Sunteți pe pagina 1din 13

CAMILA FULCHINI

SNTESE REFLEXIVA SOBRE O PROCESSO DE ESTGIO DA DISCIPLINA: ESTGIO SUP. EM EDUCAO INFANTIL (6EST610)

LONDRINA, 2010

INTRODUO

A educao, independente do contexto histrico e cultural em que o sujeito est inserido, tem o papel imprescindvel no processo de humanizao do homem. Pois, o homem torna-se humano ao apropriar-se da cultura e dos conhecimentos historicamente construdos. Atravs da educao o sujeito constitui-se como cidado e capaz de atuar na sociedade em que est inserido. A pedagogia, por sua vez, estuda os diferentes modos de como a educao se manifesta na prtica social, contribui tambm para direcionar os diversos profissionais ligados a educao sobre que tipo de sujeito se deseja formar (PIMENTA; 1995 p. 20). O estgio em Educao Infantil relevante, pois atravs dele que o formando em Pedagogia estabelece relao entre a teoria e a prtica, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuao do profissional de Educao Infantil em sua ao pedaggica. Alm de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Interveno Pedaggica, que contribui significativamente para formao do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ao-reflexo-ao (Vsquez; 1968 apud Pimenta; 1995). Pimenta (1995, p.24) defende que a atividade terico-prtica de ensinar constitui o ncleo do trabalho docente. O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prtica.

CARACTERIZAO DA INSTITUIO

O estgio foi realizado numa Instituio Particular Confessional Catlica, situada na cidade de Londrina, que atende crianas e adolescentes da Educao Infantil ao Ensino Mdio.

um centro educativo que harmoniza f, cultura e vida. Cada aluno considerado um sujeito ativo que constri o seu conhecimento por meio das interaes e que pode ser um agente de transformao social. A instituio conta com uma completa infra-estrutura: salas de aula amplas e adequadas faixa etria; Ginsio Poliesportivo; quadras esportivas; ampla rea verde; parque infantil; salas de artes, de msica; casinha de bonecas, sala multiuso, enfermaria, capela, Biblioteca; praa de alimentao, banheiros masculinos e femininos, praa de alimentao, auditrio e um teatro. H um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona as crianas acolhimento e segurana ao se sentirem amadas e respeitadas. Batista corrobora com essa ideia ao afirmar:

No basta amarmos as crianas. O amor precisa traduzir-se em gestos. Quando somos amorosos, calorosos e responsivos, propiciamos as conexes seguras, a base de todas as futuras relaes da criana. O toque (estimula a necessria liberao hormonal ao crescimento), a palavra, o sorriso e o canto afetam a maneira como o crebro da criana vai se conectar e ajuda, assim, a delinear o seu aprendizado e seus comportamentos posteriores (2009, p. 89).

Todo o trabalho educacional est fundamentado no paradigma Scio-Interacionista da aprendizagem e do ensino. Aprender, nesse contexto, implica uma aprendizagem significativa e no mecnica, que valoriza os conhecimentos prvios e os aspectos motivacionais e funcionais; supe o dilogo, a confrontao de pontos de vista, a coordenao entre a informao e os modos de process-la, a articulao entre o particular, atual e afirmativo, com o geral.
As crianas constroem significados a partir de mltiplas e complexas interaes, contando com a interveno do professor. ele quem ser o mediador das crianas com os objetos do conhecimento. Sua tarefa mediar o trabalho, associado capacidade de promoo de avanos no desenvolvimento da criana. Portanto, a escola desempenhar seu papel, na medida em que, partindo do que a criana j sabe, amplia e estimula a construo de novos conhecimentos. (MENDONA, 2003, p.153)

Cada sala tem um nome, por exemplo: Turma da Borboleta, Turma da Fantasia, Turma do Passarinho, Turma do Sapo, Turma da Brincadeira, Turma do Porquinho, enfim cada sala tem um nome. As salas tambm so organizadas em espaos diversificados e flexveis, pois permitem modificaes no decorrer do ano, essa organizao propicia espao de convivncia, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decises, discutam seus pontos de vista, faam escolhas, expressem seus pensamentos atravs de diversas linguagens. Os espaos da sala de aula onde foi realizada a interveno pedaggica so: o Espao do Faz-de-Conta, Espao de Arte, Espao dos Jogos e de Construo, Espao da Leitura e Escrita e Espao Cientfico. Esses espaos favorecem o desenvolvimento da autonomia da criana ao escolherem o espao desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. Tambm descentraliza a figura do professor, onde a criana a figura principal na ao pedaggica. Batista discorre sobre os cantos temticos:

Os cantos favorecem a uma estruturao do espao da sala que renem o dinamismo, a plasticidade e a flexibilidade caractersticos das prprias crianas. Seu objetivo principal potencializar a autonomia cognitiva e, por esse motivo, as crianas escolhem o canto desejado. A prpria criana decide, organiza e realiza a atividade a que o canto a incita (2009, p.135).

