Sunteți pe pagina 1din 16

CONTRATO SOCIAL, O INCIO DA VIDA DA SOCIEDADE EMPRESRIA LIMITADA.

Sebastio Gonalves David Filho1, Paola Guariso Crepaldi2

RESUMO Neste artigo pretende-se abordar de forma sistmica e didtica a confeco do Contrato Social para registro da sociedade empresria limitada perante a Junta Comercial, institudo pela Lei n 8.934, de 18 de novembro de 1994, regulamentada pelo Decreto n 1.800, de 30 de janeiro de 1996. Uma vez que este tipo jurdico representa mais de 50% do total das constituies nacionais registradas no ano de 2005, conforme levantamento do DNRC - Departamento Nacional de Registro do Comrcio, e 97% do total de sociedades empresrias existentes no Brasil. Devido a sua grande representatividade e aceitao no mercado nacional, este trabalho tem por finalidade detalhar os procedimentos para a correta confeco do Contrato Social que o documento hbil para a criao da Sociedade Empresria Limitada formalizando sua constituio como Pessoa Jurdica aos olhos da Lei e da sociedade civil. Palavras - Chave: Contrato Social. Sociedade Empresria Limitada. Registro Pblico.

ABSTRACT

In This article we intend to address in a systemic and teaching the making of the Social Contract for registration of a limited company before the Board of Trade, established by Law No. 8934 of November 18, 1994, regulated by Decree No. 1800 of January 30 1996. Once this legal type represents more than 50% of all registered national constitutions in 2005, according to a survey of the DNRC - National Registration Department of Commerce, and 97% of existing business companies in Brazil. Due to its high share and acceptance in the domestic market, this study aims to detail the procedures for proper preparation of the Social Contract which is the legal document for the creation of a limited company formalized its constitution as the eyes of the Corporations Law and civil society. Keywords: Contract. Limited company. Public Registry.

Graduando em Cincia Contbeis pelo INESUL Instituto de Ensino Superior de Londrina, e-mail: sgdf@sercomtel.com.br 2 Orientadora, ps graduada em Comrcio Exterior pela PUC/PR Pontifcia Universidade Catlica do Paran.

INTRODUO O Contrato Social o documento hbil para a criao de qualquer tipo de sociedade seja ela simples ou empresria, personificada ou no, o documentos pelo quais os scios assumem direitos e obrigaes. Devido banalizao da confeco deste tipo de contrato, que por muito tempo foi tido como uma das prerrogativas da advocacia, hoje feito quase que exclusivamente por contadores, por ser parte integrante do processo de constituio da Sociedade Empresria Limitada, s vezes confeccionado por administradores e at mesmo por leigos, tornando o instrumento impreciso em determinadas partes da vida da sociedade, em especial quando introduzido em processos judiciais. Esta banalizao visivelmente demonstrada no momento do seu registro perante a Junta Comercial, uma vez que um nmero cada vez maior de processos so devolvidos em exigncia pela m confeco do Contrato Social. Pelo fato da Sociedade Empresria Limitada ser uma das mais importantes formas jurdicas do Pas, criada com o advento da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que instituiu o Novo Cdigo Civil, passou a vigorar na data de 12 de janeiro de 2003 exatamente um ano aps sua publicao no Dirio Oficial de Unio de 11 de janeiro de 2002, e veio dar novas diretrizes e reestruturar a Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada, instituda em 1919 pelo Decreto 3.708. Hentz afirma que desde que foi trazida para o direito ptrio a sociedade por quotas de responsabilidade limitada no teve sucessora a altura. Da sua utilizao, seguramente em 9 de cada 10 empresas existentes (1998, pg. 139). As Sociedades Empresrias Limitada so regidas pelos termos e clusula constantes em seu Contrato Social, formalizado com base no Cdigo Civil em seus artigos n 1.052 ao n 1.087, nas suas omisses ser considerado o artigo n 1.053 do mesmo cdigo para supri-las e ainda no sendo suficiente para suprir integralmente as omisses apresentadas poder optar pela aplicao subsidiria da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976, desde que haja previso expressa no contrato social.

Do Contrato Social e suas Diretrizes

O Cdigo Civil trata do Contrato Social como sendo o documento hbil para que se constitua uma sociedade, devendo ser feito mediante contrato escrito, seja por instrumento particular ou pblico, Para Almeida o Contrato o ato jurdico em virtude do qual duas ou mais pessoas que se obrigam a dar, fazer ou no fazer alguma coisa (2005, p. 13), j Hentz 2

