 a 10 anos Sala Matas 10 a 12 anos Sala Solar 12 a 14 anos Sala Oriente 14 a 16 anos Sala Corao 16 a 21 anos

Atividades e Oficinas

Aprender Bricando Educao para o Sculo XXI Vaga-Lume Movimento Toca, Zezinho! Se Cuida Zezinho! Makaya Arte & Cultura na Periferia Animao Gastronomia Informtica Design Robtica Web 2.0 Garagem Estdio de Som Cursinho Foto & Vdeo Teatro Jornalismo Zezinho nos Apps Mosaico

Se Cuida, Zezinho!
100 atendimentos em mdia por sbado, aos familiares de Zezinhos e comunidade, com diversas tcnicas: Naturologia Medicina Oriental Complementar Massoterapia Auriculoterapia Acupuntura Yoga Massagem Mandala Atendimentos individuais em psicologia Palestras pais e Zezinhos

hoje

O Sonho...

Se Cuida, Zezinho!

construindo o Se cuida, Zezinho!


O projeto realiza atualmente cerca de 5 mil atendimentos/ano para crianas, jovens e adultos da comunidade, nos espaos da Casa do Zezinho. Nosso sonho maior! J temos o terreno, agora s falta construir. Com esse novo espao, conseguiremos atender mais de 10 mil pessoas/ano.

Valor total do Projeto: R$ 750.000,00


Todos os Projetos (estrutura, hidrulica, eltrica etc) sero realizados por arquitetos, projetistas e engenheiros voluntrios e parceiros.

Cronograma previsto da obra


Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013

Elaborao Projetos Execuo Obra

Seja parceiro deste sonho visite o nosso site www.secuidazezinho.org.br

S-ar putea să vă placă și