Sunteți pe pagina 1din 3

A economia mundial aps a Segunda Grande Guerra

Para se entender o contnuo crescimento econmico do capitalismo aps a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), importante a definio de Sistema Monetrio Internacional (SMI), pois foi a partir da criao de um novo SMI, com um novo padro monetrio internacional, o padro ouro-dlar, em julho de 1944, que ocorreu o reflorescimento do comrcio mundial sobre o qual se baseou o crescimento econmico. Um Sistema Monetrio Internacional uma organizao que possui o objetivo de viabilizar as transaes entre pases, estabelecendo regras e convenes que regulem as relaes monetrias e financeiras e no criem entraves ao desenvolvimento mundial. Neste sentido define-se: o ativo (moeda) de reserva internacional, sua forma de controle, sua relao com as diferentes moedas nacionais (o regime cambial), os mecanismos de financiamento e ajustamento dos desequilbrios dos balanos de pagamentos
(1)

, o grau

de liberdade dos capitais privados e a institucionalidade que garantir o funcionamento desse sistema. Atravs de algo comum, a moeda, surge uma maior articulao entre as economias e as trocas so minimamente harmonizadas. O primeiro Sistema Monetrio Internacional, o padro ouro-clssico, vigorou de 1870 a 1914. Nesse perodo, a Inglaterra era a potncia econmica lder. No padro ouroclssico, a responsabilidade para atingir o equilbrio interno e externo da economia era dada ao Banco Central, que deveria preservar a paridade oficial entre as moedas e o ouro. Esse padro continha mecanismos automticos para alcanar o to desejado equilbrio simultneo do balano de pagamentos por todos os pases. No incio do sculo XX, o equilbrio global das foras mundiais comeou a ficar instvel. Instalou-se principalmente entre os pases europeus um clima pouco amistoso. Depois de sucessivas ameaas e rumores de conflitos eclodiu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Com a guerra instalou-se um cenrio que se mostrou incompatvel com os mecanismos automticos do padro ouro e esse enfraqueceu. Em meados da dcada de 20, a Inglaterra tentou voltar ao padro ouro, mas o pas acabou entrando em profunda recesso econmica. Buscando resolver esse problema, as autoridades britnicas instituram o padro cmbio-ouro, mas teve vida efmera e no suportou a grande depresso de 29.

O perodo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial caracterizou-se pela desordem monetria internacional e pela ausncia de um pas hegemnico e existncia de potncias mdias que buscavam a liderana mundial. Nesse perodo o mundo estava em caos. Polticas bilaterais, desvalorizaes cambias competitivas, etc. fizeram com que em plena guerra, os Estados Unidos e a Inglaterra iniciassem negociaes para uma reestruturao econmica (Conferncia do Atlntico de Ajuda Mtua, fevereiro de 1942). Essas negociaes consolidaram-se em Bretton Woods (julho de 1944). Algumas propostas de remodelagem do sistema monetrio internacional surgiram; entre elas destacaram-se as do economista ingls John Maynard Keynes e a de Henry White, secretrio do Tesouro dos EUA. Apesar do "Plano Keynes" ter sido considerado mais ambicioso e incisivo, o que se verificou foi uma imposio quase que total dos Estados Unidos, agora no papel de potncia hegemnica mundial (o pas estava saindo da guerra muito menos afetado que os pases europeus) fazendo prevalecer seu plano. Entre os diversos pontos da discusso de Bretton Woods pode-se destacar dois como principais, pois so eles que iro nortear as finanas internacionais aps a Segunda Guerra Mundial: 1) Qual seria o padro monetrio internacional, ou seja, o que se poderia aceitar como dinheiro ou meio de pagamento internacional e como regular sua quantidade? A soluo encontrada foi a criao do padro ouro-dlar, imposta pelos Estados Unidos; 2) Como conseguir o equilbrio nos intercmbios internacionais? Tambm privilegiando o "Plano White", preconizou-se eliminar todas as restries impostas ao comrcio internacional e sua forma de pagamento, repudiando todas as prticas cambiais discriminatrias. No que tange estabilidade dos tipos de cmbio (expresso em ouro), esse no poderia afastar-se do preo de paridade em mais de 1%. Toda alterao superior deveria obedecer exigncia do equilbrio da balana de pagamento e exigia a consulta prvia se fosse mais que 10%. Um dos pontos incorretos dessa concepo foi criar obrigaes e condies concretas de ajuste para os pases deficitrios e no para os pases superavitrios, sendo assim, os Estados Unidos ficavam completamente salvos de prestar contas de sua poltica econmica. Na conferncia foram criados tambm o Fundo Monetrio Internacional (FMI), o Banco Mundial e o Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (Gatt). O Banco Mundial e o FMI no tiveram papel significativo nas finanas do mundo nos primeiros anos do ps-guerra, vindo a assumir um papel mais ativo no final da dcada de 60.

O padro dlar-ouro esteve associado hegemonia exercida pelos Estados Unidos no mundo capitalista nesse perodo. Foi sobre sua hegemonia que se reconstituiu o mercado mundial e se desenvolveu um intenso processo de internalizao dos capitais privados, liderados pelos norte americanos.

S-ar putea să vă placă și