Sunteți pe pagina 1din 19

Os Presidentes da Repblica:

As Polticas Econmicas, de Manuel Deodoro da Fonseca a Dilma Rousseff

Raul Quintino Sebold Economia Brasileira 5 Perodo Leandro Pessoa Lucena

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO Rondonpolis MT

1. Manuel Deodoro da Fonseca, marechal (15.11.1889 - 23.11.1891)


Nesse primeiro governo, a poltica econmica, tendo frente o ministro da Fazenda Rui Barbosa, foi marcada pelo encilhamento, que se caracterizou pelo incentivo emisso de moeda por alguns bancos e criao de sociedades annimas, resultando em forte especulao financeira e na falncia de bancos e empresas. A formao de um novo ministrio liderado pelo baro de Lucena, poltico vinculado ordem monrquica, a tentativa de centralizao do poder e as resistncias encontradas no meio militar conduziram o pas a uma crise poltica, que teve seu pice na dissoluo do Congresso Nacional. Imediatamente se organizaram as foras legalistas, que levaram renncia de Deodoro da Fonseca em 23 de novembro de 1891. 2. Floriano Vieira Peixoto, marechal

(23.11.1891 - 15.11.1894)
Nesse perodo, o Ministro Serzedelo Correa desenvolveu uma poltica econmica e financeira voltada para a industrializao criando tarifas protecionistas e facilidades de crdito concedidas, porm acompanhadas de medidas para controlar a inflao e impedir a especulao. Conhecido como Marechal de Ferro, Floriano Peixoto enfrentou, na presidncia, duas rebelies: a Revolta da Armada, resultado de conflitos entre o Exrcito e a Marinha, no Rio de Janeiro, e a Revoluo Federalista, iniciada no Rio Grande do Sul, na qual se enfrentaram os republicanos de orientao positivista e os liberais, liderados por Silveira Martins, poltico de destaque durante o Imprio. Esses eventos fizeram com que por diversas vezes, ao longo de seu mandato, fosse decretado o estado de stio. Nesse perodo foram organizadas, regulamentadas ou reformadas algumas instituies nascidas com o novo regime, na rea da sade e da educao tais como a Diretoria Sanitria na capital federal e o Pedagogium, voltado para o ensino profissional. A nao o admirava, pois ele apoiava a classe mdia menos favorecida tomando medidas eficazes para diminuir o custo de vida. Foi, ainda, estabelecida a transferncia para a Unio da administrao do ensino secundrio, anteriormente integrada Inspetoria Geral da Instruo Primria e Secundria da Capital Federal, marcando uma das faces do regime republicano, de nfase em um projeto pedaggico atravs do ensino pblico e laico.

3. Prudente Jos de Morais Barros (15.11.1894 - 15.11.1898)


Como primeiro presidente civil da Repblica, sua eleio marcou o trmino da presena de militares no governo do pas, inaugurando a representao dos interesses das oligarquias agrcolas e paulistas, sobretudo as do caf. Em plena crise econmica, em decorrncia da poltica do encilhamento, Prudente de Morais enfrentou intensa oposio poltica, liderada por militares florianistas e pelo grupo dos jacobinos que lutavam pela consolidao do poder republicano; pelo Partido Monarquista, que buscava se reorganizar; e por parcela dos setores mdios da populao, descontente com o governo de um presidente civil.

4. Manuel Ferraz de Campos Sales (15.11.1898 - 15.11.1902)


A crise financeira foi enfrentada, momentaneamente, mediante a obteno em Londres de um novo emprstimo, o funding loan emprstimo para consolidar uma dvida. Esse acordo financeiro suspendeu temporariamente a cobrana de juros dos emprstimos anteriores, possibilitando que os recursos provenientes do novo emprstimo fossem utilizados para a criao de condies materiais para saldar seu dbito.

5. Francisco de Paula Rodrigues Alves (15.11.1902 - 15.11.1906)


Rodrigues Alves centrou suas atenes no programa de remodelao urbana e de saneamento da capital da Repblica. Enfrentou a primeira greve geral na capital da Repblica em 15 de agosto de 1903, iniciada pelos operrios da indstria txtil que reivindicavam aumento de salrios e jornada diria de oito horas para todas as categorias de trabalhadores. No seu governo foi assinado o Tratado de Petrpolis, cujas negociaes foram dirigidas pelo baro do Rio Branco, definindo os limites entre o Brasil e a Bolvia, cabendo ao Brasil a posse do Acre. A Bolvia recebeu uma compensao no valor de dois milhes de libras esterlinas, alm da construo da estrada de ferro MadeiraMamor. No ltimo ano de governo, apesar da oposio de Rodrigues Alves, foi concludo o Convnio de Taubat, com apoio do Congresso Nacional. Assinado pelos estados de So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o convnio instituiu a estabilizao cambial e a proteo aos cafeicultores, cabendo ao governo central comprar as safras com recursos financeiros externos e estoc-las para vend-las no momento oportuno.

6. Afonso Augusto Moreira Pena (15.11.1906 - 14.6.1909)


O governo Afonso Pena ops resistncia continuidade da poltica de valorizao do caf estabelecida no Convnio de Taubat. Diante dessa resistncia do governo federal e dos demais estados concretizao dos itens desse acordo, o governo do estado de So Paulo, apostando na estratgia de valorizao do caf, obteve emprstimos em bancos e casas exportadoras estrangeiras, alm de conseguir que a Unio fosse fiadora de um novo emprstimo, viabilizando o financiamento da compra de cerca de oito milhes de sacas de caf, quase a metade do total da safra brasileira. Em face do descontentamento dos demais produtores brasileiros, como os de Minas Gerais e da Bahia, Afonso Pena determinou que o Banco do Brasil adquirisse as safras dos cafeicultores, sendo esta a primeira interveno estatal para a defesa de um produto. A implementao da poltica de valorizao do preo do caf ajudou a saldar os compromissos externos e a se obter um imenso lucro, revelando o sucesso da primeira iniciativa governamental no comrcio.

7. Nilo Procpio Peanha (14.6.1909 - 15.11.1910)


Dentre suas realizaes, destacaram-se o impulso ao ensino tcnico-profissional, a reorganizao do Ministrio da Agricultura e a criao do Servio de Proteo ao ndio hoje FUNAI , sob a direo do tenente-coronel Cndido Rondon. Em 1910, a populao do Brasil era de 23.151.669 habitantes, dos quais cerca de 67% viviam no campo.