Horn tambm afirma:

A organizao dos espaos internos das instituies nos denominados cantos hoje uma realidade em muitas escolas de educao infantil em diferentes partes do mundo. Em alguns pases europeus, como a Itlia, na Regio da Reggio Emlia, e a Espanha, nas Escolas Municipais de Barcelona, houve uma mudana significativa na forma de conceber os espaos internos, desenvolvendo-se uma proposta pedaggica que visou descentralizao da figura do adulto na prtica cotidiana, o que possibilitou mais autonomia por parte das crianas. Esses modelos tm sido uma referncia mundial para educao infantil (2004, p.33).

A organizao das atividades na Educao Infantil em forma de Projetos, atividades diversificadas e atividades permanentes. Os Espaos de aprendizagem so utilizados como suporte para o desenvolvimento dos Projetos, das atividades diversificadas e das atividades permanentes. Um dos projetos, que estava sendo trabalhado era a Conscincia Planetria, este projeto consiste em conscientizar os alunos sobre o que fazer com o lixo reciclvel, como forma de demonstrao de o que fazer a sala montou uma casa de garrafas pet, em que teve ajuda participativa dos pais no somente em arrecadar as garrafas, mas tambm em irem l e fazerem a casa juntamente com os alunos. Tambm, foram utilizados canetinhas, tampas de garrafas, canudos e saquinho de leite para fazer as cortinhas da sala, no teto foram utilizadas raios-X. A professora fez com os alunos tambm um sapo de caixa de leite, borboleta de garrafa pet e de colher de plstico, aranha com o fundo de garrafas pet, centopia com a caixa de ovos, televiso com um caixa de brinquedo e um chuveiro de tampa de caixa de pizza. A sala tambm est trabalhando com o projeto horta, no 1 semestre os alunos plantaram alface, no 2 semestre foi plantado cenoura. Assim trabalhada a importncia dos alimentos para o nosso corpo. A metodologia de Projetos e atividades diversificadas oferecem s crianas oportunidades de juntos com a professora planejarem suas atividades, organizarem o seu tempo, bem como ordenarem a seqncia de atividades, as crianas so protagonistas do processo de ensino e de aprendizagem. Tambm favorece a compreenso da importncia de sua cooperao e de seus amigos, e assim, vai-se construindo atividades em que as crianas participam ativamente de todo o processo (BATISTA, 2009). As atividades so desafiadoras, significativas e integradas, proporcionam s crianas investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipteses, experimentando possibilidades e partilhando idias e sentimentos.

No espao da Educao Infantil, as salas do nvel II ao nvel IV, tm um quintal, em que tem brinquedos designados para cada nvel. E tambm tem um parque maior, aonde todos os nveis vo l, na sua determinada hora. Neste parque tem opo de as crianas ficarem no espao da areia ou ficarem brincando com os brinquedos. As atividades permanentes fazem parte da rotina diria ou semanal que so: hora do conto, brincadeiras dirigidas, parque, lanche, lanche, culinria, trabalho diversificado, Musicalizao, Educao Fsica e Ingls. (anexo). DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE INTERVENO O estgio teve a durao de 136 horas, em que foram realizadas atividades de reflexes e estudos acerca do mesmo perodo de observao e interveno pedaggica. O projeto de interveno foi realizado em 5 ltimos dias, em que teve como tema Contao de Histria, em que o objetivo geral foi proporcionar as crianas vrios mtodos de contao criando junto com eles a magia de cada estria. (anexo) No primeiro dia, contei sobre a minha histria, de quando eu nasci, qual foi o meu tamanho, peso, trouxe fotos eu beb e na infncia, trouxe roupas de quando eu era beb. Optei por comear com a minha histria, pois cada pai veio contar a histria do seu filho, e no final os pais contavam uma histria que o filho mais gostava, no meu caso contei a histria do Marcelo, Marmelo e Martelo, da Ruth Rocha, o mtodo utilizado nesse dia foi a do livro. No segundo dia, foi contada a histria Ningum igual a Ningum, neste dia foi utilizado o mtodo das luvas para a contao. Escolhi esta histria, para mostrar aos alunos as diversidades de pessoas e que mesmo sendo diferentes, devemos respeitar uns aos outros. No terceiro dia, contei a historia do Chapeuzinho Vermelho, foi utilizado o mtodo do tapete em que foi contado fora da sala de aula.

