Sunteți pe pagina 1din 28

Associao Brasileira de Veterinrios de Animais Selvagens

ABRAVAS

www.abravas.org.br

Doenas em Animais Selvagens, porque estud-las?

Profa. Dra. Eliana Profa. Dra. Eliana Matushima Matushima Depto. de Patologia Depto. de Patologia FMVZ USP FMVZ USP ermatush@usp.br ermatush@usp.br

Biodiversidade
O Brasil possui o maior O Brasil possui o maior nmero de espcies nmero de espcies conhecidas de conhecidas de mamferos, peixes mamferos, peixes dulccolas e plantas dulccolas e plantas superiores; o segundo superiores; o segundo em riqueza de anfbios, em riqueza de anfbios, terceiro em aves e terceiro em aves e quinto em rpteis; quinto em rpteis; De espcies endmicas De espcies endmicas o Brasil encontra-se o Brasil encontra-se entre os cinco entre os cinco primeiros; e no primeiros; e no conjunto destes grupos, conjunto destes grupos, ocupa mundialmente a ocupa mundialmente a segunda posio. segunda posio.

Biodiversidade
Cerca de 20.000 Cerca de 20.000 espcies j foram espcies j foram descritas no Brasil. descritas no Brasil. Estima-se que a Estima-se que a biodiversidade do biodiversidade do pas seja composta pas seja composta por um nmero 6 a por um nmero 6 a 10 vezes maior, ou 10 vezes maior, ou seja, seja, aproximadamente 2 aproximadamente 2 milhes de formas milhes de formas de vida. de vida.

Nmero de espcies animais brasileiras ameaadas de extino, conforme portaria do IBAMA de 1989 a 1997; na coluna a direita, os nmeros constantes da Lista Vermelha da IUCN

Classe Mamferos Aves Rpteis Anfbios Peixes

IBAMA, 1989-97 59 117 9 1 0

IUCN, 2000 79 113 22 6 16

Ameaas a Biodiversidade
Destruio e fragmentao de habitats desmatamento, desertificao, queimadas, minerao, represamento, eroso, assoreamento, urbanizao e vias de transporte; Introduo de espcies e doenas exticas;explorao excessiva de espcies de plantas e animais; Contaminao do solo, gua e atmosfera; Mudanas climticas globais.

Trfico de Animais Selvagens


Uma outra ameaa Uma outra ameaa sobrevivncia das sobrevivncia das espciesde animais no espcies de animais no Brasil trfico de Brasil o o trfico de fauna silvestre; fauna silvestre; e; a terceira maior or atividade ilegal do atividade ilegal do do mundo, depois das mundo, depois das armas as das drogas; e e das drogas; s; Cerca de 38 milhes de de espcimes so espcimes so retirados os da natureza por ano. da natureza por ano. o.

Introduo de espcies exticas


Problema ambiental Problema ambiental relevante no Brasil; relevante no Brasil; Mecanismos e Mecanismos e conseqncias so conseqncias so extremamente extremamente desconhecidas; desconhecidas; Introduo intencional Introduo intencional de espcies exticas de espcies exticas to freqente quanto to freqente quanto acidental no Brasil. acidental no Brasil. H poucos dados sobre H poucos dados sobre o impacto das espcies o impacto das espcies exticas sobre a exticas sobre a biodiversidade do biodiversidade do Brasil; Brasil; Dados indicam Dados indicam eliminao ou reduo eliminao ou reduo de espcies nativas por de espcies nativas por competio e predao, competio e predao, introduo de parasitas introduo de parasitas e alterao de e alterao de processos do processos do ecossistema. ecossistema.

Medicina da Conservao
Estudo comparado das Estudo comparado das afeces que acometem afeces que acometem tanto animais selvagens tanto animais selvagens de vida livre como os de de vida livre como os de cativeiro de cativeiro de fundamental importncia fundamental importncia para a conservao dessa para a conservao dessa imensa biodiversidade imensa biodiversidade existente no Brasil; existente no Brasil; Fornecendo subsdios Fornecendo subsdios para uma interveno para uma interveno imediata da propagao imediata da propagao de determinada doena e de determinada doena e com isso preservar essas com isso preservar essas espcies. espcies.

