Sunteți pe pagina 1din 5

EACH-USP - Curso: Gesto Ambiental

Disciplina: Princpios da Administrao Profa. Dra. Sylmara Lopes F. Gonalves Dias

2 semestre de 2012

Roteiro para desenvolvimento do trabalho final em grupo (TG2) - disciplina Princpios de Administrao. Os grupos devem permanecer com a mesma composio de alunos participantes nas apresentaes dramatizadas das escolas de Administrao (TG1). Caso precisem fazer alteraes, as mesmas devem ser discutidas com a professora. O objetivo deste trabalho oferecer ao aluno uma oportunidade para aplicao prtica de conceitos e princpios de administrao apresentados na disciplina. Estudar uma organizao dentro do contexto de administrao e meio ambiente atravs da anlise de caso. O caso escolhido dever propiciar aos alunos fomento pesquisa e anlise do contexto. Os alunos devero desenvolver uma anlise do contexto macro e microambiente, apresentando um diagnstico das atividades desenvolvidas pela organizao-caso selecionado - e ainda propor estratgias e prticas para a diretoria ambiental. Observao: Os alunos tero a liberdade para escolher a organizao (pblica, privada ou no governamental). A maior parte das informaes das organizaes pode ser encontrada por meio de dados secundrios (jornais, revistas, website, relatrios de sustentabilidade, Balano contbil, entre outros).

Roteiro para elaborao do trabalho: =============================================================== Ateno s reflexes que devem permear o trabalho Empresas verdes so possveis? Elisabeth Laville 1) Sugere-se a anlise da organizao em quatro reas: a) O que diz a organizao: as polticas e as atividades divulgadas nos relatrios externos (Balano Social, site, entre outras) sobre as questes como prticas trabalhistas, sade, segurana, meio ambiente, cultura, esportes, alm de outros temas referentes sustentabilidade, em confronto com o que ela afirma e avalia no mbito interno. b) Como a organizao opera: os impactos ambientais e sociais das prticas e processos da empresa sobre os empregados, assim como acima e abaixo na cadeia de suprimentos em que a empresa opera. c) A natureza do setor a que pertence a organizao: o impacto dos produtos e servios que a organizao oferece, assim como seus negcios e modelo de lucro.

EACH-USP - Curso: Gesto Ambiental

d) Como a sustentabilidade se aplica ao setor de atividade da organizao: as maneiras especficas pelas quais se define sustentabilidade em seu setor, em termos de desempenho especfico ou de contedo dos relatrios.

Parte I A) Organizao analisada (diagnstico): Breve descrio sobre a organizao a ser estudada: ramo de atividade, tempo de existncia, nmero de funcionrios, tecnologia, outros. o Misso o Objetivo central Entrega 1 - Coleta de Dados secundrios sobre a organizao (base de dados para trabalho).

B) Reviso do ambiente externo: (Conjuntura e Cenrio macroeconmico, Cenrio do setor da organizao escolhida). a. Macro-ambiente: Anlise das variveis incontrolveis (ambiente poltico-legal, econmico, tecnolgico, demogrfico, sociocultural, natural), que podem afetar a situao da empresa. b. A cadeia de valor: Fornecedores, Organizao, distribuidores, cliente/consumidor. Mercado: principais mercados e pblicos da organizao, principais segmentos em cada mercado, tamanho e caractersticas atuais e futuras de cada segmento. Clientes: imagem da empresa, forma de deciso dos clientes, necessidades atuais dos clientes e grau de satisfao. Concorrentes: principais concorrentes do mercado e tendncia da concorrncia. c. Reviso do ambiente interno: o Recursos Humanos (estrutura organizacional atual, organograma, programas de desenvolvimento, outros). o Tecnologia (Equipamentos, infraestrutura em maquinrios computadores, telefones inteligentes, fax, Electronic Data Interchange (EDI), Internet e outros). d. Anlise SWOT: Deteco de ameaas e oportunidades derivadas da anlise do macro-ambiente e foras e fraquezas derivadas da anlise do ambiente interno. Organize a Matriz SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaas) da organizao em relao ao imperativo da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Parte II Mapeamento de stakeholders: Com base no captulo 11 do livro: SAVITZ, Andrew W., WEBER, Karl. A empresa Sustentvel. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, pede-se: 1. Quem so os stakeholders? [maiores detalhes p.179-183]

EACH-USP - Curso: Gesto Ambiental

Externo

Cadeia de valor

Stakeholders externos, sem ligao direta com a organizao: membros da comunidade, rgos do governo, mdia, etc.

