Sunteți pe pagina 1din 10

URINLISE

Setor do laboratrio clnico responsvel pelas dosagens e exames na urina OBJETIVOS Geral: - Realizar de forma correta o exame de urina Especficos: - Realizar o exame de forma padronizada a fim de obter resultados confiveis; - Obter resultados vlidos para influenciar decises clnicas. INTRODUO Histrico: - Foi com a anlise da urina que comeou a Medicina laboratorial. - Com base nos aspectos e caractersticas, realizava-se a interpretao da urina - 4.000 anos a. C. - Informaes diagnsticas: cor, turvao, odor, volume, viscosidade, acar, etc. - Hipcrates Uroscopia e foi o primeiro a afirmar que a urina se formava por filtrao do sangue nos rins. - Inveno do microscpio (XVII) anlise do sedimento Consideraes Gerais: A urina, um dos mais importantes excretos, formada nos rins, rgo que funciona como verdadeira vlvula de segurana do organismo. pela via renal que se elimina grande quantidade de catablicos fixos. O equilbrio hdrico, cido-bsico e inico dos tecidos mantido pelos rins, na eliminao de mais ou menos gua, radicais cidos e alcalinos. o principal responsvel pela formao eliminao da amnia e possvel papel de destaque nos processos de desintoxicao do organismo.

SIST. URINRIO RINS Anatomia - Os rins so em nmero de dois (direito e esquerdo), com a forma comparvel a de um gro de feijo e tamanho aproximadamente de 12 cm de altura e 6 cm de largura. - Os rins esto situados de cada lado da coluna vertebral, estendendo-se entre a 11 costela e o processo transverso da 3 vrtebra lombar.

- A extremidade superior de cada rim coberta por uma glndula endcrina, a glndula supra-renal. - O sangue que vai se depurar passa pela artria renal at os rins e sai pela veia renal, debaixo do envoltrio granuloso formado pelos glomrulos de Malpighi. - Tais glomrulos so constitudos por capilares sangneos e arterolas, envoltos na cpsula de Bowman. - Os rins contm dois milhes de unidades denominadas NFRON.

NEFRON Formado por duas partes principais: corpsculo renal e os tbulos renais. Corpsculo renal: formado por um tufo de capilares, que o glomrulo, envolto por uma cpsula, a cpsula de Bowman .

O plasma filtrado dos capilares para essa cpsula e em seguida, flui dela para, o tbulo proximal; em seguida, para uma longa ala tubular que a ala de Henle, continua para o tbulo distal e em ltimo lugar para o tubo coletor, de onde passa para pelve renal, desaguando nos ureteres e levando a urina j formada para a bexiga.

NEFRON - Funo: A funo bsica do nfron a de limpar ou depurar o plasma sanguneo, dele retirando as substncias indesejveis durante sua passagem pelo rim. Ao mesmo tempo que retm no sangue todas as substncias que ainda so necessrias ao organismo. - Mecanismos para depurao do plasma: Filtrao glomerular Reabsoro tubular Excreo tubular URETERES - so dois condutos bilaterais , mais ou menos 25 centmetros de comprimento , que vo terminar inferiormente na bexiga urinria. BEXIGA - A bexiga urinria um reservatrio incumbido de armazenar temporariamente a urina. A forma da bexiga depende de quanta urina ela contm. Quando vazia, ela parece um balo vazio, tornando-se esfrica quando levemente distendida medida que o volume urinrio aumenta. A capacidade mdia de armazenamento da bexiga urinria de 700 a 800 ml de urina. RELEMBRANDO FUNES RENAIS: Filtragem; Reabsoro; Secreo; Excreo. FORMAO DA URINA O sangue penetra nos glomrulos pela arterola aferente e sai pela arterola eferente. A primeira tem quase o dobro do dimetro da outra, fazendo com que haja no glomrulo uma presso sangnea relativamente elevada.

Esta presso faz o plasma filtrar, com exceo das protenas e outras molculas de grande peso molecular. Este lquido que atravessou a membrana glomerular, (endotlio arterial e membrana interna da cpsula de Bowman) e denominado filtrado glomerular um verdadeiro ultra filtrado do plasma e formado em torno de 125 ml por minuto. O filtrado glomerular vai para os tbulos urinferos, passando pelos 3 segmentos, o proximal, a ala de Helen e o distal e atinge o tubo coletor. Durante este percurso, a maior parte da gua e substncias nela contidas sero reabsorvidas e iro constituir a urina que formada em torno de 1 ml/min. O tbulo renal tem, portanto funo altamente seletiva, modificando a composio do filtrado glomerular e formando a urina. Em condies normais, 80% do filtrado glomerular reabsorvido no tbulo proximal, passando da luz do tbulo para as clulas e indo para o sangue. A glicose do plasma inteiramente reabsorvida, quando sua concentrao plasmtica se mantiver normal. Quando ultrapassa 180 mg % o excesso eliminado na urina.

