Sunteți pe pagina 1din 13

TERMODINMICA APLICADA Simulao de Caldeira a Vapor

Didacta TS101D Simulador de uma caldeira de aquecimento aqui-tubular


Professor Joo Monteiro Marques Joo Miguel N: 26792 Paulo Pires N: 35816 Marco Barros N: 35881 Tiago Francisco N: 35892

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

INDICE

Objectivo___________________________________________________________________3 Introduo__________________________________________________________________3 Equipamento da Central_______________________________________________________3 Simulao da Caldeira com reaquecedor__________________________________________5 Dados obtidos da simulao com reaquecedor_____________________________________6 Balano trmico da potncia nos diversos componentes______________________________7 Clculos____________________________________________________________________7 - Quantidade de calor fornecido pelo combustvel_____________________________7 - Potncia trmica nos permutadores_______________________________________7 - Economizador________________________________________________________8 - Painis de vaporizao_________________________________________________8 - Sobreaquecedor ______________________________________________________8 - Reaquecedor _________________________________________________________8 - Fumos ______________________________________________________________9 Rendimento da caldeira pelo mtodo das perdas___________________________________9 Rendimento da caldeira pelo mtodo directo_______________________________________9 Anlise comparativa de dados___________________________________________________9 Simulao caldeira sem reaquecedor____________________________________________10 Potncias obtidas pelo simulador sem Reaquecedor e concluses ______________________11 Bibliografia_________________________________________________________________13

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

Objectivo
O objectivo do trabalho realizado estudar o funcionamento de um gerador de vapor, e todas as trocas de calor e fluxos energticos existentes em todos os seus componentes. Como ferramenta de auxilio para realizao do trabalho foi utilizado programa informtico de simulao da Didacta Itlia.

Introduo
Geradores de vapores so equipamentos destinados a mudar o estado da gua do lquido para o vapor, que iremos designar por caldeira. Estes equipamentos podem funcionar com vrios fluidos de trabalho, designados por fluidos trmicos, mas o principal a gua devido ao seu elevado calor especifico, sua abundncia, a sua estabilidade e por no apresentar qualquer tipo de toxicidade. A caldeira constituda por 3 circuitos fundamentais onde as suas funes so indispensveis e complementares umas das outras. O circuito gua-vapor tem como funo transportar o fluido entre os vrios componentes da central. Utiliza gua desmineralizada (H2O) que circula num circuito fechado O circuito ar fumos encarrega-se de fazer respirar a caldeira, tratando da injeco de ar na cmara de combusto e procedendo remoo dos fumos provenientes da queima, fazendo a ligao aos permutadores de calor a jusante da caldeira. O ltimo circuito das cinzas, pode ou no existir conforme o tipo de combustvel usado na central em estudo. Nos casos das centrais a carvo, est situado abaixo da caldeira, e constitudo por depsitos em forma piramidal invertida (tremonha), destinados recuperao do carvo no queimado, semi-queimado e as cinzas do carvo.

Equipamento da Central
De seguida fazemos uma breve descrio de alguns dos componentes da central em estudo: Caldeira: aqui que se d a combusto do ar com o combustvel, libertando-se o calor necessrio s alteraes de estado do fluido de trabalho. A queima do combustvel desejavelmente seria estequiomtrica, processo em que h a quantidade ideal de ar para a quantidade ideal de combustvel. Isto significa que todo o combustvel queimado e no sobra nenhum ar. No entanto na prtica isso no acontece, sendo que se verificam ou uma mistura rica (excesso de combustvel, em que parte dele no queimado e que pode explodir de modo no controlado, levando a uma exploso da caldeira) ou pobre (excesso de ar, resultando na produo de emisses no desejadas e dando origem a corroso das paredes da caldeira devido ao excesso de ar). Assim sendo procura-se obter uma mistura marginalmente pobre, mas no em demasia, pois isso causaria uma perda de rendimento na caldeira. No caso do simulador h valores limite que provocam o apagamento da chama de combusto. O ar fornecido pela conduta de alimentao muitas vezes no o nico ar na cmara de combusto, podendo entrar algum ar extra pelas janelas de visualizao e juntas. Este ar chamado ar vagabundo. De modo a obter-se o valor ptimo de mistura ar/combustvel, fazem-se medies aos fumos de exausto. ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N 3

