Sunteți pe pagina 1din 2

CIRURGIA CARDACA O corao composto por trs camadas musculares: Epicrdio: camada externa; Miocrdio: camada mdia; Endocrdio:

: camada interna. Divide-se o corao em quatro partes: trio direito,ventrculo direito, trio esquerdo e Ventrculo esquerdo A cirurgia cardaca abrange o tratamento das doenas cardacas congnitas (acianticas e cianticas), decorrentes de doenas (infeces ou degenerativas) e das afeces da aorta torcica. Para realizar algumas cirurgias cardacas utilizada a circulao extracorprea: utiliza-se um aparelho que substitui artificialmente as funes do corao e do pulmo; desta forma, o sangue no circula nas cavidades cardacas durante 30 minutos, para que o cirurgio possa reparar as leses sem prejudicar as estruturas cardacas. Quando se deseja um tempo maior de parada cardaca resfria-se o corao com administrao de soluo salina hipotrmica (4C) no sistema arterial coronariano. PRINCIPAIS PATOLOGIAS: Infarto agudo do miocrdio. Fatores de risco: histria de doena coronariana na famlia; idade mais avanada; aumento da taxa de colesterol; hipertenso arterial; tabagismo; hiperglicemia; obesidade; vida sedentria; uso de medicamentos anticoncepcionais; estresse; agressividade. Sinais e Sintomas caractersticos do Infarto Agudo do miocrdio: dor intensa: constritiva na regio retroesternal ou epigstrica, com ou sem irradiao, no relacionada ao esforo; sudorese intensa, pele mida e viscosa; palidez, sensao de mal estar; estado de ansiedade; vertigem, confuso mental e lipotmia; nuseas e vmitos; dispnia, taquicardia e bradicardia; hipotenso arterial. Para atingir esses objetivos necessrio: Diminuir o trabalho do miocrdio pelo repouso absoluto nas 72 horas; dieta lquida; diminuir dor e ansiedade pela administrao de analgsico opiceos (morfina); combater as arritmias administrando-se lidocana (sem adrenalina); melhorar a oxigenao, ofertar oxignio; evitar complicaes tomboenbolticas administrando anticoagulantes, EV (heparina); melhorar a irrigao do miocrdio por meio dos vasodilatadores (isordil, adalat); evitar ou combater a insuficincia cardaca (digoxina, cedialanide); diminuio da placa de ateroma por meio dos seguintes procedimentos: Angioplastia e Revascularizao do miocrdio. OUTRAS PATOLOGIAS: Estenose mitral; Insuficincia mitral; Estenose artica; Insuficincia artica. ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NOS PROCEDIMENTOS HEMODINMICOS No cateterismo cardaco:

Antes do exame: observao reaes emocionais do paciente em relao ao exame; histrico do paciente sobre alergia; fazer tricotomia bilateral da regio braquial e inguinal; manter o paciente em jejum por 6 horas; retirar prtese e esmaltes das unhas; Anotar peso e altura; verificar TPRPA. Aps o exame: verificar sinais vitais; observar condies de choque, edema e sangramento no local de insero do cateter, reaes alrgicas no contraste; manter curativo compressivo no local da inciso; observar presena de pulso, colorao, temperatura, sangramento do membro cateterizado e comparar com o outro membro; manter repouso por 6 horas; comunicar queixas do paciente: dor, formigamento, cefalia, nuseas; envolver o membro cateterizado com algodo e atadura de crepe nos casos de extremidades frias. ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATRIA No pr-operatrio:

a) Psicolgico: observar as condies emocionais do paciente; oferecer apoio emocional; colocar a disposio para qualquer esclarecimento. b) Fsico: fazer tricotomia em reas especficas, preservando a pele; promover a higiene pessoal; manter jejum de mais ou menos 8 horas antes da cirurgia;
No transoperatrio: A unidade de terapia intensiva (recuperao cardaca) preparada para atender as alteraes e necessidades do paciente. Montar a cama de operado; testar o funcionamento do respirador, oxignio e foco; suporte de soro; instalar PVC; material de aspirao traqueobrnquica: luva estril, sonda de aspirao, suporte para frasco de drenagem torcica. No ps-operatrio imediato: Adaptar a prtese ventilatria fonte de oxignio, ajustando-a ao paciente; observar expanso torcica, ritmo, necessidade de aspirao, condies do cuff e fixao da sonda da sonda ou traqueostomia; Manter infuso venosa: observar permeabilidade dos cateteres; controlar o gotejamento de soro e sangue; observar funcionamento da sonda vesical, volume urinrio e caractersticas da urina; Monitorar o paciente: colocar os eletrodos no trax do paciente; observar o traado eletrocardiogrfico; fazer uma reviso dos dados registrados na papeleta; Observar prescrio mdica e administrar medicamentos soro, sangue e derivados; avaliar as condies neurolgicas do paciente, estado de conscincia, estmulos auditivos dolorosos, presena de reflexo, movimentao voluntria agitao psicomotora; tranqilizar o paciente e notific-lo do local onde se encontra; Controlar de 1/1h: sinais vitais (T, PA, FC, FR); PVC (presso venosa central); lquidos infundidos (soro, sangue); lquidos drenados (diurese, drenagem torcica); balano hdrico; Observar cianose, tipo de respirao, sangramento, condies de curativo. No ps-operatrio imediato (a partir do 1 PO) Aps a extubao, instalar a macronebulizao contnua; manter o paciente em posio de semi- flower, pois melhora a expanso pulmonar; fazer a troca do curativo da inciso cirrgica, locais do dreno torcico e dos cateteres; observar presena de problemas neurolgicos por deslocamento de trombo, diminuio da vascularizao cerebral; prestar cuidados gerais de P.O.

S-ar putea să vă placă și