Sunteți pe pagina 1din 4

-MANIFESTO ELEITORAL JSD ABRANTES 2012-LISTA A NOTA INTODUTRIA: Caras (os) companheiras (os), o programa eleitoral que a LISTA

A apresenta, um programa ambicioso, pelo qual esta se ir pautar nos dois anos de mandato. Como sabem, durante alguns anos no existiu a estrutura da JSD no nosso concelho, ento com orgulho que eu, e um grupo de jovens interessados e preocupados com a causa social, nos candidatamos Comisso Poltica de Concelhia (CPC). Este projeto no se trata de uma mera reativao de uma juventude partidria, este projeto sim, o incio de uma mudana e de uma inverso do paradigma juvenil. Debatido, deliberado e aprovado, junto apresentamos o programa eleitoral da LISTA A. Um programa exequvel, inovador em algumas da medidas, preocupado com crise e instabilidade social que o pas atravessa e fundamentalmente preocupado com a criao de uma juventude mais crtica, mais interventiva e mais preocupada. Apelo aos jovens que sentem a necessidade de mudar, de fazer algo pelo concelho, e que se identificam com este projeto, que se juntem a ns nesta mudana por Abrantes. Saudaes Social-Democratas! (Jos Miguel Vitorino, candidato a presidente da CPC) LISTA: Jos Vitorino (presidente) Manuel Coelho (secretrio geral) Rafaela Pedro (vice presidente) Marco Barata (vice presidente)* Pedro Alves (vogal) Francisco Matos (vogal) Ricardo Barata (vogal)* Filipa Matos (vogal)* Margarida Bernardino (vogal) Rafael Mora (suplente) lia Batista (suplente) Diogo Lino (suplente)
*Os militantes assinalados, no se encontram confirmados pelo possvel incumprimento do artigo 122 n2 dos Estatutos Nacionais da JSD.

PROPOSTAS: Organizao/participao: Remodelar a sede.


A remodelao da sede da estrutura do PSD/JSD um dos objetivos fundamentais, uma vez que uma zona de trabalho com mais condies necessria para um trabalho de maior qualidade.

Criar um logotipo da JSD Abrantes.


A JSD Abrantes, esta empenhada numa nova imagem, numa imagem apelativa e inovadora para apresentar sociedade.

Criar uma base atualizada de militantes.


A organizao um valor pelo qual a JSD Abrantes se ir pautar, como tal, necessrio possuir este mecanismo de atualizao de militantes.

Participar em Assembleias Municipais, no Conselho Municipal da Juventude e reunies com a Comisso Poltica do PSD e Comisso Poltica de concelhia.
Participar na orgnica municipal e partidria para a JSD Abrantes uma prioridade.

Desenvolver uma poltica de ao de proximidade com comisses polticas do distrito.


A JSD Abrantes pretende desenvolver algumas das atividades propostas, com concelhos limtrofes ou outras concelhias do Distrito.

Educao/associativismo/campanhas: Realizar encontros com representantes das associaes de estudantes do concelho e com os conselhos executivos das escolas, para compreender melhor a realidade do ensino abrantino.
importante estar envolvido com associaes e direes escolares para melhor compreender a realidade com que estas se deparam.

Realizar campanhas de publicitao da JSD Abrantes e das suas propostas para a rea educativa. Empenhada numa nova imagem, a JSD considera necessrio a dinamizao da sua estrutura junto dos jovens. Campanhas de sensibilizao de comportamentos de risco (Drogas, tabaco, lcool, DSTs)
Atravs destas campanhas, a JSD Abrantes tem como objetivo esclarecer a populao jovem sobre alguns dos perigos mais comuns e com que mais pessoas se deparam atualmente, promovendo uma prtica de comportamentos saudveis.

Promover a semana das escolhas universitrias, nas escolas do concelho.


Grande parte dos jovens que terminam o 12 ano no sabem em que curso superior ingressar. A JSD Abrantes, propem sesses onde jovens do concelho falem sobre os seus cursos e as novas realidades com que se depararam no estudar fora de Abrantes.

Celebrar eventos de formao sub-18, nas respetivas escolas.


O objetivo deste workshop explicar aos mais jovens "O que a poltica" e "Para que serve a poltica?. Numa sociedade onde o desinteresse juvenil na poltica est a crescer, medidas como estas, so necessrias na criao de um novo paradigma de juventude.

Campanha de combate absteno.


A JSD Abrantes, pauta-se por um ideal de participao ativa na poltica, como tal, sensibilizar os jovens para a importncia do seu voto, em momentos de eleies.

Campanha de preveno e combate aos incndios.


Grande parte dos incndios so causados pela ao humana, necessrio inverter estas estatsticas e alertar a populao jovem para este grande problema que surge principalmente na altura do Vero. Preveno de comportamentos e medidas a adotar em caso de incndio, faro parte desta iniciativa.

Comunidade: Promover debates entre a comunidade, sobre diversas matrias,


Na sociedade em quem vivemos crucial ter opinio. Com estes debates esperamos que os prprios jovens se comecem a interessar pelos problemas do pas e da regio e queiram fazer parte da soluo dos mesmos.

Realizar inquritos direcionados a uma parte da populao sobre as problemticas locais. Obter informaes e sugestes de melhoramento por parte da populao em relao a problemas variados que surjam no concelho.

Eventos: Fomentar eventos de interao juvenil.


Estas festividades, servem para consolidar a unio jovem e criar algumas oportunidades para estes interagirem uns com os outros e trocarem pontos de vistas e opinies.

Promover festival de bandas com cariz solidrio.


Uma vez que em Abrantes existe uma grande diversidade de bandas de garagem. Propomo-nos organizar um evento onde estas toquem e seja cobrada uma entrada (simblica) que reverter a favor de uma instituio com fim social.

Promover torneio de futebol com cariz solidrio.


O desporto, hoje em dia, consegue unir os jovens do concelho. Como tal, de prever que iniciativas como estas sejam apelativas, tanto para passar um bom tempo com amigos, como para ajudar quem mais precisa.

Realizar um espetculo onde vrios grupos e associaes locais participem.


Desporto, teatro, musica, danaO concelho rico em arte, apostar na sua divulgao atravs de espetculos ao pblico, onde as verbas revertam a favor de uma instituio de cariz social, algo que a JSD Abrantes se propes a realizar.

Estudos/informao: Promover um estudo sobre os jovens na atualidade (projeto ponto de partida, com entrevistas a vrias personalidades sobre diversas realidades, como, sade, educao, desporto, poltica, voluntariado, ambiente.)
Fornecendo uma base fidedigna da realidade jovem, o projeto ponto de partida ser uma importante ferramenta no conhecer dos jovens.

Internet: Criar pgina de facebook, site e e-mail da JSD Abrantes.


Tendo em conta a sociedade informatizada em que vivemos, faz parte das preocupaes da JSD Abrantes o estabelecer redes de comunicao mais fceis entre os jovens, onde a informao circule mais rpida e eficazmente.

S-ar putea să vă placă și