Sunteți pe pagina 1din 10

UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio

Arquitetura TCP/IP
XDSL

Data: 30/08/2012 Alunos : Thiago E dos Santos, Vinicius C. Arajo, Renata Silva, Fabio Barana Matrculas: 5305478; 5305474; 5305484; 5305494 Professor: Etienne Oliveira

UNIGRANRIO XDSL

Arquitetura TCP/IP

SUMRIO
1. Introduo ......................................................................................................................2 2. XDSL .............................................................................................................................2 3. Concluso ......................................................................................................................2 4. Bibliografia ....................................................................................................................8

- 1 -

UNIGRANRIO XDSL

Arquitetura TCP/IP

1. Introduo
O aumento da procura de servios que exigem maiores taxas de transmisso de dados, somado a necessidade de se maximizar a relao entre os benefcios que a tecnologia trs e o custo associado, so requisitos que a tecnologia xD SL pretende atender. xDSL, uma notao que generaliza a famlia de protocolos para o Digital Subscriber Line, uma tcnica de comunicao projetada para coexistir com os velhos servios telefnicos, onde a infraestrutura e os fios de cobre nos pares tranados podem ser

aproveitados para a transmisso de dados em altas taxas, sem que voz e dados interfiram mutuamente. Digital Subscriber Line (simplesmente DSL ou ainda xDSL) uma famlia de tecnologias que fornecem um meio de transmisso digital de dados, aproveitando a prpria rede de telefonia que chega na maioria das residncias. As velocidades tpicas de download de uma linha DSL variam de 128 kilobits por segundo (kbps) at 52 Mbits/s dependendo da tecnologia implementada e oferecida aos clientes. As velocidades de upload so menores do que as de download para o ADSL e so iguais para o caso do SDSL.

2. XDSL
Na regio entre o assinante e a central telefnica, a atual infraestrutura de transmisso de voz utilizada pelas concessionrias de servios pblicos de telecomunicaes formada por um par de fios metlicos tranados e requer uma largura de banda de 300 a 3.400 Hz. A tecnologia DSL utiliza tcnicas digitais de processamento de sinais com freqncias de 4 KHz at 2,2 MHz sem interferir na faixa de voz, que so capazes de otimizar a utilizao da largura de banda do par metlico com velocidades.

- 2 -

UNIGRANRIO XDSL

Arquitetura TCP/IP

H dois tipos de modulao para transmisses DSL, a saber:

A modulao DMT (acrnimo para Discrete Multi-Tone), que foi selecionada como padro pela ANSI (American National Standards Institute) atravs da recomendao T1.413 e, posteriormente, pela ETSI ( European

Telecommunications Standards Institute ). Ela descreve uma tcnica de modulao por multi-portadoras na qual os dados so coletados e distribudos sobre uma grande quantidade de pequenas portadoras, com cada uma utilizando um tipo de modulao analgica QAM (Quadrature Amplitude Modulation). Os canais so criados utilizando-se tcnicas digitais conhecidas Matemticos).

como Transformadas

Discretas

de

Fourier (Clculos

A modulao CAP (acrnimo para Carrier-less Amplitude/Phase) determina outra verso de modulao QAM na qual os dados modulam uma nica portadora, que depois transmitida na linha telefnica. Antes da transmisso, a portadora suprimida e, depois, reconstruda na recepo.

- 3 -

UNIGRANRIO XDSL

Arquitetura TCP/IP

3. Exemplos de utilizao / Tecnologias

ADSL
um formato de DSL, uma tecnologia de comunicao de dados que permite uma transmisso de dados mais rpida atravs de linhas de telefone. Comparada a outras formas de DSL, o ADSL tem a caracterstica de que os dados podem ser transmitidos mais rapidamente em uma direo do que na outra, assimetricamente, diferenciando-o de outros formatos. Os provedores geralmente anunciam o ADSL como um servio para as pessoas conectaremse Internet do seguinte modo: o canal de comunicao mais amplo e rpido para receber (download) e menor e mais lento para enviar (upload). O ADSL pode usar uma grande variedade de tcnicas de modulao, mas os padres da ANSI e ETSI usam os esquemas de modulao DMT. No ADSL normal, geralmente as menores taxas de Download comeam em 64 Kbit/s e podem atingir 8 Mbit/s dentro de 300 metros da central onde est instalado o sistema. As taxas podem chegar a 52 Mbit/s dentro de 100 metros (o to chamado VDSL). Taxas de envio geralmente comeam em 64 Kbit/s e vo at 256 Kbit/s, mas podem ir at 768 Kbit/s. O nome UDSL s vezes usado para verses mais lentas. Os provedores de servio ADSL podem oferecer dois tipos de endereo IP: fixo ou dinmico. O endereo fixo pode ser mais vantajoso para aqueles que usam a conexo ADSL para jogos via Internet, para se conectarem a servidores Web e numa rede virtual privada. Para usurios domsticos, o endereo IP dinmico pode ser uma vantagem, pois dificulta o ataque de hackers.