afirma que no sistema brasileiro, a sociedade se constitui basicamente pelo contrato, dizendo o Cdigo Comercial ser esta a forma de constituio (1998, p. 129). Ainda segundo o Cdigo Civil os signatrios tm um prazo de trinta dias para encaminhamento do Contrato Social para registro junto ao rgo competente. Para que possa ter seu arquivamento deferido alguns conceitos bsicos so fundamentais para a correta elaborao deste instrumento de constituio, assim como sua anlise e aprovao pelo rgo de registro pblico, e at mesmo para que possa ser facilmente entendido, j que todo contrato feito para que atenda as exigncias e compreenso de terceiros, estas definies so normatizadas no seu artigo 54, da Lei n 11.785, de 22 de setembro de 2008 e retificada em 02 de outubro de 2008, em consonncia com a Instruo Normativa do Departamento Nacional de Registro do Comrcio n 37, de 24 de abril de 1991 e item 5.2 da Resoluo da Junta Comercial do Estado do Paran n 003, de 25 de novembro de 2009, determina que o contrato dever ser redigido sem rasuras e entrelinhas, em termos claros e com caracteres ostensivos e legveis, cujo tamanho da fonte no poder ser inferior a 12, devendo ser apresentado em trs vias de igual teor e forma, sendo que ao menos uma delas dever ser em via original, impressa em papel de cor branca, tamanho A4, com texto em cor preta, permitida a incluso de negrito em ttulos, nomes e nmero de documentos pessoais de forma a facilitar a localizao e leitura. Sendo expressamente vedado o uso de sombreamento e a utilizao do verso das folhas obedecendo aos padres de indelebilidade e nitidez a fim de permitir sua reprografia, microfilmagem ou digitalizao, j as demais vias podero ser impressas e apresentadas em papel reciclvel e de cor clara, porm o texto dever ser impresso em cor preta.

Elementos obrigatrios do Contrato Social

O Contrato Social assim como qualquer outra modalidade de contrato formado pelos seguintes elementos, Cabealho (ttulo), prembulo, corpo do contrato e fecho, os quais so detalhados a seguir. 3.1 - O CABEALHO parte do contrato onde se pode facilmente identificar a Sociedade, devendo ser repetido de igual forma em todas as folhas na sua parte superior, fazendo constar o ttulo do documento, neste caso CONTRATO SOCIAL, bem como a numerao ordinria de cada folha. Este artifcio foi institudo pelo DNRC Departamento Nacional de Registro do Comrcio a fim evitar o extravio de documentos, assim como para facilitar sua identificao pelos usurios deste documento. 3

3.2 - O PREMBULO a parte do contrato onde se faz constar a qualificao completa dos scios seja ele fsica ou jurdica e de seus representantes legais, se for o caso conforme determina o artigo 997, inciso I do Cdigo Civil. No caso do quadro de scios ser formado por pessoa fsica dever ser citado no texto do prembulo: DESCRIO Nome Civil Nacionalidade DETALHAMENTO Por extenso, idntico a documento de identidade ou da certido de casamento caso haja divergncia das informaes constantes nos dois documentos; Nome do Pas de nascimento, e se naturalizado os dados de sua naturalizao; Se casado: informar o regime de comunho adotado, j que no ato da constituio de sociedade empresria limitada o regime de casamento obrigatrio conforme determina o artigo 977 do Cdigo Civil; Se solteiro: informar a data de nascimento, porm se incluir no texto a expresso MAIOR fica dispensada a meno da data de nascimento, texto definido pelo item 11.1, Resoluo da Junta Comercial do Estado do Paran n 003, de 25 novembro de 2009; Se registrado em conselho regional da atividade exercida, convm mencionar o nmero do seu registro profissional, rgo emissor da Identidade Profissional e Unidade da Federal. Mencionar o nmero de um documento de identificao, seu rgo expedidor e Unidade da Federal, sendo admitido qualquer documentos que contenham foto, tenha sido impresso em imprensa pblica nacional tais como Cdula de Identidade Civil (R.G.), Certificado de Reservista, Cdula de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdncia Social, Carteira Nacional de Habilitao ou Cdula de Registro Nacional de Estrangeiro - RNE. Se menor de 14 anos e no possuir documento de identificao faz-se necessrio citar os dados de sua certido de nascimento, devendo identificar o Cartrio, n. do termo e nmero do livro; Nmero de inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica do Ministrio da Fazenda - CPF/MF, este documento necessrio para qualquer scio pessoa fsica independente de sua capacidade; Do domicilio e residncia completa onde conste o tipo e nome do logradouro, nmero, nome do bairro ou distrito, municpio, Unidade da Federao e CEP, no caso de estrangeiros dados que indiquem seu endereo no exterior em substituio aos aceitos pela legislao brasileira.

