Sunteți pe pagina 1din 6

IBP2076_12 DESAFIOS DA OTIMIZAO EM TEMPO REAL DA IMPLANTAO OPERAO Erika Francischinelli Fernandez1

Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
Otimizao em Tempo Real (RTO, do ingls Real Time Optimization) uma ferramenta que permite integrar as variveis econmicas s variveis de operao da planta, gerando valores desejados (targets) que devem ser perseguidos pelas camadas inferiores de controle. O RTO resolve um problema de otimizao que busca a maximizao do lucro, diminuindo assim as perdas existentes. Essa tcnica vem ganhando espao na indstria e j se provou como uma ferramenta eficaz para aumento do rendimento da operao. A implantao de RTO um processo delicado e requer a participao de diferentes disciplinas, havendo uma srie de desafios para a realizao de uma aplicao de sucesso. Alm disso, o RTO utiliza um modelo rigoroso do processo, que deve sempre ser atualizado, necessitando, portanto, de manuteno contnua. Apesar de um projeto de RTO no incluir investimentos em novos equipamentos, ele bastante custoso, por ser uma tecnologia de alto nvel e necessitar de muitas horas de desenvolvimento. Dessa forma, imprescindvel que todos os cuidados sejam tomados para ele seja aproveitado da melhor maneira. Esse trabalho tem como principal objetivo discutir os desafios enfrentados na implantao e na operao de um sistema de RTO, alm de apresentar mtodos de monitoramento que podem auxiliar na avaliao do desempenho da planta.

Abstract
Real Time Optimization (RTO) is a tool that allows you to integrate economic variables with operational variables of the plant generating targets that must be pursued by the lower layers of the control system. RTO solves an optimization problem that seeks profit maximization, reducing thereby the existing process losses. This technique has gained ground in many industries and it is proven as an effective tool to increase the operational yield. The implementation of RTO is a delicate process and requires the participation of different disciplines, with a series of challenges to achieve a successful application. Furthermore, RTO uses a rigorous process model, which must be kept updated, requiring therefore continuous maintenance. Although RTO project does not include investments in new equipments, it is quite costly because it is a high-level technology and requires many hours of development. Thus, it is imperative that all precautions are taken in order to obtain the best advantage of RTO. The aim of this work is to discuss the challenges faced in the implementation and operation of an RTO system, and present monitoring methods that can help in the performance evaluation of the plant.

1. Introduo
Com o desenvolvimento tecnolgico, as limitaes de armazenamento de dados e de performance de algoritmos numricos esto cada vez menores, permitindo um nvel mais elevado de automao da planta. O primeiro nvel hierrquico de automao o SDCD, totalmente difundido na indstria de petrleo. Acoplados ao SDCD esto os sistemas de controle e de segurana. Acima dessa camada surgiram tcnicas de alto nvel focadas em otimizao, que buscam melhorar a eficincia da unidade. A primeira delas o Controle Avanado de Processos (APC) que calcula o setpoint do controle regulatrio. Esse se conecta ao RTO para receber os targets (valores desejados) das principais variveis de processo. Finalmente, a rea de Scheduling & Planejamento fornece dados econmicos e de mercado para a otimizao realizada pelo RTO. Portanto, o RTO a camada responsvel por integrar aspectos econmicos ao sistema de

______________________________ 1 Mestre, Engenheira Qumica INVENSYS OPERATIONS MANAGMENT BRASIL

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 automao online da planta, permitindo uma operao direcionada maximizao do lucro. A Figura 1 apresenta a arquitetura tpica das camadas de controle e automao de uma refinaria.

