Sunteți pe pagina 1din 20

1

NEIMAR LISBOA

ANLISE DA FABRICAO DE PARA-CHOQUE DE CAMINHO DENTRO DOS REQUISITOS DE SEGURANA E EFICINCIA DA PRODUO: UM ESTUDO DE CASO

Rio verde GO 2012

NEIMAR LISBOA

ANLISE DA FABRICAO DE PARA-CHOQUE DE CAMINHO DENTRO DOS REQUISITOS DE SEGURANA E EFICINCIA DA PRODUO: UM ESTUDO DE CASO

Artigo apresentado como requisito parcial obteno do grau de Especialista em Produo, Curso de Ps-Graduao em Engenharia de Produo na linha de Gesto de Operaes, Faculdade Internacional de Curitiba/ FACINTER. Orientadora: Prof. Cludia Mrcia Valadares

RIO VERDE GO 2012

RESUMO

A pesquisa e o desenvolvimento de produtos adequados ao consumidor passam por etapas complexas at chegar ao mercado. No mbito empresarial, imprescindvel que o custo de produo seja o mnimo possvel, para que a empresa se torne mais competitiva. Para tanto, os processos de fabricao devem seguir uma ordenao que seja possvel determinar o acompanhamento produtivo a qualquer instante. Dessa forma, a presente pesquisa, baseada em um estudo de caso de uma fbrica de para-choques, situada em Rio Verde/GO, mostra a necessidade da adoo de processos produtivos mais eficientes, gerando menos desperdcio de material e mo de obra, e que atenda as necessidades do mercado e ao mesmo tempo a legislao especfica existente, que no caso dos para-choques traseiros para caminhes regularizada pela Resoluo do CONTRAN 152/03. Atravs de um acompanhamento do processo atual de fabricao do produto estudado, realizado no perodo entre dezembro de 2011 e abril de 2012, onde foram levantadas as dificuldades encontradas na empresa, foi proposto medidas de melhoria para serem implantadas na empresa, visando adequao para um produto mais confivel, alm de ferramentas de auxlio produo, a implantao da rea de Projetos e da rea de Planejamento e Controle da Produo. Palavras-chave: projetos, processos, planejamento, custo.

ABSTRACT The research and development of appropriate products to the consumer go through complex steps to reach the market. In business perspective, it is essential that the production cost is minimized, so the company becomes more competitive. To this end, the manufacturing processes must follow an order that can be established to monitor production at any time. Thus, the present study, based on a case study of a factory bumpers, located in Rio Verde / GO, shows the need to adopt more efficient production processes, generating less waste of material and labor, and that meets the needs of the market while the existing specific legislation, which in the case of rear bumpers for trucks is regulated by CONTRAN Resolution 152/03. By monitoring the actual process of manufacturing the product under study, conducted between December 2011 and April 2012, where they were raised difficulties in the company, it was proposed improvement measures to be implemented in the company, aiming at adapting to a more reliable product, as well as tools of production aid, the deployment area and the area of Project Planning and Production Control. Keywords: design, process planning, cost.

1 INTRODUO

Atualmente, existe uma forte tendncia em conciliar produtos e mtodos de forma efetiva nas empresas. Isto desencadeia um processo de evoluo constante dentro da organizao, em vista que a cada instante surgem novas tcnicas de produo mais eficientes. Outro fator que fortalece esta evoluo constante a acirrada disputa pelo mercado consumidor. No entanto, imprescindvel a existncia de responsabilidade pelos produtos por parte dos fabricantes. Existem situaes em que esta responsabilidade deve ser seguida de forma mais criteriosa e legalizada, o ponto onde entram leis regulamentando a fabricao de determinados produtos. Dentro deste contexto, o presente artigo abordou a importncia de se fabricar um para-choque para caminho de qualidade e apresentando solues viveis para uniformizar e facilitar o processo produtivo dentro da empresa. Desta forma, o objeto de estudo, uma fbrica de para-choques, localizada em Rio Verde - Gois, onde foi avaliado o processo de produo atual, identificando os pontos falhos e que necessitam ser melhorados.

