Sunteți pe pagina 1din 8

Mitos e verdades

Muitas pessoas acreditam que o fato de um alimento ser natural significa que seguro e eficiente. Vejamos alguns exemplos de mitos e verdades a respeito deles.

Mitos
1. 2. 3. 4. 5. 6. Diabtico no pode comer beterraba; Diabtico no pode comer batata e arroz junto; Diabtico no pode comer arroz e macarro; O diabtico no deve comer caqui, pois muito doce; Substituir o leite por caf; Caldo de cana e gua de coco so naturais, portanto o diabtico pode beber a vontade; 7. gua tnica amarga e o diabtico pode beber sem problemas; 8. Suco de fruta natural, portanto o diabtico deve usar e abusar; 9. Acar causa diabetes; 10. No beber refrigerante diettico; 11. Beber muita gua d diabetes; 12. O diabtico no pode comer aipim e nem farofa; 13. Banana faz mal ao diabtico; 14. Mel e acar mascavo so naturais. Sendo assim, diabtico pode usar; 15. Fritura faz mal, mas se utilizada margarina light no;

Verdades 0s trs maiores nutrientes da nossa alimentao so:


Carboidratos (glicdeos); Protenas; Lipdeos (gorduras).

Todos formam glicose no nosso organismo.


100% dos carboidratos ingeridos formam glicose; 35% das protenas formam glicose; 10% das gorduras ingeridas iro formar glicose.

Para manter a taxa de acar ou glicemia constante no sangue necessrio uma unidade de insulina para cada 15g de carboidrato.

Os glicdeos podem ser divididos em trs grupos:


1) Monossacardeos - so os acares simples, que no necessitam sofrer qualquer transformao para serem absorvidos pelo organismo. Exemplo:

Glicose, dextrose - encontrada no milho, na uva, no mel e em certas razes;

Frutose - o acar das frutas; Galactose - faz parte da lactose.

2) Dissacardeos - so os acares duplos ou combinaes de acares simples. Temos nesse grupo:


Sacarose {glicose + frutose} - encontrado no acar de cana, da beterraba aucareira e no mel; Lactose {glicose + galactose} - o acar do leite; Maltose {glicose + glicose} - o acar do malte e da cevada.

3) Polissacardeos - so os carboidratos mais complexos compostos de muitas unidades de monossacardeos. So eles:


Amido - encontra-se armazenado nas sementes, nas razes, nos tubrculos, nas frutas, no caule e folhas de vegetais; Pectina - no digervel e encontra-se nas frutas; Celulose - um polissacardeo resistente s enzimas digestivas, mas podem sofrer ao das bactrias intestinais; Glicognio - a forma sob a qual a glicose se armazena no organismo humano.

A principal funo dos glicdeos proporcionar energia.


E isso s acontece se tiver insulina. De 50 a 60% do Valor Energtico Total (VET) dirio, ingerido por um indivduo, devem ser compostos de glicdeos. Dez a 15% de protenas e menos de 30% de lipdeos. Temos, ento, um total igual a 100%. Isto uma alimentao equilibrada, balanceada que todo ser humano necessita. Inclusive o portador de diabetes. Em um VET de 2 mil kilocalorias dirios, 300 gr so de glicdeos que devero ser distribudos ao longo do dia em cinco ou seis refeies dirias. Tudo para no se ter muito mais glicdeos em uma refeio do que em outra. E respeitar tambm o esquema de insulinizao e ou hipoglicimiante oral adotados, a fim de evitar flutuaes na glicemia. Se privilegiar-se o uso de glicdeos de rpida absoro, ser necessrio o uso de insulina de ao rpida. Caso contrrio, a glicemia sobe (hiperglicemia) e a insulina engorda, no valendo a pena usar glicdeos de rpida absoro. Este exemplo vlido em tese, mas no aplica na prtica. Se usar mais glicdeos do que se deve (acima de 50% a 60%), ele ser estocado como gordura, causando um aumento de peso. Cria-se um desequilbrio alimentar que ir repercutir na sade do indivduo. importante lembrar que a alimentao deve ser adequada em micronutrientes (vitaminas, minerais e oligoelementos). Esse equilbrio no pode ser rompido. Como vimos, no se trata do pode comer e do no pode comer e, sim, de selecionar alimentos para uma alimentao quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, alm de harmoniosa em seus componentes.

