Sunteți pe pagina 1din 12

EXERCCIOS DE FSICA

Questo 01) Para pintar uma parede, Miguel est sobre um andaime suspenso por duas cordas. Em certo instante, ele est mais prximo da extremidade direita do andaime, como mostrado nesta figura:

b)

c) Sejam TE e TD os mdulos das tenses nas cordas, respectivamente, da esquerda e da direita e P o mdulo da soma do peso do andaime com o peso de Miguel. Analisando-se essas informaes, CORRETO afirmar que a) b) c) d) Gab: C Questo 02) Nesta figura, est representado um balo dirigvel, que voa para a direita, em altitude constante e com velocidade v, tambm constante: Gab: B Questo 03) TE = TD e TE + TD = P. TE = TD e TE + TD > P. TE < TD e TE + TD = P. TE < TD e TE + TD > P. d)

Sobre o balo, atuam as seguintes foras: o peso P, o empuxo E, a resistncia do ar R e a fora M, que devida propulso dos motores. Assinale a alternativa que apresenta o diagrama de foras em que esto mais bem representadas as foras que atuam sobre esse balo.

a)

So dados: sen 30 = cos 60 = 1 sen 60 = cos 30 =

Sabe-se que o balde, com seu contedo, tem peso 50N, e que o ngulo formado entre as partes da corda no ponto de suspenso 60. A corda pode ser considerada como ideal (inextensvel e de massa desprezvel). Quando o balde est suspenso no ar, em equilbrio, a fora exercida por um operrio, medida em newtons, vale: a) b) c) d) e) Gab: C Questo 05) As dependncias da escola no possuam tomadas no local em que estava montada a barraca do churrasco e, por isso, uma extenso foi esticada, passando por uma janela do segundo andar do prdio das salas de aula. 50 25

50 3
25 2
0,0

Disponvel em:<http://www.cbpf.br/~caruso/titinhas>. Acesso em: 16 out. 2009. Observe a tira acima e responda ao que se pede. a) Defina momento de uma fora (torque). Trata-se de uma grandeza escalar ou vetorial? D exemplos de aplicaes no dia a dia. Justifique, fisicamente, o comentrio do terceiro quadro na tira acima.

b) Gab: a)

b)

a grandeza que garante a rotao de corpos em torno de um eixo e seu mdulo pode ser calculado como = rF sin. uma grandeza vetorial. O simples fato de abrir uma porta, torcer um parafuso etc. Para transladar objetos pesados melhor faz-lo em pequenas rotaes, utilizando-se a relao entre a fora F e a distncia r (conhecida popularmente como brao da fora).

Para posicionar a lmpada logo frente da barraca, uma corda presa lona foi amarrada ao fio da extenso, obtendose a configurao indicada na figura. Considere sen30

1 , 2

cos30

3 e g = 10 m/s2. 2

Questo 04) Dois operrios suspendem um balde por meio de cordas, conforme mostra o esquema a seguir.

O conjunto formado pela cpula, lmpada e soquete, de massa total 0,5 kg, sustentado pela corda e pelo fio condutor. Desprezando-se os pesos do fio e da corda, possvel afirmar que o fio condutor esticado atravs da janela sofre ao de uma fora de intensidade, em newtons, de a) b) c) d) e) Gab: A Questo 06) O instrumento apresentado na figura o arco de pua. A ala da manivela desse instrumento de perfurar proporciona a alavancagem. O sistema est em equilbrio, logo nula a soma dos momentos das foras (teorema de Varignon). Qual a amplitude do arco de modo a multiplicar por 50 a fora rotatria sobre uma broca de 4 mm de raio? 10 15 b)

10 3
20

15 3

c)

a) b) c) d) e) Gab: D

40 cm 30 cm 50 cm 20 cm 60 cm

d)

Questo 07) Voc segura com a mo um cilindro de ferro e o aproxima de um m permanente muito pesado apoiado sobre uma mesa horizontal, como mostra o diagrama.

e)

medida que o cilindro se aproxima da mesa, ele atrado pelo m com intensidade cada vez maior. O m no se move. Nos diagramas de fora abaixo, P representa o peso do m, N representa a normal da mesa sobre o m e f representa a fora feita pelo cilindro sobre o m. Escolha aquele que melhor representa as foras sofridas pelo m.

