Sunteți pe pagina 1din 9

Como treinar o seu drago

Sinopse
O desenho animado Como treinar o seu drago, da empresa DreamWorks, remonta o cenrio da vida viking. Grandes guerreiros, os habitantes da ilha de Berk lutam diariamente contra drages. Assim sendo, a habilidade de guerrear, o destemor, a fora fsica e a brutalidade so atributos admirados entre os habitantes de Berk. Nesse contexto, aparece Soluo, um adolescente franzino, cuja fora mental supera em muito a fora fsica. Ele o patinho feio da aldeia, mas se tornar o belo cisne at o final do filme. Na tentativa de agradar seu pai, Stoico, o Imenso (e ningum menos que o lder do grupo), Soluo inventa engenhocas que deveriam ser capazes de abater drages. Numa bela noite de batalha, Soluo tem a oportunidade de testar uma das invenes... E ele, finalmente, consegue! Caa um dos mais temveis dos drages: o Fria da Noite. Mas ele sequer tem tempo de comemorar! Logo se torna alvo de um outro drago que quase o aniquila... O pai Stoico o salva e quando ele conta que conseguiu caar um fria da noite ningum acredita... No dia seguinte, ele vai ao encontro da sua caa... E o encontra com vida. E a comea todo o desenrolar da histria que mostra a natureza da amizade: verdadeira, desinteressada, sem preconceito... Quanto mais convive com o Fria da noite, j carinhosamente chamado de Banguela, Soluo percebe que tudo o que lhe ensinaram sobre drages uma mentira... Eles so amveis, dceis e muito amistosos... O que levava estes seres a atacarem a sua ilha afinal? Esse o mistrio que ser revelado ao final do filme, numa trama linda, leve e cheia de valores importantes de serem compartilhados com crianas, jovens e adultos!

Sugestes pedaggicas
Ao assistir ao filme Como treinar o seu drago, voc poder abordar as seguintes temticas:

1) A Era Viking.
Os vikings so conhecidos pela sua fama de brutos. Um povo destruidor e aterrorizante. Sabe-se que apesar de muitos atos de brutalidade, os vikings tambm tiveram uma grande contribuio na marinha, na construo de cidades e no desenvolvimento do comrcio. Por meio do desenho animado, possvel mostrar o estilo de construo das vilas dos vikings, suas vestimentas e indumentrias e, principalmente, o seu temperamento lutador, obstinado e, s vezes, bruto. O filme tambm permite um contraponto, mostrando, como no dito popular, que os brutos tambm amam. Assim, eles lutam, so agressivos, mas defendem uma causa, defendem suas famlias, defendem aqueles que amam. possvel visualizar a importncia da arte de guerrear na formao do jovem viking, bem como os ofcios tpicos daquela poca. O desenho tambm retrata com detalhes as embarcaes deste povo destemido que cruzou mares em busca de terras, fama e riquezas.

2) Outro contedo muito importante que pode ser abordado a temtica da prpria guerra em si.
H anos os vikings atacam drages que por sua vez atacavam os vikings em busca de comida. Com o

desenrolar do filme, percebe-se que a causa da guerra inexistente dentro da tica entendida. A situao se desenrola de tal modo que, ao final, os vikings percebem que os drages tm um mal maior a combater e juntos conseguem vencer. Apesar do vis de fbula que o filme mostra, quantas guerras do mundo antigo e contemporneo acabam acontecendo dentro da mesma perspectiva? E no precisa ser uma guerra de propores mundiais... As guerras que acontecem cotidianamente em sala de aula. No sou amigo do fulano porque tenho certeza que ele me odeia. Eu detesto a turma Y porque tenho certeza que eles que bateram num cara da esquina da minha casa... Fora as guerras escolares que transpem os muros da escola e acabam na internet. Quando eu me permito um olhar diferente sob o meu semelhante, as descobertas podem ser fantsticas e surpreendentes!

