Sunteți pe pagina 1din 31

http://www.fernandokb.pro.

br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Resumo de Bioestatstica
Introduo at Medidas de Tendncia Central
Fonte: http://www.fernandokb.pro.br/

Introduo Bioestatstica
A cincia no um conhecimento definitivo sobre a realidade, mas um conhecimento hipottico, que pode ser questionado e corrigido.

Ensinar cincia no significa apenas descrever fatos, enunciar leis e apresentar novas descobertas. Mas ensinar o mtodo cientfico, que a maneira crtica de buscar o conhecimento.

O mtodo cientfico exige, porm, organizar dados, analisar e tomar decises em cientfico condies de incertezas.

D suporte tcnico a esse trabalho a Estatstica, que pode ser vista, pelo pesquisador, como uma ferramenta do mtodo cientfico. Bioestatstica a Estatstica aplicada certas cincias mdica e biolgica.

Costuma-se dividir a Estatstica em duas partes:

Descritiva: encarrega-se do levantamento, organizao, classificao e descrio dos dados em tabelas, grficos ou outros recursos visuais, alm do clculo de parmetros representativo desses dados. Analtica: trabalha com os dados de forma a estabelecer hipteses em funo desses dados, procede a sua comprovao e, posteriormente, elabora concluses cientficas.

Populao e Amostra
Uma Populao o conjunto de elementos que tm, em comum, determinada caracterstica. Todo subconjunto, no vazio e com menor nmero de elementos do que a populao, constitui uma Amostra Amostra. Quando so coletadas informaes de toda populao, diz-se que foi feito um Recenseamento. Recenseamento

Censo o conjunto de dados obtidos atravs de recenseamento.

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Quando so coletadas informaes de apenas parte da populao, diz-se que foi feita uma Amostragem. Amostragem

Amostra tanto a parte retirada da populao para estudo como, tambm, o conjunto de dados obtidos nessa parte da populao.

Os pesquisadores trabalham sempre com amostras.

Um estudo cuidadoso de uma amostra tem mais valor cientfico do que o estudo sumrio de toda populao. o Exemplo: Para estudar o efeito do flor sobre preveno de cries em crianas, melhor submeter uma amostra de crianas a exames peridicos minuciosos, do que examinar rapidamente todas as crianas antes, e determinado tempo aps o uso do flor.

Variveis Qualitativas (Categricas ou Atributos


Variveis que fornecem dados de natureza no-numrica. Tem-se dois tipos de variveis qualitativas:

Variveis Qualitativas de Nvel Nominal: nesse tipo de varivel diferencia-se uma categoria da outra somente por meio da denominao da categoria; o Exemplo: SEXO (Feminino; Masculino). o Podem ser divididas em binomiais, binrias ou dicotmicas, quando compostas por duas categorias e polinomiais ou politmicas, quando apresentam mais de duas categorias possveis.

Variveis Qualitativas de Nvel Ordinal: nesse tipo de varivel, no s possvel identificar diferentes categorias, mas tambm reconhecer graus de intensidade entre elas, o que possibilita uma ordenao das vrias categorias; o Exemplo: COMPORTAMENTO DE UM ANIMAL (Submisso; Neutro; Agressivo).

Observao: Os dados em uma varivel qualitativa podem ser representados numericamente (Feminino = 1; Masculino = 2. Os nmeros aqui so apenas smbolos sem valor quantitativo.

Variveis Quantitativas

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Variveis cujos dados so valores numricos que expressam quantidade. Tem-se dois tipos de variveis quantitativas:

Variveis Quantitativas Discretas: so aquelas em que os dados somente podem apresentar valores com nmeros inteiros; o Exemplo: IDADE (15; 33; 35; 40);

Variveis Quantitativas Contnuas: so aquelas em que os dados somente podem apresentar valores com nmeros fracionrios; o Exemplo: PESO (60,4; 56,4; 80,0).

Apresentao dos dados em Tabelas


Os dados devem ser apresentados em tabelas construdas de acordo com as normas tcnicas ditadas pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (Fundao IBGE.