Acompanhe o quadro de respostas dos mitos: 1. Diabtico no pode comer beterraba. (Falso) Cada100 gr de beterraba contm 9,5 gr de glicdeos. O mesmo que a cenoura. 2. Diabtico no pode comer batata e arroz junto. (Falso) Pode, desde que esteja contemplado dentro de sua cota de carboidrato daquela refeio. 3. Diabtico no pode comer arroz e macarro. (Falso) Pode, desde que esteja dentro da cota de carboidrato da refeio. 4. O diabtico no deve comer caqui, pois muito doce. (Falso) Pode, desde que se respeite a cota de carboidratos. 5. Substituir o leite por caf. (Falso) O leite fonte de protena e clcio. O certo seria substitu-lo por coalhada, iogurte ou queijo. J o caf pode ser substitudo pelo ch preto ou pelo mate. 6. Caldo de cana e gua de coco so naturais, portanto o diabtico pode beber a vontade. (Falso e Verdadeiro) Para consumir caldo de cana, necessita-se de insulina de ao rpida, que utilizado por quem faz uso de bomba de infuso contnua de insulina. Requer estar em timo controle glicmico, liberado portanto pelo mdico. No aconselhvel por seu difcil manejo e por no trazer benefcios maiores sade do que outros alimentos trazem. J a gua de coco no pode ser ingerida a vontade. A no ser que esteja dentro da cota de carboidrato. 7. gua tnica amarga e o diabtico pode beber sem problemas. (Falso e Verdadeiro) o mesmo caso do caldo de cana. Para beb-la, necessita-se de insulina de ao rpida, utilizado por quem faz uso de bomba de infuso contnua de insulina. Requer estar em timo controle glicmico. No aconselhvel por seu difcil manejo e por no trazer benefcios maiores sade do que outros alimentos trazem. 8. Suco de fruta natural, portanto o diabtico deve usar e abusar. (Falso) Pode-se usar, mas no abusar. importante no esquecer de verificar a cota de carboidrato antes.

9. Acar causa diabetes. (Falso) O uso de acar no causa diabetes. Mas sendo diabtico, seu uso depende de insulina de ao rpida e pode ser usado em quadros de hipoglicemia. Nestes casos, apenas para quem faz uso de bomba de infuso contnua de insulina, estando bem monitorado e com a glicemia controlada. 10. No beber refrigerante diettico (Falso) Pode-se confiar nos refrigerantes dietticos. 11. Beber muita gua d diabetes. (Falso) No. A hiperglicemia ou o alto ndice de acar no sangue que provoca a sede. A sensao de estar com muita sede ou a polidpsia faz com que se beba muita gua. Este quadro leva a poliria (urinar muito e freqentemente). Estes so sintomas de diabetes malcontrolado. 12. O diabtico no pode comer aipim e nem farofa. (Falso) Pode, desde que esteja dentro da cota de carboidrato de uma refeio. 13. Banana faz mal ao diabtico. (Falso) No. O diabtico pode comer banana, desde que respeite a cota de carboidrato. 14. Mel e acar mascavo so naturais. Sendo assim, diabtico pode usar (Falso e Verdadeiro) O uso de acar mascavo e mel depende de insulina de ao rpida, pode ser usado em casos de hipoglicemia e em quem faz uso de bomba de infuso contnua de insulina. Mas precisa-se estar bem monitorado e com a glicemia controlada. No aconselhvel o uso por seu difcil manejo e por no trazer benefcios maiores sade do que outros alimentos. 15. Fritura faz mal, mas se utilizada margarina light no. (Falso) Se a fritura estiver dentro de cota de lipdeos (gorduras) permitido. Mas se extrapolar a cota, no deve-se comer.