3) Um aspecto muito claro abordado no desenho animado a relao pai x filho.


So percebidos diversos elementos dessa relao: a entrada na adolescncia do Soluo; a expectativa do pai, alis, a expectativa de que Soluo seja como o pai Stoco e as frustraes de ambos; a descoberta de Soluo como um ser independente, dotado de habilidades especiais, porm distintas das de seu cl e do seu pai; a constatao de que as verdades pregadas pelo pai no so to verdadeiras; o surgimento do homem Soluo que, ao enfrentar seu pai, revela seu eu interior. Todos esses elementos podem ser trabalhados com os alunos de modo que compreendam a adolescncia como um processo natural, rico e necessrio, capaz de transformar o menino em homem.

4) A amizade e o trabalho em equipe.


A amizade mostrada de modo simples, porm muito real e verdadeira. Tambm evidenciado o trabalho em equipe, baseado na confiana mtua e na busca do bem comum. muito importante resgatar esses valores com nossos alunos!

5) Paralelo entre o livro e o filme.


Proponha a leitura do livro Como treinar o seu drago, de Cressida Cowell, publicado no Brasil pela editora Intrnseca, que deu origem ao filme. Aps a leitura, solicite que tracem um paralelo entre o livro e o filme, apontando semelhanas e diferenas entre eles.

Com relao os filmes que escolho com objetivos pedaggicos para as turmas de menos idade (no caso, 6 ano), meu lado criana tem me dado as dicas na hora de escolher. Eu assisto e "curto" bastante, ento fica mais fcil depois empregar como forma didtica. Porm, conheo colegas que odeiam filmes de animao ou outros da categoria infantil e mesmo assim conseguem realizar belos trabalhos com os alunos. Ento, no vale vir com a desculpa eu odeio tal tipo de filme para se esquivar do emprego desse recurso. A proposta de trabalho que coloquei em prtica foi idealizada para uma turma de 6 ano que apresentava muitas dificuldades de aprendizagem, disciplina, autoestima, convvio entre si. O setor pedaggico sempre solicitava trabalhos diferenciados, que estimulassem e que prendessem a ateno dessa turminha, que ajudasse a amenizar, se possvel sanar as dificuldades. Eram adolescentes, alguns com defasagem idade/srie e que estavam em uma turma com nmero elevado de alunos, apresentando muito pouco desenvolvimento. A turma foi dividida, mas creio que esses alunos se ressentiram da separao, julgando-se menos inteligentes, inferiores. Trabalhar com eles exigiu dos professores muito "tato", criatividade e bastante pacincia. Busquei para essa proposta um filme que fosse desconhecido da turma, para assim, conseguir ainda mais receptividade pela curiosidade em torno da histria. Entre os filmes mais novos, achei interessante o enredo de "Como treinar seu drago". Assim que assisti a ele tive certeza de que os alunos tambm iriam adorar. Apresentei a proposta ao setor pedaggico e conversei com a professora de histria para que trabalhssemos juntas, de forma interdisciplinar. A turma com a qual trabalhei "Como treinar seu drago", devido s dificuldades que apresentavam, tiveram as atividades no estilo estudo dirigido, no qual li com eles e para eles as questes propostas. Tambm fez parte das atividades colorir imagens das personagens e selecionei umas oito do link abaixo: http://www.topgameskids.com.br/desenhos-pintar-view/2233como+treinar+seudragao.html O resultado foi excelente, pois os alunos mostraram interesse e motivao. Alguns, que pareciam nem prestar ateno ao que ocorria ao seu redor na sala de aula quando o assunto era matria didtica, falavam sobre o enredo do filme com entusiasmo e at me pediram cpias para levar para casa e assistirem de novo. Atravs do filme pude voltar a alguns conceitos que precisavam ser revistos e introduzir novos contedos conforme objetivado na proposta.