8. Hermes Rodrigues da Fonseca, marechal (15.11.1910 - 15.11.1914)


Em seu governo, Hermes da Fonseca utilizou-se das tropas federais para garantir a poltica de interveno nos estados, denominada poltica das salvaes, apoiando os candidatos favorveis ao governo central. O desenvolvimento econmico do pas sofreu seriamente os efeitos da instabilidade poltica. Retraram-se os capitais europeus. O Norte sofreria, impotente, a concorrncia da borracha asitica, encerrando-se a efmera fase do progresso que vivera a Amaznia. Com suas receitas diminudas, sem exportaes, viu-se o governo na contingncia de negociar um novo "funding loan", emprstimo que comprometeria ainda mais as abaladas possibilidades financeiras do pas.

9. Venceslau Brs Pereira Gomes (15.11.1914 - 15.11.1918)


Venceslau Brs assumiu o governo adotando uma austera poltica financeira. Para enfrentar a reduo drstica das exportaes brasileiras, devido desorganizao do mercado internacional provocada pela Primeira Guerra Mundial, foram queimadas trs milhes de sacas de caf estocadas, evitando-se assim a queda dos preos. Essa situao determinou a segunda valorizao do caf, entre 1917 e 1920.

10. Delfim Moreira da Costa Ribeiro (15.11.1918 - 28.7.1919)


Delfim Moreira, vice-presidente de Rodrigues Alves, governou provisoriamente o pas, visto que a Constituio brasileira previa novas eleies em caso de impedimento do presidente antes de completados dois anos de mandato.

11. Epitcio Lindolfo da Silva Pessoa (28.7.1919 - 15.11.1922)


Quando o presidente assumiu o governo, o pas, segundo o censo de 1920, contava com 30.635.605 habitantes e 13.346 fbricas empregando cerca de 275 mil operrios. Predominavam os bens de consumo, como tecidos, alimentos, roupas e calados, que representavam 70% da produo. Uma nova crise mundial afetou as atividades econmicas brasileiras, provocando uma queda de quase 50% no preo do caf. Epitcio Pessoa, pressionado pelos cafeicultores paulistas e mineiros, acabou intervindo no mercado, emitindo papel-moeda e, assim, garantiu a recuperao dos preos do produto. Em outubro de 1921, o governo implementou uma nova poltica de defesa do caf, pela terceira vez na histria da Repblica, contraindo emprstimos junto Inglaterra. A estabilizao dos preos do produto foi alcanada por meio, tambm, da prpria recuperao do ritmo da economia mundial, aps a crise de 1920, pela diminuio das safras dos anos de 1922 e 1923 e pela proibio do consumo de bebidas alcolicas nos Estados Unidos da Amrica.

12. Artur da Silva Bernardes (15.11.1922 - 15.11.1926)


Artur Bernardes recebeu um pas em crise, havia instabilidade poltica gerada pelas revoltas tenentistas contra as oligarquias dominantes e pelo avano do movimento operrio, tambm ameaado pelas constantes rebelies, em virtude das agitaes militares e pelos primeiros efeitos da crise econmica aberta com o fim da Grande Guerra. Assim sendo, seu governo ficou marcado pela decretao e pela constante renovao do estado de stio. Mesmo enfrentando grave crise econmico-financeira, ele reorganizou o crdito bancrio.

13. Washington Lus Pereira de Sousa (15.11.1926 - 24.10.1930)


A crise econmica mundial de 1929, deflagrada com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 24 de outubro, foi a maior na histria do capitalismo, atingindo diversos pases e paralisando suas atividades econmicas. Seus efeitos no Brasil derrubaram a poltica de valorizao do caf, iniciada em 1906 com a assinatura do Convnio de Taubat. O caf, que respondia por 70% das exportaes brasileiras, teve seu preo diminudo no mercado internacional. A crise do produto ameaou a estabilidade do governo de Washington Lus que no permitiu a nova desvalorizao da moeda, pleiteada pelos cafeicultores diante do desastre na Bolsa de Nova Iorque.

14. Jlio Prestes de Albuquerque


Em 1930 elegeu-se presidente da Repblica, mas foi impedido de tomar posse em virtude do movimento revolucionrio eclodido em 24 de outubro, quando a junta governativa assumiu o poder no pas.

15. Junta governativa (24.10.1930 - 3.11.1930)

Com a ecloso do movimento revolucionrio de 1930, a junta governativa composta pelos generais (foto: esquerda para direita) Tasso Fragoso, Mena Barreto e pelo almirante Isaas de Noronha deps o presidente Washington Lus, e assumiu o controle do pas. Em meio a presso de manifestaes populares, dos movimentos militares como o de Minas Gerais, revolucionrios gachos chegam ao Rio de Janeiro, obrigando a junta a entregar a chefia do governo a Getlio Vargas em 3 de novembro de 1930.

16. Getlio Dornelles Vargas (3.11.1930 - 29.10.1945)


Nesse perodo, diversas leis trabalhistas mudaram o cenrio social do trabalhador brasileiro, com o estabelecimento da jornada diria de oito horas de trabalho na indstria e no comrcio, a regulamentao do trabalho feminino e dos menores nos estabelecimentos comerciais e industriais, a instituio da carteira profissional, do salrio mnimo e das comisses mistas de conciliao, alm de outras leis que incidiram sobre a organizao sindical e patronal. No plano econmico, a crise internacional de 1929 atingiu o pas em todos os setores: a reduo das exportaes desorganizou as finanas pblicas, diminuiu o ritmo da produo e o poder aquisitivo dos salrios. A crise da economia cafeeira obrigou o novo governo a comprar e destruir estoques de caf, tendo em vista a queda dos preos do produto no mercado internacional. A partir da dcada de 1940, verificou-se um efetivo crescimento industrial, com a entrada de capitais privados norteamericanos no pas. Em 31 de agosto de 1942, pressionado pelas naes aliadas, sobretudo pelos Estados Unidos, e a opinio pblica interna, o governo brasileiro declarou guerra aos pases do Eixo.