Gab: A Questo 08) Um objeto de massa M repousa sobre uma prancha de comprimento L apoiada por uma de suas extremidades. A outra extremidade da prancha est ligada a uma mola de constante elstica k, que termina por uma esfera de massa m. Uma fora externa F aplicada a esta esfera responsvel por esticar a mola at que seu comprimento h seja suficiente para manter a prancha em equilbrio na horizontal. As massas da prancha e da mola so desprezveis em comparao com me M. O diagrama abaixo representa a situao descrita:

a)

(J.S.S. de Lima et al. In www.scielo.br/pdf/rarv/v28n6/23984.pdf) Admita que 55% do peso total do trator so exercidos sobre os pontos de contato dos pneus dianteiros com o solo (2) e o restante sobre os pontos de contato dos pneus traseiros com o solo (1). Determine a abscissa x do centro de gravidade desse trator, em relao ao ponto 1. Adote g 10 m/s 2 significativos. Gab: x=1,4 m Questo 11) Uma barra rgida e homognea est em equilbrio suspensa por uma corda, conforme est representado na figura. Na extremidade esquerda, a barra sustenta um peso de 40,0 N e na direita, um peso de 20,0 N. O peso da barra, em newtons, tem valor igual a: e d a resposta com dois algarismos

Suas respostas aos itens que se seguem devem ser funes apenas das quantidades escalares identificadas no diagrama e da acelerao da gravidade local g. a) b) c) d) Determine o mdulo da fora aplicada pela mola sobre a prancha. Determine o comprimento da mola quando relaxada. Determine o mdulo da fora F necessria para manter a prancha na horizontal. Num dado instante, o agente externo responsvel pela fora F deixa de atuar e esta fora desaparece. Determine a razo entre a acelerao de queda, neste instante, da massa m e g, a acelerao da gravidade local. Gab: a) o mdulo da fora aplicada pela mola sobre a prancha

Mgx L
b) c) d)

Mgx kL Mx g (g ) L a Mx 1 g mL Ih-

Questo 09) Um jovem precisa trocar um pneu furado de seu carro. Sobre as caractersticas fsicas desse processo, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Utilizar uma chave de rodas com brao longo aumenta a distncia entre a porca da roda e o ponto de aplicao da fora, aumentando o torque aplicado porca. ( ) Para soltar a porca da roda do carro, dever ser aplicada uma fora no sentido do movimento dos ponteiros de um relgio, nesse caso, o momento da fora considerado negativo. ( ) Ao aplicar a fora na extremidade da haste da chave de rodas em um ponto distante da porca, aumentar a fora aplicada porca. ( ) Quanto maior a distncia da fora aplicada ao eixo de rotao, maior ser o momento dessa fora, maior ser o efeito de rotao que ela produz. Assinale a seqncia correta. a) F, V, F, V b) V, V, V, F c) V, F, F, V d) F, V, V, F e) F, F, F, V Gab: C Questo 10) A figura mostra, em corte, um trator florestal derrubador amontoador de massa 13.000 kg; x a abscissa de seu centro de gravidade (CG). A distncia entre seus eixos, traseiro e dianteiro, DE = 2,5m.

a) b) c) d) e) Gab: E

5,0. 10,0. 20,0. 30,0. 40,0.

Questo 12) Em uma sala de aula um professor de fsica props um problema experimental aos alunos: calcular o valor de uma massa m desconhecida, usando massas de valores conhecidos, uma haste uniforme, um apoio F e dois pratos iguais. Uma equipe de alunos solucionou o problema equilibrando a massa m, colocada no prato A, com outra massa conhecida m1, colocada no prato B (situao 1). Em seguida, transferiu a massa m para o prato B e a equilibrou com outra massa conhecida m2, colocada no prato A (situao 2), sem alterar a posio de F.