PROPOSTA DE TRABALHO COM O FILME COMO TREINAR SEU DRAGO Disciplina: Lngua Portuguesa e Histria Tema: Mudanas, autovalorizao Objetivos: -Levar os alunos a perceberem como sempre bom e importante ter a mente aberta para novas experincias. -Mostrar tambm que as aparncias enganam e que no devemos fazer pr-julgamentos at temos a certeza das coisas. -Mostrar que a fora est dentro de ns mesmos, bastando procur-la, aprendendo a olhar bem para dentro de ns mesmos. -Entender mais sobre a caracterizao das personagens, atravs das descries do que se v e do que se percebe no modo de agir das principais do filme. Procedimentos/ Roteiro: -Assistir previamente para conferir se h algo mais que possa ser incorporado ou se o filme est ok. -Conferir os equipamentos de exibio antes de levar os alunos para a sala de vdeo. -Conversar com os alunos sobre o filme; nacionalidade; se possvel levar o livro de mesmo Como Treinar o Seu Drago Cressida Cowell, no qual o filme foi baseado. -Fazer uma sondagem com a turma sobre os vikings, deixar que falem vontade e depois fazer uma leve e breve explanao sobre o povo viking, sua origem, histrias, conquistas e mitos a respeito deles. -Conversar um pouco (sempre em tom de perguntas primeiro) sobre o mundo imaginrio das bruxas, fadas e drages e pedir que falem o que sabem sobre esses ltimos seres. -Comear o filme e exibi-lo, de preferncia sem interrupes, para que no se perca o entusiasmo em momentos interessantes da aventura/comdia. -Aps a exibio do filme, iniciar uma interpretao oral de alguns aspectos gerais tais como efeitos especiais, cenrios, animao. Deixar a interpretao das ideias, percepo e trabalho com o tema para socializao em atividades a serem resolvidas em grupo, e em duplas.

Contedos Trabalhados: *Pode haver um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Lngua Portuguesa e Histria, com os seguintes contedos: Lngua Portuguesa: -Interpretao. -Caracterizao de personagens. -O enredo linear: incio, meio e fim da narrativa. -Familiarizao com nomes das personagens (reconhecimento do emprego do substantivo prprio). Histria (breve explanao) - Conhecer um pouco sobre o povo viking; quebrar um pouco o esteretipo de que os vikings eram apenas um povo brbaro e destruidor, reconhecendo tambm seu talento para a navegao. Falar um pouco sobre habitao, vesturio, costumes: Em razo das baixas temperaturas, os vikings tinham a expressa necessidade de uma vestimenta que pudesse suportar as baixas temperaturas do norte europeu. Geralmente, combinavam peas de tecido com couro e peles grossas que pudessem manter o seu corpo aquecido. Alm disso, podemos ainda destacar que toda a populao apreciava a utilizao de acessrios em metal e pedra. A organizao familiar viking tinha claros traos patriarcais, sendo o homem o grande responsvel pela defesa da famlia e a realizao das principais atividades econmicas. Dedicada aos domnios domsticos, a mulher era responsvel pela preparao dos alimentos e tambm auxiliava em pequenas tarefas cotidianas. A educao das crianas era delegada aos pais, sendo eles que repassavam as tradies e ofcios vikings. O rei era a principal autoridade poltica entre os vikings. Logo em seguida, os condes e chefes tribais tambm desfrutavam de grande prestgio e poder de mando entre a populao. O poder de deciso entre os locais tinha certa presena entre os vikings. Reunidos ao ar livre, discutiam a elaborao de suas leis prprias e as punies a serem deferidas contra os criminosos.