O ar fornecido caldeira efectuado atravs de injeco forada via ventiladores, assim como a extraco dos fumos muitas vezes feita de modo anlogo. A presso interna da caldeira de ligeiro vcuo, obtido atravs da conjugao dos ventiladores de admisso e exausto. no entanto necessrio ter bastante cuidado em manter o nvel de presso adequado de modo a evitar uma imploso da caldeira. O ar de combusto pode ser pr-aquecido de modo a aumentar o rendimento da queima, trocando calor com os gases de combusto por radiao entre tubagens. Aproveitando o calor produzido na caldeira temos os seguintes equipamentos: Painis de vaporizao: aqui que se d a passagem da fase lquida para a gasosa. Este fenmeno ocorre quando a gua, ao circular por tubagens tangentes caldeira, recebem calor desta. O vapor segue ento para o sobreaquecedor atravs do barrilete. Sobreaquecedor: mais um permutador da caldeira, e aqui a temperatura do vapor de gua vai ser elevada em relao temperatura de saturao para o valor de trabalho. O fluido recebe calor proveniente dos gases da queima da caldeira, sendo este trocado atravs das paredes das tubagens. Reaquecedor: Recebe o vapor proveniente da turbina de AP e reencaminha-o para a turbina de BP. A sua funo aumentar a temperatura do vapor, de modo a que este ao sair da turbina de BP saia num valor de ttulo aceitvel (superior a 0,85). O aquecimento feito com os gases provenientes da queima do combustvel.

Economizador:
O economizador recebe a gua sob presso da bomba, sendo sua funo elevar a temperatura da gua a um nvel de pr-saturao antes de seguir para o barrilete. Aumenta a temperatura atravs da troca de calor com os gases da queima do combustvel. As permutas de calor, tendo em conta o percurso dos fumos de exausto, efectuam-se segundo a ordem indicada, sendo os fumos depois expelidos pela chamin j a uma temperatura muito inferior inicial. Depois temos ainda os seguintes equipamentos: Deaerator / Desarejador: o equipamento responsvel por retirar mecanicamente ar que eventualmente tenha entrado no circuito do fluido de trabalho. No entanto por vezes s a aco do desarejador no suficiente, sendo necessrio retirar que ainda esteja presente em excesso atravs de processos qumicos, pela adio de agentes qumicos. O ar est presente no circuito na altura de arranque, quando este est vazio, e pode infiltrar-se em funcionamento, atravs de zonas que funcionam abaixo da presso atmosfrica, como o condensador e a bomba de extraco. desejvel remover este ar das condutas uma vez que ele pode promover a corroso das mesmas, reduzindo o tempo de vida til das instalaes. Barrilete: Este responsvel por receber a gua do economizador e encaminh-lo para os painis de vaporizao. Aqui verifica-se a separao da gua do vapor retornado dos painis de vaporizao, sendo que se formam correntes de conveco da gua, que estando quente fica mais leve e sobe em relao agua mais fria. O vapor saindo do barrilete vai passar por outro permutador, o superaquecedor.

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

Turbina: Equipamento de produo de trabalho atravs da expanso do fluido. medida que vai percorrendo cada um dos estgios da turbina, o vapor vai-se expandido. Assim, o tamanho das ps desta tem de aumentar de modo a poder aproveitar de modo til a presso decrescente. devido a isso a forma afunilada da turbina, sendo o dimetro menor na zona de maior presso. Condensador: sua funo passar a mistura proveniente da turbina de baixa presso para a fase lquida, atravs da troca do calor em excesso com um fluido refrigerador exterior ao circuito. Bombas: Existem duas em srie. Uma tem o propsito de criar uma presso de vcuo no condensador, de modo a facilitar a passagem do fluido de trabalho fase lquida, e a seguinte tem por funo elevar a presso de trabalho at da caldeira, evitando que o fluido ainda a uma temperatura elevada volte a vaporizar.

