Sunteți pe pagina 1din 54

Copyright 2011 by Farley Rocha de Souza Todos os direitos reservados Mariposas ao Redor poesia 1 edio agosto de 2011 Espera

a Feliz-MG Brasil (bookblog: www.mariposasaoredor.blogspot.com) Projeto Grfico: Fernanda Rocha Reviso: Paulo Faria Capa: Tonho Oliveira (6vqcoisa.blogspot.com) Prefcio: Luiz Fernando Priamo Agitador cultural e poeta. Autor do livro Involuntrio e editor do blog otarioinvoluntario.blogspot.com Apresentao: Nicole Rodrigues Tradutora e poeta. Autora do livro As Coisas Desse Mundo e editora do blog heterocefalando.blogspot.com *** Esta obra foi composta no formato virtual bookblog e hospedada ao site Blogger.com, do grupo Google. Tipologia Garamond e recursos grficos fornecidos integralmente pelo suporte. Tambm disponvel para download em verso PDF por Mediafire.com.

______________________________________________________________________

POESIA

Mariposas ao Redor Farley Rocha

Agosto

Prefcio

Poesia voadora Passaporte garantido, a viagem em asas de mariposa se desenrola fcil. Parar no preciso, afinal, o movimento cerebral exige pouco das pernas. Caminhar serras, passar neblina, fazer de tudo em um momento. Leio. Recebi a amizade de Farley, que feita de tempo e espao, sem necessitar equao. No longe nossas cidades, juizdefora/esperafeliz, moram sobre um smbolo: Minas Gerais, e a est a resposta da charada de Mariposas ao Redor. Quem precisa ir para longe de si mesmo para dar a volta ao mundo? Dentro batem as asas. Conheci o poeta pelo oceano www, mas ao contrrio do que propem as amizades de raspo da rede, segue o contato iniciado e infinito de letras, recados e comentrios. Assim Mariposas caiu sobre meus olhos, sem o desespero ou a agonia de se esconder em poesia, sem a inteno de tratar o mundo em versos. Simples. Um rock ao violo, os passos no morro para bater no vento do pico, uma mistura de baio e i i i no rdio s cinco da manh, a garrafa que seca antes dos olhos, isso mariposa que bate asa e foge do exagero. Na lapidao de anos, Farley tratou de miudar seus versos. No que pequeno tenha a ver com tamanho ou qualidade. Falo de detalhes que no passam pelo papel em branco. Detalhes selecionados que fazem as miudezas ganharem espao. O ardido dos olhos que finalmente fecham mostra que a viagem para dentro no feita de convites, mas sim de orientao. Saber ver no saber enxergar, os signos dizem muito mais. Poesia de interior, poesia de acampamento, poesia do copo e da brasa, poesia. Mariposas nos erguem no voo para que no tempo certeiro possamos cair, sem machucar, na real. Salve Farley!
Luiz Fernando Priamo otarioinvoluntario.blogspot.com

Apresentao

Mariposas ao redor De Minas ao espao. Nas ruazinhas de pedras antigas, nas escadinhas da antiga igreja ou pousadas ao cho. Elas saltam das montanhas revelando seres no profundo verde dos campos. Mariposas ruivas, raivosas, de rua, de relva... flores negras que desabrocham ao entardecer. Quarenta e quatro mariposas voando raso provocantes e convidativas. Lembro de ter perdido o flego tentando seguir o rastro delas. Tentando descobrir para e at onde elas iriam. (Onde estar o mapa?) Tentando desvendar porque os belos versos desenhados por elas no ar parecem sempre terminar em curvas. Cheguei to perto! A ponto de sentir o hlito. Um hlito de carinho, como bem disse o poeta. E diga-se de passagem, as mariposas so estrelas ou satlites imaginrios na pele do universo, tatuagens. Mas por no mais poder segui-las, na noite to noite quanto o escuro reluzente em passos, tratei de deix-las partir. E elas se foram. No de mim, mas dos meus olhos. Bon Voyage!
Nicole Rodrigues heterocefalando.blogspot.com

de repente num relance somos um mesmo ser olhando (...) pelo tempo de um relmpago somos dois seres se entreolhando
(Chacal)

