Sunteți pe pagina 1din 2

Resumo para I Prova de ENDO

ASSUNTOS:
Anatomia Interna Abertura coronria Radiologia aplicada endodontia Instrumental Odontometria e Instrumentao Substncias Qumicas auxiliares da instrumentao Obturao-materiais obturadores / Obturao dos canais Radiculares- tcnicas Medicao Intracanal

ANATOMIA INTERNA Cavidade pulpar A hospedagem da polpa dentria dividida e duas regies: cmara coronria e canal radicular. A face oclusal do dente representa o teto da cmara coronria, enquanto que, a cervical de assoalho da cmara. Na regio apical da cavidade pulpar, observa-se o limite CDC (cemento-dentina-canal), que divide a cavidade em duas regies, correspondentes ao canal dentinrio e ao canal cementrio. O canal dentinrio afunila-se em sentido apical e o cementrio abre-se em sentido apical. Existem ramificaes encontradas na regio da raiz dentria: 1. Canal principal: est presente ao longo eixo longitudinal do dente, do teto at o forame apical; 2. Canal colateral: posicionado paralelo ao canal principal; 3. Canal lateral: no tero cervical, caminha em direo ao ligamento periodontal perpendicular ao principal; 4. Canal secundrio: tero apical, perpendicularmente ao canal principal caminha em direo ao ligamento periodontal; 5. Canal acessrio: uma ramificao do canal secundrio, caminha em direo ao ligamento periodontal; 6. Intercanal: ramificao presente entre o canal principal e o colateral, secundrios, no chega ao ligamento periodontal; 7. Canal recorrente: parte do canal principal percorrendo discreto trecho, e retornando ao canal principal, no chega regio apical; 8. Canal reticular: entrelaamento de trs ou mais canais que caminham paralelamente; 9. Delta apical: varias derivaes presentes na regio do pice dentrio.

RADIOLOGIA APLICADA ENDODONTIA Tcnica Radiogrfica de Le Master uma variante das tcnicas periapicais que consiste em diminuir a angulao vertical e posicionar o filme paralelamente ao longo eixo do dente, contendo-o com o auxilio de rolo de algodo. Esta tcnica visa eliminar a radiopacidade indesejada do processo zigomtico da maxila e do osso zigomtico sobre os pices dos molares superiores. Tcnica radiogrfica de Clark uma variao da angulao horizontal (mesializar ou distalizar o colimador do aparelho radiogrfico) com a finalidade de dissociar objetos superpostos, localizando-os se esto por vestibular ou lingual. Est indicada para dissociar razes superpostas ou canais em uma mesma raiz, tambm para dissociar acidentes anatmicos, patologias, corpos estranhos e dentes retidos projetados sobre as razes dentrias. O ngulo de dissociao horizontal deve ser em torno de 15 a 20 graus, porm, deve-se levar em considerao que, quanto mais prximos estiverem os objetos, maior dever ser o ngulo de dissociao. Mas deve lembrar que quanto maior a angulao proposta para dissociao, maior ser a distoro do objeto, dificultando uma boa visualizao da imagem.

INSTRUMENTAL
A partir de trabalhos de Ingle, Levine em 1958 e 1961, os instrumentos endodnticos passaram a ser fabricados obedecendo a alguns critrios, padro.

S-ar putea să vă placă și