Um exemplo de estudo sobre Cinomose em espcies de vida livre


Em 1994, mortalidade de 30% de Em 1994, mortalidade de 30% de lees no Parque do Serengueti, em lees no Parque do Serengueti, em uma populao estimada em 3000. uma populao estimada em 3000. Os animais apresentavam Os animais apresentavam convulso, mioclonia recorrente, convulso, mioclonia recorrente, desorientao, ataxia e desorientao, ataxia e depresso; depresso; Pesquisa de soro e tecidos de 23 Pesquisa de soro e tecidos de 23 lees mortos ou eutanasiados; lees mortos ou eutanasiados; Ttulos altos para cinomose; Ttulos altos para cinomose; Histopatologia: encefalite, Histopatologia: encefalite, pneumonia intersticial, depleo pneumonia intersticial, depleo linfide e corpsculos de incluso linfide e corpsculos de incluso intranuclear e intracitoplasmtico intranuclear e intracitoplasmtico infeco por Morbillivrus. infeco por Morbillivrus.

Aps 1994, outros lees de outras reas Aps 1994, outros lees de outras reas foram infectados; hienas tambm foram infectados; hienas tambm apresentaram a doena; apresentaram a doena; Historicamente, o vrus da cinomose no era Historicamente, o vrus da cinomose no era patognico para lees e nem hienas; patognico para lees e nem hienas; Em estudo epidemiolgico retrospectivo, Em estudo epidemiolgico retrospectivo, sorologia foi realizada em amostras de lees sorologia foi realizada em amostras de lees coletados em 1984 a 1989; 1990 a 1993, coletados em 1984 a 1989; 1990 a 1993, apresentavam anticorpo contra o vrus da apresentavam anticorpo contra o vrus da cinomose. cinomose.

Vrus isolado de lees, Vrus isolado de lees, hienas, raposas e ces hienas, raposas e ces domsticos (que viviam domsticos (que viviam prximos a rea dos prximos a rea dos lees); lees); Seqncia gnica do vrus Seqncia gnica do vrus isolado dos lees: isolado dos lees: similares ao dos ces similares ao dos ces domsticos; bastante domsticos; bastante patognico para lees e patognico para lees e hienas; hienas; Ces domsticos seriam Ces domsticos seriam os reservatrios desse os reservatrios desse vrus; havendo vrus; havendo transmisso transmisso interespcies. interespcies.

Rota de transmisso Rota de transmisso entre ces e lees no entre ces e lees no est bem esclarecida, est bem esclarecida, provavelmente seria provavelmente seria atravs das hienas, que atravs das hienas, que percorrem longas percorrem longas distncias dentro do distncias dentro do parque do Serengeti; parque do Serengeti; Ao redor desse parque Ao redor desse parque existiam existiam aproximadamente 30.000 aproximadamente 30.000 ces domsticos, muitos ces domsticos, muitos no vacinados; no vacinados; Impacto sobre outras Impacto sobre outras espcies carnvoras no espcies carnvoras no conhecida. conhecida.

Concluso: Necessidade Concluso: Necessidade de continuar monitorando de continuar monitorando a doena em animais de a doena em animais de vida livre e desenvolver vida livre e desenvolver programas de vacinao programas de vacinao em animais domsticos em em animais domsticos em contato com os de vida contato com os de vida livre. livre.

Fibropapilomatose em tartarugas marinhas: um exemplo brasileiro

O que a fibropapilomatose ?

Patologia da Fibropapilomatose
Tumores benignos, que Tumores benignos, que podem atingir at 30 cm podem atingir at 30 cm de dimetro e que de dimetro e que envolvem tegumento, envolvem tegumento, podendo estar presentes podendo estar presentes em nadadeiras, olhos, base em nadadeiras, olhos, base da cauda, regies oral, da cauda, regies oral, cervical, inguinal e axilar e cervical, inguinal e axilar e casco. casco. Estes tumores Estes tumores representam ameaa representam ameaa sobrevivncia dos animais sobrevivncia dos animais afetados, pois provocam: afetados, pois provocam: emaciao, inabilidade de emaciao, inabilidade de natao e locomoo e natao e locomoo e impedem a apreenso de impedem a apreenso de alimentos, e a respirao. alimentos, e a respirao.

