Sunteți pe pagina 1din 11

1

NMERO DEDICADO AO CENTENRIO DO ESCOTISMO EM PORTUGAL

Boletim da FAEP
N. 27 - JULHO /AGOSTO DE 2011
DIRECTOR: Mariano Garcia

Editado pela Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal


Membro fundador da ISGF International Scout and Guide Fellowshi

Portugal entre os primeiros pases a abraar o Movimento

100 ANOS DE ESCOTISMO


Assinalar com alegria o centenrio da chegada do Escotismo a Portugal uma oportunidade e um dever dos Antigos Escoteiros lembrarem a importncia da introduo do escotismo na sociedade portuguesa, carecida de um padro formativo para a nossa juventude.

911

1911 - 2011

100

ANOS DE ESCOTISMO OS PRIMEIROS ANOS


O Grupo de Scouts de Cabo Verde
Segundo a afirmao peremptria do sr. Artur Gomes da Silva, registada no jornal Sempre Pronto de Agosto de 1985, suportada por um artigo publicado na revista Ilustrao Portuguesa em 1913, por ocasio da montagem

O ante primeiro grupo de Macau


Uma outra tentativa bem conhecida, de organizar um grupo de scouts em territrio de administrao portuguesa ocorreu em Macau, em 1911, por iniciativa do ento tenente lvaro de Melo Machado, governador da colnia, que refere nas suas memrias escotistas: Sabia pouco de ingls, por isso, arranjei um jovem ingls Mr. Nightingale que ia todos os dias conversar comigo nessa lngua. Durante essas conversas, o rapaz falou-me, com entusiasmo, no movimento dos boy scouts. Como eu mostrasse curiosidade por essa organizao, arranjou-me um manual escotista, o Scouting for Boys. Achei-o muito interessante e lembrei-me de me servir do mtodo para tentar modificar a mentalidade dos jovens portugueses. Foi assim que fundei o movimento escotista em Macau, com a ajuda de dois rapazes, um dos quais tenente de infantaria, o Ernesto Torre do Vale, que foi precioso auxiliar.

do cabo submarino na Ilha de S. Vicente, foi fundado ali, em 1910, por dois oficiais ingleses vindos de Pretria os irmos Eveley - um grupo de scouts, constitudo por filhos dos empregados daquela empresa, tanto portugueses como britnicos. o sr. Gomes da Silva que o afirma: Fui boy scout desde a primeira hora at fins de 1913, altura em que os dois ingleses voltaram para Inglaterra

No h certezas sobre quais foram os primeiros grupos em territrio portugus. A AEP aceitou, desde sempre que, o Grupo de Macau teria sido o primeiro, por isso ele foi chamado de ante primeiro, mas tambm h relatos da existncia de grupos em territrio continental. Frank Giles, chefe do 1 Grupo da A.E.P. dizia, logo nos primeiros tempos que em Coimbra e no Porto tambm existiam scouts. Confirma-se, portanto, que em 1912 j havia scouts nessas cidades. H quanto tempo?... Tambm os antigos escoteiros do Algarve reclamaram para Olho a prioridade da fundao do Escotismo, numa iniciativa de Amncio Salgueiro Jr., que alegam ter sido anterior de Macau. De todo o modo, parece ser a unidade de Cabo Verde a que existiu primeiro.