Procurei trabalhar aqui os alimentos e sua importncia, indagando-lhes sobre o que havia na cesta do Chapeuzinho, e juntamente com eles, fiz um bolo de laranja. No quarto dia, contei a histria da Ovelha Rosa da Dona Rosa, a tcnica utiliza foi a da caixa. Foi trabalho com os alunos a amizade. No quinto diz, contei a histria dos Trs Porquinhos, a tcnica utilizada foi do avental. E tambm dei para cada criana um avental para que eles pudessem contar aos pais a mesma histria, visto que essa a histria que eles mais gostam.

CONSIDERAES FINAIS Pode-se perceber a importncia do estgio para formao do estudante de Pedagogia. Para que possa vivenciar a prtica educativa e, fundamentado na teoria, desenvolver sua intencionalidade pedaggica, bem como, analisar e avaliar sua ao pedaggica. relevante para o pedagogo o constante exerccio de reflexo sobre sua prtica pedaggica, buscar mudanas significativas para beneficiar o desenvolvimento saudvel e significativo das crianas. Pensar sobre sua prtica buscar avanar para melhoria do processo educacional, norteado pelas teorias, visando uma educao que oferea o pleno desenvolvimento das crianas e que esse desenvolvimento venha abranger todos os aspectos, em busca de um desenvolvimento integral. As crianas interagiram significativamente no processo de interveno pedaggica, conseguindo responder aos objetivos das

atividades, reconhecendo as diferenas entre si e o outro, bem como suas caractersticas fsicas individuais.

ANEXOS: ANEXO I ROTINA DA EDUCAO INFANTIL, CRIANAS ENTRE 3 A 4 ANOS INFANTIL IV 13H00MIN13H30MIN: Chegada das crianas na sala de espera, uma sala a
parte da sala de aula, as crianas so recepcionadas por uma professora, nesta sala ficam duas turmas do mesmo nvel que so os nveis IV a e b. 13H30MIN/13H50MIN: As crianas chegam sala retiram da bolsa a agenda e o suco ou a fruta (se caso for a geladeira e obtiver nome), logo aps eles sentam no tapete em forma de roda e a professora comea a orao ( perguntado se algum da sala gostaria de fazer a orao, caso algum aceite permitido ento a fala); aps a orao feita a escolha do ajudante do dia. Feito tudo isso, a professora faz juntamente com eles a rotina do dia e depois a professora explica o que vai aplica no espao da arte e o que eles podero brincar nos espaos, enquanto de quatro em quatro so aplicadas as atividades. 13H50MIN/14H00MIN: A professora pede que os alunos vo beber gua e irem ao banheiro. 14H00MIN/14H50MIN: Os alunos vo aos espaos no cantinho do faz de conta, brincar com as bonecas, na casinha, enfim tudo que aquele espao oferece (menos a fantasia que deixado para ser usado na sexta-feira), h tambm os jogos de madeiras, h tambm o espao da leitura, o computador e a caixa da fazendinha enquanto no espao da arte aplicado as atividades pedaggicas (desenhos e pinturas com lpis de cor, giz de cera, canetinha, tintas guaches e com aquarela, tambm feito colagem e dobradura). 14H50MIN/15H10MIN: A professora pede que os alunos comecem arrumar os espaos para irem lanchar, aps a organizao dos espaos feito a orao para irem ao lanche. 15H10MIN/15H40MIN: Lanche. 15H40MIN/16H20MIN: Os alunos vo ao parque. 16H20MIN/16H40MIN: Os alunos saem do parque e vo ao banheiro,para depois irem a cozinha comerem fruta, a fruta servida coletivamente e a mesma e trazida pelas crianas.