Figura 1 - Componentes das Tabelas (Distribuio de Freqncias

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 2 - Freqncia Relativa e Total das Freqncias

Construo de Tabela para Variveis Qualitativas


Para construo da distribuio de freqncia para variveis qualitativas, vamos partir do seguinte exemplo:

Exemplo: Foi feita uma pesquisa para saber a preferncia de cor de um determinado grupo. Foram obtidos os seguintes dados desse grupo: o Sexo; o Cor preferida. Os dados brutos esto na tabela abaixo:

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Tabela 1 - Dados Brutos (SEXO e COR PREFERIDA

Com base nesses dados, quer saber quantas pessoas do sexo masculino e feminino o grupo formado e a cor de preferncia do mesmo grupo. Para isso sero feitas duas distribuies de freqncias (tabelas), uma para a varivel SEXO e outra para varivel COR PREFERIDA. O processo de construo da distribuio de freqncia (tabela) para variveis qualitativas feito atravs da identificao e contagem dos valores apresentados em cada varivel. VARIVEL VARIVEL SEXO

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Tabela 2 - Varivel Sexo

Identificao dos Valores e Tamanho da Amostra: o Valores: FEMININO e MASCULINO o Tamanho da Amostra: 20 pessoas Tem-se a seguinte distribuio de freqncia para varivel SEXO

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Tabela 3 - Distribuio de Freqncia para Varivel Sexo

O clculo da Frequncia Relativa realizada da seguinte maneira:

Figura 18 - Clculo das Freqncias Relativas para Varivel Sexo

Pode-se dizer que 60% (12 pessoas) das pessoas desse grupo so do sexo feminino e 40% (8 pessoas) das pessoas so do sexo masculino. VARIVEL COR PREFERIDA

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Tabela 4 - Varivel Cor Preferida

Identificando Valores e Tamanho da Amostra: o Valores: AZUL, ROSA, PRETO e AMARELO o Tamanho da Amostra: 20 pessoas Tem-se a seguinte distribuio de freqncia para varivel COR PREFERIDA:

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Tabela 5 - Distribuio de Freqncia para Varivel Cor Preferida

Novamente, o clculo da Freqncia Relativa feito da seguinte maneira:

Figura 19 - Clculo das Frequncias Relativas para Varivel Cor Preferida

Afirma-se que nesse grupo a cor de maior preferncia a cor Rosa com 40% da indicao do grupo e a cor de menor preferncia a cor Amarela com 5% da indicao do mesmo grupo.

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Construo de Tabela para Variveis Quantitativas

Para construo da distribuio de freqncia para variveis quantitativas, vamos partir do seguinte exemplo: Exemplo: Suponha que, ao estudar a quantidade de albumina no plasma de pessoas com determinada doena, um pesquisador obtenha, em 25 indivduos, os seguintes valores (em g/100mL):

Figura 20 - Valores de albumina (g/100mL

Dos dados obtidos, o pesquisador pode concluir inicialmente que: o Os valores de albumina nos pacientes variam de indivduo para indivduo; o Alguns indivduos apresentam valores iguais; o Os valores oscilam entre 4,5 e 5,5. Organizando os dados em tabelas (distribuio de freqncias), nas quais se indicam os valores obtidos e a freqncia com que ocorrem, estas e outras concluses podem ser obtidas mais rapidamente e com menor probabilidade erro. ETAPAS PARA CONSTRUO DA DISTRIBUIO DE FREQUNCIA AGRUPADOS POR INTEVALOS DE CLASSE

passo: 1 passo Colocar os valores obtidos em ROL.

ROL: Ordenao crescente ou decrescente dos valores numricos.