Simulao da caldeira com reaquecedor


O software utilizado exige que o incio de processo se faa de forma manual, at se atingir um patamar de presso na caldeira que permita o seu funcionamento em modo automtico, o que acontece para valores superiores a 9MPa. no entanto necessrio ter em conta que a presso mxima suportada pela caldeira e que portanto leva a que o queimador se desligue de imediato de 10,5MPa. Este facto vantajoso na medida em que permite perceber a forma como as variveis em jogo se relacionam. Desde logo percebemos que se a alimentao de gua no for feita de forma a manter o nvel desta acima do valor mnimo, o queimador vai-se desligar de forma automtica por razes bvias de segurana. Este facto sucedeu na nossa simulao e deu origem ao alarme por baixo nvel de gua no circuito Low Level Alarm - e para o corrigir foi necessrio aumentar o caudal da bomba de alimentao. O outro lapso cometido foi desde logo tentar ligar o queimador sem antes ligar a respectiva bomba de combustvel Wrong action. Start the pump. No resto, tentmos manter o nvel da mistura no nvel pobre, isto , com uma quantidade de ar que evite o desperdcio de combustvel no queimado maximizando a eficincia da queima, o que se consegue no terceiro nvel mais escuro do indicador Exhaust Ind. Fomos tambm cautelosos na forma como limitmos a presso da caldeira em cerca de 10MPa e notmos que, a partir do valor de produo de vapor sobreaquecido seleccionado, os caudais ajustam-se automaticamente, sem alterao dos valores de temperatura e presso dos vrios componentes da caldeira, pois estes referem-se a aspectos da produo de vapor saturado que no dependem da quantidade produzida.

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

Dados obtidos na Simulao da Caldeira com reaquecimento


Presso na Caldeira Presso sada Sobreaquecedor Presso entrada do Reaquecedor Presso sada do Reaquecedor Temperatura de gua de alimentao (Entrada economizador) Temperatura de gua sada do Economizador Temperatura sada do Sobreaquecedor Temperatura entrada do Reaquecedor Temperatura sada do Reaquecedor Temperatura do Ar Temperatura de Exausto de Fumos Caudal de Ar Caudal de combustvel Caudal de gua de alimentao Caudal de vapor 9970 kPa 9850 kPa 1720 kPa 1590 kPa 206 C 258 C 533 C 304 C 457 C 28 C 178 C 9,94 m/s 0,84 kg/s 0,0097 m/s 11,11 kg/s

Em seguida representmos as temperaturas num diagrama T-s. O ponto 3 foi encontrado atravs do STEAM, e os outros foram tirados directamente da tabela acima indicada Diagrama T-s 1 Entrada na bomba elevadora de presso 2 Entrada do economizador 3 Entrada nos painis de vaporizao 4 Entrada no sobreaquecedor 5 Entrada turbina AP 6 Entrada reaquecedor 7 Entrada turbina BP 8 Entrada condensador

Apesar de considerarmos as transformaes realizada nos diferentes permutadores da caldeira como sendo teoricamente Isobricas, podemos verificar por anlise dos dados obtidos na simulao de que existem pequenas diferenas de presses em diferentes pontos da caldeira. Tal situao justificada pela perda de carga nas tubagens dos permutadores e vlvulas existentes nos circuitos.

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

Balano trmico de potncias dos diversos componentes

Clculos: Para o clculo dos rendimentos tivemos de ter em conta alguns dados fornecidos pelo programa:

De notar que todos os valores de entalpia foram obtidos atravs do programa STEAM. Para calcularmos os valores de calor fornecidos pelos permutadores ao fluido bastou calcular a diferena de entalpias entrada e sada dos equipamentos. Quantidade de calor fornecida pelo Combustvel Dos dados retirados do ensaio temos que:

Clculo de potncias trmicas nos permutadores Para o clculo dos caudais iremos usar o valor de 40 toneladas por hora, que foi o valor de produo de vapor escolhido. Como o sistema fechado e no h variao de massa depois de estar a funcionar de modo estvel, vamos assumir que esse o valor mdio que passa em cada ponto do circuito, apesar de o programa ter fornecido dois valores distintos nas duas medies que efectumos. Apesar de o caudal mssico ser constante o mesmo no se passa com o caudal volmico, bastando para isso verificarmos que sada do economizador o fluido tem um volume especfico de 0,00127 m3/kg (gua no estado lquido), e entrada da turbina tem um volume especfico de 0,035216 m3/kg (vapor sobreaquecido).

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

Economizador

Painis de vaporizao Para o clculo das entalpias do fluido entrada e sada dos painis de vaporizao tommos como valor de entrada o fluido a 258 C e 9,97 MPa de presso e o valor de sada como sendo o valor sobre a linha de vapor saturado mesma presso. Assim obtivemos:

Sobreaquecedor Para o clculo das entalpias do sobreaquecedor tommos como valor de entrada o valor de sada da alnea anterior, e o valor de sada como sendo vapor sobreaquecido a 533C e 9,85 MPa de presso.