O valor encontrado para m igual a

a) b) c) d) e)

m1 m 2 2
(m2 m1)

a>b. Nessa situao correto afirmar a respeito dos mdulos das tenses T1 e T2 dos cabos:

m1 m 2 3 m1m 2 m 2 m1 2
a) b) c) d) Gab: B Questo 17) Uma tbua de peso 200 N est apoiada na posio horizontal sobre dois cavaletes, conforme mostra a figura. No ponto C, est representada uma caixa de argamassa de peso 300 N. As foras exercidas sobre os cavaletes A e B, em N, so respectivamente iguais a: T1 = T2 e no nulos T1 < T 2 T1 > T 2 T1 e T2 so nulos

Gab: D Questo 13) Atualmente temos muitos esportes radicais. Um deles, o Skydiving, consiste na prtica de pular de um avio com pra-quedas. Um praticante desse esporte, com massa de 75 kg, com braos e pernas abertos, atinge a velocidade mxima de 200 km/h. Com essas informaes, qual a fora do ar exercida no esportista, quando o mesmo atinge velocidade mxima? 2 Considere: g 10 m/s a) b) c) d) e) Gab: B Questo 14) Usam-se ferramentas e utenslios mecnicos adaptados para diminuir o esforo muscular em muitas situaes. A diminuio desse esforo pode levar ao entendimento errneo de que o trabalho fsico tambm menor. Para que a diminuio de tal esforo seja compensada e o trabalho fsico realizado mantenha-se no mesmo valor, qual grandeza deve aumentar seu valor? (Considere uma ferramenta simples, em que o brao de fora coincidente com o raio de giro.) a) O deslocamento angular da ferramenta. b) A fora de atrito no sistema. c) O coeficiente de atrito. d) O valor da massa da ferramenta. e) A velocidade do movimento. Gab: A Questo 15) Uma gangorra de um parque de diverso tem trs assentos de cada lado, igualmente espaados um do outro, nos respectivos lados da gangorra. Cinco assentos esto ocupados por garotos cujas respectivas massas e posies esto indicadas na figura. 1000 N. 750 N. 850 N. 1200 N. 450 N.

a) b) c) d) e) Gab: C

300 e 200. 200 e 300. 230 e 270. 310 e 190. 240 e 260.

Questo 18) Usado no antigo Egito para retirar gua do rio Nilo, o shaduf pode ser visto como um ancestral do guindaste. Consistia de uma haste de madeira onde em uma das extremidades era amarrado um balde, enquanto que na outra, uma grande pedra fazia o papel de contra-peso. A haste horizontal apoiava-se em outra verticalmente disposta e o operador, com suas mos entre o extremo contendo o balde e o apoio (ponto P), exercia uma pequena fora adicional para dar ao mecanismo sua mobilidade.

Dados: Peso do balde e sua corda ........ 200 N Peso da pedra e sua corda ........ 350 N Para o esquema apresentado, a fora vertical que uma pessoa deve exercer sobre o ponto P, para que o shaduf fique horizontalmente em equilbrio, tem sentido a) para baixo e intensidade de 100 N. b) para baixo e intensidade de 50 N. c) para cima e intensidade de 150 N. d) para cima e intensidade de 100 N. e) para cima e intensidade de 50 N. Gab: D Questo 19)

Assinale a alternativa que contm o valor da massa, em kg, que deve ter o sexto ocupante para que a gangorra fique em equilbrio horizontal. a) 25 b) 29 c) 35 d) 50 Gab: B Questo 16) Um andaime sustentado por dois cabos (1) e (2). Um homem est sobre o andaime, de acordo com a figura, de modo que

Quando novo, o momento total do binrio de foras mnimas, iguais, constantes e suficientes para atarraxar o regulador ao botijo de gs, tinha intensidade 2Fd N.m.

III. IV.

Quanto menor a distncia entre S e G, maior a estabilidade do brinquedo. O trabalho realizado para deslocar o pssaro para a posio 2 vale 1,2 J.