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 21 - Valores em ROL Passo: 2 Passo Fazer a subtrao do maior valor pelo menor valor do ROL (intervalo

Figura 22 - Clculo do Intervalo Passo: 3 Passo Determinar o Nmero de Classes

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 23 - Clculo do Nmero de Classes

Observao: Caso o nmero de classes resulte em um nmero fracionrio, utilizar o prximo nmero maior inteiro. o Exemplo: Nmero de Classes = 5,2 => Nmero de Classes = 6

Passo: 4 Passo Determinar a Amplitude da classe

Figura 24

Clculo da Amplitude da Classe

Passo: 5 Passo Construir a Distribuio de Freqncia por Intervalo de Classe

Neste exemplo sero construdos 6 classes (3 passo). o Cada classe representada com valor do limite inferior seguido pelo smbolo |, ou -|, ou ||, e em seguida pelo valor do limite superior (limite inferior + amplitude). | : indica que o valor do limite inferior est includo no intervalo da classe, mas o valor do limite superior, no; | : indica que o valor do limite superior est includo no intervalo de classe, mas o valor do limite inferior, no. || : indica que ambos os limites esto includos no intervalo. Aps a construo das classes feita a contagem (freqncia) dos valores (ROL) que pertencem a cada intervalo de classe obtida. E finalmente, calcular a Freqncia Relativa para cada freqncia.

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 25 - Distribuio de Freqncia


A classe 4,5 | 4,7 formada pelos valores 4,5 a valores menores que 4,7. Observando o ROL tem-se somente o valor 4,5, logo a freqncia 1. A classe 4,7 | 4,9 formada pelos valores 4,7 a valores menores que 4,9. Observando o ROL tem-se os valores 4,7, 4,7 e 4,8, logo a freqncia 3. A classe 4,9 | 5,1 formada pelos valores 4,9 a valores menores que 5,1. Observando o ROL tem-se os valores 4,9, 4,9, 4,9, 5,0, 5,0, 5,0, 5,0 e 5,0, logo a freqncia 8. A classe 5,1 | 5,3 formada pelos valores 5,1 a valores menores que 5,3. Observando o ROL tem-se os valores 5,1, 5,1, 5,1, 5,1, 5,1, 5,2 e 5,2, logo a freqncia 7. A classe 5,3 || 5,5 formada pelos valores 5,3 a valores menores ou iguais a 5,5. Observando o ROL tem-se os valores 5,3, 5,3, 5,3, 5,4, 5,4 e 5,5, logo a freqncia 6. o Como o valor do limite superior da classe o ltimo valor do apresentado no ROL, utiliza-se o smbolo ||. Caso o valor do limite superior da classe for maior que o ltimo valor apresentado no ROL, utiliza-se o smbolo |.

Arredondamento Estatstico
Para fazer o arredondamento estatstico, utilizam-se as seguintes regras:

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Exemplo 01: Fazer o arredondamento estatstico do nmero abaixo para casa centesimal (2 dgitos aps a vrgula).

Figura 3 - Nmero 0,390625 1. Usar os 4 dgitos aps a vrgula: 0,3906

Figura 4 - Analisando os dgitos 0 e 6 2. Regra 1: Se Y for igual a 6, 7, 8 ou 9, aumentar uma unidade em X e eliminar Y

Figura 5 - Eliminando o dgito 6 e analisando os dgitos 9 e 1 3. Regra 2: Se Y for igual a 0, 1, 2, 3 ou 4, manter X e eliminar Y

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 6 - Eliminando o dgito 1 e obtendo o nmero arredondado 0,39

Concluindo, o nmero 0,390625 arredondado estatisticamente para casa centesimal resulta em 0,39.

Exemplo 02: Fazer o arredondamento estatstico do nmero abaixo para casa centesimal (2 dgitos aps a vrgula).

Figura 7 - Nmero 12,305236 1. Usar os 4 dgitos aps a vrgula: 12,3052

Figura 8 - Analisando os dgitos 5 e 2 2. Aplica-se a Regra 2 visto no Exemplo 01 eliminando o dgito 2 e mantendo o dgito 5.

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 9 - Eliminando o dgito 2 e analisando os dgitos 0 e 5 3. Regra 3: Se Y for igual a 5:


Manter X se X for um nmero Par e eliminar Y; Aumentar uma unidade em X se X for mpar e eliminar Y.