[poemas escritos no incio dos anos 00]

Na crista da onda Quando luzes flutuantes de qualquer semana passada em meus presentes instantes so (ou quase) reveladas fao delas combustvel bebida de alm-matria que me faz do sangue diesel e do suor vapor de um maquinrio constante. Da ponho-me a caminhar pginas por veredas pseudo-intelectuais borrando palavras ao lu e ao vento imaginando paisagens de pensamentos que envolvem e sugerem um sentimento puro e (talvez) fiel. Assim sigo com minhas bagagens minhas vestes e uma multido de ideais buscando na crista de cada onda uma soberana forma de buscas pseudo-imortais. Se no, ao menos aqui estou pisando pelas pegadas do rock e do samba misturando desafinado o clssico e a fama como os outros que no se vestem com mscaras pseudosanas.

Incgnita Qual seria o caminho entre relvas e ruivas, raivas e ruas? O caminho que poderia trazer-me um hlito de carinho, levar-me a um timo de satisfao ou simplesmente me mostrar uma verdade que no queira ser absoluta? A quem ouvir? Em que acreditar? Onde estar o mapa?

Ternura de passarinho Quem me dera conhecer a linguagem dos pssaros, saber chegar onde as andorinhas para pairar solene em pr-do-sol de maio. Quem me dera saber assistir de breve o amanhecer dos pombos, povoar os cus em tardes rubras de outono, mergulhar rasante como nenhuma mquina pode copiar. Quem me dera sobrevoar por vales distantes aonde o discurso nico seja o canto de uma guia rara, solitria.

Utopia Prefiro a liberdade como a bala entre o alvo e a arma, como a palavra entre o pensamento e a fala, como o sonho entre o sono e o despertar. Prefiro a liberdade como Bandeira abolindo a priso do verso, como estrela cadente cortando o universo, como o xtase entre o despir e o gozar.

Miragens para o futuro Meu passado relido a cntaros enquanto em minha forma atual de sentir finjo olhar com nitidez o ngulo.

Momentos em verso acstica Saber tocar a vida como se toca gaita, flauta, um som qualquer. Pelas avenidas imaginar baladas, ouvir pelas esquinas a msica passar como fanfarra. Imaginar o toque doce do sopro do vento nas janelas. E por assim dizer, at os casares soariam sonoros.

Surrealismo I rvore, uma sombra refletida pelo sol da manh ao acordar. A alquimia do ar pairando no respirar de algum que retorna sem ter sado do lugar.

vozes verdades

ocultas, ocultas:

hera que esconde no poro muro acima a formiga falante e suas mentiras absurdas

Crebro, pensamentos fluviais Fluvial. Noturno quando penso nos rios tensos e temo quando me desaguar o fluvial no mar.

O baralho Na sorte o momento do acerto, o dois de paus numa canastra, o rei de copas sobre a dama, o naipe oculto num piscar, o blefe pra salvar a mo. Na jogada apenas uma carta e esta no um s de espadas! Na mesa, a grana. S que desta vez no h trunfos na manga.

Aprendizagem Se um dia um no prevalece na imensido de qualquer vontade, um no porradeiro que arrebenta quadros e vidraas de qualquer sala de estar tranquila, entre o gesto e o murro teso da navalha reveler a sobriedade sobre o dia: a eternidade de qualquer sim no se mede com o disparate de qualquer no. A nobreza da revanche pressupe o revidar calmo, passivo, contnuo... conquistando o que no foi no ato concedido, ou aps, perdido.