2 REVISO DA LITERATURA

Muito j foi escrito, revisado e comentado sobre administrao moderna, mas sempre importante salientar que suas bases referenciais so imutveis, e isto no algo que se possa ser questionado de forma simplria, em vista que j possvel determinar que at os povos primitivos tiveram uma forma de administrar a sua sociedade. Ao analisar, especificamente, o ambiente empresarial, encontram-se

conceitos desenvolvidos para que se possa obter o mximo de eficincia e eficcia nas suas operaes. Estes conceitos modernos de administrar tiveram suas origens nos primrdios da Revoluo Industrial ocorrida no entre os sculos XVIII e XIX. A ao do administrador de uma indstria, nesta poca, era focada em estruturar toda a empresa, com os conhecimentos mnimos de que dispunha, isto tambm acarretava em treinar as pessoas para as funes delegadas e acompanhar o desenvolvimento de suas tarefas (AKTOUF, 1996). Taylor e Fayol, no decorrer da segunda dcada do sculo XX, realizaram estudos para tentar amenizar a dissonncia na produo das fbricas em virtude do crescimento da industrializao que o mundo estava vislumbrando naquela poca, o que muitas vezes no acompanhava uma gesto eficiente. Recentemente foram publicados estudos dos mais variados tipos e aplicaes, todos, invariavelmente, tambm partiram dos estudos pioneiros da administrao moderna de Taylor e Fayol. Mas hoje existe consenso universal de que prticas de administrao aplicada nas indstrias obtm grande retorno, desde que devidamente bem planejada a sua implantao. Ainda nas palavras de Aktouf (1996, p. 25):
quando falamos de administrao, se trata de uma atividade, ou, mais precisamente, de uma serie de atividades integradas e interdependentes, destinadas a permitir que certa combinao de meios (financeiros, humanos, materiais etc.) possa gerar uma produo de bens ou servios economicamente e socialmente teis, e se possvel para a empresa, com finalidade lucrativa, rentveis.

Atualmente, com o mercado globalizado e altamente competitivo, a utilizao de ferramentas administrativas uma forma de garantir a permanncia no mercado,

alm de ser o diferencial causador de uma gesto eficiente e controlada, donde se obtm dados confiveis dos processos produtivos.

2.1 Princpios da Organizao, Sistemas e Mtodos.

Os estudos da Organizao, Sistemas e Mtodos (OSM) na Administrao comearam a ser desenvolvidos no incio do sculo XX nos Estados Unidos da Amrica (EUA), mas no ganharam muita relevncia no meio empresarial poca (ROCHA, 1987). As empresas tiveram mais aceitabilidade deste estudo no decorrer da 2 Guerra Mundial, pois, com os esforos de guerra, grandes volumes de produo eram exigidos e qualidade e padronizao no eram uma constante deste perodo. As concepes da OSM comearam a ser difundidas no Brasil por volta de 1955, muito tempo depois de outras naes as terem adotado, principalmente, a Inglaterra, onde este movimento tomou mais fora. Com o advento da Era da Informtica, muito se evoluiu neste conceito, e, para as empresas, tornou-se mais fcil estruturar, organizar, monitorar e colher os resultados da produo. Com base nisto, tambm, foi possvel departamentalizar melhor a empresa e definir sua estrutura funcional para a adequao conforme seu ramo da atividade.

2.1.1 Desenvolvimento de Produtos

Nas empresas de industrializao, a OSM possibilitou que as reas de projetos (Engenharia de Produtos e Engenharia de Processos) pudessem acompanhar melhor o desenvolvimento do produto, atravs da comunicao existente entre outros departamentos. Ainda hoje existem empresas desestruturadas que fazem com que os departamentos internos travem uma verdadeira guerra fria entre si, prejudicando os resultados finais da companhia.