Esto corretas somente a) I e II b) II e III c) I e IV d) I, II e IV e) II, III e IV Gab: A Questo 22) O bloco da figura possui massa de 20kg e est em repouso no estado de equilbrio esttico. A acelerao da gravidade local 10 m/s2. Sabendo que:

Agora, quebrado como est, a intensidade das novas foras mnimas, iguais e constantes, capazes de causar o mesmo efeito, deve ser maior que F em a) 1/4. b) 1/3. c) 1/2. d) 2/3. e) 3/4. Gab: B Questo 20) Uma haste, com massa uniformemente distribuda ao longo do seu comprimento, encontra-se em equilbrio, na horizontal, apoiada no ponto P, tendo duas massas M e M nas suas extremidades, conforme a figura abaixo.

sen(60 ) 3 / 2 e cos(60 ) 1/ 2 ,
e que

F2 60 N e F3 40 N ,
o mdulo F1 da fora indicada vale, em newtons,

a) b) c) d) e) Nessas condies, CORRETO afirmar: a) M < M b) M = M c) M < M < 2M d) M = 2M Gab: D Questo 21) Na figura abaixo est representado um brinquedo bastante popular, denominado pssaro equilibrista. O brinquedo, cujo peso vale 2 N, apoiado em S (ponto de sustentao) e tem, quando em repouso, seu centro de gravidade G na mesma vertical que passa por S (situao 1). Deslocado da posio de equilbrio (situao 2), o corpo tende a girar, devido ao do binrio formado pelas foras peso P e F aplicada no ponto de sustentao, oscilando algumas vezes em torno de S, mas novamente voltando posio de equilbrio inicial, que era o repouso. Para tal situao, so feitas as seguintes afirmaes: (considere, caso necessrio, sen 30 0,5 e cos 30 0,8 ) Gab: E

30

30 3
60

60 3
120

Questo 23) Uma barra homognea de massa 2,0 kg est apoiada nos seus extremos A e B, distanciados 1,0m. A 20cm da extremidade B foi colocado um bloco de massa m = 2,0 kg, como indicado a seguir:

Considerando g 10 m/s , o valor das foras que os apoios exercem sobre a barra em A e B, respectivamente, so: a) 1,0 N e 3,0 N. b) 2,0 N e 6,0 N. c) 8,0 N e 32 N. d) 10 N e 30 N. e) 14 N e 26 N.
2

Gab: E Questo 24) Na experincia idealizada na figura, um halterofilista sustenta, pelo ponto M, um conjunto em equilbrio esttico composto de uma barra rgida e uniforme, de um peso P1 100 N na extremidade a 50 cm de M, e de um peso P2 60N , na posio x2 indicada. A seguir, o mesmo equilbrio esttico verificado dispondo-se, agora, o peso P2 na posio original de P1, passando este posio de distncia x1 1,6x2 da extremidade N. Sendo de 200 cm o comprimento da barra e

g 10m/s2 a acelerao da gravidade, a massa da barra de


I. II. Na situao 1 o equilbrio do pssaro estvel e a energia potencial nesse caso mnima. O torque exercido pelo binrio na situao 2 vale 0,03 N.m.

a)

b)

c) a) b) c) d) e) Gab: D Questo 25) Para medir a massa M de um bloco, dispe-se de vrias massas graduadas e de uma barra rgida de massa desprezvel AB articulada fora de seu ponto mdio. Suspendese o bloco de massa M extremidade A e verifica-se, por tentativas, que a barra fica em equilbrio quando se suspende uma massa graduada de 36kg na extremidade B, como mostra a figura 1. No entanto, quando o bloco de massa M suspenso extremidade B, verificase, novamente por tentativas, que a barra fica em equilbrio quando se suspende uma massa graduada de 16kg na extremidade A, como mostra a figura 2. Gab: A 0,5 kg. 1,0 kg. 1,5 kg. 1,6 kg. 2,0 kg

d)

e)

Embora os pesos das crianas que atuam sobre a gangorra sejam os mesmos, o efeito dessas foras se altera, quando a distncia das crianas em relao ao eixo O varia. Embora os pesos das crianas que atuam sobre a gangorra sejam os mesmos, o efeito dessas foras no se altera, quando a distncia das crianas em relao ao eixo O varia. A situao de equilbrio da gangorra apresentada na ilustrao 1 se d especificamente pelo fato das crianas terem mesmas massas. A situao de equilbrio da gangorra apresentada na ilustrao 1 se d simplesmente pelo fato das crianas exercerem foras iguais sobre a gangorra. A situao de desequilbrio da gangorra apresentada na ilustrao 2 somente possvel se as crianas tiverem massas diferentes.