Figura 10 - Eliminando o dgito 5 e obtendo o nmero arredondado 12,30

Concluindo, o nmero 12,305236 arredondado estatisticamente para casa centesimal resulta em 12,30.

Exemplo 03: Fazer o arredondamento estatstico do nmero abaixo para casa decimal (1 dgito aps a vrgula).

Figura 11 - Nmero 7,25545966

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

1. Regra 4: Se o nmero a ser desprezado for igual a 5, e aps ele existir algum nmero diferente de 0, aumentar em uma unidade o nmero anterior.

Figura 12 - Aplicao da Regra 4 2. Aps a aplicao da Regra 4, ser feito o arredondamento estatstico sobre o nmero 7,2555.

Figura 13 - Analisando o ltimo dgito 5 3. Aplica-se a Regra 3 visto no Exemplo 02 eliminando o ltimo digito 5 e aumentando uma unidade o penltimo dgito.

Figura 14 - Analisando os dgitos 5 e 6 4. Aplica-se a Regra 1 visto no Exemplo 01 eliminando o dgito 6 e aumentando uma unidade o dgito 5.

Figura 15 - Analisando os dgitos 2 e 6

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

5. Novamente aplica-se a Regra 1 visto no Exemplo 01 eliminando o dgito 6 e aumentando uma unidade o dgito 2.

Figura 16 - Nmero arredondado 7,3

Concluindo, o nmero 7,25545966 arredondado estatisticamente para casa decimal resulta em 7,3. RESUMO DAS REGRAS DO ARREDONDAMENTO ESTATSTICO

Figura 17 - Formato Geral do Nmero a ser Arredondado Regra 1: Se Y for igual a 6, 7, 8 ou 9, aumentar uma unidade em X e eliminar Y 1 2: Regra 2: Se Y for igual a 0, 1, 2, 3 ou 4 manter X e eliminar Y 3: Regra 3 Se Y for igual a 5:

Manter X se X for um nmero Par e eliminar Y; Aumentar uma unidade em X se X for mpar e eliminar Y.

4: Regra 4 Se o nmero a ser desprezado D for igual a 5, e aps ele existir algum nmero diferente de 0, aumentar em uma unidade o nmero anterior.

Medidas de Tendncia Central


Os dados quantitativos, apresentados em tabelas e grficos, constituem a informao bsica do problema em estudo. Mas conveniente apresentar, alm dos dados, medidas que mostrem a informao de maneira resumida. As Medidas de Tendncia Central do o valor do ponto em torno do qual os dados se distribuem: o Mdia Aritmtica; o Mediana; o Moda.

Mdia Aritmtica

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

MDIA ARITMTICA PARA DADOS NO AGRUPADOS


Para obter a mdia aritmtica basta somar os valores de todos os dados e dividir o total pelo nmero deles. Exemplo: Calcular a mdia aritmtica do peso, em gramas, de ratos machos da raa Wistar com 30 dias de idade.

Figura 26 - Dados obtidos sobre o peso de ratos da raa Wistar.

Figura 27 - Clculo da Mdia Aritmtica dos pesos dos ratos da raa Wistar.

A mdia aritmtica d a abscissa do centro de gravidade do conjunto de dados.

Figura 28 - Representao da mdia aritmtica de 67 gramas.

Frmula Geral da Mdia Aritmtica:

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 29 - Frmula Geral da Mdia Aritmtica. MDIA ARITMTICA PARA DADOS AGRUPADOS POR INTERVALO DE CLASSE

Exemplo: Calcular a mdia aritmtica da quantidade de albumina no plasma de 25 pessoas com determinada doena.

Figura 30 - Distribuio de Freqncia da Taxa da Albumina em 25 pacientes.

1 Passo: Calcular o ponto mdio de cada classe:

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 31 - Clculo do ponto mdio de cada classe.

Figura 32 - Distribuio de Freqncia com os pontos mdios.

2 Passo: Multiplicar a Freqncia pelo Ponto Mdio de cada classe e somar todos os resultados dessa multiplicao:

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 33 - Clculo da Multiplicao da Freqncia pelo Ponto Mdio.