Figura 1. Arquitetura tpica das camadas de controle e automao. A tecnologia de otimizao em tempo real se baseia em um modelo esttico rigoroso do processo acoplado a um problema de otimizao, cuja funo objetivo incorpora aspectos econmicos, permitindo alcanar um ponto de operao timo. O problema de otimizao considera tambm as restries operacionais e de mercado que devem ser obedecidas, de modo a garantir que a soluo encontrada seja vivel. Diferentemente do controle avanado (APC) convencional, o RTO considera as no linearidades do processo: quando se utiliza somente APC, o otimizador linear direciona a operao para o limite das restries operacionais, que no necessariamente representa o ponto timo econmico. O cenrio atual da indstria tambm favorece a implantao de RTO. Existe hoje uma presso de aumento do rendimento com os ativos existentes. As unidades esto operando com restries operacionais e especificaes dos produtos cada vez mais estreitas. Alm disso, h um aumento na volatilidade dos preos dos produtos e custos das matrias-primas. preciso tambm desenvolver forte flexibilidade e agilidade operacional para o processamento de diferentes cargas e gerenciamento de unidades maiores e mais complexas. Nesse cenrio, as alteraes no processo nem sempre so bvias e o uso de ferramentas como o RTO permitem buscar as solues timas no triviais. A otimizao em tempo real tipicamente estudada na indstria de refino, mas outras aplicaes tambm podem ser encontradas, como demonstrado em Woodward et al. (2007) e Ruiz et al. (2005). A otimizao em tempo real tem recebido muita ateno nos ltimos anos, devido a sua comprovada capacidade de aumentar significativamente os ganhos da planta. Estima-se que existam entre 250-300 aplicaes de RTO utilizando pacotes comerciais (Darby et al., 2011). O projeto de implantao de um sistema RTO complexo e o objetivo desse trabalho apresentar a metodologia tpica utilizada e discutir os desafios enfrentados. Experincias adquiridas em projetos reais permitiram identificar uma srie de pontos crticos que merecem ateno especial para se garantir o sucesso de uma aplicao de RTO. Esse trabalho est organizado da seguinte forma: na Seo 2 so apresentadas as etapas de um projeto de RTO, na seo 3 so discutidos os desafios encontrados na operao do sistema e na seo 4 o monitoramento de performance apresentado como uma aliado ao bom desempenho do RTO. Finalmente a Seo 5 traz as principais concluses e contribuies deste trabalho.

2. Projeto de Implantao de RTO


Cada implantao de um sistema de otimizao em tempo real nica, pois gerado um modelo de otimizao rigoroso para a unidade e as particularidades da planta em questo so consideradas. Alm disso, o ponto de partida em cada implantao sempre diferente tanto no nvel de automao da unidade como em relao ao conhecimento dos 2