A rea de Engenharia de Desenvolvimento de Produto de suma importncia para empresa, pois, dela que se cria o produto desejado pelo cliente, onde se materializa o conceito desenvolvido atravs de contato com as suas necessidades, ou como define Slack, Chambers e Johnston (2002, p. 118):
os projetistas de produtos tentam realizar projetos esteticamente agradveis que atendam ou excedam as expectativas dos consumidores. Tambm tentam projetar um produto que desempenha bem e confivel durante seu tempo de vida til. Alm disso, deveriam projetar o produto de forma que possa ser fabricado fcil e rapidamente.

Para que isto seja possvel, recorre-se a uma ferramenta usada pelos projetistas de produtos que o Desenho Assistido por Computador, ou em ingls Computer Aided Design (CAD), com o qual possvel criar um produto virtual e fazer os seus ajustes sem a necessidade de criao de um modelo fsico de imediato. Seguindo o pensamento de Slack, Chambers e Johnston (2002), esta ferramenta CAD apresenta vantagens como: - Rapidez no desenvolvimento do produto. - Simulao e manipulao de um prottipo virtual do produto. - Arquivos dos componentes virtuais, sem ocupao de espao fsico. - Observao de detalhes mnimos atravs de ampliao da tela. - Reduo de custos com a criao de prottipos fsicos. Sob estes pontos de vista, observa-se a clara necessidade de adoo desta ferramenta para que a empresa reduza custos e se mantenha competitiva com produto de qualidade. Ainda conforme Slack, Chambers e Johnston (2002, p. 159), simulaes baseadas em realidade virtual permitem que empresas testem novos produtos e servios, bem como visualizem e planejem os processos que os produzem.

2.1.2 Planejamento e Controle da Produo

Dentro do estudo da OSM, tem-se tambm a abrangncia de Planejamento e Controle da Produo (PCP). Isto se faz necessrio para garantir que o produto

desenvolvido virtualmente seja construdo fisicamente dentro dos parmetros estabelecidos, garantindo assim a qualidade do produto. Dentro do conceito de Slack, Chambers e Johnston (2002, p. 314), Esse o propsito do planejamento e controle garantir que os processos da produo ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e servios conforme requeridos pelos consumidores. Com o PCP possvel planejar a capacidade de produo da empresa, e antever as necessidades operacionais, sejam elas de mo-de-obra, energia, mquinas, estrutura fsica, materiais, logstica, etc., enfim, tudo o que for relativo produo. Segundo a definio de Corra, Gianesi e Caon (2000, p.18):
os sistemas de administrao da produo para cumprirem o seu papel de suporte ao atingimento dos objetivos estratgicos da organizao, devem ser capazes de apoiar o tomador de decises logsticas a: Planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva da organizao. Planejar os materiais comprados. Planejar os nveis de estoque de matrias-primas, semi-acabados e produtos finais, nos pontos certos. Programar atividades de produo para garantir que os recursos produtivos envolvidos estejam sendo utilizados, em cada momento, nas coisas certas e prioritrias. Ser capaz de saber e de informar corretamente a respeito da situao corrente dos recursos (pessoas, equipamentos, instalaes, materiais) e das ordens (de compra e produo). Ser capaz de prometer os menores prazos possveis aos clientes e depois fazer cumpri-los Ser capaz de reagir eficazmente.

Como se pode notar, so situaes que se mal planejadas, podem pr a imagem da empresa em risco de descrdito, por qualquer falha que venha a ocorrer no processo e que acaba por comprometer a satisfao do consumidor.

2.1.3 Manuais Administrativos

Nas definies da OSM, o fluxo de informaes que correm em uma empresa grande e aumentam a cada dia que passa, em face de novas informaes obtidas e mais atualizadas.

10

Uma maneira de conseguir repassar as informaes de forma precisa e uniforme a adoo de manuais administrativos pela organizao e que so distribudos pelas dependncias da empresa para o fcil acesso. Na definio de Araujo (1994, p.144), o objetivo da manualizao permitir que a reunio de informaes dispostas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada atue como instrumento facilitador do funcionamento da organizao. A manualizao de uma empresa vai de encontro conforme a sua necessidade. Numa colocao de Rocha (1987, p. 231):
nas empresas de grande porte, o emprego de manuais quase obrigatrio, face multiplicidade de seus controles e abrangncia de seus sistemas operacionais. J em empresas de mdio e pequeno porte, seus dirigentes podem colocar dvida quanto validade da confeco e utilizao de manuais, pelo simples fato de desconhecer quais os tipos mais necessrios para suas organizaes.