Escoteiro um dia, escoteiro toda a vida

100 ANOS DE ESCOTISMO OS PRIMEIROS ANOS


A fundao do 1. grupo
Foi em 1912 na Unio Crist da Mocidade (associao muito frequentada pela juventude), que nos primeiros dias de Maro, se dirigiram dois jovens britnicos, Frank Giles e John Brown, tendo sido recebidos por dois dos directores, Robert Moreton e Rodolfo Horner, aos quais propuseram a fundao de um grupo de scouts. Bem recebida, a proposta foi transmitida direco e naturalmente aprovada logo em 22 de Maro. O grupo constituiu-se, alm de Frank Giles e John Brown, chefe e chefe-ajudante, com os seguintes jovens que prestaram o seu compromisso de honra: A. G. Gomes, Armando Ramos, Evaristo Pires Ramos, Horcio Nunes Delgado, Jos Maximiano Silva, Jlio Ribeiro da Costa (conhecido mais tarde como capito Ribeiro da Costa, muito ligado aos meios desportivos), Lus Clington Lobo e Romrito Rodrigues Pampulim. A sesso inaugural efectuou-se no dia 9 de Abril de 1912, na sede da Unio, presidida por Robert Moreton. Rodolfo Horner e Frank Giles falaram acerca do Scouting. Entretanto, surgiram novas adeses e organizam-se duas patrulhas; a primeira teve como guia Joo Paulo da Cruz e sub-guia Antnio Santa Marta, da segunda Humberto Martins era o guia e sub-guia Joo Garcia David; logo de seguida foi criada a terceira patrulha, com Ernesto de Sousa e Francisco Caetano Dias.

A fundao do 2. grupo
Numa noite de Outubro de 1912, a Sociedade de Instruo Militar Preparatria n. 2, com sede na Trav. do Guarda-Mor, no velho bairro da Esperana, abriu as suas portas rapaziada, que encheu completamente uma das suas salas, entusiasmada com a ideia de poder praticar a vida saudvel e cheia de aventura dos boy scouts. Quem estava ali para seleccionar os rapazes e fazer a sua inscrio, era exactamente o tenente lvaro de Melo Machado, que em Macau fundara um grupo de scouts e, segundo as suas palavras se entusiasmara pelo escotismo, por considerar que se tratava de um admirvel processo de educao da juventude e se convencera de que atravs dele seria possvel modificar a mentalidade da gente portuguesa, se pudesse conseguir que muitos milhares de rapazes se filiassem nos grupos que viessem a organizar-se. Parece que havia tambm a colaborao dos irmos Simes, grandes nadadores na poca, que iriam ser instrutores. Melo Machado, nessa mesma noite, formou as patrulhas guia, Co, Gato e Pato. S da Gato temos a constituio completa Ablio dos Santos, guia; Nuno de Zea Bermudes, sub-guia; Amrico Salvador da Costa, Jos de Meneses, Manuel de Sousa Duarte Borrego e Mrio Florindo. Xavier de Brito foi o guia da Co. Em 3 de Novembro de 1912, o Segundo Grupo fez a sua primeira apresentao num exerccio realizado no Campo Grande e, a partir da, as actividades sucederam-se, at que chegou o momento da sua inaugurao oficial. Esta realizou-se no dia de Natal, no Coliseu de Lisboa (na Rua da Palma) a abarrotar de pblico, aproveitando uma festa promovida pela Loja Manica Madrugada. O dia comeou com alvorada por um terno de corneteiros e saudao Bandeira Nacional pelos scouts. Durante a festa de Natal no Coliseu, os scouts fizeram exibies, prestaram compromisso de honra e distriburam bolos e brindes s crianas presentes.

100 ANOS DE ESCOTISMO OS PRIMEIROS ANOS


A fundao do grupo n. 3
No se conhece de quem partiu a iniciativa de organizar no Liceu de Pedro Nunes um grupo de scouts. Talvez mesmo no tenha havido uma iniciativa individual. Aquele Liceu era uma instituio aberta a tudo que pudesse ser til formao e educao dos seus alunos, graas viso esclarecida do grande pedagogo dr. Antnio Joaquim S Oliveira, que aceitou e sentiu o Escotismo. A criao do Grupo - afirma um dos seus membros fundadores, o pintor Carlos Botelho ficou a deverse principalmente ao ambiente de esprito associativo que existia no Liceu. Esse ambiente era dado pelo prprio director, dr. S Oliveira, que veio a ser o presidente da Associao dos Escoteiros. atravs de comunicaes publicadas em 7 e 19 de Setembro de 1912, no jornal O Sculo, que se conhe-ce a existncia do Grupo n. 3 da AEP. Assumiria a chefia do Grupo o comandante Jaime do Inso, figura muito conhecida, que fez parte da sua vida como oficial de marinha, no Oriente. Seguiu-selhe Joo Nolasco, que j conhecia o Escotismo desde Macau, pois fizera parte do ante-primeiro grupo. Em 3 de Dezembro de 1915, assumiu o cargo o eng. Henrique Carlos de Moura, sendo oficialmente nomeado em 8 de Maro seguinte.