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 envolvidos. O nvel de automao engloba aspectos da instrumentao existente e tambm de camadas superiores, como o APC. O nvel de conhecimento dos envolvidos normalmente no-uniforme, visto que um projeto de RTO multidisciplinar e envolve diferentes reas: engenharia de processo, programao da produo, automao, instrumentao, laboratrio, informtica e operao. Cada rea possui uma viso diferente do RTO e busca seus prprios objetivos, pois suas metas e obrigaes so diferentes. imprescindvel que todos estejam alinhados e comprometidos com o objetivo principal do projeto e trabalhem em esprito de cooperao. Antes de analisar o projeto em si de implantao de RTO, importante ressaltar os pr-requisitos necessrios para o sucesso da aplicao. Primeiramente, como o RTO um sistema que atua sobre uma srie de camadas de automao, todas essas camadas devem estar bem configuradas e em operao. A planta precisa estar bem instrumentada e as medies devem ser confiveis. Tambm so necessrias anlises de laboratrio frequentes que permitam extrair da planta informaes sobre a composio e propriedades da carga e dos produtos finais. Alm disso, informaes econmicas, como preo dos produtos, custos de operao e matria-prima e restries de mercado devem ser fornecidas ao sistema. A qualidade de todos dados utilizados pela aplicao de RTO determinante para a assertividade da soluo proposta e por isso devem ser utilizados dados atualizados e precisos, de modo que o timo calculado pela aplicao seja o timo real. Finalmente, o sistema de controle avanado deve estar em operao e ter as ferramentas necessrias para recebimento e implantao dos valores timos calculados pelo RTO. De um modo geral, pode-se dividir um projeto de RTO nas seguintes etapas: coleta de informaes, desenvolvimento do modelo rigoroso, configurao das comunicaes externas, testes de reconciliao de dados e deteco do estado estacionrio, desenvolvimento da funo objetivo, automatizao das tarefas, comissionamento e treinamento. A seguir, cada uma dessas etapas ser descrita, com nfase nos desafios e aspectos relevantes para o sucesso final do projeto. A primeira etapa consiste na coleta de documentos para desenvolvimento da modelagem rigorosa e definio do escopo do RTO (quais variveis e restries sero consideradas). A documentao de engenharia deve refletir a realidade dos processos, de modo que o simulador possa reproduzir o comportamento real da unidade. muito comum que os documentos existentes no estejam atualizados, representando somente o processo nas condies de projeto. Se o RTO for aplicado a uma planta nova, isso no ser problema, j que a condio de projeto equivale condio de operao. Entretanto, na maioria dos casos a aplicao de RTO desenvolvida para unidades que j operam h dcadas. Muitas vezes a instrumentao foi alterada, sem a atualizao dos documentos. Alm disso, os alinhamentos das tubulaes e alguns equipamentos, como trocadores de calor, podem ter sofrido modificaes. As condies de processo tambm j no so as mesmas. Por exemplo, a quantidade e propriedades da carga so diferentes daquela usada no incio de operao da planta. Por isso, necessrio um balano de massa e de energia atualizado, que possa ser utilizado como referncia na modelagem do processo. A falta dessas informaes no so um impeditivo para a implantao do projeto, porm vital que se conhea os dados disponveis para que sejam previstos no projeto as horas e custos necessrios para coleta dos dados faltantes. Nessa etapa do projeto, crucial a participao e empenho dos operadores e engenheiros da planta com grande conhecimento do processo. Aps a coleta das informaes e incio do projeto atravs de uma reunio de abertura com todos os envolvidos, elaborada a especificao funcional de projeto, documento que estabelece as bases para o desenvolvimento do projeto e detalha o escopo do sistema de otimizao em tempo real. importante que estejam bem definidas as responsabilidades e funes de cada rea envolvida no projeto, garantindo que todos estejam alinhados e comprometidos com o sucesso da aplicao de RTO. O documento de especificao funcional tambm tem como funo alinhar as expectativas quanto ao sistema, sendo que os objetivos devem ser bem definidos. Uma especificao funcional bem elaborada e aceita pelas partes responsveis pode evitar futuros retrabalhos e discusses quanto ao escopo e finalidade do projeto. O modelo do processo corresponde ao corao da aplicao de otimizao, sendo que a capacidade do RTO buscar a condio tima real de operao da planta recai sobre a fidelidade do modelo utilizado. Por esse motivo deve-se utilizar uma ferramenta de modelagem com base nos primeiros princpios da fsica, que fornea solues consistentes com o processo real. Alm disso, a ferramenta deve disponibilizar funcionalidades de ajuste e sintonia, de modo a facilitar a convergncia do modelo. Durante o desenvolvimento do modelo rigoroso, so definidos os componentes que sero utilizados e os mtodos termodinmicos e de transporte. construda a topologia da unidade, atravs da adio e configurao dos blocos de simulao que caracterizam os diferentes processos qumicos e elementos de controle. So configurados tambm alinhamentos operacionais de forma que a real operao da unidade possa ser representada. O modelo testado para um caso base, que deve ser robusto e consistente. Uma vez que o modelo esteja desenvolvido, a prxima etapa a configurao das interfaces entre o simulador e as fontes externas de dados, de forma que informaes da planta possam ser recebidas pelo simulador e este possa enviar dados planta. Com o simulador apto a se comunicar com a planta, so realizados testes de reconciliao de dados, que consistem em sucessivas execues no automatizadas de coleta de dados da planta atravs das comunicaes anteriormente configuradas e so feitos ajuste do modelo a esses dados. Outro aspecto que configurado a deteco do estado estacionrio. Como o modelo do sistema esttico, a planta precisa estar em estado estacionrio para que os dados coletados possam ser usados pelo modelo de forma consistente. Portanto, devem-se definir regras que possibilitem detectar se a planta encontra-se ou no em estado estacionrio. A prxima etapa consiste na incluso do problema de otimizao, que responsvel pela incorporao de 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 aspectos econmicos no RTO e permite a busca de pontos de operao timos. So configuradas a funo objetivo econmica e as restries operacionais e de mercado. Normalmente define-se a maximizao da margem como objetivo a ser alcanado. Deve-se atentar para que consideraes coerentes sejam adotadas e de extrema importncia que as equipes de planejamento e programao da produo sejam envolvidas nessa etapa, uma vez que as informaes econmicas sero fornecidas por essas reas e, portanto, a funo objetivo deve respeitar as anlises e tratamentos feitos nesses dados. O problema de otimizao integrado ao modelo esttico ser testado e se necessrio, ajustes na modelagem podem ser implementados. Aps esse estgio, o modelo de otimizao est completo e tambm as interfaces de comunicao esto configuradas. Resta somente automatizar o sistema, definindo-se as sequencias de execuo em tempo real. As atividades a serem executadas pelo sistema so configuradas de forma que o simulador possa automaticamente coletar dados do processo, reconhecer a operao estacionria da unidade para ento realizar a reconciliao dos dados medidos e ajuste do modelo de processos e em seguida determinar o ponto de operao otimizado, o qual enviado ao sistema de informaes da planta. De um modo simplificado, a Figura 2 apresenta as etapas automatizadas de uma aplicao de RTO. importante ressaltar que cada validao necessria deve ser acrescentada na sequencia de atividades, como por exemplo, a verificao da disponibilidade do controle avanado de receber novos valores otimizados. Alm disso, podese tambm definir alertas e relatrios a serem distribudos a pessoas ou grupo de pessoas pr-definidos.