Est a o grande ponto de consenso organizacional e maturidade de mercado para decidir sobre esta questo.

2.1.3.1 Codificao

Com a criao dos manuais administrativos, tambm recomendvel a criao de um tipo de cdigo para a sua rpida localizao (MARTINS, 2003). Isto se justifica mais com a pluralidade de manuais que se pretende trabalhar

2.1.3.2 Roteiro de Produo

O roteiro de produo aplica-se como uma ferramenta para padronizar as etapas de fabricao de maneira clara e uniforme. Com o roteiro de produo possvel acompanhar o caminho percorrido da pea a ser fabricada pelo interior da indstria. Com esta padronizao, consegue-se tambm melhorar o layout interno, visando alocar mquinas e equipamentos mais prximos possveis da sequncia de operao.

11

Na viso de Araujo (1994, p.147) Devem descrever as fases e as operaes de cada rotina, citando os rgos e as pessoas que as executam, bem como os volumes de trabalho em cada fase, os tempos de execuo e as distncias percorridas. Se pode considerar esta uma forma mais sucinta de descrever o processo. No entanto, Araujo (1994, p.147), ainda afirma sua posio com o seguinte comentrio: Tem a desvantagem de aprisionar o executante, na medida em que estabelece limites de tempo, de distncia e de volume. Positivamente, no o manual que mais se recomenda, tratando-se de Brasil. Ao analisar sob outro ponto de vista, afirmar que determinada tcnica no aplicvel no Brasil, o autor mostra desconhecimento quanto ao universo de empresas existentes no pas, bem como a rea de atuao de cada uma. Esta adoo de manuais est baseada nas normas da ISO 9000 e suas variantes. A prpria ISO determina que deva existir no mnimo um manual de procedimentos operacionais na empresa. Ento j podemos perceber que muito mais frequente do que sups Araujo (1994).

2.1.3.3 Instruo de Trabalho

Este manual detalha especificamente como deve ser executada determinada tarefa, conforme Rocha (1987, p. 234): Este tipo de Manual nada mais do que o conjunto de instrues escritas, elaborado para destacar em todos os seus detalhes a rotina a ser seguida de uma funo especfica.

2.1.3.4 Procedimento Operacional

O manual de Procedimento Operacional demonstra a correta maneira de operar determinado equipamento ou mquina. Isto se justifica pelo fato de que cada mquina ou tarefa tem a sua particularidade de operao. Na colocao de Oliveira

12

(2005, p. 394), a indicao de como so executados os trabalhos dentro do processo administrativo.

2.2 Legislao de Trnsito

2.2.1 Para-choques Para Veculos Pesados

A legislao brasileira regulamenta a fabricao de itens de segurana em veculos automotores, esta regulamentao formulada pelo DENATRAM. No caso especfico de veculos de carga com peso bruto total acima de 4.600 quilos, existe a resoluo n 152, de 29 de outubro de 2003. Tal resoluo se justifica para que as empresas sigam um padro de fabricao e assegurem a integridade dos ocupantes dos veculos em caso de acidente. Ainda conforme a prpria resoluo define: Estabelece os requisitos tcnicos de fabricao e instalao de parachoque traseiro para veculos de carga (CONTRAN, Res. 152/2003). Em decorrncia de anlise dos mais variados tipo de acidentes de trnsito envolvendo caminhes de carga, averiguou-se que muitos fabricantes deste equipamento de segurana no seguiam normas especficas, e o resultado era que os para-choques no suportavam o impacto traseiro de um veculo de passeio comum, provocando o mortal efeito guilhotina na carroceria do caminho. Este efeito a entrada demasiada do veculo na parte inferior da traseira do caminho chegando at o habitculo dos passageiros. Equipamentos aprovados nos testes de segurana exigidos pela legislao atual possuem plaqueta de identificao com aprovao do componente, conforme laudo tcnico apresentado por rgo de certificao ligado ao DENATRAN.