Questo 27) Um freio a tambor funciona de acordo com o esquema da figura abaixo. A pea de borracha B pressionada por uma alavanca sobre um tambor cilndrico que gira junto com a roda. A alavanca acionada pela fora F e o pino no ponto C fixo. O coeficiente de atrito cintico entre a pea de borracha e o tambor c 0,40 . a) Qual o mdulo da fora normal que a borracha B exerce sobre o tambor quando F = 750 N? Despreze a massa da alavanca. Qual o mdulo da fora de atrito entre a borracha e o tambor? Qual o mdulo da fora aplicada pelo pino sobre a alavanca no ponto C?

b) c)

A massa M vale: a) 20 kg; b) 22 kg; c) 24 kg; d) 26 kg; e) 28 kg. Gab: Gab: C Questo 26) As ilustraes abaixo representam duas situaes em que duas crianas de mesmas massas brincam de gangorra num parque. Ao analis-las, pode-se concluir: a) b) c) 2,5 x 103 N 1,0 x 103 N 2,0 x 103 N

Questo 28) A figura ao lado mostra uma haste homognea de massa 4 M e comprimento L, tendo uma esfera de massa M presa a uma de suas extremidades. O sistema haste-esfera suspenso por um cabo, mantendo-se um equilbrio esttico na horizontal. Pode-se afirmar que a distncia x do cabo esfera de

a) b) c) d) e) Gab: C

1/5 L 1/3 L 2/5 L 2/3 L 1/4 L

Questo 29) Sobre a barra representada na figura, atuam duas foras distanciadas 2d, de mesmo mdulo, mesma direo e sentidos opostos.

Duas crianas esto em um parque de diverses em um brinquedo conhecido como gangorra, isto , uma prancha de madeira apoiada em seu centro de massa, conforme ilustrado na figura. Quando a criana B se posiciona a uma distncia x do ponto de apoio e a outra criana A distncia x/2 do lado oposto, a prancha permanece em equilbrio.

Com estes dados, considere as afirmaes: I. O momento esttico das duas foras F em relao ao ponto A maior que o momento esttico destas em relao ao ponto B. II. O momento esttico das duas foras F em relao aos pontos A, B ou C sempre nulo, independente do valor de F. O momento esttico das duas foras F em relao aos pontos A, B ou C tem o mesmo valor dado pela expresso M = 2dF. Nessas circunstncias, assinale a alternativa correta. a) O peso da criana B a metade do peso da criana A. b) O peso da criana B igual ao peso da criana A. c) O peso da criana B o dobro do peso da criana A. d) A soma dos momentos das foras diferente de zero. e) A fora que o apoio exerce sobre a prancha em mdulo menor que a soma dos pesos das crianas. Gab: A Questo 33) Duas crianas esto em um parque de diverses em um brinquedo conhecido como gangorra, isto , uma prancha de madeira apoiada em seu centro de massa, conforme ilustrado na figura. Quando a criana B se posiciona a uma distncia x do ponto de apoio e a outra criana A distncia x/2 do lado oposto, a prancha permanece em equilbrio.

III.

Est correta ou esto corretas: a) somente I. b) I e II. c) somente II. d) II e III. e) somente III. Gab: E Questo 30) A barra AB (figura ao lado) homognea, mede 3m, est em equilbrio, disposta horizontalmente sobre um apoio situado a 1m da extremidade A, onde est pendurado um peso de 12Kgf. Na extremidade B, est pendurado um peso de 4 Kgf. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A fora exercida sobre o apoio de 24 Kgf. 02. Em relao extremidade B, o brao de alavanca da fora exercida sobre o apoio de 1m. 04. O peso da barra de 5Kgf. 08. Em relao ao ponto de apoio, o brao de alavanca do peso da barra de 1m. 16. Em relao extremidade A, o momento do peso da barra tem intensidade de 12Kgf.m. Gab: 17 Questo 31) A figura abaixo ilustra um bloco de massa igual a 10 kg, em equilbrio, suspenso pelos fios 1 e 2. Considere que os fios tm massa desprezvel, que a acelerao da gravidade no local de 10 m/s2, e que sen(30) = 0,5 e cos(30) 0,9 .