A FUNDAO DA ASSOCIAO DOS ESCOTEIROS DE PORTUGAL


Foi a 6 de Setembro de 1913 que veio a organizar-se formalmente a Associao dos Escoteiros de Portugal, por convergncia dos dirigentes dos trs Grupos que vieram a tomar os n.s 1, 2 e 3. Mas j em 18 de Setembro de 1912, no jornal O SCULO, Melo Machado fazia apelo a que fosse constituda uma entidade para dirigir colectivamente o movimento, o que reconhecia ser uma necessidade imperiosa. Todavia, parece que ter sido a visita a Lisboa, na primavera de 1913, dos escoteiros ingleses da Cidade de Hastings, com o seu vistoso desfile pelas ruas da cidade e as inmeras festas em que participaram, proporcionando entusistica cobertura jornalstica ao jornal O SECULO - que na poca acompanhava com muito interesse o despontar do movimento scouting no nosso Pas - que despoletaram o interesse publico e levaram os dirigentes dos trs primeiros Grupos de Lisboa a reconhecerem que era chegado o momento de se constiturem em associao e iniciaram conversaes para esse efeito. A Direco da AEP foi constituda pelo dr. Antnio Joaquim S Oliveira, presidente; Roberto Moreton, secretrio; lvaro de Melo Machado, escoteiro chefe geral. Sabe-se que quando se fundou a AEP j existiam outros grupos de scouts, alm dos trs que a constituram. Frank Giles, em entrevista a O SCULO, em 20 de Agosto de 1912, afirmava que em Coimbra e no Porto existiam tambm scouts, com os quais mantinha activa correspondncia. Mas mesmo em Lisboa j existiriam outras unidades. Entre estas contava-se o Grupo n. 7, fundado em 20 de Maio de 1913, na Igreja Congregacional, por iniciativa de Abel dos Santos e Silva e Luciano Silva, elementos sados do Grupo n. 1.
Uma coisa certa, os grupos n.s 1, 2 e 3 foram os fundadores da A.E.P. e constituram o ncleo de onde irradiou o Movimento que, a partir dessa data, registou franco desenvolvimento por todo o Pas e, mais tarde, pelas colnias portuguesas do ultramar.

O Grupo n. 3 marcou a sua presena, juntamente com o UM e o DOIS, em todos os acontecimentos da poca, mas depois de o dr. S Oliveira deixar o seu lugar no Liceu, todas as actividades circum-escolares foram perdendo ritmo e foram desaparecendo. O Grupo de escoteiros encerrou em 23 de Agosto de 1920, tendo sido nomeada uma comisso liquidatria que publicou um comunicado em que estabelecia um regulamento, em consequncia do qual os antigos escoteiros se reuniam anualmente, o que foi feito com regularidade at aos anos oitenta.

O ACAMPAMENTO DO CENTENRIO

Chegou finalmente o dia!