Reabsoro (Tbulo Proximal) - ons de sdio, clcio, cloro e potssio (excretado no distal) - Este mecanismo de excreo esta associado manuteno do equilibro cido-base orgnico e a troca de ons hidrognio, sendo dependente do Hormnio ALDOSTERONA. - Os aminocidos, a uria e o cido rico tambm so reabsorvidos nos tbulos renais. Mico - A urina formada nos rins, passa pelos ureteres at a bexiga, onde acumulada. - Aps atingir determinado volume, a urina expulsa da bexiga pela mico. A bexiga, se distende para permitir o acmulo da urina, e se contrai para expuls-la, quando o volume depositado atinge em torno de 750 ml. - No ponto da unio entre bexiga e a uretra existe no anel de musculatura lisa, o esfncter interno da uretra que tem contraes involuntrias e impede a sada da urina contida na bexiga. COMPOSIO DA URINA - Em geral a urina constituda por uria e outras substncias orgnicas e inorgnicas. - Uria: resduo metablico produzido no Fgado a partir da utilizao de protenas e aminocidos. - Componentes: sdio, potssio, magnsio, amnia, aminocidos, cloreto, creatinina, vitaminas, hormnios, medicamentos, etc. URINA Quando a reabsoro e secreo so completados, o lquido remanescente nos tbulos renais transportado para os outros componentes do sistema urinrio para ser excretado como urina. A urina consiste de gua e substncias que foram filtradas ou secretadas para os tbulos renais, mas no reabsorvidas. URINLISE O exame de urina proporciona ao clnico, informaes preciosas sobre a patologia renal e do trato urinrio, bem como sobre algumas molstias extra-renais. Pela sua simplicidade e pela facilidade na obteno da amostra para anlise, exame de rotina, talvez, aquele que mais se recorre. O exame de urina, usualmente requisitado pelos mdicos E.A.S (Elementos Anormais e Sedimentoscopia), composto de trs partes. A primeira delas tem como referncia, os caracteres fsicos da urina fresca, o volume, a cor, aspecto, odor, pH e densidade. A segunda parte, a pesquisa de elementos qumicos anormais (pesquisa qumica), tem significado clnico, destacado por indicar casos de diabetes, ictercias, distrbios hepticos, etc. A terceira parte, o sedimento urinrio, mostra os tipos de clulas, cristais, picitos, hemcias, etc., que so observados microscopicamente. Alguns cuidados devem ser de sua importncia na coleta do material a ser examinado, como por exemplo: I) O frasco para a coleta deve ser limpo, estril e seco. II) Deve-se fazer uma limpeza prvia do aparelho genital (gua e sabo). III) Desprezar o primeiro jato de mico. IV) O volume necessrio para exame pode variar de 50 a 100 ml.

V) O material deve ser enviado o mais rpido possvel ao laboratrio, podendo tambm, acondicion-lo em geladeira. OBS: O material a ser coletado deve ser a primeira urina da manh. EXAME DE URINA Padronizao: Etapa Analtica, Anlise Fsica, Anlise Qumica, Anlise Microscpica, Exames Confirmatrios. COLHEITA DO MATERIAL Homens: desprezar o 1 jato colhendo o restante da mico. Mulheres: fazer antes da coleta uma higiene ntima. Isso evita a contaminao da amostra com o fluxo vaginal, prosttico ou uretral.

VOLUME A quantidade de urina formada diariamente depende da idade, ingesto de lquidos, metabolismo, presso sangnea, dieta, balano hormonal e vrios outros fatores. Adultos saudveis excretam em mdia 1.500ml de urina por dia. A amostra preferida para a maioria dos exames de rotina da urina a primeira amostra da manh. A amostra de urina pode ser colhida pela tcnica do jato mdio. Nas seguintes condies o volume urinrio aumentado (poliria): Diabete mellitus, certas afeces do sistema nervoso, rim contrado, emoes, frio, ingesto excessiva de lquidos. Nota-se diminuio de volume (oligria) nos seguintes casos: Nefrite, molstias cardacas e pulmonares, febre, diarria, vmitos, desidratao, enfarte hemorrgico do rim.

Alteraes Volumtricas Poliria Volume aumentado Oligria Diminuio de volume Anria Volume praticamente neutro

Causado por: Ingesto aumentada de lquidos, Frio, Eliminao de edemas, Doenas renais, Tuberculose renal, Diabete mellitus Diminuio de ingesto de lquidos, Hemorragias, vmitos, diarria, sudorese, febre e edemas, Cirrose heptica, coma, Obstruo das vias excretoras, Desidratao Grave, Insuficincia renal

Cor A cor da urina normalmente amarela. Podendo variar do amarelo citrina e o amarelo avermelhado, ou apresentar muitas variaes de cores de acordo com o caso clnico ou diettico do paciente, como por exemplo: mbar nas ictercias, avermelhada nas hematrias, esverdeadas devido ao uso de determinados tipos de medicamentos.