17. Jos Linhares (29.10.1945 - 31.1.1946)


Jos Linhares dedicou-se, sobretudo, a preparar o retorno ordem democrtica. No campo econmico e administrativo, atuou contra a inflao, revogou a lei antitruste, um dos fatores que levaram deposio de Vargas, e extinguiu o Conselho de Economia Popular. Concedeu autonomia Universidade do Brasil e regulamentou diversos departamentos do Ministrio da Viao e Obras Pblicas.

18. Eurico Gaspar Dutra, marechal (31.1.1946 - 31.1.1951)


A poltica econmica passou por duas fases: a primeira, liberal, em que se procurou romper com as formas anteriores de interveno na economia. No entanto, a importao de bens levou a um rpido esgotamento das reservas de divisas do pas. Em 1947, de acordo com a orientao do Fundo Monetrio Internacional (FMI), iniciouse uma segunda fase, em que o controle cambial foi retomado, mantendo-se o cruzeiro em nveis altos, comparativamente moeda americana. Essa poltica desestimulou as exportaes, incentivando, por outro lado, a importao de equipamentos, mquinas e outros insumos, excluindo-se os bens de consumo, e favoreceu a expanso do setor industrial brasileiro. A estratgia de desenvolvimento do governo incluiu o plano SALTE, que significava Sade, Alimentao, Transporte e Energia. Proposto em 1947, tinha como objetivo o gerenciamento dos gastos pblicos e o investimento nos setores essenciais ao pas. No entanto, o projeto s comeou a participar do planejamento oramentrio em 1949, sendo esquecido em 1951. Data tambm desse perodo a aferio do crescimento econmico do pas atravs do clculo do Produto Interno Bruto (PIB).

19. Getlio Dornelles Vargas (31.1.1951 - 24.8.1954)


O segundo perodo presidencial caracterizou-se por uma poltica econmica de tendncia nacionalista e que buscou conciliar as demandas populares com as exigncias de acelerao do crescimento econmico, alm de atender ao pacto poltico que garantia a permanncia de Vargas no poder. Tendo como ministros da Fazenda Horcio Lafer e, posteriormente, Osvaldo Aranha, o governo projetou duas diretrizes que visavam superao do estgio de desenvolvimento brasileiro: por um lado, a participao decisiva do Estado e de setores privados nacionais no processo de industrializao e, por outro, o estmulo entrada de capital estrangeiro. O Brasil enfrentava uma tendncia inflacionria, derivada do aumento das divisas geradas pelos altos preos alcanados pelo caf no mercado internacional, expandindo a quantidade de moeda em circulao. A inflao decorria, tambm, do endividamento com as importaes

promovidas por receio de uma crise internacional que se anunciaria com a guerra da Coreia. Finalmente, um outro problema com que se defrontava o pas era relativo ao prprio crescimento industrial, incompatvel com a estrutura energtica e de transportes ento existente. No plano externo, o governo brasileiro recusou-se a participar da interveno das Naes Unidas na Coreia do Norte e encontrou entraves obteno de recursos americanos em razo das crticas ao processo de remessa de lucros das empresas estrangeiras para o exterior, atitude reafirmada por meio do decreto de 4 de janeiro de 1952, que restringia essas remessas. Internamente, o governo sancionou uma nova lei do salrio mnimo, com o aumento de aproximadamente 300% sobre o nvel anterior.

20. Joo Caf Filho (24.8.1954 - 8.11.1955)


Caf Filho assumiu o governo da Repblica imediatamente aps a morte de Getlio Vargas. Em seu novo gabinete, teve como ministro da Fazenda Eugnio Gudin, defensor de uma poltica econmica mais ortodoxa, que buscou estabilizar a economia e combater a inflao. O ministro adotou como principais medidas a conteno do crdito e o corte das despesas pblicas, procurando, assim, reduzir o dficit pblico, causa, em sua avaliao, do processo inflacionrio. Durante o governo Caf Filho, instituiu-se o imposto nico sobre a energia eltrica, gerando o Fundo Federal de Eletrificao, e o imposto na fonte sobre a renda do trabalho assalariado. Destacaram-se, ainda, em sua administrao a criao da Comisso de Localizao da Nova Capital Federal, a inaugurao, em janeiro de 1955, da usina hidreltrica de Paulo Afonso e o incentivo entrada de capitais estrangeiros no pas, que repercutiria no processo de industrializao que se seguiu.

21. Carlos Coimbra da Luz (8.11.1955 - 11.11.1955)


De acordo com a Constituio de 1946, o presidente da Cmara dos Deputados exerceria a presidncia da Repblica na ausncia do titular do cargo e de seu vice-presidente. Em 11 de novembro de 1955, em decorrncia do movimento poltico-militar liderado pelo general Lott, ministro da Guerra, Carlos Luz foi deposto.

22. Nereu de Oliveira Ramos (11.11.1955 - 31.1.1956)


Com a deposio de Carlos Luz, em 11 de novembro de 1955, Nereu Ramos assumiu a presidncia da Repblica, pois, como vicepresidente do Senado, era o seguinte na linha sucessria. Em 22 de novembro, com o afastamento definitivo de Caf Filho, a quem Carlos Luz substitua, a Cmara dos Deputados confirmou Nereu Ramos como presidente da Repblica at a posse de Juscelino Kubitschek. Nomeado ministro da Justia e Negcios Interiores em 1956, exonerou-se em 1957 e retornou ao Senado.