Mitos e Verdades

1. MITO: As pessoas com diabetes no podem comer beterraba VERDADE: As pessoas com diabetes podem consumir beterraba, pois classificado como vegetal contendo boa fonte de fibras, vitaminas e minerais e poder fazer parte da dieta, elaborada pelo nutricionista. Dra. Daniela de Almeida Nutricionista funcional Membro Departamento de Nutrio da SBD 2010/2011 2. MITO: As frutas como banana, uva, caqui, manga e melancia, devem ser excludas da alimentao das pessoas com diabetes pois aumentam muito o acar no sangue. VERDADE: As frutas so ricas em vitaminas, minerais e fibras e contm o acar natural (frutose e glicose). Quando consumidas em quantidades adequadas e distribudas corretamente ao longo de um dia de alimentao, no prejudicam a sade da pessoa que tem diabetes, entretanto se consumidas em excesso qualquer fruta poder aumentar a glicemia. Dra. Tarcila Beatriz Ferraz de Campos CRN3 15157 Nutricionista Mestre em Cincias com nfase em Fisiologia Endcrina USP Centro de Diabetes Hospital Alemo Oswaldo cruz 3. MITO: Fruta faz bem a sade e por isso pode comer a vontade VERDADE: A fruta possui diversos nutrientes, incluindo a frutose e glicose que em excesso podero aumentar a glicemia Prof. Dra. Marlene Merino Alvarez Doutora em Cincias Nutricionais; Nutricionista da Universidade Federal Fluminense e FMS Niteri Membro do Departamento de Nutrio da SBD - 2010/2011 4. MITO: As pessoas com diabetes devem comer po somente dormido ou amanhecido ou torrado porque no faz mal para o diabetes VERDADE: O po francs um alimento que faz parte da dieta do brasileiro, constituindo uma importante fonte de carboidrato na alimentao. O carboidrato o nutriente que mais afeta sua glicemia, pois quase 100% convertido em glicose (acar). Assim no importa a forma de preparo ou de consumo do po, um po francs de aproximadamente 50g ter sempre 28g de carboidrato, estando ele torrado ou dormido. Portanto consuma a quantidade orientada pelo seu nutricionista e da forma que mais gostar. Dr Rafael Teixeira de Mattos Nutricionista da Clnica Metabolizar Educador em Diabetes