COR Amarelo-claro/Citrino Incolor Amarelo-palha Verde Avermelhada Marrom escurecida Branco leitoso mbar/Alaranjada Aspecto

INTERPRETAO SUGESTIVA Normal Recente ingesto de lquidos Poliria Infeco por pseudomonas, uso de anti-sptico urinrio. Presena de sangue, contaminao menstrual. Eritrcito oxidado, uso de metildopa e metronidazol. Proteinria macia Consumo de cenoura, vitamina A, medicamentos (fenazopiridina).

Normalmente, a urina recentemente emitida lmpida deixada em repouso por algum tempo, pode haver formao de pequeno depsito (constitudo por leuccitos, clulas epiteliais, muco, etc.), denominado nubcula. Esta nubcula mais acentuada em urina de mulher. As substncias que mais frequentemente turvam a urina so as seguintes: a) Fosfatos amorfos; b) Uratos amorfos a turvao desaparece com o aquecimento, mas persiste se for adicionado cido actico; c) Pus reconhecido pelo exame microscpico; d) Hemcias e) Germes TRANSPARNCIA (ASPECTO) Lmpido Ligeiramente turvo/ Turvo INTERPRETAO SUGESTIVA Normal Cristalria, bacteriria, leucocitria, clulas epiteliais, hematria, filamentos de muco.

Cheiro O cheiro caracterstico da urina tem sido atribudo a cidos orgnicos volteis que ela contm. Com o envelhecimento, o cheiro se torna amoniacal. Sob a influncia de alguns medicamentos, a urina adquire odor particular. Densidade A densidade de urina depende da concentrao osmolar, isto , nmero de partculas dissolvidas, havendo normalmente estreita relao entre o peso especfico e a osmolaridade resultante da ingesto de alimentos e bebidas e da reabsoro da gua e de substncias dissolvidas. ODOR Sui generis Amoniacal Ftido INTERPRETAO SUGESTIVA Normal Urina velha Infeco (estado patolgico) DENSIDADE At 1024 Acima de 1025 INTERPRETAO SUGESTIVA Normal Aumento de sedimentos na urina

EXAME QUMICO DA URINA

1. pH pode variar em condies fisiolgicas, segundo a hora do dia para a coleta, condies patolgicas ou uso de medicamentos. A urina normal levemente cida. 2. Protenas sua presena em pequenas quantidades pode ser normal. Caso elevada ou persistente, indicativo de leso renal. 3. Glicose 4. Cetonas so provenientes do metabolismo dos lipdios. 5. Hemoglobina 6. Bilirrubina sua presena significa aumento da bilirrubina direta, cujo ciclo de degradao normal foi interrompido por causa heptica ou ps-heptica. 7. Urobilognio a urina normal deve conter urobilognio 8. Nitrito formado pela metabolizao bacteriana do nitrato, e em condies normais no encontrado na urina. Ocorre sua presena quando houver bacteriria por Gram-negativos (exceto Pseudomonas sp.). 9. Leuccitos pH cido (< 7,0) Alcalino (>7,0) Interpretao bsica Normal Devido a alimentao e medicamentos

GLICOSE Interpretao bsica Ausente Normal Presente Diabetes mellitus, doena renal avanada.

Interpretao bsica PROTENA At 150mg em 24 horas Normal De 150mg a 3,5g em 24 horas Sndrome nefrtica Maior que 3,5g em 24 horas bsica CETONA Interpretao Sndrome nefrtica Ausente Normal Presente Regime alimentar, acidose diabtica, carncia alimentar

HEMOGLOBINA Interpretao bsica Presente Reao transfusional, anemia hemoltica, queimaduras graves, infeco, exerccio fsico.

BILIRRUBINA Interpretao bsica Ausente Normal Presente Hepatite, cirrose heptica, obstruo biliar.