23. Juscelino Kubitschek de Oliveira (31.1.1956 - 31.1.1961)


Sua gesto foi marcada pelo Plano de Metas, cujo lema cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo se traduziu, sobretudo, em crescimento industrial. Entre 1955 e 1961, a produo do setor cresceu 80%, destacando-se as indstrias do ao, mecnicas, eltricas e de comunicaes, e de equipamentos de transportes. Entre 1957 e 1961, a taxa de crescimento real foi de 7% ao ano. Esse processo, orientado pelo projeto nacionaldesenvolvimentista, foi possibilitado pela existncia de um amplo mercado interno, pela capacidade de produo de ferro e de ao e pela disposio externa de investimento. Alm do incentivo entrada de capitais externos, o governo voltou-se para as reas de transporte e de energia, constituindo uma infraestrutura para a expanso do parque industrial. O planejamento estatal setorizado, articulado em grupos de trabalho e grupos executivos ligados ao recm-criado Conselho de Desenvolvimento, revelou-se eficiente. Esses grupos eram voltados, respectivamente, para a aprovao de projetos de leis e decretos, e de projetos empresariais (como rgos mistos, formados por tcnicos do Estado e empresas privadas). O governo tambm orientou os investimentos segundo os estudos e projetos formulados pelos representantes da Comisso Econmica para a Amrica Latina (Cepal) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico (BNDE). A poltica econmica dos anos JK obteve resultados expressivos na rea da expanso industrial, mas gerou contradies, como o favorecimento concentrao de capital, com a entrada de empresas multinacionais no pas, que deixou poucas oportunidades para o pequeno capital. Do ponto de vista dos trabalhadores, verificou-se que o aumento de produtividade decorrente do aprimoramento tecnolgico no foi transferido nem para os preos nem para os salrios. Apesar disso, alguns aumentos salariais e o subsdio estatal ao petrleo e ao trigo buscavam atender as demandas sindicais. As importaes, que visavam suprir a escassez interna de insumos, aprofundaram a dependncia externa da economia brasileira, elevando o desequilbrio financeiro e o dficit da balana de pagamentos, o que influiu decisivamente para a o retorno do processo inflacionrio, um dos maiores problemas enfrentados pelo presidente Kubitschek. Um plano de estabilizao anti-inflacionrio foi formulado pelo ministro da Fazenda, Lucas Lopes, e pelo diretor do BNDE, Roberto Campos, e submetido ao Fundo Monetrio Internacional (FMI), que deveria avalizar um crdito de 300 milhes de dlares proveniente dos Estados Unidos. Diante das exigncias de ajuste da economia brasileira pelo FMI, o governo teve duas opes: levar adiante o Plano de Metas ou conter a economia interna, satisfazendo os credores externos e os defensores brasileiros do programa de estabilizao. Foram muitas as presses internas, gerando um debate que envolveu tambm os intelectuais nacionalistas e aqueles de tendncia liberal, representados no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Em junho de 1959, o presidente Kubitschek rompeu as negociaes com o FMI.

24. Jnio da Silva Quadros (31.1.1961 - 25.8.1961)


Iniciou seu governo lanando um programa anti-inflacionrio, que previa a reforma do sistema cambial, com a desvalorizao do cruzeiro em 100% e a reduo dos subsdios s importaes de produtos como trigo e gasolina. Tratava-se de incentivar as exportaes do pas, equilibrando a balana de pagamentos. O plano foi aprovado pelo Fundo Monetrio Internacional (FMI), credenciando o governo renegociao da dvida externa

brasileira. Internamente, essa poltica teve um alto custo para a populao, implicando, por exemplo, a elevao dos preos do po e dos transportes. Em maro, Jnio Quadros encaminhou o projeto da lei antitruste e de criao da Comisso Administrativa de Defesa Econmica, vinculada ao Ministrio da Justia, o que foi rejeitado pelo Congresso Nacional. No princpio de agosto, o presidente anunciou a criao da Comisso Nacional de Planejamento e a preparao do Primeiro Plano Quinquenal, que viria substituir o Plano de Metas estabelecido na administrao de Juscelino Kubitschek.

25. Pascoal Ranieri Mazzilli (25.8.1961 - 7.9.1961)


Na qualidade de presidente da Cmara dos Deputados, conforme previa a Constituio vigente, Ranieri Mazzilli assumiu a presidncia da Repblica em 25 de agosto de 1961, em virtude da renncia de Jnio Quadros e da ausncia do vice-presidente Joo Goulart, que se encontrava em misso na China. Joo Goulart assumiu, ento, a presidncia em 7 de setembro de 1961.

26. Joo Belchior Marques Goulart (7.9.1961 - 31.3.1964)


Ainda em dezembro de 1962, foi divulgado o Plano Trienal de Desenvolvimento Econmico e Social. Elaborado por Celso Furtado, futuro ministro Extraordinrio para Assuntos de Desenvolvimento Econmico, o plano seria dotado e conduzido pelo ministro da Fazenda San Tiago Dantas. Seu principal objetivo era a conteno da inflao aliada ao crescimento real da economia, prevendo tambm as chamadas reformas de base, j anunciadas no regime parlamentarista e que incidiam sobre as estruturas agrria, bancria, fiscal, entre outras. Durante esses anos de governo, as reformas e os reajustes salariais e a estabilizao da economia, com o controle da inflao, foram os dois polos de conflito da poltica econmica e da tentativa de implementao do Plano Trienal. s presses externas, do governo americano e do Fundo Monetrio Internacional (FMI), condicionando os emprstimos externos adoo de medidas restritivas ao crescimento, correspondiam s reivindicaes populares e dos setores da esquerda brasileira. Em 1963, o ministro San Tiago Dantas visitou Washington, e discutiu um plano de ajuda para o Brasil e a renegociao da dvida externa. O resultado foi o emprstimo de 398 milhes de dlares, com a imediata liberao de 84 milhes, ficando o restante vinculado realizao das reformas econmicas exigidas. A falncia do Plano Trienal, evidenciada com os altos ndices inflacionrios, levou ao anncio de mais um plano de estabilizao e combate inflao, em outubro de 1963, quando o Banco do Brasil foi autorizado a emitir letras para captao de recursos internos. Em dezembro desse ano, o presidente Goulart aprovou a previdncia social para os trabalhadores rurais, a obrigatoriedade das empresas com mais de cem empregados proporcionarem ensino gratuito, e o 13 salrio para o funcionalismo pblico, instituindo, ainda, a escala mvel para o reajuste dos vencimentos. Outros atos importantes nesse ms foram a reviso de todas as concesses governamentais das jazidas minerais, assim como o cancelamento das concesses no exploradas no curso dos vinte anos anteriores. O governo tambm taxou os leos lubrificantes vendidos por empresas estrangeiras e outorgou

Petrobras o monoplio das importaes de petrleo. A reforma fiscal empreendida nesse perodo teve como objetivo deter a alta dos preos.