6. MITO: Para diminuir o carboidrato do arroz, basta lav-lo continuamente. VERDADE: Lavar o arroz ou qualquer outro alimento no diminui o contedo de carboidrato do mesmo. Dra. Luciana Bruno Nutricionista Clnica com treinamento na Joslin Diabetes Center Membro do Departamento de Nutrio da SBD 2010/2011 7. MITO: A pipoca um alimento perigoso para as pessoas com diabetes VERDADE: A pipoca um alimento de baixo custo, rico em fibras, contribuindo com a saciedade e melhores nveis de glicemia e colesterol - alimento rico em fibra, logo um ponto positivo para reduo de glicemia e de colesterol .Por ser fonte de carboidrato deve ser substituido pelo po, onde: 01 xcara de pipoca espoucada equivale a Po francs ou 01 fatia de Po forma. Dra. Wilma Rodrigues de Amorim Nutricionista do Instituto estadual de diabetes e endocrinologia - IEDE Educadora em diabetes 8. MITO: A pessoa com diabetes no pode comer po frances, cuscuz ou tapioca, tem que trocar tudo por biscoitos tipo gua e sal ou cream cracker. VERDADE: As pessoas com diabetes podem comer po frances, cuscuz e tapioca, devendo estes alimentos ser inseridos em um plano alimentar saudvel. Nao recomendvel utilizar apenas um tipo de alimento pois haver menor proporcao de nutrientes e risco de monotonia. Dra. Anelena Seyffarth Nutricionisata da Secretaria de Estado de Saude - DF Membro do Departamento de Nutrico da SBD 2010-2011 9. MITO: Para reduzir o carboidrato do po basta deix-lo fora da geladeira por de 1-2 dias e assim a pessoa com diabetes poder comer vontade sem que a glicemia se altere. VERDADE: O po ou qualquer outro cereal fermentado na geladeira ou fora desta, no tem seu teor carboidrato reduzido. Portanto procure seguir as recomendaes do seu nutricionista em relao a quantidade e forma de consumo dos alimentos. Prof. Dra. Maria Goretti Burgos Doutora e Mestre em nutrio pela UFPE Nutricionista do servio de diabetes do HC Universidade Federal de Pernambuco Membro do Departamento de Nutrio e Metabologia da SBD 2010/2011 10. MITO: Todas as pessoas com diabetes devem seguir uma dieta para diabetes, com restrio de calorias, para atingir melhor controle glicmico VERDADE: No existe uma dieta especfica para quem tem diabetes, pois as necessidades nutricionais destas pessoas so semelhantes a da populao em geral. O plano alimentar, elaborado pelo nutricionista especialista deve considerar a avaliao do estado nutricional para definio das calorias, macro e micro nutrientes, baseados nas

necessidades individuais e objetivos de tratamento, utilizando parmetros semelhantes aos do pblico em geral. Dra.Gisele Rossi Goveia Nutricionista Clnica da Preventa Consultoria em Sade SP Membro do Departamento de Nutrio da SBD 2010/2011 11.MITO: Comer antes de dormir engorda, principalmente se for carboidrato. VERDADE: A quantidade de calorias ingeridas que faz com que o peso se eleve. Se o consumo de energia for maior que o gasto, haver ganho de peso. Dra. Deise Regina Baptista Professora do Departamento de Nutrio/UFPR Membro do Departamento de Nutrio da SBD 2010/2011 12. MITO: Diabtico no pode comer arroz e feijo VERDADE: Diabtico pode comer arroz e feijo. Durante muitos anos, algumas crenas foram criadas sobre a ingesto de arroz e feijo. Alguns diziam engorda, outros que diabtico no pode comer, porm, sabemos hoje que principalmente o feijo um dos alimentos mais ricos em fibras solveis, alm do amido resistente (outro tipo de fibra) e faz parte do hbito alimentar do brasileiro. A presena desse tipo de fibra torna a digesto mais lenta, importantssimo para menor elevao da glicose no sangue. Outro aspecto relevante a saciedade que o feijo proporciona, resultado desse mesmo processo de digesto. Dra. Maura Marcia Boccato Cor Gomes Especialista em Sade Pblica Membro do Grupo de Estudos em Nutrio para Idosos GENUTI Nutricionista no Centro de Convivncia e Cooperativa Mooca PMSP Nutricionista no Centro de Sade Ocupacional Hospital Israelita Albert Einstein 13. MITO: Produtos Diet so feitos para diabticos e podem ser consumidos a vontade. VERDADE: De acordo com a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) pode ser chamado de alimento diet aquele que isento de algum nutriente, nem sempre ele isento de carboidrato, pode ser em gordura ou sdio por exemplo. Podemos citar como exemplo o chocolate, algumas marcas apresentam maior teor de gorduras e pouca ou nenhuma diferena em carboidrato, ou seja, nem sempre o chocolate diet a melhor escolha. Para boas escolhas sempre devemos comparar os rtulos dos alimentos, em caso de dvidas sempre consulte um nutricionista. Dra. Bruna Martins Lima Nutricionista do Grupo de crianas e adolescentes portadoras de Diabetes Mellitus de So Caetano do Sul.

S-ar putea să vă placă și