Nessas circunstncias, assinale a alternativa correta. a) O peso da criana B a metade do peso da criana A. b) O peso da criana B igual ao peso da criana A. c) O peso da criana B o dobro do peso da criana A. d) A soma dos momentos das foras diferente de zero. e) A fora que o apoio exerce sobre a prancha em mdulo menor que a soma dos pesos das crianas. Gab: A Questo 34) Considere uma barra homognea AB, de comprimento 10 metros e massa de 20 kg. A 2,0 metros da extremidade A coloca-se um corpo Q, de massa 10 kg. Suspensa pelo ponto 0, a barra fica em equilbrio na posio horizontal. Adotando g = 10 m/s2, a distncia do ponto 0 extremidade B da barra, vale:

A tenso no fio 1 aproximadamente: a) 100 N b) 180 N c) 200 N d) 110 N e) 300 N Gab: C Questo 32)

a) b) c) d) e) Gab: E

2,0 m 3,0 m 4,0 m 5,0 m 6,0 m

Questo 35)

Para minimizar o nmero de furos na parede, o suporte de televisores esquematizado fixa-se apenas por dois parafusos, colocados na direo e altura indicadas por AB , enquanto que em C o conjunto pressiona uma sapata de borracha contra a parede.

a) b) c) d) e) Gab: A

100 N 150 N 200 N 250 N 300 N

Considere: a parede vertical e plana;

Questo 38) Nos tempos em que o transporte de carga ainda no se beneficiava do atual desenvolvimento tecnolgico, o prprio homem costumava transportar cargas nos ombros por meio de arranjos como o da figura seguinte.

AB e CD horizontais; ACD 90
distncia de C at a reta AB = 9 cm; distncia de C at D = 45 cm; acelerao da gravidade = 10 m/s2. Desprezando-se a massa do suporte, se um televisor de 14 kg nele montado, a intensidade da fora que o conjunto de parafusos agenta , em N, a) 450. b) 700. c) 950. d) 1250. e) 1500. Gab: B Questo 36) Para completar a fiada de tijolos superiores, foi montado o andaime apoiando-se uma prancha sobre dois cavaletes:

Considerando que o apoio da barra no ombro do homem ocorre apenas no ponto M e que as massas das cargas A e B valem, respectivamente, 20 kg e 40 kg, correto afirmar que (Acelerao da gravidade: g = 10 m/s). a) Deslocando a carga A em direo ao ponto M, pode-se manter o equilbrio de rotao da barra em torno desse ponto. b) O homem poder equilibrar a barra, reduzindo o comprimento dos cabos de sustentao da carga B. c) A fora vertical que o ombro do homem suporta igual a 60 N. d) Ao caminhar 10 m sobre um piso horizontal, a fora vertical aplicada pelo homem sobre a barra realiza trabalho de 600 J. e) Deslocando-se a carga B de 0,5 m em direo ao ponto M, o torque resultante sobre a barra ser nulo. Gab: E

Dados: distncia de A a B = 1,5 m distncia de B a C = 0,5 m distncia de C a D = 1,0 m acelerao da gravidade = 10 m/s2 massa de um tijolo baiano = 2,0 kg massa do pedreiro = 70 kg massa da prancha do andaime = 20 kg Considerando-se que a prancha homognea e que os pontos A, B, C e D indicam os pontos de aplicao das foras existentes, o nmero de tijolos baianos depositados no ponto A do andaime, de modo que o pedreiro possa ficar em equilbrio no ponto D, : a) 23. b) 21. c) 19. d) 17. e) 15. Gab: E Questo 37) Uma barra AB homognea, de seco transversal uniforme e peso 400 N est apoiada sobre um cavalete e mantida em equilbrio horizontal pelo corpo Q, colocado na extremidade A. A barra tem comprimento de 5 m. O peso do corpo Q :

Questo 39) O monjolo um engenho rudimentar movido a gua, que foi muito utilizado para descascar o caf, moer o milho ou mesmo fazer a paoca. Esculpido a partir de um tronco inteirio de madeira, o monjolo tem em uma extremidade o socador do pilo e na outra extremidade, uma cavidade, que capta a gua desviada de um rio. Conforme a cavidade se enche com gua, o engenho eleva o socador at o ponto em que, devido inclinao do conjunto, a gua derramada, permitindo que o socador desa e golpeie o pilo.