Figura 2. Sequencia de atividades de uma aplicao RTO. Comissionamento a etapa em que feito o teste final do sistema e consiste basicamente em testar a aplicao de RTO em malha aberta, de forma que todas as sequencias de atividades so executadas, porm o resultado final no enviado automaticamente para a planta. Dessa forma, avalia-se a capacidade do simulador em executar a estratgia de otimizao em tempo real. Analisam-se a convergncia e tempo de execuo do simulador, alm da comunicao entre o simulador e o sistema de informaes da planta. Por fim, verificada a consistncia das solues calculadas pelo RTO. Aps o comissionamento, a aplicao est pronta para ser colocada em operao. Recomenda-se que os primeiros meses de operao sejam assistidos pelos desenvolvedores da soluo, de modo que qualquer eventual problema possa ser solucionado rapidamente e o sistema no perca a confiana perante os operadores. Para garantir o correto uso, atualizao e manuteno do sistema de otimizao em tempo real necessrio prover as reas responsveis com treinamento adequado do sistema. Pode-se distinguir trs enfoques distintos: operao, manuteno e engenharia. O treinamento para operao visa preparar o operador para a correta utilizao do RTO, aps o comissionamento do mesmo. A manuteno treinada para diagnosticar problemas na execuo e executar os procedimentos de manuteno da aplicao. Por fim o treinamento da engenharia tem como objetivo abordar as etapas de configurao do RTO, de modo que qualquer alterao na unidade possa ser atualizada no modelo de otimizao.

3. Desafios na Operao do RTO


4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 O RTO um sistema que precisa de manuteno contnua. Caso contrrio, h o risco do sistema se tornar desatualizado e ser mantido fora de operao, uma vez que no essencial para o funcionamento da planta. Assim, a atualizao do modelo deve ser incorporada como uma atividade padro a qualquer processo de modificao da unidade. importante que todas as alteraes feitas no modelo sejam documentadas, de modo que as informaes quanto ao processo simulado e as premissas consideradas estejam disponveis a qualquer pessoa que precise manusear o modelo. desejvel que a manuteno do modelo no esteja vinculada a uma nica pessoa, pois caso a pessoa se aposente ou se desvincule dessa rea, o modelo poder se tornar obsoleto, e o investimento feito durante o projeto pode no ser recuperado. Outro aspecto que deve ser considerado a preciso dos dados de alimentao do modelo, que incluem dados coletados da planta, informaes econmicas e dados de composio e propriedades da carga e dos produtos principais da unidade. A otimizao realizada pelo RTO visa maximizao do lucro, e sem informaes adequadas, pode levar a planta para um ponto distante do timo real. Por esse motivo, deve-se realizar com frequncia adequada a anlise dos resultados do simulador para garantir que a aplicao esteja rodando corretamente e fornecendo solues consistentes com o processo real. Finalmente, os operadores so uma pea fundamental para o sucesso de uma aplicao de otimizao em tempo real. Eles so responsveis pelo controle da planta e caso no estejam confortveis com o novo sistema, tero resistncia quanto sua operao. A soluo tima proposta pelo RTO ser provavelmente diferente da condio de operao convencional, sendo muito importante que o operador confie no sistema para que aceite operar a planta nessa nova condio. Assim, essencial que o operador seja bem treinado e que, no incio de funcionamento do RTO, a engenharia acompanhe a operao dando o suporte necessrio para garantir que o sistema seja bem aceito.