- 4 -

UNIGRANRIO XDSL

Arquitetura TCP/IP

HDSL

O HDSL (High-Bit-Rate digital Subscriber Line) foi desenvolvido como uma tecnologia alternativa sem repetidores para disponibilizao de

servios T1 (um mtodo de transmisso digital, o mtodo padro de interconexo de centrais telefnicas, nos Estados Unidos e Japo). HDSL opera Full-duplex atravs de cada par de fios em cabos de 2 pares. Isto conhecido como Dual-duplex. Cada par de fios carrega 784 Kbps - metade de 1544 Kbps da largura de banda do T1 - mais um pequeno montante de overhead (processamento ou armazenamento em excesso). Pelo fato de seus dados serem enviados com a metade da velocidade doT1 normal, voc consegue duas vezes a distncia. Em virtude de o HDSL usar dois pares de fio, voc ainda consegue a taxa de transferncia do T1.

VDSL

A tecnologia VDSL (Very-high-bit-rate Digital Subscriber Line) opera com transmisses assimtricas (taxa de upload sempre menos que a de download) variando de 13 a 52 Mbps de download, e 1,5 a 2,3 Mbps de upload, e isto em apenas um par metlico de at 330 metros, podendo chegar at 1,5Km em taxas mais baixas (alcanando por volta de 13 Mbps) A tecnologia VDSL , apresenta caractersticas semelhantes ao ADSL, isto , utiliza o tipo assimtrico de transmisso, sendo que a sua principal vantagem sobre o ADSL que este pode atingir velocidades de transmisso muito superiores s utilizadas pelo seu concorrente mais prximo. Esta apresenta especificaes necessrias para o atendimento das necessidades do mercado, que necessita de uma maior largura de banda para seus usurios. A utilizao da tecnologia VDSL poderia ser compartilhada com as tecnologias existentes de fibra ptica FTTC (Fiber To The Curb) at a calada, e FTTB (Fiber To The Building) at o Prdio, ficando ao encargo do VDSL os 300 metros finais da ltima milha. O VDSL suporta velocidades de 52 Mbps Downstream e 6,4 Mbps Upstream. Entretanto um dos problemas que

- 5 -

UNIGRANRIO XDSL

Arquitetura TCP/IP

poderiam acontecer na transmisso em altas velocidades, utilizando VDSL sobre a rede telefnica, seria a interferncia causada por emissoras de transmisso de rdio AM e de rdio em baixa freqncia, assim como interferncia na faixa de freqncia dos radioamadores, pois estes transmitem em altssima potncia e, desta forma, uma das solues seria efetuar um melhor balanceamento nas linhas, diminuindo assim, em muito, as

interferncias causadas por rdio freqncia.

SDSL

O SDSL (Symmetric ou Single-line-high-bit-rate Digital Subscriber Line) uma variante do HDSL que permite taxas iguais s de ligaes T1 ou E1, mas requer apenas um par metlico. A sua taxa de transmisso varia entre 72 Kbps e 2320 Kbps, em uma distncia mxima de at 3,4Km.

UDSL

UDSL (Universal Asymmetric Digital Subscriber Line) uma variao da tecnologia DSL que fornece um meio de transmisso digital de dados, aproveitando a prpria rede de telefonia que chega na residncia. UADSL, desenvolvido no final dos anos 90 por um consrcio de indstrias de telecomunicao, o grupo Universal ADSL Working Group e baseado no formato Asymmetric Digital Subscriber Line, usada s nosEstados Unidos da Amrica. Sem necessidade de instalar um DSL-Filter, que possa facilitar a manuteno, a tecnologia est sendo ultrapassada por outros formatos da Digital Subscriber Line devido a problemas tcnicos (interferncias, alto ndice de erros na transmisso de dados etc.).

- 6 -

UNIGRANRIO XDSL

Arquitetura TCP/IP

Idealmente o protocolo pode entregar at 1.5 Mbps downstream (capacidade de recebimento de informao) e 512 Kbps upstream (capacidade de envio da informao). ADSL Lite uma verso mais lenta do padro ADSL, as empresas que oferecem esse plano voltado pessoas que ficam pouco tempo conectadas, final do dia por exemplo, apenas para ler um e-mail ou notcias na internet.

APLICAES

Vdeo on Demand O utilizador pode aceder a imagem em tempo real ou residentes em memria, sendo guiados por menus.

Music on Demand O utilizador tem acesso a bancos de som, normalmente em formato mp3 de onde pode escolher a msica pretendida. Os ficheiros MP3 podem ser ouvidos em tempo real ou transferidos para descodificadores de MP3 portteis, para serem ouvidos em qualquer lado.

Videoconferncia O utilizador pode participar numa videoconferncia com udio e vdeo.

Tele-trabalho O utilizador (empregados) pode ter acesso a computadores, impressoras, (etc.) em LANs. (Local Area Network)

Jogos Interativos O utilizador pode jogar com um parceiro distante a partir de um servidor remoto.

- 7 -

UNIGRANRIO XDSL

Arquitetura TCP/IP

3. Concluso
Uma das maiores vantagens do xDSL se no a maior a utilizao de mesmo par de fios da sua linha telefnica comum, onde seu modem est ligado atravs de um conector RJ11. Se o utilizador possuir isto, j passou metade do caminho para acesso em alta velocidade. Se voc estiver a uma distncia de at 5 km de um CO (Central Office - que distribui as linhas telefnicas at a sua casa) ento, voc poder usufruir dos servios xDSL.

- 8 -

UNIGRANRIO XDSL

Arquitetura TCP/IP

4. Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Digital_Subscriber_Line http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_subscriber_line

- 9 -

S-ar putea să vă placă și