Com o frenesim prprio das grandes actividades, os escoteiros comeam a chegar, em revoadas sucessivas, ao Carvalhedo da Gndara, na Freguesia de Arca, situado no concelho de Oliveira de Frades, bem dentro da serra do Caramulo. Passadas poucas horas so j mais de mil e (dizem-nos mais tarde) sero no total cerca de 1.700. Com os portugueses esto alguns convidados estrangeiros (perto de 300) oriundos da Espanha, Finlndia, Russia, Cabo Verde, Desde logo, nos surpreende agradavelmente a beleza do local escolhido, muito apropriadamente para um acampa-mento desta envergadura, e a organizao do campo, pronto para acolher as tendas e as construes, que a experincia e tcnica de campo dos escoteiros mais velhos certamente iro realizar. Curioso de notar tambm a ordem e disciplina como os grupos se vo apresentando em campo, sempre iniciando pelo iar da sua bandeira, em reunio geral do grupo, escutando as indispensveis recomendaes do respectivo Chefe e lanando os seus gritos caractersticos. Sabemos que esta ordem no era casual, pois num acampamento de escoteiros tudo (ou quase tudo) deve estar previamente planeado. Depois, preciso trabalhar para erguer as suas tendas e montar o seu campo, para, mais tarde, viver a alegria e a aventura do grande acontecimento, para alguns a sua primeira aventura escotista. Nota-se o bom trabalho j feito na preparao tcnica do acampamento, fruto do esforo da equipa de montagem que merece desde j os nossos parabns.

Escotismo no um passatempo, um modo de estar na vida "

O ACAMPAMENTO DO CENTENRIO
Mais de 1.700 jovens vivem a aventura do Escotismo!
(cont. da pg. anterior)

Cerimnia de Abertura
A sesso solene de abertura do Acampamento teve lugar cerca das 17h00 e foi presidida pelo dr. Andr Pardal, adjunto do Secretrio de Estado da Juventude e Desporto, ladeado pela dr. Elisa Oliveira. vereadora da Juventude da Cmara Municipal de Oliveira de Frades, dr. Jos Filipe Sousa, Presidente do Conselho Nacional da Juventude e o Escoteiro Chefe Nacional. Cada uma das referidas entidades usou da palavra, saudando a AEP e o Movimento Escotista, exortando os escoteiros a aproveitar este acampamento para cultivarem a amizade e o companheirismo, elogiando o Movimento, os seus valores educativos e a sua prtica social. Na audincia, muitas centenas de jovens escutaram com ateno e interesse as mensagens de cada um dos oradores. Estavam igual-mente presentes os seis re-presentantes da FAEP, entre os quais o Eng Jos Maria Nobre dos Santos, antigo Escoteiro Chefe Nacional da AEP, o Escuteiro Chefe Nacional do CNE, a Chefe Nacional Adjunta das Guias de Portugal, um membro da FNA e a presidente da Junta de Freguesia de Arca. Terminou a cerimnia, com todos os presentes cantando o Hino Nacional, aps o que o Escoteiro Chefe Nacional declarou aberto o Acampamento Nacional do
Centenrio Escotismo Portugal. do em

FIGURA DE DESTAQUE
O antigo Escoteiro Chefe Nacional, Jos Maria Nobre Santos manifestou a sua grande alegria em poder estar presente aos 93 anos na abertura de mais um Acampamento Nacional. Faltou ao venervel dirigente o mais antigo e o mais prestigiado escoteiro presente a merecida consagrao pelo muito que fez pelos Escoteiros de Portugal durante a sua longa vida de dedicao ao Escotismo.

Dia 6 Aco comunitria e Feira Escotista


Voltmos ao acampamento no sbado, dia 6, dedicado ao convvio fraternal e s visitas de familiares, numa verdadeira festa escotista. Todavia, avisados pela Meteorologia j sabamos que no iria ser assim. Uma chuva persistente e arreliadora frustrara todos os planos, obrigando ao cancelamento da actividade comunitria prevista e a Feira no encontrou lugar para realizar-se. O acampamento, antes to alegre e bulioso, Apresentava-se triste, com os escoteiros mais jovens acauteladamente recolhidos em suas tendas ou abrigos, circulando apenas os mais velhos cumprindo as suas misses de servios, alguns encharcados at aos ossos, porque as tarefas no podem deixar de cumprir-se. Os lobitos j haviam sido transferidos, logo cedo, para um pavilho no Caramulo para os abrigarem da intemprie. Apesar de muitos anos de vivncia escotista, que incluram alguns temporais, no pudemos deixar de nos

Os escoteiros deram ento largas aos seus gritos vibrantes, aps o que seguiram para os seus campos para dar incio grande ventura do ACNAC 2011.