27. Pascoal Ranieri Mazzilli (2.4.1964 - 15.4.1964)


Em 2 de abril de 1964, o presidente da Cmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assumiu, mais uma vez, a presidncia da Repblica, por ocasio do golpe poltico-militar que deps o presidente Joo Goulart. Obedecendo ao calendrio eleitoral estipulado pelo AI-1, no dia 11 de abril o Congresso elegeu o marechal Castelo Branco como presidente da Repblica.

28. Humberto de Alencar Castelo Branco, marechal (15.4.1964 - 15.3.1967)


Na rea econmica, foi implementado o Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG), com o objetivo de conter a inflao, retomar o crescimento econmico e normalizar o crdito. Em 1964, destacaram-se a criao do Conselho Monetrio Nacional e do Banco Central. Nesse mesmo ano, foi criado o Banco Nacional de Habitao (BNH), com o objetivo de promover a construo e a aquisio de moradias pelas classes de menor renda. Em setembro de 1966, o governo instituiu o Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), que substituiu a estabilidade do trabalhador no emprego, e em novembro, unificou os institutos de aposentadoria e penses, criando o Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS).

29. Artur da Costa e Silva, marechal (15.3.1967 - 31.8.1969)


Com nfase na economia, o perodo foi de crescimento, conciliando expanso industrial, facilidade de crdito, poltica salarial contencionista e controle da inflao em torno de 23% ao ano. No campo administrativo, o governo criou, em 1967, o Movimento Brasileiro de Alfabetizao (Mobral) e transformou o Servio de Proteo ao ndio (SPI) em Fundao Nacional do ndio (Funai). Foram criadas ainda a Empresa Brasileira de Aeronutica (Embraer) e a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM).

30. Junta militar (31.8.1969 - 30.10.1969)

Em 30 de agosto de 1969, Artur da Costa e Silva foi afastado da presidncia da Repblica, em virtude de uma trombose cerebral. Como o Alto Comando das Foras Armadas temesse a reabertura do Congresso e a suspenso dos atos institucionais em vigor, foi editado em 31 de agosto o ato institucional n 12 (AI-12), que impedia a posse do vice-presidente Pedro Aleixo, sucessor natural de Costa e Silva, e dava posse junta militar composta pelos ministros (foto: esquerda para direita) Augusto Hamann Rademaker Grnewald, da Marinha, Aurlio de Lira Tavares, do Exrcito, e Mrcio de Sousa e Melo, da Aeronutica.

31. Emlio Garrastazu Mdici, general (30.10.1969 - 15.3.1974)


No plano econmico, numa conjuntura internacional favorvel, observou-se o chamado milagre brasileiro, que consistiu na grande expanso da economia brasileira, expressa no vertiginoso crescimento do PIB, na estabilizao dos ndices inflacionrios, na expanso da indstria, do emprego e do mercado interno. Em outubro de 1970, o Brasil obteve do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o maior emprstimo at ento concedido a um pas da Amrica Latina. Ainda em 1970, ampliou-se o limite do mar territorial brasileiro para duzentas milhas. Nesse mesmo ano foi criado o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA), lanado oficialmente o Movimento Brasileiro de alfabetizao (MOBRAL) e o Programa de Metas e Bases para Ao do Governo, que coordenava cerca de duzentos projetos tidos como prioritrios para a poltica de desenvolvimento. Foi institucionalizado o Projeto Rondon, decretado o Estatuto do ndio e lanado o Plano de Integrao Nacional, que previa a construo das rodovias Transamaznica, Cuiab-Santarm e Manaus-Porto Velho.

32. Ernesto Geisel, general (15.3.1974 - 15.3.1979)


No que se refere poltica econmica, as principais metas do governo Geisel foram estabelecidas no II Plano Nacional de Desenvolvimento, que priorizava os investimentos no setor energtico e em indstrias bsicas, com o intuito de adequar a

economia crise internacional do petrleo e ao estgio de desenvolvimento industrial do pas, e de reduzir o capital estrangeiro em setores considerados infra estruturais. Nesse sentido, foi lanado, em 1975, o Programa Nacional do lcool (Prolcool) e assinado o acordo nuclear Brasil-Alemanha. O plano econmico do governo ressentiu-se, entretanto, do impacto da crise do petrleo, do aumento da dvida externa e do desequilbrio da balana de pagamentos. Nesse contexto, uma das medidas defendidas pelo governo, em outubro de 1975, foi a adoo de contratos de risco entre a Petrobras e empresas estrangeiras para a prospeco de petrleo no pas. Em 1978, no final do governo Geisel, os principais problemas da economia continuavam sendo o crescimento da taxa de inflao e da dvida externa.

33. Joo Batista de Oliveira Figueiredo, general (15.3.1979 - 15.3.1985)


No que diz respeito poltica econmica, registrou-se, durante o governo Figueiredo, o esgotamento do modelo econmico adotado pelos governos militares, agravado pela nova crise do petrleo em 1979 e a elevao dos juros no mercado internacional. Em 1979, o governo congelou as importaes de petrleo e criou o Conselho Nacional de Energia. Intensificaram-se, nesse perodo, as atividades do Prolcool e estenderam-se os contratos de risco com empresas estrangeiras para a prospeco de petrleo a todo o territrio nacional. Em 1981, o aumento da dvida externa, que girava em torno de 61 bilhes de dlares, associado ao crescimento negativo do PIB e aos altos ndices inflacionrios gerou o fenmeno denominado pelos economistas como estagflao, ou seja, estagnao das atividades econmicas e produtivas aliada inflao dos preos. Em 1982 foi criado o Finsocial, que destinava 0,5% da renda bruta de empresas pblicas e privadas a programas considerados pelo governo como prioritrios, atribuindo o gerenciamento desses recursos ao BNDE, que passaria a chamar-se Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES). Paralelamente ao quadro de crise econmica, observou-se, desde 1978, a ecloso de movimentos grevistas de diversas categorias profissionais. Em relao poltica externa, o governo Figueiredo manteve a orientao pragmtica adotada por seu antecessor, privilegiando o estabelecimento de relaes comerciais com pases que propiciassem vantagens ao desenvolvimento nacional. Destacou-se, no perodo, a reaproximao com a Argentina, e a criao, em 1980, de uma comisso bilateral para analisar futuras aes de interesse para os dois pases.

