Sunteți pe pagina 1din 4

Os Jogos Olmpicos

O smbolo das Olimpadas


Jogos Olmpicos o nome dado a um evento que rene atletas de quase todos os pases do mundo para competirem entre si de acordo com sua modalidade e categoria. Acontece a cada quatro anos e presenteia os trs primeiros colocados onde, o primeiro recebe a medalha de ouro, o segundo recebe medalha de prata e o terceiro recebe a medalha de bronze. Os jogos olmpicos surgiram por volta de 2.700 a.C. na Grcia Antiga com o objetivo de celebrar e homenagear os deuses. Os jogos eram divididos nas modalidades: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo. Em 1896, uma nova verso dos jogos olmpicos surge em Atenas, so os jogos modernos. Este reuniu 285 atletas, de 13 pases, para participarem. As modalidades disputadas nos jogos modernos eram: atletismo, ciclismo, esgrima, ginstica, halterofilismo, luta livre, natao e tnis. Em 1936, as olimpadas foram usadas para mostrar algumas manifestaes polticas, o que trouxe grande descontentamento aos organizadores, j que o intuito dos mesmos era o de promover a paz. Mesmo assim, lderes polticos se manifestam friamente diante dos resultados, como o caso de Adolf Hitler que reivindicou a vitria de um norte-americano negro. A partir deste acontecimento vrios obstculos tentaram bloquear a realizao dos jogos. Vrios pases deixaram de participar dos jogos para se conflitarem entre si, alguns alegavam falta de segurana nos jogos e ainda outros inventavam outras desculpas para acabar com o evento que, somente em 1992, em Barcelona, consegue voltar normalidade, com vrios atletas participando.

Jogos Olmpicos de Vero de 2012


Jogos Olmpicos de 2012, oficialmente Jogos da XXX Olimpada, mais comumente Londres 2012, foram os Jogos Olmpicos realizados na cidade de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto de 2012. Aps estes Jogos realizar-se-o na mesma cidade os Jogos Paralmpicos de Vero de 2012, entre 29 de agosto e 9 de setembro. Londres foi a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olmpicos da Era Moderna por trs vezes - as anteriores foram em 1908 e1948] Os Jogos Olmpicos de 2012 iro utilizar uma mistura de novos espaos, instalaes existentes e zonas/instalaes histricas (alguns delas so pontos tursticos como o Hyde Park e a Parada da Guarda) e com vrias instalaes temporrias. Na sequncia dos problemas que afligiram o The O2, os organizadores tm a inteno de que no haver elefantes brancos aps os Jogos, uma vez que a "Legado de 2012" ser entregue cidade de Londres. Algumas das novas instalaes sero reutilizadas na sua forma olmpica, enquanto que outras, incluindo os 80000 lugares do Estdio Olmpico ,sero reformados e vrios sero transferidos para outros lugares da Gr-Bretanha. Estes projetos so parte da regenerao do bairro de Stratford, no leste de Londres, que ser o local do Parque Olmpico, e os bairros vizinhos do Lower Lea Valley. Isso exigiu a desapropriao de algumas propriedades comerciais, que foram demolidas para a construo das novas arenas e para a melhoria da infraestrutura j existente. Todo esse processo tem sido polmico, pois alguns dos proprietrios afetados esto alegando que as indemnizaes propostas so muito baixas e fora do valor real dos terrenos. Alm disso, existem preocupaes sobre os impactos diretos que o aumento do Turismo nos seculares Jardins Allotments, o que inspirou uma campanha da comunidade local, alm das demolies de casas na Clays Lane Estate que foram contestadas por vrios inquilinos. A maioria dos locais, foram divididos em trs zonas na Grande Londres: a Zona Olmpica, a Zona do Rio e a Zona Central. Alm desses locais, algumas subsedes esto fora da Grande Londres. A Acadmia Nacional de Portland, Buckinghamshire e o Castelo de Hadleigh e as subsedes do futebol: Manchester,Coventry, Newcastle, Glasgow e Cardiff.

O Estdio Olmpico de Londressendo construdo. Sediou as provas de atletismo, bem como as cerimnias de abertura e de encerramento.

Mascotes

Em 19 de maio de 2010, o Comit Organizador anunciou o mascote dos Jogos: Wenlock, que representa uma gota de ao polido.[] Esportes O programa para esta edio constou de 26 esportes num total de 39 disciplinas. Em relao a Pequim, Londres teve dois esportes a menos, pois beisebol e o softbol foram excludos do programa dois dias antes da cidade ser escolhida como a cidade sede. O COI reforou a sua deciso de excluir os dois esportes durante as Olimpadas de Inverno de Turim 2006, depois de serem rejeitados na ltima avaliao. Na mesma votao se optou pelo no preenchimento das vagas destes esportes para Londres 2012. Posteriormente as duas vagas restantes foram preenchidas pelo rugby e o golfe, mas sero preenchidas na edio seguinte em 2016, no Rio de Janeiro. Em relao ao programa, aconteceram as seguintes alteraes:

o boxe agora tem 13 categorias (dez masculinas) e adio do boxe feminino (trs categorias na canoagem ocorreu a substituio dos eventos de 500m para homens por eventos de 200 metros. Outra alterao no programa foi a remoo da categoria C2 500m para homens e a entrada do K1 200 metros feminino e, assim, pela primeira vez as mulheres tiveram dois eventos no esporte

o pentatlo moderno teve tambm alteraes no seu formato: o tiro passou a ser de pontos corridos o tnis teve a adio do evento de duplas mistas o ciclismo continuou com o mesmo nmero de eventos, mas o nmero de eventos femininos aumentou de trs para cinco.

O programa para os Jogos foi composto por 30 modalidades de 26 esportes. A lista seguinte, mostra os desportos que estiveram no programa: Em parnteses o nmero de eventos em cada modalidade:

Atletismo (47) Badminton (5) Basquetebol (2) Boxe (13) Canoagem (16) Ciclismo (18) Esgrima (10) Futebol (2)

Ginstica (18) Halterofilismo (15) Handebol (2) Hipismo (6) Hquei sobre a grama (2) Jud (14) Lutas (18) Nado sincronizado (2)

Natao (34) Pentatlo moderno (2) Polo aqutico (2) Remo (14) Saltos ornamentais (8) Taekwondo (8) Tnis (5)

Os Jogos sero transmitidos por vrios meios globais e seus direitos foram vendidos juntamente com os direitos de mdia dos Jogos Olmpicos de Inverno de 2010 para os mesmos meios de mdia.

S-ar putea să vă placă și