Sunteți pe pagina 1din 2

Botnica - Hormnios vegetais

O crescimento e o desenvolvimento dos vegetais so controlados por fatores ambientais externos (por exemplo, luz, gua e temperatura) e internos. Os principais fatores internos so os hormnios que, atravs de sinais qumicos, controlam o metabolismo do vegetal. Eles so produzidos em diferentes partes do corpo do vegetal e no em glndulas especficas, como ocorre nos animais. Os hormnios vegetais so tambm chamados de fitormnios. Em geral, atuam em conjunto na regulao do metabolismo vegetal. A seguir veremos os cinco tipos principais: auxinas, citocininas, etileno, cido abscsico egiberilinas.
1. Auxinas (AIA) a) Local de sntese: meristema apical, meristema caulinar, primrdios foliares, folhas jovens e sementes em desenvolvimento. b) Efeitos: Dominncia apical: o pice caulinar produz uma quantidade de auxina que inibe o crescimento das gemas laterais. Quando este podado, as gema laterais se desenvolvem formando novos ramos. Desenvolvimento de razes: a auxina estimula o desenvolvimento de razes adventcias em caules. Desenvolvimento de frutos: a auxina permite, em algumas espcies, a formao de frutos partenocrpicos (produzidos sem fecundao). Atua tambm na transformao do ovrio em fruto aps a fecundao. Desenvolvimento do sistema vascular: a auxina estimula a formao de tecidos vasculares (xilema e floema). c) Transporte: polar, ou seja, do local de produo (pice da plantas) para o local de ao (base da planta). 2. Citocininas a) Local de sntese: principalmente no pice da raiz. b) Efeitos: promovem a diviso celular (o nome vem de citocinese, fase final da diviso celular na qual o citoplasma se divide). Atrasam o envelhecimento das folhas e podem causar a quebra da dominncia apical. c) Transporte: ocorre da raiz para o caule, atravs dos vasos de xilema. 3. Etileno a) Local de sntese: produzido praticamente em todos os tecidos, principalmente naqueles que sofrem algum estresse ou naqueles que esto amadurecendo. b) Efeitos: promove o amadurecimento dos frutos e atua na queda das folhas e flores velhas. c) Transporte: um hormnio gasoso transportado por difuso do local de sntese para o local de ao. 4. cido abscsico (ABA) a) Local de sntese: principalmente em folhas maduras submetidas ao estresse hdrico e nas sementes. b) Efeitos: fechamento dos estmatos em resposta falta de gua e manuteno da dormncia das sementes. c) Transporte: apolar, ocorre das folhas para o resto da planta, atravs do floema, e da raiz para os demais rgos atravs do xilema.

5. Giberilinas (GA) a) Local de sntese: tecido caulinar e sementes em desenvolvimento. b) Efeitos: estimula o crescimento de variedades de plantas ans atravs do alongamento do caule. Quebra da dormncia e germinao das sementes. Estimulao da produo de flores e frutos. c) Transporte: transporte apolar, ou seja, ocorre do pice para a base e tambm ao contrrio, principalmente atravs do floema.

S-ar putea să vă placă și