Sunteți pe pagina 1din 2

Questo 1 Segundo Laplantine, o que faz da Antropologia uma cincia moderna menos "seu objeto de estudo" do que seu

u "mtodo de investigao", que consiste numa "abordagem integrativa que objetive levar em considerao as mltiplas dimenses do ser humano em sociedade". Isso significa que: "O objeto terico da Antropologia no est ligado (...) a um espao geogrfico, cultural ou histrico particular. Pois a Antropologia no seno um certo olhar, um certo enfoque que consiste em: a) o estudo do homem inteiro b) o estudo do homem em todas as sociedades sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as pocas" (LAPLATINE, 2003, p. 09). Faa um comentrio crtico sobre as afirmaes acima e explique o que significa o "estudo do homem inteiro" como essa abordagem realizada pela Antropologia e quais benefcios esses estudos podem trazer para ns seres humanos. Questo 2 Segundo Roberto da Matta, SOCIEDADE E CULTURA so duas coisas distintas, com caractersticas prprias, mas intimamente relacionadas. Em outras palavras, embora sejam conceitos diferentes, sociedade e cultura so dois elementos importantes da realidade humana, sendo constantemente pensados de forma relacional e/ou comparativa. Tomando por base a afirmativa acima, diferencie sociedade e cultura explicando suas especificidades e suas inter-relaes. Questo 3 " A cultura como uma lente atravs da qual o homem v o mundo. Homens de cultura diferentes usam lentes diversas, e portanto, tm vises desencontradas das coisas" ( LARAIA, 2002, p. 67). "Etnocentrismo uma viso de mundo onde o nosso prprio grupo tomado como centro de tudo e de todos, os outros so pensados e sentidos atravs dos nossos valores, nossos modelos, nossas definies do que a existncia" (ROCHA, 1999, p. 07). "Aos observadores ocidentais, familiarizados com as modernas tcnicas de agricultura e pecuria, o amor s vacas parecem insensato, ou mesmo suicida" (HARRIS, 1977, p. 19). As trs citaes acima apresentam, direta ou indiretamente, uma discusso sobre o etnocentrismo enquanto conceito e PRXIS das sociedades humanas. Explique, com SUAS palavras, o que etnocentrismo, quais so suas consequncias e como esse conceito aparece nos textos de Roque Laraia, Evandro Rocha e Marvin Harris. Respostas:

1. A abordagem antropolgica provoca, assim, uma verdadeira revoluo epistemolgica, que comea por uma revoluo do olhar. Ela implica um descentramento radical, uma ruptura com a

ideia de que existe um centro do mundo, e, correlativamente, uma ampliao do saber e uma mutilao de si mesmo. (LAPLANTINE, 2000, p. 22).

Laplantine est certo em dizer o que diz, o objeto de estudo sempre vai ser basicamente o mesmo, mas sempre sendo aperfeioado. O mtodo de investigao que modernizou a antropologia, tentando relacionar campos de investigao frequentemente separados, entendendo o homem em sua totalidade a partir de observaes diretas, porque o ser humano em sociedade possui mltiplas dimenses e todas devem ser consideradas, isto o estudo do homem por inteiro.
2. Cultura aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenas, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hbitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade Edward B. Tylor Sociedade um grupo de pessoas que convivem um com o outro, cultura so todos os processos entre a sociedade, simples e objetivo como Tylor disse. Se em um determinado lugar as pessoas dormem depois do almoo, isto faz parte da cultura daquela sociedade. 3. Etnocentrismo basicamente o preconceito, julgar algum grupo mesmo sem conhecer o que acontece de dentro ou de perto, tomando como base meu prprio grupo (s o meu bom). O etnocentrismo traz consequncias como a intolerncia, a negao e a difamao. A ideia de Laraia que sempre que algum olha meu grupo social vai ver com uma lente diferente, ou seja, cada um tem uma viso diferente, uma opinio diferente. Rocha descreve etnocentrismo como se fosse na Europa antiga, onde eles se achavam superiores a outros lugares do mundo. Harris comenta que, s porque uma coisa rende mais dinheiro no significa que todos devem fazer s isto, at porque precisamos de todos os campos para suprir as necessidades um do outro.

S-ar putea să vă placă și