7
sentirmos tristes pelos escoteiros, que no puderam terminar em beleza este ACNAC do Centenrio. Mas, para a maioria deles muitos outros ACNACs viro onde o sol brilhar e a aventura ser completa. Reportagem de M.G. Fotos de F. Macedo

ESCOTISMO ADULTO - NOTICIAS FAEP


Sesso comemorativa do Centenrio do Escotismo, organizada pelo Ncleo FAEP de Setbal

A MESA PRESIDENTE DA SESSO ASPECTO DA ASSISTNCIA - ASPECTO DA ASSISTNCIA - ESCOTEIROS E FAEP PRESENTES O ORADOR

DIA 3 DE JULHO ENTRONCAMENTO Homenagem ao companheiro Anbal Horta


OS ESCOTEIROS DO GRUPO N. 84 DO ENTRONCAMENTO PRESTARAM JUSTA HOMENAGEM AO COMPANHEIRO ANIBAL HORTA, NO DIA DO 96. ANIVERSRIO DO FUNDADOR DAQUELA UNIDADE ESCOTISTA, QUE ELE CHEFIOU DURANTE DEZENAS DE ANOS. NA SESSO SOLENE REALIZADA NO AUDITRIO DA C. MUNICIPAL, O CHEFE HORTA ANUNCIOU COM ALEGRIA E DIGNIDADE O LANAMENTO DO SEU LIVRO DE MEMRIAS.

O LIVRO

O CHEFE RODEADO DOS ESCOTEIROS

OS PARABNS DA FAEP

OS FAMILIARES DO HOMENAGESDO

A FAEP PRESENTE NO ACNAC DO CENTENRIO

O PRESIDENTE DO CD DA FAEP DE VISITA AO ACNAC

ANTIGOS ESCOTEIROS ASSISSTEM - A FAEP NO ACAMPAMENTO CERIMNIA DE ABERTURA

IDENTIFICAO NOS SERVIOS DE ATENDIMENTO

Breve histria dos Acampamentos Nacionais da AEP

Havia em Lisboa cerca de 20 grupos e, ao que se sabe no foram convocados grupos de outros locais do Pas. No se pode, por isso, dar a esta actividade a classificao de nacional

I ACNAC 1927 13/23 Agosto Queluz


Campo Nacional e Escola de Guias na Mata Nacional de Queluz. Chefe de Campo: o Comissrio Nacional, Dr. Alfredo Tovar de Lemos. Encarregados do Curso de Guias: Diniz Curson, Franklin dOliveira e Edmundo Santos Matos. Responsveis das actividades: Albano da Silva e seu adjunto Jlio Leo de Almeida. Instrutor de Jogos: Alberto Lima Bastos Grupos presentes: Regio de Lisboa: 1, 2, 5, 7, 9, 11 e 40. Regio do Algarve: 6 (Olho), 49 (Faro), 59 (Tavira); 60 (Vila Real de Santo Antnio), 64(Portimo), 65 (Lagos), Aspirantes dos Grupos em formao de Loul e Silves. Outras localidades: Palma, Torres Novas, Santarm, Torres Vedras, Porto, Figueira da Foz, Coimbra, Seixal e Oliveira de Azemis.