http://www.historiadomundo.com.br/viking/
Recursos: Data show, computador e/ou TV conectada ao computador, caixa de som. Observao: Como Treinar Seu Drago uma histria que aborda temas como relacionamentos entre pais e filhos, mudanas de pensamentos e atitudes, alm de mostrar como sempre bom ter a

mente aberta para novas experincias. Mostra tambm que as aparncias enganam e que ao olhar bem para dentro de ns mesmos podemos descobrir tudo de que somos capazes. Sinopse: Os vikings-mirins so educados para substituir seus pais na batalha contra os grandes drages que assolam a Ilha de Berk, onde o grupo mora um lugar antigo, mas com casas novas que so reconstrudas aps sucessivos ataques. impossvel exterminar os animais, pois para isso, seria necessrio saber onde fica o seu ninho. Soluo um garoto viking que no consegue agradar ao seu pai, o chefe do grupo. Pequeno e fracote, ele no leva jeito para matar drages. A jornada de Soluo comea quando ele captura um temido drago do tipo Fria da Noite. Como o garoto no tem coragem de matar o animal, laos de amizade nascem entre os dois mas isso ainda um segredo, que o menino guarda muito bem, pois sabe que a descoberta do drago colocar em risco a vida do animal, a quem d o nome de Banguela. Realmente, Soluo um viking adolescente que no combina muito bem com a longa tradio de sua tribo de heroicos matadores de drages. Mas o mundo dele vira de cabea para baixo quando encontra o drago que, desafia tanto ele quanto seus companheiros vikings a encararem o mundo de um ponto de vista totalmente diferente. Referncias: http://omelete.uol.com.br/cinema/critica-como-treinar-o-seu-dragao/ http://www.filmesdecinema.com.br/filme-como-treinar-o-seu-dragao-6207/ http://cinemacomrapadura.com.br/criticas/157237/como-treinar-o-seu-dragao/ http://www.topgameskids.com.br/desenhos-pintar-view/2233como+treinar+seudragao.html DESENVOLVIMENTO TRABALHANDO COM O FILME I - Entre as alternativas abaixo h uma que falsa com relao ao filme. Encontre-a. Explique qual o erro que voc encontrou nela. A ( ) Soluo um garoto viking que no consegue agradar ao seu pai, o chefe do grupo. Pequeno e fracote ele no leva jeito para matar drages. At o dia em que captura um e o transforma em seu animal de estimao, mas mantm isso em segredo. B ( ) Os vikings-mirins so educados para substituir seus pais na batalha contra os grandes drages que assolam a Ilha de Berk, onde o grupo mora um lugar antigo, mas com casas

novas que so reconstrudas aps sucessivos ataques. Era impossvel exterminar os animais, pois para isso, seria necessrio saber onde fica o seu ninho; um dia Soluo descobriu esse ninho. C ( ) A jornada de Soluo comea quando ele captura um temido drago do tipo Fria da Noite. Como o garoto no tem coragem de matar o animal, laos de amizade nascem entre os dois mas isso ainda um segredo, que o menino guarda muito bem, pois sabe que a descoberta do drago colocar em risco a vida do animal, a quem d o nome de Banguela. D ( ) O espao mostrado no filme dos vikings do sexo masculino, grandalhes, barbudos e com chifres pontiagudos em seus elmos e no existem personagens femininas, pois as mulheres no eram chamadas a lutar contra os drages. II Responda s questes abaixo: 1 Como era o garoto viking Soluo: - Caractersticas fsicas - Caractersticas psicolgicas (jeito de ser, ele como pessoa). E o pai dele? - Caractersticas fsicas - Caractersticas psicolgicas (jeito de ser, ele como pessoa). Por que era importante para Soluo matar um drago? Fale um pouco sobre a relao de Soluo com o pai. . Sobre os garotos e garotas, colegas de treino de Soluo, que lio voc pde aprender com eles, principalmente se levar em conta o final do filme? . Que outras lies podemos aprender atravs do filme: - sobre a amizade; - sobre a forma como julgamos as coisas e as pessoas; - sobre mudanas de pensamentos e atitudes; Qual a parte do filme de que voc mais gostou? Justifique.

