Sunteți pe pagina 1din 5

Normas aos colaboradores A Primeiros Estudos - Revista de graduao em Cincias Sociais s aceitar os textos que seguirem plenamente as exigncias

abaixo. A Comisso Executiva e o Conselho Editorial atravs de seus pareceristas (fixos e ad hoc) se reservam ao direito de recusar os trabalhos que no atendam s normas estabelecidas, bem como os trabalhos que sejam considerados inadequados proposta da Revista. Os conceitos emitidos em trabalhos assinados so de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente abre mo de seus direitos autorais. Sero aceitos trabalhos feitos somente por alunos que tenham vnculo ativo com cursos de graduao ou que tenham, no mximo, um ano da concluso do curso, alm de no estarem matriculados em nenhum programa de ps-graduao. Os casos omissos neste edital sero definidos pela Comisso Executiva, com o auxlio do Conselho Editorial. Orientaes para formatao de trabalhos 1. Tamanho dos trabalhos Os trabalhos devem ter, no mximo (soma de todos os caracteres do arquivo): - Artigos: 08 (oito) mil palavras; - Resenhas: 03 (trs) mil palavras. 2. Formatao geral do documento

A formatao deve estar de acordo com as diretrizes para apresentao de dissertaes e teses da Universidade de So Paulo (ANBT). Favor consult-las em: http://www.sbd.fflch.usp.br/site/downloads/caderno_sibi_abnt.pdf Fonte: Times New Roman, tamanho 12. Os trabalhos podem ser submetidos nos formatos doc, docx e odt.

3. Estrutura do artigo/ensaio Favor no identificar o nome do autor do trabalho no documento. Ttulo do artigo. No caso de resenha, apresentar a referncia completa da obra. Resumo: at 250 palavras, somente em portugus. Deve ressaltar o objetivo, o resultado e as concluses do trabalho, bem como a metodologia utilizada. Palavras-chave (de 3 a 5). Texto, contendo: - Introduo; - Desenvolvimento; - Concluso/Consideraes finais. Notas: destinam-se a prestar esclarecimentos ou fazer consideraes que no devam ser includas no texto para no interromper a sequncia lgica da leitura. Devem ser reduzidas ao mnimo, estar dispostas em ordem numrica e relacionadas no final do texto. No utilizar o sistema automtico de notas do editor de texto. - Formatao das notas: insira o nmero da nota entre colchetes e ponha o conjunto (nmero + colchetes) em negrito. As notas no deve estar em modo sobrescrito ou subescrito, mas em formatao normal, dispostas no fim do texto. Favor no colocar as referncias em notas e no inserir nmero de pginas no documento.

Para ver um modelo bsico de formatao: www.fflch.usp.br/primeirosestudos/modelo_primestudos.odt Esclarecimentos Procedimentais

7. Chamada de trabalhos A Revista Primeiros Estudos realizar uma chamada de artigos, resenhas e tradues por nmero, ou seja, haver duas datas-limite para o envio de trabalhos a cada ano. 8. Submisso de trabalhos A Primeiros Estudos s aceitar a submisso de 1 (um) trabalho por autor em cada chamada realizada.

A submisso de trabalhos ser feita unicamente pelo stio. O autor deve cadastrar-se na opo autor, gerar login e senha. Ao fazer o login, ser direcionado Pgina do Usurio, na qual dever clicar em [Nova submisso]. O processo de submisso divide-se em cinco passos. O autor deve preencher todos os passos adequadamente. O no cumprimento dessa exigncia acarretar na rejeio do trabalho. Os campos de preenchimento facultativo sero indicados. Os cinco passos so: 1. Incio: escolher a Seo (artigos, resenhas ou tradues), aceitar as Condies para Submisso, a Declarao de Direito Autoral e escrever Comentrios para o Editor (opcional); 2. Transferncia do Manuscrito: anexar o manuscrito no site e clicar em Transferir; 3. Incluso de Metadados: informaes sobre os Autores, Incluso de Autor (se houver), Ttulo e Resumo, Indexao, Agncias de Fomento (se houver) e Referncias; 4. Transferncia de Documentos Suplementares: destinado exclusivamente para envio de comprovante de matrcula ou declarao de vnculo com a graduao. Graduados devem enviar documento que comprove a concluso do curso h menos de um ano (histrico acadmico ou comprovante de concluso); 5. Confirmao: verificar os passos anteriores e Concluir submisso.

9. Artigos Os artigos recebidos sero ordenados pela data de submisso no site e entraro na fila para avaliao. So trs as opes de parecer: aceito (positivo), aceito com sugestes de modificao (positivo, condicionado a alteraes) e negado (negativo). Com vistas a selecionar e publicar unicamente contribuies de qualidade, a Primeiros Estudos adota o seguinte processo de avaliao: - Cada artigo ser enviado para dois pareceristas. Caso um dos pareceres seja positivo (com ou sem modificaes) e outro seja negativo, recorreremos a um terceiro parecerista para solucionar o impasse. Somente sero publicados os artigos aprovados por dois pareceristas.

- Caso seja aceito condicionado a modificaes, as crticas e comentrios do parecerista sero encaminhados ao autor. O autor ter um prazo para realizar as modificaes requeridas. O artigo somente entrar na fila para publicao aps ter retornado Primeiros Estudos em sua verso final, isto , feitas as modificaes indicadas pelos pareceristas. Caso a quantidade de artigos aprovados seja superior ao limite para o volume, a Primeiros Estudos se reserva o direito de no publicar os artigos excedentes, propondo aos autores a publicao na edio seguinte. 10. Resenhas Sero publicadas resenhas inditas de livros completos, em qualquer idioma, que contemplem uma das trs reas das Cincias Sociais.

Sugerimos uma lista de livros para serem resenhados, disponvel em: www.fflch.usp.br/primeirosestudos/textos_indicados.pdf Cada resenha ser examinada pelas Comisses Executiva e Editorial que, julgando-a adequada s normas editoriais da Revista, encaminhar a um parecerista annimo para emitir o parecer final sobre a publicao. Ser publicada at uma resenha para cada uma das reas das Cincias Sociais. O Comit Editorial, todavia, se reserva ao direito autnomo de alterar esse limite quando achar conveniente.

11. Tradues Sero publicadas tradues de textos que no possuem verses em portugus, com relevncia para o desenvolvimento de pesquisas e para o aprendizado em Cincias Sociais.

Em razo da dificuldade de conseguir os copyrights dos textos, a Primeiros Estudos disponibiliza uma lista de textos a serem traduzidos, disponvel em: www.fflch.usp.br/primeirosestudos/textos_indicados.pdf Todo material traduzido passar primeiramente por uma reviso das Comisses Editorial e Executiva; se aceito, ser enviado a um revisor que far as modificaes necessrias para a publicao. No existe periodicidade para a publicao das tradues.

12. Emisso de Certificados Aps o lanamento de cada nmero, a Primeiros Estudos enviar um certificado a todos os autores que tiveram trabalhos publicados no mesmo, atestando sua contribuio. Para o autor que tiver o trabalho aprovado pelos pareceristas, facultado o direito de solicitar uma Carta de aceite, atestando tal situao. Durante o processo de avaliao dos trabalhos submetidos, facultado ao autor solicitar uma declarao do status do trabalho submetido, para fins de informao do andamento do processo de avaliao do mesmo.

Comisso Executiva e Conselho Editorial Primeiros Estudos - Revista de Graduao em Cincias Sociais

S-ar putea să vă placă și