Estado civil

Profisso

Identidade

CPF/MF

Endereo

J no caso de possuir em seu quadro Pessoa Jurdica, dever constar: DESCRIO Nome empresarial Nacionalidade Endereo DETALHAMENTO Completo, idntico a Certido Simplifica que dever instruir o processo; Pas onde tem seus atos constitutivos registrados; Endereo completo do domicilio onde conste o tipo e nome do logradouro, nmero, nome do bairro ou distrito, municpio, Unidade da Federao e CEP, se empresa for estabelecida no exterior, dever informar os dados que indiquem seu endereo em substituio aos aceitos 4

Nmero e data do registro

CNPJ Tipo jurdico da sociedade

pela legislao brasileira, assim como a comarca onde tenha foro; Junta Comercial: Nmero e data do registro se sociedade empresria ou firma individual, dever ser citada a qualificao completa dos seus representantes legais e procuradores se houver. Havendo procurador o instrumento com poderes especficos deve ser anexado ao processo; Cartrio: Nmero e data de registro no Cartrio de Ttulos e Documentos da Pessoa Jurdica, se Sociedade Simples, devendo citar o cartrio e local, dever ser citada a qualificao completa dos seus representantes legais e procuradores se houver. Havendo procurador o instrumento com poderes especficos deve ser anexado ao processo; Nmero de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica do Ministrio da Fazenda - CNPJ/MF; Acordo com seu Registro Constitutivo ou alterador.

3.3 - CORPO DO CONTRATO a parte onde sero citadas as clusulas que regero o contrato social. Essas clusulas bsicas definem os aspectos principais que caracterizam a sociedade. (FIUZA, 2003, p. 902), estas clusulas esto relacionadas no artigo 997, incisos de II a VI, e nos artigos 1.052, 1.060, 1.061, 1.062, 1.063 e 1.064, todos do Cdigo Civil, dentre as quais podero ser inseridas clusula facultativas, sendo obrigatrio que cite ao menos as seguintes clusulas: - Nome empresarial (artigo 997, inciso II e artigo 1.158, do Cdigo Civil), dever ser mencionado o nome escolhido pelos scios, o nome empresarial ou nome da empresa, a designao da firma ou denominao adotada por pessoa fsica ou jurdica pela qual se fazem conhecidas no exerccio de suas atividades mercantis (HENTZ, 1998, p. 104), podendo ser do tipo denominao empresarial ou firma social, no podendo conter a pelcula indicativa de seu porte ME Micro Empresa ou EPP Empresa de Pequeno Porte, pelo fato de tal expresso s ser citada nas alteraes posteriores. Sendo de extrema preciso que o nome empresarial escolhido pelos scios antes da elaborao do contrato social seja objeto de consulta perante a Junta Comercial da jurisdio onde se pretende instalar a sociedade, de modo a no ter seu nome rejeitado no ato do arquivamento, uma vez que no poder fazer uso de nome j protegido ou anteriormente registrado. O pedido de busca de nome comercial poder ser facilmente encontrado e preenchido no site da Junta Comercial, em alguns estados este servios no tem custo nenhum ao empresrio. O nome empresarial dever identificar sua natureza jurdica de forma extensa ou abreviada, ou seja, Limitada ou LTDA., pois a denominao social deve tornar conhecida a limitao da responsabilidade dos scios (SZTAJN, 1989, p. 101), caso opte por qualquer 5

um deles e resolva alter-lo posteriormente dever solicitar a alterao de nome empresarial por meio da alterao de contrato social.

Convm lembrar que a denominao do tipo nada tem a ver com a limitao da responsabilidade da sociedade, que responde com todos os seus bens pela obrigao assumida. Essas limitaes de responsabilidade benefcio garantido aos scios que se contrapes a responsabilidade limitada caracterizadora das sociedades de pessoas (SZTAJN, 1989, p. 99)

- Denominao social, deve ser composta por expresso indicativa de seu objeto social, de modo especfico, no se admitindo expresses genricas isoladas, podero ainda ser usados nomes criados ou siglas. Havendo mais de uma atividade, podero ser escolhidas uma ou mais dentre elas, ou seja, se no nome empresarial constar uma determinada atividade, na clusula onde se menciona o objeto social tambm deve constar de forma expressa a atividade indicada no nome empresarial. A regra bsica seria ento "nem tudo que est no objeto precisa estar no nome, mas tudo que est no nome precisa estar no objeto" (PARAN, 2011) , conforme exemplo: - David Comrcio de Calados Ltda. (utilizando o sobrenome do Scio); - S. G. D. Indstria e Comrcio de Calados Ltda. (utilizado sigla) - Segafar Indstria e Comrcio de Calados Ltda. (utilizando um nome criado) - Firma social: A firma social formada pelo nome de um ou mais scios, admitindose o uso da expresso "& Cia" quando for o caso. Ela tambm deve atender ao princpio da veracidade, conforme exemplo: a) David Filho & Cia. Ltda. (neste caso estarmos utilizando o sobrenome do autor e outro scio); b) David Filho & Souza Ltda. (Sobrenome de ambos os scios); c) Irmos David Ltda. (quando os scios so irmos); d) David Filho & Filhos Ltda. (quando a sociedade formada somente por pai e filhos). - Endereo comercial da sede e de filiais (artigo 997, inciso II, do Cdigo Civil), citado de forma clara e completa o endereo da sede e das filiais se houver, fazendo constar o endereo completo onde conste o logradouro, nmero, nome do bairro ou distrito, municpio, Unidade da Federao e CEP, hoje j comum tambm citar o endereo eletrnico; - Objeto social (artigo 997, inciso II, do Cdigo Civil), deve ser claro e preciso, sendo vedada a insero de termos estrangeiros salvo quando no houver termo 6

