Sunteți pe pagina 1din 2

SIMETRIA: Simetria a diviso imaginria de um ser vivo em partes semelhantes externamente.

. ASSIMTRICO: Que no tem simetria; no divisvel em metade por um eixo longitudinal. SIMETRIA RADIAL: A simetria radial aquela em que um eixo, e no apenas um plano, passa atravs do animal, e as partes se repetem em volta desse eixo. Este tipo de simetria encontrado em cnidrios(celenterados), equinodermos etc. SIMETRIA BILATERAL: Quando existe um nico plano que divide o ser vivo em duas partes iguais. FOLHETO EMBRIONRIO: uma camada de clulas (ou tecido primitivo) que aparece no embrio animal logo aps a gastrulao. Na organognese esses tecidos primitivos vo diferenciar-se em rgos componentes do animal. DIBLSTICO: a designao dada ao embrio que formado apenas por duas camadas embrionrias, uma camada mais exterior, a ectoderme, e uma camada mais interior, aendoderme. Os cnidrios (anmonas, guas-vivas) so os nicos animais diblsticos. As esponjas no apresentam folhetos embrionrios. TRIBLSTICOS: Os triblsticos so animais cujo desenvolvimento embrionrio est baseado em tres folhetos ou tecidos embrionrios: ectoderma, mesoderma e a endoderma. ACELOMADOS: So animais que no apresentam celoma. PSEUDOCELOMADOS: O mesoderma adere-se ao ectoderma e se afasta do endoderma. Surge, ento, um espao entre o endoderma e o mesoderma que, no indivduo adulto, simula o celoma. Os asquelmintos so o principal exemplo. CELOMADOS: Animais que apresentam celoma. GSTRULA: a terceira fase do desenvolvimento embrionrio dos animais triploblsticos BLASTPORO: uma abertura que serve de comunicao na fase embrionria, pondo em contato a cavidade digestiva com o meio externo. Ele surge na fase embrionria gstrula, quando comea a diferenciao celular. Uma outra abertura surge posteriormente (ainda durante o desenvolvimento embrionrio).
PROTOSTMIOS: So os animais onde o blastporo permanece aps a concluso

do desenvolvimento embrionrio, com a funo de boca. DEUTEROSTMIOS: So um superfilo de animais ligados por diversos aspectos embrionrios peculiares, como a forma de clivagem, a forma de suas larvas, o desenvolvimento do celoma e pelas aberturas embrionrias que iro originar a boca e nus.

PLURICELULARES: So seres compostos por mais de uma clula. EUCARIONTES: Possuem a carioteca, individualizando o material nuclear da clula. ENDODERMA: um folheto embrionrio que tem como origem os macrmeros da blstula, que se dobram para dentro da blastoceledando origem ao arquntero e ao blastporo. Dela se originam, por exemplo, os rgos do aparelho digestivo e o revestimento interno do sistema respiratrio. MESNQUIMA: um tecido embrionrio derivado da mesoderme.. A partir do mesnquima, passam a se formar todos os tecidos conjuntivos (conectivo, adiposo, cartilaginoso, sseo e hematopoitico), bem como os musculares. CEFALIZAO: uma tendncia evolutiva de tecidos nervosos se deslocarem em direo regio ceflica. Est associado ao desenvolvimento do crebro, em vertebrados partir da notocorda. No caso dos artrpodes a cefalizao est ligada a concentrao dos rgos sensoriais; desenvolvimento do crebro e apndices alimentares. METAMERIA: Presente em aneldeos, artrpodes e cordados, consiste na organizao do corpo em uma srie de segmentos, iguais ou semelhantes, os metmeros, que se repetem ao longo de seu comprimento. ESQUELETO HIDROSTTICO: So cavidades corporais (pseudoceloma ou celoma) preenchidas por lquido, que do apoio s contraes musculares e permitem que os organismos que a possuem possam movimentar e alterar a forma de seus corpos. Isso s se torna possvel pelo fato da gua ser modelvel, mas incompressvel. Est presente nos nematdeos e nos aneldeos, entre outros invertebrados.

S-ar putea să vă placă și