Sunteți pe pagina 1din 5

A ESPIRITUALIDADE DE JESUS CRISTO Por: Glenio Fonseca Paranagu 02/03/2006

Disto tambm falamos, no em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Esprito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 1 Corntios 2:13. Espiritualidade uma palavra que no consta das Escrituras Sagradas, mas muito usada no crculo religioso atual. Fala-se bem desse assunto nos meios acadmicos e a espiritualidade tem recebido status de grande valor. Mas o que de fato significa a espiritualidade? Qual a sua real acepo?

Um amigo falou-me da espiritualidade de Chico Xavier, do Dalai Lama, de Madre Teresa de Calcut e de Jesus Cristo como sendo a mesma coisa. Para ele espiritualidade uma urea das coisas msticas, que envolve o plano transcendental. algo misterioso e metafsico que reflete uma categoria especial denominada de espiritualismo.

Hoje em dia preceitos e princpios so coisas ultrapassadas. O dogma e a doutrina se tornaram como peas de museu. O que vale, no mundo moderno, a espiritualidade. Se voc emblemtico, voc atual. Quanto mais mstico, mais crdito voc recebe.

A vida espiritual transcendente, mas no enigmtica. Ela imaterial, sem, contudo, se expressar nessa misticidade de foras ocultas. O mundo espiritual distinto do material, contudo ele no obscuro. Ainda que a mente natural no o possa apreender, as suas leis jamais deixam a alma assombrada. Conquanto a vida espiritual ultrapasse os limites da lgica, ela no ilgica. Ela pode ser algica, mas nunca ilgica.

Muita gente confunde espiritualidade com as manifestaes da alma. Sabe-se que a alma humana dotada de muitos poderes latentes. Estes poderes psquicos, com freqncia, so vistos como sendo de origem espiritual. Qualquer pessoa pode fazer alguma demonstrao destes poderes, e todos ns somos portadores de poderes latentes da alma.

Preste ateno e cuidado! No se atrapalhe com este assunto. Mesmo que qualquer pessoa possa exibir os poderes da alma, apenas os espirituais podem se envolver com aquilo que rigorosamente espiritual. Algum s pode ser considerado espiritual se passar pelo novo nascimento. No h espiritualidade fora do mundo espiritual.

Segundo Jesus preciso regenerao para que uma pessoa se torne esprito. O que nascido da carne carne; e o que nascido do Esprito esprito. Joo 3:6. Est claro

aqui que h dois nascimentos: o da carne e o do esprito. Parece que algum s se torna de fato espiritual se tiver nascido do Esprito.

Para Paulo o espiritual s pode ser benquisto se for compreendido pelo esprito. Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque lhe so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Corntios 2:14.

S quem espiritual pode apreciar as coisas espirituais. Sendo assim, a espiritualidade deve ser conceituada exclusivamente do ponto de vista espiritual. Ningum que no tenha a vida de Cristo, concedida pelo Esprito Santo, pode ser acatado como espiritual. A espiritualidade atributo do esprito, e somente os renascidos podem demonstrar os traos legtimos da exata espiritualidade.

Cristo Jesus o homem verdadeiramente espiritual, sendo ele mesmo a fonte de toda a espiritualidade verdadeira. Como homem gerado pelo Esprito Santo ele vivia, aqui na terra, na dependncia do seu Pai celestial. A comprovao da sua espiritualidade o seu apego vontade do Pai. Porque eu desci do cu, no para fazer a minha prpria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. Joo 6:38.

A evidncia da vida espiritual a conexo com a vontade de Deus. Tudo o que Jesus fazia tinha como objetivo satisfazer a vontade do seu Pai. Ele s tinha um item no seu cardpio. Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Joo 4:34.

O pecado pretende tornar o ser humano independente de Deus e auto-suficiente. O Senhor Jesus veio provar que possvel se viver na plenitude da humanidade, perfeitamente submisso vontade do Pai. Sendo assim, pode-se dizer que a espiritualidade define o atrelamento irrestrito da vontade humana com a vontade Divina. Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouo, julgo. O meu juzo justo, porque no procuro a minha prpria vontade, e sim a daquele que me enviou. Joo 5:30.

Essa vinculao integral da vontade humana com a vontade Divina estabelece o ligamento da seleta espiritualidade. Jesus era um homem da Palavra. Ele queria fazer a vontade do Pai, por isso ele buscava conhecer o que a Palavra dizia a seu respeito. Ento, eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro est escrito a meu respeito; agrada-me fazer a tua vontade, Deus meu; dentro do meu corao, est a tua lei. Salmos 40:7-8.

No h espiritualidade sem a conformao com a vontade de Deus. No h amoldamento vontade de Deus sem o conhecimento da Palavra de Deus. O estgio que incrementa a espiritualidade comea na cincia da Palavra.

Se algum est envolvido na vida espiritual precisa conhecer de modo espiritual o livro da espiritualidade. Essa noo no meramente da letra, mas o conhecimento que vem do Esprito. O apstolo Paulo diz que Deus nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliana, no da letra, mas do esprito; porque a letra mata, mas o esprito vivifica. 2 Corntios 3:6.

Sem os dados espirituais revelados pela Palavra de Deus no h possibilidade de nutrio da espiritualidade. As Escrituras so na verdade leite para o esprito. Pedro diz: desejai ardentemente, como crianas recm-nascidas, o genuno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvao, 1 Pedro 2:2.