13

3 PROCEDIMENTO METODOLGICO

O presente estudo foi desenvolvido seguindo a concepo de estudo de caso, tomado na Ludwig Indstria, fabricante de implementos rodovirios, no perodo entre dezembro de 2011 e abril de 2012. A Ludwig Indstria foi fundada em 1999, instalando-se na cidade de Rio Verde GO, Atuando na fabricao de componentes rodovirios para veculos de carga. A empresa conta com uma rea superior a 24 mil metros com mais de 3.500 de rea construda e 35 funcionrios. A presente pesquisa classificada como descritiva e observativa, uma vez que descreve as tarefas rotineiras de produo do para-choque e ao mesmo tempo observa as deficincias no processo produtivo. Para o desenvolvimento do estudo de caso, iniciou-se com a avaliao da conjuntura atual da empresa. Nesta etapa, buscou-se acompanhar o processo atual de fabricao dos equipamentos e verificar as falhas do processo, para isto, utilizouse de apontamentos avulsos e entrevistas informais tomados junto produo. Com este levantamento, foi possvel determinar quais os pontos principais a serem abordados na proposta de melhoria. Em um segundo momento, foi pesquisado o embasamento terico. Depois de acompanhar a fabricao e constatadas as falhas do processo de produo atual, foi necessrio ordenar e processar os dados para em seguida encontrar estudos, publicaes, livros, revistas e contatos com profissionais da rea para coletar informaes a fim de elaborar uma proposta para sanar estas deficincias.

14

4 RESULTADOS E DISCUSSES

4.1 Situao Atual na Empresa

Na observncia do processo de fabricao atual dos para-choques constataram-se algumas deficincias: - Fabricao com medidas tomadas ao acaso (sem projeto padro); - Construo sem seguimento das normas do CONTRAN; - Montagem dos componentes sem sequncia adequada; - Desperdcio de material (uso de materiais desnecessrios); - Alto tempo de fabricao; Nestas condies de fabricao, fica evidente que existe possibilidade de melhoria a ser implantada. Toma-se, por exemplo, o desperdcio de material, pois no ter um projeto padro de construo acaba-se por utilizar mais material do que realmente necessrio. Fabricar uma pea com uma espessura de material superdimensionada acarreta maior custo de fabricao sem que se consiga agregar maior valor no preo final de venda ao consumidor. Mais uma situao, o alto tempo de fabricao do para-choque, muito em funo das necessrias correes do dimensional para a instalao no caminho, que varia de dimenso das longarinas para fixao conforme cada fabricante oferece.

4.2 Situao Proposta

Aps levantamento do processo de fabricao atual dos para-choques foi realizado consulta com engenheiros e administradores com experincia no segmento para encontrar sugestes de quais mtodos seriam os mais indicados para a melhoria do processo de fabricao.

15

Nesta consulta, foi constatado que o primordial ter um projeto especfico para o modelo de para-choque para caminho e que o mesmo atenda legislao de trnsito vigente, podendo chegar a um custo de fabricao mnimo. Tambm aconselhvel o acompanhamento da produo atravs de algum meio de informao que, tanto a alta administrao tivesse acesso como o nvel operacional. Assim foram apresentadas possveis alternativas para a empresa adotar, as quais consistem em elaborao dos projetos e manuais como ferramentas para melhorar a eficincia do processo e a eficcia do produto.

4.2.1 Implantao da rea de Desenvolvimento de Produtos

Com esta rea, ser possvel fazer um levantamento da capacidade operacional da indstria, e quais as mquinas e equipamentos disponveis para a fabricao de peas. Estruturar e dimensionar o para-choque conforme as exigncias do CONTRAN e, em seguida, desenhado o produto virtualmente em ambiente CAD, onde ser visualizado em primeira instncia o que ser o produto final da empresa. Alm disso, com este projeto, podem-se determinar todos os detalhes do produto, desde o aproveitamento do material at o conjunto de montagem, alm de checagem das interferncias que porventura venham a ocorrer, sendo possvel tambm ajustar o dimensional antes mesmo de ser fabricado.

