Sunteți pe pagina 1din 10

Aula 5 - Princpios

Moral: valores culturais tica: valores universais Ontologia = definio = ser = conjuntura = o que e por que no outra coisa.

1. Papel do Processo Penal


- Garantismo: o processo uma ferramenta do cidado contra os excessos do Estado; respeito a valores mnimos. E tambm ******* ao legislador constituinte. - Utilitarismo: antigarantismo, autoritarismo. Ao objeto Imediato: Prestao Jurisdicional Mediato: Bem da vida Causa de Pedir Remota: fato gerador do direito, relao jurdica entre as partes, fundamentos jurdicos. Prxima: fato gerador da alegao, da incidncia derivada. A B (obrigao de satisfazer uma pretenso) Por Qu?

Relao jurdica.

Aula 6 Processo Penal


Conceito: conjunto de princpios e normas que regulam a aplicao jurisdicional do Direito Penal, bem como as atividades persecutrias da Polcia Judiciria e a estruturao dos rgos de funo jurisdicional (Frederico Marques).

2. Espcies de Processo Penal


- Sistema inquisitrio = unidirecional - Sistema acusatrio = partes postam-se em posio de igualdade. - Sistema misto = instruo inquisitria preliminar seguida de instruo probatria.

Inqurito Policial: indiciado natureza inquisitria nesta fase.

Da determinados autores afirmarem ser misto, o processo. Em verdade, a persecuo mista e o processo acusatrio. At para garantias constitucionais que asseguram o carter acusatrio.

Aula 9 Princpios
1. Dignidade da Pessoa Humana
fundamento religioso transcendente. Ideia de Fraternidade. Deus. Ontologia ser da coisa: O que e porque no outra coisa. Bandido no pode perder sua dignidade. Ontologicamente humano, portanto, digno. um princpio que no se fecha. um devir. preenchido ao longo do tempo, por exemplo, escravos. KANT, Immanuel: No reino dos fins tudo tem um preo. Dever: sigo minha conscincia e s a ela devo satisfao (Piaget e a autonomia x heteronomia) Obrigao: Regras advindas de fora (heteronomia).

Fins x Meios Maquiavl Kant

Boa ao

2. Princpio da Verdade Real


- Ope-se a verdade Formal - Liberdade ao juiz para produzir provas (ativismo judicial) - Nortear o Processo Penal - O processo gera, de fato, verdade?

Convencimento Sentena/Acrdo Juiz Tribunal MP Aquilo verdade

Aula 10
2. ... Verdade Real
No h falar-se em intuio, achismo Persuaso Racional Livre Convencimento Convico nitma

So equivalentes

3. Princpio da Legalidade ou Obrigatoriedade


Persecuo Penal Ministrio Pblico (fase judicial) Polcia Judiciria (fase pr-processual) Indcios de autoria e Materialidade Delitiva Inqurito (no processo) In Dubio pro societate. No h juzo de discricionariedade ou oportunidade

No so obrigados ao instaurar o inqurito em busca de

4. Princpio da Oficialidade
rgo do Estado pode cumprir atividade repressiva ndole pblica Autorietariedade e atuao ex ofcio. Exceo: Admissibilidade de ao penal privada, no promovida pelo MP

5. Princpio da Publicidade
No atinge o inqurito No tem ato processual Exceo: segredo de justia Atos processuais pblicos Interesse da comunidade no Processo Regra da publicidade absoluta.

6. Princpio da Indisponibilidade do Processo


Atinge a fase pr-processual, no pode deixar as investigaes. pleno no h faculdade de dispor. Formalidade do processo Garantia constitucional Complemento do Princpio da Obrigatoriedade O MP nas alegaes finais, pedindo absolvio do ru, ainda depende de deciso do juiz, no obrigatria.

Aula 11
No h razo falar-se em pretenso punitiva durante a fase de inqurito. No pode recorrer e desistir Pena Ato Penal Apena Processo Penal Indisponvel norma, no o MP

7. Princpio da Imparcialidade do Juiz


Impedimento objetivo X Suspeio subjetivo Motivo

8. Princpio do Juiz Natural


- Ps-determinado Protege o ru

O FATO

JUIZ

- Limite Legal: Competncia. - Difere do promotor natural protege o promotor.

Aula 12
9. Princpio da Igualdade das partes
Isonomia Processual Direitos e deveres no processo

10.

Princpio da Paridade das armas

Decorre do *****. As partes possuem os mesmo direitos quanto aos mtodos de que podem lanar mo.

11. Princpio da persuaso racional ou do livre conhecimento


- Obrigatoriedade da motivao das decises - Justificativa a aplicao da pena - Difere da convico ntima

12.

Princpio do Contraditrio

- Garantias s partes de redarguir o que foi colocado no processo.

13.

Princpio da Ampla defesa

- No se pode alegar leso a ampla defesa por conta de falta tcnica do Defensor. Tribunal do Jri a Defesa plena.

14.
- Ao privada

Princpio da iniciativa das partes ou da demanda

Nem sempre os sujeitos do processo so os mesmo da demanda.

- Promotor no deflagra a ao (privada subsidiria)

15.

No Julgamento alm do Pedido

- Congruncia ou correlao entre a fase postulatria - Excepcionado no processo Penal.