3 Passo: Calcular a Mdia Aritmtica:

Figura 34 - Clculo da Mdia Aritmtica da Taxa de Albumina de 25 pacientes.

Mediana

A mediana um valor, em uma srie ordenada de dados, que divide a srie em dois subgrupos de igual tamanho. Uma caracterstica importante da mediana a de que ela no afetada pelos valores extremos da srie. MEDIANA PARA DADOS NO AGRUPADOS

Exemplo: Calcular a mediana do peso, em gramas, de ratos machos da raa Wistar com 30 dias de idade.

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 35 - Dados brutos sobre o peso de ratos da raa Wistar

1 Passo: Ordenar os valores (ROL):

Figura 36 - ROL dos pesos dos ratos da raa Wistar

2 Passo: Determinar a posio do elemento mediano e calcular a mediana: o Frmula Geral da Mediana:

Figura 37 - Frmula Geral da Mediana

No exemplo do clculo da mediana dos pesos dos ratos Wistar, temos:

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 38 - Clculo da mediana dos pesos dos ratos Wistar

Figura 39 - Posio do elemento mediano. MEDIANA PARA DADOS AGRUPADOS POR INTERVALO DE CLASSE

Exemplo: Calcular a mediana da quantidade de albumina no plasma de 25 pessoas com determinada doena. 1 Passo: Calcular a Freqncia Acumulada (Fac): o Cria-se uma coluna com o ttulo Fac e copia-se a primeira freqncia para esta nova coluna. o Para as demais classes, soma-se a freqncia com a freqncia acumulada anterior. o A ltima freqncia acumulada deve ser igual ao tamanho da amostra.

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 40 - Clculo da freqncia acumulada

2 Passo: Determinar a classe que possui a mediana: o Divide-se o tamanho da amostra por 2.

Figura 41 - Clculo da posio do elemento mediano

Observa-se na coluna Fac o valor igual ou maior mais prximo do valor Emd.

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 42 - Identificao da classe mediana

A classe 5,1 | 5,3 a classe mediana, pois a sua freqncia acumulada (19) informa que nessa classe possui os elementos acima da 12 posio e abaixo ou igual da 19 posio. 3 Passo: Calcular a mediana: o Frmula Geral da Mediana

Figura 43 - Frmula Geral da Mediana para Dados Agrupados por Intervalo de Classe

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 44 - Clculo da mediana da quantidade da taxa de albumina em 25 pacientes

Moda

A moda o valor que ocorre com maior freqncia em um conjunto de dados. MODA PARA DADOS NO AGRUPADOS

Exemplo: Calcular a moda do peso, em gramas, de ratos machos da raa Wistar com 30 dias de idade.

Figura 45 - Dados brutos sobre os pesos dos ratos da raa Wistar

1 Passo: Ordenar os valores (ROL):

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 46 - Dados em ROL

2 Passo: Identificar o valor que ocorre mais vezes:

Figura 47 - A moda da varivel peso


A moda dos pesos dos ratos da raa Wistar 70 gramas (aparece duas vezes na amostra) e classificada como UNIMODAL (varivel que apresenta uma moda). Outros Exemplos:

Figura 48 - Exemplo com duas modas

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 49 - Exemplo com trs modas

Figura 50 - Exemplo sem moda MODA PARA DADOS AGRUPADOS POR INTERVALO DE CLASSE

Exemplo: Calcular a moda da quantidade de albumina no plasma de 25 pessoas com determinada doena.

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 51 - Distribuio de Freqncia da quantidade de albumina no plasma

1 Passo: Identificar a classe que possui a maior freqncia: o No exemplo (figura 51) a classe 4,9 | 5,1 a classe modal, pois apresenta a maior freqncia (8) na distribuio de freqncia. 2 Passo: Calcular a moda (Frmula de King):

Figura 52 - Frmula de King

http://www.fernandokb.pro.br/ Autor das informaes: Fernando Kauffmann Barbosa

Figura 53 - Aplicao da Frmula de King

S-ar putea să vă placă și