Sunteți pe pagina 1din 2

UNIDADE 1 - Educao, Pedagogia e Didtica: Diferentes Concepes e Contribuies para um Processo Educativo Emancipatrio

Quadro 01 Tendncias Pedaggicas


Nome da Tendncia Pedaggica Papel da Escola Contedos So conhecimentos e valores sociais acumulados por meio dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. Mtodos Professor X Aluno Aprendizagem Manifestaes

Pedagogia Liberal Tradicional.

Preparao intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.

Exposio e demonstrao verbal da matria e / ou por meios de modelos.

Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno.

A aprendizagem receptiva e mecnica, sem se considerar as caractersticas prprias de cada idade.

Nas escolas que adotam losoas humanistas clssicas ou cientcas.

Tendncia Liberal Renovadora Progressiva.

A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.

Os contedos so estabelecidos Por meio de experincias, a partir das pesquisas e experincias mtodo de vividas pelos soluo de alunos frente problemas. s situaes problemas. Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos prprios alunos.

O professor auxiliador no desenvolvimento livre da criana.

baseada na motivao e na estimulao de problemas.

Montessori, Decroly, Dewey, Piaget e Lauro de Oliveira Lima.

Tendncia Liberal Formao de Renovadora atitudes. no-diretiva (Escola Nova). modeladora do comportamento humano atravs de tcnicas especcas.

Educao centralizada Mtodo Aprender no aluno e o baseado na modicar as professor quem facilitao da percepes da garantir um aprendizagem. realidade. relacionamento de respeito. Relao objetiva onde o professor Aprendizagem transmite baseada no informaes e o desempenho. aluno vai x-las.

Carl Rogers, Sumermerhill Escola de A. Neill.

Tendncia Liberal Tecnicista.

Procedimentos So informaes e tcnicas para ordenadas numa a transmisso seqncia lgica e recepo de e psicolgica. informaes.

Leis 5.540/68 e 5.692/71.

Tendncia Progressista Libertadora

No atua em escolas, porm visa levar professores e alunos a atingir um nvel de Grupos de Temas geradores. conscincia discusso. da realidade em que vivem na busca da transformao social.

A relao de Resoluo igual para igual, da situao horizontalmente. problema.

Paulo Freire.

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

45

DIDTICA

Tendncia Progressista Libertria.

Transformao da As matrias so Vivncia grupal personalidade colocadas mas na forma de num sentido no exigidas. auto-gesto. libertrio e autogestionrio.

no diretiva, o professor orientador e os alunos livres.

Aprendizagem informal, via grupo.

C. Freinet, Miguel Gonzales Arroyo.

O mtodo parte de uma relao direta Contedos da experincia Tendncia culturais do aluno Progressista Difuso dos universais que confrontada crtico social contedos. so incorporados com o saber dos contedos pela humanidade sistematizado. ou histrico- Papel autnomo frente realidade crtica Considerar social. as diferentes concepes de linguagem

Papel do aluno como participador Baseadas e do professor nas estruturas como mediador cognitivas j entre o saber e o estruturadas nos aluno. alunos. Interao entre Professor constantemente sujeito e objeto. atualizado.

Makarenko, B. Charlot Suchodoski, Manacorda G. Snyders, Demerval Saviani. LDB 9394/96. Piaget / Vygotsky / Wallon.

Vamos avaliar a aprendizagem? Resolva a Atividade 3 Contextualizao histrica da didtica na formao de professores.

1) Para um conhecimento mais fundamentado e consistente sobre a trajetria histrica da Didtica, pesquise na bibliograa indicada (a seguir), destaque o papel da disciplina antes de sua incluso nos cursos de formao de professores a nvel superior (1549 a 1930) e a Didtica a partir da dcada de 30 at o presente. Procure destacar os aspectos socioeconmicos, polticos e educacionais que servem de pano de fundo para identicar as propostas pedaggicas presentes na educao, ressaltando os enfoques da Didtica. Aps a realizao da pesquisa bibliogrca, em grupos de 4 a 6 acadmicos, elabore uma sntese de no mximo trs laudas, a trajetria histrica da Didtica. Atenda as normas do trabalho acadmico. Esta atividade deve ser entregue em sala de aula em data a ser estipulada pelo professor ministrante da disciplina.

46 Universidade da Amaznia - UNAMA

S-ar putea să vă placă și