No fcil de fazer um correcto historial dos Acampamentos Nacionais realizados pela AEP. Por um lado, a falta de documentao fidedigna relativa aos primeiros anos associativos, questo por ns referida recorrentemente, por outro lado, o facto de nem sempre ter havido a preocupao de dar a tal actividade uma numerao sequencial, hbito adquirido somente a partir dos anos 60, o que leva existncia de mais do que uma listagem, no coincidentes, relativas a Acampamentos Nacionais. ainda nossa opinio que a reunio em Acampamentos Nacionais no foi uma questo prioritria para os primeiros dirigentes associativos, talvez devido s dificuldades de comunicao daqueles tempos, talvez porque preferissem trabalhar os grupos ao nvel local. S o dr. Tovar de Lemos, que desencadeou, nos anos vinte, um processo de renovao e dinamizao das estruturas associativas, veio a considerar aquela actividade de extrema importncia. Certo que os escoteiros portugueses j tinham participado em dois Jamboris Mundiais (1920 e 1924) antes da realizao do 1 Acampamento Nacional, em 1927. Servindo-nos dos elementos que nos foi possvel recolher, vamos fazer aqui um breve historial dos Acampamentos Nacionais oficialmente considerados como tal, referenciando igualmente algumas outras actividades de vulto que no chegaram a ser classificadas como tal (assinaladas com *).

II ACNAC 1933 9/21 Agosto Carcavelos


Acampamento geral de vero (Colnia de Frias) na Mata da Quinta do Cabo Submarino, em Carcavelos. Directoria: Alexandre Martins Correia, Ferreira da Silva, Fausto Salazar Leite, Jos Brotas Cardoso, Humberto Gomes de Freitas e Joo Trigueiros. Chefe de instalao: Jos Rodrigues (do Grupo N 7). Grupos presentes: Lisboa: 1, 2, 5, 7, 8, 9, 13, 25 e 85. Algarve: 6 (Olho), 64 (Portimo), 77 (Faro) Centro: 16 (Carcavelos), 39 (Algs), 40 (Setbal) Norte: 41 e 70 (Porto) Ilhas: 23 e 24 (Funchal) Nota: Neste Acampamento foi realizada a II Conferncia Nacional de Dirigentes.

1916 - 4/12 Junho - Pai e Porto Brando (*)


Os Exerccios gerais que decorreram neste perodo, quer na Mata da Pai quer no pinhal do Porto Brando, tiveram excepcional importncia na preparao dos escoteiros e na orientao dos programas associativos destinados formao dos escoteiros