correspondente em portugus ou os j incorporados a lngua e a escrita nacional, devendo contemplar o gnero e espcie de todas as atividades a serem exercidas pela sociedade, no sero aceitas expresses similares, em geral ou outras atividades no especificadas anteriormente, assim como atividades que vo contra os bons costumes, ordem pblica ou moral, os impossveis, indeterminado ou indeterminveis, ou que sejam considerados atos ilcitos. - Capital social (artigo 997, incisos III e IV, do Cdigo Civil), dever ser expresso em moeda corrente do Pas, podendo compreender qualquer espcie de bens que possam ser suscetvel de avaliao pecuniria, conforme definido claramente por Hentz A soma representativa das contribuies dos scios da-se o nome de Capital Social. Pode ser constitudo em dinheiro ou em bens (1998, p. 145). Os bens devero ser livres e desembaraados de quaisquer nus ou alienao fiduciria, j no caso de integralizao por bens imveis em condomnio ser necessria a anuncia dos demais condminos, j no caso de subscritor com o estado civil de casado independente do regime de comunho ser necessria a anuncia do cnjuge. De acordo com Hentz o capital constitui o patrimnio inicial da sociedade empresria. O capital social no se confunde com o patrimnio social, e alem disso garantia de terceiro, representado uma segurana para os credores da sociedade (1998, p. 147). O capital social dever ser indicado de forma numrica e por extenso, devendo ainda mencionar o total das quotas, que poder ter valor desigual, no cabendo a indicao de valor de quota inferior a um centavo de Real, CARVALHO apud ALMEIDA afirma que A desigualdade do valor das quotas compensada, em regra, pela desigualdade na participao dos lucros e perdas (1989, p. 32). Nesta clusula dever ainda mencionar a participao de cada scio no capital social, devendo declarar a forma e prazo da integralizao do capital social, em se tratando de capital a ser integralizado por bem imvel indicar a data que o mesmo ser totalmente transferido a sociedade, ainda indicar de forma completa sua descrio e identificao, sua reas, os dados relativos a sua titulao, nmero da matrcula junto ao cartrio de imveis e autorizao do cnjuge no instrumento pactual com referencia pertinente, salvo de o regime de bens for o de separao absoluta de bens, se o imvel for de titularidade de menor sua integralizao depender de autorizao judicial, no caso de integralizao por veculos dever descrever suas caractersticas constante no Certificado de Registro e Licenciamento de Veculo e o valor atribudo, no sendo necessria a apresentao de laudo de avaliao que comprove os valores dos bens declarados na integralizao de capital social. 7

Caso participe da sociedade scio menor de 18 anos, desde que no emancipado, o capital social dever ser totalmente integralizado. - Responsabilidade dos scios (artigo 1.052, do Cdigo Civil), neste tipo de sociedade, a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social. - Prazo de durao da sociedade (artigo 997, inciso II, do Cdigo Civil), a sociedade poder tem prazo de durao determinado ou indeterminado devendo ser relatados em clusula especificada, no caso de prazo de durao determinado mencionar seu inicio e fim. - Administrao (artigo 997, inciso VI, artigos 1.060, 1.061, 1.062, 1.063 e 1.064 do Cdigo Civil), o administrador da sociedade a figura central da empresa, a pessoa que se encontra na posio de chefe, na sociedade limitada todos tem condies de administrar ou gerir os negcios. Assim, um ou mais scios podem ser designados como administradores (ALMEIDA, 2005, p. 145). A administrao da sociedade incumbida s pessoas naturais podendo ser por uma ou mais pessoas, devendo ser designada em contrato social ou em ato separado, onde dever conter a qualificao completa e a clusula de desimpedimento na forma que determina o artigo 1.011, do Cdigo Civil, podendo ainda a sociedade ser administrada por scio ou por terceiros, neste caso ser intitulado de administrador-no scio. - Administrador no scio, um terceiro no incluso no quadro de scios, que poder administrar a sociedade, desde que haja clusula permissiva no contrato social. Sendo ela administrada por terceiros sua aprovao depender da unanimidade dos scios enquanto o capital no estiver totalmente integralizado, e de no mnimo dois teros aps sua integralizao. Sendo o mesmo investido no cargo no ato da assinatura do prprio instrumento, no sendo necessria sua assinatura no termo de posse do livro ata. - Impedimento para ser administrador, no poder ser administrador de sociedade empresaria limitada a pessoa que se enquadre em qualquer uma das seguintes hipteses: Condenadas por pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos pblicos, ou por crime falimentar e de prevaricao, peita ou suborno, concusso, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional contra as normas de defesa da concorrncia, contra relao de consumo, contra a f pblica e a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenao; Impedidas por normas constitucionais ou por lei especial, os estrangeiros sem visto permanente, as Pessoas Jurdicas, o Cnsul, no seu distrito, salvo o no remunerado, o 8