34. Tancredo de Almeida Neves


Foi eleito presidente da Repblica pelo Colgio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985, vencendo o candidato governista Paulo Maluf. Na vspera da posse, em 14 de maro de 1985, foi internado em estado grave, assumindo interinamente o cargo o vice-presidente Jos Sarney.

35. Jos Sarney (15.3.1985 - 15.3.1990)


No plano econmico, o governo Sarney anunciou, em 1 de maro de 1986, uma ampla reforma monetria que ficou conhecida como Plano Cruzado, em referncia nova moeda implantada. Comandado pelo ministro da Fazenda Dlson Funaro, e considerado heterodoxo por diferir dos planos recomendados pelo Fundo Monetrio Internacional (FMI), tinha como medidas de estabilizao econmica o congelamento de preos e salrios, o abono de 8% para todos os trabalhadores, o gatilho salarial a cada vez que a inflao ultrapassasse 20%, e o incentivo produo em detrimento da especulao financeira. A moeda valorizada funcionaria como um instrumento de distribuio de renda, aumentando o poder de compra dos salrios. Inicialmente, os resultados foram positivos, com inflao inferior a 2% ao ms. Todavia, em dezembro daquele ano, foram sentidos os efeitos do aumento camuflado de preos e do que foi avaliado como um aquecimento excessivo da economia. Em fevereiro de 1987, as reservas cambiais caram rapidamente e o ministro Funaro suspendeu os pagamentos dos juros da dvida externa aos bancos privados, enquanto a inflao atingia um patamar de 365,7% anuais. A moratria foi suspensa em novembro, quando o Brasil pagou 500 milhes de dlares ao FMI. Em janeiro de 1988, o novo ministro da Economia, Lus Carlos Bresser, promoveu um outro plano de estabilizao, que, ainda assim, no conteve a inflao, cujo ndice girou em torno de 1.000% naquele ano. Em janeiro de 1989, um terceiro programa econmico foi anunciado pelo governo, batizado de Plano Vero, porm o ano encerrou-se com a taxa anual de inflao de 1.764,86%. O Brasil vivia ento os efeitos da crise que atingiu amplamente a Amrica Latina na dcada de 1980, quando o aumento da taxa de juros americana e a recesso mundial atingiram as exportaes brasileiras. Em consequncia, verificou-se a diminuio dos investimentos pblicos, traduzidos em cortes oramentrios, e a retrao da iniciativa privada, dadas as altas taxas de juros e a reduzida perspectiva de consumo.

36. Fernando Afonso Collor de Melo (15.3.1990 - 2.10.1992)


No primeiro dia de governo o presidente anunciou o plano econmico de combate inflao que confiscou provisoriamente contas de poupana, contas correntes e outras aplicaes financeiras, a partir de determinado valor. O programa de governo estabeleceu tambm a extino de rgos pblicos, a demisso e a disponibilidade de funcionrios pblicos federais, alm de promover a privatizao de inmeras empresas pblicas. O enxugamento do meio circulante reduziu drasticamente a inflao, e o dficit fiscal foi igualmente diminudo. A eliminao das tarifas aduaneiras, uma das medidas implementadas pela equipe econmica chefiada por Zlia Cardoso de Melo, ministra da Economia, teve grande impacto nas importaes brasileiras, que, alm de aumentarem, passaram a incluir uma pauta de produtos suprfluos. O carter pouco competitivo da indstria brasileira e a valorizao do cruzeiro, cotado acima da moeda americana, levariam reduo das exportaes e diminuio das vendas no mercado interno. Anunciou-se, assim, uma recesso econmica, com a queda da produo industrial do pas, a expanso do desemprego e a reduo do PIB de 453 bilhes de dlares, em 1989, para 433 bilhes em 1990. Implementada com base em inmeras medidas provisrias, a poltica econmica deu sinais de esgotamento com a volta da inflao no final de 1990, o que obrigou o governo a instituir o

chamado Plano Collor II, em janeiro de 1991. Intensificou-se, ento, a poltica de juros altos, a desindexao da economia, a abertura para o mercado externo e o incentivo s importaes. Essas medidas provocaram um choque na indstria nacional, levando a uma crescente automao dos setores industrial e bancrio, e consequente liberao de mo de obra e ao desemprego tecnolgico. De modo geral, o projeto de modernizao implementado pelo governo, visando diminuio de gastos pblicos e o incentivo economia de mercado, ajustava-se ideia de Estado mnimo e nova ordem mundial que se imps com o trmino da Guerra Fria, conceituada como neoliberal.

37. Itamar Augusto Cautiero Franco (2.10.1992 - 1.1.1995)


Em janeiro de 1993, Itamar reuniu-se com presidentes de 19 partidos, com o intuito de estabelecer um pacto de governabilidade que permitisse enfrentar os problemas econmicos decorrentes da escalada inflacionria. Em maio, Itamar Franco nomeou o ministro das Relaes Exteriores Fernando Henrique Cardoso, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), para assumir o Ministrio da Fazenda. De acordo com o novo ministro, o combate inflao s poderia ser alcanado com a reforma do Estado, que incluiria a reduo dos gastos pblicos e a intensificao do processo de privatizaes. Em fins de julho, foi decretado o corte de trs zeros na moeda, que passou a se chamar Cruzeiro Real. Em dezembro foi lanado o Plano de Estabilizao Econmica que visava, entre outras medidas, preparar a economia para a entrada em circulao de uma nova moeda, o Real, antecedida pela adoo da Unidade Real de Valor (URV) que passou a vigorar, a partir de 1 de maro de 1994, como um indexador nico da economia. Ainda em maro foram diminudas as alquotas de importao de diversos produtos. Em fevereiro de 1994, apesar das crticas da oposio, o Congresso aprovou o Fundo Social de Emergncia (FSE), considerado como essencial para a implementao do programa econmico, uma vez que o governo poderia dispor com autonomia do montante arrecadado para o saneamento da Fazenda Pblica Federal. Em julho, o Real entrou em circulao, cotado acima da moeda norte-americana. O plano promoveu queda da inflao, e no primeiro trimestre de 1994 a atividade econmica cresceu em propores comparveis apenas ao incio da dcada de 1980, verificando-se um grande aumento do consumo, apesar da manuteno das altas taxas de juros.

