Sunteți pe pagina 1din 3

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Prova de portugus 5 ano, com diferentes gneros textuais


Por que criana no pode trabalhar? Criana no pode trabalhar por um motivo simples: porque ela est muito ocupada sendo criana. Ser criana ter a liberdade de fazer uma poro de coisas: ir escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianas. Ser criana ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo. Quando uma criana trabalha, no sobra tempo para brincar e estudar. As crianas que trabalham, em vez de papel e lpis, usam enxadas e ps. Em vez de conviver com outras crianas na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixes e nas ruas. O ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente) diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos proibido trabalhar. Mas estar escrito na lei no suficiente. preciso que os governos, as famlias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianas que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famlias a acolh-las com dignidade e carinho. O trecho do texto acima que refora a ideia expressa no cartaz abaixo ( )O ECA diz com todas as letras (...). ( ) abaixo dos 16 anos proibido trabalhar. ( )Mas estar escrito na lei no suficiente. ( ) preciso que os governos, as famlias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar (...). O Homem e a galinha Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras. Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher: Olha o ovo que a galinha botou. A mulher ficou contente: Vamos ficar ricos! E a mulher comeou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava po de l, dava at sorvete. E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse: Pra que este luxo todo com a galinha? Nunca vi galinha comer po de l Muito menos sorvete! Vai que a mulher falou: , mas esta diferente. Ela bota ovos de ouro! O marido no quis conversa: Acaba com isso, mulher. Galinha come farelo. A a mulher disse: E se ela no botar mais ovos de ouro? Bota sim! o marido respondeu. A mulher todos os dias dava farelo galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
MATTAR, Helio. In: Folha de S. Paulo (Folhinha), 02/03/2002.

Farelo est muito caro, mulher, um dinheiro! A galinha pode muito bem comer milho. E se ela no botar mais ovos de ouro? Bota sim respondeu o marido. A a mulher comeou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse: Pra que este luxo de dar milho pra galinha? Ela que cate o de-comer no quintal! E se ela no botar mais ovos de ouro? Bota sim o marido falou. E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Um dia a galinha encontrou o porto aberto. Foi embora e no voltou mais. Dizem, eu no sei, que ela agora est numa boa casa onde tratam dela a po de l. No trecho Dizem, eu no sei, que ela agora est numa boa casa onde tratam dela a po de l, a expresso sublinhada significa que a galinha est ( )sendo bem tratada. ( )catando comida no quintal. ( )voltando a comer farelo. ( )se sentindo abandonada.
ROCHA, Ruth. Enquanto o Mundo Pega Fogo, 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 14-19.

A ( ( ( (

leitura da sequncia dos quadrinhos indica ao leitor que a personagem Magali )viu a pizza cair no cho. )quer saber onde est a pizza. )viu a Mnica comer a pizza. )comeu o pedao de pizza da Mnica. O incio da Terra e da vida Voc conhece a histria de sua famlia? Onde e como viveram seus pais, avs e bisavs? E a histria da humanidade? Voc sabe quando comeou? E o planeta Terra, nossa casa comum, quando surgiu? Nosso planeta teve origem h mais ou menos 4,5 bilhes de anos. velho, no? Para ns, difcil imaginar um tempo to longo. No incio, a Terra era uma imensa massa incandescente, ou seja, em brasa, que se formou a partir do mesmo material que deu origem ao Sol e aos demais planetas do Sistema Solar. No decorrer de milhes de anos, essa massa foi esfriando e foram se formando os elementos que existem hoje em nosso planeta: o ar, a gua, as rochas, o solo, as plantas, os animais e o ser humano.

A vida surgiu h mais ou menos 3,5 bilhes de anos portanto, um bilho de anos aps o incio da formao da Terra. Acredita-se que surgiu na gua, sob a forma de seres bem simples. Com o tempo, eles foram se tornando complexos e deram origem s plantas e aos animais. Mais tarde, a vida fixou-se sobre a terra firme e no ar. fantstica a marcha do surgimento de diferentes formas de vida sobre a Terra: micro-organismos, plantas, peixes, rpteis, aves, mamferos. Voc sabe quando surgiram os primeiros seres humanos sobre a Terra? H aproximadamente 3 milhes de anos. Parece muito, mas no , se considerarmos que a vida no planeta tem mais de 3 bilhes de anos. Ao longo do tempo, os seres sofreram transformaes, dando origem a vrias espcies. Esse processo chama-se evoluo. A vida humana descende, por evoluo, daqueles primeiros seres vivos microscpicos. De acordo com o texto, os seres vivos sofreram vrias transformaes, dando origem s vrias espcies, num processo que se chama ( )Histria da humanidade. ( )Formao do planeta. ( )Vida humana. ( )Evoluo. Havia um trabalho a ser feito, e Todo o Mundo achou que Algum o faria. Qualquer Um poderia t-lo feito, mas Ningum o fez. No final, Todo o Mundo culpou Algum porque Ningum fez o que Qualquer Um poderia ter feito. Qual das alternativas abaixo melhor serviria como ttulo para o texto acima? ( )Fbula da preguia. ( )Jogo do empurra-empurra. ( )Responsabilidade. ( )Deixe como est para ver como fica.
Coleo De Mos Dadas, Editora Scipione.

Read more:http://paraisodosprofessores.blogspot.com/2011/07/varios-textospara-copiar-colar-e.html#ixzz1Ss6TU2Op

S-ar putea să vă placă și