funcionrio pblico de qualquer esfera, devendo observar as respectivas legislaes pertinentes a cada um deles, o Chefe do poder Executivo, federal, estadual ou municipal, ou ainda o Magistrado, os Membros do Ministrio Pblico da Unio, que compreende o Ministrio Publico federal, do trabalho, Militar do distrito federal e territrios ou os Membros do Ministrio Publico dos estados, conforme a Constituio respectiva, os falidos enquanto no for legalmente habilitado, os leiloeiros, as absolutamente incapazes e as relativamente incapazes, e os ndios por leis especial. - Cesso de quotas (artigo 1.003 e 1.056, do Cdigo Civil), dever ser mencionado no contrato social a forma de cesso de quotas prevendo uma possvel cesso de quotas seja ela parcial ou total, assim como dispor da indivisibilidade das quotas em relao a sociedade, salvo para efeitos de transferncias no caso de condomnios de quotas. - Falecimento/interdio de scios (artigo 1.028 e 1.031, do Cdigo Civil), dever mencionar no contrato quais os procedimentos sero adotados pela empresa no caso de haver falecimento ou interdio de um ou mais scios, inclusive a forma da devoluo das quotas aos herdeiros caso os mesmos no interessem em permanecer na sociedade. Conveniente lembrar que perante, nosso direito, a morte de um dos scios no acarreta, por si s, a dissoluo da sociedade, se foi no contrato social prevista a continuao com os herdeiros. (ALMEIDA, 2005, p. 135) - Data de encerramento do exerccio social (artigo 1.065, 1.078 e 1.078, pargrafo 1, do Cdigo Civil), dever ser indicada a data de encerramento do exerccio social, quando no coincidir com o ano civil (31/12/XXXX), para a elaborao das demonstraes contbeis e a referencia ao julgamento das contas no primeiro quadrimestre seguinte ao trmino do exerccio social pelos scios, e a colocao destes documentos disposio dos scios no administradores, at trinta dias antes da reunio ou da assemblia de scios. - Participao dos scios nos lucros e perdas (artigo 997, inciso VII, do Cdigo Civil), por se tratar de uma empresa onde os scios legalmente devem responder por seu percentual do capital social, tanto nos lucros como nos prejuzos, no permitido ao scio sua excluso de tal responsabilidade. - Clusula de desimpedimento do administrador (artigo 1.011, do Cdigo Civil), dever preferencialmente fazer constar do contrato social, em clusula especifica, que o administrador declara, sob as penas da lei, que no est impedido, por lei especial, e nem por condenao, que se encontre sob os efeitos de condenao que proba de exercer a administrao da sociedade empresria.

- Clusula facultativas, fica a critrio dos scios a incluso de clusula facultativas, desde que ests no entrem em coliso direta ou indireta com as demais clusulas tidas como obrigatrias citadas anteriormente. - Foro (artigo 53, inciso III, letra E, do Decreto 1.800/96), dever ser indicado um foro para o exerccio e cumprimento dos direitos e obrigaes que resultem do contrato, podendo ser outro diferente de onde se encontra instalada a sede da empresa.

3.4 - FECHO DO CONTRATO

a parte do encerramento do contrato social, sendo formado pelos seguintes: - Local e data, mencionar o local onde est sendo celebrado o contrato, indicando ainda a data das assinaturas com dia, ms e ano. - Assinaturas do contrato, todos os scios e seus representantes legais devero assinar e rubricar o contrato, no obrigatrio as assinaturas de testemunhas, porm uma vez citadas no fecho do contrato as mesmas devero tambm opor suas assinaturas e rubricas, nos termos do inciso I, artigo 1 da Lei 8.934/94). - Visto do advogado (artigo 1, pargrafo 2, da Lei n. 8.906/94 e artigo 6, pargrafo nico da Lei 9.841/99), o contrato social dever ser vistado por advogado, devendo indicar seu nome por extenso e nmero do seu registro junto seccional da ordem dos advogados do Brasil. O visto do advogado, ser dispensado no caso da sociedade, apresentar juntamente com o contrato social sua declarao de enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte nos termos da Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006. Exemplo: Declara, sob as penas da Lei, que se enquadra na condio de MICROEMPRESA, nos termos da Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006.