Etreo A essas horas h o vcuo da rua, o tom pastel dos postes, invisveis sinais de que tudo est normal. Fora o vento-sopro de cu quente-escuro, resta o cho-e-rudo dos meus passos-desequilbrio sobre ele. Eu, a rua e os postes, a essas horas, somos como substncias de um vago sonho.

VIDAS INCANDESCENTES BLUES BAND Nas ruazinhas de pedras antigas caladas, nas escadinhas da antiga igreja de So Sebastio, nas garrafas vazias de euforias instantneas, nas cinzas de cigarro pousadas ao cho. A poesia das noitadas feita de saga, lendas e risadas, em meio cantilena da boemia encantada misturada inocncia, o som das guitarras imaginrias, farto rito autntico em palmas, ritmo de sentimento pleno, cabelos longos, tnis sujos, dias blue jeans. Iluminando ideias pelas esquinas e rodopiando sextas a sbados que vivamos cantando as velhas canes... e assim ramos felizes, e assim ramos irmos.

Mil luas Mil luas em diferentes estgios circulam as entranhas mitolgicas de um ser frgil. Mil luas em obstantes pressgios iluminam as membranas sbrias de um visionrio. Ao cair da noite, as mil luas saltam das montanhas revelando seres no profundo verde dos campos e no cinza concreto das florestas urbanas. E diga-se de passagem, as mil luas so estrelas ou satlites imaginrios na pele do universo, tatuagens. Brilhantes orqudeas: poesias. Em pleno deserto: miragens.

Noite na serra de manh cedo, linha e l. O ch chimarro ao ferver-se da gua na fogueira ainda acesa aquecendo o frio a princpio da manh. A noite shy moon, blackbird e cho de giz nos acordes acordados das cordas em corais se desfaz agora com a baguna dos pardais e os primeiros raios de sol despertando o pessoal para arrumarmos as mochilas, descermos a serra, pisarmos o cho.

Incoerncias coerncia me falta aos olhos falta-me dar sentido ao que vejo coerncia me falta boca falta-me entender os seus desejos coerncia me falta aos ouvidos falta-me absorver o que no percebo coerncia me falta aos atos falta-me reconhecer neles os segredos coerncia me falta linguagem falta-me acreditar no que escrevo

Batalha da iluso
(por: Diego Rodrigues Bento)

Quando acordo vejo seus olhos, Mas talvez seja mera iluso. Quando estou perto de ti me sinto bem, Mas talvez eu esteja mais distante que penso. Vamos lutar juntos at a morte... Talvez eu esteja lutando sozinho... A guerra s termina quando morre o ltimo soldado... Mas talvez eu tenha morrido e voc No tenha percebido. A guerra terminou. Eu no sou o ltimo, Mas lutamos em lados opostos.

Onipresena Falam que o amor est sempre por a como qualquer coisa que habita todos os lugares. Ele surge, invade e explode... Depois, assenta-se devagar.

Vinho tinto A taa de vinho tinto tingindo detalhes no seu vestido branco tidos desvestidos numa noite vindos repentinos toques no vistos no escuro do vinho tinto enfoque cio, balbucio com o forte vinho que faz o fsico mudo e a alma tremer com goles do vinho tinto que morde sem doer, sem corte.

De Um Tudo Por Ti Subverti a Linha do Equador E num condor cruzei os oceanos Pintei desertos com lpis de cor E transformei a areia em pntanos Isolei a Ilha de Pscoa Com moais de ao e lato Com mil passos fui de Minas ao espao Pegar um pedao de estrela S pra enfeitar a tua mo.

Voar sem hora Hoje acordamos e juntamos linearmente os sintagmas. Com ps descalos descemos livremente as escadas. Samos com passos livres como pssaro sem gaiola, voamos lado a lado sem estarmos em jaula, voando sem hora para chegar em algum instante em algum lugar, j fizemos isso antes e fazemos isso agora. Voar sem hora, sem instante, na instncia sonora da hora que rola pela flora sonora da hora.