Reaquecedor As entalpias usadas para o reaquecedor foram:

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

Fumos Para o clculo da potncia trmica dissipada pelos fumos usmos a frmula presente no manual e os valores do ensaio, sendo que obtivemos o seguinte valor:

Rendimento da Caldeira pelo mtodo das perdas Para o clculo do rendimento do gerador de vapor pelo mtodo das perdas usamos a seguinte frmula:

Sendo que calculamos a potncia trmica perdida em radiao e combustvel no queimado do seguinte modo:

Deste modo temos ento que

Rendimento da Caldeira pelo mtodo directo Com este processo apenas temos em conta o calor que foi utilizado de forma til

Analise comparativa de dados obtidos no simulador e calculos efectuados


Valores Simulador Potncia (kJ/s) % 2466,66 7 18255,56 51 8033,33 22 3677,78 10 2104,17 6 1505 4 36042,5 100 89,99% Clculos Potncia (kJ/s) 2688,40 17821,71 8119,52 3729,944 2000,9 973,244 35333,72 91,58% Diferencial entre Valores simulador e Clculos Potncia (kJ/s) % -221,74 -8,99% 433,85 2,38% -86,19 -1,07% -52,164 -1,42% 103,27 4,91% 531,756 35,33% -1,77%

Economizador Painis de Vaporizao Sobreaquecedor Reaquecedor Fumos de Escape Perdas por radiao Combustvel Eficincia / Rendimento

% 8 50 23 10 6 3 100

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

Da anlise da tabela, que expressa de um modo comparativo os valores obtidos no simulador e os valores obtidos pelos nossos clculos, podemos afirmar, que os valores no so muito divergentes excepo das perdas por radiao, e que as diferenas de resultados se podero justificar no s pela utilizao de frmulas de clculo diferentes das usadas pelo programa mas tambm pelo motivo de os dados recolhidos para realizao dos nossos clculos dificilmente serem os mesmos que o software utilizou, pois verificamos que o programa efectua uma simulao continua e os nossos clculos foram efectuados com valores pontuais.

Simulao da Caldeira a vapor sem Reaquecedor


Nas mesmas condies da simulao inicial, efectuamos agora uma nova simulao, onde o nosso objectivo foi estudar o comportamento da mesma caldeira agora sem o sistema de recuperao, comparando com os dados obtidos na simulao com reaquecedor .

Dados da simulao sem Reaquecedor


Simulao sem Reaquecedor 10050 kPa 9930 kPa 920 kPa 920 kPa 181 C 246 C 534 C 180 C 181 C 28 C 178 C 9,17 m/s 0,78 kg/s 0,0097 m/s 11,11 Kg/s Simulao com Reaquecedor 9970 kPa 9850 kPa 1720 kPa 1590 kpa 206 C 258 C 533 C 304 C 457 C 28 C 178 C 9,94 m/s 0,84 kg/s 0,0097 m/s 11,11 Kg/s

Presso na Caldeira Presso sada Sobreaquecedor Presso entrada do Reaquecedor Presso sada do Reaquecedor Temperatura de gua de alimentao (Entrada economizador) Temperatura de gua saida do Economizador Temperatura sada do Sobreaquecedor Temperatura entrada do Reaquecedor Temperatura sada do Reaquecedor Temperatura do Ar Temperatura de Exausto de Fumos Caudal de Ar Caudal de combustvel Caudal de gua de alimentao Caudal de vapor

Economizador Painis de Vaporizao Sobreaquecedor Reaquecedor Fumos de Escape Perdas por radiao Combustvel Eficincia / Rendimento

Diferencial Valores Simulador sem Valores Simulador com (Sem Reaquecedor-Com Reaquecedor Reaquecedor Reaquecedor) Potncia (kJ/s) % Potncia (kJ/s) % Potncia (kJ/s) % 3055,56 9 2466,66 7 588,9 19,27 18822,22 57 18255,56 51 566,66 3,01 8044,44 24 8033,33 22 11,11 0,14 0 0 3677,78 10 -3677,78 1942,5 6 2104,17 6 -161,67 -8,32 1410 4 1505 4 -95 -6,74 33274,72 100 36042,5 100 -2767,78 -8,32 89,92% 89,99% -0,07