O centro de massa de um monjolo de 80 kg, sem gua, encontra-se no ponto A, deslocado 0,3 m do eixo do mecanismo, enquanto que o centro de massa da gua armazenada na cavidade est localizado no ponto B, a 1,0 m do mesmo eixo. A menor massa de gua a partir da qual o monjolo inicia sua inclinao , em kg, a) 12. b) 15. c) 20. d) 24.

e) Gab: D

26.
Polia 1

Questo 40) Rafael gosta de fazer pegadinhas com seus colegas. Ele comeou demonstrando um exerccio fsico de flexibilidade, tocando nos ps sem dobrar os joelhos (figura 1). O bem humorado Rafael, com ar de gozao, disse que seus colegas no seriam capazes de fazer esse exerccio sem perder o equilbrio do corpo e, por isso, daria a chance de eles realizarem o exerccio, encostados na parede (figura 2).

Polia 2 F M

Uma massa M est presa ao eixo da polia 2 e o sistema encontra-se sob a ao do campo gravitacional g. Todos os fios possuem massas desprezveis.

O valor da fora F que mantm o sistema em equilbrio esttico : a) FIGURA 1 Exerccio feito por Rafael. b) c) d) Gab: D Questo 43) A massa do corao equivalente a 0,4% da massa de um adulto. Considere uma massa equivalente a um adulto de 80 kg, fixada a 0,6m do ponto de apoio de uma prancha de material homogneo com 39,2 kg de massa e 3,6m de comprimento, conforme a figura abaixo. A que distncia, em m, do ponto de apoio dever ser fixada massa equivalente do corao desse adulto para manter a prancha em equilbrio?
3,6m 0,6m

Mg 4
Mg

Mg 3 Mg 2

FIGURA 2 Colega de Rafael, encostado na parede, tentando repetir o exerccio. Esse procedimento, proposto por Rafael, em vez de auxiliar, dificulta ainda mais o equilbrio corporal da pessoa, pois a parede faz com que: a) o centro de gravidade da pessoa seja deslocado para uma posio que impede o equilbrio. b) a fora normal exercida na pessoa, pela parede, seja maior do que a fora que a pessoa faz na parede. c) o torque exercido na pessoa, pela parede, seja maior do que o torque que a pessoa faz na parede, ambos em relao aos ps da pessoa. d) o centro de gravidade da pessoa no coincida com o seu prprio centro de massa. Gab: A Questo 41) Julgue o item: ( ) Uma barra de madeira est apoiada em equilbrio, conforme a figura 01; desprezando o peso da barra, conclumos que o peso do bloco B o triplo do peso do bloco A.

80 kg

a) b) c) d) e) Gab: E

1,2 1,8 2,0 2,5 3,0

Questo 44) Um corpo est submetido ao exclusiva e simultnea de

trs foras F , P e T , como mostrado na figura.

T
37

Gab: F Questo 42) Um sistema de duas polias ideais (massas desprezveis e sem atrito) ser montado sob um suporte fixo, conforme figura abaixo. Dados:

Sabendo que a intensidade da fora F de 40 N e que o

corpo est em repouso, as intensidades das foras P e T , em newtons, valem, respectivamente: a) 30 e 40 b) 30 e 50 c) 40 e 30

d) e) Gab: B

40 e 50 50 e 30

Gab: B Questo 47) Pode-se usar um prolongador para aumentar o comprimento do cabo de uma chave de roda manual, para retirar parafusos emperrados de rodas de automveis. O uso do prolongador necessrio para: a) Aumentar o torque da fora aplicada. b) Aumentar o mdulo da fora aplicada. c) Mudar a direo da fora aplicada. d) Reduzir o trabalho realizado pela fora aplicada. Gab: A Questo 48) As figuras a seguir representam esquematicamente, esquerda, um abridor de garrafas e, direita, esse abridor abrindo uma garrafa.

Questo 45) O peso da alavanca homognea AB representada na figura de 100 N e seu comprimento 80 cm.