Pano vermelho (de fundo) Lembrava-se bem da partida quando olhava o retrato. Apertava-o e pensava que assim ainda poderia sentir o perfume de rosa daquele pano vermelho que lhe cobria o corpo. Vermelho como eram seus lbios to vermelhos quanto era sua pele clara ao mormao, vermelho vivo como sua condio feminina, vermelho da cor da sua vida agora, um eterno pr-do-sol, pouca luz, fim do dia. Vermelho como o sol na hora da partida.

Clandestina
(letra de amor para um poema brega)

Em noites frias de inverno cinza tu s minhalma gmea a equilibrar o calor do meu corpo um louco a apreciar teu sopro de mulher querida. Tu s minhamante linda, clandestina de minhas vontades, ocultastes meus defeitos, perdoastes meus erros, ensinaste-me a amar... Tu s a linda dos meus sonhos menino, teu nome um hino, teu amor minha paz.

Flor de cacto
(baseado no poema o cacto de Manuel Bandeira)

Confesso que minha lucidez vulnervel a sua perplexa leveza. Desperta desejo em possu-la tanto quanto uma obra cara, uma espcie nica... Sugere percepes de complexa natureza. Sua extica beleza me faz temer e me faz sorrir. Seu aroma sutil ao mais lpido olfato. Flor de cacto com ptalas sensveis... mas intocvel.

portas fechadas Sussurramos aos ouvidos vozes, sopros, gemidos, nicos e desejados rudos de ns dois. Teus pelos pelos pelos do meu corpo num prazer em ter, ser e assim viver aquele nosso romntico (mas comportado) amor.

Manifesto sentimental Diria: essa vontade de te ver que me faz sentir poder para correr ainda mais rpido que a luz, rumo imensido em que tu propagas no infinito caminho entre tempo e destino. Diria mais: essa vontade de conhecer o que tu celebras para mim, saber qual tinta que pinta a tua forma, que me transforma diariamente em anjo e pecador: sagaz na maneira de te sentir, fiel no jeito de me expor.

Poema para ser lido s cinco da manh, sozinho Como bbado quero bailar loucuras em domingos de solido, beber mais uma esquecer da vida, subir coretos, gritar te amo! anoitecer no relento sonhar romntico.

Seu sabor doce E amargo. Sorve mel nos lbios E sorriso de lagarto.

Esfumaante Sei como sabes agora estou aqui assistindo aos ps da cama o trem esfumaante partir. Sei como queres subir pelas paredes em ascenso aromtica de si agora que estou aqui com sede assistindo ao trem partir. Partiremos a noite ao meio sublinhando vontade voraz, arrasaremos com olhares obscenos fazendo coisas que nem Freud capaz de explicar a fumaa, o apito, os trilhos e o caminho que o trem esfumaante faz.

Pra ser assim Gostaria de cantar baixinho em lirismo, pronunciar o que jamais foi dito, despir sentimentos num s poema minuto. Gostaria de beijar um lbio virgem de carinho, saborear canes em noites longas de luar, receber calor como ave no ninho, descansar sombra aps brincar feito criana infestada de pureza, sem destreza, sem vociferar.

Sereno sonho Escrevo-me como pergaminho, a mim ensino com quantos sonhos se faz uma vida. Atiro-me solstcios de primavera e espero, sempre olhando, o dia que se apaga no mesmo lugar pra inventar sonhos, num lugarejo qualquer rodeado por montanhas, chamins e grilos, enquanto aguardo ostensivo os sonhos carem ao sereno.

Sem querer a pulsao que de mansinho apareceu no peito j estoura aos ares ptalas em clmax sentimental agora no tem mais jeito tem de ser assim assim at o final.