16H40MIN/17H00MIN: Aps a fruta os alunos voltam a sala, a professora conta um histria e depois conversa-se sobre a historia contada. 17H00MIN/17H45MIN: So dadas as crianas jogos pedaggicos, como lego, jogos de madeira, massa de modelar. Tudo que possa estimular a imaginao e a criatividade. 17H45MIN/18H00MIN: Os pais comeam a chegar para buscarem seus filhos na sala de aula, aps as 18H00MIN, os alunos vo para a sala de espera (a mesma sala da chegada) juntamente com a professora auxiliar. Obs.: Durante a semana os alunos tm aula de msica (segunda-feira), educaofsica (quarta-feira) e de ingls (quinta-feira). ANEXO II PROPOSTA DE INTERVENO: JUSTIFICATIVA: Aps o tempo de observao, percebi o interesse dos alunos por histrias. Foi a partir desse interesse que resolvi trazer vrios mtodos de se contar histrias. OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos o conhecimento de varias tcnicas de contao de histrias. METODOLOGIA: 1 dia: Contar sobre a minha historia, dando continuidade ao projeto de contaes de histrias que os pais vm contando no decorrer do ano. Em um ba, colocar fotos de quando eu era beb e as transformaes no decorrer do tempo. Dentro do ba haver um pedao de fita indicando o tamanho que nasci, ter um peso, representando o peso em que eu nasci, explicar sobre o significado do meu nome e tambm mostrar a eles o tamanho do meu p de quando eu nasci. Aps contar a histria do Marcelo, marmelo e martelo. A histria ser contada com a tcnica do livro.

Marcelo necessita perceber que a linguagem verbal, para ser efetivamente uma forma de Comunicao deve seguir modelos e convenes. Diante disso pedirei que os alunos aps o conto, faam um desenho a partir da observao dos diversos smbolos visuais que eles
conhecem. Por exemplo, mostrar a garrafa de coca- cola e perguntar como eles sabem que aquela a garrafa de coca-cola. E assim fazer com vrios objetos e placas, diante disso desenhar aquele que chame ateno ou que eles conhecem. (professora, lembrando que essa proposta no dois momentos diferentes, mas sim um englobando o outro). 2 dia:

Ser contado a historia Ningum igual a ningum

Utilizarei a tcnica das luvas. Para a contao de historia. Aps pedirei que eles faam em um papel a modelagem de sua mo, vendo que nenhum dedo igual ao outro e assim, uma pessoa tambm no igual outra e assim fazer como

est na capa do livro desenhar em cada dedo um amigo da sala e respectivamente colocando o nome do amigo. Trabalhar tambm o auto-retrato ou ento fazer o desenho do amigo, em que eles possam ver que a diferena entre ele e o outro. 3 dia: A histria do dia ser Chapeuzinho Vermelho, a tcnica utilizada nesse dia ser do Tapete.

Aps a contao de histria, junto com as crianas, montar um cartaz com o tema O QUE TINHA NA CESTA DO CHAPEUZINHO VERMELHO. Colar figuras de frutas e/ou doces que eventualmente poder ter na cesta. Sempre indagando e instigando as crianas a falaram alimentos saudveis e que eles gostam de comer. Depois e/ou durante a montagem do cartaz, explicar h eles que a me da Chapeuzinho colocou um bolo na cesta, e esse bolo era de Laranja. Perguntar as crianas se gosta da fruta laranja e o que da para ser feita com ela. E se j comeram o bolo feito com essa fruta. Explicar sobre o valor nutricional da laranja para o organismo e o porqu bom a fruta para o corpo. Ir com eles cozinha e fazer o bolo de laranja e o suco. RECEITA BOLO DE LARANJA: 1- laranja picada inteira com casca e semente. 1- copo de leo 1- copo de acar 2- copos de farinha de trigo 1- colher de fermento 4- ovos

MODO DE PREPARO - Bater no liquidificador o leo, laranja e os ovos; - Na batedeira juntar a farinha e o acar com o liquido do liquidificador e por final o fermento.

4 dia: A histria do dia ser A ovelha rosa da Dona Rosa.

A histria ser contada com a tcnica da caixa. Aps a contao farei com eles uma ovelha com o fundo da garrafa pet. A ovelha poder ser da cor que eles quiserem. E montar coletivamente uma ovelha grande. Com algodo tingido de rosa e cartaz. 5 dia: A histria ser Os trs porquinhos.

A tcnica utilizada ser o Avental.

Aps a contao dar para as crianas um avental. Confeccionado ser com t.n.t, e.va, palitos de sorvete, cola quente e velcro.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS HORN, Maria da Graa Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organizao dos espaos na educao infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004. BATISTA, Cleide V. M. Entre fraldas, mamadeiras, risos e choros: por uma prtica educativa com bebs. Ilustrao Claudia Brito. Londrina: Maxiprint, 2009.

S-ar putea să vă placă și