9
III ACNAC 1934 9/21 Setembro Porto (comemorativo dos 21 anos da AEP) O 3 Acampamento Nacional foi, na realidade, o primeiro a que foi dado tal designao. Da o facto de ter sido identificado como o primeiro, tal como se pode observar na gravura do selo emitido pelos CTT para assinalar aquele evento. Esta actividade ficou conhecida como o Acampamento Nacional da Exposio Colonial do Porto, posto que se realizou durante o decorrer daquele certame, que teve lugar no Palcio de Cristal e despertou o maior interesse em todo o Pas. O Acampamento era para ser instalado junto daquele Palcio de Cristal, mas dado o elevado nmero de presenas, acabou por ser montado num pequeno bosque junto do Colgio Nuno lvares. Local: Cerca do Colgio Nuno Alvares em Campanh (Porto). Directoria: Dr. Manuel Gomes dos Santos Chefes de Campo: Antero Nobre, Rui Santos, Joo Trigueiros e Frederico Matos. Grupos Presentes: 1, 2, 3, 5, 7, 8, 9, 11, 13, 15, 16, 19, 25, 40,41, 48, 53, 93, 94, 97, 99, 100, 102 e 103, provenientes de Lisboa, Porto, Algarve (Olho), Moambique, Angola (Luanda), Aores (S. Miguel), Gibraltar e Espanha. Total de presenas: cerca de 800 escoteiros. Nota: Comemoraes dos 21 anos da A.E.P. No domingo, os escoteiros efectuaram um grande desfile, que atravessou as ruas do Porto at ao local da Exposio. IV ACNAC 1935 15/25 Agosto Estoril Acampamento Nacional (Colnia de Frias) no Estoril. Este acampamento previsto inicialmente como um campo de frias dos grupos de Lisboa, veio a ser influenciado pela grande dinmica que ento dominava a AEP, estendendo-se participao de grupos do Norte e do Algarve, justificando, assim, a sua posterior classificao como Acampamento Nacional. Local: Pinhal do Estoril, junto ao Casino. Chefes de Campo: Franklin dOliveira e Rui Santos Participao: Grupos de Lisboa, alguns elementos do Algarve e alguns elementos do Norte. Nota: Este acampamento teve a durao de 15 dias e o patrocnio da Sociedade Estoril Plage. Foi visitado pelo Dr. Pedro Teotnio Pereira, ento subsecretrio de Estado das Corporaes. 1936 13/16 Agosto (*) Em momento difcil de perseguio ideolgica ao Escotismo, a AEP decidiu integrar a projectada romagem nacional para comemorar a batalha de Aljubarrota, dado o carcter patritico da iniciativa, procurando fazer deslocar Batalha escoteiros de todo o Pas, contando com o apoio de diversas empresas para o transporte dos escoteiros, o que garantia uma boa participao. Todavia, a intolerncia do ento ministro da Instruo Pblica, Carneiro Pacheco, que condicionou a ida dos escoteiros a Batalha, apenas se usassem a braadeira da MP. Recusando tal imposio, os dirigentes decidiram seguir para Aljubarrota num comboio automvel composto por camionetas cedidas pelo comrcio e indstria mas, a 24 horas da partida, veio a proibio dos servios de trnsito. O contingente de Lisboa resolveu dividir-se, seguindo sete camionetas, com 150 escoteiros, por estradas alternativas e 250 escoteiros seguiriam por comboio. Do Parque Municipal de Alcobaa, onde levantaram as suas tendas, o primeiro contingente seguiu para S. Jorge, onde se formou o desfile no qual estes escoteiros se integraram. O segundo contingente juntou-se-lhe na Batalha onde, com a delegao do CNE, se concentraram 500 escoteiros. Local: S. Jorge de Aljubarrota Chefe de Campo: Rui Santos Participao: Todos os grupos de Lisboa e arredores, Entroncamento e Setbal. Nota: Os grupos do Norte e Sul estiveram ausentes pelas razes j referidas. V ACNAC 1938 30 Ago/9 Set Benfica, Lisboa Comemorativo do 25 aniversrio da AEP, foi planeado inicialmente para ser um acampamento regional, mas a elevada participao de escoteiros de todo o Pas e a qualidade de actividades nele desenvolvidas justificam a sua classificao como Acampamento Nacional. Organizado com um cunho tcnico bem escoteiro, agradou a toda a rapaziada, que passou a designar o local como quinta da formiga devido grande quantidade de formigas ali existentes. Da que sempre ouvimos referencia aos escoteiros daquele tempo o Acampamento da Quinta da Formiga, facto que gerou alguma confuso. Local: Quinta da Fonte (Benfica) Chefe de Campo: Franklin dOliveira Chefe dos Escoteiros: Franklin dOliveira Chefe de Lobitos presentes: Joo Madeira Leito Chefe dos Caminheiros: Joo Clmaco Chefe do Museu de Trabalhos de Campo: Jos M. Nobre Santos Participantes: Todos os grupos de Lisboa, Grande nmero do Porto, do Sul e da Madeira. Nota: Foi organizado pela regio centro mas teve caraterstica de Nacional. Comemoraram-se os 25 anos da A.E.P. Realizou-se durante este acampamento uma Conferncia de Dirigentes.