4.2.2 Implantao da rea de Planejamento e Controle da Produo

Com o projeto do produto detalhado, ser possvel determinar quais as operaes necessrias para que as peas tomem forma final, e a rea de Planejamento e Controle da Produo tem a responsabilidade de assegurar que isto seja possvel. Com o PCP implantado, poder ser feito o levantamento prvio de custo do produto final, pois, com o planejamento da produo, sero identificados quais os

16

custos de cada etapa, do valor do material empregado para a fabricao, a quantidade de horas tomadas para a execuo de cada tarefa, quais as mquinas necessrias, etc. O PCP tambm tem a responsabilidade de programar as compras de materiais, mquinas e equipamentos necessrios para atender produo, em vista que ter a informao da quantidade de matria-prima a ser usada em cada pea.

4.2.3 Elaborao de Manuais Operacionais

Outra sugesto proposta foi a adoo de manuais operacionais pela empresa que tem o intuito de facilitar o entendimento da maneira correta de fabricao do produto, tanto em cada etapa do processo, como em detalhamento de cada tarefa orientada pelo processo. Para chegar ao desenvolvimento dos manuais, foi observado o atual processo de fabricao e suas deficincias, onde um dos principais pontos relacionados era a falta de uniformidade de execuo do produto, tanto em projeto como em construo.

4.2.3.1 Desenvolvimento de Sistema de Codificao

necessria definir uma codificao para os manuais como forma de diferenci-los de suas diversas aplicaes, e mesmo a sua localizao correta e exata no momento em que for solicitado. Para esta aplicao sugerido o desenvolvimento de uma codificao baseada em grupos, subgrupos e classe.

4.2.3.2 Implantao de Roteiro de Produo

A aplicao de um roteiro de fabricao para as peas na indstria se conseguir acompanhar melhor a sua construo, bem como avaliar o tempo

17

necessrio para a sua fabricao e estabelecer uma previso de entrega dos pedidos dos clientes. O roteiro de fabricao deve acompanhar o seu respectivo desenho de produto, para que seja distinguvel dos demais componentes que formam o produto final. Sendo que, este o mesmo desenho que vai para a indstria para ser fabricado, e, em seu verso, tambm vai o processo de fabricao (roteiro), para ser acompanhado em todas as reas de produo, seguindo a ordem dos passos conforme est descrita, assim, evitar ser entregue em local no condizente com a sua montagem.

4.2.3.3 Implantao de Manual de Instruo de Trabalho

O modelo de Instruo de Trabalho proposto para a empresa se baseia na complexidade de operaes que so necessrias para as execues da cada tarefa do processo. Uma pea passa por vrias etapas de transformao at adquirir sua forma final, que ser montada no conjunto do para-choque. A Instruo de Trabalho est inserida no roteiro de processo. Esta instruo pode servir a vrias peas com fabricao semelhante ou a uma nica pea, em virtude de suas particularidades exclusivas, que no possuem outra caracterstica de construo em comum s demais.

4.2.3.4 Implantao de Manual de Procedimento Operacional

O manual de Procedimento Operacional aplica-se mais frequentemente a mquinas e equipamentos da indstria. A empresa analisada, por possuir vasta gama de mquinas operacionais, deve elaborar um manual operacional para cada tipo de mquina. Aps levantamento de todas as mquinas operacionais disponveis na indstria estudada, e a localizao de seus respectivos manuais de operao e manuteno, foram destacados os principais pontos necessrios ao funcionamento

18

bsico da cada mquina e, com estes pontos foi desenvolvido um manual mais prtico e compacto para uso no dia a dia da produo. A inteno deste manual justamente para ser de uso dirio e de fcil entendimento pelo operador, de maneira que siga o mesmo procedimento para operar a mquina, ou equipamento. A situao de aplicao do Manual de Procedimentos Operacionais atravs do seguimento do roteiro de processo, onde em determinado passo est definido para executar uma operao que envolva uma mquina, ento ser indicado junto ao roteiro qual mquina ser usada e o seu correspondente manual de procedimento.