Interno

Stakeholders internos: funcionrios, gestores, voluntrios, etc.

Stakeholders externos, com ligao direta com a organizaco: assistidos, fornecedores, etc.

2. Com o que se importam os stakeholders? A partir da opinio dos membros do grupo, organize o Grfico de impacto dos stakeholders em relao empresa escolhida. Cap. 11 Savitz - Veja maiores detalhes nas pg. 183-184. 3. Como priorizar os stakeholders? A partir da opinio dos membros do grupo, organize o Quadro de Prioridades para a empresa escolhida. Cap. 11 Savitz - Veja maiores detalhes nas pginas 185-186.

Parte III Plano Estratgico da rea ambiental: o Estratgias: Desenvolver estratgias ambientais (macro) a serem alcanadas: Ex: Estratgia 1 - Consolidar imagem em prticas ambientais, Estratgia 2 Expanso do mercado verde, Estratgia 3 Busca da satisfao do cliente. o Aes: Para cada estratgia, elencar uma srie de aes visando direcionar os esforos e assim, alcanar os objetivos (macro) traados na estratgia. Ex: Consolidar Imagem: Reduzir limitaes institucionais, possibilitando maior flexibilidade da gesto; estabelecer polticas de novos produtos, definindo as suas linhas em face das tendncias do futuro, etc. o A analise devera refletir as linhas de atuao da organizao escolhida, nas vrias reas que viabilizam sua atuao, sendo as principais as seguintes: i. De gesto ii. De preos iii. De aquisio de insumos iv. De pesquisa e desenvolvimento v. De beneficiamento vi. De comercializao de produtos vii. De prestao de servios viii. De qualidade total ix. De recursos humanos

EACH-USP - Curso: Gesto Ambiental

x. xi. xii. xiii.

De prioridades na fabricao de produtos/servios De atuao perante os fornecedores De controle de estoques de insumos De atuao perante o cliente

xiv. Em todos os eixos, analise aspectos de sustentabilidade/responsabilidade socioambiental C) Diretrizes e Metas i. Tanto as diretrizes quanto as metas devero ser formuladas a partir da existncia das polticas conforme item anterior.

Faa uma anlise das aes da organizao e apresente um quadro resumo dos seguintes itens: Objetivos [aonde quer chegar?] Estratgia [como?] Ao [o qu?] Resultados

Formato e estrutura para entrega do trabalho: a) A entrega do trabalho escrito e eletrnico dever ser realizada no dia da apresentao, sendo que o trabalho eletrnico deve ser postado no email da sala (texto e pster). b) Impresso em forma de texto (Introduo, Desenvolvimento do contedo com as devidas citaes, Concluso e Referncias Bibliogrficas). Letra Times New Roman. Tamanho da fonte 12. Distncia entre linhas 1,5. Margens: esquerda/superior= 3,0 cm e direita/inferior=2,0cm. c) Em forma de pster ou mural (papel sulfite, cartolina, papel craft) numa dimenso similar a A0 ou A1, montagem com A4. rea total ocupada: em torno de 1,30m x 0,90m. Usem a criatividade para sintetizar as principais partes e informaes do estudo de caso em um mural. d) Forma de apresentao: o grupo ter 15 minutos, no mximo, para se apresentar.

A avaliao do trabalho levar em conta o compromisso, a qualidade, o contedo e a forma de apresentao oral e escrita. Em nenhuma hiptese sero aceitos trabalhos fora do prazo e no ser realizada nenhuma atividade compensatria. Data Entrega: 13.11.2012 (turmas 4.feiras)

EACH-USP - Curso: Gesto Ambiental

Cronograma dos atendimentos e das entregas: Contedo Atendimento / entrega Data atendimento / entrega 1. Atendimento - orientao trabalhO final 29.08.2012 2. Atendimento - Entrega parte 1 - Coleta de Dados secundrios 26.09.2012
sobre a organizao (base de dados para trabalho).-

- Nova

orientao trabalhO final


3. Atendimento - Entrega 2 Analise macro, microambiente e Matriz 17.10.2012 SWOT. Mapeamento stakeholders / Esboo plano - Nova orientao estratgico rea ambiental - -

trabalhO final Atendimento


Entrega final 13.11.2012

S-ar putea să vă placă și