4. Monitoramento e RTO
O monitoramento de uma unidade permite identificar problemas e possibilidades de melhorias. Quando ele realizado de forma constante, erros e desvios podem ser percebidos rapidamente, evitando perdas. Uma ferramenta de monitoramento independente de aplicaes de otimizao em tempo real, porm o RTO disponibiliza muitas informaes que podem ser utilizadas para a medio do desempenho da planta. Alm disso, aps a implantao do RTO, desejvel medir o benefcio oferecido por ele, o que incentiva o uso e desenvolvimento de sistemas de monitoramento. A seguir so apresentados alguns ndices comumente usados e que podem ajudar a se ter uma viso geral do desempenho da planta: Rendimento especfico (volume total de produtos/ volume da alimentao); Comparao entre composio atual do produto e a especificao; Comparao entre o volume real de produto e o volume planejado; Consumo especfico de energia (energia/volume de produto); Comparao entre o consumo de energia real e o consumo desejvel (target); Utilizao da capacidade planejada vs real (para cada unidade de processo e total da planta). Alguns ndices podem ser calculados para medio direta do desempenho do RTO, permitindo verificar se essa aplicao apresenta a robustez necessria e se est sendo utilizada na freqncia desejada. Como exemplo desse tipo de ndice, pode-se citar a porcentagem do tempo de uso do RTO, que um indicativo da aceitao da aplicao pelos operadores. Outros ndices so utilizados para verificar se o modelo apresenta problemas de convergncia, como por exemplo: porcentagens de execues do RTO com convergncia de timo por perodo de tempo ou contagem das execues do RTO com sucesso e sem sucesso por perodo de tempo. possvel tambm avaliar o ajuste do modelo ao longo do tempo por meio de grficos de tendncia da funo objetivo da reconciliao de dados. Um ltimo exemplo de ndice de desempenho o clculo da funo objetivo da otimizao antes e depois da execuo do RTO, que permite mensurar o benefcio gerado pela implantao da otimizao em tempo real, indicando a previso de aumento no lucro pela otimizao.

5. Concluses
O RTO uma ferramenta com retorno comprovado e que tem ganhado cada vez mais espao na indstria. Sua implantao e operao apresentam diversos desafios, que devem ser tratados com ateno e cuidado para que o esforo e dinheiro empregados numa aplicao desse tipo sejam bem utilizados. Com base em projetos j realizados, algumas boas prticas e recomendaes foram apresentadas neste trabalho. Alm disso, discutiu-se que sistemas de monitoramento, se bem empregados, podem ser bons aliados para uma anlise global do desempenho da unidade.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

8. Referncias
DARBY, M. L., NIKOLAOU, M., JONES, J., NICHOLSON, D. RTO: An overview and assessment of current practice. Journal of Process Control. v. 21, p. 874-884, 2011. WOODWARD, L., SRINIVASAN, B., ROBITAILLE, B., PERRIER, M. Real-time optimization of an off-gas distribution system of an iron and titanium plant. Computers and Chemical Engineering. v. 31, p. 384-389, 2007. RUIZ, D., MAMPRIN, J., RUIZ, C., NELSON, D., ROSEME, G. Utilities systems on-line optimization and monitoring: experiences from the real world. European Symposium on Computer Aided Process Engineering- 15. p. 1159-1164, 2005.

S-ar putea să vă placă și