38. Fernando Henrique Cardoso (1.1.1995 - 1.1.1999)


Sob o impacto do xito do Plano Real, o maior desafio do governo Fernando Henrique Cardoso foi manter a estabilizao da moeda e, ao mesmo tempo, promover o crescimento econmico. Com esse objetivo, o governo submeteu aprovao do Congresso Nacional uma srie de medidas visando alterar a Constituio Federal de 1988 e promover uma mudana estrutural na feio do Estado brasileiro, na tentativa de adapt-lo s novas realidades da economia mundial. Assim, determinados temas passaram a fazer parte do cotidiano poltico nacional, tais como reforma administrativa e previdenciria, desregulamentao de mercados, flexibilizao das regras de contratao de mo de obra e fim do monoplio estatal nas reas de siderurgia, energia e telecomunicaes. A reforma da Administrao Federal e a da Previdncia Social, consideradas fundamentais na reduo dos gastos pblicos, seriam longamente debatidas no Congresso e sofreriam diversas modificaes.

O programa de privatizaes, objeto prioritrio na estratgia do governo, foi alvo de crticas acirradas da oposio, que questionava as avaliaes sobre o valor das empresas e, em alguns casos, como o da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), o prprio valor estratgico do setor. A despeito das crticas, o programa foi implementado com eficcia: o setor de energia eltrica, na rea de distribuio e gerao regional, foi completamente privatizado; o setor de telecomunicaes, incluindo a Telebrs e as empresas telefnicas estaduais, passou s mos da iniciativa privada na segunda metade de 1998; teve fim o monoplio da Petrobras sobre a explorao e o refinamento do petrleo e sobre a explorao de gs natural; e o controle acionrio da CVRD passou, em maio de 1997, a um consrcio formado por bancos nacionais e estrangeiros e fundos de penso. Em 1995, visando desindexao da economia, o governo proibiu o reajuste automtico dos salrios pela inflao e estabeleceu a livre negociao entre patres e empregados. Em novembro desse ano, uma medida provisria ampliou os poderes do Banco Central para intervir, quando necessrio, nas instituies bancrias, com o objetivo de evitar que a crise que atingiu o setor resultante da queda das taxas da inflao, das medidas de conteno do consumo e da consequente diminuio dos lucros obtidos com a especulao financeira se alastrasse e comprometesse todo o sistema financeiro, e foi tambm regulamentado o Programa de Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer). Fortemente inserido nos mercados financeiros internacionais, o Brasil enfrentou, durante o governo Fernando Henrique, um quadro internacional adverso, com sucessivas crises econmicas externas, destacando-se a do Mxico, iniciada em dezembro de 1994, e a da Rssia, que declarou moratria da sua dvida externa em 1998, verificando-se nessas ocasies uma expressiva sada de divisas do pas. Em que pese os fortes vnculos existentes entre a economia nacional e o capital estrangeiro, o Brasil demonstrou capacidade superior a de outros pases para absorver as crises externas e se recuperar. A estabilizao da economia, com a conteno do processo inflacionrio, permitiu o crescimento da renda mdia dos trabalhadores assalariados. Contudo, os mecanismos utilizados na defesa da moeda nacional e a manuteno de altas taxas de juros implicaram um ritmo lento de crescimento econmico e, em decorrncia, a elevao do ndice de desemprego, que atingiu 5,6% em 1997 e 7,6% em 1998, segundo dados da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (FIBGE).

Fernando Henrique Cardoso (1.1.1999 - 1.1.2003)


O segundo mandato do presidente iniciou-se com uma ruptura na poltica cambial at ento praticada: em janeiro de 1999 o real sofreu uma desvalorizao e o Banco Central adotou a livre flutuao do dlar, o que contribuiu para o aumento das exportaes e a reduo da taxa de juros. A implementao do acordo com o Fundo Monetrio Internacional (FMI), assinado no ano anterior, exigiria do pas o alcance de metas rgidas, entre elas um supervit fiscal elevado. Sob esse aspecto, destacou-se a aprovao, pelo Congresso Nacional, em maio de 2000, da Lei de Responsabilidade Fiscal, que disps sobre o planejamento, a execuo e a elaborao de relatrios oramentrios. A necessidade de ampliar as exportaes brasileiras foi atendida, em parte, pelos resultados da produo agroindustrial, com a estimativa de que a safra 2002-03 fosse de 115,2 milhes de toneladas de gros, um crescimento de 19,1% em relao safra anterior, de 96,7 milhes de toneladas. Ainda na rea econmica, o pas enfrentou dificuldades, entre elas, a maior crise de energia da histria, entre 1 de junho de 2001 e 1 de maro de 2002, e que acarretou o racionamento de eletricidade para todos os setores da sociedade. Em agosto de 2002, em meio ao processo eleitoral, a desconfiana dos mercados, a elevao do risco Brasil na avaliao das agncias internacionais e a disparada da cotao da moeda americana fizeram com que o Brasil fechasse um acordo com o FMI da ordem de 30 bilhes de dlares, elevando o piso das reservas internacionais do pas. O ano de 2002 se encerrou com a inflao anual atingindo os dois dgitos e a taxa de desemprego em 9,4%. Na intensa agenda internacional do governo, registraram-se iniciativas como a realizao, no Rio de Janeiro, em 1999, da cpula de

chefes de Estado e de governo da Unio Europeia e da Amrica Latina e, em setembro de 2001, em Braslia, a reunio, pela primeira vez, dos chefes de governo dos 12 pases da Amrica do Sul. Em 1999, o relatrio do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) situou o Brasil no pice da concentrao de renda entre 174 pases do mundo.