Capacidade para ser Scio:

Algumas particularidades devem ser observadas para ser scio de sociedade empresria limitada, desde que no haja impedimento legal:

- Scios maiores de 18 anos: Os brasileiros ou estrangeiros desde que tenham plena capacidade mental para a administrao de seus bens e de sua prpria pessoa, a capacidade 10

de fato a aptido que tem o individuo de exercitar, por si, os direitos lhe atribudos. (ALMEIDA, 2005, p. 6) - Scio menor emancipado: A emancipao ser concedida desde que seja maior de 16 anos, concedida pelos pais, ou de um deles na falta do outro, pela sentena de juiz de direito, pelo casamento civil, pelo exerccio de funes pblicas efetivas, em sendo servidos que ocupe cargos junto administrao seja ela municipal, estadual ou federal, desde que direta em suas autarquias e fundaes, seja pela colao de grau em curso de ensino superior, ou pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, de que, em funo deles, o menor com 16 anos completo, tenha economia prpria. Nos casos de emancipao por concesso dos pais ou por medida judicial, dever ser inscrito no Registro Civil das Pessoas Naturais onde conste o acento de sua certido de nascimento, e necessrio seu arquivamento tambm na Junta Comercial em separada antes do registro do ato. Sendo obrigatrio citar no prembulo do contrato social a qualificao do scio e os dados do documento de emancipao, onde far contar a sua forma, o nome do cartrio, localizao, nmero do termo, livro e folhas. - Scio representado: Caso o scio seja menor de 16 anos dever ser representado por pai, me, tutor ou curador, e ser citado no texto o termo REPRESENTADO POR, no podendo o scio enquadrado nesta situao assinar o contrato, no pode ser empossado como administrador, nem to pouco utilizar seu nome para confeccionar o nome a sociedade por ser considerado absolutamente incapaz perante a legislao, devendo seu representante ser devidamente qualificado no prembulo do contrato, se enquadram nesta situao os menores de 16 anos, os que por enfermidade ou deficincia mental, no tenham condies de discernimento para a prtica desses atos e os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade, ainda se enquadram como representada as pessoas jurdicas nacionais ou estrangeiras. - Scio assistido: Por ser considerado pela lei como relativamente incapaz para os atos jurdicos, o scio maior de 16 anos e menor de 18 anos dever ser assistido por pai, me, tutor ou curador; tambm se enquadram como assistido os prdigos e os acometidos de enfermidades ou deficincias mentais, desde que no tenham condies de discernimento para os atos da vida civil, os brios eventuais e os viciados em txicos, os excepcionais sem completo desenvolvimento mental e os ndios conforme artigo 4, pargrafo nico do Cdigo Civil, desta forma fazendo com que conste no prembulo o termo ASSISTIDO POR, podendo assinar o contrato social, mas no poder ser administrador ou dar nome sociedade. 11

- Scio analfabeto: Se scio pessoa fsica analfabeto dever ser representado por procurador legalmente habilitado por instrumento pblico de procurao com poderes especficos devidamente qualificados no prembulo do ato. - Scio estrangeiro: Scios pessoas fsicas de origem estrangeira, caso resida no pas de dever ser portador de Registro Nacional de Estrangeiro RNE regulado pelo Ministrio da Justia e expedido pelo Departamento de Policia Federal, este registro poder ser temporrio ou permanente, caso o registro seja permanente o scio ter os mesmo direitos de um brasileiro, caso seja temporrio o mesmo no poder ser administrador. Independente de scio pessoa fsica ser brasileiro ou estrangeiro e residir fora do Pas dever ser representado por procurador devidamente constitudo mediante outorga de mandato, inclusive para representao em juzo ou fora dele, com condies de dar cincia, receber citaes e intimaes conforme artigo 19, da Lei n. 6.404/79 e Instruo Normativa do Departamento Nacional de Registro do Comrcio n. 76, de 28 de dezembro de 1998. Sendo o scio residente no exterior e outorga poderes a terceiros a procurao dever ser consulorizada em embaixada ou no consulado no Brasil e traduzido por tradutor juramentado com registro na Junta Comercial conforme determinado pela Lei n 6.015, de 31 de dezembro de 1973 e Instruo Normativa do Departamento Nacional de Registro do Comrcio n. 76/1998, devendo a mesma instruir o processo de registro, caso seja de natureza francesa, face ao acordo bilateral firmado entre os dois pases a consulorizao dispensada.

Impedimento para ser Scio

Antes de formalizao o contrato social, dever ser observada e levantada vida regressa dos scios, pois no podero ingressar no quadro de scios e administradores de sociedade empresaria limitada a pessoa impedida por normas constitucionais ou por lei especial, ou ainda os cnjuges casados em regime de comunho universal de bens ou de separao obrigatria, sendo scios entre si, ou com terceiros, conforme prev o Cdigo Civil em seu artigo 977, devendo ainda ser observado o anexo Instruo Normativa do Departamento Nacional de Registro do Comrcio n. 76/1998.