UROBILINOGNIO At 1:20 Aumentado Diminudo

Interpretao bsica Normal Doena heptica, distrbio hemoltico. Obstruo biliar

NITRITO Interpretao bsica Ausente Normal Presente Infeco por Gram-negativo, especialmente E. coli

Leuccitos At 10.000/mm3 Mais 10.000/mm3 SEDIMENTOSCOPIA

Interpretao bsica Normal Infeco do trato urinrio ou contaminao por secreo vaginal ou uretral

CLULAS EPITELIAIS Sua presena comum por descamao do sistema geniturinrio. BACTRIAS A urina normal no deve conter bactrias. Sua presena indica infeco ou contaminao por secreo vaginal ou uretral. Raras bactrias so normais colonizao uretral. LEVEDURAS A urina normal no deve conter leveduras. Geralmente comum no paciente diabtico e ocorre por contaminao a partir da genitlia. PARASITAS A urina normal no deve conter parasitas. Pode ocorrer contaminao por Trichomonas vaginalis a partir de secreo vaginal ou de Enterobius vermicularis por contaminao fecal. ESPERMATOZIDES Aparecem em decorrncia da relao sexual ou ejaculao. FILAMENTOS DE MUCO No so considerados clinicamente significativos. Aumentados em quadro irritativo do sistema geniturinrio. CRISTAIS Estudos demonstram um estudo entre a cristalria e a formao de clculos renais. Podem surgir em decorrncia do uso de alguns frmacos.

CLASSIFICAO DOS CRISTAIS URINRIOS HABITUAIS URINA COM pH CIDO Oxalato de clcio cido rico Urato amorfo --URINA COM pH NEUTRO Biurato de amnio Carbonato de clcio Oxalato de clcio Fosfato triplo -URINA COM pH ALCALINO Fosfato triplo Biurato de amnio Carbonato de clcio Fosfato de clcio Fosfato amorfo

CILINDROS HIALINOS HEMTICOS LEUCOCITRIOS EPITELIAIS GRANULARES CREOS ADIPOSOS LARGOS

INTERPRETAO SUGESTIVA Em pequena quantidade, normal. Aparecem na glomerulonefrite, na pielonefrite, na doena renal crnica, na insuficincia cardaca congestiva, nos exerccios fsicos intensos. Aparecem na glomerulonefrite, nos exerccios fsicos intensos. Aparecem na pielonefrite. Aparecem na leso tubular renal. Aparecem na estase do fluxo urinrio., na infeco do trato urinrio, nos exerccios fsicos. Aparecem na estase do fluxo urinrio. Aparecem na sndrome nefrtica Aparecem na estase externa do fluxo urinrio

CRITRIOS PARA EXPRESSAR AS QUANTIDADES ARBITRRIAS CRITRIO Ausente Presente Raro (s) Algum (ns) Numeroso (s) Macia (s) DESCRIO DO CRITRIO Elemento no observado no sedimento. O elemento observado no sedimento. Quando for observado at 3 estruturas por campo. Quando for observado de 4 a 10 estruturas por campo. Quando for observado de 4 a 10 estruturas por campo. Quando no for possvel contar o nmero de estruturas por campo.

Metablitos nitrogenados urinrios Metablito Aminocidos Origem bioqumica Protenas endgenas e exgenas Utilidade clnica Enfermidade heptica; erros inatos do metabolismo; desordens tubulares. Enfermidade heptica; enfermidade renal; erros inatos do metabolismo. Enfermidade heptica, enfermidade renal. Funo renal Desordens da sntese purnica % de N na urina <1 10 20 55 90 23 1 1,5

Amnia Uria Creatinina cido rico EXAMES DE URINA Material utilizado:

Aminocidos Amnia Creatina Nucleotdeos purnicos

Constituintes Anormais da Urina - Albumina: (albuminria) muito grande para ser filtrado. Pode estar relacionado com presso muito alta ou leso das membranas de filtrao. - Glicose: (glicosria) indica diabete mellitus - Hemcias: (hematria) clculos renais, tumores, trauma ou outras doenas renais. (hemcias rompidas). - Leuccitos: (piria) infeco nos rins ou rgos do sist. Urinrio.

- Corpos cetnicos: (cetonria) diabete mellitus, anorexia, jejum ou pouco carboidrato na urina. - Bilirrubina: (bilirrubinria) Por destruio das hemcias a poro globina da hemoglobina separada e o heme convertido em biliverdina. A maior parte da biliverdina convertida em bilirrubina. - Micrbios: variam conforme a infeco, so comuns em pouca quantidade na urina. A bactria mais comum em infeces a E. Coli. O fungo mais comum a Candida albicans. O protozorio mais freqente o Trichomonas vaginalis.

Figuras

Clulas tubulares renais

Clula epitelial descamativa

Cristais de cido rico

Cristais Oxalato de Clcio

Fosfato de clcio

Fosfato triplo

Fosfatos

Uratos

Cilindro Epitelial

Cilindro Creo

Cristais de Colesterol

Cristais de Cistina

Cilindro Leucocitrio

Cilindro Granuloso

Cilindro Hialino

Cilindro Hemtico

Candida sp

Clulas epiteliais descamativas do trato mdio

Cilindro granuloso

Cilindro Hialino

Hemcias

S-ar putea să vă placă și