4.2.3.5 Placa de Identificao

A placa de identificao do equipamento de segurana de exigncia do CONTRAN. Esta plaqueta assegura que o produto foi aprovado nos testes de segurana a que foi submetido, e fica fixada em cada para-choque daquele modelo produzido. Nela fica caracterizado o nome da empresa que produziu o equipamento, a descrio da norma a que est sendo seguida alm da empresa responsvel por emitir o laudo de aprovao do equipamento. Esta plaqueta indica somente que o produto est conforme, e no tem relao direta com o processo de fabricao adotado pela empresa. Isto que dizer que possvel ter um produto de boa qualidade fabricado sem observncia de nenhum mtodo ou processo produtivo, ou mesmo ter os mais completos procedimentos operacionais e o produto final apresentar irregularidades por causa de um projeto mal elaborado. No entanto, a unio entre produto, mtodos e processos resultar numa natural busca pela perfeio, onde sempre ser possvel obter algum ganho de produtividade em alguma parte envolvida.

19

5 CONSIDERAES FINAIS

No levantamento do processo produtivo da empresa, constatou-se que simplesmente se fabrica o para-choque conforme dimensional tirado ao acaso no instante de mont-lo, ou seja, a empresa possui um estoque de peas (vigas e perfis) de medidas padres e, no instante da montagem, estas peas so cortadas e soldadas conforme a necessidade e possibilidade de instalao, o que gera formatos de para-choques os mais variados possveis. Diante do exposto, foi possvel chegar a algumas consideraes sobre os produtos e processos da empresa. No caso do para-choque traseiro, este se mostrou como um produto que pode ser melhorado e dado a sua devida importncia como item de segurana, cuja funcionalidade ajudar a preservar vidas. Conjuntamente, o processo atual de fabricao mostra-se ineficiente gerando desperdcio de material e mo de obra, elevando o custo de fabricao. Desta forma, foi sugerida a diretoria da empresa implantar integralmente as propostas aqui apresentadas. Com a rea de Desenvolvimento de Produto, poder ser definido o projeto construtivo padro do para-choque. Este projeto ser elaborado com o auxilio do CAD. Com a implantao completa do PCP e dos manuais operacionais ser possvel mensurar detalhadamente cada etapa de produo, levantar custos de materiais e de servios executados, assim ter maior controle dos custos de fabricao para poder determinar o preo final de venda. Estas propostas no representam por si s a soluo definitiva das deficincias apontadas na empresa, mas faz parte de um conjunto de aes que devem ser alavancadas pela diretoria. Outras aes que devero ser somadas as aqui apresentadas devem contemplar contratao de profissionais qualificados e com experincia no ramo de atividade da empresa ou mesmo promover treinamentos internos para familiarizar os funcionrios com os novos procedimentos.

20

REFERNCIAS

AKTOUF, Omar. A administrao entre a tradio e a renovao. Organizao, adaptao e reviso da edio brasileira de: Roberto C. Fachin e Tnia Fischer. So Paulo: Atlas, 1996. ARAJO, Luiz Csar Gonalves de. Organizao e mtodos: integrando comportamento, estrutura, tecnologia e estratgia. 4. Ed. So Paulo: Atlas, 1994. CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Belo Horizonte: Fundao Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG. Rio de Janeiro: Bloch, 1994. CORRA, Henrique L; GIANESI, Irineu G. N.; CAON, Mauro. Planejamento, programao e controle da produo: MRP II/ERP: conceitos, uso e implantao. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 2000. MARTINS, Petrnio Garcia. Administrao de Materiais e recursos patrimoniais. So Paulo: Saraiva, 2003. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. Sistemas, organizao e mtodos: uma abordagem gerencial. 15. Ed. So Paulo: Atlas, 2005. ROCHA, Lus Osvaldo Leal Da. Organizao e mtodos: uma abordagem prtica. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 1987. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert; Administrao da produo. 2. Ed. Traduo de: Maria Teresa Corra de Oliveira e Fbio Alher. So Paulo: Atlas, 2002.

S-ar putea să vă placă și