A espiritualidade de Jesus passava pelo seu relacionamento com a Palavra escrita. Ainda que ele fosse o Verbo encarnado, o seu alimento espiritual vinha do seu envolvimento com as Escrituras. Para ele todo erro procedia da ignorncia das Escrituras, logo, sua vida ntegra tambm derivava desse saber. Respondeu-lhes Jesus: No provm o vosso erro de no conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? Marcos 12:24.

Alm de ser um homem da Palavra, Jesus era uma pessoa de orao. Sem o exerccio da prece a espiritualidade se apressa para a invalidez. A orao indispensvel ao progresso da vida espiritual. Faltam nutrientes quando h ausncia da Palavra, do mesmo modo, no havendo oxigenao espiritual, confirma-se a deficincia na orao.

Ambrsio dizia que a orao a asa com que a alma voa para o cu, e a meditao, os olhos com que vemos a Deus. Jesus sendo completamente Deus e ao mesmo tempo homem por inteiro, no ficou desobrigado da sua vida de orao e meditao. Ele viveu em total sintonia com a vontade do Pai, submetendo-se integralmente aos seus decretos. A orao o atributo que melhor expressa a vida de dependncia.

J Blanchard afirma que orar no tanto submeter nossas necessidades a Deus, mas submeter ns mesmos a ele. A espiritualidade de Jesus revela a sua submisso. Ele, muitas vezes, deixava as multides para ter comunho com o Pai. E, despedidas as multides, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, l estava ele, s. Mateus 14:23. Ele sabia que sem intimidade com o Pai no h ministrio para as multides.

A espiritualidade sem orao como um telefone celular sem sinal. Voc tem o equipamento, mas falta a difuso. Orao sem humildade como um pedinte rejeitando esmola. Os homens mais destacados no reino de Deus foram mendigos na orao.

Quero ressaltar que a orao, volta e meia, vem acompanhada de jejum. Jesus nunca fez greve de fome, mas quando orava, algumas vezes, deixava de comer. O jejum uma disciplina vinculada orao. No percebo valor no jejum por si mesmo, mas quando h um intenso desempenho em orao, o jejum surge em conseqncia.

A intimidade com a Palavra e a comunho com o Pai no dispensam o relacionamento com as pessoas. A espiritualidade de Jesus tinha ainda um envolvimento com gente. O homem no um ser avulso nem a sua espiritualidade deve ser solitria. Jesus freqentava a sinagoga e convivia com indivduos desiguais. O isolamento nunca fez parte do seu projeto ministerial. Ele era um missionrio que se identificava com o povo.

Jesus era festeiro e gostava de estar com as pessoas carentes. Ele foi denominado pelos seus rivais de comilo e beberro. Certamente esse apelido de beberro no foi por causa de grande ingesto de gua. Ele vivia com o povo celebrando e bebendo o produto da videira. A espiritualidade de Jesus atingia de perto as pessoas que o Pai amava.

Essa espiritualidade era terrena. Ele viveu como homem num meio humano. No se deve pensar em Jesus como um ser extraterreno, mesmo sabendo que ele era Divino. Sua espiritualidade era terrena e humana, embora nunca fosse carnal.

Jesus apreciava o dilogo e sempre procurava estar com pessoas, ocasionando encontros. Ele a ponte que liga Deus aos homens. Alm disso, sua misso visa reconciliar os oponentes. Dessarte, no pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vs sois um em Cristo Jesus. Glatas 3:28.

A igreja um projeto de Jesus. uma concepo de irmandade. Ela uma reunio de gente alcanada pela graa, para viver em grupo. A comunho dos santos faz parte da espiritualidade saudvel. No o comum na comunidade dos santos uma convivncia insular ou competitiva. Rogo-vos, irmos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que no haja entre vs divises; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposio mental e no mesmo parecer. 1 Corntios 1:10.

A espiritualidade de Jesus aponta para uma vida de comunidade. No bom o retraimento que redunde em exlio social. A misso da igreja envolve a comunho dos santos, bem como a pregao aos dispersos, dominados pela rebeldia. No existe espiritualidade sem

solitude, mas no h solitude que se ampare na solido. A solitude o momento de ficar a ss com Deus, mas isso no significa um retiro da associao com outros.

O modelo de Jesus apresenta-se com solidariedade. A reunio da igreja tem como base a adorao a Deus e a amizade com os irmos. No creio em espiritualidade solitria. No deixemos de congregar-nos, como costume de alguns; antes, faamos admoestaes e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hebreus 10:25.

A espiritualidade de Jesus Cristo fundamenta-se na busca da vontade de Deus Pai revelada nas Escrituras, fortalecida pela orao e mantida na unidade do corpo. Todos ns precisamos de alimento espiritual, do exerccio da f, do companheirismo devocional e do cumprimento da misso. Ningum pode perder de vista as Escrituras Sagradas, desprezar a orao, afastar-se das reunies da igreja, esquecendo-se da sua misso, que no sofra danos em sua espiritualidade.

Espero que voc tenha entendido que a espiritualidade assunto de quem espiritual. Que s espiritual quem nasceu de novo por meio de sua morte e ressurreio com Cristo, efetuadas, na experincia, pela revelao do Esprito de Deus. Que o Esprito Santo leva os espirituais para o terreno sagrado da Palavra, da orao, da comunho com a igreja e da misso. Que a igreja deve ser uma comunidade de estmulos espirituais para que em tudo Deus Pai seja glorificado, os irmos sejam edificados e os pecadores sejam alcanados pela graa plena. E que toda igreja de espirituais uma agncia missionria.

S-ar putea să vă placă și