III- OS PERSONAGENS DE COMO TREINAR O SEU DRAGO Leia as caractersticas de cada personagem e numere. Ateno: Alguns vo se repetir. ( 1 ) SOLUO ( 2 ) ASTRID ( 3 ) MELEQUENTO ( 4 ) CABEA-DURA E CABEA-QUENTE

( 5 ) STOICO ( 6 ) BOCO ( 7 ) PERNA-DE-PEIXE ( 8 ) BANGUELA A. ( ) Pertence a uma das mais raras e perigosas espcies de drago ele um Fria da Noite. Apesar de Soluo ser o responsvel pela queda sua, foi a compaixo do garoto viking e sua criatividade que fizeram com que pudesse voar novamente. A amizade entre ele e Soluo e sua confiana incondicional ir unir os Vikings e os drages para sempre. B.( ) Durante o dia, ele e seus amigos enfrentam drages cativos no campo de treinamento. Durante a noite, ele desenvolve uma amizade proibida pela sociedade Viking com um belo e perigoso animal, ajudando-o a voar novamente. O malabarismo que faz com esses mundos conflitantes poder liberar Vikings e drages de suas antigas batalhas e mudar o modo como eles vivem para sempre. C.( ) Na esperana de fazer aflorar o homem que existe em seu filho, ele envia Soluo para treinar com drages, um teste perigoso de fora e combate. O grande medo de que a fraqueza de Soluo signifique a destruio da tribo. Mas atravs de Soluo, ele e a tribo descobriro uma nova forma de fora. D.( ) Atraente, energtica e durona, ela a personificao do estilo Viking. Sua personalidade competitiva e determinada no faz o tipo encantador, mas Soluo no consegue deixar de se encantar. Quando Soluo comea a sentir a presso de levar sua vida dupla secretamente, ela a primeira a desconfiar dele. E.( ) Infelizmente, no bruto mundo dos Vikings, as observaes inteligentes o senso de humor s servem para o deix-lo cada vez mais sem lugar na comunidade onde vive. Quando ele cria uma amizade com seu terrvel inimigo, um drago selvagem ferido, ele comea a levar uma vida dupla emocionante e complicada. F.( ) Ele o velho chefe da musculosa tribo dos Vikings. Um pai relutante e confuso, na melhor das hipteses. Ele no entende seu inteligente filho. G.( ) No nada fcil ser o filho inteligente de um musculoso chefe Viking, mas esperto demais para perder tempo com auto piedade: ele vai se tornar um guerreiro Viking do seu jeito. H.( ) Grosseiro, rabugento e bronco, ele o guerreiro experiente escolhido para treinar os novos recrutas. Por ser confidente tanto de Stoico quanto de Soluo, tem a complicada tarefa de ser o mediador entre os dois. Ele tem boas intenes e vive dando maus conselhos, os quais distribui de graa e com graa.

I. ( ) Sua espcie o que os vikings chamavam de FRIA DA NOITE. J.( ) Ele mau, ele forte e tem um cheiro horrvel. Numa aldeia onde s os fortes tm lugar, ele tem lugar garantido. E que lugar! Mas quando sua garota, a Astrid, comea a prestar ateno em Soluo, O Intil, esse cara jura vingana. K.( ) Ele grande em tamanho, mas tem uma mente de criana, quase infantil. Muitos podem at julg-lo burro, mas ele tem palavras sbias em momentos importantes para Soluo. E de extrema confiana, tanto que Stoico pede a ele que tome conta do filho enquanto ele viaja procura do ninho dos drages. L.( ) Eles so gmeos, uma garota e um garoto. Ambos so brutamontes, cheios de ms intenes e com um pssimo temperamento, principalmente em relao um ao outro. Viciados na adrenalina dos Vikings, no existe situao arriscada para o tipo de diverso perigosa que eles curtem. M.( )Seu modo de ataque caracterstico executado depois do pr-do-sol e de uma grande

S-ar putea să vă placă și