5m 0 c A F

3m 0 c B
3N 0 0

A intensidade da fora F , em newtons, para levantar o bloco de peso 300 N e manter a alavanca na posio horizontal vale: a) 100 b) 160 c) 200 d) 240 e) 400 Gab: B Questo 46) Trs crianas de massas 20 kg, 30 kg e 50 kg esto brincando juntas numa mesma gangorra. Considerando que a massa dessa gangorra est distribuda uniformemente, as posies em que as crianas se mantm em equilbrio na direo horizontal esto melhor representadas na figura:

Em ambas as figuras, M ponto de aplicao da fora que uma pessoa exerce no abridor para abrir a garrafa. a) Copie no caderno de respostas a figura da direita e nela represente as foras que atuam sobre o abridor enquanto a pessoa abre a garrafa. Nomeie as foras representadas e faa uma legenda explicando quem as exerce. No considere o peso do abridor. b) Supondo que essas foras atuem perpendicularmente ao Fp abridor, qual o valor mnimo da razo entre o mdulo Fa

da fora exercida pela pessoa, Fp , e o mdulo da fora

Fa que retira a tampa e abre a garrafa?

Gab: a)

Sendo N a normal que a tampa exerce no abridor, Fp a fora que a pessoa exerce no abridor e Fa a reao fora que retira a tampa, podemos ter o esquema de foras a seguir:

b)

Fp 1 Fa 6

Questo 49) A professora Marlia tenta estimular os alunos com experincias simples, possveis de ser realizadas facilmente, inclusive em casa. Uma dessas experincias a do equilbrio de uma vassoura: Apia-se o cabo de uma vassoura sobre os dedos indicadores de ambas as mos, separadas (figura I). Em seguida, aproximam-se esses dedos um do outro, mantendo-se sempre o cabo da vassoura na horizontal. A experincia mostra que os dedos se juntaro sempre no mesmo ponto no qual a vassoura fica em equilbrio, no caindo, portanto, para nenhum dos lados (figura II).

Da experincia, pode-se concluir: a) Quando as mos se aproximam, o dedo que estiver mais prximo do centro de gravidade da vassoura estar sujeito a uma menor fora de atrito. b) Quando as mos esto separadas, o dedo que suporta maior peso o que est mais prximo do centro de gravidade da vassoura. c) Se o cabo da vassoura for cortado no ponto em que os dedos se encontram, os dois pedaos tero o mesmo peso. d) Durante o processo de aproximao, os dedos deslizam sempre com a mesma facilidade, pois esto sujeitos mesma fora de atrito. Gab: B Questo 50)

Qual a mxima distncia X entre os pescadores, para que o pescador que est entre os apoios permanea parado? Obs.: Desprezar a massa da tbua a) x =1 m b) x =2 m c) x =3 m d) x =4 m e) x =5 m Gab: D TEXTO: 1 - Comum questo: 52

Se necessrio utilize os seguintes dados:

Podemos abrir uma porta aplicando uma fora F em um ponto localizado prximo dobradia (figura 1) ou exercendo a mesma fora F em um ponto localizado longe da dobradia (figura 2). Sobre o descrito, correto afirmar que:

Questo 52) A figura abaixo mostra um homem de massa igual a 100kg, prximo a um trilho de ferro AB, de comprimento e massa respectivamente iguais a 10m e 350kg. O trilho encontra-se em equilbrio esttico, com 60% do seu comprimento total apoiados sobre a laje de uma construo. a) b) c) d) e) a porta abre-se mais facilmente na situao da figura 1,

porque o momento da fora F aplicada menor. a porta abre-se mais facilmente na situao da figura 1, porque o momento da fora F aplicada maior. a porta abre-se mais facilmente na situao da figura 2, porque o momento da fora F aplicada menor. a porta abre-se mais facilmente na situao da figura 2, porque o momento da fora F aplicada maior. no h diferena entre aplicarmos a fora mais perto ou Estime a distncia mxima que o homem pode se deslocar sobre o trilho, a partir do ponto P, no sentido da extremidade B, mantendo-o em equilbrio. Gab: 3,5 m b) mp = mN

mais longe da dobradia, pois o momento de F

independe da distncia d entre o eixo de rotao e o ponto de aplicao da fora. Gab: D Questo 51) Dois pescadores de 10 kg cada esto sobre uma tbua apoiada conforme mostra a figura.

S-ar putea să vă placă și