(continuao no prximo Boletim)

MISSO da FAEP : reunir antigos escoteiros com vontade de continuar a viver o esprito escotista e apoiar a Associao dos Escoteiros de Portugal

10

O ESCOTISMO DISTINGUIDO COM O PRMIO INTERNACIONAL DA FUNDAO GULBENKIAN


A Fundao Calouste Gulbenkian distinguiu a WOSM com o seu Prmio Internacional, que tem como objectivo distinguir uma individuali-

dade ou uma instituio que, pelo seu pensamento ou aco tenha contribudo de forma decisiva e com particular impacto para a compreenso, defesa ou promoo dos valores universais da condio humana, em particular nos seguintes mbitos: 1. Respeito pela diferena e dilogo inter-cultural, inter-tnico ou inter-religioso; 2. Respeito pela biodiversidade e defesa do ambiente, na relao dos homens com a natureza.

SIMPLESMENTE ESCOTISMO

MAIS DE 800 ESCOTEIROS PORTUGUESES PARTICIPARAM NO 22 JAMBOREE MUNDIAL QUE DECORREU DE 27/JUL A 7/AGO NA SUCIA

O jri, constitudo por Jorge Sampaio, Fernando Henrique Cardoso, Hubert Vedrine Vartan Gregorian e Jos Gomes Canotilho, decidiu atribuir o prmio de 100.000 WOSM e Fundao Internacional Yehudi Manuhin, reconhecendo o seu inestimvel contributo para o dilogo e a aproximao entre as diferentes culturas e religies. A cerimnia de entrega do Prmio teve lugar no auditrio dos jardins da Gulbenkian, na tarde do dia 21 de Julho, perante numerosa e selecta audincia. Para receb-lo deslocou-se propositadamente a Lisboa o Secretrio-Geral Luc Panisod, que agradeceu o galardo e evidenciou as particularidades do Movimento Escotista, os seus valores e o seu empenhamento na contribuio para a formao dos jovens e para o construo de um mundo melhor. Na mesma sesso houve lugar atribuio dos prmios nacionais da Fundao Gulbenkian, nas vertentes artstica (Pedro Carneiro), educativa (Fernando Pdua e Maria Amlia Ferreira), cientfica (Nuno Peres) e de beneficncia (AEIPS).

O Dr. Jorge Sampaio, que presidiu ao Jri, assiste entrega do Prmio a Luc Panisod pelo Dr .Rui Vilar, Presidente da Fundao Gulbenkian
F.A.E.P. FRATERNAL DOS ANTIGOS ESCOTEIROS DE PORTUGAL Rua de S. Paulo, 254 1. 1200-430 Lisboa Tel. 00 351 213477025 faep.nacional@gmail.com http://faep.blogspot.com http://antigosescoteiros.blogspot.com

A Cerimnia de Abertura reuniu os mais de 39 mil participantes, representando 150 pases, em verdadeiro clima de festa. As boas-vindas foram dadas pela Chefe de Campo, Marie Reinicke, e pelo Vice-Presidente da Organizao Mundial do Movimento Escotista, afirmando que a reunio de to grande nmero de escoteiros de tantos pases uma comemorao extraordinria da paz e harmonia entre as culturas de todo o mundo. Seguiu-se um extraordinrio espectculo de alegria e muito colorido, com o desfile de todas as bandeiras dos pases participantes e o hastear da bandeira da WOSM. Nos dias seguintes, os escoteiros puderam participar em diversas actividades, geralmente subordinadas aos temas Aldeia Global de Desenvolvimento, Escotismo inter-tnico e interreligioso, Intercmbio de Culturas e muita descoberta e aventura. Os pases de expresso lusfona tiveram ainda oportunidade de realizar um frum e Portugal, Brasil, Angola e Moambique instalaram um stand lusfono. A cerimnia de encerramento, apesar da forte chuva, foi igualmente vivida em clima de alegria e grandes emoes, contando com a presena do Rei Carlos Gustavo XVI. A finalizar, um espectacular de fogo de artifcio acompanhou o momento em que a bandeira da WOSM foi entregue ao Japo, pas que vai realizar o 23 Jamboree, em 2015. No regresso, os escoteiros traro na bagagem as novas experincias vividas e muitas histrias para contar

11

S-ar putea să vă placă și