39. Luiz Incio Lula da Silva (1.1.2003 - 1.1.2010)


De uma maneira geral, pode-se dizer que a estratgia e, consequentemente as polticas econmicas adotadas, est atrelada dinmica de cada um dos dois mandatos do governo Lula. Ainda no primeiro ano do primeiro mandato do Governo Lula com o lanamento do documento produzido pela Secretaria de Poltica Econmica do Ministrio da Fazenda intitulado Poltica Econmica e Reformas Estruturais. Assume-se que o melhor caminho para a retomada do crescimento econmico seria aprofundar as linhas mestras da poltica anterior, fazendo pequenos ajustes e dando maior consistncia a mesma. Alm disso, reivindicava-se que esses aspectos deveriam ser prioridade na agenda econmica do pas. Com isso, fica evidente que a poltica econmica no incio do Governo Lula no somente uma continuidade como tambm uma tentativa de aprofundar o uso dos mecanismos ortodoxos oriundos da filosofia macroeconmica neoliberal, a qual encontra guarida no Fundo Monetrio Internacional, Banco Mundial, bem como na prpria Federao dos Bancos Brasileiros (Febraban), entidades que clamavam por reformas institucionais durante as crises ocorridas entre os anos de 1999 e 2002. Parte desta estratgia de poltica econmica comeou a mudar a partir de 2005-2006, quando o Ministro Palocci e alguns de seus principais auxiliares de convices mais ortodoxas deixaram a equipe econmica do Governo Lula, ganhando maior consistncia em 2007 com a implantao do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC). Agora sob o comando de uma equipe econmica mais identificada com o crescimento da demanda interna e aproveitando as condies internas e externas favorveis, adotaram-se alguns instrumentos de poltica econmica mais flexveis no sentido de impulsionar o consumo, ainda que as principais linhas bsicas da poltica do perodo anterior permanecessem em voga. Ento, nota-se que se inicia uma lenta recuperao da capacidade estatal de interferir na dinmica econmica, particularmente no que diz respeito aos investimentos. Trata-se, portanto, de uma tentativa de poltica econmica de retomar o iderio do desenvolvimento, porm sem quebrar o processo de acumulao de capital a partir da lgica das finanas. A manuteno tambm neste perodo de taxas de juros em patamares elevados comparativamente ao mercado global apenas mais um indicativo que a poltica de crescimento econmico que poderia levar conformao de um modelo de desenvolvimento sustentado ainda no est no centro da estratgia global do pas, uma vez que continua refm dos interesses do sistema financeiro. Em sntese, podemos dividir a poltica econmica do Governo Lula em duas fases. A primeira delas, que cobre praticamente todo primeiro mandato (2003-2006), marcada pelo aprofundamento da agenda neoliberal, dando a essas polticas um carter ortodoxo conservador. A segunda fase, que denominaremos de liberal desenvolvimentista e que cobre todo segundo mandato (2007-2010), marcada por uma interveno mais forte do Estado na economia, recuperando sua capacidade de investimento, alm de orientar os investimentos privados no sentido de ampliar a infraestrutura bsica do pas. Mesmo assim, o comando da poltica econmica ainda continuou refm do mercado financeiro. Para isso, em muito contribuiu a ao do BC que, ao invs de atuar decisivamente na implantao de uma estratgia consistente e sustentvel de autodefesa dos interesses do pas, permaneceu refm dos interesses do mercado financeiro nacional e internacional.

40. Dilma Rousseff (1.1.2010 1.1.2014)


Na economia, o primeiro ano do governo Dilma Rousseff no surpreendeu. Assistiu-se a continuidade da macroeconomia do governo anterior particularmente do segundo mandato de Lula , ou seja, uma poltica econmica orientada pela busca do crescimento econmico, atenta, porm, poltica fiscal. Pode-se afirmar que a macroeconomia do governo Dilma se orientou pela adoo de medidas heterodoxas entremeada, entretanto, por medidas ortodoxas. O esforo que est sendo feito de montagem de uma poltica macroeconmica diferenciada da poltica dominante no governo Lula. Trata-se de um terceiro momento. Tenta-se sair da dualidade elevao de juros x reforo ao crescimento da demanda. Nesse sentido, as chamadas aes macro prudenciais no so apenas adereos, fazem parte da essncia dessa nova poltica econmica em construo. Com o objetivo de conter o processo de desindustrializao da economia nacional, Dilma anunciou em meados de 2011 o Plano Brasil Maior. O Plano foi anunciado num contexto de forte retomada da crise econmica mundial e, sobretudo, pelo efeito devastador do cmbio junto pauta de exportaes/importaes do setor industrial. O governo Dilma Rousseff est a todo o tempo jogando na imprensa algum fato novo de poltica econmica. Primeiro, a presidente se mostrou bastante incomodada com o nvel de juros no Brasil e tomou medidas explcitas para reduo dos mesmos. Utilizou os bancos pblicos para tentar incentivar os bancos privados a reduzirem os spreads bancrios. Ela cortou impostos que incidem sobre a produo, baixou tarifas de energia eltrica, desonerou a folha de pagamentos. Alm disso, ela aumentou impostos que incidem sobre produtos importados e prometeu intervir no cmbio toda vez que ele baixar a menos de 2 R$/US$.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Presidncia da Repblica. Informaes histricas: galeria dos presidentes. Disponvel em: http://presidenciadarepublica.gov.br CAMU, Francolino, e VIEIRA PEIXOTO, Artur, Floriano Peixoto Vida e Governo, Editora Universidade de Braslia, 1983. SILVA, Francisco de Assis, BASTOS, Pedro Ivo de Assis. Histria do Brasil. So Paulo, Moderna. Presidentes da Repblica. Informaes histricas. Disponvel em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ MATTEI, Mauro, e MAGALHES, Luis Felipe, A POLTICA ECONMICA DURANTE O GOVERNO LULA (2003-2010): CENRIOS, RESULTADOS E PERSPECTIVAS. Disponvel em: http://joserobertoafonso.com.br/attachments/article/1747/Mattei%20e%20Magalhaes.pdf MORAIS, Lecio, SAAD-FILHO, Alfredo, Da economia poltica poltica econmica: o novodesenvolvimentismo e o governo Lula. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010131572011000400001&script=sci_arttext CEPAT, Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores, Conjuntura da Semana. Balano de um ano do governo Dilma Rousseff. Disponvel em: http://www.ihu.unisinos.br/cepat/cepat-conjuntura/507043-conjuntura-dasemana-balanco-de-um-ano-do-governo-dilma-rousseff REIS, Geraldo, Diretor-geral da SEI, Governo Dilma Rousseff: uma nova poltica econmica? Disponvel em: http://www.sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=872:artigogoverno-dilma-rousseff-uma-nova-politica-economica&catid=1:latest-news&Itemid=243 ARQUIVO NACIONAL (BRASIL), Os Presidentes e a Repblica: Deodoro da Fonseca a Luiz Incio Lula da Silva 4 ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro: O Arquivo, 2009.

S-ar putea să vă placă și