16.

Identidade fsica do Juiz com a causa

O juiz da instruo deve ser o juiz que julga a causa.

17.

Princpio do Devido Processo legal.

- padro pr-estabelecido para a sucesso dos atos processuais (forma dos atos) - Dinamicidade do Processo Nulidade: atos atpicos, ineficazes Pedido ao juiz do reconhecimento da atipicidade. Inexiste padro na fase pr-processual (inqurito).

18. Princpio da inadmissibilidade da prova obtida por meio ilcito


- rvore dos frutos envenenados - O estado no pode agir maquiavelicamente.

19.

Presuno de inocncia (no-culpabilidade)

- A nica priso legtima aquela que provm de sentena penal condenatria - At ento, todos so inocentes, ainda que presos cautelarmente.

20.

Favor Rei

- In dubio pro ru. - Na dvida o ru tem que se absolvido Duplo grau de Jurisdio No explcito constitucionalmente Est explcito no Pacto de San Jose da Costa Rica (OJB)

Inquerito Policial Aula 13


- Notitia Criminis: Notcia do crime. A autoridade notificada de que existe hiptese normativa de conduta. Notcia de fato tpico. - Delatio Criminis algum que se identifica - Informatio delicti: atividade investigatria de persecuo penal. Forma lastro probatrio do fato para a opnio delict (embasar a). - Opinio delicti: opinio sobre o delito. Consistncia probatria do MP para submeter o cidado condio de ru. - Persecutio criminis: atividade estatal de proteo penal. nulla poena sine judicio - Polcia criminal ou judiciria: voltada para a investigao tendo como objetivo municiar o Estado para aplicao da lei: Repressiva. Polcia no tem competncia, tem atribuio.

Aula 14
Natureza do sistema persecutrio brasileiro. Toda norma penal tem uma hiptese normativa conduta. No inqurito fala-se em investigado ou indiciado, jamais ru ou acusado. Ativismo judicial x sistema acusatrio Somente acusatrio na fase judicial da persecuo. Notitia criminis: existe a possibilidade de hipteses normativa de conduta princpio da obrigatoriedade persecuo. |-----inqurito-------| ------- Ao Penal -------|

Inquisitrio

Acusatriro

|---------------------------------------------------------| Misto

Inaqurito no processo. procedimento administrativo. No tem Contraditrio/ampla defesa.

Prtica do Crime Plano subjetivo: garantia prpria de segurana

Dever do Estado de impor sano Carter indireto da coao pemal

Persecutio Criminis: atividade estatal de proteo penal. Justeza da pretenso punitiva.

MP titular da ao penal. MP no requer abertura do inqurito requisita A regra obrigatria. H excees.

Aula 15
Cognio imediata: conhecimento da autoridade policial de fato criminoso por algum no especfica. Deflagrao da atividade persecutria. (espontnea ou comunicao no formal) Cognio mediata: ato jurdico. Algum d conhecimento a rgo ou a autoridade (provocada) (delao da vtima, denncia de qualquer do povo, representao, requisio) Delatio Criminis Notitia Criminis

Ministrio pblico: propositura da ao penal Coercitiva: priso em flagrante. Denncia annima instrumento legtimo de instaurao da atividade persecutria.

Inqurito

-Portaria - auto de flagrante - Requisio - Representao

Aula 16 CPC x CF 88
Inqurito: conjunto de atos e diligncias com o que se visa apurar alguma coisa. Inqurito penal = sindicncia administrativa No h falar-se em ampla defesa, por isso no h falar em iseno de investigao. Inqurito: trabalhos investigativos exercidos pela polcia judiciria. No condena In dubio pro societati Opnio delicti Hiptese Justificar o processo Juzo de probabilidade

Investigao

Instruo (prova)

Interesse de agir no processo penal a justa causa. Conceito de polcia: funo essencial do Estado

No existe inqurito policial oral, somente escrito.

Aula 17
Opnio delicti: fundamento mnimo razovel para acusao Inqurito: materialidade delitiva e/ou autoria Via de regra ao crimes de ao pblica incondicionada. Queixa Ao penal privada. Queixa crime subsidiria MP requisita, no requer instaurao de inqurito Juiz no pode requisitar/requerer Ao pblica condicionada representante requer

Aula 18
Lei processual no tempo: vigor imediato. Da publicao da pena para frente. Efeito ex-nunc. No se pratica ato processual no inqurito. No h falar-se em nulidade do ato. No h princpio da legalidade no sentido de tipicidade dos atos. H, no mximo, invalidao do ato. MP dominus lites Tourinho: no inqurito podem existir provas renovveis. Na realidade no IP s existem elementos investigativos. Auto x Termo juzo fixo

Diligencia mvel

Aula 18
Priso Ilegal relaxamento de priso liberdade provisria A priso em flagrante por si s no justifica a manuteno da priso. Se o MP no oferecer denncia no prazo, a parte poder oferecer queixa-crime subsidiria. O inqurito pea prescritvel. Polcia no requisita priso. Representa Art. 16 requisitar e no requerer

Indisponibilidade + obrigatoriedade + Oficialidade Arquivamento de inqurito faz coisa julgada formal.

S-ar putea să vă placă și