Se o casamento sob o regime de comunho de bens, no h vantagens na sociedade, quer relativamente aos cnjuges, que relativamente aos credores. Quanto aos primeiros, porque os lucros dos negcios seriam em comuns, houvesse ou no a sociedade. Quanto aos segundos,

12

por que suas garantias no melhorariam (ALMEIDA apud DE PLACIDO E SANTOS, 2005, p. 57).

Do Registro Pblico Junta Comercial

Aps devidamente elaborado o Contrato Social dever ser encaminhando juntamente com os documentos relacionados no quadro abaixo para registro perante a Junta Comercial, instituda pelo Decreto n 1.800, de 30 de janeiro de 1996, onde fez-se constar que cada Unidade da Federao ter uma unidade da Junta Comercial, que ter sede na capital, tendo como jurisdio na rea da circunscrio territorial respectiva, devendo ser subordinada, administrativamente, ao governo de sua unidade federativa, e, tecnicamente, ao Departamento Nacional de Registro do Comrcio - DNRC, podendo seus servios ser descentralizado da capital mediante convnios com rgos da administrao direta, autarquias e fundaes pblicas e entidades privadas sem fins lucrativos, no caso de Londrina a Junta Comercial tem convenio com o Sindicado dos Contabilistas de Londrina Sincolon.

As juntas comercias so rgos integrantes da administrao estadual que desempenha uma funo de natureza federal. Tem ainda as atribuies de proceder ao assentamento dos usos e prticas mercantis, habilitar tradutores pblicos e interpretes comerciais, efetuar registro de corretores e leiloeiros, dentre outros (art. 7 do Decreto n. 1800/96. Funcionam como um tribunal administrativo, pois exerce precisamente todos os documentos levados a registro. No exercem funo jurisdicional, ficando limitado o exame ao aspecto formal dos atos e documentos, escapando a sua competncia a soluo de problemas inerentes ao direito pessoal dos que participam tais atos, o que de competncia prpria do Poder Judicirio (HENTZ, 1998, p. 117)

Dos Documentos que Acompanham o Contrato Social

DOCUMENTAO Requerimento (Capa de Processo) com assinatura do administrador ou procurador; Contrato social, assinado pelos scios ou seus procuradores; Original ou cpia autenticada de procurao particular ou pblica, com poderes especficos; Cpia autenticada do documento de identificao dos scios, administrares e procuradores se houver.

N. DE VIAS 1 3 1 1

13

Ficha de Cadastro Nacional - FCN fls. 1 e 2. Quando houver participao societria de: a) sociedade estrangeira: Prova de existncia legal da empresa e da legitimidade de sua representao (representante legal ou procurador); Certido de inteiro teor do contrato ou do estatuto; Procurao estabelecendo representante no Brasil com poderes para receber citao; Traduo dos referidos atos, por tradutor matriculado em qualquer Junta Comercial; b) pessoa fsica residente e domiciliada no exterior: Procurao estabelecendo representante no Pas, com poderes para receber citao; Traduo da procurao por tradutor matriculado em qualquer Junta Comercial, caso passada em idioma estrangeiro; Procurao estabelecendo representante no Pas, com poderes para receber citao; Traduo da procurao por tradutor matriculado em qualquer Junta Comercial, caso passada em idioma estrangeiro; c) empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao pblica: Exemplar da folha do Dirio Oficial da Unio, do Estado, do Distrito Federal ou do municpio que contiver o ato de autorizao legislativa; ou citao, no contrato social, da natureza, nmero e data do ato de autorizao legislativa bem como do nome, data e folha do jornal em que foi publicada. Comprovantes de pagamento: a) Guia de Recolhimento/Junta Comercial: R$ 50,00; b) DARF Documento de Arrecadao da Receita Federal (cdigo 6621): R$ 21,00. CONSIDERES FINAIS

1 1

Embora o Contrato social seja um dos documentos mais importantes no processo de constituio de uma Sociedade, ele ainda para muitos um documentos que utilizado unicamente para abrir uma empresa, para solicitar um emprstimo junto instituio financeira ou para fazer parte de cadastros. So destes pensamentos que tem origem a banalizao deste documento to importante. Muito se engana que tem esta mentalidade, pois este instrumento a base legal da sociedade, ele dita as normas, assim como os direitos e obrigaes dos scios, assim como afirma Hentz que o ato constitutivo d origem a sociedade e lhe impe a personalidade jurdica (1998. p 143). Sendo o Contrato Social o primeiro dos passos necessrios para sua constituio, porm para que possa de fato exercer suas atividades ainda ter de inscrever-se no CNPJ Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica do Ministrio da Fazenda, no CMC Cadastro Municipal de Contribuinte seguindo as normas estabelecidas pela Prefeitura Municipal na finalidade de obter alvar de licena, assim como a inscrio perante a Secretaria da Fazenda do Estado para obteno da Inscrio Estadual, se suas atividades assim necessitar, j que este cadastro necessrio para exerccio das atividades do comrcio. Ainda dever ser registrada junto ao rgo de conselho de classe, tais como clinica veterinria, clinica mdica,

14

imobilirias, construtoras entre outras atividades que dependam deste tipo de registro para execuo de suas atividades. Este artigo tentou passar de forma clara e didtica a importncia do Contrato Social na vida da empresa, assim como esmiuou todas as clusulas e normas necessrias para a perfeita confeco e arquivamento deste instrumento junto ao registro publico das empresas mercantis e afins.