Sensao indiscreta Quando o inesperado acontecer ouviremos o eco das risadas nossas, os vaga-lumes em festa celebraro nossa alegria, at os galos cantaro em refro, as civilizaes sero testemunhas de nossos passos, e assim nosso flerte infinito ser assistido TV a cabo, nossos nomes sero anunciados em palanques, quando o inesperado acontecer, voc vai ver parecer eterno.

Quero a cor Se dor sem-ti, quero a cor dos teus lbios em sbios movimentos labiais fazendo acordo ao acordar pedindo para deitar. Quero tua cor pedindo para amar, calar a dor.

Voc se foi. No de mim, mas dos meus olhos.

Passeio pela cidade imaginria Ver esta cidade sob luzes opacas na serrao de intenso junho. Senti-la reaparecendo submersa ao turvo fulmo com suas ruas, rvores e placas. Labirintos de paredes slidas confortando sono. Nas caladas, resqucios de pegadas. Flash backs esquecidos sobre o p... (mas entre a mariposa e a lagarta de quintal [existe o orvalho! contorcendo-se mudo entre musgo e cogumelo [no Jardim Central.) Alm, seus bares reinventando a vida de muitas vidas, cinzeiros na roda consumindo histrias, copos enxugando a alma, enquanto no silncio dos olhares perdidos arquetipam-se onricas filosofias, remontam-se teorias e antigas utopias dos herois sem brilho, sem feito, sem nome. Ver a cidade madrugada, sem rostos, imaginria. A cidade B da cidade habitada.

Acampamento A mochila A bota A trilha A subida A fogueira A barraca A lua A cachaa O violo A cigarra A caneca A vista A montanha O frio O sino Os mitos A poesia A cano O casal O corao.

Mesmo se tu partisses estarias to prxima que pelas lembranas eu pegaria carona em rabo de cometa.

Sempre assim Perambulei estrelas pelo cu de lama sobre seus olhos, e voc nem se tocou que era eu apaixonado...

[In off] O sol j nasceu, j desligaram os alto-falantes, os corpos esto vazios, j no temos mais nenhum plano. Agora so s bbados no cho e pensamentos de momentos em vo, em uma noite de festa, em uma reza s substncias entorpecentes. Peguemos as moedas do bolso, peguemos a lucidez enquanto ainda a temos, porque hoje j no mais hoje vamos embora para casa, vamos sair de fininho, sair sem dizer nada com o nada.

Cabedal Existe um lugar criado por cenas de filmes, pginas de livros, cones e estampas, status e imagens. Existe mesmo este lugar, onde o que representamos no passa de mero produto final daquilo que realmente somos. Existe sim este lugar, e nele cabem a gota o cosmos a ideia e o ser indefinidamente dentro de ns.

Imensido Basta um sorriso em teu rosto pra que a minha vida se torne uma folia.

Ares noturnos Saboreio a noite como se dela o que me restasse fossem apenas delrios, e seu hlito perfumado vem das flores negras que desabrocham ao entardecer. A noite to noite quanto o escuro reluzente em passos quase areos... ela, to sublime quanto a erva do meu ch.

Bon Voyage! Juntos vimos pela janela as memrias, passarinhos, versos, riachos e histrias sobre tardes de nuvens rosas como se olha fotografia. Seguiremos agora nosso caminho pelo cu ou pelo cho, mas qualquer que seja ele nosso caminho h de no ser em vo... o seguiremos nesta hora ento.

FIM

Sobre o autor

Farley Rocha de Souza nasceu em setembro de 1982. mineiro da cidade de Espera Feliz, entre as montanhas da Serra do Capara. Ps-graduado em Letras, durante a faculdade participou de alguns concursos literrios, perodo em que comeou a escrever. Em meados de 2008 criou o blog Palavra Leste, espao aonde vem publicando crnicas semanais, poemas e textos soltos. Mariposas ao Redor, em formato bookblog, seu livro de estreia. ______________________________________________________________________
Blog: palavraleste.blogspot.com E-mail: farleyrocha21@yahoo.com.br

S-ar putea să vă placă și