Etiologia da fibropapilomatose
Origem infecciosa, por ao ou Origem infecciosa, por ao ou reao aafatores ambientais e reao fatores ambientais e predisposio gentica dos predisposio gentica dos animais. animais. Origem viral: sbito Origem viral: sbito aparecimento da doena, aparecimento da doena, variao da prevalncia entre variao da prevalncia entre locais muito prximos e locais muito prximos e recuperao de alguns animais recuperao de alguns animais acometidos. acometidos. Transmisso da doena para Transmisso da doena para animais no afetados atravs da animais no afetados atravs da inoculao de homogenados inoculao de homogenados celulares de fibropapilomas. celulares de fibropapilomas. Herpesviridae, Papovaviridae, Herpesviridae, Papovaviridae, Poxviridae, Adenoviridae e Poxviridae, Adenoviridae e Retroviridae: leses Retroviridae: leses proliferativas e tumores. proliferativas e tumores. Recentemente: partculas Recentemente: partculas herpesvrus-like e papilomavrusherpesvrus-like e papilomavruslike em quelnios. like em quelnios.

Estudos recentes sobre a fibropapilomatose


Mtodos moleculares: seqncias gnicas de Mtodos moleculares: seqncias gnicas de herpesvrus pela reao de amplificao gnica pela herpesvrus pela reao de amplificao gnica pela polimerase (PCR) em tecidos tumorais de tartarugas polimerase (PCR) em tecidos tumorais de tartarugas marinhas 96% dos tumores de Chelonia mydas e marinhas 96% dos tumores de Chelonia mydas e Em pesquisa realizada conjuntamente com o Projeto Em pesquisa realizada conjuntamente com o Projeto Tamar -- Base de Ubatuba -- SP, FMVZ -- USP e ICB -Tamar Base de Ubatuba SP, FMVZ USP e ICB USP, obtivemos at o momento: USP, obtivemos at o momento: * Cultura de explante, sangue da leso cirrgica, * Cultura de explante, sangue da leso cirrgica, secreo ocular e saliva, quando submetidos ao PCR: secreo ocular e saliva, quando submetidos ao PCR: positivo para Herpesvrus. positivo para Herpesvrus. * Clulas de cultura in vitro de tumores: ME, * Clulas de cultura in vitro de tumores: ME, partculas sugestivas de vrus (( 75 e 50 nm) e partculas sugestivas de vrus 75 e 50 nm) e presena de corpsculos de incluso, tanto em MO presena de corpsculos de incluso, tanto em MO como em ME. como em ME.

Caretta caretta. Caretta caretta.

Produtos amplificados por reao de Nested- PCR no sangue total dos animais T6 e T8 (canaletas 1 e 3 respectivamente) e na saliva do animal T7 (canaleta 8).
Nested 28/09

Nested 04/10

Cultura de explante das clulas tumorais e ME

Um outro exemplo brasileiro

Miopatia de Captura

Fases ou quadros clnicos da miopatia de captura


Tipo
Sndrome mioglobinria

Latncia Aspectos clnicos ps-captura


6h 7d Ataxia, dor intensa, oligria com mioglobinria. Taquicardia, taquipnia, hipotenso arterial e prostao. Ataxia e dor intensa. Fibrilao cardaca fulminante.

Leses
Hemorragia, necrose e edema de rgos. Urina cor de coca-cola. Congesto: pulmo, fgado e intestino. Ruptura e necrose muscular. Inespecfica

Shock da captura

1 6h

Sndrome do msculo rompido Sndrome hiperagudaretardada

2d

1d

Conservao da Biodiversidade

S-ar putea să vă placă și