REFERNCIAS

ALMEIDA, Amador Paes de. Manual das sociedades comerciais: Direito de empresa. So Paulo: Saraiva, 2005. BRASIL. Decreto n 1.800, de 30 de janeiro de 1996. Regulamenta a Lei n 8.934, de 18 de novembro de 1994, que dispe sobre o Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins e d outras providncias. Disponvel em <http://www.dnrc.gov.br/Legislacao/decreto/dec1800.htm>. Acesso em 20 de abr. 2011. BRASIL. Decreto no 3.708, de 10 de janeiro de 1919. Regula a constituio de sociedades por quotas, de responsabilidade limitada. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Historicos/DPL/DPL3708.htm>. Acesso em 15 maio 2011. BRASIL. Instruo Normativa DNRC n 37, de 24 de abril de 1991. Institui modelo de contrato simplificado com clusulas padronizadas para facilitar a constituio de sociedades por cotas de responsabilidade limitada. Disponvel em <http://www.dnrc.gov.br/Legislacao/normativa/in37.htm>. Acesso em 02 maio 2011. BRASIL. Instruo Normativa n 76, de 28 de dezembro de 1998. Dispe sobre o arquivamento de atos de empresas mercantis ou de cooperativas em que participem estrangeiros residentes e domiciliados no Brasil, pessoas fsicas, brasileiras ou estrangeiras, residentes e domiciliadas no exterior e pessoas jurdicas com sede no exterior. Disponvel em <http://www.dnrc.gov.br/>. Acesso em 02 de maio de 2011. BRASIL. Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Cdigo Civil. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2002/L10406.htm>. Acesso em 10 abr. 2011. BRASIL. Lei n 11.785, de 22 de setembro de 2008. Altera o 3o do artigo 54 da Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990 Cdigo de Defesa do Consumidor CDC, para definir tamanho mnimo da fonte em contratos de adeso. Disponvel em

15

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11785.htm>. Acesso em 13 de abr. 2011. BRASIL. Lei n 6.015, de 31 de dezembro de 1973. Dispe sobre os registros pblicos, e d outras providncias. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L6015.htm>. Acesso em 07 de maio de 2011. BRASIL. Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispe sobre as Sociedades por Aes. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6404consol.htm>. Acesso em 18 abr. 2011 BRASIL. Lei n 8.906, de 4 de julho de 1994. Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8906.htm>. Acesso em 16 de abr. 2011. BRASIL. Lei n 8.934, de 18 de novembro de 1994. Dispe sobre o Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins e d outras providncias. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8934.htm>. Acesso em 19 de abr. 2011 FIUZA, Ricardo el al. Novo cdigo civil comentado. So Paulo: Saraiva, 2002. GODOY, Wolney da Rocha. Cesso de cotas sociais na Sociedade Limitada: Procedimento atual, face ao Novo Cdigo Civil. Disponvel em <http://www.blindagemfiscal.com.br/comercial/cotas_sociaia_cessao.htm>. Acesso em 15 maio 2011. GSCHWENDTNER, Loacir. A sociedade Limitada no Novo Cdigo Civil. Portal Direito em debate. Disponvel em <http://direitoemdebate.net/index.php/direito-comercial/218-asociedade-limitada-no-novo-codigo-civil>. Acesso em 15 abr. 2011. HENTZ, Luiz Antonio Soares. Direito empresarial: doutrina jurisprudncia. Leme: Direito, 1998. PARAN. Resoluo 003-2009 de 25 de novembro de 2009. Registro de atos mercantis, uniformizao de procedimentos na anlise de processos. Disponvel em <https://www.juntacomercial.pr.gov.br/arquivos/File/JUCEPAR_RESOLUCAO_PLENARIA _N0003_2009_25_11_2009_2.pdf>. Acesso em 15 abr. 2011. POLINI, Antonio S. O novo cdigo civil e as sociedades empresrias. Disponvel em <http://www.widesoft.com.br/users/fp/Artigo_NOVOCODIGOCIVILSOCIEDADES.htm>. Acesso em 12 maio 2011. SZTAJN, Rachel. Contrato de sociedade e formas societrias. So Paulo: Saraiva, 1989.

16

S-ar putea să vă placă și