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

10

Potncias obtidas pelo simulador sem Reaquecedor e concluses


Da nossa anlise, e comparativamente aos resultados obtidos na primeira simulao da caldeira com reaquecedor, conclumos que este elemento no tem influncia sobre o rendimento, divergindo um pouco com a informao recolhida na bibliografia consultada, segundo a qual atravs da introduo do reaquecimento no ciclo de Rankine podemos conseguir um aumento do rendimento da ordem dos 4% a 5%. Ainda de acordo esta bibliografia, os aumentos do rendimento obtidos por reaquecimentos sucessivos aumenta razo de metade do ganho verificado com o reaquecimento anterior, o que leva a que no se justifique sucessivos patamares de reaquecimento. Analisando os dados com ateno, verificamos que os caudais de combustvel e de ar diminuem quando o reaquecedor est desligado. No entanto o calor fornecido ao economizador sobe, devido ao facto de a gua vir a uma temperatura inferior da bomba. Esta sai do economizador ainda a uma temperatura inferior do que sairia com o reaquecedor ligado, o que vai levar a que o calor fornecido aos painis de vaporizao tambm seja maior. No entanto por queimar menos combustvel havero menos perdas nos fumos, por radiao e por combustvel no queimado. A maior vantagem deste passo adicional elevar o ttulo da mistura ao sair da turbina, de modo a evitar desgaste por eroso da mesma. Verificou-se ainda que se fosse possvel usar-se materiais capazes de trabalhar a temperaturas mais elevadas, sada da turbina teramos a mistura com uma entropia mais elevada, logo com um ttulo mais elevado, o que iria no s aumentar o valor do trabalho obtido como iria tornar desnecessria a utilizao do reaquecimento. Partindo do pressuposto que sada da turbina haveria mistura no fluido, passmos ao clculo do mesmo. Com reaquecedor: Tendo em conta que a entropia no ponto 1 seria igual do ponto 2, usmos 2=206 C e P2=9970 kPa. Obtivmos o valor de 2,385512 kJ/kg K que o valor do lquido saturado. Depois calculmos a do vapor saturado mesma temperatura usando x=1. Obtivmos uma entropia de 6,383531 kJ/kg K. Como a entropia entrada da turbina igual de sada, calculmos o seu valor e obtivemos s=7,414614 kJ/kg K. Conclumos ento que o fluido sai da turbina na fase de vapor sobreaquecido, uma vez que a sua entropia superior de vapor saturado. Sem reaquecedor: Usando os mesmos passos indicados acima, com 2=181 C e P2=10050 kPa, obtivemos que a entropia do ponto sobre o lquido saturado de 2,147647 kJ/kg K, e sobre a linha de vapor saturado 6,5737 kJ/kg K. A entropia sada da turbina 6,710301 kJ/kg K. Novamente conclumos que o fluido sai da turbina na fase de vapor saturado. Estes valores so estranhos pois demonstram que houve uma parte de vapor que podia ter sido utilizado para produzir trabalho e no o foi. Tanto mais que, nesta abordagem consideramos a expanso na turbina como

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

11

sendo isentrpica sabendo ns que na realidade, devido s irreversibilidades geradas (atrito viscoso), a entropia sada da turbina seria mais elevada. Este resultado diz-nos tambm que no era necessrio usar o reaquecimento, uma vez que a sua maior vantagem, o facto de aumentar o ttulo da mistura quando esta sai da turbina, no usado. Foi tambm verificado que o rendimento ficou praticamente inalterado, o que nos leva a concluir que para um rendimento igual nos dois ciclos, mas com valores de combustvel queimado superiores com uso do reaquecedor, o trabalho produzido tambm ser superior. Ou seja, para produzir o mesmo trabalho no seria necessrio queimar tanto combustvel, o que iria permitir a concepo de uma caldeira de dimenses inferiores. Neste caso em concreto, a central at poderia funcionar sem reaquecedor de modo a no gastar tanto combustvel, apenas fazendo uso dele para fazer face a picos de produo de electricidade.

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

12

BIBLIOGRAFIA
- Termodinmica Yunus A. engel, Michael A. Boles - Fundamentos da Termodinmica Van Wylen, Sonntag e Borgnakke, Editora Edgard Blucher Ltda - Power plant control and instrumentation The control of boilers and HRSG - Manual Didacta TS101D Simulador de uma caldeira de aquecimento aqui-tubular

ISEL Termodinmica Aplicada Simulao de caldeira de vapor - SV10/11 LM41N

13

S-ar putea să vă placă și